• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 1

2016

2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

Aluno(a): Nº

Ano: 1ª Turma: Data: 06/08/2016 Nota:

Professor(a): Edvaldo De Oliveira Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (15): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Escalas

- Projeções

- Cartografia temática - América

- Quadro Natural da América - Quadro Demográfico da América - Aspectos Humanos da América Latina

1ª Questão: O professor de Geografia de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio entregou aos

alunos o mapa esquemático, reproduzido a seguir, e perguntou-lhes o que ele estava representando.

Das respostas obtidas, a correta afirma que o representado é uma imagem com forma a) de gradiente de pressão entre A e B.

b) batimétricas de uma ilha fluvial. c) de nível.

d) isotérmicas das áreas insulares A e B. e) do tipo isóbaras.

COLÉGIO XIX DE MARÇO

Educação do jeito que deve ser

(2)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 2

2ª Questão: Os mapas a seguir mostram diferentes partes do Brasil com diferentes escalas.

(Disponível em: http://mundogeografico.sites uol.com.br)

As distâncias medidas nos mapas anteriores estão em centímetros. No mapa II, entre Natal e Fernando de Noronha, a distância é de aproximadamente 2,5cm e, no mapa I, a distância entre Brasília e o Rio de Janeiro é de aproximadamente 3,0cm. Em escala real, como serão os valores?

(3)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 3

3ª Questão: Observe a figura a seguir.

( Disponível em: http://raffageo.blogspot.com)

Do ponto de vista da cartografia, é correto afirmar que:

a) trata-se de um exemplo de projeção de Peters, caracterizado basicamente pela equivalência (áreas da Terra conservam a proporcionalidade, porém com uma deformação nos ângulos).

b) trata-se de uma Anamorfose, ou seja, um tipo de representação cartográfica que se caracteriza pela proporcionalidade de algo que se deseja representar.

c) trata-se de um exemplo de projeção, a de Groote, que se caracteriza pela representação interrompida da massa continental.

d) trata-se de uma representação artística – uma "visão" do artista para aquilo que se pretendeu representar.

e) trata-se de um exemplo de metamorfose gráfica, técnica muito utilizada na cartografia.

4ª Questão: Considere a tabela a seguir.

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR SETORES ECONÔMICOS (%)

PAÍS SETOR PRIMÁRIO SETOR SECUNDÁRIO SETOR TERCIÁRIO

A 7 40 53

B 40 10 50

Caracterize os países A e B quanto ao seu nível de desenvolvimento:

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

(4)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 4

5ª Questão: Mencione, com 5 características, a vertente do golfo e qual é o rio de destaque nesta bacia.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

6ª Questão: Observe os mapas a seguir.

(VERÍSSIMO, et alii. Polos Madeireiros do Estado do Pará, Belém, Imazon)

A análise dos mapas apresentados em diferentes escalas permite identificar que: a) a redução da escala permite maior detalhamento das informações.

b) a escala utilizada na representação do mapa 1 é maior do que no mapa 2. c) há preferência pelo uso da escala numérica em detrimento da escala gráfica.

d) a distância real entre as cidades é maior no mapa 2 do que no mapa 1, em função da escala utilizada. e) os níveis de detalhes observados no mapa 2 resultam da utilização de uma escala maior do que a do mapa 1.

7ª Questão: Por que a vertente do Pacífico não se caracteriza por grandes rios? Mencione três rios que

desembocam no Pacífico e destaque a sua importância.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

(5)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 5

8ª Questão: Sobre a população da América Anglo-Saxônica, considere as afirmações a seguir.

I. A população canadense é constituída por dois grupos étnicos marcantes: os canadenses de origem francesa (que vivem na costa oeste, junto a Vancouver) e a minoria inglesa, que se distribui a partir dos Grandes Lagos em direção ao Estreito de Bering.

II. A população dos Estados Unidos é predominantemente branca, de ascendência europeia, principalmente ingleses, irlandeses, alemães, italianos e franceses, embora apareçam espaços com minorias expressivas, como os afrodescendentes no sul e sudeste.

III.O Canadá possui ainda grupos minoritários, como os indígenas, os imigrantes e os esquimós, que obtiveram, em 1999, a autonomia política do Território de Nunavut.

IV.O nordeste dos EUA é uma área intensamente urbanizada e as cidades aí compreendidas (Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Baltimore e Washington) formam uma sequência de áreas metropolitanas conurbadas, que recebe o nome de megalópole.

Está correto o que se afirma em: a) I, II e IV, apenas.

b) II, III e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) I e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

9ª Questão: Todos os anos, 18 milhões de seres humanos morrem por causas relacionadas à pobreza.

Desse total, 10 milhões são crianças. Em 2008, o mundo comemorou sua segunda maior safra agrícola da História. Mesmo assim, 5 milhões de crianças morreram de fome por falta de acesso à comida.

(RIBEIRO, Denise. Carta Capital As armadilhas da pobreza. maio de 2010.)

Os dados apresentados no texto confundiram os estudos do economista argentino Bernardo Kliksberg, que assessora o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNDU) e outros tantos organismos multilaterais, como o UNICEF e a UNESCO. O economista é criador de uma nova disciplina, a gerência social, que introduz o conceito de ética para o desenvolvimento, e autor de várias obras, como a mais recente As pessoas em primeiro lugar, em parceria com Amartya Sen, Prêmio Nobel de economia de 1998.

Quando questionado acerca das diferenças entre a ética do desenvolvimento em países ricos, como os nórdicos e os da América Anglo-Saxônica: Canadá e EUA, e em países pobres ou emergentes, afirmou que está comprovado que práticas éticas fazem bem à economia, gerando maior expectativa de vida e coesão social.

Considerando-se o tema apresentado e com base em seus conhecimentos geográficos acerca dos países da América Latina, complete as lacunas a seguir.

9.1) País latino-americano pobre, marcado por longa ditadura militar; após o terremoto que o arrasou, houve intervenção da ONU e a atuação da MINUSTAH. Trata-se do ______________ . Esse país está, fisicamente em qual região da América? _________________________________________________ . 9.2) País latino-americano que apresenta sua capital em área de relevo montanhoso, em fundo de vale, sendo assim muito comprometido pela poluição atmosférica. Trata-se do _____________ . Esse planalto é chamado de _______________________ e está localizado entre ___________________________ e _________________________________________________________________________________ .

(6)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 6

10ª Questão: O Canal do Panamá foi construído em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram sua

administração por quase um século e só devolveram a soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do canal visa permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados com mais frequência, em decorrência do aumento do volume do comércio internacional nas últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo passam pelo Canal do Panamá, sendo uma das principais aquela que liga o Extremo Oriente à costa leste dos Estados Unidos.

Com base em seus conhecimentos, no mapa e no texto, indique a alternativa correta:

a) As rotas mais beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental à costa leste dos EUA.

b) A ampliação do Canal do Panamá não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.

c) O Canal do Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas.

d) O Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimas entre as costas leste e oeste dos EUA.

e) O Canal do Panamá não teve um papel significativo na circulação marítima internacional nem na estratégia de defesa militar dos EUA.

11ª Questão: Assinale a alternativa que apresenta características da América Central.

a) Constituída de grandes e pequenas ilhas, colonizadas pelos espanhóis, ingleses e portugueses, apresentando baixo crescimento vegetativo.

b) Área de intenso vulcanismo, economias independentes, mercado interno numeroso e população branca.

c) Politicamente fragmentada, paisagens naturais diversificadas e baixos índices de desenvolvimento humano.

d) Relevo montanhoso, economia baseada no comércio de minerais e predomínio de governos monárquicos.

e) Agricultura diversificada, intensa atividade turística e grande desenvolvimento da pecuária e de seus derivados.

(7)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 7

12ª Questão: Observe o mapa a seguir.

A identificação correta, de 1 a 5, é, respectivamente,

a) 1 – Montanhas Rochosas; 2 – Golfo da Flórida; 3 – Montes Apalaches; 4 – Península de São Francisco; 5 – Península Atlântica.

b) 1 – Sierra Madre Oriental; 2 – Golfo do México; 3 – Planalto Laurenciano; 4 – Península da Califórnia; 5 – Península do Caribe.

c) 1 – Cadeia da Costa; 2 – Golfo do Caribe; 3 – Montes Apalaches; 4 – Península de São Francisco; 5 – Península do Atacama.

d) 1 – Grande Vale Central; 2 – Golfo do México; 3 – Planalto Atlântico; 4 – Península da Califórnia; 5 – Península da Flórida.

e) 1 – Montanhas Rochosas; 2 – Golfo do México; 3 – Montes Apalaches; 4 – Península da Califórnia; 5 – Península da Flórida.

13ª Questão: Sobre a hidrografia da América, podemos afirmar que:

a) o rio Colúmbia, que desemboca no Oceano Pacífico, é utilizado como importante curso d'água para a navegação.

b) a região dos Grandes Lagos, localizada na porção oriental da América do Norte, compreende uma área de terrenos planos, ligando-se ao mar pelo rio São Lourenço.

c) a maior bacia hidrográfica do continente, a do rio Amazonas, nasce no Planalto Central brasileiro, desaguando no Oceano Atlântico do litoral nordestino do país.

d) a Bacia do Prata localiza-se no extremo sul do continente americano e abrange a Argentina, o Uruguai, o Chile, o Paraguai e a Colômbia. Porém, apresenta baixo aproveitamento hidrelétrico.

e) apesar da grande quantidade de rios presentes no território da América Anglo-Saxônica, muitos deles não oferecem condições para a implantação de hidrovias e muito menos para a geração de energia elétrica.

14ª Questão: Entre as semelhanças da colonização portuguesa e espanhola nas Américas, podemos

citar:

a) o caráter exportador da economia e a valorização das práticas liberais de livre comércio.

b) a rápida interiorização da ocupação, com a fundação de vilas e cidades, e o uso intenso das comunicações por via fluvial.

c) o prevalecimento do extrativismo e da monocultura, e o emprego de regimes de trabalho compulsório. d) a descentralização administrativa e a ausência de mecanismos de controle político pela metrópole. e) o amplo aparato militar, que protegia contra invasões estrangeiras, e a persistência da unidade territorial.

(8)

2ª PP de Geografia/1º ano/Edvaldo/página 8

15ª Questão: Observe o mapa a seguir.

Pode-se afirmar que o relevo da América, traçado pelo perfil A-B, no mapa, é formado: a) pelas Montanhas Rochosas, pelas Planícies Centrais e pelos Apalaches, ao norte.

b) pelos Andes, pela Planície do Orenoco e pelo Planalto das Guianas, no norte da América do Sul. c) pelos Apalaches, pelas Planícies Centrais e pelas Montanhas Rochosas.

d) pelos Andes, pela Planície do Pantanal, pelo Planalto das Guianas e pela Planície Litorânea. e) pelos Andes, pela Planície do Pantanal, pela Planície Platina e pelo Planalto Meridional.

Referências

Documentos relacionados

Ata da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Fiscal, para aprovação do seu Regimento Interno e a análise da prestação de contas feita pela Diretoria

Este trabalho consistiu na elaboração de um banco de dados cartográfico que abarque informações referentes às pesquisas desenvolvidas na Península Potter,

Este trabalho teve como objetivos principais a caracterização do resíduo de manga (Mangífera índica L.) avaliando sua viabilidade como substrato na fermentação em estado

O modelo GL (GLobal solar radiation) de estimativa de radiação solar por satélite roda operacionalmente no CPTEC/INPE. Até 2009 foi realizada uma primeira tarefa

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os