• Nenhum resultado encontrado

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Forum dos Grupos PET da UFRRJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Forum dos Grupos PET da UFRRJ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Forum dos Grupos PET da UFRRJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IFRJ - lnstituto Federal de Educa~ao, Ciencia e Tecnologia do Rio de Janeiro Universidade Federal Fluminense - Campos

Universidade Federal Fluminense - Niter6i Pontificia Universidade Cat61ica do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

XIX Encontro dos Grupos do Programa de

Educa~ao

Tutorial da Regiao Sudeste

(Programa PET-SESu/MEC}

SUDESTE PET 2019

uTecendo conexoes para representatividade,

inova~ao

e

integra~ao

entre os Grupos PET da regiao Sudeste"

Datas previstas: 29/03/2019 a 01/04/2019

Rio de Janeiro Novembro de 2018

(2)

lntrodu~ao

lniciado em 1979 na Coordenac;ao de Aperfeic;oamento de Pessoal de Nfvel Superior-CAPES, com o nome de Programa Especial de Treinamento, o PET foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educac;ao Superior do Ministerio da Educac;ao, ficando sob a responsabilidade da Coordenac;ao de Relac;5es Academicas da Graduac;ao do Departamento de Modernizac;ao e Programas da Educac;ao Superior- DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser denominado Programa de Educac;ao Tutorial.

Nas Universidades, o PETe desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduac;ao, das lnstituic;5es de Ensino Superior do pafs, sendo os grupos vinculados a um curso espedfico ou com caracter multidisciplinar envolvendo estudantes de diferentes areas/cursos, orientados pelo prindpio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensao e pela dinamica da educac;ao tutorial.

Os grupos PET buscam propiciar aos alunos, sob a orientac;ao de um professor tutor, condic;5es para a realizac;ao de atividades extracurriculares, que complementem a sua formac;ao academica, procurando atender mais plenamente as necessidades do proprio curso de graduac;ao e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteudos programaticos que integram sua grade curricular. Espera-se,

assim,

proporcionar a melhoria da qualidade academica dos cursos de graduac;ao apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares que comp5em o Programa tem como objetivo garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiencias nao presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formac;ao global e favorecendo a formac;ao academica, tanto para a integrac;ao no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de p6s-graduac;ao.

0 Programa de Educac;ao Tutorial constitui-se, portanto, em uma modalidade de investimento academico em cursos de graduac;ao que tem serios compromissos epistemol6gicos, pedag6gicos, eticos e sociais. Com uma concepc;ao baseada nos moldes de grupos tutoriais de aprendizagem e orientada pelo objetivo de formar globalmente o aluno, o PET nao visa apenas proporcionar aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento academico, mas assume a responsabilidade de contribuir para sua melhor qualificac;ao como pessoa humana e como membro da sociedade.

Anualmente, cerca de 840 grupos PET de todo o Brasil realizam encontros nacionais,

regionais e eventualmente de areas, visando trocar experiencias, discutir metas e rumos do programa, problemas e soluc;5es comuns e principalmente promover a interac;ao e a divulgac;ao das experiencias construfdas pela atua~ao de cada grupo.

(3)

XIX SudestePET-2019 entre estes estados, em 2019, o XIX SudestePET sera sediado no Rio de Janeiro e organizado em conjunto por algumas de suas principais Universidades.

Justificativa e relevancia

A realiza~ao do XIX SudestePET no estado do Rio de Janeiro justifica-se pela importante conota~ao que o Programa de Educa~ao Tutorial - Programa PET possui dentro do cenario da educa~ao superior no Brasil.

Com um grande crescimento no numero de grupos PETs nos ultimos anos, principalmente a partir dos Editais de 2010 e 2012, que geraram inumeros novos grupos, nos mais diversos locais do pafs, mostra-se eminente a necessidade de organiza~ao; do estabelecimento de diretrizes e metas comuns; de troca de experiencias; de contato multidisciplinar; de discussao de estrategias de atua~ao conjunta; da visualiza~ao e do entendimento dos problemas e solu~oes quanta

a

logfstica de funcionamento e a rela~ao com a Comissao Executiva Nacional do PET -CENAPET, assim como com a Secretaria de Educa~ao Superior do MEC- SESU.

Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, institui~ao que sediara o evento, o historico do Programa PET reflete a importancia e a dedica~ao da administra~ao superior desta IES em fomentar a cria~ao de grupos PETs e dar suporte

a

sua instala~ao e funcionamento.

Desde 2006, com a cria~ao do primeiro grupo PET da UFRRJ, vinculado ao curse de Licenciatura em Ffsica, a UFRRJ ampliou seus grupos para um total de 14 no infcio de 2013, sendo sempre contemplada nos ultimos editais do programa.

A partir do ano de 2010, foi constitufdo o Forum PET da UFRRJ, um colegiado formado pelos 14 Tutores, um representante discente de cada grupo e representantes das Pro-reitorias de Ensino de Gradua~ao, Extensao, e Pesquisa e Pos-gradua~ao. 0 Forum PET da UFRRJ criou e estabeleceu o funcionamento do Comite Local de Acompanhamento e Avalia~ao dos Grupos CLAA e desenvolveu uma serie de atividades de integra~ao entre os petianos dos tres Campi da UFRRJ, Seropedica, Nova lgua~u e Tres Rios.

Na organiza~ao do XIX SudestePET, de forma conjunta com as importantes parcerias estabelecidas com a UERJ, UFF, IFRJs, UFRJ e a PUC-RJ, o Forum PET da UFRRJ pretende apresentar a toda comunidade petiana da regiao Sudeste, alem da beleza do Campus de Seropedica, toda a capacidade de trabalho e potencial de desenvolvimento critico de ideias e atividades geradas pelo amadurecimento dos grupos ao Iongo dos ultimos anos. Ah~m disso, por meio da organiza~ao desse evento, torna-se possivel fomentar a lideran~a, a capacidade de tomar decisoes, de se trabalhar em rede (por via da cultura digital) e de integra~ao entre tutores e alunos petianos envolvidos.

(4)

XIX SudestePET- 2019

Comissao organizadora e Subcomissoes

A Comissao Organizadora e as Subcomissoes de trabalho para o Sudeste PET foram montados com integrantes de diversas institui~oes do RJ, sendo compartilhadas responsabilidades e tarefas entre docentes e discentes vinculados a diferentes grupos PET do estado do Rio de Janeiro.

COMISSAO ORGANIZADORA - COORDENA«;AO GERAL

• Profa. Simone Mattos Guimaraes Orlando (PET Dimensoes)

• Prof. Alexandre Monteiro de Carvalho (PET Etnodesenvolvimento)

COMISSAO ESTRUTURAL

• Leticia da Silva Carneiro (PET Floresta) • Karina Muniz Ferreira (PET Floresta) • Natalia dos Santos Carvalho (PET MAT) • Larissa Paiva (PET 51)

• Gustavo Garcia (PET 51)

• Mickeson Jean Baptiste (PET lnclusao) • Mayara dos Santos Mendes (PET Floresta) • Bruna Valen~a Godinho (PET Floresta) • Vanessa Basso (PET Floresta)

SUBCOMISSAO DE Tl -INSCRI~AO E CERTIFICA~AO PET 51 - Coordena~ao: Larissa Paiva e Gustavo Garcia SUBCOMISSAO DE FINANc;:AS

Diversos PETs

Coordena~ao: Gisele Pinto, Alexandre Carvalho, Mickenson Baptiste, Natalia Carvalho, Erick Menezes e Filipe Fernandes.

SUBCOMISSAO DE COMUNICA~AO

(5)

XIX SudestePET- 2019 Coordenac;:ao: Anita Loureiro e Fernanda Felisberto

SUBCOMISSAO DE LOGISTICA E INFRAESTRUTURA PET Floresta e OUTRAS IFES EM APOIO

Coordenac;:ao: Vanessa Basso, Leticia Carneiro, Mayara Mendes, Bruna Godinho e Karina

SUBCOMISSAO DE PARCERIA (patrodnios) PET Veterinaria

Coordenac;:ao: Ana Balesdent SUBCOMISSAO DE ALIMENTA<;AO

PET Matematica, PET Conexoes ITR e OUTRAS IFES EM APOIO Coordenac;:ao: Eulina Coutinho e Fabiola Garrido

SUBCOMISSAO DE SEGURAN<;A E ZELADORIA PET Engenharia Quimica

Coordenac;:ao: Fabiola Cunha

SUBCOMISSAO DE PROGRAMA<;AO E FILOSOFIA DO EVENTO

Tutores da UFRRJ: Simone Orlando, Ana Paula Balesdent, Sergio Serra. Outras IFES: Carla Cristina Lima de Almeida - PET Servic;o Social {Uerj), Livia Vilela -IFRJ {Duque de Caxias), Wander Gomes Ney- UFF {Campos), Thula Pires -PUC {RJ), Eduardo Maia- UFRJ.

