• Nenhum resultado encontrado

as proteções do motor e do alternador, sincronização divisão de carga proteções de corrente regulação AVR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "as proteções do motor e do alternador, sincronização divisão de carga proteções de corrente regulação AVR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Este tipo de painel de controle elétrico é estudado pelo controle e gerenciamento de uma instalação de energia compreendida de 2, 3 ou 4 grupos geradores que trabalham em sinronização e paralelo.

Em caso de instalação eléctrica de emergência, é possível incluir no mesmo gabinete, o circuito de potencia para a transferência entre a rede e os grupos geradores.

O painél de controle de sincronização/paralelo inclui as proteções do motor e do alternador, bem como todas as funções para a sincronização e a divisão de carga para operações de paralelo entre vários grupos geradores. Além disso, incluindo as proteções de corrente e regulação AVR, este tipo de painél de controle pode ser usado mesmo para a aplicação de sincronização/paralelo à Rede elétrica.

(2)

O painel de controle de sincronização/paralelo inclui as proteções do motor e do alternador, bem como todas as funções para a sincronização e a gestão de carga para operações de paralelo entre vários grupos geradores.

Além disso, incluindo as proteções de corrente e regulação AVR, este tipo de painel de controle pode ser usado mesmo para a aplicação de sincronização/paralelo à Rede elétrica.

O painel de controle padrão inclui (para cada grupo gerador).  Um controlador microprocessado DST4602 &

DST4602Evolution ou GC500, que inclui um sincronizador, o controle de cargas, a divisão de cargas, as regulações da potência e as funções de regulação da energia reativa.

 Um circuito de potência (opcional) colocado numa área separada dos circuitos periféricos, incluindo um disjuntor automático, fixo e motorizado 4 poles para a proteção do alternador, de valor adequado, em função da potência do grupo gerador. Para potências pequenas (de até 170 kVA), é presente um disjuntor de manual e automático associado a um contator para conectar o grupo gerador nos barramentos de paralelo. Como alternativa, é possível ter o painel de controle de sincronização/paralelo sem o circuito de potência, caso este último seja colocado num painel elétrico externo e separado. Além disso, pode ter, como opção, um disjuntor geral de saída com 4 poles de dimensões adequadas, em função da corrente dos barramentos.

 Série de fusíveis, relês e placas terminais

 Revestimento de chapa com tinta epóxi de alta resistência, cor RAL7035. Grau de proteção externa IP42; grau de proteção interna IP20.

 Símbolos de perigo em conformidade com as regras e as normas.

 O sistema de controle de velocidade e de paralelo, refere-se a motores dotados de um regulador de velocidade eletrónica ou a motores dotados de uma interface CANBUS J1939.

CENTRAL DE EMERGÊNCIA COM PARALELO AUTOMÁTICO

A central é ativada através do seletor na modalidade AUTOMATICO.

Em caso de detecção de falha dos canos principais ou de sinal externo, os grupos geradores arrancam (pode ser ajustado o valor de amplitude e histerese do relé de tensão).

Quando o primeiro grupo gerador alcança as condições nominais, o disjuntor correspondente fecha-se e as operações de sincronização são ativadas para o segundo e para os outros grupos geradores.

Uma vez alcançadas as condições de sincronização, os grupos geradores são exercidos em paralelo, e a carga é alimentada para os grupos . Os controladores efetuam a divisão da carga e gestão do sistema.

Selecionando a função de gestão inteligente da carga, após um retardo ajustável, a lógica de controle verifica a potência elétrica efetiva necessária para a carga. De análise dos dados, o

controlador escolha os grupos geradores suficientes para alimentar as cargas e gesta a parada dos grupos que não são necessários. Se a carga vai aumentar, o sistema ativa novamente o grupo gerador em reserva e comanda o paralelo dele com os outros.

Quando a Rede vai ser restabelecida, após um retardo ajustável a fim de verificar as condições da Rede, o comutador do grupo gerador / Rede volta às condições normais. Os grupos geradores são desconectados das cargas e são desligados, após um intervalo de retardo que permite o esfriamento dos motores. Todas as operações de comutação e paralelo podem ser realizadas de forma manual, com os comandos adequados. ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA COM PARALELO AUTOMÁTICO

Se necessário, o painel de controle pode ser usado para utilizar apenas a lógica de central de produção.

Nesse caso, a ativação da central de produção será realizada por um comutador seletor adequado com a possibilidade de ativação local ou remota.

Existem diferentes tipos de sistemas de gestão que definem condições e prioridades para o arranque e a parada dos grupos geradores, em relação as cargas alimentadas.

