• Nenhum resultado encontrado

OPERADOR DE MÁQUINAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OPERADOR DE MÁQUINAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Jupiá - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

OPERADOR DE MÁQUINAS

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Jupiá - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia o texto e responda a questão 01.

Segunda maior produtora mundial de embalagem longa vida, a SIG Combibloc, principal divisão do grupo suíço SIG, prepara a abertura de uma fábrica no Brasil. A empresa responsábel por 1 bilhão do 1,5 bilhão de dólares de faturamento do grupo, chegou ao país há dois anos disposta a brigar com a líder global Tetrapak, que detém cerca de 80% dos negócios nesse mercado. Os estudos para a implantação da fábrica foram recentemente concluídos e apontam para o Sul do país, pela facilidade logística junto ao Mercosul. Entre os oito atuais clientes da Combibloc na região estão a Unilever, com a marca de atomatado Malloa, no Chile, e a italiana Cirio, no Brasil.(Denise Brito, Exame, Dezembro 1999).

(Acesso 14.03.2019 www.portuguesemfoco.com.br). 01- Segundo o texto lido pode-se afirmar que:

a) A SIG Combibloc está instalada no Brasil há alguns anos.

b) A empresa preteente se instalar na região Sul do Brasil pois a mesma está em fase de desenvolvimento.

c) Os estudos apontam para o Sul porque está próximo aos demais países que fazem parte do Mercosul.

d) A Unilever não faz parte dos atuais clientes da Combibloc. 02- Assinale a frase em que predomina a função metalinguística.

a) “Agarro o azul do poema pelo fio mais delagado de lã de seu discurso e vou traçando as linhas do relâmpago no vidro opaco da janela”. (Gilberto Mendonça Teles)

b) Existem três acentos gráficos na Língua Portuguesa. c) Ligue agora! Não perca esta oportunidade.

d) 2010 foi um ano muito difícil para mim. 03- Há erro de grafia em:

a) A cessão de terras compete ao estado. b) Moro a cerca de cem metros da praça. c) Casou-se com um juiz eminente.

d) O prefeito resolveru fazer a sessão dos seus rendimento à creche municipal. 04- Todas as frases estão corretas no que se refere a concordância nominal exceto:

a) Terras e clima desconhecidos.

b) Os alunos consideram difícil o simulado e a redação.

c) Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o braço direitos, mas estava totalmente lúcido.

d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos. 05- Qual é a figura geométrica representada abaixo:

(4)

a) Cone. b) Esfera. c) Cilindro. d) Cubo.

06- Qual é o resultado da seguinte multiplicação? 789 x 3=

a) 2.367. b) 2.372. c) 2.456. d) 2.467.

07- Em uma brincadeira, as crianças devem correr a distância de 2600 metros em um tempo de 105 minutos. Quais os valores da distância e tempo em km e hora?

a) 0,26 km e 1h25min. b) 2,6 km e 1h05min. c) 0,26 km e 1h15min. d) 2,6 km e 1h45min.

08- De acordo com o Histórico do Município de Jupiá – SC em 1953 as primeiras famílias a chegarem e instalaram-se no interior foram:

(Fonte: https://www.jupia.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/32943). a) Spinello, Cividini e Mazetto.

b) Nichetti, Accorsi e Mazetto. c) Nichetti, Spinello e Cividini. d) Spinello, Cividini e Accorsi.

09- Qual o numero da Lei de criação do Município de Jupiá – SC? (Fonte: https://www.jupia.sc.gov.br/cms/pagina/ver/codMapaItem/32952).

a) 8.890. b) 8.980. c) 9.890. d) 9.980.

10- Conforme o artigo 1º da Lei Orgânica do Município de Jupiá, entidade integrante da República Federativa do Brasil, é pessoa jurídica de direito público interno, com autonomia política, administrativa e financeira, nos termos da Constituição Federal, da Constituição do Estado, Leis Complementares e desta Lei Orgânica, tendo como fundamentos: Assinale a incorreta:

a) A Soberania Nacional. b) A Autonomia Municipal. c) A Cidadania.

d) A indignidade da pessoa humana.

Conhecimentos Específicos

11- Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I- A Pá Carregadeira perde 40% de sua força de sustentação quando está no movimento lateral, ou seja, se sua carga real é de 6000 kg no movimento lateral, essa carga cai para 3600 kg, porque seu centro de gravidade está deslocado.

(5)

II- O custo operacional da pá-carregadeira de esteiras é maior devido ao alto preço das esteiras, no entanto, a produtividade em escavação e carregamento é muito superior tornando-a umtornando-a excelente tornando-alterntornando-ativtornando-a às pás-ctornando-arregtornando-adeirtornando-as de pneus. Apestornando-ar de ser desenvolvidtornando-a com o intuito de ter grande produtividade no carregamento de caminhões, a pá-carregadeira é uma excelente máquina para execução de outras tarefas como: espalhamento de terra em aterros, escavação, demolição mecanizada e nivelamento.

III- A utilização correta das marchas ajuda os freios a conter ao equipamento em descida, principalmente quando engatado de implemento. Durante subidas e descidas, deve-se passar a marcha após o início das mesmas, nunca antes.

IV- A motoniveladora é uma máquina com tração força motriz, que serve para execução de diversas atividades dentro do processo produtivo. Ela é um veículo que possui direção diferenciada dos outros veículos comuns, pois podem ser do tipo articuladas ou com direção nas rodas traseiras.

a) As afirmações I, II, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmações II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmações I e II são verdadeiras. d) Somente as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

12- A respeito da segurança na operação de máquinas pesadas, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:

a) Ponto cego é uma obstrução parcial ou total no campo de visão de um operador de máquinas pesadas.

b) Nos equipamentos existem pontos cegos fixos e variáveis. A cabine do operador, gera um ponto cego fixo, pois a cabine não se movimenta. Os principais pontos a serem considerados, são as colunas frontais, laterais e traseiras do compartimento do operador, teto, painel frontal, portas, vidros, espelhos retrovisores, faróis.

c) O braço, uma das principais partes de uma escavadeira, encontra-se na frente da máquina. Na maior parte dos casos é o principal vilão da história, pois esta é uma das partes que mais criam pontos cegos neste equipamento.

d) Os pontos cegos variáveis de uma máquina são os braços e seus agregados, que se movimentam para frente e para trás, para cima e para baixo sempre mudando o campo de visão do operador. Quanto mais completa for a máquina, maior será o campo de visão do operador.

13- Falhas elétricas podem ser causadas à escavadeira por uma célula de bateria defeituosa. Isso se deve ao fato que:

a) Caso o nível venha abaixo dos 18 volts, o sistema passa a funcionar de forma imprevisível, podendo causar falsas leituras, trazer problemas para as funções hidráulicas ou para o comando do acelerador, entre outras intempéries.

b) O sistema passa a funcionar de forma imprevisível, nas situações em que a voltagem do sistema se encontra abaixo de 20 volts.

c) Vinte e dois volts é a voltagem mínima para o sistema funcionar perfeitamente.

d) Para que o sistema não apresente falhas, como falsas leituras ou trazer problemas para as funções hidráulicas, é necessário ter pelo menos 24 volts no sistema a qualquer momento.

(6)

14- São símbolos, no painel de instrumentos de uma máquina pesada, que se referem a algum tipo de filtro, exceto:

a)

b)

c)

d)

15- Os veículos reprovados na inspeção de segurança e na de emissão de gases poluentes e ruído, ficam sujeitos a:

a) Medida administrativa de retenção do veículo. b) Penalidade de apreensão do veículo.

c) Penalidade de multa e frequência obrigatória em curso de reciclagem. d) Medida administrativa de remoção do veículo.

16- A multa no valor de R$ 195,23 (cento e noventa e cinco reais e vinte e três centavos) é aplicada ao condutor de veículos automotores pela seguinte infração:

a) Dirigir o veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação.

b) Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.

c) Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente.

d) Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes.

17- Sobre a lubrificação com óleos sintéticos, não é correto afirmar que:

a) Os óleos sintéticos possuem uma curva de viscosidade mais constante, independente da temperatura de funcionamento do motor, evitando a carbonização do mesmo.

b) Indicado principalmente em motores de alta performance, o uso do sintético pode proporcionar aumento da vida útil do motor e maior desempenho, garantindo lubrificação superior à dos minerais.

(7)

c) Com a maior lubrificação do motor, parte do calor antes gerado pelo atrito com uso dos óleos minerais é aproveitada como energia mecânica com o uso de sintéticos, porém esses não interferem no consumo e economia de combustível.

d) Com a evolução e aparecimento de motores cada vez mais potentes, os óleos lubrificantes minerais já não atendiam as exigências das montadoras quanto a viscosidade em altas temperaturas, o que exigiu dos fabricantes de lubrificantes a criação de lubrificantes mais “poderosos”, criados em laboratório, a partir de outros elementos químicos não presentes no petróleo, os óleos sintéticos.

18- Nas afirmações abaixo, assinale (V) se forem verdadeiras e (F) se forem falsas, e em seguida marque a alternativa correta:

( ) Nos motores de Ciclo Diesel não há a necessidade do uso da vela para dar a faísca elétrica, pois somente alta pressão e a alta temperatura que o ar se encontra já é o suficiente para ocasionar a queima.

( ) As válvulas de admissão e escapamento nos motores de Ciclo Otto, só se mantém fechadas no 3º tempo do ciclo.

( ) A árvore de manivelas de um motor à Diesel é um eixo que possui

ressaltos, chamados de cames, e sua principal função é acionar os balancins promovendo a abertura e o fechamento das válvulas.

( ) A peças que transmite o movimento proveniente do comando de

válvulas até as válvulas, fazendo com que as mesmas abram no momento exato é denominada de Virabrequim.

( ) No motor Diesel é aspirado somente ar puro e não a mistura ar +

combustível como no motor Otto. a) (V); (V); (V); (F); (V).

b) (F); (V); (F); (V); (F). c) (V); (F); (F); (F); (V). d) (F); (F); (V); (V); (F).

19- Em um motor, o radiador além de refrigerar a água, funciona como reservatório e: a) Responsável pela circulação de água no motor.

b) Como controlador da pressão no sistema de refrigeração. c) Controle da temperatura no sistema de refrigeração. d) Suprir a falta de ar para refrigeração da água do motor.

20- Na geometria de direção, o fechamento das rodas na parte dianteira do eixo é denominado de:

a) Convergência.

b) Camber de eixo positivo. c) Divergência.

d) Camber de eixo negativo.

21- Assinale a alternativa em que o símbolo representado traz problemas graves ao operador e à máquina, onde o operador será alertado por meio de três indicações: indicação no painel, luz de advertência e alarme sonoro, e quando algum problema ocorrer, a máquina deverá ser desligada imediatamente e a equipe de manutenção ser acionada para correção do problema:

(8)

a)

b)

c)

d)

22- Assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente, as lacunas do texto abaixo:

Os sistemas hidráulicos estão presentes praticamente em todos os tipos de máquinas, desde retroescavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras e escavadeiras, até tratores e guindastes, por exemplo. Por meio de um fluido, no caso óleo sob alta pressão, estes sistemas geram força e potência aos equipamentos, com precisão e versatilidade. Basicamente, são compostos por três partes principais: ___________, que gera a pressão sobre o fluido; _____________, que recebe essa pressão e, em resposta, proporciona a ação mecânica), e __________, responsável pelo controle de todo o sistema.

a) O atuador; a bomba; a válvula. b) A válvula; o atuador; a bomba. c) A bomba; a válvula; o atuador. d) A bomba; o atuador; a válvula.

23- Que parte da inscrição em um pneu representada abaixo, indica a velocidade máxima para a qual o ele foi construído?

a) CV. b) 86. c) V. d) 90.

(9)

24- A sinalização horizontal de trânsito na cor amarela é utilizada para os seguintes fins, exceto:

a) Regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral. b) Separar movimentos veiculares de mesmo sentido.

c) Delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada. d) Demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).

25- Sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual é correto afirmar que: a) São de uso facultativo.

b) São personalizáveis. c) Devem possuir o C.A.

d) Devem ser adquiridos pelos empregados.

26- Os sinais vitais são indicadores das funções vitais e podem orientar o diagnóstico inicial e acompanhar a evolução do quadro clínico de uma vítima de acidente. Os sinais vitais são o pulso, a respiração, a pressão arterial e a temperatura. O pulso é a ondulação exercida pela expansão das artérias seguida por uma contração do coração. Assinale a alternativa que não é uma artéria no qual se poder obter o pulso de uma vítima:

a) Carótida. b) Femoral. c) Braquial. d) Espinhal.

27- Dos cincos elementos essenciais que compões a Direção Defensiva para uma boa conduta no trânsito, que elementos se caracteriza por reconhecer as alternativas que se apresentam em uma situação, e ter a habilidade de fazer uma escolha inteligente a tempo de evitar acidentes?

a) Habilidade. b) Decisão. c) Previsão. d) Atenção.

28- Que sistema rodante contém vedação de poliuretano e é geralmente aplicado em escavadeiras, porque trabalham paradas na maior parte do tempo?

a) Sistema selado. b) Sistema lubrificado. c) Sistema a graxa. d) Sistema seco.

29- Em relação à Ética e a Cidadania, assinale a alternativa incorreta:

a) A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O agir diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O fazer se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão

b) No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a humanidade evoluiu em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito.

c) Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. d) Num período de enorme mobilidade de pessoas à escala mundial, caminhamos para um

(10)

30- Que tipo de veículos podem ser conduzidos em via pública também por condutor habilitado na categoria B?

a) O equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola.

b) O trator de roda e o equipamento automotor destinado à execução de trabalhos de pavimentação.

c) O equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalhos de pavimentação.

d) O trator de roda e os equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas.

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, objetivo do presente estudo foi determinar as características hidrológicas da bacia hidrográfica do Rio do Campo, bem como determinar a vazão máxima a partir do método

A emergência da nova categoria, locução conjuntiva, em tanto que caracteriza o que Lichtenberk (1991) classifica como consequência prototípica. Outra consequência,

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do uso de materiais didáticos alternativos no Ensino de Química, produzidos por docentes e discentes, para tornar as aulas

RESPONSABILIDADE DA SYNOLOGY E DOS SEUS FORNECEDORES RESULTANTES OU RELACIONADAS COM A UTILIZAÇÃO OU IMPOSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO PRODUTO, QUALQUER DOCUMENTAÇÃO ASSOCIADA

A Constituição/1988 sobrelevou o desenvolvimento em alto grau, considerando-o objetivo fundamental e elegendo os incentivos fiscais como um dos instrumentos para

In: VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISADORES DA HISTÓRIA DAS COMUNIDADES TEUTO-BRASILEIRAS (6: 2002: Santa Cruz do Sul).. BARROSO, Véra Lúcia

Os projetos, componentes de um programa, podem ser definidos como um conjunto de componentes de um programa, podem ser definidos como um conjunto de atividades

Porém não devemos tratar a mediação, conciliação e a arbitragem como o remédio único, exclusivo e solucionador de todos os problemas que envolvam a morosidade