SUBCOMISSAO DE PRODU<;AO GRAFICA

PUC- RJ Direito +comissao de comunicac;:ao da UFRRJ SUBCOMISSAO DE CULTURA

UFF de Campos+ PET HISTORIA UFRRJ +PET EDUCA<;AO DO CAMPO Membros discentes do Grupo PET-Produc;:ao Culturai-IFRJ

STAFF GERAL E APOIO - (INTERNO) apoios as comissoes determinadas (EXTERNO): credenciamento etc.

(6)

XIX SudestePET- 2019

Tema do SudestePET 2019

0 XIX SudestePET 2019 pretende discutir como tema central a questao da necessidade de visibilizar o trabalho dos grupos dessa regiao (caminhos de comunica~ao e informa~ao), bem como pensar em estrategias de integrac;ao entre os PETS do Sudeste, alem de fortalecer a representa~ao dessa regiao mediante o cenario nacional e as pautas a serem encaminhadas ao Enapet/ Cenapet/ MEC.

A tematica em

curso,

que devera nortear a programa~ao do encontro, foi construfda a partir da discussao conjunta entre representantes das lnstitui~oes envolvidas na organiza~ao, foi assim estabelecido:

"Tecendo conexoes para representatividade,

inova~ao

e

integra~ao

entre os Grupos PET da regiao Sudeste"

A ideia de tecer vem do sfmbolo ou leone mais significativo da nossa regiao de Seropedica: o "bicho da seda", que sera o mascote do evento.

E

no casulo produzido par um conjunto de bichos-da-seda, na passagem da fase de larva para lagarta, que tem-se a confec~ao do fio, o que faz gerar, de modo quantitativa, o tecido da seda. A seda e tecido nobre, que pode ser usado tanto em dias quentes ou frios, admirado e comercializado em diversas regioes de todo planeta.

A hist6ria do municipio de Seropedica, sede do principal campus da UFRRJ, esta ligada diretamente

a

produ~ao de seda. A regiao, em meados do seculo XIX, era chamada de Segundo Distrito, e se fez conhecida par fabricar a melhor seda do pafs. 0 nome da cidade esta ligado

a

produc;ao de seda na fazenda "Seropedica do Bananal de ltaguaf", que, por volta de 1875, chegou a produzir cerca de 50 mil casulos de bichos da seda par dia.

Metaforicamente, tecer conexoes e buscar, cada vez mais, estar em rede, conectado e interligado.

E

mostrar-se e saber do outro.

E

fazer-se visfvel, visibilizar projetos, parceirizar, integrar.

E

aprender com o outro e sever tambem no outro.

Os Grupos PET do Brasil, e mais especificamente, os cerca de 270 grupos da regiao sudeste precisam estar mais pr6ximos, conectar-se, tecer tambem trocas e aprendizados.

E

nesse sentido que esse evento emerge e se consolida no fortalecimento desse programa.

(7)

XIX SudestePET-2019

Programa~ao

preliminar do XIX SudestePET 2019

Dia 29/03/2019 (sexta-feira)

16h as 19h- Credenciamento de delega~6es e participantes. 19h as 21h- JANTAR.

21h as 23h- Filme.

Dia 30/03/2019 (sabado)

09h as 18h - Credenciamento. 07h as 09h- CAFE DA MANHA.

09h as 10h30 - Abertura Oficial com apresenta~ao cultural: participa~ao de representantes das Reitorias da UFRRJ e participa~ao dos representantes da comissao organizadora (Gustavao).

10h30 as 12h30- Encontro de Tutores e Alunos (Salao Azul e Hilton Sales). 12h30 as 14h- ALMO<;O + atividade de integra~ao (15 min)

14h as 16h- GDTs (MOB e Legisla~ao)

Objetivo: Debater o conceito de educa~ao tutorial, metodologias e brechas da legisla~ao do PET e do MOB.

16h as 16h30 - COFFE BREAK. 17h as 19h- Curses e oficinas (PAT). 19h as 21h- JANTAR.

21h- Confraternizac;ao.

Dia 31/03/2019 (domingo)

09h as 12h - EA (Temas transversais do PET).

12h30 as 14h- ALMO<;O + atividade de integrac;ao (15 min) 14h as 16h- Assembleia.

16h as 16h30 - COFFE BREAK. 17h as 19h- Assembleia. 19h as 21h- JANTAR.

(8)

Dia 01/04/2019 (segunda)

08h as 10h- Apresentac;:ao de Posteres e sessao coordenada {PAT)- extensao e relata de experiencias.

10h as 12h30- Apresentac;:ao de Posteres e sessao coordenada {PAT)- pesquisas. 12h30 as 14h -

ALMO<;O.

lnfraestrutura

0 evento foi planejado para urn total de 550 participantes inscritos, sendo oferecidas 550 vagas de alojamento em sa las de aula, ginasio e camping.

Serao utilizados os seguintes locais/espac;:os disponfveis no Campus de Seropedica da UFRRJ:

Abertura - Mesa Tematica - GTs - GDs - Assembleia Gera/: Anfiteatro Gustavo Dutra

"Gustavao", Salao Azul, Anfiteatro Hilton Sales, Audit6rio da Biblioteca novae Pavilhao de Aulas Te6ricas- PAT.

Alojamento: Ginasios da UFRRJ (Educac;:ao Ffsica). Salas de aula e patio interno do

lnstituto de Ciencias Humanas e Sociais -ICHS e do lnstituto de Educac;:ao- IE.

Refei~oes: serao utilizadas as dependencias do restaurante universitario.

(9)

XIX SudestePET-2019

Or~amento

do XIX SudestePET 2019

As experiencias preteritas apontam que o evento se paga, e os custos sao cobertos somente pelas inscri~oes. Nossa previsao e ter uma arrecada~ao

inicial de R$ 105.000,00 com as inscri~oes.

QUANTIDADE DE INSCRI~OES: 550 (DIVIDIDAS EM LOTES)

Receita prevista Valor Unitario Vagas Valor Total (Item) LOTE 0 R$ 170,00

so

R$ 8.500,00 LOTE 1 (Tutor+Aiuno) R$ 395,00 100 + 100 R$ 39.500,00 LOTE 2 (RJ+MG) R$ 210,00 100 R$ 21.000,00 LOTE 3 (SP+ES) R$ 210,00 100 R$ 21.000,00 LOTE UFRRJ R$150,00 100 R$ 15.000,00 R$ 105.000,00 TOTAL

-

550

Resultados esperados e

considera~oes

finais

A efetiva~ao do encontro regional de grupos PETs da regiao Sudeste - SudestePET 2019, no estado do Rio de Janeiro, pretende gerar documentos finais que registrem as discussoes e conclusoes surgidas ao Iongo do evento e encaminha-los para o Encontro Nacional de Grupos PET (Enapet) de 2019.

0 XIX SudestePET pretende efetivar e aumentar a rela~ao entre institui~oes que possuem grupos PET no estado do Rio de Janeiro e na regiao Sudeste e entre os pr6prios grupos, possibilitando a realiza~ao de atividades conjuntas, de interd~mbios e de parcerias interinstitucionais.

0 evento possuira carater multidisciplinar, envolvendo diversas areas do conhecimento, trabalhando em conjunto e convivendo em mementos de intera~ao e parcerias, contribuindo assim para a visao ampliada da forma~ao proposta pelo Programa de Educa~ao Tutorial.

Deverao ser apresentados e avaliados ao Iongo do SudestePET 2019 mais de cem trabalhos desenvolvidos pelos grupos em suas institui~oes e localidades de origem, o que trara beneflcios importantes atraves da troca de experiencias e divulga~ao de resultados encontrados.

Da mesma forma em que trabalhara com o fator interdisciplinaridade, o evento tambem abordara, de forma conjunta, aspectos e experiencias da integra~ao entre pesquisa, ensino e extensao, muitas vezes traduzidas nas atividades desenvolvidas pelos diversos grupos PETs participantes.

(10)

busca de melhorias de todo o sistema que envolve a gestae do Programa de Educa<;ao Tutorial, pela Secretaria de Educa<;ao Superior- SESu/MEC, o que levara, certamente, a indica<;ao de sugestoes, recomenda<;5es e solicita<;5es a ser encaminhadas a CENAPET-Comissao Executiva Nacional do Programa PETe

a

propria SESu/MEC.

Como aumento significative do numero de grupos na regiao Sudeste nos ultimos anos, muitos tutores sao novos e ainda buscam experiencia na aplica<;ao da tutoria. Ao Iongo des dias de atividades, pretende-se que os discentes e docentes participantes do programa interajam e agreguem conhecimentos quanta as dinamicas adotadas na condu<;ao de grupos atraves da utiliza<;ao da educac;ao tutorial e suas possibilidades.

Bibliografia consultada

MEC/SESu, Programa de Educac;ao Tutorial - PET Manual de Orienta<;5es Basicas. Disponfvel em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PETmanual.pdf. Acesso em: 16/09/2019.

Referências

Documentos relacionados

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

[r]

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos