• Nenhum resultado encontrado

FISIOTERAPEUTA. Prefeitura Municipal de MARCAÇÃO/PB CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE LÍNGUA PORTUGUESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISIOTERAPEUTA. Prefeitura Municipal de MARCAÇÃO/PB CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE LÍNGUA PORTUGUESA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Prefeitura Municipal de MARCAÇÃO/PB

CONCURSO PÚBLICO PARA

PROVIMENTO DO CARGO DE

FISIOTERAPEUTA

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto abaixo transcrito e, em seguida, responda às questões a ele referentes:

É ético fazer a cabeça de nossos alunos?

Alguns dos livros de história mais usados nas escolas brasileiras carregam na ideologia, que divide o mundo entre os capitalistas malvados e os heróis da resistência

As aulas voltaram, por estas semanas, e decidi tirar a limpo uma velha questão: há ou não doutrinação ideológica em nossos livros didáticos? Para responder à pergunta, analisei alguns dos livros de história e sociologia mais adotados no país. Entre os dez livros que analisei, não encontrei, infelizmente, nenhum “pluralista” ou particularmente cuidadoso ao tratar de temas de natureza política ou econômica.

O viés político surge no recorte dos fatos, na seleção das imagens, nas indicações de leituras, de filmes e de links culturais. A coisa toda opera à moda

Star wars: o lado negro da força é a “globalização

neoliberal”. O lado bom é a “resistência” do Fórum Social Mundial, de Porto Alegre, e dos “movimentos sociais”. No Brasil contemporâneo, Fernando Henrique Cardoso é Darth Vader, Lula é Luke Skywalker.

No livro Estudos de história, da Editora FTD, por exemplo, nossos alunos aprenderão que Fernando Henrique era neoliberal (apesar de “tentar negar”) e seguiu a cartilha de Collor de Melo; e que os “resultados dessas políticas foram desastrosos”. Em sua época, havia “denúncias de subornos, favorecimentos e corrupção” por todos os lados, mas “pouco se investigou”.

Nossos adolescentes saberão que “as privatizações produziram desemprego” e que o país assistia ao aumento da violência urbana e da concentração de renda e à “diminuição dos investimentos”. E que, de quebra, o MST pressionava pela reforma agrária, “sem sucesso”.

Na página seguinte, a luz. Ilustrado com o decalque vermelho da campanha “Lula Rede Brasil Popular”, o texto ensina que, em 2002, “pela primeira vez” no país, alguém que “não era da elite” é eleito presidente. E que, “graças à política social do governo Lula”, 20 milhões de pessoas saíram da miséria. Isso tudo fez a economia crescer e “telefones celulares, eletrodomésticos sofisticados e computadores passaram a fazer parte do cotidiano de milhões de pessoas, que antes estavam à margem desse perfil de consumo”.

Na leitura seguinte, do livro História geral e do Brasil, da Editora Scipione, o quadro era o mesmo. O PSDB é um partido “supostamente ético e ideológico” e

os anos de Fernando Henrique são o cão da peste. Foram tempos de desemprego crescente, de “compromissos com as finanças internacionais”, em que “o crime organizado expandiu-se em torno do tráfico de drogas, convertendo-se em poder paralelo nas favelas”.

Com o governo Lula, tudo muda, ainda que com alguns senões. Numa curiosa aula de economia, os autores tentam explicar por que a “expansão econômica” foi “limitada”: pela adoção de uma “política amigável aos interesses estrangeiros, simbolizada pela liberdade ao capital especulativo”; pela “manutenção, até 2005, dos acordos com o FMI” e dos “pagamentos da dívida externa”.

O livro História conecte, da Editora Saraiva, segue o mesmo roteiro. O governo Fernando Henrique é “neoliberal”. Privatizou “a maioria das empresas estatais” e os US$ 30 bilhões arrecadados “não foram investidos em saúde e educação, mas em lucros aos investidores e especuladores, com altas taxas de juros”. A frase mais curiosa vem no final: em seu segundo mandato, Fernando Henrique não fez “nenhuma reforma” nem tomou “nenhuma medida importante”. Imaginei o presidente deitado em uma rede, enquanto o país aprovava a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000), o fator previdenciário (1999) ou o Bolsa Escola (2001).

No livro História para o ensino médio, da Atual Editora, é curioso o tratamento dado ao “mensalão”. Nossos alunos saberão apenas que houve “denúncias de corrupção” contra o governo Lula, incluindo-se um caso conhecido como mensalão, “amplamente explorado pela imprensa liberal de oposição ao petismo”.

Sobre a América Latina, nossos alunos aprenderão que o Paraguai foi excluído do Mercosul em 2012, por causa do “golpe de Estado”, que tirou do poder Fernando Hugo. Saberão que, com a eleição de Hugo Chávez, a Venezuela torna-se o “centro de contestação à política de globalização da economia liderada pelos Estados Unidos”. Que “a classe média e as elites conservadoras” não aceitaram as transformações produzidas pelo chavismo, mas que o comandante “conseguiu se consolidar”. Sobre a situação econômica da Venezuela, alguma informação? Algum dado crítico para dar uma equilibrada e permitir aos alunos que formem uma opinião? Nada.

Curioso é o tratamento dado às ditaduras da América Latina. Para os casos da Argentina, Uruguai e Chile, um capítulo (merecido) mostrando os horrores do autoritarismo e seus heróis: extratos de As veias abertas

da América Latina, de Eduardo Galeano; as mães da

Praça de Maio, na Argentina; o músico Víctor Jara, executado pelo regime de Pinochet. Tudo perfeito.

Quando, porém, se trata de Cuba, a conversa é inteiramente diferente. A única ditadura que aparece é a

(2)

de Fulgêncio Batista. Em vez de filmes como Antes do

anoitecer, sobre a repressão ao escritor homossexual

Reynaldo Arenas, nossos estudantes são orientados a assistir a Diários de Motocicleta, Che e Personal Che.

As restrições do castrismo à “liberdade de pensamento” surgem como “contradições” da revolução. Alguma palavra sobre os balseiros cubanos? Alguma fotografia, sugestão de filme ou link cultural? Alguma coisa sobre o paredón cubano? Alguma coisa sobre Yoane Sánchez ou as Damas de Branco? Zero. Nossos estudantes não terão essas informações para produzir seu próprio juízo. É precisamente isso que se chama ideologização.

A doutrinação torna-se ainda mais aguda quando passamos para os manuais de sociologia. Em plena era das sociedades de rede, da revolução maker, da explosão dos coworkings e da economia colaborativa, nossos jovens aprendem uma rudimentar visão binária de mundo, feita de capitalistas malvados versus heróis da “resistência”. Em vez de encarar o século XXI e suas incríveis perspectivas, são conduzidos de volta à Manchester do século XIX.

Superar esse problema não é uma tarefa trivial. Há um “mercado” de produtores de livros didáticos bem estabelecido no país, agindo sob a inércia de nossas editoras e a passividade de pais, professores e autoridades de educação. Sob o argumento malandro de que “tudo é ideologia”, essas pessoas prejudicam o desenvolvimento do espírito crítico de nossos alunos. E com isso fazem muito mal à educação brasileira.

Artigo escrito pelo filósofo Fernando L. Schüler. Revista

Época. Edição de 07 de março de 2016. Número 925

1.

Considerado na sua totalidade, qual é o tema central

do texto?

a

A visão binária de ver o mundo é positiva no

processo educacional

b

A doutrinação é um procedimento relevante ao processo educacional.

c

A abordagem temática da disciplina História precisa

ser revista.

d

A abordagem temática da disciplina Sociologia

precisa ser revista.

e

A suposta ideologização que impregna os livros didáticos utilizados nas escolas do sistema educacional brasileiro.

2.

Qual é o foco narrativo do texto?

a

primeira pessoa do plural

b

primeira pessoa do singular

c

terceira pessoa do singular

d

terceira pessoa do plural

e

segunda pessoa do singular

3.

O texto em evidência, predominantemente, é:

a

narrativo

b

descritivo

c

dissertativo

d

nostálgico

e

jornalístico

4.

Marque a opção CORRETA, de acordo com o texto:

a

A doutrinação, dominante nos livros didáticos

utilizados nas escolas do Brasil, se contrapõe à visão binária do mundo.

b

As abordagens dos livros de História são imparciais.

c

As abordagens dos livros de Sociologia são

imparciais.

d

A ideologização é fenômeno ausente nos livros de

História.

e

O viés ideológico inexiste nas abordagens dos livros

didáticos brasileiros.

5.

Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o

texto:

a

O artifício de usar a doutrinação ideológica nos livros

didáticos de História e de Sociologia é premeditado e corretamente empregado para propiciar a polarização das forças políticas no Brasil.

b

A pesquisa desenvolvida pelo narrador não dirimiu,

plenamente, sua dúvida inicial.

c

A visão plural é uma das marcas que caracteriza os livros de História e Sociologia.

d

A doutrinação ideológica está presente na maioria

dos livros didáticos adotados pelas escolas do sistema educacional brasileiro.

e

O autor é um doutrinário ideológico das teses

defendidas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

6.

Marque a opção CORRETA, de acordo com o texto:

a

Apenas alguns dos livros pesquisados pelo narrador

apresentaram as distorções por ele destacadas.

b

O narrador aprova o método utilizado pelos livros

didáticos pesquisados.

c

A adoção dos livros explicitados no texto elevou o

padrão qualitativo do aprendizado dos estudantes.

d

Há sectarismo e predileções políticas nos textos dos

livros, que induzem a um aprendizado deturpado dos estudantes.

e

As teses do narrador se coadunam com o pensamento dos autores dos livros destacados.

7.

Releia o trecho e, em seguida, responda ao que se

pede: “Imaginei o presidente deitado em uma rede, enquanto o país aprovava a Lei de Responsabilidade Fiscal (2000), o fator previdenciário (1999) ou o Bolsa Escola (2001).” Que tipo de figura de linguagem é possível identificar nesse trecho?

a

ironia

b

paráfrase

c

metáfora

d

metonímia

(3)

8.

Os pares “doutrinação ideológica / visão binária” e

“globalização neoliberal / resistência”, do ponto de vista semântico, apresentam:

a

homografia

b

homofonia

c

paronímia

d

sinonímia

e

antonímia

9.

Releia a passagem e responda: “Com o governo

Lula, tudo muda, ainda que com alguns senões.” Aponte um sinônimo (uma palavra ou expressão) para a palavra destacada:

a

erros crassos

b

leves equívocos

c

danos irreversíveis

d

erros incontornáveis

e

acertos

A passagem adiante servirá de base para as próximas questões 10 e 11:

“Curioso é o tratamento dado às ditaduras da América Latina. Para os casos da Argentina, Uruguai e Chile, um capítulo (merecido) mostrando os

horrores do autoritarismo e seus heróis: extratos

de As veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano; as mães da Praça de Maio, na Argentina; o músico Víctor Jara, executado pelo regime de Pinochet. Tudo perfeito.”

10.

A palavra destacada entre parênteses, “merecido”,

indica o seguinte:

a

o narrador está ironizando, ao registrar o

qualificativo

b

o narrador discorda frontalmente do conteúdo

c

o narrador concorda com o teor do capítulo

d

o adjetivo faz parte do capítulo

e

o adjetivo nada significa, propriamente

11.

A segunda palavra sublinhada, horrores, apresenta,

de acordo com as normas vigentes no sistema ortográfico da língua portuguesa:

a

ditongo

b

dígrafo

c

hiato

d

tritongo

e

quatro sílabas

12.

Releia a passagem e responda: “Quando, porém, se trata de Cuba, a conversa é inteiramente diferente.” A conjunção sublinhada estabelece uma relação de:

a

negação

b

finalidade

c

consequência

d

concessão

e

adversidade

13.

O título do texto é “É ético fazer a cabeça de

nossos alunos?” Encontre, dentre os vocábulos abaixo, um sinônimo para a expressão sublinhada:

a

sondar

b

perquirir

c

manipular

d

censurar

e

dominar

A passagem a seguir servirá de base para as

questões 14 e 15.

“E que, de quebra, o MST pressionava pela reforma

agrária, “sem sucesso”.”

14.

De acordo com as normas vigentes no sistema

ortográfico da língua portuguesa, as palavras sublinhadas “quebra” e “sucesso”, respectivamente, apresentam:

a

encontro consonantal e dígrafo

b

hiato e dígrafo

c

dígrafo e encontro consonantal

d

encontro consonantal e hiato

e

dígrafo e hiato

15.

De acordo com as regras de acentuação gráfica, a

palavra sublinhada agrária é:

a

polissílaba

b

paroxítona terminada em ditongo crescente

c

oxítona terminada em A

d

oxítona terminada em IA

e

metafórica

ESPECÍFICA

16.

Os testes de Cozen e Mill são utilizados para identificar:

a

Tendinite do supraespinhoso.

b

Epicondilite lateral.

c

Instabilidade ligamentar do tornozelo.

d

Síndrome do túnel do carpo.

e

Epicondilite medial.

17.

Sobre o Acidente Vascular Encefálico, assinale a alternativa INCORRETA:

a

É considerada uma emergência médica.

b

É mais comum ocorrer em homens e em pessoas

negras.

c

A maior prevalência é do tipo isquêmico.

d

Hipertensão, diabetes e doenças cardíacas não são

consideradas fatores de risco.

e

Pode ser definido como um déficit neurológico focal

(4)

18.

Assinale a alternativa CORRETA no que se refere às

peculiaridades do sistema respiratório da criança e do recém-nascido.

a

A caixa torácica da criança e do recém-nascido é

menos complacente que a caixa torácica do adulto.

b

O diâmetro anteroposterior também é menor.

c

As costelas são menos cartilaginosas e mais

verticalizadas.

d

A musculatura intercostal é mais desenvolvida.

e

O diafragma é mais achatado em lactentes e seu

ângulo de inserção na caixa torácica é mais horizontal.

19.

O sistema respiratório é responsável pelos mecanismos de troca gasosa entre os pulmões e o ar atmosférico com o objetivo de assegurar a concentração adequada de oxigênio no sangue. Além disso, também participa da regulação da temperatura corporal e da manutenção do PH sanguíneo. Sendo assim, analise as assertivas a seguir acerca das características inerentes ao aparelho respiratório e assinale a alternativa CORRETA:

a

A ventilação colateral é a propriedade de

distensibilidade pulmonar e da parede torácica. É expressa pela variação de pressão necessária para permitir o acesso de determinado volume gasoso nos pulmões.

b

A resistência ao fluxo aéreo é definida como a

capacidade de distensão e retorno à posição inicial dos tecidos.

c

A constante de tempo do sistema respiratório

equivale ao tempo necessário para que ocorra um equilíbrio de pressões na via aérea e nos pulmões e ocorram as trocas gasosas.

d

A ventilação colateral representa a oposição do fluxo

de ar pelas forças de fricção.

e

A complacência pulmonar é estabelecida pela

ventilação de estruturas alveolares por meio de passagens ou canais que desviam o ar da via aérea normal.

20.

A marcha humana pode ser compreendida como um

padrão cíclico de movimentos corporais que se repete indefinidamente em cada passo. Com relação à biomecânica da marcha normal, assinale a alternativa CORRETA:

a

A cadência é o número de passos dados em uma

determinada unidade de tempo, comumente expresso como passos por minuto.

b

O ciclo da marcha é o número de passos dados em

uma determinada unidade de tempo, comumente expresso como passos por minuto.

c

A fase de oscilação ou balanço pode ser subdividida

em balanço inicial, balanço médio e balanço final, representando de 20 a 30% do ciclo da marcha.

d

A passada é o espaço compreendido entre o contato

inicial de um pé e o contato inicial do pé contralateral no solo.

e

O passo é o espaço compreendido entre o contato

inicial de um pé no solo até um novo contato inicial do mesmo pé.

21.

De acordo com a classificação funcional das articulações, assinale a alternativa INCORRETA:

a

A articulação do tipo Gínglimo ou em Dobradiça permite movimento em apenas um plano.

b

A articulação do tipo Trocoide ou em Pivô realiza

movimentos em torno de dois eixos.

c

A articulação do tipo Condilar permite todos os

movimentos articulares com exceção da rotação axial.

d

A articulação carpometacárpica do polegar é um

exemplo de articulação do tipo Selar.

e

A articulação glenoumeral é considerada triaxial,

pois permite movimentos em torno de três eixos.

22.

Paciente, RCS, professor universitário, sexo

masculino, 36 anos, chega ao serviço de fisioterapia com dor e edema no ombro direito que se faz presente mesmo em repouso. Relata ter histórico de manutenção prolongada da posição de hiperabdução do membro superior direito devido a sua atividade laboral. O teste de Yergason demonstrou ser negativo e ao exame clínico não foi verificado deformidades em outras articulações. Desta forma, analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta para um provável diagnóstico.

a

Bursite Subacromial.

b

Tendinite bicipital.

c

Tenossinovite de De Quervain.

d

Osteoartrose Primária.

e

Bursite trocantérica.

23.

O mecanismo de transferência de energia no

tratamento da crioterapia por meio da aplicação de bolsas de gelo ocorre por:

a

Convecção.

b

Radiação.

c

Conversão.

d

Condução.

e

Vibração.

24.

A Escala Modificada de Ashworth é considerada

atualmente como a ferramenta mais amplamente utilizada na prática clínica para avaliar a hipertonia espástica. Sobre este importante instrumento de avaliação assinale a alternativa CORRETA:

a

Esta escala é composta por 5 itens que variam de 0

a 4.

b

O item 0 refere que a parte afetada mostra-se rígida

à extensão ou flexão.

c

Esta escala é composta por 6 itens que variam de 0

a 4.

d

O item 1 aponta para um considerável aumento do

tônus muscular.

(5)

25.

A Ventilação Não Invasiva (VNI) apresenta diversos

benefícios junto ao paciente como a redução do trabalho respiratório, a melhora na troca gasosa, a redução do tempo de ventilação mecânica invasiva e do tempo de permanência na UTI. Algumas condições instáveis, entretanto, associadas às comorbidades e à falência ventilatória inicial do paciente podem contraindicar ou comprometer o sucesso da sua assistência. Neste sentido assinale a alternativa que NÃO apresenta contraindicação para instituição da ventilação não invasiva:

a

Hipersecreção em vias aéreas.

b

Agudização da DPOC.

c

Intolerância do paciente à interface.

d

Instabilidade hemodinâmica.

e

Parada cardíaca ou respiratória

26.

Sobre o Ultrassom Terapêutico assinale a alternativa

INCORRETA:

a

As ondas ultrassônicas podem ser aplicadas por dois

métodos conhecidos como contínuo e pulsado.

b

No modo pulsado não ocorre interrupção da

propagação de energia.

c

É contraindicada a aplicação desta modalidade sobre

implantes metálicos.

d

A velocidade de propagação das ondas pode oscilar

de acordo com as peculiaridades de cada tecido.

e

Distensões, contraturas, processos inflamatórios e reparo de lesões são indicações para o uso do ultrassom terapêutico.

27.

A Eletroterapia fundamenta-se na aplicação de

energia eletromagnética ao organismo com o objetivo de produzir sobre ele reações biológicas, fisiológicas e terapêuticas. No que tange aos conceitos elementares para a aplicação da eletroterapia na prática clínica, assinale a alternativa INCORRETA.

a

Descidas e subidas bruscas de intensidade provocam

estimulação nervosa, podendo acarretar em choque e, assim, desencadear uma sensação dolorosa.

b

Se a amplitude nas correntes bifásicas não for simétrica, ocorrerá um fluxo desigual de corrente e os efeitos químicos se tornarão mais evidentes na fase em que a amplitude for maior.

c

Estímulos com intensidade constante podem provocar acomodação na percepção sensorial.

d

É possível diminuir a resistência da pele por meio da

tricotomia, aquecimento e abrasão.

e

Correntes de maior voltagem aumentam a

resistência da pele.

28.

A goniometria é um importante instrumento de

avaliação na prática clínica fisioterapêutica, que nos permite registrar resultados, fazer comparações e avaliar o grau de eficácia do tratamento proposto. Acerca do tema, assinale a alternativa INCORRETA:

a

O movimento de extensão do ombro representa o

retorno da flexão, ocorre no plano frontal e apresenta uma amplitude articular em torno de 45°.

b

A amplitude articular da flexão do ombro acontece

na articulação glenoumeral, podendo ser observados movimentos nas articulações esternoclavicular, acromioclavicular e escápulotorácica.

c

Evitar a flexão do tronco, bem como a abdução da

articulação do ombro e a adução da escápula são precauções importantes a serem consideradas na avaliação da extensão do ombro.

d

Na posição anatômica, a rotação medial do ombro ocorre no plano transverso, porém, para a avaliação goniométrica, o ombro é abduzido e o cotovelo fletido anteriormente podendo ser observado, portanto, neste movimento teste, o plano sagital.

e

A abdução da articulação glenoumeral é

acompanhada por elevação clavicular, seguida por rotação lateral do úmero e apresenta uma amplitude articular normal em torno de 180°.

29.

A respeito da hidroterapia e dos efeitos da imersão

assinale a alternativa CORRETA:

a

Desvio de sangue para órgãos vitais, vasodilatação

periférica e taquicardia são alterações percebidas em relação ao sistema cardiovascular.

b

As modificações na função respiratória podem ser ocasionadas pela ação da pressão hidrostática originando uma diminuição de volume central e uma descompressão da caixa torácica e abdome.

c

O volume de reserva expiratório fica aumentado

com a imersão até a região cervical.

d

No sistema renal, a imersão causa uma diminuição

no débito urinário.

e

É possível obter analgesia, relaxamento, e redução

do impacto sobre as articulações apenas com a imersão em água aquecida.

30.

Os aparelhos auxiliares para marcha têm como

objetivo melhorar a função da deambulação e permitir que o indivíduo se locomova com menos dificuldade. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:

a

As muletas axilares devem ter seu apoio feito no oco

axilar devido ao risco de lesão do plexo braquial.

b

As muletas devem ser sempre utilizadas aos pares, contudo, são menos estáveis que as bengalas.

c

A bengala auxilia na aceleração e desaceleração das

fases da marcha e pode sustentar até 50% do peso corporal.

d

O uso da bengala permite um aumento da base de

sustentação e será maior se ela for utilizada no lado contralateral ao membro lesionado.

e

Os andadores são dispositivos que dão maior

equilíbrio e estabilidade devendo ter uma altura que vá da cicatriz umbilical ao solo.

(6)

31.

Sobre o sistema nervoso central, assinale a

alternativa CORRETA:

a

O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo,

medula espinhal, nervos e gânglios.

b

O diencéfalo, o telencéfalo e o mesencéfalo constituem o tronco encefálico.

c

A medula espinhal inicia-se ao nível do forame

magno e seu limite caudal situa-se ao nível de T12.

d

O sistema nervoso central encontra-se envolvido por

membranas denominadas meninges, sendo classificadas como dura-máter, aracnoide e pia-máter.

e

A dura-máter é a meninge mais interna e se adere

intimamente à superfície do encéfalo e da medula.

32.

Todos os músculos abaixo atuam no movimento da

flexão do joelho, EXCETO:

a

Gastrocnêmio.

b

Semitendíneo.

c

Sóleo.

d

Poplíteo.

e

Bíceps femoral.

33.

Sobre o Infarto Agudo do Miocárdio e a intervenção

fisioterapêutica baseada no Programa de Reabilitação Cardíaca, assinale a alternativa INCORRETA:

a

A sintomatologia e o quadro clínico são

caracterizados por dor precordial que pode ser irradiada para o membro superior esquerdo, de alta intensidade com duração superior a 20 minutos e que não melhora ao repouso.

b

A dor pode ainda ser irradiada para o membro

superior direito, região dorsal, ombros, epigástrio e mandíbula.

c

Em enfermos no período de pós-operatório, em

pacientes idosos ou diabéticos o infarto pode ocorrer sem a presença de dor, porém com dispneia, taquicardia, náuseas e confusão mental.

d

Na fase I – Hospitalar o tratamento fisioterapêutico

se baseia em procedimentos leves, como exercícios metabólicos de extremidades, para melhorar a circulação e exercícios respiratórios para eliminar obstruções respiratórias.

e

A fase II – Ambulatorial tem como objetivo principal

exercitar pacientes sob supervisão indireta, por meio de exercícios aeróbicos e de resistência muscular de alta intensidade.

34.

As fraturas do colo do fêmur em pacientes com mais de 65 anos ocorrem, em boa parte das vezes, por traumas de baixa intensidade, em geral, por queda da própria altura. Acerca do tema e da atuação fisioterapêutica nesta área, assinale a alternativa INCORRETA:

a

O início da reabilitação só poderá ocorrer depois de um período de 72 horas do ato cirúrgico, onde se iniciam exercícios isométricos.

b

A utilização da neuroestimulação elétrica

transcutânea pode reduzir a dor e auxiliar na melhora da funcionalidade.

c

Exercícios com descarga de peso dentro dos limites

fisiológicos são indicados, pois melhoram o equilíbrio dinâmico e o desempenho funcional.

d

Aumentar a força muscular, melhorar a segurança e

eficiência da deambulação e fornecer maior independência ao idoso são objetivos da fisioterapia no decorrer da reabilitação.

e

O desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória é também um importante fator a ser considerado, pois pode resultar em um aumento da capacidade de deambulação.

35.

Acerca dos principais reflexos e reações presentes

no recém-nascido e na criança, assinale alternativa CORRETA:

a

O Reflexo Tônico Labiríntico é melhor detectado em

casos não patológicos e permanece até em torno do 4º mês.

b

O Reflexo de Extensão Cruzada é realizado em

supino e permanece até em torno do 2º mês.

c

O Reflexo de Moro, também chamado de Braços em

Cruz, é realizado provocando um susto no bebê, sendo forte até o 3º mês e permanecendo até o 12º mês.

d

O Reflexo de Preensão Palmar ocorre quando a

criança é estimulada na palma das mãos e provoca uma preensão do objeto. Pode ser observado até o final do 3º trimestre.

e

O Reflexo de Preensão Plantar ocorre quando se

estimula a base dos artelhos e estes de flexionam. Está presente desde o nascimento até o 3º mês.

36.

A fisioterapia em ginecologia e obstetrícia atua de

forma a proporcionar benefícios à mãe e ao bebê, reduzir complicações e diminuir o tempo de permanência hospitalar. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:

a

O fisioterapeuta está capacitado a promover

assistência à mulher desde o começo da gravidez ao fim do puerpério, auxiliando-a a ajustar-se às mudanças físicas e minimizando os estresses inerentes a este processo.

b

Desenvolvimento de má postura, traumas no

assoalho pélvico e mecânica corporal incorreta são exemplos de problemas potenciais que uma gestante pode vir a apresentar.

c

A dor lombar sacroilíaca possui grande incidência em gestantes, e ocorre principalmente em virtude do aumento da rigidez ligamentar associada a alterações posturais.

d

A gestante, na maioria das vezes, atinge uma capacidade máxima de exercício em um nível de trabalho inferior ao de uma mulher não gestante.

e

Para a prescrição de exercícios, o fisioterapeuta

deve estar atento a fatores que predisponham risco à saúde da gestante e do bebê, como por exemplo: doença cardíaca materna, dilatação precoce do

(7)

cérvix e sangramentos vaginais de qualquer intensidade.

37.

De acordo com os efeitos dos exercícios na

restauração da função muscular assinale alternativa INCORRETA:

a

As mudanças histoquímicas e metabólicas com o

treinamento podem alterar as características funcionais do músculo.

b

A reabilitação do músculo atrófico é a mesma do

treinamento dos músculos sadios.

c

A eletroestimulação e o biofeedback facilitam o aprendizado motor.

d

As características funcionais da musculatura

obedecem à especificidade do treinamento.

e

O restabelecimento da força é acompanhada pela

ativação neuromuscular.

38.

As provas de função muscular estão inseridas na

avaliação fisioterapêutica para nos fornecer dados importantes a respeito do diagnóstico, prognóstico e tratamento de disfunções musculoesqueléticas. Sobre a avaliação da força muscular baseada na escala de Kendall, assinale a alternativa INCORRETA:

a

No grau 1 não é possível observar qualquer sinal de contração muscular.

b

No grau 2 é possível verificar movimento articular

normal quando a força da gravidade encontra-se neutralizada.

c

No grau 3 é possível verificar movimento articular

normal contra a ação da gravidade, mas sem a aplicação de resistência.

d

No grau 4 é possível verificar movimento articular

normal contra a ação da gravidade e com a aplicação de uma resistência moderada.

e

No grau 5 é possível verificar movimento articular

normal contra a ação da gravidade e com a aplicação de uma resistência máxima.

39.

Sobre o aparelho de Ondas Curtas, assinale a

alternativa INCORRETA:

a

É bastante utilizado atualmente, pois possui ação

analgésica, anti-inflamatória, antiespasmódica e hiperemiante.

b

A radiação emitida pelo Ondas Curtas é do tipo não ionizante.

c

É um recurso terapêutico que fornece radiação

eletromagnética de alta frequência, que pode ser utilizada de forma contínua ou pulsada.

d

O Ondas Curtas transmite calor aos tecidos por

conversão.

e

O tratamento por Ondas Curtas não possui

contraindicação.

40.

Quais são os testes a serem realizados na avaliação

clínica quando existe há suspeita de displasia do desenvolvimento do quadril?

a

Neer e Jobe.

b

Hawkins e Kennedy.

c

Phalen e Finkelstein.

d

Ortolani e Barlow.

e

Thompson e Kleiger.

Referências

Documentos relacionados

Pacientes que desenvolvem insuficiência respiratória aguda (IRpA) têm sido tradicio- nalmente tratados com intubação traqueal e ventilação mecânica para correção da

a) Nas abordagens mais comuns, boa parte das avaliações, dá-se por meio de questões que pretendem responder se o aluno sabe, ou não sabe. b) Boa parte das avaliações

Assim, este estudo utilizando uma amostra no período de 1999 até 2005 com um total de 1.414 observações, sendo 897 firmas auditadas pelas Big Four e 517 pelas demais firmas de

Aos 20 dias de idade, nos segmentos inicial e mé- dio do epidídimo do cobaio, já se observa uma rela- tiva diferenciação das células do epitélio de revesti- mento,

A proposta está em discutir a movimentação do mercado de trabalho formal rural, no período de janeiro a junho de 2009 (observando também o ocorrido nos anos de 2007 e 2008), e

Embora a natureza transversal do estudo não permita estabelecer relações de causa-efeito, o presente manuscrito parece contrariar uma realidade muito frequente em estudos que

a Dona Teresa recebera a solidariedade de sua amiga, companheira de trabalho na prefeitura, para sanar o problema do enterro de seu cão.. e Dona Teresa se expôs,

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS EFETIVOS DA.. PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI