• Nenhum resultado encontrado

Turismo. 3 o ANO. Bibliografia Básica GLADSTON, M. Direito do Turismo: legislação especifica aplicada. São Paulo: Atlas, 2002.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Turismo. 3 o ANO. Bibliografia Básica GLADSTON, M. Direito do Turismo: legislação especifica aplicada. São Paulo: Atlas, 2002."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Turismo

3

o

ANO

ESPANHOL INSTRUMENTAL

Carga horária: 60h Ementa

Leitura e interpretação de texto em língua espanhola visando a identificação dos tipos de textos com temas voltados ao Turismo e Ecoturismo, bem como os estudos dos aspectos gramaticais, como: fonética (fonemas x grafema), produção oral, acentuação, verbos de comunicação, vocabulário e tradução.

Bibliografia Básica

BECKER, I. Manual del español. São Paulo: Nobel, 1999.

CONCHA, Moreno & TUTS, Martina. El español en el hotel. Sociedade general española de libreria, S.A. Sgel Madrid,1997.

JIMENEZ, F. P.; CÁCERES, M. R. Vamos a hablar: curso de lengua española. 16.ed. São Paulo: Ática, 2000. 4v.

Bibliografia Complementar

MARTINEZ ALMOYNA, J. Dicionário de Espanhol-Português. Lisboa: Porto, 2001. MOLINER, M. Diccionario de uso del español. 2.ed. Madrid: Gredos, 2001.

TÓPICOS DE DIREITO APLICADO AO TURISMO

Carga horária: 60h

Ementa

Direito. Moral. Constituição brasileira. Direitos e garantias individuais. Direito do consumidor. Turismo e o Direito internacional. Aspectos jurídicos pertinentes ao turismo. Legislação ambiental, legislação trabalhista relacionada ao turismo.

Bibliografia Básica

GLADSTON, M. Direito do Turismo: legislação especifica aplicada. São Paulo: Atlas, 2002. Bibliografia Complementar

NIETO, M. P. Manual de Direito aplicado ao Turismo. São Paulo: Papirus, 2001.

PINTO, A. C. B. Turismo e meio ambiente: aspectos jurídicos. São Paulo: Papirus, 2002.

CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS EM ECOTURISMO

Carga horária: 60h

Ementa

Experiência empresarial na concepção e lançamento de um negócio. Incentivo à atividade empresarial entre os alunos. Integração dos conceitos de marketing, finanças e organização no desenvolvimento de novos negócios. Representação das fases de criação e desenvolvimento de negócios em turismo. Discussão com empresários sobre a prática do desenvolvimento de negócios voltados para o turismo sustentável.

Bibliografia Básica

ABBEL, D. F. Definição do negócio: ponto de partida do planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 1991.

ALBRECHT, K. Agregando valor à negociação. São Paulo: Makron Books, 1995. SOIFER, Jack. Empreender turismo e ecoturismo. Qualitymark,2006.

(2)

Bibliografia Complementar

CHAPPELL, T. A alma do negócio: como administrar em função dos lucros, da ética e do bem comum. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

CHIAVENATO, I. Vamos abrir um negócio. São Paulo: Makron Books, 1995.

TURISMO, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO

Carga horária: 60h

Ementa

Memória social como documento; Patrimônio como lugar de memória; Legislação e política de preservação do patrimônio cultural. Gestão de patrimônio cultural; Turismo e valorização do patrimônio cultural: problemática e perspectivas; Preservação, conservação e comunicação de bens histórico-culturais; Paisagem e memória; A educação patrimonial como instrumento de preservação e comunicação de bens histórios/culturais. A interpretação do patrimônio como estratégia de desenvolvimento territorial;

Bibliografia Básica

FUNARI, P. P. (org) Turismo e patrimônio cultural. São Paulo: Contexto, 2001.

MURTA, S. M. (Org). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.

Bibliografia Complementar

CHOAY, F. A alegoria do patrimônio.São Paulo: Editora da Unesp, 2001.

COSTA, L. M. De museologia, arte e política de patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN,2002.

MARKETING TURÍSTICO

Carga horária: 60h

Ementa

Marketing: conceitos básicos e histórico. Análise do macro e micro ambientes do turismo. Pesquisa mercadológica do produto turístico, apontando a demanda do produto estudado e informações de mercado para a elaboração da estratégias de marketing (4 P’s – Produto, preço, praça e promoção) aplicados à realidade do turismo.

Bibliografia Básica

GIL, N. V. Marketing turístico: receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001

RUSCHMANN, D. Marketing turístico: um enfoque promocional. 7.ed. Campinas: Papirus, 2001. Bibliografia Complementar

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.

COBRA, M. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1996.

MEIOS DE HOSPEDAGENS EM ECOTURISMO

Carga horária: 60h

Ementa

Histórico da hotelaria. Classificação e conceituação dos meios de hospedagem. Hotelaria no Brasil: Tipologia e Classificação. Segmentação do mercado. Caracterização dos hotéis. Investimentos, receitas e custos em hotelaria. Terminologias usadas na Hotelaria. Operações hoteleiras. Aspectos da qualidade dos serviços. Organização, propriedade e porte na hotelaria. Elementos construtivos e estruturais. Análise da hotelaria nacional. Tendências evolutivas do

(3)

turismo e da hotelaria. O Hóspede – Tipos Qualidade voltada para o cliente - da passividade à exigência. Hotel ecológico. Marketing hoteleiro.

Bibliografia Básica

CÂNDIDO, I. Governança em hotelaria. 4.ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2001. CASTELLI, G. Administração hoteleira. Caxias do Sul: Educ, 2001.

CASTELLI, G. Excelência em hotelaria: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

Bibliografia Complementar

COIMBRA, R. Assassinatos na hotelaria; ou como perder seu hóspede em oito capítulos. 5.ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1998.

LINZMAYER, E. Guia básico para administração da manutenção hoteleira. São Paulo: Senac, 1994.

PETROCCHI, M. Hotelaria: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2002.

ZANELLA, L. C. Administração de custos em hotelaria. 2.ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2001.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA APLICADA AO TURISMO

Carga horária: 60h

Ementa

Pesquisa em Turismo no Brasil: características e tendências. Definição e construção do objeto de pesquisa. Métodos e técnicas de pesquisa. Elaboração de relatório de pesquisa. Características e singularidades da pesquisa em turismo.Técnicas de coleta de dados;Inventario;Pesquisa de mercado; Pesquisa de opinião e enquetes sociológicas, Entrevistas, historia de vida, questionários, observação participante. Análise sócioeconômica, Elaboração de projeto de pesquisa, elaboração de relatório de pesquisa.

Bibliografia Básica

DENCKER, A. F. Métodos e técnicas de pesquisa em Turismo. São Paulo: Futura, 2003. Bibliografia Complementar

GASTAL, S. (Org) Turismo: investigação critica. São Paulo: Contexto, 2002. MOESCH, M. Produção do saber turístico São Paulo: Contexto, 2000. REJOWSKI, M. Turismo e pesquisa cientifica. São Paulo: Papirus, 2002.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM ECOTURISMO

Carga horária: 60h

Ementa

O Turismo na estrutura administrativa do Estado. O Estado no planejamento do turismo. Políticas públicas governamentais do Turismo: Plano Nacional de Turismo, políticas regionais do Turismo. Prodetur, Proecotur, Políticas de megaprojetos turísticos e outras. Turismo sustentável. Ecoturismo em áreas protegidas; Intervenção do Estado sobre o domínio econômico do turismo. Turismo e desenvolvimento local.

Bibliografia Básica

CRUZ, R. de C. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2001.

TYLER; DUCAN (Orgs). Gestão de Turismo Municipal: teorias e práticas de planejamento turístico nos centros urbanos. São Paulo: Rocca, 2001.

Bibliografia Complementar

ACERENZA, A. M. Administração do turismo. Bauru, SP: EDUSC, 2003. V.1. BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2002.

COELHO, M. C. N.; SIMONIAN, L.; FENZL, N. (Orgs). Estado e Políticas Públicas na Amazônia. Belém: Naea/Ufpa, 2000.

(4)

TÉCNICAS DE EXCURSIONISMO

Carga horária: 60h

Ementa

Técnica de caminhada em grupo. Orientação e mapas. Equipamentos de Excursionismo. Vestuário de Excursionismo. Técnicas de acampamento e pernoite. Cordas e nós usadas em excursionismo. Alimentação de Excursionista. Noções básicas de condução de embarcação fluvial. Travessia de rios e riachos. Técnicas de busca e resgate. Ecologia, meio-ambiente e excursionismo. Noções de espeleologia. Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes. Noções de fotografia. Relações interpessoais em excursões.

Bibliografia Básica

REQUIÃO, C. Manual do excursionista. São Paulo: Nobel, 1990.

SWARBROOKE, J.; BEARD, C.; LECKIE, S. Turismo de aventura: conceitos e estudos de casos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

TONHASCA JR., A.Trekking. São Paulo:Contexto, 2003.

UVINHA, R. R. Turismo de aventura: reflexões e tendências. São Paulo: ALEPH, 2005 Bibliografia Complementar

PONTES, C. F. de. Manual de sobrevivência na selva. Rio de Janeiro: IBGE, 1996. RICHÉ, D. A. Alimentação do desportista. Lisboa: Dinalivro, 1996.

MARINHO, A.; BRUHNS, H. T.Viagens, lazer e esporte. São Paulo: Manole, 2005.

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ATIVIDADES TURISTICAS EM AREAS DE CONSERVAÇÃO Carga horária: 60h

Ementa

Áreas ambientais: conceitos e tipologia. Definição de áreas de conservação. Áreas de preservação. Parques estaduais e nacionais brasileiros. O modelo dos parques nacionais dos Estados Unidos. Sítios arqueológicos. Áreas indígenas. Gestão pública da área de conservação; privatização da gestão. Planejamento estratégico para unidades de conservação. Ações administrativas; planejamento de atividades recreativas e educativas para parque e áreas protegidas.

Bibliografia Básica

ALENCAR, N. R; CABRAL, J.; SOUZA, M P DE. Área de proteção ambiental: planejamento e gestão de paisagem protegida. RIMA, 2005.

CANDIDO, L. A. Turismo em áreas naturais protegidas. Caxias do Sul: EDUCS, 2003. CAMURÇA, C. Parques nacionais - Brasil. São Paulo, Empresa das Artes, 1994.

LINDBERG, K. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo, SENAC, 2001 Bibliografia Complementar

KINKER, S. Ecoturismo: conservação da natureza em parques nacionais. Campinas,SP: Papirus, 2002

MCKERHER, B. Turismo de natureza: planejamento e sustentabilidade. Sâo Paulo: Contexto, 2002

(5)

ECOTURISMO II

Carga horaria: 60h Ementa:

O turismo sustentável: suas várias modalidades; Turismo Rural enquanto estratégia de geração de emprego e renda no campo; O turismo científico; Alternativa de preservação da biodiversidade da Amazônia; Turismo de aventura estratégias para a conservação de áreas naturais. Parques temáticos opção rentável para o turismo na Amazônia. O turismo como instrumento de preservação das unidades de Conservação: Estudo de casos

Bibliografia Básica

ALMEIDA, J. A. Turismo rural e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Papirus, 2000. (NÃO)

MENDONÇA, R.; NEIMAN, Z. Ecoturismo no Brasil. São Paulo: Manole, 2005

BARRETTO, M.; TAMANINI, E. Redescobrindo a ecologia no turismo. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2002.

Bibliografia Complementar

CASASOLA, L. Turismo e meio ambiente. São Paulo: Rocca, 2003.

SEABRA, G. Ecos do turismo: o turismo ecológico em áreas protegidas. São Paulo: Papirus, 2002.

SWARBROOKE, J. Turismo de Aventura: conceitos e estudos de casos. Rio de Janeiro: Campus, 2003

GEOGRAFIA DO TURISMO E CARTOGRAFIA BÁSICA APLICADA

Carga horária: 90h

Ementa

A globalização e suas implicações na atividade turística. Organização da rede urbana e das metrópoles como centros de atração turística. Formação territorial do espaço amazônico, a partir de uma perspectiva histórica geográfica. Transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais deste espaço; A dinâmica municipal paraense e o potencial turístico do estado do Pará.Fundamentos teóricos e práticos da cartografia e sua aplicação no turismo. Classificação de mapas. Escalas. Projeções cartográficas. Sistema de coordenadas; orientação, levantamento. Definições e aplicações. Representação cartográfica e tratamento de dados.; Planimetria; Altimetria; Introdução ao sensoriamento remoto. Cartografia digital. Noções de sistema de informações geográficas

Bibliografia Básica

CRUZ, R. de C. A. Introdução à geografia do turismo. São Paulo: Roca, 2003 OLIVEIRA, C.de. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro, IBGE, 1998.

RODRIGUES, A. A. B. Turismo e Geografia: reflexões, teor e enfoques regionais. São Paulo: HUCITEC, 1996.

Bibliografia Complementar

DANSEREAU, P. A terra dos homens e a paisagem interior. Belém: NAEA/UFPA, 1999. ESPARTEL, L. Curso de Topografia. Porto Alegre: Globo, 1987.

Referências

Documentos relacionados

“É óbvio que o beneficiário sai perdendo”, ressalva, “mas ainda assim permanecem vantagens do serviço público.” Máris faz uma análise mais ampla do contexto brasileiro

Línguas Indígenas, teoria e descrição: Línguas Ameríndias II – Conhecer, documentar, descrever LEF 750/LEF 851 Bruna e Rafael Nonato Obs: Essa disciplina será oferecida

 Podem ser utilizados para comparações com NULL e são muito utilizados em ambientes OLAP... 3- Quais os tipos de índices existentes e quando devo utilizar cada um deles? 3.. Todos

A maior parte das vendas realizadas via Internet acontece entre empresas, o chamado B2B, e entre empresas e consumidores pessoas físicas, o chamado B2C, representando 47% e 46%

No que diz respeito à composição dos questionários direcionados aos alunos, tem-se que as perguntas tinham como intuito obter informações acerca da vestimenta de cada usuário para a

De acordo com a Figura 14, verifica-se que á medida que aumentou as doses de NPK na planta houve aumentou significativamente na sua produtividade, obtendo maior produtividade da

1) As dimensões que mais motivam os participantes de provas de corrida são: Saúde (1º), Prazer (2º), Controle do estresse (3º), Estética (4º), Sociabilidade (5º) e

A Assembleia Geral do CODESRIA será organizada em três partes: 1) um colóquio científico no âmbito do qual se desenrolarão as discussões sobre os desafios do século XXI e