• Nenhum resultado encontrado

Motores Automação Energia Tintas. Motores de Indução Trifásicos Baixa e Alta Tensão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Motores Automação Energia Tintas. Motores de Indução Trifásicos Baixa e Alta Tensão"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Motores de Indução Trifásicos

(2)

Motores de Indução Trifásicos

Baixa e Alta Tensão

A WEG desenvolveu em conjunto com consultoria internacional especializada os motores de indução trifásicos, que

proporcionam fácil intercambiabilidade e alto padrão de desempenho. Divididos em duas distintas linhas, Linha M e Linha H, os motores de indução trifásicos WEG representam a melhor solução em aplicações que exigem motores de baixa e alta tensão. Devido a flexibilidade do seu projeto mecânico os motores da Linha M (Master) podem se adequar de forma mais conveniente aos requisitos operacionais da aplicação. Oferece ainda maiores facilidades para que modificações sejam implementadas para tornar o motor intercambiável em relação a outros já existentes. Por sua vez, os motores da Linha H (High Performance) foram projetados de maneira a atender as exigências das mais severas aplicações, representando uma solução segura e de fácil manutenção nestas condições.

Com a utilização de modernos softwares desenvolvidos em parceria com Universidades da Europa, dos Estados Unidos e Brasil, que garantem a precisão no projeto, a WEG pode obter o máximo em desempenho destes equipamentos.

O projeto otimizado, a qualidade de materiais empregados e o processo de fabricação controlado em todas as suas fases, habilitam os motores WEG para a utilização nos mais diversos segmentos tais como: mineração, saneamento, refrigeração, cimento, petroquímico, siderúrgico, celulose e papel, entre outros. As opções, linha H e M possibilitam ao cliente, a escolha do motor mais adequado a sua aplicação ou condições de instalação.

Para atender os mais exigentes mercados mundiais, a WEG tem seu Sistema de Qualidade certificado pelo Bureau Veritas Quality Institute de acordo com os requisitos da norma ISO 9001. Os motores de baixa e alta tensão WEG são ainda certificados por reconhecidas entidades certificadoras, entre elas o CSA do Canadá e o PTB da Alemanha.

(3)

Baixa e Alta Tensão 

Potências até 50.000 kW Tensões de 220 a 13.800 V Rotação de 3.600 a 300 rpm

Linha M - Master

Os motores da Linha M são fabricados em diferentes configurações em relação ao método de resfriamento e grau de proteção. Desta forma, a configuração do motor pode ser definida de forma a melhor se adequar às condições de operação e do ambiente.

Os motores com tamanhos de carcaça IEC 80 a 450 são fabricados com carcaça de ferro fundido ou em chapas de aço soldadas. Nos tamanhos IEC 500 e acima, as carcaças são fabricadas em chapas de aços soldadas.

As principais características que resultam em vantagens na utilização dos motores WEG da Linha M são:

g Rendimento elevado

g Grau de proteção IP, IP4(W), IP55(W), IP56(W), IP65(W) g Baixo nível de ruído

g Manutenção simples e reduzida g Rotor

Gaiola

Anéis (bobinado) g Mancais

Deslizamento lubrificado a óleo

Rolamento lubrificado a graxa (com labirinto taconite), a óleo ou sistema “oil mist”

g Flexibilidade para atendimento de intercambiabilidade com motores existentes. LINHA DO MOTOR

M

G

F

560

A

M – Linha Master TIPO DO ROTOR G – Gaiola A – Anel (Bobinado) SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

A - Aberto auto-ventilado - IPW P - Aberto auto-ventilado - IP4W

D - Auto-ventilado, entrada e saída de ar por dutos T - Ventilação forçada, entrada e saída de ar por dutos

V - Ventilação forçada, ventilação em cima do motor e saída por dutos F - Auto-ventilado com trocador de calor ar-ar em cima do motor R - Auto-ventilado com trocador de calor ar-ar em volta do motor

I - Ventilação forçada no circuito interno e externo de ar, trocador de calor ar-ar W - Trocador de calor ar-água

L - Trocador de calor ar-água, ventilação forçada no circuito interno de ar

CARCAÇA

ABNT / IEC (80 a 1800)

Nomenclatura

FURAÇÃO DOS PÉS

(4)

Potências de 100 a 3.150 kW Tensões de 220 a 11.000 V Rotação de 3.600 rpm a 600 rpm

Nomenclatura

LINHA DO MOTOR

H

G

F

450

A

H – Linha High Performance

TIPO DO ROTOR

G – Gaiola

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

F - Fechado aletado, ventilação interna/externa

CARCAÇA

ABNT/IEC 15 a 60

FURAÇÃO DOS PÉS

ABNT/IEC (L, A, B, C, D, E)

Linha H - High Performance

Devido a sua simplicidade e robustez, os motores da Linha H são muito utilizados devido a sua alta confiabilidade, sendo adequados para quase todos os tipos de máquinas acionadas encontradas na prática.

A carcaça destes motores é formada por um bloco estrutural de alta resistência fabricada em ferro fundido e dotada de aletas internas e externas. O sistema de refrigeração, com um circuito interno e outro externo de ventilação,

proporciona uma distribuição de temperatura homogênea no seu interior, permitindo obter o máximo desempenho destes motores.

Alguma das características importantes e que resultam em grandes vantagens na utilização dos motores WEG da Linha H são:

g Rendimento elevado

g Grau de proteção IP55(W), IP56(W) / IP65(W) / IP66W g Baixo nível de ruído

g Manutenção simples e reduzida g Mancais

Deslizamento lubrificado a óleo

Rolamento lubrificado a graxa (com labirinto taconite), a óleo ou sistema “oil mist”

g Ventilação Auto ventilado

Ventilação forçada, usualmente necessária quando acionado por inversor de freqüência

g Flexibilidade para atendimento de intercambiabilidade com motores existentes

g Circulação interna e externa de ar g Ausência de trocador de calor.

(5)

Baixa e Alta Tensão 5

Motores de Gaiola

Devido a versatilidade de projeto e excelentes condições de operação os motores da Linha H e M são utilizados nos mais diversos segmentos da indústria. São utilizados no acionamento de máquinas ou equipamentos que requeiram torque variável ou constante tais como ventiladores, bombas, trituradores, correias transportadoras, compressores, laminadores, misturadores e outros.

Motores de Anéis

Os motores de anéis são normalmente aplicados em cargas que possuem elevada inércia ou alto

conjugado resistente na partida. Também são utilizados quando há limitações de corrente de partida no sistema de alimentação.

Estes motores são utilizados para acionamento de cargas como: moinhos de bolas, moinhos de cimento, ventiladores, exaustores, laminadores e picadores, aplicados na indústria de cimento, mineração, siderurgia, entre outras.

Os motores de anéis da Linha M podem ser fornecidos com porta-escovas levantáveis (motorizado) ou porta-escovas fixos, conforme a exigência da carga ou de operação.

Os motores de anéis com porta-escovas levantáveis (motorizado) apresentam vantagens importantes em termos de manutenção, pois permitem que as escovas permaneçam em contato com os anéis somente durante a partida do motor, praticamente eliminando o problema de desgaste das escovas e anéis coletores, reduzindo assim o intervalo de manutenção

Aplicações

Fornecimento: MAF400, 331kW, 6600V, 6 pólos

Aplicação: Correia Transportadora

Fornecimento: MGF630, 1070kW, 13,200V, 8 pólos

Aplicação: Bombas

Fornecimento: HGF355, 290kW, 3300V, 4 pólos

Aplicação: Bomba Centrífuga Fornecimento: HGF450, 1170kW,

480V, 6 pólos

Aplicação: Acionamento de moenda

Fornecimento: MAF450, 920kW, 4160V, 4 pólos

Aplicação: Moinho de bolas Fornecimento: HGF450, 630kW, 6600V, 2 pólos

Aplicação: Ventilador

Motores Verticais

A WEG oferece também motores verticais de baixa e alta tensão. Podem ser fornecidos com mancais de rolamentos de esferas, rolos ou de contato angular, lubrificados à graxa.

Dependendo da aplicação, notadamente quando sujeitos a altas cargas de empuxo axial, podem ser fabricados com mancais de rolamentos lubrificados a óleo ou mancais de deslizamento.

Os motores da Linha H e M com construção vertical são projetados e fabricados para atender as solicitações dos clientes para aplicações em bombas, britadores, misturadores e outros.

