• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO CONTROLE INTERNO E MELHORIA DOS MARCOS REGULATÓRIOS E PRÁTICAS PARA O SETOR DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO CONTROLE INTERNO E MELHORIA DOS MARCOS REGULATÓRIOS E PRÁTICAS PARA O SETOR DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROPOSTAS PARA O FORTALECIMENTO DO CONTROLE INTERNO E MELHORIA DOS MARCOS REGULATÓRIOS E PRÁTICAS

PARA O SETOR DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

O Brasil vive momento determinante do seu futuro, em que a sociedade exige novos para-digmas nas relações comerciais entre o poder público e setores privados. Esse cenário exige um posicionamento firme da construção civil e do mercado imobiliário, na direção do forta-lecimento dos paradigmas que tradicionalmente pautam sua atuação e no reforço de meca-nismos que modernizem o ferramental de controle interno de entidades e empresas do setor. O cuidado e o respeito à ética nos negócios não são uma novidade na construção civil e no mercado imobiliário brasileiro, posicionamento reafirmado em todas as oportunidades e, es-pecialmente, agora.

Mais que reafirmar nosso compromisso com a ética, apresentando sugestões e propostas, a construção civil deve contribuir para a melhoria dos marcos regulatórios e práticas que hoje regulam o relacionamento entre os setores público e privado.

No intuito de prover ferramental para modernizar a gestão de entidades e empresas, o SINDUSCON-RO e SINDUSCON-PVH apresentam um conjunto de propostas para aperfeiçoar os marcos regulatórios em vigor, para prevenir o risco da prática de desvios, com o objetivo comum de fomentar a transparência e os mais elevados padrões da livre e ampla concorrência empresarial. Além de participar da reflexão sobre como tornar mais efetivas a fiscalização e punição de desvios, a construção civil quer colaborar no esforço para impedir que eles aconteçam.

1. OBRAS CIVIS

1.1 Ausência de Tabela de Preços de serviços do Município de Porto Velho: A falta da

Tabela de Preços da Construção Civil, a não inclusão nas referidas tabelas dos custos referentes às exigências das Convenções Coletivas de Trabalho do setor, das Normas Regulamentadoras do MTE e do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, faz com que as planilhas orçamentárias não refletem os custos reais dos serviços a serem executados.

Proposta: Reestruturação do Setor de Orçamentos e Custos do Departamento de

(2)

2. LICITAÇÕES

2.1 Projetos: A ausência de projetos executivos nas licitações públicas, orçamentos

imprecisos e consequentes aditivos ou revisões de projetos, aprovados com subjetividade, tem causado transtornos às empresas contratadas quanto ao andamento das obras.

Proposta:

a) Evitar licitações de obras sem projetos completos de Engenharia, com planilhas

bem quantificadas, com preços exequíveis, com as respectivas Anotações e Registros de Responsabilidades Técnicas – ART/CREA-RO e RRT/CAU-RO.

b) Assegurar que as contratações de serviços de arquitetura e urbanismo e

engenharias sigam às devidas especificações técnicas dos serviços a serem contratados pelos órgãos públicos.

c) Devem considerar a confecção de editais consistentes como base essencial para

a realização de licitações de obras públicas a serem implementadas obrigatoriamente apenas após a elaboração prévia de projetos completos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.

d) Adotar o critério da melhor técnica no julgamento de licitações para projetos de

Arquitetura e Urbanismo e Engenharias para obras públicas, considerando-se que são serviços de natureza predominantemente intelectual.

e) Disponibilizar informações com total transparência e utilizar intensamente boas

práticas de comunicação social, para sua melhor compreensão e possibilidade de reflexão autônoma da comunidade.

2.2 . Subdivisão de Grandes Obras: A definição de objeto a ser licitado deve levar em conta

a possibilidade de sua subdivisão no maior número possível de lotes, técnica e economicamente viáveis, sob pena de concentrar o mercado em poucas empresas.

Proposta: A administração pública deve divulgar as justificativas técnicas e

econômicas que fundamentem a subdivisão - ou não - do objeto licitado.

2.3. Licenças Ambientais: A disciplina vigente sobre licitações não condiciona o

(3)

ambientais atinentes. Sem essa definição, tais licenciamentos são deixados para momento subsequente, durante a execução do contrato, gerando-se o risco de comprometimento da própria exequibilidade do empreendimento de acordo com os critérios inicialmente previstos.

Proposta: A Prefeitura se responsabilizará:

a) Pelo fornecimento da Licença Ambiental Prévia, requisito para publicar o Edital do certame;

b) Pelo fornecimento da Licença Ambiental da Instalação, requisito para a emissão da Ordem de Serviço.

c) Possibilidade de um Termo de Cooperação com o Governo do Estado para o fornecimento de Licenças Ambientais de Obras contratadas pelo Estado, de forma simplificada.

2.4. Orçamento Responsável: Não são poucos os casos em que o orçamento de referência

da administração contratante tem como base projeto incompleto ou então é feito de forma a ajustar-se à verba disponível para o empreendimento, mesmo que sabidamente insuficiente. O resultado desses procedimentos são os "ajustes" posteriores à licitação, via de regra prejudicam o bom andamento da obra.

Proposta: A Prefeitura deve responsabilizar-se técnica e administrativamente pela

elaboração dos orçamentos de referência nas licitações.

3. CONTRATOS

3.1. Alvará para Construção de Obras Públicas: A documentação referente à

propriedade/posse do terreno, exigida pelo Município para a emissão do Alvará, cria dificuldades às empresas na obtenção do referido Alvará, prejudicando o início da obra.

Proposta: Os documentos exigidos para emissão do Alvará, tais como,

escritura/documento de posse da área, projetos previamente aprovados pelo setor competente da Prefeitura, certidões negativas e de cartório, ART/CREA e RRT/CAU-RO de elaboração dos projetos de arquitetura, deverão ser de responsabilidade da Contratante.

(4)

Após análise da documentação exigida e aprovação dos projetos pelo setor competente, a Prefeitura fornecerá um Documento de Aprovação Prévia, que deverá ser entregue ao órgão contratante.

A contratante só poderá emitir a Ordem para inicio dos serviços, após o recebimento do referido Documento, os quais deverão ser entregues à contratada. A contratada ficará responsável pelo Alvará de Construção, apresentando o Documento de Aprovação Prévia e o pagamento das taxas.

3.2. Equilíbrio na gestão contratual: O desequilíbrio existente entre o contratante e o

contratado, no que diz respeito a direitos e responsabilidades nos contratos, gera um excessivo empoderamento do administrador público, cabendo a ele decidir sobre questões que deveriam estar previamente definidas nos processos licitatórios. Cumprir prazos é obrigação de contratante e de contratado. Aquele em relação à fiscalização, liberação das medições e de seus respectivos pagamentos. Ao contratado, executar os serviços na qualidade exigida e nos prazos acordados.

3.2.1. Cumprimento dos Contratos: Contratos são atos jurídicos perfeitos e como tal devem

definir com total clareza o conjunto de obrigações, direitos e responsabilidades das partes. Disponibilidade de recursos suficientes para execução do objeto contratado, prazos para pagamentos, especificações técnicas e de materiais, caracterização com-pleta do empreendimento (projeto) - são requisitos legais pra validade do contrato. O não cumprimento de tais requisitos enseja a prática da má gestão ou, via de regra, a busca de soluções não lícitas para a superação dos problemas decorrentes.

Proposta: Fazer cumprir os direitos e deveres, tanto do Contratante como da

Contratada, descritos no Contrato.

3.3. Disponibilidade de recursos: A boa execução da obra pressupõe o respeito ao

cronograma físico-financeiro aprovado no contrato, ou a necessidade de sua adequação. A prática, entretanto, tem mostrado que a disponibilidade efetiva de recursos para pagamento de serviços executados está condicionada à situação de gestão das finanças públicas. Deixar de pagar, atrasar pagamentos ou pagar parcialmente - são recursos utilizados pela administração pública sem qualquer ônus, como formas de equilibrar seu caixa. Essa prática induz à busca de soluções individuais

(5)

Proposta: Havendo comprovada necessidade de revisão da previsão inicial, a administração pública deverá emitir prévio aviso, negociando entre as partes novo cronograma que leve em conta os custos decorrentes.

3.4. Transparência: Cronologia dos Pagamentos: Os pagamentos por serviços executados

devem seguir rigorosamente a cronologia de seu registro formal. A empresa que execu-tou seu serviço primeiro tem direito a receber antes daquela que execuexecu-tou posteriormen-te. Não respeitar essa ordem tem ensejado práticas ilícitas, com vantagens para uns e prejuízos para os demais.

Proposta: A Prefeitura deve tornar pública, semanalmente, a relação de

pagamento das contratadas, em ordem cronológica dos pagamentos, por órgão contratante.

4. LICENCIAMENTO INTEGRADO

4.1. Morosidade na obtenção de Licenças e Alvarás.

Proposta:

a) Criação de um setor único de Licenciamento, integrando todos os departamentos

licenciadores, com modernização da base cadastral, do sistema de

georreferenciamento e tributação que possibilite a abertura e acompanhamento de processos de forma digital obtendo agilidade e criação de meios para atenuar a burocracia e os custos;

b) Formação de um corpo técnico qualificado e permanente, possibilitando a existência de um planejamento de longo prazo e uma fiscalização suficiente a acompanhar o desenvolvimento do município.

5. TRANSPARÊNCIA

Proposta: Formação de uma rede de instituições públicas e privadas que possam

estabelecer um canal de relacionamento sobre o desenvolvimento urbano do Município.

(6)

5.1 OUVIDORIA

Proposta: Criação de canal direto de comunicação entre as entidades da

construção, órgãos de controle e Ministério Público.

6. PLANEJAMENTO URBANO

Propostas:

a) Criação do Instituto de Planejamento Urbano;

b) Utilização de indicadores sociais como parâmetros de auxílio ao planejamento; c) Repensar a representatividade do Conselho da Cidade e demais Conselhos;

d) Cumprimento obrigatório da revisão do Plano Diretor e toda legislação urbanística, implementação do Plano de Mobilidade e Plano de Habitação e formação do Plano de Saneamento, com o uso de uma metodologia transparente com efetiva participação técnica e social;

e) Estabelecer o ordenamento territorial dos distritos do município;

f) Priorização do pedestre, criando condições para que as pessoas utilizem as ruas e se sintam seguras. Deve-se somar esforços para criar espaços públicos mais qualificados e atrativos, com diferentes tipologias e usos e com fachadas ativas que atraiam mais pessoas;

g) Associar mobilidade e território, incentivando o adensamento populacional nas áreas já consolidadas, gerando uma rede de transporte público articulada, de forma a gerar mais densidade, mas com qualidade e diversidade de usos.

As políticas de mobilidade devem priorizar o transporte público de alta capacidade articulados a outros modais, como devido incentivo aos ciclistas e pedestres;

h) Priorizar empreendimentos habitacionais para população de baixa renda agregados a um projeto de cidade, aproveitando a infraestrutura existente nas áreas urbanas já consolidadas, não periféricas. As periferias devem ser consolidadas e integradas à cidade, recebendo infraestruturas e equipamentos públicos de alta qualidade. Para tal, devem ser efetivados programas de assistência técnica para construção e reforma de moradias de população de baixa renda, incluindo a (re) qualificação do lugar com equipamentos públicos;

(7)

i) Promover a preservação da memória paisagística, urbanística e arquitetônica da cidade, ação fundamental para reforçar a identidade e o senso de pertencimento dos cidadãos. Os planos de conservação dos centros das cidades devem recoloca-los na dinâmica da cidade, mas preservando suas características morfológicas e tipológicas. Novos edifícios e equipamentos devem ser inseridos de forma cuidadosa na malha urbana e os espaços públicos devem ser tratados com qualidade;

j) Adotar o modelo de cidade ambiental e socialmente sustentável, incentivando a arborização urbana, estimulando a eficiência energética, o baixo consumo de carbono, a crescente substituição por fontes de energia renováveis e a reutilização dos resíduos. A cidade precisa ser mais resiliente a catástrofes. Áreas sujeitas a inundações, desmoronamentos e outras fragilidades urbanas e ambientais devem receber planos contingenciais que contenham ações imediatas para evitar riscos;

k) Valorização das frentes de água, integrada aos corredores verdes reestabelecendo conexões com rios, riachos, lagoas e áreas úmidas, aproveitando seu potencial paisagístico e tratando seus problemas de saneamento. Sistemas de parques, essenciais para o desenvolvimento da fauna e biodiversidade, devem ser propostos com o objetivo de integrar estes espaços e devolvê-los aos cidadãos.

Porto Velho (RO), 11 de Outubro de 2016.

Emerson Fidel Campos Araújo SINDUSCON-RO

Presidente

Francisco Maurílio de Holanda Vasconcelos SINDUSCON-PVH

Presidente

Raísa Tavares Thomaz CAU-RO

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de direitos humanos. a) Direitos humanos é uma forma sintética de se referir a direitos fundamentais da pessoa

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis