• Nenhum resultado encontrado

Pós Graduação em Engenharia de Gestão e Projetos Master BIM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós Graduação em Engenharia de Gestão e Projetos Master BIM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Pós – Graduação em Engenharia de

Gestão e Projetos Master BIM

ÁREA DE CONHECIMENTO: Engenharia Civil e Arquitetura CARGA HORÁRIA ÁREA ESPECÍFICA: Projetos em Engenharia e Arquitetura

360h CURSO: Engenharia de Gestão e Projetos – Master BIM

Coordenador: Me. Flávio Vieira da Silva Junior

PÚBLICO ALVO

Esta especialização é voltada para Engenheiros Civis, Arquitetos e Tecnólogos em Edificações que atuam como projetistas, construtores, fornecedores ou proprietários e desejam ter conhecimento holístico de todos os aspectos da modelagem da informação para empreendimentos imobiliários ou institucionais.

OBJETIVO DO CURSO

Serão desenvolvidas habilidades de produção de modelos BIM (geometria, informação e componentes), adaptação de processo, automação e visualização de projetos, análise, verificação de códigos e coordenação. Serão abordados modelos arquitetônicos, estruturais, de sistemas prediais, sistemas construtivos e do terreno. Múltiplos usos do BIM serão abordados: modelagem de condições existentes, projeto autoral, estimativa de custo, planejamento 4D, interoperabilidade para análises de engenharia, coordenação 3D, sistemas construtivos, layout do canteiro de obras e a gestão de facilidades. No contexto de tecnologia serão desenvolvidas habilidades em softwares de modelagem, comunicação, compartilhamento, verificação, análise estrutural e colaboração por meio de padrões abertos. No contexto de processos serão desenvolvidas habilidades de compreensão e desenhos de processos assim como estratégia para implementação de BIM. No contexto de políticas serão abordadas diretrizes para desenvolvimento e contratação de modelos para os diversos usos experimentados.

(2)

buscarem cada vez mais o crescimento na profissão. Além das vantagens que proporciona na vida pessoal e profissional, a qualificação garante ainda aumento salarial e pode ser o diferencial na hora da contratação. O mercado de trabalho cada vez mais competitivo, busca profissionais especializados que se destacam, e ganham notoriedade e valorização por parte das empresas.

(3)

Pós – Graduação em Engenharia de Gestão

e Projetos Master BIM

NOME DA DISCIPLINA

FUNDAMENTOS DO BIM EMENTA

Conceituar sobre a Modelagem da informação da construção, interoperabilidade entre os softwares, na coordenação dos projetos e no desenvolvimento de um plano de Execução BIM.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

MODELAGEM DE PROJETO ARQUITETÔNICO I EMENTA

Introduzir as ferramentas do aplicativo BIM 3D Autodesk Revit que demonstrem o conjunto dos elementos necessários para a configurações iniciais e elaboração de projetos Arquitetônico.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

MODELAGEM DE PROJETO ARQUITETÔNICO II EMENTA

Utilização de ferramentas do aplicativo BIM Autodesk Revit (ou similar) no desenvolvimento de projetos Arquitetônico Legal e suas Representações gráficas.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

APRESENTAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS, REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL EMENTA

Aplicabilidade das novas tecnologias e interação no setor de Arquitetura e Construção. Apresentar novos meios de representação e compreensão dos processos de concepção, desenvolvimento e execução de projetos, tais como a realidade Aumentada e Virtual.

REFERÊNCIAS

(4)

NOME DA DISCIPLINA

MODELAGEM DE ESTRUTURAS I – CONCRETO ARMADO

EMENTA

Utilização de ferramentas do aplicativo BIM para entendimento do projetos de Engenharia Estrutural. Analisar a concepção, dimensionamento e detalhamento de projetos estruturais, modelo analítico e interoperabilidade entre softwares de estruturas e arquitetura.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

MODELAGEM DE ESTRUTURAS II – CONCRETO ARMADO

EMENTA

Utilização de ferramentas do aplicativo BIM para concepção do projetos Estrutural. Analisar a concepção, dimensionamento e detalhamento de projetos estruturais, modelo analítico e interoperabilidade entre softwares de estruturas e arquitetura.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

PROJETOS DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIOS

EMENTA

Elaboração e Modelagem do projeto Hidrossanitário com ênfase na modelagem BIM, com a utilização do software Autodesk Revit ou similar.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICOS

EMENTA

Elaboração e Modelagem do projeto de instalações elétricas em baixa tensão com ênfase na modelagem BIM, com a utilização do software Autodesk Revit ou similar.

(5)

Pós – Graduação em Engenharia de Gestão

e Projetos Master BIM

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

ESPAÇOS INTERNOS: MODELAGEM E PARAMETRIZAÇÃO

EMENTA

Aspectos conceituais e técnicos e relacionados ao uso de ferramentas BIM no design de interiores. Como a ferramenta pode auxiliar no projeto de Interiores e Parametrização.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

PROJETOS DE INFRAESTRUTURA

EMENTA

Aspectos conceituais e técnicos relacionados ao uso de tecnologia BIM em projetos de infraestrutura. Aplicação da tecnologia BIM em projetos de infraestrutura a partir das ferramentas disponíveis. Aplicações com uso de ferramenta BIM - Autodesk 3d Civil ou similar.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

PROJETO EXECUTIVO: MODELAGEM DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

EMENTA

Aplicabilidade das normas pertinentes ABNT em projetos executivo de Arquitetura, com a utilização de ferramentas de aplicativos BIM.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

(6)

EMENTA

Panorama de implementação da modelagem de informação de construção. Processos, estágios e objetivos de implementação BIM, estratégias e abordagens no desenvolvimento de planos de implementação BIM, diagnóstico e análise de organizações.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

ANÁLISE LUMINOTÉCNICA, ACÚSTICA E ENERGÉTICA

EMENTA

Utilização de ferramentas BIM para análise lumínica, acústica e energética. As várias ferramentas presentes no mercado, com abordagem da Norma de Desempenho e selos de sustentabilidade.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS - BIM 4D

EMENTA

Histórico e conceituação do planejamento. Os Níveis do planejamento de obras. Técnicas de planejamento e controle de obras. Conceituação de BIM 4D. Processo de planejamento por meio de BIM. Análise de construtibilidade e sequenciamento com BIM. Aplicações com uso de ferramenta BIM (Navisworks).

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS - BIM-5D

EMENTA

Metodologia tradicional de orçamentação de obras. Orçamentação BIM 5D. O processo de quantificação automática de serviços utilizando ferramentas BIM (Revit e Navisworks).

(7)

Pós – Graduação em Engenharia de Gestão

e Projetos Master BIM

NOME DA DISCIPLINA

PROJETO PARAMÉTRICO E GENERATIVO

EMENTA

Aplicação de sistemas generativos de projetos, paramétricas e algorítmicas.

(8)

NOME DA DISCIPLINA

Trabalho Colaborativo e Interoperabilidade

EMENTA

Aplicar as possibilidades e produtividade do uso do projeto com a Verificação de regras, compatibilidade automatizada das informações.

REFERÊNCIAS

NOME DA DISCIPLINA

Gestão de Facilities - 7D

EMENTA

Serão apresentados conceitos fundamentais da atividade de gestão na fase de Operação & Uso dos empreendimentos, assim como apresentadas algumas alternativas de integração entre BIM & FM. Para compreender o uso prático do conceito, está prevista a aplicação de tecnologias apropriadas ao conteúdo.

Referências

Documentos relacionados

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), há uma tendência explícita no aumento da participação dos aposentados e pensionistas na

Durante o desenvolvimento do Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem – Atenção Psicossocial foi possível aprimorar o conhecimento na área da saúde

Kulčar 40 , encontrou benefícios semelhantes (Tabela 3) e, além disso, ao acompanhar os membros permanentes do grupo por um período de 10 anos, constatou uma

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação

Na Nova Zelândia em sistemas pastoris as vacas produzem em média 17 litros de leite ao dia, enquanto nos produtores analisados neste estudo a média de