• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº 03/2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº 03/2010"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS.

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº 03/2010

PRAZO FINAL PARA ACOLHIMENTO/ABERTURA DAS PROPOSTAS: 08/02/2010 ÀS 9:30 HORAS *

INÍCIO DA DISPUTA: 08/02/2010 ÀS 10:00 HORAS *

* - HORÁRIO DE BRASÍLIA

(2)

ÍNDICE

1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ...3

2 - OBJETO ...3

3 - CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO ...3

4 - REGULAMENTO OPERACIONAL DO CERTAME...4

5 - APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO...8

6 - CRITÉRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS ...9

7 - CONTEÚDO DA PROPOSTA FINAL ...10

8 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO...10

9 - RECURSOS ...12

10 - CONTRATAÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO...13

11 - REAJUSTE DE PREÇO...13

12 - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO ...13

13 - PRAZO DE ENTREGA ...13

14 - CONDIÇÕES DE RECEBIMENTO ...13

15 - GARANTIA DOS BENS FORNECIDOS ...14

16 - PENALIDADES...14

17 - ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÃO DO EDITAL ...14

18 - DISPOSIÇÕES FINAIS...15

19 - FORO...16

(3)

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC N° 03/2010

A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - ELETROBRÁS, através do Departamento de contratações - DAC, torna público que, nos termos da Lei n º 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto n° 5.450, de 31 de maio de 2005 e, subsidiariamente, nos termos da Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações posteriores, fará realizar licitação, na modalidade de Pregão, na forma eletrônica, tipo menor preço, em regime de execução indireta por empreitada por preço total por lote, sob o registro DAC Nº 03/2010, para aquisição de 61 (sessenta e uma) impressoras com tecnologia laser policromática e 7 (sete) impressoras com tecnologia laser monocromática, com serviço de assistência técnica “on site”, conforme especificações e condições estabelecidas neste Edital. A sessão pública será realizada no dia 08 de fevereiro de 2010, às 10:00 horas, no sítio www.licitacoes-e.com.br do Banco do Brasil.

1 - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O pregão eletrônico será realizado em sessão pública, por meio da INTERNET, mediante condições de segurança - criptografia e autenticação - em todas as suas fases, disponível no sítio do Banco do Brasil (www.licitacoes-e.com.br).

1.2 - Os trabalhos serão conduzidos por empregado das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - ELETROBRÁS, denominado pregoeiro, mediante a inserção e monitoramento de dados gerados ou transferidos para o aplicativo “Licitações” do Banco do Brasil e realizados de acordo com a legislação indicada no preâmbulo deste Edital.

1.3 - Os licitantes ou seus representantes legais deverão estar previamente credenciados junto ao órgão provedor do sistema eletrônico, o Banco do Brasil, antes da data de realização do pregão.

2 - OBJETO

2.1 - A presente licitação tem por objeto a aquisição de 61 (sessenta e uma) impressoras com tecnologia laser policromática e 7 (sete) impressoras com tecnologia laser monocromática, com serviço de assistência técnica “on site”, conforme especificado no Anexo I, parte integrante deste Edital.

2.2 - Poderá ser cotado apenas um dos lotes, sendo que, individualmente, cada lote é indivisível, sendo vedada a proposta que se refira a somente parte de seus itens.

2.3 - Os bens propostos devem ser novos (sem uso, reforma ou recondicionamento). Não serão permitidos itens (peças, equipamentos e componentes) recondicionados, e, no momento da apresentação da proposta, todos os itens precisam estar em linha de fabricação.

3 - CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 3.1 - Somente poderão participar da licitação:

(4)

a) os interessados que atenderem a todas as exigências constantes deste Edital e seus Anexos, inclusive quanto à documentação, previamente credenciados junto ao órgão provedor do sistema eletrônico, o Banco do Brasil e que detenham atividade pertinente e compatível com o objeto deste pregão, comprovada por meio de contrato social ou documento equivalente.

b) empresas nacionais;

c) empresas estrangeiras autorizadas a funcionar no País, desde que tenham procurador residente e domiciliado no País, com poderes para receber citação, intimação e responder administrativa e judicialmente por seus atos, juntando os instrumentos de mandato com os documentos de habilitação.

3.2 - Não será admitida a participação de: a) consórcios de empresas;

b) empresas cujos dirigentes, sócios ou gerentes mantenham vínculo empregatício com a ELETROBRÁS;

c) empresas punidas com suspensão de participação em licitação e impedimento de contratar com a ELETROBRÁS, na forma do inc. III do art. 87 da Lei nº. 8.666/93, ou com declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, na forma do inc. IV do mesmo artigo.

d) empresa que estiver sob decretação de falência, em processo de recuperação judicial ou extrajudicial, dissolução ou liquidação;

e) empresa cujo objeto social não seja pertinente e compatível com o objeto deste pregão. 3.3 - Este pregão eletrônico é de âmbito nacional.

4 - REGULAMENTO OPERACIONAL DO CERTAME 4.1 - Credenciamento no Aplicativo Licitações:

4.1.1 - Para acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar do pregão deverão dispor de chave de identificação e senha pessoal e intransferível, obtidas junto às Agências do Banco do Brasil, sediadas no País.

4.1.2 - As pessoas jurídicas ou firmas individuais poderão credenciar representantes, observado o disposto no aplicativo Licitações do Banco do Brasil, no link “Orientações para os Fornecedores”.

4.1.3 - O credenciamento do fornecedor e de seu representante legal junto ao sistema eletrônico implica a responsabilidade legal pelos atos praticados e a presunção de capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico

(5)

4.1.4 - A chave de identificação e a senha poderão ser utilizadas em qualquer pregão eletrônico, salvo quando canceladas por solicitação do credenciado ou por iniciativa da ELETROBRÁS ou do Banco do Brasil, devidamente justificado.

4.1.5 - O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou a ELETROBRÁS, promotora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros (Art. 3º, § 5º do Decreto nº 5.450/2005).

4.1.6 - A perda da senha ou quebra do seu sigilo deverá ser comunicada imediatamente ao provedor do sistema, o Banco do Brasil, para imediato bloqueio do acesso.

4.2 - Participação:

4.2.1 - A participação no pregão eletrônico dar-se-á por meio de conexão ao sistema eletrônico do Banco do Brasil, bem como pela digitação da senha pessoal e intransferível do representante credenciado e subseqüente encaminhamento da proposta de preços, exclusivamente por meio eletrônico, observados data e horário limite estabelecido.

4.2.2 - Como requisito para participação no pregão, o licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas no Edital.

4.2.3 - A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará o licitante às sanções previstas no art. 28 do Decreto nº. 5.450, de 31 de maio de 2005, e na legislação pertinente.

4.2.4 - O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

4.2.5 - Caberá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou, ainda, em razão de sua desconexão.

4.3 - Recebimento das Propostas

4.3.1 - O licitante deverá observar as datas e horários limites previstos para entrega e abertura da proposta, atentando também para a data e horário para início da disputa.

4.3.2 - Todas as referências de tempo no Edital, no Aviso e durante a sessão pública observarão obrigatoriamente o horário de Brasília – DF e, dessa forma, serão registrados no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

4.3.3 – O preenchimento da proposta, bem como a inclusão de seus anexos, no sítio do Banco do Brasil, é de exclusiva responsabilidade do licitante, não cabendo a ELETROBRÁS qualquer responsabilidade.

(6)

substituir a proposta anteriormente apresentada.

4.3.5 - O pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam de acordo com os requisitos estabelecidos no Edital e seus Anexos.

4.3.5.1 - Constatada a existência de proposta(s) manifestadamente inexeqüível (eis) esta (s) será (ão) desclassificada (s) pelo pregoeiro, ficando o (s) respectivo (s) licitante (s) impedido (s) de participar da etapa de lances.

4.3.6 - A desclassificação da proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, podendo os participantes acompanhar o resultado da análise em tempo real.

4.3.7 - As propostas classificadas pelo pregoeiro serão ordenadas pelo sistema, automaticamente, e só estas participarão da etapa de lances.

4.3.8 - É vedada a identificação dos licitantes, de qualquer modo, até a conclusão da fase de lances, sob pena de desclassificação de propostas.

4.4 - Sessão de Disputa:

4.4.1 - Para participação na sessão de lances, o pregoeiro e os licitantes deverão acessar a sala de disputa, disponível na página principal do www.licitacoes-e.com.br.

4.4.2 - No horário previsto no Edital o pregoeiro dará início a fase competitiva quando, então, os licitantes poderão encaminhar seus lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

4.4.3 - Se por algum motivo a sessão de disputa não puder ser realizada na data e horário previstos, os participantes deverão ficar atentos a nova data e horário que serão disponibilizados no endereço eletrônico www.licitacoes-e.com.br, opção consultar mensagens.

4.4.4 - Os lances deverão ser formulados sobre o preço total do lote.

4.4.5 - Os lances serão registrados no sistema, de forma sucessiva, em valores distintos e decrescentes.

4.4.6 - Cada licitante será imediatamente informado do recebimento do seu lance e do valor consignado no registro.

4.4.7 - Será permitido ao licitante oferecer lance superior ao menor lance registrado no sistema, desde que inferior ao último por ele ofertado e diferente de qualquer lance válido para o item. 4.4.8 - Não serão aceitos mais de um lance de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado primeiro.

4.4.9 - Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o licitante desistente às penalidades previstas no item 17 deste Edital.

4.4.10 - Durante o transcurso da sessão pública, os participantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado. O sistema não identificará o autor dos lances aos demais participantes.

(7)

4.4.11 – Durante a fase de lances, o pregoeiro poderá excluir, justificadamente, lance cujo valor for considerado inexeqüível.

4.4.12 - No caso de desconexão do pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível aos licitantes e os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

4.4.13 - Quando a desconexão persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do pregão será suspensa e reiniciada somente após a comunicação expressa aos participantes, no endereço eletrônico www.licitacoes-e.com.br, opção consultar mensagens.

4.4.14 - O tempo normal da etapa de lances da sessão pública será encerrado pelo pregoeiro e o sistema acrescentará mais 1 (um) minuto, avisando do fechamento dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema eletrônico, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

4.4.15 – Após a fase de lances, se a proposta mais bem classificada não tiver sido ofertada por microempresa ou empresa de pequeno porte e houver proposta apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte, será assegurado, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, conforme disposto na Lei Complementar 123/06.

4.4.15.1 - Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores ao menor lance.

4.4.15.2 - Para efeito do disposto na condição anterior, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

4.4.15.2.1 - Encerrada a etapa de lances, o procedimento de empate será detectado automaticamente na sala de disputa. O sistema identificará a existência da situação de empate, informando o nome da microempresa ou empresa de pequeno porte;

4.4.15.2.2 - A microempresa ou empresa de pequeno porte, melhor classificada que apresentou proposta de valor igual ou até 5% (cinco por cento) superior ao menor preço do item, será convocada, pelo pregoeiro, para apresentar novo lance de valor inferior ao da empresa arrematante;

4.4.15.2.3 - O novo lance deverá ser inferior ao menor lance registrado para o item, e apresentado, ainda, na sala de disputa, no prazo máximo de até 5 (cinco) minutos, sob pena de preclusão. Durante o período, apenas a microempresa ou empresa de pequeno porte convocada poderá registrar o novo lance.

4.4.15.2.3.1 - É de responsabilidade do licitante a sua conexão com o sistema eletrônico durante o prazo acima referido para o exercício do direito previsto neste subitem.

4.4.15.2.4 - Não havendo manifestação da microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada, o sistema verificará se há outra em situação de empate, realizando o chamado de

(8)

forma automática. Não havendo mais nenhuma empresa em situação de empate, o sistema emitirá mensagem, devendo o pregoeiro dar encerramento à disputa do item.

4.4.15.3 - Na hipótese da não contratação nos termos previstos nesta seção, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

4.4.15.4 - O disposto nesta seção somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

4.5 - Procedimentos posteriores à sessão de disputa

4.5.1 - O licitante poderá, a qualquer momento após o encerramento oficial da etapa de lances, registrar questionamentos para o pregoeiro, saindo da sala de disputa e acessando a seqüência relatório de disputa, chat mensagens e enviar mensagens. Esta opção ficará disponível até a declaração do vencedor do lote.

4.5.2 - O pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação.

4.5.2.1 - O pregoeiro poderá encaminhar contraproposta ao licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas no Edital.

4.5.2.2 - A negociação será realizada por meio do sistema eletrônico, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

4.5.3 - Constatado o atendimento pleno às exigências editalícias, será declarado o licitante vencedor no sistema.

4.5.4 - O sistema gerará ata circunstanciada na sessão e relatório de disputa, onde estarão registrados todos os atos do procedimento e as ocorrências relevantes, ficando os mesmos disponíveis para consulta no endereço eletrônico www.licitacoes-e.com.br.

5 - APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA E DOCUMENTAÇÃO

5.1 - Encerrada a etapa de lances, se a proposta for aceitável, o licitante detentor da menor oferta encaminhará:

5.1.1 - No prazo máximo de 2 (duas) horas, contado da solicitação do pregoeiro no sistema eletrônico, através do fax (21) 2514-5229, os documentos de habilitação previstos no item 8 e a proposta final, conforme descrito no item 7, com os preços adequados ao seu último valor ofertado (valor arrematado);

5.1.2 - No prazo máximo de 2 (dois) dias, os documentos enviados na forma do item 5.1.1, em originais ou cópias autenticadas.

(9)

5.1.2.1 - A proposta e demais documentos deverão ser entregues no endereço abaixo, em envelope contendo na parte externa, além da denominação social do licitante, a referência ao pregão:

CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS. Departamento de Contratações

Av. Marechal Floriano, 19, 26º andar, Centro Rio de Janeiro - RJ

Ref.: PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº.03/2010 – IMPRESSORAS A LASER

5.2 - No julgamento da habilitação e das propostas, o pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

5.3 - Se a proposta não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as propostas subseqüentes, e assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edital.

6 - CRITÉRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1 - Será considerado vencedor da licitação o licitante que apresentar a proposta de acordo com as condições do Edital e ofertar o menor preço total por lote, após a equalização de ICMS, classificação e realização de lances.

6.2 - Não serão consideradas propostas que apresentem preços manifestamente inexeqüíveis, nem preços que, comparativamente com os correntes de mercado, sejam considerados excessivos. 6.3 - Os licitantes poderão vir a ser chamados pelo pregoeiro para demonstrar a exeqüibilidade de suas propostas.

6.4 - O sistema calculará o diferencial de ICMS praticado entre os Estados de origem e destino, cuja responsabilidade pelo recolhimento caberá à ELETROBRÁS, e informará o preço total por lote da proposta equalizado com o diferencial de ICMS, conforme Anexo III - Cartilha para equalização do ICMS.

6.5 - Para fins de julgamento e classificação o valor total de cada proposta será obtido considerando o Preço Total do Material - DDP (Delivery Duty Paid) - Local de entrega, com todos impostos devidos e ICMS equalizado, conforme item 6.4 acima.

6.6 - Poderá ser apresentada proposta para apenas um dos lotes, observada a quantidade do objeto de cada um deles.

6.7 - Será desclassificada a proposta que deixar de contemplar a totalidade dos itens pertinentes a qualquer lote.

6.8 - Em caso de divergência entre os preços unitários e totais, prevalecerão os valores unitários para efeito de cálculo dos valores totais.

(10)

7 - CONTEÚDO DA PROPOSTA FINAL

7.1 - A proposta de preços deverá conter os seguintes dados:

7.1.1 - Preços unitários e totais por lote, referidos à data prevista para realização da sessão pública, expressos em reais, conforme PLANILHA DE PREÇOS contida no Anexo IV deste Edital - “Modelo 5”, neles consideradas todas e quaisquer despesas referentes ao fornecimento, inclusive impostos, embalagem, seguro e transporte (DDP ELETROBRÁS - Centro, Rio de Janeiro, RJ).

7.1.2 - Prazo de validade da proposta, que não poderá ser inferior a 60 dias, contado da data prevista para abertura deste pregão, podendo vir a ser prorrogado mediante solicitação da ELETROBRÁS e aceitação do licitante.

7.1.3 - Prazo de garantia, que não poderá ser inferior a 24 (vinte e quatro) meses, contados do recebimento definitivo por parte da ELETROBRÁS.

7.1.4 - O licitante deverá mencionar em sua proposta final: a marca, o fabricante e o prazo de garantia do bem ofertado.

7.1.5 - Razão social, endereço, telefone/fax, número do CNPJ, banco, agência, conta-corrente e praça de pagamento, nome, assinatura e telefone do representante da empresa.

7.1.6 - Especificações detalhadas dos fabricantes dos bens propostos, que deverão explicitar as características exigidas no Anexo I deste Edital, em CD-ROM ou em papel (documentos emitidos pela Internet), sendo também considerados catálogos dos equipamentos propostos.

7.2 - Poderão ser aceitos documentos obtidos pelas licitantes via Internet, copiados da home page da Microsoft, desde que conste no rodapé da página impressa o endereço virtual posto de forma automática pelo site, quando tal opção estiver disponível.

7.3 - O licitante deverá considerar, quando da elaboração de sua proposta, que a ELETROBRÁS é uma sociedade de economia mista, sendo aplicável o disposto no artigo 34 da Lei 10.833/2003, no que tange à retenção dos tributos federais.

8 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

8.1 - Os licitantes deverão apresentar, na forma estabelecida no item 5, os documentos a seguir relacionados:

8.1.1. - Documentos relativos à habilitação jurídica: a) Registro comercial, no caso de empresa individual.

b) Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de Sociedades Comerciais e, no caso de Sociedades por Ações, acompanhado de documentos de eleição de seus Administradores.

(11)

b.1) os documentos mencionados na alínea b deverão estar acompanhados de todas as suas alterações ou da respectiva consolidação e deles deverá constar, entre os objetivos sociais, a execução de atividades da mesma natureza do objeto deste Pregão.

c) Decreto de autorização, devidamente arquivado, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País e ato de registro ou autorização para funcionamento, expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

d) Inscrição do ato constitutivo em cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

8.1.2 - Documentos relativos à regularidade fiscal:

a) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal (Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União), relativa à sede do licitante, válida na data prevista para a sessão de disputa;

b) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual e prova de regularidade para com a Fazenda Municipal da sede do licitante, válida na data prevista para sessão de disputa;

c) Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (CND/INSS), válida na data prevista para a sessão de disputa;

d) Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, válida na data prevista para a sessão de disputa.

8.1.2.1 - As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação da regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição;

8.1.2.2 - Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o licitante for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da administração, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa;

8.1.2.3 - A não-regularização da documentação no prazo previsto no subitem anterior implicará decadência do direito à contratação sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da lei 8.666/93, sendo facultado à administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

8.1.3 - Documentos relativos à qualificação técnica:

a) Pelo menos um atestado, em nome da interessada, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando a execução satisfatória de fornecimento de impressoras com tecnologia laser policromáticas e/ou impressoras com tecnologia laser monocromáticas, compatível com o objeto da presente licitação, de acordo com o lote cotado. O atestado deverá conter nome, endereço e o telefone de contato do atestador, ou qualquer outro meio que permita à ELETROBRÁS manter contato com o atestador.

(12)

8.1.4 - Declaração, sob as penalidades da lei, de que o licitante atende ao disposto no inciso V do art. 27 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei nº 8.854, de 27 de outubro de 1999, conforme "Modelo 1"contido no Anexo I deste Edital.

8.1.5 - Declaração, sob as penalidades da lei, de que seus dirigentes, sócios e gerentes não mantêm vínculo empregatício com a ELETROBRÁS, conforme “Modelo 2” contido no Anexo I do Edital. 8.1.6 - Declaração, sob as penalidades da lei, de que o licitante não está punido com declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração, conforme "Modelo 3" contido no Anexo I do Edital.

8.1.7 - Declaração da condição de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), se for o caso, conforme “Modelo 4” constante do Anexo I.

8.1.7.1 - O licitante que apresentar Declaração falsa, objetivando os benefícios da Lei Complementar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006, incorrerá nas penalidades previstas na Lei 8.666/93.

8.2 - Para fins de habilitação, o Certificado de Registro Cadastral - CRC - emitido pela ELETROBRÁS, referente à categoria 45.2 - Informática - Pequeno Porte - CPU - válido na data estabelecida para abertura das propostas, substitui os documentos relacionados nos itens 8.1.1 a 8.1.8, exceto quanto àqueles indicados nos itens 8.1.2 e 8.1.3 os quais necessariamente deverão ser apresentados, devendo o CRC constar do envelope de documentação.

8.3 - Documentos em idioma estrangeiro deverão ser acompanhados de tradução por tradutor juramentado, em original ou cópia autenticada.

9 - RECURSOS

9.1 - Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentar as razões do recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contra-razões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

9.2 - A ausência de manifestação imediata e motivada pelo licitante quanto à intenção de recorrer no prazo fixado pelo pregoeiro importará na decadência deste direito, ficando o pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto ao licitante vencedor.

9.3 - O recurso contra decisão do pregoeiro não terá efeito suspensivo.

9.4 - Na ausência de recursos ou após decididos os recursos eventualmente interpostos, será adjudicado o objeto do certame ao licitante declarado vencedor, estando o resultado final da licitação sujeito à homologação pela autoridade superior competente.

9.5 - O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

(13)

9.6 - Os recursos contra a decisão do pregoeiro, quando interpostos, serão dirigidos ao Diretor de Administração da ELETROBRÁS, por intermédio do pregoeiro, e deverão ser encaminhados por fax, nº. (21) 2514-5229 ou por e-mail: pregão_eletronico@eletrobras.com, em ambos os casos deverá ser respeitado o horário normal do expediente da ELETROBRÁS - 8h às 12h e 13h30 às 17h.

10 - CONTRATAÇÃO DO OBJETO DA LICITAÇÃO

10.1 - A contratação será, por lote, para a totalidade dos itens correspondentes a cada um deles. 10.2 - O representante legal do licitante vencedor deverá comparecer à ELETROBRÁS no prazo de 5 (cinco) dias, a contar da data da convocação, para assinatura do instrumento contratual.

10.3 - A recusa injustificada do licitante vencedor em assinar o instrumento contratual, dentro do prazo e condições estabelecidos, caracterizará o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-a às penalidades legalmente estabelecidas, além de multa correspondente a 10% (dez por cento) do valor total contido em sua proposta.

10.4 - Ocorrendo o previsto em 10.3, a ELETROBRÁS poderá revogar a licitação ou convocar os licitantes remanescentes, atendendo a ordem de classificação, para negociação e possível adjudicação do objeto da licitação e homologação pela autoridade superior.

10.5 - A juízo da ELETROBRÁS, qualquer licitante em vias de ser julgado vencedor, ou já declarado vencedor da licitação, ou já convidado a assinar o instrumento contratual, poderá perder sua condição para fazê-lo se a ELETROBRÁS vier a ter conhecimento de fato superveniente, comprovado, que o desabone.

11 - REAJUSTE DE PREÇO

As condições de reajuste de preço estão estabelecidas na Cláusula Quinta da Minuta do Contrato, Anexo II deste Edital.

12 - CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

As condições de pagamento estão estabelecidas na Cláusula Nona da Minuta do Contrato, Anexo II deste Edital.

13 - PRAZO DE ENTREGA

O prazo de entrega está estabelecido na Cláusula Sexta da Minuta do Contrato, Anexo II deste Edital.

(14)

As condições de recebimento estão estabelecidas na Cláusula Sétima da Minuta do Contrato, Anexo II deste Edital.

15 - GARANTIA DOS BENS FORNECIDOS

As condições de garantia estão previstas na Cláusula Dez da Minuta do Contrato, Anexo II deste Edital.

16 - PENALIDADES

16.1 - As penalidades referentes à execução do Contrato estão estabelecidas na Cláusula Quatorze da Minuta de Contrato, Anexo II deste Edital.

16.2 - Aquele que deixar de entregar ou apresentar documentação exigida no Edital, apresentar documentação falsa, não mantiver a proposta, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, e que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar o contrato, ficará sujeito às seguintes sanções, sem prejuízo da reparação dos danos causados à ELETROBRÁS pelo infrator, assegurados o contraditório e a ampla defesa:

a) advertência; b) multa;

c) suspensão temporária do direito de licitar e contratar com a ELETROBRÁS de acordo com artigo 7° da Lei 10.520/02.

d) declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a União de acordo com o estabelecido no artigo 87 da Lei 8.666/93.

16.3 - Nenhuma sanção será aplicada sem o devido processo administrativo, que prevê defesa prévia do interessado e recurso nos prazos definidos em lei, sendo-lhe franqueada vista ao processo.

17 - ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

17.1 - Esclarecimentos quanto à interpretação dos termos deste Edital deverão ser solicitados, por escrito, até 3 (três) dias úteis anteriores a data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico, no endereço: pregão_eletronico@eletrobras.com.

17.2 - Os esclarecimentos sobre o Edital serão disponibilizados no sítio www.licitacoes-e.com.br, através da opção “consultar mensagens” e www.eletrobras.com.

17.2.1 - Caso a ELETROBRÁS venha a alterar o Edital, a divulgação ocorrerá conforme disposto no artigo 20 do Decreto 5.450/05.

17.3 - O licitante, através de consulta permanente ao sítio acima indicado, deverá manter-se atualizado quanto a quaisquer alterações e esclarecimentos sobre o Edital, não cabendo à

(15)

ELETROBRÁS a responsabilidade por desconhecimento de tais informações, em face de inobservância do licitante quanto ao procedimento apontado neste item.

17.4 - Somente terão validade esclarecimentos prestados por intermédio do pregoeiro, na forma descrita no item 17.2. Não serão prestados esclarecimentos por telefone.

17.5 - Até 2 dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa, pública ou jurídica, poderá impugnar o ato convocatório deste pregão mediante petição a ser enviada para o endereço informado em 5.1.2.1;

17.6 - O pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do edital, decidirá sobre a impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

17.7 - Acolhida a impugnação contra o edital, será designada nova data para a realização do certame, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas. 17.8 - As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizados no sítio da ELETROBRÁS, observando o disposto em 17.3.

18 - DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1 - Os interessados comunicarão à ELETROBRÁS, por intermédio do pregoeiro, na forma prevista no item 17 deste Edital, a existência de eventuais falhas nos termos deste Edital e seus Anexos. Serão tomadas as providências cabíveis, na forma da Lei, disponibilizando a todos os interessados as alterações que se fizerem necessárias, ou, se for o caso, informando, ao autor da comunicação, a decisão circunstanciada de manter os termos objeto do questionamento.

18.2 - Os licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados, em qualquer época.

18.3 - A ELETROBRÁS não aceitará, em hipótese alguma, futuras alegações de omissão na proposta com o objetivo de alterar as condições ofertadas.

18.4 - A ELETROBRÁS poderá promover alterações nos termos deste Edital, havendo reabertura do prazo para a apresentação das propostas, quando a alteração afetar a formulação da proposta. 18.5 - A ELETROBRÁS poderá revogar esta licitação, por interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulá-la, por ilegalidade de ofício ou mediante provocação de terceiros, em qualquer de suas fases, em conformidade com a legislação vigente, sem direito indenizatório aos licitantes, ressaltando o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pelos encargos que tiver suportado no cumprimento do contrato.

18.6 - O orçamento estimado para a contratação correrá por conta de elemento orçamentário próprio da ELETROBRÁS.

18.7 - Na contagem dos prazos estabelecidos neste edital e seus anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na ELETROBRÁS.

(16)

19 - FORO

Fica eleito o foro da cidade do Rio de Janeiro, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir qualquer questão oriunda da presente licitação.

20 - ANEXOS

Fazem parte integrante deste Edital os seguintes Anexos: ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO II - MINUTA DO CONTRATO

ANEXO III - CARTILHA EQUALIZAÇÃO ICMS ANEXO IV - MODELOS

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2010

Claudio dos Santos Bertini Chefe do Departamento de Contratações

Referências

Documentos relacionados

Quanto aos depoimentos das mães, esses foram organizados em cinco AC: a perda do filho idealizado; o impacto da unidade de terapia intensiva neonatal; a

Declarado o vencedor do presente PREGÃO ELETRÔNICO, qualquer licitante poderá durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, no prazo mínimo de 30 (trinta) minutos a contar

Declarada a vencedora, qualquer Licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar intenção de

Declarado(s) o(s) vencedor(es), qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias

Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de

Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção

Declarado o licitante vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, cuja síntese será lavrada em ata, quando lhe será concedido

Declarado o vencedor do presente PREGÃO ELETRÔNICO, qualquer licitante poderá durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, no prazo mínimo de 30 (trinta) minutos a contar