Motores para Atmosferas Explosivas

Para as aplicações em atmosferas explosivas a WEG fabrica motores com características de segurança específicas, aptos a operar em locais onde produtos inflamáveis são continuamente manuseados, processados ou armazenados, preservando a vida humana e garantindo a manutenção do patrimônio.

Os motores com tipo de proteção Ex-e (segurança aumentada) e Ex-n (não-acendível), são fornecidos nas Linhas H e M, enquanto que a Linha M também permite a utilização do tipo de proteção Ex-p (pressurizado). Os motores para atmosferas explosivas atendem as exigências das normas nacionais e internacionais, sendo testados e aprovados por órgãos

(6)

Características Construtivas

Carcaça

Fabricada em chapas de aço soldado ou em ferro fundido, é o componente estrutural do motor, alojando, suportando e protegendo a parte magnética ativa do motor. De construção robusta proporciona excelente rigidez ao motor e baixos níveis de vibração.

Carcaça

Estator

É a parte ativa magnética estática do motor. É constituído por um núcleo prensado de lâminas de chapas de aço e onde, em suas ranhuras, as bobinas que formam o enrolamento do estator, são alojadas. O núcleo do estator é montado

diretamente na carcaça.

Usinagem

Bobinagem

O processo de bobinagem adotado pela WEG é especialmente projetado e especificado para a tensão e a aplicação a que o motor se destina. As bobinas dos motores de baixa e alta tensão são confeccionadas com fio de cobre retangular, pré-formadas e completamente isoladas com fita porosa de mica. Também são utilizadas no processo de bobinagem, fitas condutoras e semi-condutoras, que envolvem as bobinas, garantindo a sua resistividade.

Bobinagem

Rotor

É o componente rotativo do motor elétrico. Basicamente composto pelo eixo e por um núcleo prensado de chapas de aço. Nas ranhuras do núcleo é montada a gaiola ou são alojadas as bobinas do rotor, no caso dos motores de anéis. A gaiola pode ser de alumínio injetado ou fabricada em cobre ou latão.

O dimensionamento do rotor é feito considerando-se o conjugado exigido na partida e as condições de operação do motor.

Na fabricação do eixo são utilizados os materiais ABNT 1045, 154 ou 4140 tratados termicamente.

Rotor

Sistema de Isolamento

O sistema de isolamento WEG MICATHERM é baseado no processo “Vacuum Pressure Impregnation” (VPI), desenvolvido em conjunto com os mais renomados fornecedores de materiais isolantes em todo o mundo.

Utilizando resinas epóxi especiais , este sistema garante a perfeita isolação da bobinagem dos motores em um processo com completa isenção de emissão de gases nocivos à atmosfera.

O Processo VPI por muitos anos tem mostrado sua eficiência e confiabilidade em máquinas elétricas girantes nas mais variadas aplicações. O sistema de isolamento é aplicado em máquinas de baixa e alta tensão que utilizam bobinas pré-formadas com tensão de 80 a 15.000 V.

Impregnação a vácuo (VPI)

Balanceamento

A WEG possui equipamentos que permitem realizar o balanceamento em até .600 rpm. Computadorizados, permitem o balanceamento acurado dos rotores. Como conseqüência, os motores WEG apresentam níveis de vibração muito reduzidos. O balanceamento padrão é feito em dois planos, porém a WEG pode efetuar balanceamento em três planos, quando necessário ou quando

especificado pelo cliente.

Balanceamento

REPLACE ME BY A PICTURE!

(7)

Baixa e Alta Tensão 

Refrigeração

Os motores de baixa e alta tensão WEG oferecem sistemas usuais de refrigeração, que podem variar de acordo com o tipo de máquina a ser acionada, pela aplicação e pelo ambiente onde será instalado.

LINHA H

g Totalmente fechado g Auto-ventilado g IC 0411

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W)

g Totalmente fechado g Ventilação forçada g IC 0416

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W)

LINHA M

g Totalmente fechado g Trocador de calor ar-ar g IC 0611

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) g MGF, MAF

g Totalmente fechado g Trocador de calor ar-água g IC A81(W)

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) g MGW, MAW

(8)

g Totalmente fechado g Ventilação independente g Trocador de calor ar-água g IC A86(W)

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) g MGL, MAL

g Totalmente fechado g Ventilação independente g Trocador de calor ar-ar g IC 0666

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) g MGI, MAI

g Totalmente fechado g Auto-ventilado por dutos g IC 1

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) g MGD, MAD

Recinto contaminado

Recinto não contaminado

Recinto contaminado

Recinto não contaminado

Recinto não contaminado Recinto não contaminado

Recinto contaminado

Recinto não contaminado

Recinto contaminado

Recinto não contaminado

Recinto

não

contaminado

Recinto não contaminado

g Totalmente fechado g Ventilação independente por dutos

g IC 

g IP55(W) / IP56(W) / IP65(W) g MGT, MAT

g Aberto (Auto-ventilado) g IC 01

g IP - IP4(W)

g MGA, MAA, MGP, MAP

Ar quente Ar quente

Ar frio Ar frio Ar frio Ar frio g Aberto

g Ventilação independente g IC 06

g IP sem dutos g IC 06

g IP4(W) com dutos g MGV, MAV

(9)

Baixa e Alta Tensão 9

Acessórios disponíveis

g Sensores de temperatura tipo Pt-100 nos enrolamentos do estator

g Sensores de temperatura tipo Pt-100 nos mancais g Sensores de temperatura tipo termopares e termistores g Resistência de aquecimento (para desumidificação) g Escovas para aterramento do eixo em todos os motores acionados por inversor de freqüência,

ou quando solicitado pelo cliente.

g Sistema motorizado de levantamento de escovas g Sensores de vibração

g Acessórios para mancais Termômetro

Termômetro para óleo Fluxostato para óleo

Unidade hidráulica para lubrificação e refrigeração do óleo Sistema para injeção de óleo sob pressão para partida e parada do motor (Hydrostatic Jacking)

g Capacitores para correção do fator de potência ou proteção contra surtos de tensão

g Pára-raios para proteção contra surtos de tensão

g Transformadores de corrente (TC) para proteção diferencial g Ventilação independente (forçada)

g Sensores de temperatura para entrada e saída de ar (ventilação)

g Termômetro para ar (ventilação)

g Indicadores de posição ou velocidade (encoder ou tacogerador)

g Acessórios para trocador de calor ar-água Fluxostato para água

Visor de fluxo de água Termômetro para água Sensor de vazamento de água g Placa para ancoragem e chumbadores g Atenuador de ruído

g Carenagem para proteção das aletas (linha H)

g Catraca de não reversão de rotação (motores verticais ou horizontais)

g Sobre-base

g Outros acessórios sob consulta

Acessórios e Especialidades

Os motores de baixa e alta tensão WEG podem ser fornecidos com os acessórios e especialidades listados a seguir, conforme solicitação do cliente, entre outros. Na especificação do motor é importante informar à WEG os acessórios e especialidades que o usuário deseja incluir no motor.

Pt-100 no mancal Termômetro Mancal de deslizamento Sistema de pressurização para área classificada Carenagem Linha H Eixo cônico Labirinto taconite Especialidades disponíveis g Forma construtiva g Pintura especial g Isolamento classe H g Nível de vibração reduzido g Nível de ruído reduzido

g Grau de proteção IP56 / IP65 e IP66W (IP66W somente para a linha H)

g Mancais de deslizamento

g Mancais de rolamento lubrificado a óleo

g Previsão de lubrificação de mancais por névoa de óleo (Oil-Mist)

g Eixo especial: Ponta de eixo cônica Dupla ponta de eixo Eixo oco

Material diferente do padrão g Material da gaiola do rotor Cobre

Latão

g Caixa de ligação principal modificada g Caixa de ligação principal adicional

g Caixa de ligação adicional para neutro ou acessórios g Motores para área de riscos

Ex-n (Não-acendível) Ex-e (Segurança aumentada) Ex-p (Pressurizado)

(10)

Ensaios de Rotina

g Medição da resistência a frio g Ensaio a vazio

g Ensaio de rotor bloqueado g Tensão aplicada

g Medição da resistência de isolamento

Laboratório de Ensaios

Os motores WEG são ensaiados de acordo com as normas NBR 58 e IEC 6004 em moderno laboratório. Capacitado para testar motores de baixa e alta tensão com potência de até 0.000 kVA e tensões até 15.000 V, o laboratório de ensaios WEG possui controles de alta precisão e sistemas de monitoramento dos ensaios totalmente informatizados.

Os ensaios são divididos em três categorias: ensaios de rotina, tipo e especial. Os ensaios de rotina são realizados em todos os motores. Além dos ensaios de rotina, os ensaios de tipo e especiais são normalmente realizados em uma de uma série de máquinas iguais ou por solicitação do cliente.

Ensaios de Tipo

g Todos os ensaios de rotina g Medição da vibração a frio g Conjugado máximo g Elevação de temperatura g Ensaio em carga com tensão constante Ensaios Especiais g Nível de ruído g Tensão do eixo g Sobre-velocidade g Análise de vibração g Levantamento de curvas g Espectro de ruído

Laboratório de Testes Sala de Controle

(11)

Baixa e Alta Tensão 11

Assistência Técnica e Serviços

Assistência Técnica

A WEG disponibiliza para seus clientes serviços de assistência técnica, responsável por todo o suporte pós-venda. Fazem parte destes serviços o atendimento de consultas em geral e atendimento em campo, incluindo diagnóstico e comissionamento de máquinas. Disponibiliza ainda sua rede de Assistência Técnica Autorizada, presente em todo o Brasil e no exterior.

Os manuais fornecidos junto com os equipamentos proporcionam uma grande quantidade de informações rápidas e precisas relativas a instruções de segurança, instalação e manutenção.

A Assistência Técnica dispõe de uma equipe treinada e experiente, apta as mais diversas situações de campo e suporte remoto, utilizando equipamentos de última geração, trazendo confiabilidade dos resultados.

Serviços

A WEG, líder no mercado de motores e geradores, oferece também serviços de revisão, recuperação e repotenciação em máquinas elétricas de médio e grande porte executado na fábrica ou no campo, inclusive de outras marcas, conforme segue:

g Motores e geradores de corrente contínua até 10.000 kW; g Motores de indução trifásicos (gaiola ou anéis)

até 50.000 kW (baixa, média e alta tensão); g Motores síncronos (com ou sem escovas) até 50.000 kW (baixa, média e alta tensão); g Turbogeradores até 60.000 kVA;

g Hidrogeradores até 00.000 kVA.

Quando executa serviços de reparos, a WEG predispõe da mesma tecnologia e processos utilizados na fabricação de máquinas novas.

(12)

WEG Equipamentos Elétricos S.A. Jaraguá do Sul - SC

Fone (4) 6-4000 - Fax (4) 6-400 São Bernardo do Campo - SP

Fone (11) 191-6800 - Fax (11) 191-6849 energia@weg.net www.weg.net 68. 1 /0 4 0 08 - S uj ei to a a lte ra çõ es s em a A s i nf or m aç õe s c on tid as s ão v al or es d e r

Referências

Documentos relacionados

A partir daí nasce o projeto Alicerces da Matemática com a proposta de contemplar os conteúdos básicos da Matemática, por acharmos esse domínio fundamental para

TABELA 1 - Resultado da inoculação com o isolado do Tomato mosaic virus (ToMV), proveniente de Guaratinguetá (ToMV-SP) em plantas hospedeiras diferenciais utilizadas na

Esta seção fornece informações sobre como trabalhar com relatórios, estatísticas e seleções de eventos e dispositivos no Kaspersky Security Center e como

A taxa de infusão no modo Dosagem no Período de Tempo não pode ser alterada.. Este parâmetro é um resultado da dose total e da configuração de tempo de

Mediante estudos, é possível identificar mutações naturais no fator de iniciação da tradução eucarióticos eIF4E e eIF(iso)4E, que levam à resistência recessiva ao vírus,

De um modo geral, pode-se concluir que quando as condições meteorológicas são adequadas ao desenvolvimento do algodoeiro, o Sistema de Plantio Direto pode desfavorecer

As plantas de alface das variedades 169501(11-02) e 169501C (11- 03) inoculadas com o isolado de LMV-SK, não apresentaram sintomas de infecção viral em nenhuma das quatro

Um anti-soro produzido a partir da proteína capsidial recombinante do PepYMV expressa in vitro pode ser uma alternativa mais rápida e eficiente para produção de