1) Gestão manual

2) Esquema de rotação com base em tempo fixo

3) Esquema de rotação com base em intervalos de tempo

Disponível com DST4602 & DST4602Evolution:

4) Seleção automática do grupo gerador principal com base na potência nominal de grupos geradores disponíveis (NEWS)

5) Seleção automática do grupo gerador, a fim de ter o número mínimo de grupos geradores de funcionamento (NEWS)

Estas prioridades podem até ser excluído pelo operador manter todos os conjuntos Gen ON independentemente da carga. 1) Gestão manual

Neste modo, o operador pode definir o grupo gerador piloto (sempre ativo).

Os outros grupos geradores podem arrancar e parar em relação a variação da carga e as prioridades predefinidas pelo operador. 2) Esquema de rotação com base em tempo fixo

Neste modo a atribuição do grupo gerador piloto é automaticamente efetuada a intervalos programados (por exemplo, de 6 em 6 horas) e no modo sequencial.

Estas modalidades de funcionamento podem ser excluídas manualmente por um operador que quere manter todos os grupos geradores ativos, independentemente da carga.

(3)

3) Esquema de rotação com base em intervalos de tempo

O grupo gerador Mestre é alterada após o tempo definido anteriormente decorrido.

de 400 kW de geradores de trabalho é um pouco mais do que o pedido de potência da carga.

4) Seleção automática do grupo gerador principal com base na potência nominal de grupos geradores disponíveis (NEWS)

Com base no pedido de carga, a lógica automática que define geradores têm de ser ligado, a análise da potência nominal com a carga requerida.

Exemplo: há usina composta por quatro grupos geradores Synchro / paralelas dos seguintes poderes: 100, 700, 300 e 500 kW.

A carga é de 300 kW. Com a função "com base em energia disponível", a lógica automática mantém no trabalho dos grupos geradores de 100kW e 300kW somente devido à potência total de 400 kW de geradores de trabalho é um pouco mais do que o pedido de potência da carga.

5) Seleção automática do grupo gerador, a fim de ter o número mínimo de grupos geradores de funcionamento (NEWS)

Com base no pedido de carga, a lógica automática seleciona grupos geradores que manter no trabalho, avaliar o seu poder, com o objetivo de ter o menor número de grupos geradores em.

Considerando-se o exemplo anterior, com a "função de base numero", apenas o grupo gerador 500kW é mantida ON porque capaz de fornecer a carga.

O comando de ativação, efetuado pelo operador ou por controle remoto, produz as seguintes ações:

1) Ativação do grupo gerador

2) Controlo da sincronização entre o grupo gerador e a Rede 3) Encerramento do disjuntor do grupo gerador (GCB) após a

verificação das condições de sincronização 4) Aumento da potência até um valor ajustável

5) Caso ocorra um problema na linha elétrica, o painel de controle comanda a abertura do disjuntor da Rede (MCB) 6) Quando os valores da Rede voltam para os limites nominais,

o painel de controle inicia novamente a operação de sincronização entre o grupo gerador e a Rede, encerrando o MCB.

O comando de desativação produz as seguintes ações:

1) Redução gradual da alimentação das cargas até chegar a zero

2) Abertura de disjuntor do grupo gerador GCB 3) 3Esfriamento e paragem do motor

Se for selecionado o modo de Emergência, o grupo gerador fica esperando em reserva, pronto para arrancar automaticamente em caso de falha dos canos principais.

Quando as condições nominais da Rede voltam, o painel de controle comanda uma nova sincronização para evitar uma segunda queda da tensão.

São disponíveis soluções especiais e personalizadas, inclusive para centrais elétricas de cogeração.

Evolution

Sequência automática inovadora implementada nas funções do controlador DST4602 & DST4602Evolution, graças à qual é possível realizar a sincronização rápida e o paralelismo de muitos grupos geradores de uma Central de Emergência, num tempo que varia entre 9 e 15 segundos no máximo (dependendo das características dos grupos geradores).

Este sistema chamado "Paralelo Rápido" é uma solução eficaz de controle para os contextos sensíveis em que a falta de energia, mesmo que apenas por alguns segundos, poderia causar problemas significativos para a segurança ou para algumas aplicações especiais (bancos, hospitais, sistemas informáticos centralizados etc…).

Com este sistema, os geradores são iniciados, sincronizados e estão disponíveis para alimentar as cargas privilegiadas em poucos segundos, após a falta de energia.

1 Controlador microprocessado, modelo DST4602 & DST4602Evolution ou GC500Plus, incluindo um sincronizador e um sistema de divisão de carga (mais informações nas correspondentes fichas técnicas)  1 Comutador seletor para alimentação do circuito de

carga: OFF – ON

 1 Botão de emergência

 1 Carregador de bateria automático

 1 Circuito para alimentação do circuito de pré-aquecimento da água do motor

 Circuito de potência (opcional) equipado com 1 disjuntor motorizado e automático de 3/4 poles, 3 transformadores de corrente e um barramento de cobre de dimensões adequadas.

 Uma série de materiais adicionais (relés, fusíveis, placas terminais,...)

Opcionalmente são disponíveis uma série de circuitos adicionais:  Terminais para ventiladores elétricos, bombas elétricas,

bombas de pré-lubrificação, aquecedor elétrico anti-condensação , ...

 Acessórios eletrônicos para entradas e saídas (digitais e analógicas) adicionais: PT100, termopares e sinais de tensão/corrente 0..05 V - 0...10 V e 0...10 mA - 0...20 mA  Software para monitoramento remoto do sistema,

denominado SicesSupervisor. Este sistema comunica também via torpedos, e-mail e chamadas diretas e informa em caso de alarmes ou da parada dos grupos geradores  Para a comunicação podem ser usados os dispositivos:

○ RS485 Modbus (para uma ligação com uma distância máx. de 800 mt)

○ Modem analógico ○ Modem GSM/GPRS/GPS

(4)

Tensões gerador:

L1-N, L2-N, L3-N, L1-L2, L2-L3, L3-L1 (para DST4602 & DST4602Evolution)

L1-L2, L2-L3, L3-L1 (para GC500Plus) Medidas de verdadeiro valor eficaz. Máxima tensão Lx-N < 300Vac cat. IV Tensão impulsiva = 6kV 1.2/50 us

Tensão máx. medida = 25.000 V (com transformadores externos de medição).

Correntes gerador:

L1, L2, L3, N (*) Medidas de verdadeiro valor eficaz. Máx. corrente nominal: 5Aac

Sobrecarga medida: 4 x 5Aac (sinusoidal). Transformadores internos.

Corrente nominal máxima = 6000A (com transformadores externos de medida).

(*) Corrente de Neutro do gerador em alternativa à corrente da proteção diferencial ou para utilização da medida de potência de Rede.

Tensão de rede:

L1-N, L2-N, L3-N, L1-L2, L2-L3, L3-L1 (para DST4602 & DST4602Evolution)

L1-L2, L2-L3, L3-L1 (para GC500Plus) Medidas de verdadeiro valor eficaz. Máxima tensão Lx-N < 300Vac cat. IV

Tensão máx. medida = 25.000 V (com transformadores externos de medição).

Frequência gerador e rede: Resolução = 0.1 Hz

Precisão = ± 50ppm, ±35ppm/°C (típico) Tensão de bateria:

Resolução = 0.1V

Tipos de sensores de pressão óleo:

Curva programável em função dos sensores disponíveis Tipo sensores temperatura refrigerante:

Curva programável em função dos sensores disponíveis Nível de combustível:

Curva programável em função dos sensores disponíveis. Max. 400ohm

Potência ativa Potência reativa Potência aparente

Fator de potência: totais e por fase. Medidor de energia ativa e reativa Conta-horas e conta-arranques

Potência máxima, sobrevelocidade (12), sequência incompleta (48), ruptura correia, alarme e pré-alarme de alta temperatura do motor, alarme e pré-alarme de baixa pressão de óleo , alarme e pré-alarme nível de combustível.

Subfrequência (81U), Sobrefrequência (81O), Subtensão (27), Sobretensão (59), Inversão de energia (32), Perda de excitação (reativa reversa 32RQ) função de sobrecorrente em função de

tempo (51), sobrecorrente instantânea (50) , Sequência de fase, desequilíbrio de tensão e corrente. Proteção de terra (51N ou 51GN) como uma alternativa à medição de neutro (64). Sequência negativa I2. Proteção de máxima corrente de fase temporizada com retenção de tensão (51V).

Para as aplicações de paralelo com a Rede, estão previstas as seguintes proteções: 81R ROCOF, Vector shift, 27, 59, 81<, 81>.

Relógio e calendário:

Horas, minutos, segundos, dias, meses, anos (ano bissexto), dia da semana. Para uma longa manutenção dos históricos armazenados está disponível, já na versão básica, uma bateria de lítio recarregável.

O funcionamento do grupo gerador pode ser programada com base na hora e dia da semana.

Teste periódico definido por hora e dia da semana. Data e hora podem ser alterados por controle remoto.

Registro trend rápidos e lentos

Até um máx. de 860 registros (para DST4602 &

DST4602Evolution) em função da configuração pretendida) e 99 registros (para GC500Plus)

Registro eventos:

Até a um máximo de 860 eventos (para DST4602 & DST4602Evolution) e 99 eventos (para GC500Plus). Comunicação:

N.1 Porta serial RS232 com protocolo Modbus RTU

N.1 Porta serial RS232 ou RS485 isolada com protocolo MODBUS RTU

N.1 Porta USB disponível para atualizações firmware (para DST4602 & DST4602Evolution)

Gestão direta do modem PSTN e GSM Chamada dados sobre o evento

Opcionalmente pode ter:

 um conversor externo RS232/485/USB

 Modem GSM adicional

 Telegestão através de GPRS usando um módulo adicional REWIND

 Interface com rede Ethernet através de placa de interface adicional GATEWAY com protocolo TCP/RTU

 Software de supervisão SicesSupervisor disponível para Windows

 Capacidade de interface com um sistema de supervisão personalizado tipo SCADA.

A interface CAN è de acordo com o protocolo SAE J1939 e Protocolo segundo as especificações MTU para MDEC

Bomba de combustível

A placa gere a bomba de combustível por meio de um relé externo de potência e 5 sinais digitais de controle ou usando a medida analógica (componentes externos não estão incluídos). Funcionamento manual e automático.

(5)

Prazo da manutenção:

A placa poderá emitir um alarme ou pré-alarme no prazo após o número de horas programadas.

Pré-alarme temperaturas placa:

A placa indica um pré-alarme se a temperatura interna excede um limite pré-determinado.

Bloqueio do gerador

O gerador pode ser bloqueado por controle remoto. O desbloqueio requer a inserção da password.

Sirene alarme

A placa está equipada com avisador sonoro interno.

Gestão dos geradores em função da carga: a gestão de carga pode ser realizada pela placa. A partida e a parada dos grupos geradores é feita automaticamente, também programando as prioridades de arranque de cada máquina. Repartição da carga:

A partilha de carga é realizada nas aplicações com múltiplos geradores em paralelo. A placa atua sobre o regulador de velocidade, garantindo que os grupos geradores entreguem a mesma potência percentual.

Modulação de potência:

O ajustamento de potência é permitido pelo regulador interno. Para os motores eletrônicos está disponível uma linha CAN para controlar a velocidade, para os tradicionais está também integrada uma interface analógica dedicada.

Regulação da potência reativa

As placas agem diretamente sobre o regulador de tensão, a fim de minimizar ou compartilhar a potência reativa.

Estes controladores são dispositivos multi-idiomas. Os idiomas selecionáveis são: Italiano, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Russo.

DST4602 & DST4602Evolution

Controlador microprocessado para grupo gerador que inclui um sincronizador, função de divisão de carga, função de regulação da potência e função de gestão da energia reativa. Permite a gestão de até 24 grupos geradores em paralelo no mesmo barramento. Devido à grande capacidade de extensão de Entradas/Saídas binárias e analógicas, DST4602 & DST4602Evolution é particularmente adequado para centrais elétricas complexas. Além disso, o DST4602 & DST4602Evolution inclui funções de PLC completamente programáveis e sistemas lógicos especiais e personalizadas (regulação PID, ...). O visor gráfico muito grande (125 x 72

mm) permite ao utilizador uma navegação fácil nas funções . O DST4602 & DST4602Evolution inclui as proteções do motor e do alternador, assim como as proteções de corrente 81R ROCOF, a mudança vetorial, 27, 59, 81<, 81>, e pode ser utilizado para todas as aplicações.

Gestão operativa facilitada Ativação e paragem programáveis

Histórico dos eventos com gravação de data

Função de paralelo rápido, para sistemas especiais e sensíveis (Hospitais, Bancos, Centro de dados,…)

GC500Plus

Controlador microprocessado compacto e fiável que inclui um sincronizador, a função de divisão de carga, as proteções do motor, do alternador, assim como as proteções de corrente. Permite a sincronização de um máx. de 16 grupos geradores. O GC500Plus vem equipado com um visor gráfico (70 x 38 mm) e permite uma visualização fácil das medidas e do estado do grupo gerador, exibido nas páginas do menu. Como por todos os controladores da Sices, a configuração dos parâmetros pode ser efetuada utilizando um computador (com o software de programação gratuito BoardPRG) ou com o teclado do controlador.

Gestão simplificada

Ativação e paragem programáveis

Histórico dos eventos com gravação de data

Exemplo de painel de controle de sincronização e paralelo com os controladores GC500Plus para 2 grupos geradores em paralelo ao mesmo barramento:

(6)

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O Estudo de Caso analisou os fatores extra e intraescolares associados à eficácia escolar do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, instituição de ensino da

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à