• Nenhum resultado encontrado

Clipping de 24 a 30 de novembro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Clipping de 24 a 30 de novembro"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)
(13)

Via comercial / De Fato Online:

Inscrições abertas para a III

Jornada de Ensino, Pesquisa

e Extensão da Unifei

Com o tema “Meio Ambiente e a

Percepção da Comunidade: Diferentes Atores Sociais”, acontece em Itabira a III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira. O evento será nos dias 2 e 3 de dezembro, no Centro Experimental de Educação Ambiental (CEEA). Com o objetivo de incentivar projetos inovadores na área de educação, a Prefeitura de Itabira é parceira da Jornada, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

O encontro discutirá diferentes

percepções de atores sociais do município itabirano, além de inciar uma rede de contatos, envolvendo instituições públicas, privadas e do terceiro setor. O objetivo é estabelecer parcerias junto ao Programa Temático de Educação e Sustentabilidade Ambiental, desenvolvido pela Unifei. Na ocasião, serão apresentados os resultados do Estudo de Percepção Ambiental de Vizinhança no entorno do Parque Municipal Mata do Intelecto. Alunos também apresentarão painéis com as atividades relacionadas à formação acadêmica, que incluem visitas técnicas, registros fotográficos e trabalhos de campo, vinculados a disciplinas do curso de Engenharia Ambiental.

(14)

Associações de classe, representantes de escolas públicas municipais, estaduais e particulares, instituições de ensino técnico e universitário do município, são convidados a participar do evento. Estudantes de escolas públicas e particulares que desejam participar do laboratório

Móvel/programa Ciência para todos precisam fazer agendamento prévio.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link http://migre.me/n6hRp. As vagas são limitadas a 120 pessoas. Outras informações pelo telefone: 3839-2727

Confira a Programação: 2 e 3/12, das 7h às 17h

Atividade do Programa Ciência para Todos – Laboratório Móvel do Curso de Engenharia Ambiental

Local: CEEA – Parque Natural Municipal do Intelecto Dia 2/12

Local: Parque Natural Municipal do Intelecto 13h: Abertura

13h20: Mesa Redonda ”Meio Ambiente e a percepção da comunidade: Diferentes Atores Sociais e Networking Programa Temático de Educação e Sustentabilidade Ambiental”

Mediadoras: Engenheira Maria Auxiliadora Matoso – (SMMA) e Prof. Dra. Giselle Queiroz (Unifei) 14h20: Discussão

15h: Exposição de Painéis – Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Engenharia Ambiental – campus Itabira e Resultados do Projeto de Extensão: Estudo de percepção ambiental da

vizinhança no entorno do Parque Natural Mata do Intelecto

Concurso – Apresentação de spots e curtas-metragens sob a temática “Unidade de Conservação e Meio Ambiente”

De Fato Online:

UNIFEI e Ampari se unem em projeto de guarda responsável de animais de

estimação

Durante o mês de novembro ocorreu um ciclo de visitas a pré-escolas da rede municipal da cidade de Itabira, como parte do projeto de extensão da UNIFEI "As crianças e os animais de estimação: guarda responsável se aprende desde pequeno".

O objetivo da ação é conscientizar as crianças dessa idade sobre a guarda responsável, tratando de assuntos como os benefícios em se ter um animal de estimação, os cuidados necessários, o problema do abandono e os maus tratos.

Os temas foram divididos em dois encontros e adaptados para uma linguagem que alcançasse o público alvo. As escolas participantes da campanha foram a E. M. do Bairro Água Fresca, a Américo Giannetti e a Filomena Jardim.

(15)

Em 2015, o projeto será ampliado para a rede estadual e terá como público alvo os alunos do ensino fundamental.

O projeto é coordenado pelas professoras Ana Carolina Oliveira Santos e Maria Elizabete Villela Santiago e conta com a participação da técnica em assuntos educacionais Meyr Pereira Cruz, das alunas Beatriz Sepulveda, Bianca Queiroz, Fernanda Campos, Henara Gomez Haddad, Natasha Oliveira e Renata Pinheiro, além de membros da Associação Municipal de Proteção Animal da Região de Itabira (Ampari).

Rádio Jovem FM:

CONSELHO UNIVERSITARIO DA UNIFEI, CONSUNI, SE REUNIRÁ HOJE À

TARDE PARA APRECIAR PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE

MEDICINA NA INSTITUIÇÃO.

O Conselho Universitário, órgão máximo da UniFEI, se reunirá hoje à tarde, segunda-feira, dia 24, no seu Campus , para apreciar os estudos coordenados pelo Vice Reitor, Professor Paulo Waki , visando a implantação do Curso de Medicina, nos campi de Itajubá e Itabira.

O próprio Consuni já havia dado sua aprovação para o inicio destes estudos em reunião onde este item foi tratado, para poder então dar sua decisão sobre este assunto.

Reina grande expectativa, pela relevância deste assunto. com relação a introdução deste Curso na Universidade. Esperemos.

Rádio Jovem FM:

CONSUNI, CONSELHO UNIVERSITARIO DA UNIFEI, APROVA INICIO DOS

TRABALHOS DE IMPLANTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA, MAS PARA

O CAMPUS DE ITABIRA.

Terminou às 09:30 da noite de ontem da reunião do Consuni da UniFEI.

A votação foi secreta, e logo na primeira votação, venceu a proposta que dá o direito à UniFEI , Campus de Itabira, de ter a Faculdade de Medicina, em primeiro lugar.

A votação para a colocação da Faculdade de Medicina de Itajubá, no entanto, só deverá ser decidida na próxima reunião do Consuni, que será realizada, no dia 1 de Dezembro, já que a realizada ontem, deu empate , fazendo com que o Reitor Dagoberto Alves de Almeida, desse seu voto de Minerva, adiando a decisão para a próxima segunda-feira.

Itabira tem algumas vantagens : lá o Prefeito é médico, e já manifestou seu forte desejo de ter a Faculdade de Medicina; lá a Prefeitura deverá doar o terreno, lá não tem outra Faculdade de Medicina, lá a receita da cidade é mais do que o dobro da de Itajubá, e finalmente lá existe a sede da Vale .

(16)

Governador eleito defende aproximação com as universidades para fortalecer

integração regional

O governador eleito Fernando Pimentel, que é professor licenciado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade, discutiu, na manhã de hoje na UFMG, o cenário da pesquisa no estado com dirigentes de 13 instituições que compõem o Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes). Ele manifestou o desejo de estabelecer um governo mais próximo das universidades e da sociedade mineira, com foco nas

especificidades de cada região.

“Estamos no início de um novo modelo de relacionamento. Em nossa gestão, o governo do estado vai estar muito próximo deste Fórum, que representa as instituições federais e estaduais de ensino superior em Minas. Queremos um governo menos centrado na capital. Nesse contexto, é importante integrar e ouvir também as universidades de todas as regiões do estado aqui

representadas”, afirmou.

Segundo Pimentel, “as instituições federais de ensino em Minas Gerais terão papel decisivo em um processo de desenvolvimento da economia que será pautado no conhecimento”. O

governador eleito considera que o potencial das universidades federais em Minas não tem sido utilizado de forma adequada em relação às necessidades do estado.

Fernando Pimentel também falou do papel das universidades estaduais de Minas Gerais (Uemg) e de Montes Claros (Unimontes). “As instituições estaduais não devem competir com as

universidades federais. Elas precisam ser parceiras e atuar de forma complementar à atuação das federais. Caminhar juntas, sem conflitos, é o grande desafio”, afirmou.

Financiamento à pesquisa

O reitor Jaime Ramírez falou de preocupação comum aos gestores que integram o Foripes a respeito de proposta de emenda constitucional que destinaria 10% do orçamento da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig) para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O governador eleito comprometeu-se a estabelecer uma gestão na Fapemig mais próxima das universidades.

“A Fapemig precisa retomar sua vocação original, que é a de financiar a pesquisa no sentido clássico. Não podemos desviar o objetivo da Fapemig para outras finalidades, como o custeio de instituições estaduais”, afirmou Pimentel.

Jaime Ramírez abordou também a destinação de 1% do ICMS de Minas Gerais para a promoção da ciência e da tecnologia no estado, índice considerado insuficiente pelos membros do Foripes. “A receita para pesquisa em Minas não acompanhou o crescimento dos trabalhos desenvolvidos nas instituições do estado”, lembrou o José Roberto Scolforo, reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e presidente do Fórum.

Os reitores apresentaram proposta de aumento desse percentual para 1,5% sobre o valor do ICMS arrecado em Minas.

“Esse crescimento das pesquisas no estado precisa ser reconhecido”, concordou o governador eleito Fernando Pimentel, que lembrou que o aumento do investimento deve ser feito de forma planejada, responsável e gradual. “O ano de 2015 não será fácil, mas estou otimista com as

(17)

nossas possibilidades. Acredito que os problemas que o Brasil enfrenta hoje são passíveis de resolução em curto prazo. Os grandes problemas já se encontram equacionados”, avaliou. O encontro

Além da UFMG e da Ufla, o encontro reúne gestores das federais de Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Itajubá (Unifei), Alfenas (Unifal), Triângulo Mineiro (UFTM), Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste/MG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

Entre os temas discutidos no encontro, estão a criação de um mestrado profissional em rede para servidores técnico-administrativos, parcerias para pesquisa e inovação e aproximação das

instituições com a bancada mineira no Congresso Nacional. Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

Documentos relacionados

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de