• Nenhum resultado encontrado

Praça Professor Paulo Henrique, Vila São José - Piraju/SP - CEP: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Praça Professor Paulo Henrique, Vila São José - Piraju/SP - CEP: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

SUMÁRIO

Acontece na DE... 02

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)... 06

NPE (Núcleo Pedagógico)... 08

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)... 21

CAF (Centro de Administração, Finanças e Infraestrutura)... 23

CRH (Centro de Recursos Humanos)... 24

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO DE PIRAJU

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Ano III – Circular nº 14/2019 de 05/04/2019

Praça Professor Paulo Henrique, 155 - Vila São José - Piraju/SP - CEP: 18.800-000

Dirigente Regional de Ensino

CIRCULAR

Nº 14

(2)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA: FUNDAMENTOS BÁSICOS 1: WORD &

POWERPOINT

Entre os dias 28 de março e 03 de abril aconteceu, na sede da Diretoria de Ensino de Piraju, os quatro encontros referentes à formação pedagógica utilizando recursos do Microsoft Word e Powerpoint.

A responsável pela formação foi a PCNP de Tecnologia Educacional, Cibele Tucunduva Scacheti, com auxílio da PCNP de Educação Especial, Rejane Domingues Garcia.

A Orientação Técnica contou com a participação de professores das diversas disciplinas, além de professores das Salas de Recursos e de Leitura e teve como objetivos:

 Desenvolver competências e habilidades para o uso dos recursos básicos do Microsoft Word e Powerpoint 2013.

 Conhecer os diversos recursos oferecidos pelo Microsoft Word e Powerpoint 2013 para uso pedagógico;

 Explorar os principais recursos de edição do Microsoft Word 2013 para criar, editar e formatar documentos de textos;

 Criar apresentações gráficas no Microsoft PowerPoint 2013.

As avaliações dos participantes foram muito positivas, destacando a pertinência dos temas abordados e das atividades desenvolvidas para a prática de sala de aula.

Em relação aos temas sugeridos para as próximas formações, segue o gráfico abaixo com os resultados. Em breve haverá continuidade das formações mediante novo formulário de adesão.

(3)

FOTOS DA ORIENTAÇÃO TÉCNICA: FUNDAMENTOS BÁSICOS 1: WORD & POWERPOINT

Turma 1

Turma 2

Turma 3

(4)

ORIENTAÇÃO TÉCNICA: GUIA DE TRANSIÇÃO DE

MATEMÁTICA: ALINHANDO O PERCURSO.

No dia 04/04/2019, ocorreu na sede da Diretoria de Ensino, orientação técnica destinada aos professores de Matemática, que teve como objetivos:

 Orientar quanto às indicações do Guia de Transição: Matemática -1º bimestre.  Aprofundar conhecimentos e vivenciar propostas com o uso do software de

Geometria Dinâmica “Geogebra”.

 Oportunizar momentos de socialização de boas práticas de professores.

 Incentivar a participação na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas -OBMEP 2019.

Neste dia, a PCNP de Matemática conduziu vivência de atividades com o aplicativo “Calculadora Gráfica do Geogebra”, com o uso pedagógico de dispositivos móveis (celular), por meio do modelo “Rotação por estação”. A professora Liliam Aparecida Alves Paes, da E.E. Padre Bento de Queiroz, socializou sua prática com o uso do software Geogebra em computadores e exemplificou atividades voltadas aos alunos da 3ª série- E.M. As duas atividades objetivaram subsidiar o trabalho dos docentes, tendo em vista que o software Geogebra é facilitador da investigação e da aprendizagem e promove a otimização do tempo.

Na ocasião, recebemos a equipe que coordena os trabalhos direcionados à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP na região SP01:

 Professor Doutor José Carlos Rodrigues- Coordenador Regional da OBMEP, região SP01.

 Professora Doutora Cristiane Nespoli, de Oliveira-Coordenadora Regional do Programa de Iniciação Científica OBMEP - Região SP01

 Professor Thomaz Augusto Ferreira Assis- Apoio Administrativo Região SP01 A equipe realizou explanações no sentido de incentivar professores e alunos a participar da OBMEP e melhorar a qualidade dessa participação. Foram apresentadas as oportunidades propiciadas aos alunos e citados exemplos das contribuições na vida dos estudantes.

Finalizando a apresentação, a PCNP de Matemática exibiu o vídeo com o relato da aluna Nathália Duarte Bruno, da E.E. Coronel Marcos Ribeiro. Ela emocionou todos os presentes com seu depoimento sobre sua trajetória na OBMEP, medalhas conquistadas, oportunidades e experiências vividas graças à Olimpíada. Ao final, destacou a importância do incentivo dos professores junto aos alunos e de garantir a divulgação dos benefícios propiciados.

(5)

A PCNP de Matemática agradece a participação dos professores, que se dedicaram ao dia de intenso estudo Considerações sobre o Guia de Transição

Matemática- 1º bimestre

Professores vivenciando atividade com o uso pedagógico do celular por meio de modelo “Rotação por estações”

Contribuição Prof. Liliam Alves Paes, vivência de atividade com o uso do software Geogebra Dirigente Regional, Profª Sandra Tonon, recepcionando a equipe OBMEP- Região SP01

Profª Drª Cristiane Nespoli apresentando os programas e projetos da OBMEP

direcionados aos alunos

Contribuições Prof. Dr. José Carlos Rodrigues.

(6)

1) RESERVA TÉCNICA - PNLD

Informamos que a ferramenta de solicitação de reserva técnica (RT) de livros didáticos do PNLD estará disponível, a partir de 8 de abril, no sistema PDDE Interativo, pelo site http://pddeinterativo.mec.gov.br. As escolas terão até 12 de abril para demandar livros. Para acessar o pedido de RT a escola deverá, em primeiro lugar, ofertar, na aba de remanejamento, ao menos um livro para desbloqueio ainda que fora do ciclo de atendimento. Os quantitativos requeridos serão submetidos a análise de consistência e posterior validação pelo órgão central.

ELIANE SOCORRO O. ALMEIDA Supervisor de Ensino - (14) 3352-6004

(7)

Vem aí MMR - MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS !!

10/04/2019 (Quarta-Feira) – Formação MMR – Método de Melhoria de Resultados Público-Alvo: Diretores de Escola

Participação: Andrea de Faria da Costa – SEE e Laira – Falconi Horário: 08h30 às 17h30

Local: Salão Inverno

ELIANE SOCORRO O. ALMEIDA Supervisor de Ensino - (14) 3352-6004

eliane.almeida02@educacao.sp.gov.br MYLENE BERGAMO VILLAS BOAS Diretor NPE - (14) 3352-6026 depjunpe@educacao.sp.gov.br JOÃO RENATO DARDES BARRETO Diretor Técnico I - NIT - (14) 3352-6028

(8)

1) CONCURSO DE REDAÇÃO – 2019

HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS

Hospital de Câncer de Barretos, referência no tratamento e prevenção de câncer no Brasil

Informamos que o Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor de Barretos inicia o 7º Concurso de Redação com a fase de produções de redação nas escolas.

O período de produção das redações será do dia 02 de abril até o dia 24 de maio de 2019 e o tema proposto é “Alimentação saudável e atividade física: de olho no futuro sem câncer colorretal”.

Solicitamos que seja divulgado nas escolas para todos os professores.

Todas as informações estão disponíveis no Regulamento do Concurso e pode ser acessado clicando na imagem abaixo:

Qualquer dúvida estamos à disposição. Atenciosamente,

ANA MARIA BONAFÉ MARTINS DAIANE ELOISA DOS SANTOS PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6024 PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6023 anabonafe@prof.educacao.sp.gov.br deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(9)

2) PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é uma oportunidade única para os estudantes de Ensino Médio vivenciarem na prática o trabalho dos deputados federais, elaborar projetos de lei e debater na Câmara dos Deputados os temas de grande importância para o nosso país.

Este é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania, que é o conhecimento sobre a organização da democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social.

O PJB também ajudará os estudantes a desenvolver habilidades como: domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as principais competências da matriz de referência do ENEM.

O período de inscrição é de 27 de março a 31 de maio de 2019, exclusivamente no site da Câmara dos Deputados (esse programa não é mediado pela Diretoria de Ensino).

Acesse a Ficha de Inscrição pela página do PJB no Portal da Câmara dos Deputados, CLICANDO AQUI

(no menu à direita, em “Destaques”), e preencha todas as informações com atenção e de forma completa. Anexe os seguintes documentos à sua Ficha de Inscrição:

1. Projeto de lei elaborado por você.

2. Cópia de documento de identidade válido e legível.

3. Termo de Autorização do Responsável, assinado, caso você tenha menos de 18 anos. O modelo do termo de autorização está disponível no site juntamente com a ficha de inscrição.

4. Se você cursa o ensino técnico integrado ao Ensino Médio, essa informação deverá constar explicitamente na sua declaração. Da mesma forma, se você cursa o ensino médio na modalidade EJA, essa informação deverá constar na sua declaração.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA ETAPA ESTADUAL – PESO DE CADA CRITÉRIO

1. Justificativa da proposição – PESO 3 (dissertação argumentativa) 2. Relevância/mérito da proposição para a sociedade – PESO 2 3. Técnica legislativa (adequação ao gênero textual) – PESO 1

(10)

Material de apoio

É disponibilizado, na página do Parlamento Jovem, um curso online elaborado especialmente para estudantes interessados em participar do programa. Esse curso chama-se “Parlamento Jovem Brasileiro: como fazer um projeto de Lei?”.

Material para Professores

A cartilha “Como trabalhar o PJB em sala de aula?”, em www.camara.leg.br/pjb (disponível no menu à direita, em “Destaques”), contém informações interessantes sobre o olhar pedagógico do PJB e sua relação com as principais competências cobradas no ENEM.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO NO PJB 2019

Ter entre 16 e 22 anos até o dia 31/12/2019. Isso significa que você só pode participar do PJB se nasceu de 1997 a 2003.

Estar matriculado(a) e frequentando regularmente o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. Se você cursa o ensino técnico integrado ao Ensino Médio, ou está cursando o Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), você também está apto(a) a participar.

Não ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro.

ALEXANDRE MAZETTO VIEIRA PCNP/História - (14) 3352-6033 alexandremazetto@prof.educacao.sp.gov.br

(11)

3) DRAGONLEARN

Divulgação da competição online de Matemática para alunos do 1º ao 9º ano

No período de 25 de Março até 28 de Abril de 2019, na plataforma educacional Dragonlearn (clique aqui para acessar) será realizada a Competição PLUS I (2019), uma Olimpíada de Matemática para alunos do Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano- E.F).

Na competição, podem participar crianças de todo o país.

O objetivo da competição é criar um interesse comum em Matemática.

A competição é gratuita e acontece em formato online no site dragonlearn.com.br.

Para participar da competição, basta ter um computador ou qualquer dispositivo com acesso à internet e um navegador atualizado. O formato online da competição PLUS de matemática dá oportunidade para a criança se desenvolver independente do seu nível social, de conhecimento ou de sua localização geográfica.

A competição acontecerá em duas rodadas:

1. Navegação teste - de 25 de Março até 07 de Abril;

2. Navegação oficial - de 08 até 28 de Abril.

A navegação teste dá oportunidade ao aluno de se motivar e treinar os exercícios. Na navegação oficial, o aluno terá uma hora para a resolução dos exercícios.

A competição contará com um evento de abertura solene, em que um convidado de honra clicará no botão “Iniciar”, dando início automaticamente à competição nas escolas de todo o país.

Para mais informações acesse o tutorial de inscrições o site dragonlearn.com.br Contamos com a participação de sua escola.

Anexo:

 Apresentação sobre a plataforma DragonLearn

 Sobre a Olimpíada PLUS I (2019)

JULIANA LEITE BORANELLI PCNP/Matemática - (14) 3352-6053 jboranelli@prof.educacao.sp.gov.br

(12)

4) CONCURSO DO PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso do Programa Escrevendo o Futuro, cujo objetivo é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de formação para educadores envolvidos no ensino da Língua Portuguesa.

Todo professor de Língua Portuguesa pode se inscrever. Com o material disponibilizado (Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais), os professores podem desenvolver oficinas com todos os alunos da classe e trabalhar com uma metodologia que aborda conceitos no ensino da Língua Portuguesa em consonância com o Currículo do Estado de São Paulo e com a BNCC.

As inscrições iniciaram-se no dia 20 de fevereiro e terminarão no dia 30 de abril e devem ser feitas pelo professor. As informações do concurso, bem como materiais, encontram-se no site Escrevendo o Futuro. Clique na imagem abaixo para acessar:

Os nomes dos professores inscritos devem ser encaminhados ao Núcleo Pedagógico.

Para esclarecimentos e/ou dúvidas entrem em contato com:

ANA MARIA BONAFÉ MARTINS DAIANE ELOISA DOS SANTOS PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6024 PCNP/Língua Portuguesa - (14) 3352-6023 anabonafe@prof.educacao.sp.gov.br deloisa@professor.educacao.sp.gov.br

(13)

5) OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A primeira etapa do processo de inscrição (com desconto) segue até 31 de março. A segunda fase de inscrições termina em 26 de abril – ou até atingir o limite de interessados.

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP. As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

A primeira fase terá início dia 6 de maio, finalizando a sexta etapa em 15 de junho. Após as seis fases, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas e convocadas para a final presencial. O projeto tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Inscrições:

De 14/02 a 31/03 – inscrição por equipe: R$ 38,00 (alunos de escolas públicas) e R$ 78,00 (alunos de escolas particulares)

De 21/03 a 26/04 – inscrição por equipe: R$ 58,00 (alunos de escolas públicas) e R$ 118,00 (alunos de escolas particulares)

Para mais informações, acesse o regulamento, clicando na imagem abaixo:

ALEXANDRE MAZETTO VIEIRA PCNP/História - (14) 3352-6033 alexandremazetto@prof.educacao.sp.gov.br Informação atualizada

(14)

6) NOVO CRONOGRAMA DA 6ª FECEESP

Novo cronograma da 6ª FeCEESP, conforme quadro abaixo:

DOUGLAS ALVES SHIGUEKI PCNP/Ciências/Biologia - (14) 3352-6020 shigueki@prof.educacao.sp.gov.br

(15)

7) PROGRAMA “VEM PRA USP!” – CUCO - 3ª COMPETIÇÃO

USP DE CONHECIMENTOS

Solicitamos ampla divulgação da CUCo (Competição USP de Conhecimentos), parte do programa “Vem pra USP! ”, da Universidade de São Paulo - USP. Todos os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar. A competição possui duas provas: a primeira é online, com 18 testes e a segunda é presencial, com 45 testes, e acontecerá na escola em que o aluno está matriculado.

Para participar, o estudante deve se inscrever na Competição USP de Conhecimentos no site www.vemprausp.org.br. O prazo é de 11 de março de 2019 (8h) à 12 de abril de 2019 (12h). Para se registrar, o estudante deve informar o número do CPF e preencher o formulário online. Mais informações sobre as provas, calendário e inscrições podem ser encontradas no site do programa, CLICANDO AQUI.

SAMIRA ROSANE DEALIS GABRIEL PCNP/Projetos Especiais - (14) 3352-6018 dealis@prof.educacao.sp.gov.br

(16)

8) OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA 2019

Divulgação: Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Cartografia 2019 PERÍODO DE INSCRIÇÕES DAS ESCOLAS: 04/03/2019 a 24/04/2019

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), organizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é um evento bienal voltado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Tem como objetivos principais estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; promover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico; prover a socialização de professores e alunos através de atividades em equipe e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das geotecnologias.

As provas são constituídas por questões relativas ao conhecimento do aluno no campo da Cartografia, matéria trabalhada nas escolas de ensino básico dentro da disciplina de Geografia, mas também com possibilidades de exploração em outros campos, como História e Matemática, envolvendo temas como orientação, escala, coordenadas geográficas e representação gráfica do terreno, importantes elementos para a compreensão e interpretação do espaço.

A OBRAC é dividida em duas etapas principais.

- Etapa I – Qualificação: é constituída por 2 provas, cada uma com 20 questões de múltipla

escolha. São classificados para a Etapa II aquelas equipes que obtiverem, no mínimo, 70 pontos na primeira prova e 75 pontos na segunda.

(17)

- Etapa II: é dividida em 3 fases, sendo todas elas provas práticas à distância. As equipes que

obtiverem 80 pontos na primeira fase são classificadas para a segunda. As 10 melhores equipes da segunda fase são classificadas para a terceira.

A divulgação da Olimpíada e das informações dadas, durante o evento, é veiculada pelo site

oficial da OBRAC. Clique aqui para acessar. Acesse também o Facebook da Olimpíada

Brasileira de Cartografia (OBRAC), clicando aqui

REGINA CÉLIA BATISTA PCNP/Geografia - (14) 3352-6031 reginacbatista@prof.educacao.sp.gov.br

(18)

9) PRÊMIO ZAYED DE SUSTENTABILIDADE ABRE INSCRIÇÕES

PARA A EDIÇÃO DE 2020

O prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos lança chamada global para organizações e escolas de ensino médio para inscreverem suas soluções e projetos de sustentabilidade

As inscrições para a edição de 2020 do Prêmio Zayed de Sustentabilidade estão abertas. O prêmio global pioneiro dos EAU, que recompensa a inovação, o impacto e a inspiração das soluções de desenvolvimento sustentável, anunciou que, de 30 de janeiro até 30 de maio, está convidando organizações e escolas a se inscreverem em uma de suas cinco categorias: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas de Ensino Médio de Todo o Mundo.

O processo de avaliação do Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem três etapas, começando com a avaliação de risco feita por uma conceituada empresa internacional de pesquisa e análise. Em seguida, as inscrições selecionadas são avaliadas por um comitê de seleção para determinar os finalistas. Um júri selecionará os vencedores entre estes finalistas, em todas as cinco categorias, incluindo as escolas vencedoras de seis regiões do mundo. Estas regiões são: Américas, África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Europa e Ásia Central, Sul da Ásia e Leste da Ásia e Pacífico.

Os critérios de avaliação para as categorias Saúde, Alimentos, Energia e Água são: Impacto: Resultados significativos e tangíveis na qualidade de vida das pessoas.

Inovação: Características distintas para mudar o “status quo” (situação atual) e potencial para estimular oportunidades que irão causar um impacto inovador positivo e mudança transformadora.

Inspiração: Potencial para aumentar os resultados do projeto, na próxima década, e a habilidade de inspirar outras pessoas.

Para a categoria de Escolas de Ensino Médio de Todo o Mundo, seus projetos devem ser criados para fornecer impacto educacional positivo, incluindo acesso a educação de qualidade e assegurar que os estudantes aprendam as principais competências e habilidades melhoradas para atingirem seus objetivos. Similar às outras categorias, cada projeto deve, preferencialmente, demonstrar abordagens novas e inovadoras e servir de inspiração para outras pessoas.

Os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade de 2020 serão anunciados na cerimônia anual de premiação, realizada durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, em janeiro do próximo ano.

REGINA CÉLIA BATISTA PCNP/Geografia - (14) 3352-6031 reginacbatista@prof.educacao.sp.gov.br

Para maiores informações,

clique aqui

(19)

10) DIVULGAÇÃO CONCURSO - “DESAFIO DE VOLTA ÀS

AULAS: POLUIÇÃO PLÁSTICA - MARES LIMPOS”

Informamos que a ONU Meio Ambiente convida as escolas brasileiras a participarem do Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica - Mares Limpos, que consiste em uma mobilização global para reduzir o uso de plásticos descartáveis nas escolas e contribuir para combater a poluição plástica dos oceanos. Essa iniciativa faz parte da campanha global da ONU Meio Ambiente “A Mares Limpos” (Clean Seas, em inglês) que propõe a governos, empresas, escolas e a toda sociedade a realização de ações concretas para reduzir o uso de plástico. Desde que a campanha foi lançada, em 2017, mais de 50 países desenvolveram ações e estabeleceram compromissos concretos relacionados às políticas públicas para combate à poluição plástica nos oceanos.

O Desafio de Volta às Aulas: Poluição Plástica - Mares Limpostem como objetivo levar informações aos/às estudantes, escolas e à comunidade escolar sobre o problema do consumo excessivo do plástico e quais as melhores formas de mudar o cenário da poluição plástica nos oceanos.

Para participar, os professores e professoras interessados deverão desenvolver um projeto para redução do uso de plásticos descartáveis na escola no dia a dia do(a)s estudantes, a ser implementado ao longo do primeiro semestre escolar. O projeto deve incluir atividades que conectem os estudantes com a temática, disseminem informação no ambiente escolar e proponham formas de reduzir o uso de plástico descartável no cotidiano da escola e da comunidade escolar.

(20)

Até o dia 30 de junho, o(a) professor(a) responsável deverá compartilhar online a história do projeto (com as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos) e enviar um e-mail para cleanseas@un.org (com cópia para mareslimpos@gmail.com) com o link da publicação online e as informações listadas no documento do Desafio (página 3), disponível, clicando aqui . O(a)s estudantes deverão registrar a implementação do projeto em fotos, vídeos e texto e enviar uma breve explicação sobre o projeto e seus resultados em inglês. Não é necessário registrar o projeto com antecedência.

No documento do Desafio ( CLIQUE AQUI para acessar) há sugestões de atividades para trabalhar a temática em sala de aula. O(a) professor(a) tem autonomia para criar outras ações que envolvam a escola e a comunidade e provoquem um movimento em sua região.

A foto acima é um registro da ação do Colégio São Sabas, de São Paulo, que participou do projeto #PorAmorAoMar , da escritora infantil Cláudia Lima, em 2018. O projeto mobilizou escolas a reduzirem seu consumo de copos plásticos e as ações do colégio São Sabas evitaram 197 mil copos descartáveis. Escolas com ações como essa podem participar do Desafio Volta

às Aulas Mares Limpos!

REGINA CÉLIA BATISTA PCNP/Geografia - (14) 3352-6031 reginacbatista@prof.educacao.sp.gov.br

(21)

1) COMUNICADO DGREM / CVESC DE 04 DE ABRIL DE 2019

Informamos que o lançamento do Fechamento referente ao 1º bimestre, estará disponível até 30/04/2019.

2) COMUNICADO CONJUNTO DGREM/CVESC

RECLASSIFICAÇÃO

Informamos que a opção RECLASSIFICAÇÃO de alunos estará disponível até o dia 30/04/2019 (final do 1º bimestre) na Plataforma SED (Secretaria Escolar Digital).

Os registros dos pedidos de reclassificação atendidos, na mesma unidade escolar da rede estadual, em continuidade de estudos, deverão ocorrer até o encerramento do 1º bimestre letivo, à exceção de alunos recebidos por transferência e do exterior, casos em que o atendimento poderá ocorrer ao longo do ano letivo, a qualquer tempo.

Observar o atendimento ao mínimo de idade exigido pela legislação vigente – Resolução SE 20/1998.

A matrícula por Reclassificação somente poderá ser efetuada pela unidade escolar onde o aluno estiver realizando seus estudos, respeitadas as competências, habilidades e os conhecimentos apropriados pelo aluno e a idade/ano/série pretendida pelo interessado.

ATENÇÃO: O Processo de Reclassificação deverá ser realizado de maneira criteriosa, verificando se o aluno realmente se apropriou dos conhecimentos necessários, e se possui de fato condições de cursar uma série posterior. Solicitamos o máximo de atenção para que não ocorram erros, evitando assim prejuízos ao aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.

Não é recomendável a Reclassificação do 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, pois, neste caso, o aluno ficará sem certificação do Ensino Fundamental, ou seja, sem publicação de registro de conclusão, o que pode causar prejuízos futuros ao mesmo.

Casos específicos, como a Reclassificação de aluno sem idade mínima, ou aluno reclassificado para 3 anos/séries à frente, deverão ser encaminhados à Diretoria de Ensino, onde o CIE realizará a reclassificação no sistema, após apreciação do Supervisor e Dirigente.

A homologação do Calendário Escolar na SED é imprescindível para habilitar o Módulo Fechamento, que permitirá aos professores realizar o lançamento das notas e faltas bimestrais dos alunos.

(22)

IMPORTANTE

Todas as escolas estaduais e municipais constituem-se postos de informação ao cidadão que procurar uma escola pública para participar do

processo de matrícula.

Cabe à Equipe Gestora e demais funcionários orientar devidamente os candidatos que

procurarem a escola a respeito de matrícula, transferência, setorização, transporte escolar, vida escolar, etc.

Contamos a colaboração de todos para o atendimento de 100% dos que procuram a escola.

CIE- CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR depjucie@educacao.sp.gov.br

(14) 3352-6025/6047/6028

Solicitamos ampla divulgação dos cartazes nas escolas, redes sociais, balcão de

atendimento, etc.

Clique na imagem para ampliar/imprimir ou salvar

(23)

1) SEMANA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR 2019

O Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA), através do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar (CEPAE), incentiva por meio da “Semana de Educação Alimentar” as ações educativas de reeducação alimentar dos escolares, visando ampliar este conceito através da promoção de interesse da comunidade escolar, em busca de melhor qualidade de vida.

A Semana de Educação Alimentar foi instituída no calendário oficial do Estado de São Paulo, na terceira semana do mês de maio pelo Projeto de Lei nº 12.230 de 13/01/2006, como estratégia para promoção da alimentação saudável na rede de Ensino, este Departamento vem oferecendo sugestões de temas e textos às Diretorias de Ensino e às escolas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que promovam hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida.

Esse ano, a semana acontecerá de 13 à 17/05 e o tema proposto é "EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E O IMPACTO SOBRE OS RECURSOS NATURAIS”.

No e-mail encaminhado às Escolas (08/03) estão anexos materiais com algumas sugestões de atividade que podem ser realizadas, contudo, as unidades poderão desenvolver outros trabalhos sobre o tema, como preferirem.

Solicitamos que enviem à Diretoria de Ensino os melhores trabalhos (registrados em fotos, vídeos, apresentações de ppt ou outros) até o dia 30/05, através do email depjunut@educacao.sp.gov.br, para que seja encaminhado ao CEPAE/DAAA.

Contamos com a participação de todas as escolas.

ARIANE SIQUEIRA ALBERINI Nutricionista – Ag. Técnico de Assistência à Saúde - (14) 3352-6015 depjunut@educacao.sp.gov.br

(24)

1) CONVOCAÇÕES – ATRIBUIÇÃO DE AULAS

A Dirigente Regional de Ensino da DER de Piraju, CONVOCA nos termos dos § 4º e § 5º do art.º 29 e § 5º do art.º 30 da Resolução SE 71/2018, os docentes que não atingiram o mínimo de 19 aulas (Categoria O) ou em interrupção de exercício, abaixo identificados para comparecerem no mês de MARÇO DE 2019 todas as segundas-feiras às 14h00min, na sede da Diretoria de Ensino – Região de Piraju, a fim de participar da Atribuição de Aulas, sempre que houver de aulas de sua habilitação/qualificação, com o horário expedido pela sede de frequência (de acordo com o modelo encaminhado) e modelo CGRH, se aluno com a declaração de matrícula e frequência atualizada.

A listagem de convocação será atualizada semanalmente e publicada no site da DER (https://depiraju.educacao.sp.gov.br/saldo-de-aulas/) nas terças-feiras ou após atribuição de aulas na excepcionalidade.

CRH - CENTRO DE RECURSOS HUMANOS depjucrh@educacao.sp.gov.br

(14) 3352-6036 / 3352-6037

CLIQUE AQUI para acessar a CONVOCAÇÃO atualizada dos professores Cat. O, F, durante o mês de ABRIL

(25)

CIRCULAR PRODUZIDA PELA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PIRAJU

Edição nº 14/2019

05 de Abril de 2019

Dirigente Regional de Ensino: Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

www.depiraju.educacao.sp.gov.br

Referências

Documentos relacionados

23 SIBILLE, Daniel; SERPA, Alexandre. Os Pilares do programa de Compliance. Legal Ethics Compliance.. executar o programa proposto e ser capaz de prevenir, detectar e punir as

“partindo-se do pressuposto realista de que o mercado não consegue ou não pode só por si garantir ao conjunto dos cidadãos a prestação dos serviços indispensáveis aos

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão