• Nenhum resultado encontrado

Manual Do Participante: Produtos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual Do Participante: Produtos"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Produtos

Produtos

MAN

MAN

UAL D

UAL D

O

O

PARTICIPANTE

(2)

FICHA TÉCNICA 

FICHA TÉCNICA 

Equipe

Equipe

MONGERAL AEGON

MONGERAL AEGON

Departamento de Desenvolvimento Comercial

Departamento de Desenvolvimento Comercial

Apoio

Apoio

Departamento de Produtos

Departamento de Produtos

Departamento Técnico Comercial

Departamento Técnico Comercial

Departamento Técnico Atuarial

Departamento Técnico Atuarial

Departamento de Faturamento

Departamento de Faturamento

Gerência de Produtos de Educação Corporativa - Senac Rio

(3)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

A MONGERAL AEGON é resultado da associação entre duas importantes seguradoras: a MONGERAL, empresa brasileira que possui registro na história previdenciária nacional e é reconhecida pela sua vasta experiência e capacidade de renovação, e a AEGON, um dos maiores grupos de seguro, previdência e investime ntos financeiros do mundo, presente em mais de 20 países, na América, Ásia e Europa.

Sempre atenta à evolução do mercado, a MONGERAL AEGON investe continuamente em tec-nologia e no aperfeiçoamento dos seus recursos humanos e, portanto, investe também em suas equipes de trabalho para a condução segura dos desafios da empresa.

Pensando nisso e acreditando que a combinação estratégica de planejamento, ação, moni-toramento e avaliação devam conduzir não apenas seus processos internos, mas também o processo formativo da liderança comercial, a MONGERAL AEGON preocupou-se em rever seu referencial e as estratégias de formação dos gerentes de sucursal e g erentes comerciais à luz da metodolo gia de competências , construindo a Trilha de Desenvolvimen to Gerencial. Essa Trilha de Dese nvolvimento é o que podemos chamar de caminho formativo, composta por ações educacionais que visam o desenvolvimento dos profissionais com base nas com-petências do perfil profissional.

A Trilha de aprendizagem da liderança comercial é composta por vinte e nove ações de desenvolvimento. Cada perfil p rofissional percorrerá um caminho formativo com ações edu-cacionais específicas para desenvolver as competências necessárias para suas atividades diárias de acordo com seu nicho d e atuação.

Este Guia de Produtos é uma das açõe s de desenvolvime nto que compõem a Trilha. O Guia é o material didático desenvolvido para este estudo.

(4)

Você está iniciando a ação de desenvolvimento Produtos MONGERAL AEGON que faz parte da Trilha de Desenvolvime nto das lide ranças comerciais. Para isso é fundame ntal que você realize a leitura deste manual. Essa ação de desenvolvimento é blended , ou seja, conjuga dois momentos: autoestudo do manual e encontro presencial de 16 horas, e possui as se-guintes características:

Ação de Desenvolvimento Produtos MONGERAL AEGON Carga Horária / Duração Autoestudo: 12 h

Encontro presencial: 16 h Pré-requisito Imposto de Renda.

Objetivo Preparar a força de vendas para a comercialização dos produtos MONGERAL AEGON.

Competência Associada Planejar o plano de ação comercial. Preparar a força de vendas.

Monitorar as ações de comercialização. Preparar os profissionais da sucursal.

(5)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

Por que ler este manual?

A companhia acredita que o sucesso da organizaçã o advém do desenvolvimento de seus profissionais, pois empresas bem-sucedidas são também organizações educadoras. Assim, a MONGERAL AEGON investe na formação e no desenvolvi-mento das pessoas.

Entretanto, para atuar como líder da força de venda s é necessário conhecer os con-ceitos de risco, seguro, previdência e a linha de produtos da MONGERAL AEGON, para que você possa orientar, preparar, acompanhar e avaliar sua equipe.

Pensando nisso, este manual foi desenvolvido, objetivando auxiliá-lo a desem-penhar a tarefa de preparar sua força de vendas para a comercialização dos produtos MONGERAL AEGON.

Como utilizar este manual?

Para garantir um processo de aprendizagem dinâmico, objetivo e significativo, este manual foi organizado em três unidades que contemplam conteúdos orga-nizados de forma sequencial e integrada. Este material possui atividades que devem ser feitas ao longo do estudo para que você possa refletir sobre o tema, relacionar suas ideias e experiências anteriores com os conteúdos em di scussão, checar sua compreensão e avalia r o seu processo de a prendizagem. Para auxiliar seu estudo e a avaliação da sua aprendizagem, você encontrará um feedba ck , ou seja, uma resposta comentada para cada atividade proposta.

- Você contará ainda com os seguintes recursos:

a) para estudo complementar, caso seja necessário: - vídeos;

- apostila da Funenseg;

- apostila da trilha do corretor etapa Capacitar; - guia de vendas por cobertura;

- folhetos de produtos; - Simula dor Vida Toda.

b) para consolidação da ação de desenvolvimento: - encontro presencial.

(6)

2.1.3. Vida Toda Prazo Certo (Cobertura para Morte)

Seguro de vida que visa a garantir uma indenização aos beneficiários, no caso de faleci-mento do se gurado, durante o prazo de cobertura contratado.

Detalhes técnicos importantes

Público-alvo Pessoas que desejam cobrir o risco de seu falecimento durante um período e specífico.

Idade de ingresso 16 a 60 anos. A idade de ingresso somada ao prazo contratado não pode ultrapassar 70 anos.

Cobertura Morte Natural ou Morte Acidental. Benefício Indenização paga de uma só vez.

Beneficiário Qualquer pessoa indicada pelo segurado. Prazos do plano 5, 10, 15 e 20 anos.

Início da vigência

Caso a proposta seja recepcionada pela seguradora, antes do paga-mento do 1º prêmio, o início de vigência da cobertura individual será às 24 horas do dia de pagamento do respectivo prêmio.

Se a proposta for recepcionada depois do pagame nto do 1º prêmio, terá seu início de vigência a partir das 24 horas da data de recep-ção da proposta na seguradora.

RESUMINDO

1º Fase Investimento 2º Fase Renda PGBL ou VGBL

.

Recebimento de Renda - Renda mensal vitalícia

- Renda mensal vitalícia com prazo ga-rantido de 15 anos

- Renda mensal vitalícia reversível ao beneficiário

- Renda mensal temporária

- Renda mensal vitalícia reversível ao cônjuge com contínuidade aos menores Fundo

Acumulado

Entrada no plano Idade de saída

.

 Resgates Parciais

(7)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

2.1.4 Vida Inteira (Cobertura para Morte)

Seguro de vida que visa a garantir uma indenização aos beneficiários, no caso de faleci-mento do segurado.

Detalhes técnicos importantes

Público-alvo Pessoas que desejam amparar financeiramente seus beneficiários, após o falecimento.

Idade de ingresso 16 a 85 anos.

Cobertura Morte Natural ou Morte Acidental. Benefício Indenização paga de uma só vez.

Beneficiário Qualquer pessoa indicada pelo segurado.

Início da vigência

Caso a proposta seja recepcionada pela se guradora, antes do pagamen-to do 1º prêmio, o início de vigência da cobertura individual será às 24 horas do dia de pagamento do respectivo prêmio.

Se a proposta for recepcionada depois do pagamento do 1º prêmio, terá seu início de vigência a partir das 24 horas da data de recepção da proposta na seguradora. Carência

Não há, sendo obrigatório o preenchimento da DPS - Declaração Pessoal de Saúde. No caso de s uicídio haverá carência de 24 meses (nesse período, no caso de sinistro serão pagos os prêmios puros realizados até o momento).

Taxas Por faixa etária, mas fixa durante todo o prazo de cobertura.

Imposto de Renda Os prêmios para o Prazo Certo não podem ser deduzidos na base de cálculo do IR e a indenização não será tributada.

Reserva Matemática

Parte dos prêmios formará uma reserva que, em caso de cance-lamento do plano antes do prazo contratado, será utilizada para a contratação de um seguro saldado com cobertura até o final do período. Nesse caso, o valor do benefício será recalculado.

Indexador

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualização em maio para desconto em folha e no aniversário do plano para de-mais formas de pagamento.

Forma de Pagamento Débito em conta corrente, carnê, desconto em folha ou convênio de cobrança para empresa privada.

Periodicidade de

(8)

2.1.6. Morte Por Acidente (Cobertura para Morte)

Seguro de vida que garante uma indenização aos beneficiários, no caso do falecimento do segurado somente por morte acidental.

Detalhes técnicos importantes

Público-alvo Pessoas que desejam amparar seus dependentes, em caso de falecimento por acidente.

Idade de ingresso 16 a 80 anos. Carência

Até 60 anos não há, sendo obrigatório o preenchimento da DPS. A partir de 61 anos, há carência de 24 meses para morte natural, com o pagamento proporcional à indenização conforme a tabela abaixo. Não há carência para morte acidental.

Mês da Vigência Individual % do Benefício Contratado 1º ao 6º 5%

7º ao 12º 10% 13º ao 18º 15% 19º ao 24º 20% A partir do 25º 100%

No caso de suicídio haverá carência de 24 meses (nesse período, no caso de sinistro serão pagos os prêmios puros realizados até o momento).

Taxas Até 60 anos: variável por faixa etária. A partir de 61 anos, variável por idade. As taxas são reduzidas para mulheres.

Imposto de Renda Os prêmios para o Vida Inteira não podem ser deduzidos na base de cálculo do IR e a indenização não será tributada.

Reserva

Matemática Não há formação. Indexador

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualização em maio para desconto em folha e no aniversário do plano para demais for-mas de pagamento.

Forma de Paga-mento

Débito em conta corrente, carnê, desconto em folha ou convênio de cobrança para empresa privada.

Periodicidade de

(9)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

Cobertura Morte Acidental.

Benefício Indenização paga de uma só vez.

Beneficiário Qualquer pessoa indicada pelo segurado.

Início da vigência

Caso a proposta seja recepcionada pela se guradora, antes do pagamento do prêmio, o início de vigência da cobertura individual será às 24 horas do dia de pagamento do res-pectivo prêmio.

Se as propostas forem recepcionadas depois do pagamen-to do prêmio, terão seu início de vigência a partir das 24 horas da data de recepção da proposta.

Carência

Não há. No caso de suicídio haverá carência de 24 meses (nesse período, no caso de sinistro serão pagos os prêmios puros realizados até o momento).

Taxas Variável por faixa etária.

Imposto de Renda Os prêmios não podem ser deduzidos da base de cálculo do IR e a indenização não será tributada.

Reserva Matemática Não há formação. Indexador

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualização em maio para desconto em folha e no aniversário do plano para demais formas de pagamento.

Forma de Pagamento Débito em conta corrente, carnê, desconto em folha ou convênio de cobrança empresa privada.

(10)

2.1.7. Vida Inteira Resg atável (Cobertura para Mo rte)

Seguro de vida estruturado no regime de capitalização. Garante uma indenização aos bene-ficiários, no caso de falecimento do participante, além de formar uma reserva que pode ser resgatada em vida.

Detalhes técnicos importantes Público-alvo

Pessoas preocupadas em amparar seus beneficiários, após o seu falecimento, e que desejam formar uma reserva que poderá ser utilizada em vida.

Idade de ingresso 16 a 60 anos.

Cobertura Morte Natural ou Morte Acidental. Benefício Indenização paga de uma só vez.

Beneficiário Qualquer pessoa indicada pelo segurado.

Início da vigência

Caso as propostas tenham sido recepcionadas pela segura-dora antes do pagamento do 1º prêmio, o início da vigência da cobertura será às 24 (vinte e quatro) horas do dia de pa-gamento do respectivo prêmio. Caso as propostas tenham sido recepcionadas pela seguradora depois do pagamento do 1º prêmio, terão o início de vigência a part ir das 24 (vin-te e quatro) horas da data de recepção da proposta.

Carência Não há, sendo obrigatório o preenchimento da DPS. Juros garantidos sobre a

reserva 4% a.a.

Taxas Por idade e fixa durante toda a vigência do plano. Imposto de Renda

Os prêmios para o plano Vida Inteira Resgatável não po-dem ser deduzidos da base de cálculo do IR e a indeniza-ção não será tributada.

Reserva Matemática Poderá ser resgatada pelo segurado, encerrando o plano, após uma carência de 24 meses.

Indexador

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualização em maio para desconto em folha e no aniversário do plano para demais formas de pagamento.

Forma de Pagamento Débito em conta corrente, carnê, desconto em folha ou convênio de cobrança empresa privada.

(11)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

2.1.8. Vida Toda Pensão (Cobertura para Morte)

Seguro de vida que garante uma renda mensal aos ben eficiários, em caso de morte do par-ticipante, de modo a repor a renda que era gerada por ele.

Detalhes técnicos importantes

Público-alvo Pessoas que desejam deixar uma renda mensal aos seus be-neficiários, após o seu falecimento.

Idade de ingresso 16 a 80 anos.

Cobertura Morte Natural ou Morte Acidental.

Benefício Renda por um prazo de 5, 10 ou 15 anos.

Beneficiário

Qualquer pessoa indicada pelo participante. Caso o benefi-ciário faleça durante o recebimento da renda, a mesma será transferida para outro beneficiário e paga até o final do prazo escolhido pelo participante.

Início da vigência A data da aceitação da proposta na seguradora, registrada no certificado individual.

Carência

Até 60 anos não há, sendo obrigatório o preenchimento da DPS. A partir de 61 anos, carência de 24 meses para morte natural, com a devolução de 70% das contribuições pagas. Não há carência para morte acidental.

Taxas Até 60 anos, variável por faixa etária. A partir de 61 anos, va-riável por idade. As taxas são reduzidas para mulheres.

Imposto de Renda

Benefício Fiscal: as contribuições feitas para a Pensão podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta anual do participante, caso ele declare o IR pelo Formulário Completo e faça parte do siste-ma de Previdência Social.

Tributação

No momento de recebimento da renda, haverá retenção de IR na fonte, sobre o total recebido, conforme a Tabela Progres-siva.

Reserva Matemática Não há formação. Indexador

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualização em maio para desconto em folha e no aniversário do plano para demais formas de pagamento.

Forma de Pagamento Débito em conta corrente, carnê, des conto em folha ou convê-nio de cobrança empresa privada.

(12)

2.1.9. Renda Por I nvalidez (Cobertura p ara invalidez)

Este seguro de vida tem por objetivo substituir a renda recebida pelo trabalho caso o par-ticipante se torne total e permanentemente inválido, seja em consequência de doença ou de acidente.

Detalhes técnicos importantes

Público-alvo Profissionais preocupados em manter a sua renda, caso fi-quem impossibilitados de trabalhar, devido à invalidez. Idade de ingresso 16 a 60 anos. Exclusão do participante do plano aos 70 anos. Cobertura Renda por Invalidez total e permanente por Acidente ou por

Doença.

Benefício Renda vitalícia.

Beneficiário O próprio participante.

Início da vigência A data da aceitação da proposta na seguradora, registrada no certificado individual.

Carência Não há carência, sendo obrigatório o preenchimento da DPS. Taxas Variável por faixa etária.

Imposto de Renda

Benefício fiscal: as contribuições feitas para a Renda por In-validez podem ser deduzidas na base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta anual do partici-pante, caso ele declare o IR pelo Formulário Completo e faça parte do sistema de Previdência Social.

Tributação

No momento de recebimento da renda, haverá retenção de IR na fonte, sobre o total recebido, conforme a Tabela Progres-siva.

Reserva Matemática Não há formação. Indexador

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualização em maio para desconto em folha e no aniversário do plano para demais formas de pagamento.

Forma de Pagamento Débito em conta corrente, carnê, descont o em folha ou convê-nio de cobrança empresa privada.

Periodicidade de

(13)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

2.3.4. Vida Toda Prazo Certo Resgatável

Este produto tem por objetivo unir, em um só plano, os benefícios dos seguros de vida com as vantagens dos investimentos financeiros. Com isso, o segurado e seus beneficiários têm uma cobertura comple-ta contra os riscos de morte, invalidez e sobrevivência sem recursos.

Detalhes técnicos importantes Público-alvo

Pessoas que desejam cobrir o risco de seu falecimento ou invalidez durante um período específico; ou procuram uma forma de acumu-lar recursos para um projeto futuro ou para a aposentadoria.

Idade de ingresso 16 a 60 anos. A idade de ingresso somada ao prazo contrata-do não pode ultrapassar 70 anos.

Cobertura

Morte e Sobrevivência; Invalidez Permanente Total por Aciden-te e Invalidez Funcional PermanenAciden-te Total por Doença (invali-dez opcional).

Cobertura adicional SAF Individual ou Familiar no valor de R$ 3.500. Benefício Indenização paga de uma só vez.

Beneficiário Qualquer pessoa indicada pelo segurado. Ao final do prazo, o próprio segurado recebe o capital segurado de sobrevivência.

Início da vigência

Caso a proposta seja recepcionada pela seguradora antes do paga-mento do 1º prêmio, o início de vigência da cobertura individual será de 24 horas após o dia do pagamento do respectivo prêmio. Se a proposta for recepcionada depois do pagamento do 1º prê-mio, terá seu início de vigência a partir das 24 horas da data de recepção da proposta na seguradora.

Prazos do plano 10, 15 e 20 anos. Carência

Não há, sendo obrigatório o preenchimento da DPS. No caso de suicídio haverá carência de 24 meses (nesse período, no caso de sinistro serão pagos os prêmios puros realizados até o momento).

Sorteio

O titular concorre a um sorteio mensal.

Dezena de milhar = 112% do capital segurado. Milhar = 12% do capital segurado.

Centena = 2% do capital segurado.

 O valor do prêmio é equivalente ao valor do benefício con-tratado, limitado a R$ 400.000.

(14)

Taxas Por faixa etária, mas fixa durante todo o prazo de cobertura.

Imposto de Renda

No caso de morte ou invalidez, a indenização não é tributada. No caso de indenização por sobrevivência ou resgate da reserva, haverá tributação na fonte, conforme a tabela Progressiva do IR. A base de cálculo será a diferença positiva entre o total acumula-do e o total acumula-dos prêmios pagos até o momento acumula-do recebimento acumula-do dinheiro. Caso o segurado seja sorteado, haverá retenção de 30% de IR sobre o valor do prêmio.

Reserva Matemática

Parte dos prêmios formará uma reserva que poderá ser resgata-da após 24 meses de vigência do seguro. Após o resgate o plano será cancelado. Caso o plano não seja cancelado, no final do prazo a reserva terá o mesmo valor do Capital Segurado e será paga ao segurado.

Juros garantidos sobre a reserva

4% a.a. para prazo de 10 anos; 3,5% a.a. para 15 anos;

3% a.a. para 20 anos. Indexador

IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Atualização em maio para desconto em folha e no aniversário do plano para demais formas de pagamento.

Forma de Pagamento Débito em conta corrente, carnê, descont o em folha ou convê-nio de cobrança empresa privada.

(15)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

 ANOTAÇÕES

(16)
(17)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

 ANOTAÇÕES

(18)
(19)

   D    i  r  e    i  t  o   s   r   e   s   e   r   v   a    d  o   s   p   a   r   a    M    O    N    G    E    R    A    L    A    E    G    O    N .    P  r  o    i    b    i    d  a   r   e   p   r   o    d  u   ç    ã  o  .

 ANOTAÇÕES

(20)

Referências

Documentos relacionados

É importante esclarecer que, com a divulgação dos resultados do desempenho educacional do estado do Rio de Janeiro em 2010, referente ao ano de 2009, no IDEB, no qual

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Ainda no primeiro capítulo serão apresentadas as estruturas de Private Equity e Venture Capital como fonte de recursos de pequenas e médias empresas, e a forte interligação dessas

Dessa forma, é possível inferir que, como nunca antes na história da política brasileira, a televisão foi o meio principal utilizado pelos partidos para fazer campanha