• Nenhum resultado encontrado

Aspectos socioeconômicos dos catadores de moluscos do litoral paraibano, Nordeste do Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aspectos socioeconômicos dos catadores de moluscos do litoral paraibano, Nordeste do Brasil"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA ISSN 1519-5228 _____________________________________________________________________________________ Volume 8 – Número 1 – 1° Semestre 2008

_____________________________________________________________________________________

Aspectos socioeconômicos dos catadores de moluscos do litoral paraibano,

Nordeste do Brasil

Alberto Kioharu Nishida1, Nivaldo Nordi2, Rômulo Romeu da Nóbrega Alves3

RESUMO

Moluscos representam um dos recursos mais explorados pelas comunidades humanas em áreas próximas aos manguezais paraibanos. Essas populações integram um ramo específico da pesca artesanal, denominada de “catação”. O presente trabalho objetivou caracterizar o perfil socioeconômico dos catadores de moluscos de comunidades situadas às margens dos estuários do Rio Paraíba do Norte. Foi realizada uma amostragem estratificada, com a aplicação de questionários semi-estruturados a 15 famílias de catadores. O quadro sócio-econômico delineado revela uma situação de miséria e de abandono a que está submetida essa população marginal. As casas, rústicas, pequenas, são construídas nas margens da maré, muitas ganhando terreno do leito do rio. O analfabetismo e o elevado número de membros da família é uma constante, assim como, a carência de programas sociais de ações concretas e efetivas por parte do poder público. A inexistência de saneamento e de coleta de lixo contribui para que os próprios catadores despejem diretamente os dejetos e o próprio lixo no seu ambiente de trabalho, comprometendo, o mangue, a maré e colocando em risco sua qualidade ambiental e o seu meio de vida.

Palavras-chave: Moluscos, Manguezal, Etnoecologia, Nordeste do Brasil, Catadores.

Socioeconomical aspects of molluscs gatherers on the coast of Paraiba State,

Northeast Brazil

ABSTRACT

Molluscs are one of the resources that are most exploited from areas close to mangrove on the littoral of Paraíba State. The human populations involved in such artisanal fishing are said to integrate the activity of ‘catação’, as it is locally named that gathering labour. In the present work it is aimed to characterize the socioeconomical profile of the molluscs gatherers in the human communities situated in the estuary of the River Paraíba do Norte. A stratified sampling was performed by applying semi-structured questionnaires to 15 families of gatherers. The socioeconomical synoptic chart here designed revealed the utter misery to which that marginal populations are submitted. Their small and rustic houses are built close to the tide line, many of them too close to the river bed. Illiteracy and high number of people are commonly found in the majority of families, as well as the lack of concrete and effective social action programmes. The non-existent sanitation and solid-waste pickup services stimulate the gatherers themselves to discard their excrements and wastes in the river, a serious deterioration to mangrove and tidal areas, which put at risk the environmental quality and the local people sustainability.

(2)

1 INTRODUÇÃO

Manguezais provêem uma gama de benefícios ecológicos e sócio-econômicos em zonas costeiras ao longo de regiões tropicais (ARMITAGE, 2002). Canestri e Ruiz (1973) ressaltam que esses ambientes suportam cerca de dois terços da população pesqueira do mundo. Muitas comunidades humanas têm uma dependência tradicional dos manguezais para a sua subsistência e exploram esses ecossistemas desde longas datas (ALVES & NISHIDA, 2002 2003). Suas atividades econômicas básicas estão relacionadas à retirada de madeira para construções diversas, produtos médicos, mel, carvão para combustível doméstico, forragem para animais domésticos e exploração de produtos pesqueiros variados (HAMILTON & SNEDAKER, 1984). Portanto, como recurso econômico, o manguezal oferece à população litorânea condições para a exploração ordenada de seu potencial pesqueiro e madeireiro (MASTALLER, 1987).

Segundo dados da IUCN – International

Union for Conservation of Nature and Natural Resources (1983), o Brasil apresenta a mais extensa área de manguezais do mundo, com cerca de 25.000 Km2. De acordo com Vannuci (1999), grande parte da pesca artesanal brasileira baseia-se em espécies de manguezais ou que passam parte significativa de seu ciclo de vida nesse ambientes. Entre estas se encontram os moluscos Mytella guyanensis,

Macoma constricta, Anomalocardia brasiliana e Crassostrea rhizophorae, que são importantes fontes de renda para uma parcela significativa da população do litoral.

No Estado da Paraíba, os manguezais ocupam uma área de 322,25 Km² (MARCELINO, 2000), sendo que os mais representativos situam-se às margens do estuário do rio Paraíba, nas imediações de João Pessoa, capital do Estado, e do estuário do rio Mamanguape, cerca de 80 km ao norte dessa cidade. Nesses estuários, os moluscos representam um dos grupos de maior relevância econômica para as comunidades ribeirinhas que vivem próximas aos manguezais (NISHIDA, 2000).

Os catadores de moluscos são grupos economicamente marginais, extremamente pobres e pouco reconhecidos entre outros

pescadores artesanais (NISHIDA, 2000). Conforme destaca este autor, a situação socioeconômica desses trabalhadores assim como seus conhecimentos sobre a biologia do recurso que exploram, devem ser levados em conta, no tocante à elaboração de planos de manejo. Rodrigues et al. (2000) ressaltam que o sucesso de qualquer medida de ordenamento requer fundamentalmente o envolvimento efetivo do interessado, sensibilizado à necessidade de conservação do recurso, como garantia da manutenção da atividade produtiva por tempo indeterminado.

O levantamento do quadro socioeconômico pode contribuir com informações relevantes para definir ou descrever o contexto em que se dá a atividade de catação. Esse tipo de informação, como ressalta Nordi (1992), torna-se indispensável para que se possa estabelecer uma compreensão mais adequada das interações existentes, ao proporcionar a articulação entre a dimensão social e a perspectiva ecológica dos problemas ambientais. Neste trabalho é apresentada uma caracterização do perfil socioeconômico dos catadores de moluscos do estuário do rio Paraíba do Norte. Espera-se que essas informações possam subsidiar o estabelecimento de programas sociais que visem a melhoria da qualidade de vida dessa classe de trabalhadores, assim como a programas de manejo e conservação dos recursos explorados.

2 MATERIAIS E MÉTODOS 2.1 Área de Estudo

O Estuário do Rio Paraíba do Norte localiza-se entre as latitudes de 6º 54’ 14” e 7º 07’ 36” S, e as longitudes de 34º 58’ 16” e 34º 49’ 31” W (Baixo Paraíba), drenando as cidades de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, e próximo à desembocadura, a cidade portuária de Cabedelo. A bacia do Rio Paraíba do Norte apresenta uma extensão aproximada de 380 Km, intercepta 37 municípios e subdivide-se em bacia do Alto, Médio e Baixo Paraíba (GUALBERTO, 1977).

Nas áreas sob a influência das marés desenvolve-se uma vegetação halófila, que associada ao estuário, constitui um ecossistema altamente produtivo (NISHIDA, 2000). O

(3)

manguezal é constituído pelas espécies arbóreas: Rhizophora mangle, Avicennia

germinans, Avicennia schaueriana, Laguncularia racemosa e Conocarpus erectus. No complexo formado pelo estuário e o manguezal adjacente, uma fauna altamente adaptada tem o seu hábitat permanente ou temporário, e muitas espécies animais, além da sua importância ecológica, são capturadas pela população ribeirinha para consumo e comercialização. Dentre estas, destacam-se os peixes, moluscos e crustáceos. Também a flora do manguezal é explorada, sobretudo as árvores, que constituem complementos básicos na construção das moradias e artefatos de pesca pelos ribeirinhos, fenômeno que Marques (1995), denominou de herbivoria cultural, numa analogia a herbivoria da cadeia trófica, mas, com função de preservar a cultura local.

A exploração dos recursos naturais do Estuário do rio Paraíba do Norte tem-se intensificado nos últimos dez anos, como conseqüência do aumento da população periférica da grande João Pessoa. Muitos moradores ribeirinhos obtêm sua fonte de renda exclusivamente desses recursos ou exploram-nos como forma alternativa de complementar a renda familiar.

O assoreamento dos leitos dos rios que compõem o estuário é intenso, principalmente no período de chuvas. Esse processo, altamente dinâmico, tem afetado a população de algumas espécies de moluscos de interesse comercial. Atualmente, a deposição de lixo a céu aberto e o despejo de efluentes domésticos sem tratamento sobre as áreas de manguezal, têm-se intensificado e despertado não só o interesse da população, como também, dos administradores das cidades, que estão tomando procurando medidas que visem solucionar esses problemas.

2.2 Procedimentos

Foram realizadas viagens por terra e em embarcação a motor, longo do Estuário do Rio Paraíba do Norte, com a finalidade de se conhecer as comunidades coletoras de molusco, bem como, as suas lideranças e/ou catadores mais experientes. Definidas as comunidades a serem estudadas, foi realizada uma amostragem estratificada e aplicados questionários estruturados a 15 famílias, cujos resultados

permitiram delinear o perfil sócio-econômico da população de catadores de moluscos.

O questionário abrangeu as questões usuais deste tipo de levantamento, referindo-se a condições de habitação e moradia, nível de renda, composição familiar e escolaridade. Muitas das informações referentes às condições de habitação e moradia foram obtidas pela observação direta dos locais das residências e de visitas ao interior das mesmas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

No estuário do rio Paraíba do Norte, a exploração de moluscos reveste-se de grande importância social, pois muitas pessoas residentes em áreas próximas aos manguezais sobrevivem, direta ou indiretamente, às expensas da coleta desses animais. Os principais moluscos explorados são a ostra de mangue (Crassostrea rhizophorae), o sururu (Mytella

guyanensis), o marisco (Anomalocardia

brasiliana) e a unha-de-velho (Tagelus

plebeius). A “catação” desses moluscos é bastante rudimentar, sendo efetuada com as mãos nuas ou com a utilização de ferramentas adaptadas e geralmente estende-se pelo ano todo.

Os catadores de moluscos integram um ramo específico da pesca artesanal denominado de “catação”. Embora, tenham sua atividade reconhecida, os órgãos governamentais ligados à pesca, tais como a extinta SUDEPE, a Capitania dos Portos e o IBAMA, nunca emitiram carteiras específicas aos catadores. Estes são cadastrados como pescadores e somente nesta categoria podem obter a sua autorização. A atividade de coleta tem quase sempre o envolvimento familiar, sendo as mulheres e as crianças membros bastante efetivos.

A coleta de molusco pode constituir-se na principal fonte de renda das famílias envolvidas, ou complementar a renda oriunda de atividades assalariadas. Havendo oportunidade no mercado de trabalho fora do mangue, muitos cessam as atividades de catação, passando a trabalhar como diaristas, geralmente na função de auxiliares de mecânico, serventes de pedreiro, domésticas, etc. Nishida (2000) observou que em comunidades rurais litorâneas, catadores de moluscos alternam as atividades de

(4)

coleta de moluscos com o trabalho nas indústrias canavieiras.

Coletar moluscos pode ser considerado como uma alternativa ocupacional em tempos de dificuldades, visto que a maioria se encontra nessa ocupação por falta de opções no mercado de trabalho formal. Este tipo de coleta, por exigir pouco investimento de capital e compromisso de trabalho, funciona como um importante ponto de flexibilidade, até o surgimento de alguma atividade fora do mangue. Aqueles conformados com a situação podem permanecer muitos anos ou trabalhando para sempre no mangue.

Os catadores de moluscos do litoral paraibano, a exemplo de seus pares, os caranguejeiros e pescadores, habitam as áreas marginais dos rios estuarinos e seus manguezais. Esta opção, de longe parece constituir a melhor solução, pois, além de garantir um pedaço de chão para erguer suas toscas habitações, os colocam em contato direto com o ambiente de trabalho. Sem um plano diretor por parte das prefeituras, que ordene o uso e ocupação do espaço urbano, estabelece-se um processo que culmina com um efeito dominó, em que um problema gera outro de maior intensidade. Assim, aglomerações urbanas medram, rápidas e aleatoriamente, ao longo das margens dos rios que cortam as cidades, sem infra-estrutura básica, tais como saneamento, coleta de lixo, abastecimento ordenado de energia elétrica e de água.

As condições de vida desses atores sociais são críticas. Um paradoxo, considerando que são eles, que na sua faina diária pela subsistência, provêm nossas mesas com moluscos, peixes e crustáceos. Recursos estes que dia a dia tem seus estoques naturais comprometidos pela falta de uma política eficiente de gestão ambiental e, sobretudo, de estudos que subsidiem a regulamentação da captura e de projetos sócio-econômicos

alternativos voltados para o bem estar das comunidades tradicionais.

De acordo com Cordell (1989), aqueles que vivem e trabalham no mangue pertencem às camadas sociais mais baixas, constituindo esse ambiente, um ponto sem volta, um refúgio para os excluídos da sociedade. Esta observação contrasta com o respeito devotado ao mangue pelos indivíduos que dele obtêm a subsistência, dando-lhe conotação divina: “graças a Deus

pela santa maré, prá gente arranjar nosso pão”

(D. Creuza, catadora de marisco do Porto do Cacete – Bayeux, PB), ou reverenciando a sua importância para manter a família: “vai ali na

maré, pega um caranguejo, marisco, sururu, pronto, já tem uma mistura. Na maré, come puro quem for preguiçoso, quem não tem disposição...a maré dá trabalho pra mim, pra meus filhos, dá ganho que eu preciso, dá pra se alimentar muito bem” (Salete, catadora de ostras do Porto do Moinho - Bayeux, PB).

Estes depoimentos, dos que retiram do mangue o seu sustento diário e o de sua família, revelam sabedoria e respeito acerca de um bem que lhes é tão precioso - o mangue, a maré - e que tão pouca atenção têm recebido dos órgãos governamentais. Por outro lado, segundo verificou Nordi (1992) e Alves & Nishida (2003), em estudos com catadores de caranguejo, denunciam o conformismo e a impotência diante da situação em que vivem.

Quanto à composição familiar (Tabela 1), constatou-se que 25% das famílias eram constituídas por cinco membros, 18,8% por quatro e o restante subdividido nas outras categorias. A média observada foi de 5,9 membros por família, ficando próxima dos valores obtidos para catadores de caranguejo por Nordi (1992), que foi de 6,6 e por Nishida et al. (1999), que foi 4 a 6 membros. O número da prole elevado extrapola sem dúvida, a necessidade de um programa de limitação de filhos, por parte dos órgãos governamentais.

(5)

Tabela 1: Composição Familiar dos catadores de moluscos do litoral paraibano (N=15 famílias amostradas) COMPOSIÇÃO FAMILIAR N. º de membros % N. º de filhos % 3 12,6 4 18,8 Até 2 filhos 31,6 5 25,0 6 6,2 3 a 5 filhos 57,9 7 18,8 9 6,2 10 6,2 12 6,2 Acima de 6 filhos 10,5

(6)

Embora a maior parte dos catadores esteja na faixa de 20 a 30 anos (37,6%) e 30 a 40 anos (18,7%), deve-se ressaltar que é sensível a participação de indivíduos na faixa de 50 a 60 anos (18,7%). Silva et al. (2000) registrou que a faixa etária dos adultos envolvidos na atividade de catação de moluscos em estuários pernambucanos variou de 20 anos a 70 anos.

A renda mensal para maioria dos entrevistados foi menor que um salário mínimo. Esses rendimentos são inferiores aos de catadores de ostras de mergulho (do Estuário do Rio Mamanguape) e de mariscos (do Porto São Lourenço - Estuário do rio Paraíba). Ambos ocupam uma posição no topo da pirâmide de renda mensal entre catadores de moluscos na Paraíba, os primeiros porque o preço do cento das ostras capturadas em mergulho é elevado (R$ 15,00), e os segundos, porque apresentam uma produção bem acima da média. Em Pernambuco, Silva et al. (2000) constataram que

a renda familiar para coletoras de moluscos é de menos de um salário mínimo para 80% das entrevistadas, de um a três salários mínimos para de 19% e apenas 1% recebe de três a cinco salários.

O nível de escolaridade dos catadores (Tabela 2) revela o baixo nível de instrução dos catadores. Tal constatação também foi evidenciada entre os catadores de caranguejo do litoral paraibano, na comunidade de Várzea Nova, onde 71% eram analfabetos e 28% semi-analfabetos (NORDI, 1992). Costa (1977) ressalta que a incidência do analfabetismo entre pescadores artesanais é um dos fatores que determinam que a pesca artesanal seja considerada primitiva, já que estes pescadores teriam grandes dificuldades de contextualizar a sua atividade e vislumbrar melhores possibilidades na elaboração de políticas públicas.

Tabela 2: Nível de escolaridade e Estado civil dos catadores de moluscos do litoral paraibano

(N=15 famílias amostradas)

Maneschy (1993) observou que quando jovens que vivem próximos a áreas de manguezal confrontam as perspectivas longínquas de “melhorar de vida” através da obtenção de um diploma e a possibilidade imediata de ganhar seu próprio dinheiro todo dia, apanhando caranguejo ou pescando, esta última prevalece sobre a primeira, levando-o a deixar prematuramente a escola.

Conforme observado por Alves & Nishida (2003), entre caranguejeiros do estuário do rio Mamanguape, a necessidade de contribuir para a melhoria da renda familiar e a falta de

estímulo para levar adiante os estudos, podem ser apontados como principais fatores para o abandono dos bancos escolares e, conseqüentemente para o baixo nível de escolaridade desses trabalhadores. Esses mesmos fatores são válidos para os catadores de moluscos.

O núcleo familiar é via de regra constituída pela união não oficializada em igreja ou cartório, do catador e sua companheira, ou seja, o concubinato prevalece em 62,4% dos casos analisados (Tabela 2). A Tabela 3 permite uma visualização das condições habitacionais PARÂMETROS

Grau de instrução Estado civil

Situação % Situação %

Analfabeto 26,3 Religioso -

Cartório 6,3 Apenas escreve o nome 26,3 Casado

Outros 62,4

Apenas lê 5,4 Viúvo 6,3

Lê e escreve 21,0 Solteiro 12,5

Ensino fundamental

(7)

dos catadores. A maioria, 93,3% possui casas próprias, construídas com tijolos e cobertura de telhas de cerâmica e tem chão cimentado. A área construída é em geral, pequena, com até 25

m2 (33,3%), de 25 a 35 m2 (40 %) e acima de 35 m2 o percentual dilui-se. O número de cômodos predominante foi de 3 (53,3%), seguido de 2 (26,7%).

Tabela 3: Tipos de habitação dos catadores de moluscos do litoral da PB (N=15 famílias amostradas)

Casas de taipa cobertas com palha de coqueiro ou de taipa ainda são comuns em comunidades rurais litorâneas no estado da Paraíba (ALVES & NISHIDA, 2003; NISHIDA, 2000). No estuário do rio Paraíba do Norte, entretanto, a taipa está caindo em desuso pela facilidade de se obter os tijolos de cerâmica (mais práticos e duráveis do que o barro). A palha, pelo mesmo motivo, está gradualmente sendo substituída pela telha. Cunha et al. (1992) assinalaram que nas comunidades de Barra de Mamanguape e Marcação, as casas são construídas com os mesmos tipos de materiais (taipa), mas não fizeram referência ao tipo de cobertura e Paludo & Klonowski (1999) identificaram que a porcentagem de casas de taipa nas comunidades de Barra de Mamanguape, Lagoa de Praia, Tramataia e Ilha de Aritingui foi de 68%, 77%, 90% e 100%, respectivamente. Todas essas comunidades localizam-se no Estuário do Rio Mamanguape

em áreas, onde, ainda as folhas de coqueiro são conseguidas com certa facilidade.

A Tabela 4 dá uma visão clara de que as condições sanitárias dos catadores são precárias. Cerca de 60% das casas dos catadores não possuem banheiro, 46,7% não têm sanitário, os dejetos, 86,6% assim como o lixo, 40%, são lançados diretamente na maré. Com relação a eletrodomésticos (Tabela 5), apesar da precária condição de vida dos catadores, os mesmos possuem: rádio (73,3%), ventilador (53,3%), aparelho de som (40,0%), TV colorida (40,0%), liquidificador (40,0%), TV preto-branco (40,0%). Uma pequena parcela possui geladeira (26,7%) e freezer (6,7%). Os proprietários deste último aparelho são os mais afortunados, cuja renda mensal é mais elevada, decorrente de uma maior produção de moluscos. Para estes o aparelho é muito importante, pois permite o estoque da produção diária ou do excedente.

Tabela 4: Condições sanitárias dos catadores de moluscos do litoral paraibano

PARÂMETROS

Banheiro % Sanitário % Dejetos % Lixo %

Possui 40,0 Possui 53,3 Esgotos 6,7 Recolhido pela prefeitura 33,4 Não 60,0 Não 46,7 Lançado na maré 86,6 Depositado a céu aberto 13,3

- - - - Fossa - Lançado na maré 40,0

- - - - Ao ar livre - Queimados 13,3

- - - - Outros 6,7 Outros -

PARÂMETROS DE HABITAÇÃO

Situação % Área (m2) % N.º Cômodos % Tipo % Piso %

Própria 93,3 até 25,0 33,3 1 6,7 Taipa-Palha - Chão Batido 6,7

Cedida 6,7 25,0-35,0 40,0 2 26,7 Taipa-Telha 6,7 Cimentado 93,3

Alugada - 35,0-40,0 6,7 3 53,3 Tijolo-Palha -

40,0-45,0 13,3 4 /5 13,3 Tijolo-Telha 93,3 > 45,0 6,7

(8)

Tabela 5: Número de eletrodoméstico em porcentagem por família

4 CONCLUSÕES

O perfil sócio-econômico delineado mostrou-se preocupante. Esse quadro deve ser revertido para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades tradicionais, lembrando que, para tal mudança, faz-se necessária melhoria da qualidade ambiental. Esse paradigma depende, em muito, da vontade do poder público e, sobretudo de decisões políticas. Embora mais estudos sobre a biologia dos moluscos, dinâmica da população e efeitos da sobrepesca, sejam necessários à regulamentação da atividade de catação de moluscos, é de conhecimento de catadores e de intermediários, que os estoques vêm diminuindo ao longo dos anos. A demanda crescente por outras fontes de proteínas e as pressões constantes, na maioria antrópicas, a que se têm submetido o complexo sistêmico estuário-manguezal e outros a ele associados, muito provavelmente têm contribuído para que tal fato venha se agravando.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, R. R. N; NISHIDA, A. K. A ecdise do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Crustacea, Decapoda, Brachyura) na visão dos caranguejeiros. Interciencia v. 27, n. 3, 2002, p. 110-117.

ALVES, R. R. N; NISHIDA, A. K. Aspectos socioeconômicos e formas de percepção ambiental dos catadores de caranguejo-uçá

Ucides cordatus cordatus (L. 1763) (Decapoda, Brachyura) do estuário do rio Mamanguape.

Interciencia, v. 28, n. 1, 2003, p. 36-43.

ARMITAGE, D. Socio-institutional dynamics and the political ecology of mangrove forest

conservation in Central Sulawesi, Indonesia.

Global Environmental Change, v. 12, 2002, p. 203–217.

CANESTRI, V.; RUIZ, O. Destruction of mangroves. Mar. Pollut. v. 4, 1973, p. 183-185. CORDELL, J. Social Marginality and Sea Tenure in Bahia. In: CORDELL, J. (ed). A Sea

of Small Boats. Cambridge, UK, Massachusetts, USA: Cultural Survival, 1989. p. 125-151. COSTA, H. C. Pesca artesanal – um enfoque histórico. Cadernos Ômega-UFRPE, v. 1, n. 2, 1977. p. 81-84.

CUNHA, L. H. O; MADRUGA, A. M.; DIEGUES, A. C. (1992) Reserva extrativista

para regiões de Mangue: uma proposta preliminar para o estuário de Mamanguape (Paraíba). Programa de Pesquisa e Conservação de Áreas úmidas no Brasil. 1 ed. São Paulo, SP: USP, 1992. 74 p.

GUALBERTO, L. A. Diagnóstico Preliminar

das Condições Ambientais do Estado da Paraíba. 1 ed. João Pessoa, PB: CAGEPA, 1977. 103 p.

HAMILTON, G. B.; SNEDAKER, S. C.

Handbook for mangrove area management: Environment and Policy. Honolulu (Hawaii, USA), Genebra (Switzerland), Paris: Institute East-West Centre, Int. Union for the Conservation of Nature and Natural Resources, Unesco, 1984, 123 p.

IUCN. Global status of mangrove ecosystems.

International Union for Conservation of Nature and Natural Resources. Gland, Switzerland: IUCN, 1983, 88 p.

N.º eletrod./família % Tipo % fam./eletrod.

Rádio 73,3 1 a 2 40,0 Tv (preto/branco) 26,7 Tv (colorida) 40,0 Aparelho de Som 40,0 3 a 4 40,0 Freezer 6,7 Geladeira 26,7 Ventilador 53,3 5 a 6 20,0 Liquidificador 40,0

(9)

MANESCHY, M. C. Pescadores nos manguezais: estratégias técnicas e relações sociais de produção na captura de caranguejo. In: FURTADO, L. G.; LEITÃO, W.; FIÚZA, A. (ed). Povos das Águas: Realidade e

Perspectivas na Amazônia. Belém, Brasil: MCT/CNPq, 1993. p 19-62.

MARCELINO, R. L. (2000) Diagnóstico

sócio-ambiental do estuário do Rio Paraíba do Norte-PB, com ênfase nos conflitos de uso e interferências humanas em sua área de influência direta. João Pessoa, PB, 2000, 99 p. (Dissertação de mestrado) - Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

MARQUES, J. G. W. Pescando Pescadores:

etnoecologia abrangente no baixo São Francisco Alagoano. 1 ed. São Paulo: NUPAUB, 1995. 304 p.

MASTALLER, M. Resumo da literatura sobre

o conceito do uso de áreas de mangue com referência especial para a agricultura artesanal. Brasília: IBAMA, 1987. 79 p.

NISHIDA, A. K. Catadores de moluscos do

litoral Paraibano. Estratégias de subsistência e formas de percepção da natureza. São Carlos, SP, 2000, 143 p. (Tese de Doutorado) – UFSCar, Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

NISHIDA, A. K.; MOURA, A. C. A.; SOARES, D. M. B.; SILVA JR, E. G.; LEITE, R. L.; ALVES, R. R. N. Catadores de Caranguejo no Litoral Paraibano: Diagnóstico Sócio-econômico e Ambiental, Subsídios para Elaboração de um Projeto Piloto. Cadernos da

Oficina Social, v. 2, 1999, p. 132-144.

NORDI, N. Os Catadores de Caranguejo-uçá

(Ucides cordatus) da Região de Várzea Nova (PB): Uma Abordagem Ecológica e Social. São Carlos, SP, 1992, 107 p. (Tese de Doutorado) – UFSCar, Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

PALUDO, D.; KLONOWSKI, V. S. (1999) Barra de Mamanguape-PB: Estudo do Impacto do Uso de Madeira de Manguezal pela População Extrativista e da Possibilidade de Reflorestamento e Manejo dos Recursos Madeireiros. MAB, UNESCO, v. 16, 1999, p. 7-54.

RODRIGUES, A. M. T.; BRANCO, E. J.; SACCARDO, A. S.; BLANKENSTEYN, A. A explotação do caranguejo Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) e o processo de gestão participativa para normatização da atividade na região Sudeste- Sul do Brasil. Boletim do

Instituto de Pesca, v. 26, n. 1, 2000, p. 63 - 78. SILVA, G. S.; MELLO, R. L. M.; NASCIMENTO, A. E.; MESSIAS, A. S.; ARAÚJO, S. F. S. Atividades pesqueiras artesanais e a relação com a malacofauna no manguezal do rio Formoso, PE – Brasil.

Trabalhos Oceanográficos da UFPE, v. 28, n. 2, 2000, p. 73-86.

VANNUCCI, M. Os Manguezais e Nós: Uma

Síntese de Percepções. 1 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999. 233 p. [1] Prof. Dr. Departamento de Sistemática e Ecologia, Universidade Federal da Paraíba, 58059-970, João Pessoa, PB, Brasil.

[2] Prof. Dr. Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Hidrobiologia, LEHE. Rod. Washington Luiz, Km 235. CEP 13565-905. São Carlos, SP.

[3] Prof. Dr. Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Biologia, Avenida das Baraúnas, CEP 58109-753, Campina Grande, Paraíba, Brasil. e-mail: romulo_nobrega@yahoo.com.br

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Considering that bacteria, as have already been described, can have a key role in CWs and that the bacterial community can be affected by a diversity of contaminants, the present

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objective of this study was to evaluate the influence of sorghum silage diets with different grain concentrate levels on ruminal parameters, nutrient intake and

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational