• Nenhum resultado encontrado

Quando são expedidas da fábrica, as guitarras Ibanez são configuradas com as seguintes afinações. Guitar. 1st 2nd 3rd 4th 5th 6th 7th 8th 9th

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quando são expedidas da fábrica, as guitarras Ibanez são configuradas com as seguintes afinações. Guitar. 1st 2nd 3rd 4th 5th 6th 7th 8th 9th"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

SUBSTITUIÇÃO DAS CORDAS

As cordas acabam por se deteriorar ao longo do tempo, provocando um zumbido nos trastos ou uma tonalidade imprecisa. Substitua as cordas sempre que estas começarem a enferrujar ou ficarem descoloridas. Recomendamos que substitua todo o jogo de cordas ao mesmo tempo. Se as cordas estiverem dobradas, torcidas ou danificadas, não produzirão um som com a devida qualidade e, por isso, não devem ser utilizadas.

Enrole a corda no carrilhão dando duas ou três voltas, enrolando de cima para baixo. Enrole cerca de 5–7 cm de corda para guitarras e 8–10 cm para baixos. Não enrole a corda sobre si própria. As cordas devem ser substituídas uma de cada vez e não ser retiradas todas de uma só vez.

Deste modo, evita a pressão sobre o braço e reduz o risco de afetar o equilíbrio do tremolo.

※O método de remoção e montagem de cordas fixadas num tremolo/ponte varia em função do tipo de tremolo/ponte. Para mais detalhes, consulte a secção relativa ao tremolo/ponte instalado na sua guitarra.

Visite a nossa página (http://www.ibanez.com) para informação mais detalhada.

AFINAÇÃO

Quando são expedidas da fábrica, as guitarras Ibanez são configuradas com as seguintes afinações. ■Guitar 1st 2nd 3rd 4th 5th 6th 7th 8th 9th 6-strings E B G D A E - - -7-strings E B G D A E B - -8-strings D# A# F# C# G# D# A# F -9-strings E B G D A E B F# C# ■Bass 1st 2nd 3rd 4th 5th 6th 4-strings G D A E - -5-strings G D A E B -6-strings C G D A E B

Existem exceções nalguns modelos. Visite a nossa página (http://www.ibanez.com) para

informação mais detalhada.

Use um afinador ou diapasão para afinar o som de cada corda aberta segundo as frequências indicadas acima. Se a tonalidade estiver mais aguda que a frequência acima referida, afrouxe a corda para baixar a altura da nota e rode a corda através de pequenos movimentos para a afinar. Trata-se de um método fácil para estabilizar a sua afinação. Poderá precisar de ajustar o braço ou a entoação se afinar a sua guitarra em tons que não os apresentados nos presentes quadros, ou caso utilize cordas de calibres diferentes das medidas padrão.

(3)

ALTURA DAS CORDAS

A ação refere-se à distância entre os trastos e a corda.

Para medir esta ação, afine a guitarra com precisão; depois, coloque uma régua no 14.º trasto e meça a distância entre a parte superior do trasto e a parte inferior da corda.

Regra geral, esta distância deve ser de 1,5-1,7 mm na primeira corda e de 2,0 mm-2,2 mm na sexta corda. Numa guitarra de sete cordas, a sétima corda deve estar a

2,2 mm-2,4 mm. Nas guitarras de oito e nove cordas, a oitava corda deve estar a 2,4 mm-2,6 mm.

Num baixo, deve existir um espaço de cerca de 2,0 mm no 12.º trasto para as cordas mais agudas e de cerca de 2,5 mm para as cordas mais graves para uma utilização típica do instrumento.

Para cordas diferentes das enumeradas acima, ajuste a ação de modo que a distância aumente progressivamente da primeira corda até à corda mais grave.

Se a ação for demasiado alta, será difícil tocar o instrumento. Se a ação for demasiado baixa, poderá sentir um zumbido nas cordas, notas silenciadas ou um sustain fraco.

Caso sinta um zumbido nas cordas ou notas silenciadas mesmo quando a ação está corretamente ajustada, poderá ter de ajustar a curvatura do braço.

※O método aplicado para ajustar a ação irá depender do tipo de tremolo/ponte instalado na sua guitarra. Para mais detalhes, consulte a respetiva secção sobre o tremolo/ponte.

Visite a nossa página (http://www.ibanez.com) para informação mais detalhada.

AJUSTE DO BRAÇO

O braço está constantemente a suportar a tensão das cordas e a sua curvatura é subtilmente afetada não só pelo estado da afinação e pelo calibre das cordas, mas também por mudanças de temperatura e nível de humidade.

Se detetar problemas como zumbido nas cordas ou notas silenciadas mesmo quando a ação e a afinação estão corretamente ajustadas, deve verificar e ajustar a curvatura do braço.

1.

Verificar a curvatura do braço. Depois de afinar a guitarra com precisão, segure-a na posição normal para tocar. Prima então a primeira corda no primeiro trasto e também no trasto mais próximo da junção do braço com o corpo e meça o espaço entre a corda e o trasto no oitavo trasto. Do mesmo modo, meça este espaço na

corda mais grave e faça os ajustes necessários para que os espaços estejam no intervalo de 0,3 mm-0,5 mm.

2.

Se o espaço for inferior a 0,3 mm, use uma chave hexagonal ou chave tubular fornecida com a guitarra para rodar a porca do “truss rod”, situada na ponta do lado da cabeça do braço ou na base do braço, na direção “A”, tornando a curvatura do braço mais convexa.

(4)

3.

Se o espaço for superior a 0,5 mm, rode uma chave hexagonal ou chave tubular na direção “B”, tornando a curvatura do braço mais côncava.

※Ajuste a porca do “truss rod” através de pequenos movimentos individuais de um quarto de volta, controlando simultaneamente a afinação.

Nota

• Seja cuidadoso ao ajustar o braço.

Se forçar os ajustes, poderá danificar a sua guitarra. Se não for capaz de ajustar o braço corretamente, contacte a sua loja musical ou a Ibanez Corporation.

ENTOAÇÃO

Se tiver alterado o calibre das cordas ou estiver a aplicar uma afinação alternativa na sua guitarra, terá de ajustar o comprimento da corda (entoação) para garantir uma sonoridade no tom correto em todos os trastos.

Depois de afinar com precisão a sua guitarra, segure-a na posição normal para tocar e compare a altura de cada corda premida no 12.º trasto com a altura do harmónico tocado no 12.º trasto.

Se a altura da nota trastejada no 12.º trasto for mais grave do que o harmónico nesse trasto, desloque o saddle do tremolo/ponte para a frente, a fim de encurtar a corda. Em sentido inverso, se a altura da nota trastejada for mais aguda do que a altura do harmónico, desloque a ponte para trás a fim de alongar a corda.

※Use um afinador para garantir ajustes precisos da entoação.

※O método aplicado para ajustar a posição do saddle irá depender do modelo de tremolo/ponte instalado. Para mais detalhes, consulte a secção relativa ao sistema de tremolo/ponte que se encontra instalado na sua guitarra.

Visite a nossa página (http://www.ibanez.com) para informação mais detalhada.

LIMPEZA

Depois de tocar, limpe o suor e a gordura acumulados nas peças metálicas, como a parte de baixo das cordas, os trastos, as pontes e a pestana. Tal ajuda a prevenir a ferrugem. A sujidade ou a poeira que ficam nas peças metálicas podem afetar negativamente o seu funcionamento.

Remova a sujidade persistente com um pano macio embebido num pouco de óleo.

Para limpar a superfície acabada, não recorra a agentes de limpeza voláteis ou abrasivos; em vez disso, esfregue suavemente com um pano macio que inclua graxa especificamente concebida para instrumentos musicais.

Para limpar a sujidade acumulada num corpo ou braço com acabamento oleado, use uma borracha de lápis, lixa de água #1000 ou mais fina, ou palha-de-aço #0000. Pode prevenir a secagem destas partes polindo-as uma ou duas vezes por ano com cera incolor de acabamento para móveis ou óleo para armas, usando uma palha-de-aço #0000 ou um pano.

As escalas sem acabamento devem ser cuidadosamente limpas com um pano embebido num pouco de óleo para escalas ou óleo de limão de alta qualidade, esfregando cuidadosamente nas extremidades

(5)

No caso de a barra de tremolo ranger quando roda, aplique alguma graxa no entalhe situado no lado mais curto da barra de tremolo.

PILHAS

Se a sua guitarra incluir um pré-amplificador ou equalizador integrado, estes são alimentados por uma pilha.

Substitua a pilha quando verificar que o nível do volume diminuiu ou que o som ficou distorcido. Determinados modelos usam uma pilha de 9V e outros usam duas pilhas AA (1,5V).

Confira o tipo de pilhas utilizado na sua guitarra e substitua-as sempre por pilhas do mesmo tipo. As pilhas encontram-se no compartimento das pilhas situado na traseira do corpo da guitarra.

Nos modelos equipados com uma única pilha, o jack de saída serve igualmente de interruptor; a inserção de uma ficha no jack liga a energia.

Nota

• A fim de evitar que a pilha descarregue, retire a ficha do jack de saída em caso de não utilização por um período prolongado.

Referências

Documentos relacionados

Em consonância com esta perspectiva, o Observatório História & Saúde e o Observatório dos Técnicos em Saúde, estações de trabalho da Rede Observatório de Recursos

Aos jesuítas deve-se imputar a iniciativa pioneira de intercâmbio entre esses universos da medicina, já que eles também absorviam o saber dos físicos, cirurgiões e

Em 1902, Oswaldo Cruz passou a dirigir o Instituto Soroterápico Federal e, no ano seguinte, o Departamento-Geral de Saúde Pública, de onde combateu a peste bubônica, a varíola e a

O trabalho tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva (GIL, 2002), realizada de fevereiro a setembro de 2010 com três grupos de catadores e catadoras de materiais

Com efeito, Portugal é o país europeu com a mais longa história de intercâmbio com o Japão e, na expectativa de reforçar e desenvolver para o futuro os laços de amizade destes 470

O uso do poliuretano (PU) como suporte de baixo custo para de imobilização , prova ser um material muito promissor, pois em nosso estudo o uso da lipase de Candida antarctica

Desde 2012, um grupo de docentes, investigadores e alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) têm vindo a desenvolver

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e