• Nenhum resultado encontrado

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM

1.1. TÍTULO DO PROJETO:

Démêler France

“Vivenciando o universo da moda em Paris”

1.2. CURSO: Design de Moda

1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1. NOME: Edinéia Pereira da Silva Betta / Arina Blum 1.3.2. TITULAÇÃO: Mestre / Mestre

1.3.3. DISCIPLINA: -

1.3.4. E-MAIL: edineiahistoria@terra.com.br / arina@unifebe.edu.br 1.4. CO-PARTÍCIPES (PARCEIROS):

( ) Setor Público ( x ) Setor Privado ( ) Sociedade Civil Organizada ( x ) Comunidade Acadêmica, interna e externa ( ) Não há

1.4.1 ESPECIFICAR CO-PARTÍCIPES: Brucatur Agência de Viagem; Entidades de Educação e Cultura em Paris

2. CARACTERIZAÇÃO DA AÇÃO

2.1. ÁREA TEMÁTICA:

( ) Comunicação ( x ) Cultura ( ) Direitos Humanos e Justiça ( x ) Educação ( ) Meio Ambiente ( ) Saúde ( ) Tecnologia e Produção ( ) Trabalho 2.2. ABRANGÊNCIA:

( ) Local ( x ) Internacional

2.3. CLASSIFICAÇÃO DA AÇÃO:

2.4.1. QUANTO AO PRAZO DE OPERACIONALIZAÇÃO:

( x ) Ocasional ( ) Permanente

2.4.2 QUANTO A ESTRUTURAÇÃO DA AÇÃO DESENVOLVIDA:

( ) Programa ( ) Projeto ( x ) Curso ( ) Evento ( ) Publicações e Outras

( ) De Iniciação ( ) Congresso ( ) Livro ( x ) De Atualização ( ) Seminário ( ) Anais ( ) Treinamento e Qualificação Profissional ( ) Ciclo de Debates ( ) Capítulo de Livro

( ) Exposição ( ) Artigo ( ) Espetáculo ( ) Comunicação ( ) Evento Esportivo ( ) Manual ( ) Festival ( ) Jornal ( ) Campanha ( ) Revista ( ) Outros ( ) Relatório Técnico

(2)

( ) Outros

( ) Prestação de Serviços 2.5. MODALIDADE:

( x ) Presencial ( ) Semi-presencial ( ) Virtual ou a Distância

3. DESCRIÇÃO DA AÇÃO

3.1. JUSTIFICATIVA (descrever):

Este projeto tem sua justificativa apoiada em três razões: uma de natureza técnico-científica, outra de natureza histórica e por fim a própria atualidade. A moda não é resultado apenas de produção industrial, envolve uma série de fatores, inclusive de ordem política. Estudar e conhecer Paris e seu entorno permite aos acadêmicos reviver o nascimento da moda nos próprios ambientes onde ocorreram os principais fatos históricos. É viabilizar o conhecimento prático, enquanto vivenciam também o universo teórico.

É de conhecimento que as instituições de ensino podem aproximar esses universos – prático e teórico - e é com esse objetivo que esse curso, com viagem de estudos, vem a ser promovido. Além do Laboratório de Design de Moda e da Teciteca, do próprio “laboratório teórico” - a biblioteca – e, mais recentemente, o Laboratório de Pesquisa Histórica, acredita-se na importância de oportunizar que os acadêmicos vivenciem na prática aquilo que conhecem pela teoria e, neste sentido, estudar moda na França é como estar dentro do mais importante laboratório de moda do mundo.

A França é o berço da moda, local de memórias históricas e de grande relação com a Região do Vale do Itajaí. Uma das primeiras Fábricas de Tecidos do estado de Santa Catarina foi fundada em Brusque, pelo francês Consul Carlos Renaux. Ainda, em se tratando de vínculos históricos, outro fato pouco conhecido e muito importante, é a descendência de algumas mulheres da época do Império no Brasil. Maria Antonieta, rainha da França e grande responsável pela moda na segunda metade do século XVIII, era tia-avó da primeira imperatriz do Brasil, Maria Leopoldina da Áustria, mãe de D. Francisca Carolina, casada com o francês Francisco Fernando de Orléans, príncipe de Joinville. Nesse cenário, observa-se uma relação singular com a moda francesa, um vínculo com a própria história da moda, realidade que poderá ser vivenciada por meio da viagem de estudos.

3.2. PALAVRAS-CHAVE:

1) Moda 2) Cultura 3) Viagem

3.3. OBJETIVO GERAL:

Realizar uma viagem de estudos que oportunize o conhecimento e a vivência acerca da cultura de moda. 3.4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (descrever):

- Conhecer os principais entornos da moda francesa e sua história; - Fazer relação entre a moda no Vale do Itajaí e a moda em Paris;

- Oportunizar uma viagem internacional aos acadêmicos de moda e comunidade interessada; - Ter contato com entidades parisienses de ensino e de cultura;

(3)

3.5. PÚBLICO ALVO:

Acadêmicos, docentes e profissionais da área de moda e pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos acerca da cultura francesa, de design e moda. 3.6. PERÍODO, CARGA HORÁRIA E LOCAL DE REALIZAÇÃO

3.5.1. DATA DE INÍCIO: 18/2/2012 (Curso na Unifebe) 3.5.2. DATA DE TÉRMINO: 30/9/2012 (retorno da viagem) 3.5.3. CARGA HORÁRIA TOTAL:

24 horas (Curso na Unifebe, sendo 8 módulos de 3 horas cada um) 80 horas (tempo aproximado de atividades de estudo na Viagem) 3.5.4. LOCAL: Unifebe e Entidades Culturais e de Ensino em Paris

3.7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (descrever):

A Viagem de Estudo permitirá a vivência com o universo da moda em Paris, sendo que nos locais visitados haverá orientação didática e acompanhamento de um intérprete. O curso que precederá a viagem consistirá de apresentações dialogadas acerca de temas culturais ligados à moda, fator que dará suporte à contextualização do universo a ser visitado. Docentes especializados em cada área serão convidados a ministrar tais apresentações, sendo que na mesmas serão explanadas informações teóricas já conectando-as com o contexto dos locais a serem visitados, onde novamente, em Paris essas explanações serão retomadas e vivenciadas na prática.

3.8. CRONOGRAMA:

1. Démêler France – “Vivenciando o universo da moda em Paris”

Apresentação do Projeto – (novembro de 2011) – atividade pré-curso, com o intuito de divulgação. Ministrantes: Arina Blum e Edinéia P. da Silva Betta

Conteúdo: Apresentação do Projeto; Orientações do curso e da viagem; Explanação da Agência de Viagem (Passaporte, Preço, Forma de Pagamento etc); Introdução aos temas selecionados e apresentação dos locais a serem visitados; Relação Brusque/França – Gênese da Moda em Brusque. 2. Desvendando a França pela História da Arte – (25/02/2012)

Ministrante: Melissa Haag Rodrigues (mestre, professora da Unifebe)

Conteúdo: Introdução a História da Arte e principais estilos, da pré-história ao Renascimento. Relação França e História da Arte.

Relação com Visita: Museu do Louvre (principais estilos e obras de arte do mundo); Igreja de Notre Dame (Arte Gótica).

3. Indumentária da Pré-História ao Renascimento: relações com o Novo Mundo. - (31/03/2012) Ministrante: André Soltau (mestre, professor da Unifebe)

Conteúdo: História da indumentária, da pré-história ao Renascimento.

Relação com Visita: Museu do Louvre (primeira indumentária pré-histórica - o Chant - e acessórios do período em exposição no Museu)

4. Moda francesa no Brasil – a construção desde o Renascimento - (05/05/2012) Ministrante: Edinéia P. da Silva Betta (mestre, professora da Unifebe)

Conteúdo: História da Moda, do nascimento aos dias atuais. O império das aparências (Corte de Luís XIV, Luís XV, Luís XVI e Império Napoleônico). Relação Brusque França

(4)

5. Nos caminhos do Design: arte, indústria e academia - (02/06/2012) Ministrante: Arina Blum (mestre, professora da Unifebe)

Conteúdo: Introdução a História do Design; Primeiras escolas de Design e Moda do Mundo

Relação com Visita: Museu de Artes Decorativas/Design; Esmod (Primeira escola de Moda do Mundo); Instituto Francês de Moda; Universidade Sorbonne.

6. Cultura de Moda: explorando identidades – (30/06/2012) Ministrante: Graziela Morelli (mestre, professora da Unifebe)

Conteúdo: História dos primeiros Modistas/Estilistas/Designers de Moda; Alta Costura – primeiras

Maisons; o Prét-à-Porter.

Relação com Visita: Museu da Moda e do Têxtil (Exposição de coleções de grandes estilistas); Museu Fundação YSL.

7. O mundo da moda na França: atualidade influenciadora – (28/07/2012)

Ministrante: Rodrigo Zen (pós-graduando na Unifebe, professor externo convidado)

Conteúdo: Designers de moda na França; Semanas de Moda; Pesquisa de Tendências; Moda, Marketing e Comércio; Marcas de Moda.

Relação com Visita: Galeria Laffayett (principal Centro de Moda das grandes marcas); Tour do Luxo - Passeio pelas principais Lojas - de Worth a Chanel).

8. Cultura francesa: conhecendo pra explorar - (18/08/2012)

Ministrante: Marcos Paulo Bertoldi (pós-graduando na Unifebe, professor externo convidado) Conteúdo: Atualidades; Curiosidades; Comportamento; Política; Noções básicas da língua francesa - palavras relacionadas à moda - tradução e pronúncia.

9. Orientações básicas para viagem – (01/09/2012)

Ministrantes: Representante da Agência de Viagens (Brucatur); Arina Blum; Edineia P. da Silva Betta Conteúdo: Orientações - alimentação, roupas, finança durante a viagem etc.

10. Viagem – (21/09/2012 a 30/09/2012)

Responsáveis: Arina Blum, Edineia Pereira da Silva Betta Intérprete:Jaderson Teixeira

21/09/2012 – sexta Embarque - Florianópolis

22/09/2012 - sábado Chegada – Passeio Cultural/conhecendo Paris 23/09/2012 – domingo Museu do Louvre e Igreja de Notre Dame 24/09/2012 – segunda ESMOD – visita e palestra e Universidade Sorbone 25/09/2012 – terça Instituto Francês de Moda - visita e palestra 26/09/2012 - quarta Museu Palácio de Versailles

27/09/2012 – quinta Museu da Galliera

28/09/2012 - sexta Museu de Artes Decorativas/Design e Museu da Moda e do têxtil 29/09/2012 - sábado Tour do Luxo e Galeria Laffayett e Fundação YSL

(5)

3.9. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:

Para o curso na Unifebe: Sala de aula ou Auditório; Projetor Multimídia; Xerox.

3.10. CERTIFICAÇÃO: Para os inscritos na viagem:

- Certificação fornecida pela Unifebe/Proppex referente ao curso completo (incluindo viagem de estudos) e detalhando a carga horária de participação.

- Certificados oferecidos pelas instituições em Paris, referente às visitas in loco. Para os inscritos por módulo:

- Certificação fornecida pela Unifebe/Proppex a cada módulo cursado para os alunos que obtiverem no mínimo 75% de frequência.

3.11. AVALIAÇÃO:

Após cada módulo e após retorno da viagem de estudo, seguindo modelo de avaliação utilizado pela Proppex.

3.12. OBSERVAÇÕES GERAIS:

- Interessados somente pelo curso na Unifebe, sem participação na viagem, poderão se inscrever por módulo. - Para inscrever-se na viagem, é pré-requisito a matrícula no curso completo.

Referências

Documentos relacionados

7 demonstraram que estresse oxidativo ocorre somente quando o exercício for exaustivo porque encontraram relação linear entre concentrações sanguíneas de lactato e de glutationa

It is consensual that grouts to be applied in masonry walls of ancient buildings not only should have good bond to masonry materials such as stone, brick or earth; low or no

• Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situa em situa ç ç ões novas e não familiares ões novas e não familiares

Adjudicamos o objeto da contratação em favor da empresa: NP PROMOÇÃO DE EVENTOS LTDA – ME, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 23.542.577/0001-20, residente à Rua Teodoro

Ta có thể cài đặt OSSEC từ Souce code hay là các gói RPM .Theo kinh nghiệm nên download source code và sau đó biên dịch để cài đặt hơn là dùng các gói binary

Assim, amostras de cachaças produzidas a partir de vinhos comuns, porém, destiladas em quatro diferentes alambiques (de cobre, de aço inox, de aço inox contendo um dispositivo de

Todos os serviços da proteção social básica, desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,

Sem contar também que em outras atividades ela pode vir a ser muito importante a gente tem um trabalho aqui de estratégia de captação de novos investimentos e eu diria que