• Nenhum resultado encontrado

TEOLOGIA NECESSÁRIA (A VERDADE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEOLOGIA NECESSÁRIA (A VERDADE)"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

TEOLOGIA NECESSÁRIA (A VERDADE)

(2)
(3)

Pr. João Delfino de Almeida Vieira

TEOLOGIA NECESSÁRIA (A VERDADE)

(4)
(5)

Dedicatória

Dedico este livro as igrejas que me receberam e deram oportunidade de convívio e trabalho no seu meio; ao apoio dos dirigentes que me deram oportunidade e incentivaram, e as pessoas que não se apartaram da minha companhia, sempre amigos e sem interesse pessoal me incentivando e dando atenção para a minha dedicação aos trabalhos de estudo e pesquisas que desenvolvi nestes últimos anos.

(6)
(7)

Sumário Apresentação...9 Introdução...11 Prefácio...13 Capítulo...I...Bíblia...15 Capítulo...II...Deus...23 Capítulo...III...Jesus Cristo...33 Capítulo...IV...Espírito Santo...39 Capítulo...V...Igreja...45 Capítulo...VI...Ceia...53 Capítulo...VII...Batismo...61 Capítulo...VIII...Fé e Salvação...67 Capítulo...IX...Culto...70 Capítulo...X...Dízimos e ofertas...77 Capítulo...XI...Perdão...79 Capítulo...XII...Cristianismo...81 Capítulo...XIII...Juízo...85 Capítulo...XIV...A Família...89 Capítulo...XV...Oração...93 Capítulo...XVI...Filosofia Cristã...99 Capítulo...XVII...Assuntos complementares...101 Agradecimento...125 Bibliografia...126

(8)
(9)

Apresentação

A teologia mais moderna que temos é do século passado em seu primeiro semestre, e é direcionada a historicidade apenas e não uma revelação do entendimento puro que está nas Escrituras, por isto as igrejas estão tão ultrapassadas e desviadas da verdade Bíblica. Como Deus tem permitido estudar e pesquisar dentro da disciplina bibliologia, levo a vocês, um renovo, um esclarecimento, para que não caiam na falta por ignorância, ou sejam levados por costumes e tradições, a erros e pecados que muitas vezes acontecem por as pessoas não estarem encontrando o caminho mais fácil, e aplainado para se desviarem dos erros. Meu propósito não é apontar as falhas apenas, mas direcionar as igrejas e ministérios ao acerto mais correto, e ao livramento da contaminação que teve início logo após a morte de Cristo, e por séculos e séculos esteve debaixo do poder público, e fora da vontade de Deus. Cada vez mais e mais contaminada a igreja chegou ao século XV e XVI com problemas tão graves que teve que ser reformada, ou perderia o sentido de ser. Mas a reforma foi forçada, os reformadores eram perseguidos e não tiveram tempo de livrar-se da contaminação eminente, muitos foram mortos, sacrificados pela completa corrupção que se encontravam as igrejas da época. Vou dar o meu parecer teológico, e cada um, e cada igreja que faça do seu jeito, não estou forçando ninguém a nada, apenas mostrando as bençãos que estão a nosso alcance, se mantermos um padrão de vida e crença que venha a condizer com o conhecimento que nos foi deixado na Bíblia Sagrada.

Membro da sociedade internacional de mestres e doutores, SIMDET C1.016. Pós-graduação mestrado em teologia, com ênfase em bibliologia, STI, nº 35020. Pós-graduação mestrado em teologia, faculdade de educação teológica de São Paulo- FATE-SP. Bacharel em teologia eclesiástica,STI, ênfase em missiologia, nº 32340. Ordenação pastoral, FATE-SP. Ordenação pastoral, seminário

(10)
(11)

Introdução

Tendo em vista a grande importância do entender e o obedecer o conhecimento científico e Bíblico, coloquei um pouco dos conhecimentos básicos de um, como de outro, para o bem estar do indivíduo; para que viva em paz. A raiva é a espécie de emoção que mais mal faz ao coração, cai a eficiência no bombeamento do sangue. A raiva retrai as veias do coração, isto geralmente acontece por a pessoa estar descontente, fora do que deveria estar, com a consciência pesada. As emoções negativas, como raiva e rancor causam estresse, micro lesões nos vasos, formam placas, leva à arteriosclerose. O antidoto para a hostilidade, é desenvolver um espírito mas confiante em Deus, e em sua justiça fiel. As pessoas tensas e ansiosas, sofrem de náuseas e problemas de estomago, tem que se cuidar com as cafeinas e temperos fortes, o estomago esta fragilizado, e arde com determinados alimentos, precisam de paz interior, tranquilidade, consciência limpa; se não for assim pode ocorrer: perturbação, enfraquecimento do sistema imunológico, e início de uma doença. Devemos nos lembrar de coisas boas, este é um dos tratamentos Bíblicos, diz o apóstolo Paulo que devemos pensar nas coisas de cima, do alto, virtudes, tudo o que eleva a pessoa em espírito e em verdade. As pessoas que não obedecem a orientação bíblica, são oprimidas, falta-lhes algo, o desvio é comportamental, emocional e íntimo. O isolamento é pior, no sentido matemático leva a mortalidade. O apoio emocional, tem poder curativo, é bom, relação entre pessoas e trocas de ideias e experiências ajudam, levam a cabo o mal, isto é uma comunhão; as Sagradas Escrituras nos aconselham a orar uns pelos outros, sinal de comunhão verdadeira.

A desobediência dos seres humanos as leis da natureza, e das leis e regras espirituais que Deus nos deu em Suas Escrituras degradam as pessoas, e as levam a morte; mas o conhecimento afasta da

(12)

estudando o resumo, tenha uma ideia da vida dos homens, que participaram da teologia cristã.

A paz do Senhor, seja convosco.

(13)

Prefácio

Antes de entrarmos neste assunto, (teologia), especificamente, temos de nos colocar com atenção no que estamos falando, e que tipo de conhecimento vamos tratar, precisamos saber onde estamos, quem somos, e que linguagem estamos usando para se ter um certo entendimento que nos leve a compreensão dos fatos aqui citados. A linguagem vernácula: modo de expressão escrita ou verbal de um autor, de uma escola, de uma época; estilo; linguagem.

Linguagem: própria de uma pessoa ou grupo, sistema de símbolos, que permite a comunicação entre os indivíduos de uma comunidade, e a interpretação desta comunidade, segundo a figura, e o sentido costumeiro do grupo.

Linguagem: o uso da palavra articulada ou escrita como meio de expressão, e de comunicação entre pessoas, língua a qual uma tradição é feita. Para uma maior abrangência, citamos vários tipos de linguagens, para que o leitor entenda, que para a compreensão das Escrituras, há a necessidade de ter conhecimento de como ela quer nos revelar as suas histórias, e seus mistérios, escritos por Deus.

Exemplos:

Linguagem denotativa, - referencial. Linguagem falada, - expressão oral.

Linguagem figurada, - maneira de falar, ou escrever. Linguagem lúdica, - fins recreativos.

Linguagem natural, - qualquer língua de uso geral.

Mais umas palavras que precisamos conhecer:

Antígrafo,- cópia manuscrita; transcrição.

Antífona, - curto versículo citado, ou cantado pelo celebrante, antes, ou depois de um salmo.

(14)

Antropossociologia, - parte da antropologia que estuda o homem no seu meio social.

Antropoteísmo, - representação da divindade sob forma e atributos humanos.

Antropomorfismo, - tendência para atribuir, ou a forma de pensamento que atribui formas, ou características humanas a Deus.

Quem somos ?

Uma pessoa, que é constituída de corpo, alma e espírito. Isto é aceito por quase todos os estudiosos do planeta. O corpo feito de matéria-prima tirada do meio ambiente que vivemos, digo o planeta terra. A alma é uma forma de vida, (estrutura), espiritual, que se liga ao corpo, e é sustentada pelo espírito. Basicamente podemos dizer que é isto, mais o caráter, moral, personalidade, dignidade, honra, e inteligências. Nosso cérebro, tem várias camadas, que chamamos de inteligências, ou cérebros.

Muitos cientistas dividem em três, ou quatro inteligências, dando como início uma base ligada ao corpo, logo acima uma outra camada que chamam de inteligência emocional, e logo após a inteligência consciente, intelecto, faculdades.

Nosso ambiente é um planeta, que está em um sistema solar, o qual faz parte de uma galáxia, que tem bilhões de astros; e a terra, com seu sistema solar faz uma volta na galáxia, a cada ano, girando, em torno do sol, e girando uma rotação diária.

Estamos fazendo parte de uma galáxia entre bilhões de galáxias que se sabe existir. Viajamos (nosso planeta) a uma velocidade de 106.000 Km por hora, através do universo, andamos para o etéreo. Flutuamos no vácuo, por um caminho, que só Deus sabe onde vai dar. Estes dados são, uma pequena parte do conhecimento que precisamos para começar a ler sobre teologia Bíblica.

(15)

CAPÍTULO 1. Bíblia, A palavra de Deus (Bíblia Sagrada).

A Palavra de Deus começou a ser escrita na consciência dos homens, ainda na época da nova idade da pedra, a mais ou menos, 8 ou 9 mil anos atrás. Ao passar do tempo ela foi até o coração, e veio a ser jogada pela tradição familiar aos seus descendentes. A mais ou menos 3500 anos atrás, ela passou a ser escrita por um homem escolhido e preparado por Deus, para fazer uma obra inspirada, e pela Sua direção, chamado Moisés. Certamente com base em escritos anteriores, e em uma cultura tradicional, o Espirito de Deus começou a agir na construção de um Livro o qual iria passo à passo, com a participação humana, de vários autores, revelar a sabedoria de que existe um Deus único e eterno, o qual criou e ama à Sua criação. A primeira parte deste Livro, é constituída de 39 livros inspirados, e protegidos por Deus; foi concluída mais ou menos, 400 anos antes de Cristo, e é chamada de Antigo Testamento (AT); por estar em suas páginas as antigas alianças de Deus com o seu povo escolhido, o qual foi o responsável por participar desta parte da revelação, com fidelidade e grande adoração a seu Criador. A segunda parte do Livro Sagrado, é o Novo Testamento (NT), contém 27 livros que foram escritos no primeiro século, da nova contagem, depois de Cristo (d.c.), tendo o início nas gerações que levam ao nascimento de Cristo. Esta parte, cita, a vida e obra do Messias, anunciado no Antigo Testamento (AT), e os primeiros passos da igreja (Reino de Deus), que passou a ser instalado e dirigido pela presença e poder do Espirito Santo, ao ungir o Jesus Cristo homem, capacitando-o a exercer o seu ministério. Foram usados mais ou menos, 40 autores para concluir esta obra inspirada, e levou em torno de 1600 anos para ser escrito. Todos os que conhecem as Escrituras sabem da sua ação em seu interior, ela dá paz, sabedoria, tranquilidade, e leva a pessoa ver e entender coisas que antes de conhecer (a palavra), não viam, pois o que acontece é uma obra do Espirito de Deus, que ensina, dá dons e manifesta realizações que só um poder muito acima do conhecimento das ciências pode fazer. Não se tem ideia de quando

Referências

Documentos relacionados

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A partir das análises realizadas no que tange às articulações entre processo formativo que enfatizou a ressignificação e aplicação, inferimos que a aplicação da SEA replanejada no