• Nenhum resultado encontrado

Eurail. Guia do Passe. Consulte este guia para aproveitar o melhor possível o seu Passe

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eurail. Guia do Passe. Consulte este guia para aproveitar o melhor possível o seu Passe"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Consulte este

guia para

aproveitar

o melhor possível

o seu Passe

Guia do Passe

Eurail

Crie a sua

própria história

(2)

Crie a sua

própria história

Caro viajante Eurail

Você escolheu a forma perfeita de explorar a Europa – de trem! Com o Passe Eurail você poderá viajar da forma mais emocionante possível, o que lhe permitirá apreciar plenamente as paisagens espetaculares da Europa bem como o seu acervo cultural e histórico. Este guia destina-se a explicar o uso do seu Passe Eurail de modo a aproveitar o máximo da sua experiência europeia.

Nossa primeira dica: Baixe o aplicativo Rail Planner para planejar a sua viagem europeia de trem. Neste aplicativo encontra-se informação sobre os horários dos trens na Europa, vantagens extras para os portadores do Passe Eurail, e muito mais. Muitas das funções do aplicativo funcionam offl ine, tornando-o o companheiro ideal para sua viagem Eurail.

Obrigado por escolher o Passe Eurail, desejamos a você uma viagem fantástica!

(3)

Índice

Como Usar o Seu Passe Eurail em Quatro Passos Como Funciona o Passe Eurail

As Vantagens do Passe Eurail Condições de Uso

4

6

12

(4)

Como Usar o Seu Passe

Eurail em Quatro Passos

1

Antes de fazer a sua primeira

jornada, ative a sua passagem na sua agência de viagens ou no guichê de uma estação ferroviária.

2

Atualize os dados do Travel Diary (Diário de Viagem) antes de cada viagem. Se você tiver um Flexi Pass, preencha também a Data de Viagem correta com tinta azul ou preta indelével (não é permitido o uso de lápis!) na sua passagem. Não altere jamais uma data!

3

É obrigatório mostrar no trem um passaporte/documento de identidade válido com o seu Passe Eurail (Eurail Pass) quando solicitado pelos funcionários da ferrovia.

4

Depois de terminar a viagem, envie-nos o seu Pass Cover (Capa do Passe) incluindo o Travel Diary e a passagem. Em troca lhe enviaremos um brinde!

(5)

Países nos quais o Eurail Global Pass é válido

Validade do Passe Eurail

A lista abaixo mostra as companhias participantes no Eurail Global Pass. Os passes Eurail Select e Eurail One Country são válidos para o(s) país(es) ou companhias que estão impressos na passagem. Os Passes Eurail são também válidos para várias companhias ferroviárias privadas. Para informações, veja o aplicativo Eurail Rail Planner.

Alemanha > DB + Thalys

Áustria (inclusive Liechtenstein

> ÖBB + Westbahn Bélgica > SNCB / NMBS + Thalys + Eurostar Bósnia-Herzegovina > ŽFBH + ŽRS Bulgária > BDŽ Croácia > HŽ Dinamarca > DSB Eslováquia > ZSSK Eslovênia > SŽ Espanha > RENFE Finlândia > VR

França (inclusive Mônaco) >

SNCF + Thalys + Eurostar

Grécia > TRAINOSE + Attica

Group + Minoan Lines

Hungria > MÁV-Start

Irlanda > IE + NIR

Itália > Trenitalia + Attica Group

+ Minoan Lines

Luxemburgo > CFL

Montenegro > ŽPCG

Noruega > NSB

Países Baixos > NS + Thalys

Polônia > PKP Portugal > CP República Checa > ČD Romênia > CFR Sérvia > SV Suécia > SJ Suíça > SBB / CFF / FFS + BLS Turquia > TCDD

(6)

Como Funciona o Passe Eurail

Solicitamos que você leia as informações nas páginas a seguir para garantir que você irá tirar o máximo proveito do seu Passe Eurail.

Quais são os documentos de viagem necessários?

O Passe Eurail em si consiste na Capa do Passe (Pass Cover) junto com uma passagem anexa que não deve jamais ser destacada. Além do Passe Eurail necessitará, naturalmente, um passaporte válido. Dependendo da sua nacionalidade, é possível que necessite um visto para visitar determinados países. O seguro de viagem também é altamente recomendado– este seguro não está incluído no seu Passe.

Como usar o Passe Eurail?

Em primeiro lugar, você deve ativar a passagem. Isso pode ser feito na agência de viagens onde você comprou o seu Passe ou em um guichê de venda de passagens de qualquer estação ferroviária da Europa. Antes da ativação, certifi que-se de que todos os outros detalhes pessoais sobre a sua passagem estão corretos. Caso haja algum erro, é importante retornar ao ponto de compra para correção antes da passagem ser ativada.

O seu Passe deve ser ativado dentro de 11 meses a partir da data de compra. Ao ativar a sua passagem, o funcionário carimbará a data no campo de ativação e preencherá o número do seu passaporte e o primeiro e o último dia válido para viajar. O primeiro dia pode ser o dia de ativação da passagem ou uma data posterior – a decisão é sua. O último dia será determinado pela totalidade do período durante o qual o seu Passe é válido.

Depois de ativar a passagem, guarde o seu Passe Eurail como se fosse a sua carteira uma vez que, em caso de perda ou roubo do passe, não haverá reembolso. Aconselha-se manter o Passe limpo e sem marcas. Não plastifi que a sua passagem.

Para que serve a Capa do Passe Eurail?

A Capa do Passe protege a sua passagem do seu Passe Eurail, já ativada, que fi ca grampeada dentro dela. Além disso, a Capa inclui o Travel Diary que você deve apresentar junto com a passagem aos inspetores de trem. É obrigatório atualizar os dados da viagem no Travel Diary antes de fazer qualquer trecho de trem. Consulte a sua Capa do Passe para mais informações sobre como fazer isso.

(7)

O meu Passe Eurail é válido em todos os trens e barcos na Europa?

Um Passe Eurail é válido para viajar nos países ou nas companhias listadas na sua passagem. No caso de um Global Pass, os países e companhias válidos fi guram na página 5 deste guia. O aplicativo Rail Planner indica as diferentes companhias ferroviárias participantes, inclusive as companhias ferroviárias e marítimas privadas participantes. Esta informação pode ser encontrada no aplicativo Rail Planner sob Pass Benefi ts (Vantagens do Passe) e está indicada por país.

Para obter uma passagem gratuita em trajetos de ferries internacionais, o seu Passe Eurail deve ser válido para o país de partida E TAMBÉM para o país de chegada. Para uma passagem com desconto, o seu Passe deve ser válido no país de partida OU no país de chegada.

Tenha em mente que não estão incluídos no seu Passe os custos de reservas e as taxas extras exigidas para leitos e assentos noturnos em determinados trens internacionais e de alta velocidade. Veja a seção ‘Como fazer reservas de assentos ou leitos?’ na página 11 para mais informações.

(8)

E se eu precisar viajar por um país que não esteja cober-to pelo meu Passe Eurail?

Quando um trecho da sua viagem passar por um país que não esteja coberto pelo seu Passe, você terá que comprar uma passagem para este trecho da viagem. Faça isso previamente em um guichê de venda de passagens, pois as passagens compradas no trem podem ser mais caras.

Por exemplo, caso tenha um Passe Eurail que não é válido na Áustria e planeja viajar por este país, necessitará comprar uma passagem separada para esta parte da viagem.

Com que frequência posso usar o meu Passe Eurail?

Há dois tipos de Passes:

• O Continuous Pass (Passe Contínuo) pode ser usado quantas vezes você quiser durante o período de validade do mesmo. • O Flexi Pass só pode ser usado para um determinado número

de dias de viagem durante o período de validade.

Tenha em mente que a viagem pode começar a qualquer momento depois das 00:00 horas no primeiro dia de validade do Passe e deve terminar até a meia-noite (24:00 horas) no último dia de validade.

Usando o Eurail Flexi Pass

O seu Flexi Pass lhe permite defi nir um determinado número de dias de viagem em um determinado período. Em qualquer dia de viagem, você pode embarcar e desembarcar em tantos trens quanto queira, mas não deixe de verifi car antes se para uma rota específi ca é aconselhável ou obrigatório fazer uma reserva.

(9)

Para que serve o Calendário de Viagem na passagem do Flexi Pass?

O Calendário de Viagem é usado para designar um dia de viagem dentro do período de validade total. Antes de embarcar no primeiro trem do dia é extremamente importante indicar este dia no Calendário de Viagem como um dia de viagem. Não fazê-lo é considerado o mesmo que viajar sem bilhete, o que signifi ca que você terá que pagar a tarifa completa por um bilhete e também corre o risco de ter que pagar uma multa.

Como preencher o Calendário de Viagem na passagem?

O seu Calendário de Viagem tem um espaço para anotar o dia e o mês para cada dia de viagem a que você tem direito. Mesmo que você já tenha um programa cuidadosamente planejado, não preencha todo o calendário de viagem de uma só vez – você perderá a liberdade para decidir quando viajar. No início de cada dia de viagem, escreva o dia e o mês nos espaços apropriados sob ‘1’ para o primeiro dia de viagem, sob ‘2’ para o segundo, e assim sucessivamente. Não faça isso com lápis – você deve usar caneta de tinta azul ou preta indelével.

O que fazer e o que não fazer em relação ao Calendário de Viagem

• Use sempre uma caneta com tinta preta ou azul (indelével)

• Não use lápis

• Jamais corrija uma data

• Introduza dois dígitos por dia/mês; veja o exemplo acima.

Exemplo de ativação

(10)

O que devo fazer ao cometer um erro no preenchimento do Calendário de Viagem?

Seja muito cuidadoso ao preencher seu Calendário de Viagem. Os enganos não podem ser corrigidos, pois uma data de viagem alterada pode ser interpretada como uma tentativa de fraude. Caso se engane, deverá então preencher a data correta no espaço de data seguinte no calendário, o que signifi ca que ‘perderá’ um dia de viagem.

Como preencher uma viagem noturna no Calendário de Viagem do Flexi Pass e economizar um dia de viagem

Um dia de viagem dura da meia-noite à meia-noite. Para todas as suas viagens noturnas, o seu Passe Eurail deve ser válido no dia da partida e no dia da chegada. No entanto, dependendo da hora de partida do trem noturno, há uma oferta Eurail especial que pode signifi car para você a economia de um dia de viagem.

Ao embarcar em um trem noturno direto (sem conexões nem mudança de trens) após 19:00 horas que chega ao seu destino fi nal depois das 04:00 horas, somente terá que usar um dia de viagem – o dia de chegada. Por exemplo, ao tomar o trem noturno direto de Budapeste a Munique que parte em 2 de agosto às 21:10 horas e chega na manhã seguinte às 06:15 horas, somente terá que escrever 3 de agosto no Calendário de Viagem no seu Passe.

Ao embarcar em um trem antes das 19:00 horas, terá que fazer uso de dois dias de viagem. Preencha neste caso a data de partida em um conjunto de espaços e a data de chegada no conjunto seguinte. Ao viajar em um ferry noturno, somente necessitará usar um dia de viagem. Você pode preencher no seu Calendário de Viagem tanto o dia de partida como o de chegada. A escolha é sua.

O meu Passe Eurail me dá direito a vantagens adicionais?

Sim, o seu Passe lhe dá direito a uma ampla gama de vantagens especiais, incluindo transporte gratuito ou com desconto em ônibus e balsas europeus, bem como em atrações turísticas. Para a lista completa de vantagens extras, verifi que a seção Vantagens do Passe (Pass Benefi ts) no aplicativo Rail Planner. Para mais informação, veja também a página 12.

(11)

Como fazer reservas de assentos ou leitos?

Alguns operadores de trens desejam garantir aos clientes um assento ou leito, especialmente para trens de alta velocidade, internacionais e noturnos. Nesses casos, uma reserva será necesária mediante um pagamento de uma taxa adicional. A depender do trem e da classe, esta taxa pode incluir benefícios extras como uma refeição e uma bebida servida no assento, um jornal gratuito ou Wi-Fi gratuito.

O aplicativo Rail Planner mostra quando uma reserva é obrigatória *. Em muitos casos, as reservas podem ser feitas nas estações de trem, on-line ou com um agente de viagens autorizado

Recomendamos aos viajantes que façam as suas reservas com antecedência. Os assentos podem ser muito procurados, especialmente na alta temporada (julho / agosto). Em alguns trens, o número de assentos disponíveis para os portadores de Passe podem ser limitados.

* Os trens na França, Itália e Espanha muitas vezes exigem uma reserva. Eles são muito populares e os assentos podem se esgotar rapidamente. Em geral, os trens de alta velocidade na Áustria e na Alemanha não exigem reservas.

Dica: No aplicativo Eurail Rail Planner é possível

fazer uso do fi ltro ‘Trains without compulsory reservations’ (Trens sem reservas obrigatórias) para planejar a sua viagem. Tenha em mente que é possível que você gaste mais tempo na

viagem e necessite fazer troca de trens com mais frequência. Para mais informações sobre reservas, visite

(12)

As Vantagens do Passe Eurail

Como portador do Passe Eurail, você pode usufruir muitas outras vantagens como descontos em passeios de barco, quartos de hotel, entradas em museus, etc. A maioria das vantagens e descontos podem ser organizados localmente. No entanto, para algumas vantagens, especialmente em linhas marítimas internacionais, é preciso fazer uma reserva antecipada.

Dica: Na seção de Vantagens do Passe (Pass Benefi ts) do aplicativo Eurail Rail Planner encontra-se uma lista de vantagens organizada por país. Caso seja preciso fazer reserva, os dados de contato das empresas são fornecidos.

Ao fazer uso das vantagens, tenha em mente os seguintes pontos: Para os portadores do Flexi Pass:

• Para viajar com desconto e para fazer uso de algumas vantagens, não é necessário usar um dia de viagem. Você pode usufruir dessas vantagens quando quiser (mesmo que tenha usado todos os seus dias de viagem), desde que isso ocorra antes do último dia de validade do seu passe.

Para os portadores do Continuous Pass:

• Você pode usufruir das vantagens até o último dia de validade do seu Passe.

Tenha em mente que as vantagens estão sujeitas a alteração sem aviso prévio: antes de fazer a reserva ou comprar uma passagem, assegure-se de que a empresa ainda aplica o desconto.

(13)

Condições de Uso

1. Defi nição de Passe Eurail

O Passe Eurail consiste em uma passagem e uma capa do passe (Pass Cover). Nem a passagem nem a capa do passe são válidas ao serem usadas separadamente. Quem viajar com uma delas sem a outra estará sujeito ao pagamento do preço total da passagem e uma a multa de até 200 Euros, de acordo com as normas da empresa ferroviária correspondente.

2. Um Passe Eurail é estritamente pessoal

Um Passe Eurail é estritamente pessoal, intransferível e válido apenas mediante a apresentação de um passaporte ou outro documento de identifi cação reconhecido com fotografi a (não se aceita cópias). Quem viajar com um Passe Eurail sem um passaporte ou um documento equivalente a ser apresentado junto com o Passe, estará sujeito ao pagamento do preço total da passagem e a uma multa de até 200 Euros, de acordo com as regras da companhia ferroviária.

3. O Passe Eurail deve ser ativado

Um Passe Eurail deve ser ativado antes de ser usado. No caso de um Passe não ativado, a ativação pode ser feita em um guichê de venda de passagens de uma estação ferroviária importante ou em um Serviço Eurail de Assistência ao Cliente (Eurail Aid Offi ce) (veja o aplicativo Rail Planner). Um Passe ativado indicará o primeiro e o último dia de validade deste. A ativação deve ser efetuada no prazo de 11 meses a partir da data de emissão carimbada no canto superior à direita da passagem. A ativação pelo inspetor de passagens somente pode ser efetuada a bordo de um trem quando o portador do Passe estiver entrando no país válido em um trem procedente de um país onde o Passe não é válido. Nestes casos o portador do Passe deve comunicar isso imediatamente ao pessoal do trem ao embarcar no trem.

(14)

Quem viajar com uma passagem sem uma data de ativação carimbada estará sujeito ao pagamento do preço total da passagem e a uma multa de até 200 Euros, de acordo com as regras da companhia ferroviária. O pessoal do trem que aplique a multa e proceda à emissão da passagem pelo preço integral também ativará o Passe.

4. Países e companhias ferroviárias em que o Passe Eurail é válido

4.1 Validade do Passe

O Eurail Global Pass é válido para viagens com as companhias ferroviárias e de navegação participantes nos países indicados na página 5. Os passes Eurail Select e Eurail One Country somente são válidos para o país, países ou companhias ferroviárias cujos nomes estão impressos na passagem. Todas as companhias ferroviárias e companhias de navegação participantes estão relacionadas no aplicativo Rail Planner sob Pass Benefi ts (Vantagens do Passe). 4.2 Viagens que não são inteiramente cobertas pela validade

do Passe

Quando um passageiro optar por fazer uma viagem que não esteja completamente coberta pela validade do Passe, o trecho não coberto deverá ser pago a uma tarifa normal.

5. Vantagens

Vantagens são descontos de preço oferecidos aos portadores do Passe. Nem todos os Passes oferecem as mesmas vantagens. Uma vantagem somente pode ser obtida:

• Com a apresentação de um Passe ativado • Dentro da validade geral de um Passe

• Geralmente somente na Europa na agência de venda local, call-centre ou website da companhia que concede a vantagem Os Passes Eurail conferem ao portador vantagens nas linhas de algumas companhias e organizações que não são de transporte mencionadas no aplicativo Rail Planner. Para informações relativas a vantagens específi cas, veja o aplicativo Rail Planner. Há dois tipos de vantagens, a saber aquelas que permitem a passagem/entrada gratuita e aquelas que oferecem um desconto.

5.1 Vantagens gratuitas e com desconto

Para benefi ciar-se tanto com vantagens gratuitas como com desconto para um serviço doméstico, o Passe deve ser válido no país onde o serviço é oferecido. Para uma vantagem com desconto em uma linha de navegação internacional, o passe deve ser válido no país de partida ou no país de chegada, porém para uma vantagem gratuita em uma linha de navegação internacional o Passe deve ser válido tanto no país de partida como no de chegada. Para portadores de um Flexi Pass, podem ser desfrutadas vantagens com desconto durante todo o período de validade do Passe. As

(15)

podem ser desfrutadas em uma data que tenha sido preenchida no Calendário de Viagem na passagem.

6. Registrando os dados no Travel Diary

Antes de embarcar em um trem, ônibus ou balsa, cada jornada deve ser registrada no Travel Diary . Tenha em mente que os dados da jornada no Travel Diary são uma parte essencial da passagem. Sem estes dados seu Passe não é válido.

Quem viajar sem ter registrado os dados da jornada no Travel Diary estará sujeito ao pagamento do preço total da passagem e de uma multa de até 200 Euros, de acordo com as normas da companhia ferroviária correspondente.

7. Flexi Pass: O preenchimento do Calendário de Viagem na passagem

Os portadores do Flexi Pass podem escolher os dias em que vão viajar dentro do período de validade geral do Passe. Antes de embarcar no primeiro trem, ônibus ou balsa em um determinado dia de viagem, a data deve ser corretamente preenchida a caneta com tinta azul ou preta indelével (não é permitido usar lápis) nos espaços correspondentes do Calendário de Viagem na passagem. A data deve ser preenchida com dois dígitos (7 de maio é 07/05) e em ordem sequencial, conforme o exemplo seguinte:

Quem viajar em uma data que não tenha sido preenchida na passagem estará sujeito ao pagamento do preço total da passagem e a uma multa de até 200 Euros, de acordo com as normas da empresa ferroviária correspondente. Uma vez preenchida uma data de viagem, qualquer tentativa de corrigí-la será considerado como uma tentativa de fraude e a passagem será confi scada. Em caso de um engano, o portador do Passe pode: • Preencher a data correta no espaço de dia de viagem seguinte,

o que signifi ca que o portador do Passe perderá um dia de viagem (não reembolsável); ou

• Em todos os outros casos, pedir aconselhamento a um inspetor de passagem antes do controle da passagem.

8. Flexi Pass: Viagens noturnas

Quando o portador do Passe embarca em um trem noturno direto depois das 19:00 horas e o trem chega ao seu destino fi nal depois das 04:00 horas, basta anotar a data de chegada nos espaços correspondentes do Calendário de Viagem na passagem. Desta forma estará também coberta a viagem entre 19:00 horas e 24:00

(16)

Ao tomar uma balsa noturna coberta pelo Passe, tanto o dia da partida como o dia da chegada pode ser preenchido nos espaços do Calendário de Viagem na passagem.

Quando o portador do Passe embarca em um trem noturno antes das 19:00 horas, é necessário preencher dois dias de viagem no Calendário de Viagem.

9. Disponibilidade de assentos, reservas e taxas extras

Um Passe Eurail não garante um assento em um trem ou em uma balsa, a menos que tenha sido feita uma reserva antecipada em separado. As taxas cobradas para reserva de assentos, cabines, taxas portuárias, refeições e outros serviços oferecidos a bordo de trens e balsas não estão incluídas no Passe.

Para determinados trens e balsas, são obrigatórias as reservas antecipadas, e podem ser aplicáveis taxas extras e/ou suplementos. Os portadores de passe devem reservar e/ou pagar

antecipadamente o seguinte:

• Reserva de assento na maior parte dos trens de alta velocidade (como SNCF TGV, Thalys, Lyria, Trenitalia Freccia, RENFE AVE, PKP EIP). O portador deve pagar antecipadamente taxas e suplementos, em especial quando cobrados para reservas de assentos (às vezes estão incluídos serviços adicionais na taxa de reserva)

• Cabines: o uso de cabines (como couchettes e leitos) para todos os trens noturnos

• Vagão panorâmico: alguns trens panorâmicos oferecem a opção de viajar em um vagão panorâmico especial, o que requer uma reserva

• Refeições, que estão incluídas no suplemento de alguns trens • Outros serviços oferecidos a bordo de trens (telefone, jornais,

(17)

Taxas extras de balsa; Os portadores de Passe devem reservar e/ou pagar antecipadamente o seguinte:

• O uso de cabinas, leitos e assentos reclináveis em barcos de companhias de balsa

• Suplementos de temporada durante os meses de junho a setembro em linhas de navegação operadas por Attica Group (Superfast Ferries e Blue Star Ferries) ou Minoan Lines entre a Itália e Grécia • Taxas portuárias

• O uso de determinadas balsas

10. Uso impróprio do Passe Eurail e confi scação

O pessoal ferroviário tem autorização para confi scar um Passe: • Que seja uma fotocópia ou uma falsifi cação,

• Sendo usado por qualquer pessoa que não seja a pessoa para a qual foi emitido,

• No qual a data na passagem foi alterada (em qualquer um dos espaços),

• Usado fora do seu período de validade,

• Usado sem um passaporte ou outro documento de

identifi cação reconhecido com fotografi a (não se aceita cópias). Além disso, o portador do Passe está sujeito ao pagamento do preço total da passagem para a viagem feita e a uma multa de até 200 Euros, de acordo com as regras da companhia ferroviária correspondente. Em todos os casos acima, se considerará o fato como uma tentativa de fraude por parte do portador do Passe, tanto contra o Eurail Group G.I.E. como contra a empresa de transporte com a qual esteja viajando. Isso será notifi cado às autoridades nacionais que determinarão as penalidades apropriadas.

(18)

12. Período de validade do Passe Eurail

Um Passe Eurail é válido dentro de todo o período de tempo indicado neste. A viagem pode começar depois das 00:00 horas no primeiro dia de validade e a última jornada deve terminar até a meia-noite (24:00 horas) do último dia de validade.

13. Primeira e segunda classes

Um Passe Eurail é válido para viagens na classe indicada na passagem. Os Passes de primeira classe são também válidos em vagões de segunda classe. Quem tiver um Passe de segunda classe e queira viajar em primeira classe, deverá pagar a diferença total entre os preços das passagens de primeira e segunda classe no respectivo trajeto. Não haverá reembolso para os portadores de uma passagem de primeira classe que optem por viajar na segunda classe.

14. Elegibilidade

Os nacionais de países de fora da União Europeia e de fora dos países mencionados na lista abaixo ou as pessoas que residem ofi cialmente fora da União Europeia e fora dos países mencionados abaixo podem viajar com um Passe Eurail:

Albânia, Andorra, Bielorrússia, Bósnia-Herzegovina, Antiga República Iugoslava da Macedônia, Gibraltar, Islândia, Kosovo, Liechtenstein, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Federação Russa, São Marinho, Sérvia, Suíça, Turquia, Ucrânia e Cidade do Vaticano. Os nacionais de Estados-membros ou de um dos países acima referidos e pessoas que residem ofi cialmente em um deste países podem viajar com um Interrail Pass.

A prova de nacionalidade pode ser feita mediante um passaporte/ cartão de identidade. A prova de residência pode ser efetuada por documentos de residênca emitidos pelas autoridades.

15. Segundas vias e substituição de Passes Eurail

Não pode ser emitida uma segunda via de um Passe Eurail em caso de perda ou roubo. Os Passes danifi cados ou que contenham informação incorreta (devido à agência de emissão ou ao funcionário que tenha ativado a passagem) podem ser substituídos sem qualquer pagamento. Um Passe danifi cado pelo proprietário pode ser substituído contra o pagamento de uma taxa extra. O portador do Passe deverá pagar 30 Euros ou o equivalente em moeda local no caso de um Eurail Global Pass ou Eurail Select Pass. A taxa de substituição de um passe Eurail One Country é determinada pela companhia ferroviária correspondente. Em caso de uma passagem emitida incorretamente, o portador não poderá alterá-la em nenhuma circunstância. O portador deverá retorná-la à agência de emissão ou levá-la ao Serviço Eurail de Assistência ao Cliente (Eurail Aid Offi ce) mais próximo para a substituição. As obliterações ou alterações no Passe serão tratados como um caso de uso indevido (veja o artigo 10).

(19)

16. Categorias de Passe Eurail

São aplicáveis restrições ao uso de Passes Eurail em diferentes categorias:

• Um Child Pass só pode ser usado por passageiros de até 12 anos de idade no primeiro dia de validade do Passe. Um Child Pass gratuito só pode ser usado em combinação com um Adult Pass. Cada Adult Pass podem ter até dois Child Passes gratuitos. Crianças com menos de 4 anos podem viajar grátis e sem um Passe, a menos que seja solicitado um assento ou um leito em separado. Neste caso pode ser exigido uma passagem em separado ou um Child Pass para a criança.

• O Youth Pass só pode ser usado por passageiros de até 28 anos de idade no primeiro dia de validade do Passe.

• O Saver Pass é válido para todas as pessoas do grupo (entre dois e cinco adultos) incluídas no voucher de controle (Control Voucher), porém apenas quando viajem com o Saver Pass. Se as pessoas do grupo se dividirem e viajarem separadamente, aqueles que não tenham consigo o Saver Pass deverão comprar uma passagem de trem em separado. Neste caso não são aplicáveis reembolsos.

17. Cancelamento e política de reembolsos

Os pedidos de reembolso só podem ser concedidos para Passes não utilizados e não promocionais. Os Passes são considerados “usados” após o primeiro dia de validade do Passe. Os passes parcialmente usados, perdidos, danifi cados ou roubados não serão reembolsados nem substituídos. O mesmo se aplica a passagens de qualquer tipo compradas para substituir passagens perdidas ou roubadas.Todos os pedidos de reembolso de passagens devem ser feitos por escrito pelo portador da passagem, sempre na agência/no escritório onde o passe em questão foi comprado junto com a apresentação da passagem original na sua capa.

Para ser reembolsado, o portador do passe deverá:

• Devolver o passe ao lugar de compra antes do primeiro dia de validade, ou

• Fazer com que um funcionário da companhia ferroviária certifi que o cancelamento marcando o Passe como ‘UNUSED’ (não usado) antes do primeiro dia de validade. Os pedidos de reembolso para Passes certifi cados como ‘UNUSED’ são aceitos até um ano depois da data de emissão. Os reembolsos estão sujeitos ao desconto de uma taxa de cancelamento de 15%.

18. Responsabilidade civil

O Eurail Group G.I.E. atua somente como intermediário de transportadores europeus, e não é responsável pelas operações dos transportadores ou por danos ou custos adicionais incorridos

(20)

19. Política de indenização

Caso um(a) portador(a) de um Passe sofra durante o período de validade do passe três ou mais atrasos que sejam de mais de 60 minutos cada (dois ou mais atrasos em caso de um One Country Pass), ele (ela) poderá pedir uma indenização do Eurail Group G.I.E. pelo atraso. Os pedidos de reembolso sobre quaisquer outras despesas necessárias incorridas devido a estes atrasos devem ser endereçadas à empresa ferroviária em causa. Para mais informações gerais e sobre o procedimento de indenização, consulte www.eurailgroup.org/compensation.

20. Disposições legais

Os portadores de um Passe estão sujeitos a estas Condições de Uso e às Condições de Transporte do(s) transportador(es) do qual fazem uso com o Passe Eurail, bem como à legislação aplicável da UE e internacional.

As viagens internacionais são regulamentadas por: • Regras Uniformes relativas ao Contrato de Transporte

Internacional de Passageiros por Vias Ferroviárias (CIV – Anexo A ao COTIF),

• Regulamento (CE) 1371/2007 sobre direitos e obrigações dos passageiros (PRR) (aplicável na União Europeia),

• Legislação nacional.

As viagens domésticas dentro da União Europeia estão sujeitas ao PRR e à legislação nacional respectiva. As viagens domésticas fora da União Europeia estão sujeitas à legislação nacional aplicável. Para obter mais detalhes sobre os regulamentos internacionais, consulte: www.cit-rail.org/en/passenger-traffi c/legislation/.

21. Prevalência da versão em inglês

Em caso de uma contradição entre a versão em inglês e outras versões linguísticas destas Condições de Uso, prevalecerá a versão em inglês (veja www.eurailgroup.org).

(21)

1 1 0 7 0 9 2 2 V I E N N A B U D A P E S T C on tr ol ar ea x

Caso termine no seu Pass Cover o espaço para anotar as suas viagens, pode usar estas linhas extras. Mostre-as ao inspetor de passagens junto com o seu Pass Cover. Assegure-se de que estas páginas extras estejam também anexadas caso decida enviar o Pass Cover.

Linhas extra para o seu Travel Diary

Tr ai n Bus B oa t D ay M on th Time Fr o m To

(22)

C

on

tr

Necessita ainda mais espaço?

Faça o download de linhas extras para o seu Travel Diary em

www.eurailgroup.org/traveldiary

U

Tr ain Bus B oa t D ay M on th Time Fr o m To Passguide_04_trans.indd 8 13-10-15 16:25

(23)

Aplicativo Eurail Rail Planner

Gratis, offl ine, prático.

O Rail Planner é um aplicativo gratuito e útil que oferece acesso offl ine aos horários dos trens europeus. Com este aplicativo, é possível usar o recurso ‘Trip Planner’ (Planejador de viagens) para organizar sua viagem com antecedência, na estação ferroviária ou até mesmo no trem!

Você também pode:

• Verifi car quais são os descontos extras, bem como os benefícios e vantagens aos quais tem direito.

Rail Plann er App

Funciona

Off line

Fácil

Gratis

(24)

Eurail Group G.I.E. Portuguese version Edition 2017

Guia do Passe

Eurail

Crie a sua

própria história

Referências

Documentos relacionados

energia cinética é fruto do trabalho dessa força (há mais duas forças atuando sobre o corpo, o peso e a reação do plano, mas são perpendiculares ao desloca- mento e, portanto,

Пра во да кон ку ри шу има ју сту ден ти који има ју пре би ва ли ште на тери то ри ји општи не Ста ра Пазо ва, који сва­ ко днев но путу ју на међу ме сној рела

Quantidades limitadas (IMDG) : 500 g Quantidades excetuadas (IMDG) : E4 Packing instructions (IMDG) : P002 IBC packing instructions (IMDG) : IBC08 IBC special provisions (IMDG) :

7: Prescrições Redutores ATEX: Grupo, categoria, classe de temperaturas ou temperatura superficial máxima;.. 8: Prescrições Redutores ATEX: Potência

O nosso trabalho incide sobre pied-piping de orações adverbiais em orações relativas apositivas em português europeu, uma estrutura que envolve pied-piping massivo (Cinque,

Figura 21 - Modelo com captador 1 (h= 3,00m), incidência dos ventos de 45 °- Corte A-A’ Além do aumento da velocidade do vento, os dispositivos de captação permitiram também uma

Para análise dos ácidos clorogênicos, foram analisados três lotes de café arábica da cultivar Mundo Novo, que foram monitorados durante a pós-colheita, e posteriormente colhidos

- Neste quadro deverá inserir os nomes dos vários pescadores do clube que tenham concluido campeonatos nacionais individuais na presente época desportiva. Nota: Os campeonatos