• Nenhum resultado encontrado

REGISTRO DA 1ª OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO I DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL PARA SUSTENTABILIDADE LOCAL COSTA RICA - MS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGISTRO DA 1ª OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO I DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL PARA SUSTENTABILIDADE LOCAL COSTA RICA - MS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

REGISTRO DA 1ª OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO I DO PROGRAMA ENERGIA SOCIAL PARA SUSTENTABILIDADE LOCAL

COSTA RICA - MS Data: 28 de outubro 2011

Horário: 9h00 às 18h00 Local: Secretaria de Educação Município: Costa Rica-MS Número de participantes: 33 Facilitadora: Simone Mamede

Relatoria: Augusta Cordeiro e Simone Mamede

Agenda:

1- Música ao Vivo com Maestro Narciso 2- Dinâmica inicial dos participantes 3- Dinâmica dos relacionamentos

4- Exercício: Quais são os itens que um projeto social deve conter? 5- Sustentabilidade do Projeto: Definição, Relações e Parcerias. 6- Intervalo com música e cantiga de roda do Cerrado (apresentação) 7- Dinâmica em grupo

8- Método, perguntas norteadoras

9- Métodos, Ações e Resultados Esperados 10- Resumo do projeto

12- Atividade em Grupo (Elaboração de Projetos com a participação de integrantes de CC, CTs e Comunidade Abertura

(2)

Simone Mamede, Coordenadora local, iniciou agradecendo a todos pela presença.

A seguir, a coordenadora fez uma retrospectiva dos diálogos comunitários e das reuniões de CC e CTs. Abordou temas, como: Os 8 Objetivos do Milênio, Carta da Terra e a Flor da Cultura da Sustentabilidade. A coordenadora local e também ministrante do curso aborda a importância da elaboração de projetos e da familiaridade que devemos ter com o tema. A coordenadora aplica a dinâmica do barco para a apresentação dos 33 participantes da oficina.

Figura 02- Membro da comunidade apresentando o Barco preenchido pelos cursistas. Fonte: Cordeiro, Costa Rica/MS

Apresentação sobre Projetos

Após a dinâmica, Simone Mamede pergunta se alguém já realizou projetos e aborda que eles partem sempre de uma hipótese e que ela pode ser provada ou refutada ao término do projeto. Rose Liston, bibliotecária do município e integrante da comissão de Educação, fala que está elaborando um projeto e que exige muita atenção para não confundir objetivos específicos com geral, metas etc.

(3)

Simone Aborda quais são os passos para elaboração e quais itens o projeto deve conter. Ressalta que todo projeto social é interessante que seja pensado no coletivo. Fala sobre o roteiro básico da elaboração de um projeto. Aborda a questão da sustentabilidade e sua definição, sendo a mesma um conjunto de relações, ideias, parcerias e recursos necessários para manter um projeto vivo, renovado e desenvolvendo-se.

A coordenadora ressalta que em um projeto é necessário que a comunidade esteja envolvida, pois significa dar voz às pessoas que trazem a necessidade que o Projeto busca atender. É muito importante entender o tipo de envolvimento e o vínculo da comunidade com o projeto.

Devemos sempre ter perguntas norteadoras, tais como: de que forma a comunidade participará na elaboração do projeto? De que forma pode ser beneficiada por ele? Quanto a comunidade deseja o projeto? Ela tem representação na condução do projeto? Simone diz que essas e outras perguntas devem estar sempre em mente para construção de um bom projeto.

Posterior à parte introdutória sobre itens, como título, objetivo geral e objetivos específicos, os participantes foram orientados para que se organizassem em grupos para fazer uma vivência em elaboração de projetos a partir do relato “Projeto Jaguarão”.

Dinâmica em Grupo:

As equipes se aprofundaram no projeto “Jaguarão”, no qual os cursistas identificaram e escreveram os seguintes itens:

 Objetivo Geral  Objetivo Específico  Público-alvo

INTERVALO

Durante o intervalo, houve uma apresentação com o grupo Cantigas e Cirandas do Cerrado, com músicas de roda, como A barata, Ciranda Cirandinha e apresentação de versos. Projeto de Resgate Histórico do município.

(4)

Posterior ao intervalo, os grupos fizeram as apresentações dos resultados. Tais resultados estão abaixo representados de acordo com seus respectivos grupos.

6 - Apresentação sobre projetos Grupo1

Figura 5. Apresentação dos resultados da atividade prática. Cordeiro, Costa Rica/MS

Projeto Jaguarão Resultado do Grupo 1 Objetivo Geral:

Demonstrar o problema com educação ambiental, incentivar a comunidade local a preservar, reflorestar recuperando a Mata Atlântica local.

Objetivos Específicos:

Promover a recomposição florestal de ciliares do município de Cunha/SP, com a adoção de práticas de conservação e manejo de solo, utilizando 12 cursos de técnicos de conservação a longo do ano.

Público-alvo:

(5)

Resultado do Grupo 2

Objetivo Geral:

Promover a recuperação das áreas de pastagens, bem como as matas ciliares dos rios das propriedades rurais inseridas no Parque Estadual da Serra do Mar, localizada no município de Cunha.

Objetivos Específicos:

Realizar 12 cursos de técnicas de conservação do solo. Realizar a recomposição das matas ciliares.

Promover a educação ambiental.

Incentivar a conservação dos remanescentes da Mata Atlântica. Público-alvo:

Proprietários rurais; professor de biologia do ensino fundamental e comunidade local. Resultado do Grupo 3

(6)

Objetivo Geral:

Incentivar a convivência harmônica do produtor rural com o ambiente e incentivar a conservação da Mata Atlântica.

Objetivos Específicos:

- Recuperação de áreas degradadas;

- Implantação de florestas de proteção e produção promovendo a recomposição florestal de matas ciliares; - Adoção de práticas conservacionistas para o manejo do solo;

- Promover 12 cursos técnicos de conservação;

- Realizar em 2 áreas degradadas trabalho prático de manejo.

Público-alvo: Produtor rural

Posterior à apresentação do grupo, foi encerrado o período da manhã com uma dinâmica e a coordenadora ressalta a importância da participação de todos no período vespertino.

INTERVALO PARA ALMOÇO

No período vespertino, foram aprofundados itens, como método, ações e resultados esperados e a relação destes elementos com os objetivos específicos e o objetivo geral. Foi apresentado o conceito de cada um destes elementos e exemplificado em projeto já existentes.

Posterior à parte teórica, foi realizado um trabalho em grupo para elaboração de projetos. A coordenadora orientou os grupos, os quais foram divididos de acordo com as CTs. Membros da comunidade participaram de acordo com a familiaridade com cada tema, educação, saúde, preservação ambiental, cultura, educação. Representantes da CT de Atividades Produtivas presentes escolheram trabalhar no projeto fictício trazido pela apostila do curso. O trabalho foi realizado como uma atividade de construção coletiva de pequenos projetos.

TRABALHOS E PROJETOS LOCAIS

(7)

Figura 7. Preparação e apresentação do projeto local Ponto de Cultura. Cordeiro, Costa Rica/MS

Projeto Ponto de Cultura

Objetivo Geral:

Construção de um ponto de cultura sustentável, que envolva todas as manifestações culturais de Costa Rica/MS.

Público: Artesãos, músicos, escritores, poetas, grupos de teatro, dança e comunidade local. Objetivos Específicos:

Elaborar o projeto do Ponto de Cultura Sustentável; Construir o Ponto de Cultura;

Tecer parcerias para viabilização e execução do projeto; Planejar a gestão do Ponto de Cultura.

Ações:

Contratar arquiteto para desenvolver projeto arquitetônico;

Construir o Ponto de Cultura atendendo princípios e valores de sustentabilidade; Elaborar plano de gestão e programação das atividades culturais.

Resultados Esperados:

(8)

GRUPO 2: CT de Saúde, Segurança e Preservação Ambiental e integrantes da Comunidade

Figura 8. Preparação e apresentação do projeto local As margens do Rio São Luiz. Cordeiro, Costa Rica/MS

Projeto As Margens do Rio São Luiz

As margens do rio São Luiz, principalmente em sua nascente, encontram-se sem a vegetação da mata ciliar oriunda de desmatamento por expansão das pastagens e agricultura, causando assoreamento, erosão, entre outros.

Objetivo Geral:

A reconstituição da nascente e margem do córrego São Luiz, município de Costa Rica/MS; Envolvendo proprietários rurais e comunidade.

Objetivos Específicos:

Realizar o mapeamento da área degradada em torno de 10 km da margem; Realizar educação ambiental com proprietários rurais;

Plantar muda de espécies nativas nas áreas degradadas;

Introduzir poleiros para as aves que ajudam na dispersão de sementes. Ações:

Fazer um mapeamento da área através de imagens de satélite e no local percorrendo 10km da margem; Promover palestras e visitas educativas com proprietários do entorno;

Identificar as espécies nativas na área do projeto, recompondo com suas espécies identificadas. Resultados Esperados:

(9)

GRUPO 3: CT de Educação e Integrantes da Comunidade

Figura 9. Preparação e apresentação do projeto local Cursos Profissionalizantes. Cordeiro, Costa Rica/MS

Em que realidade o projeto vai atuar?

Vai atuar na região de Costa Rica/MS, que vem apresentando carências de profissionais qualificados e mão de obra específica, que atenda a necessidade local (indústria, turismo, comércio).

Quais serão os participantes do projeto?

Jovens e adultos da comunidade local, interessados em ingressar neste tipo de negócio. Envolver a associação comercial de Costa Rica/MS quanto aos cursos envolvidos. Operador de processo industrial.

Manutenção agrícola.

Operador de máquinas agrícola. Objetivo Geral:

Possibilitar a qualificação profissional da comunidade local para que assim possam ingressar em novas oportunidades no mercado de trabalho ou mesmo aprimorar e desenvolver a atuação em seu campo de atividade.

Objetivos específicos:

Capacitar jovens e adultos da cidade de Costa Rica/MS; Elevar o nível técnico da comunidade;

Desenvolvimento socioeconômico do município;

Atender as necessidades do comércio e das empresas locais. Ações:

(10)

Grupo 4: Projeto Fictício com Integrantes da Comunidade e 1 integrante da CT de Atividades Produtivas Projeto: Inclusão do Jovem no Mercado de Trabalho

Em que realidade o projeto vai atuar?

População de baixa renda, com idade entre 16 a 24 anos, no município de Costa Rica/MS. Quais serão os participantes do projeto?

Empresas sediadas na região, ETH, IACO, ACIACRI, poder público, Senai, Sebrae, CIAT. Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

Objetivo geral:

Inclusão dos jovens no mercado de trabalho em Costa Rica/MS. Objetivos específicos:

Capacitação profissional de jovens com idade entre 16 a 24 anos; Inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

Melhorar a renda familiar. Ações:

Realizar um estudo que revele as áreas de maior carência de mão de obra; Contratar uma empresa de capacitação profissional;

Realizar cursos de qualificação nas áreas demandadas; Firmar convênios com empresas parceiras.

Resultados esperados: Qualificar a mão de obra local; Atender à demanda das empresas; Empregar 70% dos jovens de Costa Rica; Aumentar em 30% a renda familiar.

Após apresentações dos grupos, foi realizado um debate e troca de experiências entre os diversos atores. A coordenadora e ministrante do curso, Simone Mamede, colocou-se à disposição para qualquer dúvida e orientação em técnicas de elaborações de projetos. Os membros das CTs presentes afirmam que o ensaio realizado de produção de projeto contribui na elaboração dos projetos das Comissões do Programa Energia Social.

Encerramento

Simone Mamede agradece a participação e o envolvimento de todos e convida para o próximo módulo da capacitação que acontecerá no próximo mês.

(11)
(12)

FICHA DE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO DE PLANEJAMENTO CONSELHO COMUNITÁRIO E DAS COMISSÕES TEMÁTICAS

COSTA RICA/MS 27/10/2011

Excelente Bom Regular Ruim Muito Ruim Conteúdo

Apresentação do conteúdo 10 9

Compreensão do conteúdo 9 10 1

Aplicabilidade ao meu trabalho 12 6 1

Organização

Horários 7 7 6

Tempo para as atividades 9 9 2

Local 10 9

Metodologia

Recursos (apresentação em

Power Point, vídeos, músicas) 11 9

Exercícios práticos realizados 8 10 1

Materiais escritos 6 11

Grupos de trabalho 9 10 1

Facilitadores

Simone Mamede 11 7

Augusta Cordeiro 10 6

Avaliação global da capacitação Excelente Bom Regular Ruim Muito Ruim

9 9

Avaliação comparativa desta capacitação com relação a outras das quais já participou

Muito bom 13

Não tão bom Igual 3 Não participei de outras capacitações 3 Sugestões:

Começar mais cedo. Sugestão 8h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00. Ações conjuntas deveriam acontecer com mais frequência.

Entrar em contato com participantes para que se faltarem enviarem um substituto. Mas não abandonar a discussão do projeto (comprometimento).

(13)

LISTA DE PRESENÇA DE CC E CTs – 27/10/2011 CONSELHO COMUNITÁRIO

SEGMENTO NOME

Governo Local Jesus Baird A

Governo Local Agoncilio Correia Barbosa A

ETH Fabiano Zillo A

ETH Ivan Gradin A

Sociedade Civil Osni Lalir A

Sociedade Civil Jose Alcides Simplicio A

CT DE EDUCAÇÃO

SEGMENTO NOME

Governo Local Marilete Bertuol Gazoni AJ

Governo Local Luiz Carlos dos Santos A

ETH Bruna Fonseca P

ETH Sueli Cristina da Silva P

ODEBRECHT Débora Cristina Correa de Souza AJ

Sociedade Civil Sergio Barbosa da Costa A

Sociedade Civil Evair Gomes Nogueira A

Sociedade Civil Rose Liston P

CT DE CULTURA

SEGMENTO NOME

Governo Local Dionne do N.D. Baird A

Governo Local Nand Neile F. Pereira P

ETH Leomarcio R. Coutinho A

ETH Cássia C. S. da Silva P

Sociedade Civil Maria de Fatima A.S.Rodrigues P

Sociedade Civil Marlei Cunha P

(14)

CT DE ATIVIDADES PRODUTIVAS

SEGMENTO NOME

Governo Local Ivanildo Ferrari A

Governo Local Alan Ricardo Novaes P

ETH Ailton Amaral de Freitas A

ETH Leandro Taboas de Alcântara A

ODEBRECHT James Ricardo F.Junior A

Sociedade Civil Walter Moreira Lima A

Sociedade Civil Valdeci Pelizer A

Sociedade Civil Edson Martins Moraes A

CT DE SAÚDE, SEGURANÇA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

SEGMENTO NOME

Governo Local Jovenaldo Francisco dos Santos A

Governo Local Wilson Matheus A

ETH Livia Carneiro Barbosa P

ETH Gustavo Antunes Afonso P

Sociedade Civil Antonio Sebastião Urias Cabreira A

Sociedade Civil Arnoldo Firmino Belo A

Sociedade Civil David Mariano de Oliveira A Sociedade Civil Damião William da Conceição A

LEGENDA

A AUSENTE

P PRESENTE

AJ AUSÊNCIA JUSTIFICADA

(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Sobre o Pronatec, sabemos que oportunizou ao gênero feminino a se capacitar, a aprender uma profissão com vistas à partir daí, ampliar o seu grau de instrução

Como deve ser feito: através da dinamização de actividades pelas várias Freguesias, descentralizando as acções, dando a oportunidade a todas as crianças e jovens do Município de

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

ADMINISTRATIVO. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. A viagem de criança para fora da comarca onde reside depende, em regra, de autorização judicial. A intervenção do

ouvi-lo valeria a pena até pagar ingresso”, diversos episódios sobre sua trajetória, inclusive afirmações incisivas como a de que “os professores, mesmo de nível universitário,

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças