• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE - CEO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA - DZO CRISTIANO WELTER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO OESTE - CEO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA - DZO CRISTIANO WELTER"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA - DZO

CRISTIANO WELTER

CONTROLE LEITEIRO E REPRODUTIVO DE UMA PEQUENA PROPRIEDADE COM O SOFTWARE ACCESS.

(2)

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA - DZO

CONTROLE LEITEIRO E REPRODUTIVO DE UMA PEQUENA PROPRIEDADE COM O SOFTWARE ACCESS.

Trabalho de Conclusão de Curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste, Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção do Bacharel em Zootecnia.

Orientador: Jean Carlos Hennrichs

CHAPECÓ, SC 2013

(3)
(4)

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ... 7 MATERIAL E MÉTODOS ... 8 Animais... 9 Aspectos produtivos ... 10 Aspectos reprodutivos ... 10 RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 11 CONCLUSÕES ... 14 LITERATURA CITADA ... 14

(5)

Artigo científico

Os Resultados deste Trabalho de Conclusão de Curso foram apresentados na forma de manuscrito com sua formatação de acordo com as orientações da Revista Brasileira de Ciência do Solo.

Título do artigo: Controle Leiteiro e Reprodutivo de uma pequena propriedade com o Software Access.

(6)

CONTROLE LEITEIRO E REPRODUTIVO DE UMA PEQUENA PROPRIEDADE COM O SOFTWARE ACCESS.

Cristiano Welter¹, Jean Carlos Hennrichs²

RESUMO

Pela necessidade de intensificação da produção mundial de alimentos, bem como a transformação dos sistemas produtivos à implantação de novas tecnologias, faz-se necessário, que o produtor avalie seu sistema produtivo e acompanhe seus índices zootécnicos, melhorando assim a eficiência de sua produção. Para auxiliar essa transformação pode-se fazer uso de softwares tradicionais como o Banco de Dados Access da Microsoft, que a partir da criação de tabelas, formulários e relatórios torna possível criar um protótipo de Controle Leiteiro e Reprodutivo de propriedades, o qual foi o objetivo da realização desse estudo. Este protótipo pretende resultar em uma melhor gestão da atividade leiteira, pois o produtor terá os dados sobre o intervalo parto/concepção, produção, CCS (Contagem de Células Somáticas) e outras variáveis que influenciam a produção. Desta forma com os dados do controle leiteiro organizados de forma clara e rápida, permitirá a tomada de decisões melhor fundamentadas, consequentemente melhoria nos índices produtivos.

Palavras Chaves: controle leiteiro, Access, CCS, bovinos de leite, controle reprodutivo.

MILK CONTROL AND REPRODUCTIVE OF A SMALLHOLDING WITH THE ACCESS SOFTWARE

By need of intensification of global food production, as well as the transformation of production systems to the implantation of new technologies, becomes necessary that the producer evaluate your production system and track their indexes, thus improving the efficiency of their production. To assist this transformation can be utilized traditional softwares such as Access Database Microsoft, by which the creation of tables, forms and reports outside possible

________________________

¹Acadêmico do curso de zootecnia da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Chapecó, SC, Brasil. E-mail: cristiano.welter@hotmail.com (Autor para correspondência).

²Professor do Departamento de Zootecnia, Centro de educação Superior do Oeste- Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Chapecó, SC, Brasil.

(7)

create a prototype Dairy Control and Reproductive of farm, which was the goal of this study. This prototype aims to result in better management of dairy farming because the producer will have the data on of interval from calving/conception, production, SCC (Somatic Cell Count) and other variables that influence production. With data from milk control organized of clearly and quickly, allow making better grounded decisions, thus improving the productive indices.

Keywords: Milk control, Access, SCC, Dairy cattle, Reproductive control.

INTRODUÇÃO

No ano de 2012 o maior produtor de leite no mundo é os Estados Unidos da América, responsável por cerca de 14,6% da produção, com aproximadamente 88 milhões de toneladas de leite por ano, o Brasil é o 5° colocado, com cerca de 33 bilhões de litros por ano que correspondem a 5,6 % da produção mundial (Embrapa, 2012).

Mesmo sendo a principal atividade de muitas propriedades do Brasil, a produção não é suficiente para atender o mercado interno, com isso há necessidade de importação de leite de outros países (IBGE, 2013). Esse problema deve-se, principalmente, a baixa produção média por animal do país, ao baixo emprego de tecnologia na produção, deficiência nutricional no rebanho, problemas de manejo, poucos investimentos, pouco auxílio do governo e a dificuldade de mudar o ponto de vista do produtor, que insiste em prosseguir com o seu conhecimento empírico (Cônsoli et al., 2006).

Em propriedades que abrem as portas para novas técnicas tem sido intenso o emprego de recursos associados às tecnologias facilitadoras de coleta, processamento, armazenamento e disseminação de dados, conhecida como Tecnologia da Informação (TI). A utilização dessas tecnologias na gestão de uma propriedade leiteira tem melhorado os resultados da produtividade e os índices econômicos, independentemente do tamanho da propriedade e do número de animais Com a adoção da TI junto ao controle leiteiro, pode-se avaliar a empresa rural e aplicar as etapas de execução, controle e ações corretivas a fim de influenciar positivamente na produtividade e lucratividade da atividade (Ohi et al. 2010).

O controle leiteiro visa o registro de fatos e dados que irão compor um sistema de informação dos processos produtivos e reprodutivos da propriedade, gerando os dados zootécnicos que permitem avaliar o desempenho, traduzindo em forma de números os dados obtidos (Ohi et al., 2010). Mas essa tarefa de gerar informações é uma dificuldade para o produtor rural, assim a utilização da ferramenta Access, permite o acompanhamento e a

(8)

visualização do histórico de cada animal, facilitando a identificação de seus principais problemas e qualidades. Segundo Alday (2000), uma propriedade leiteira só será produtiva quando houver uma boa administração e uso correto de seus recursos naturais, econômicos e financeiros.

Neste contexto, o presente estudo foi proposto com o objetivo de construir um protótipo com a ferramenta Access e seus formulários para realização de um controle leiteiro e reprodutivo. Tendo como objetivos específicos auxiliar o produtor na identificação de animais de alta produção e de produção inferior dentro de seu rebanho, acompanhar o tempo de gestação para identificar o dia provável do parto, acompanhar intervalo parto/concepção, auxiliar o produtor na tomada de decisão sobre secar ou não a vaca, identificar animais com Contagem de Células Somáticas (CCS) alta e fornecer informações para uma possível seleção ou descarte do animal de acordo com seus índices produtivos e reprodutivos.

MATERIAL E MÉTODOS

O desenvolvimento do presente estudo consistiu na implantação de um protótipo utilizando o software Access e seus formulários para o controle leiteiro e reprodutivo de pequenas propriedades leiteiras.

O Protótipo para o Controle Leiteiro e Reprodutivo foi desenvolvido com o software Microsoft Access, que é um sistema de gerenciamento de dados que permite o rápido desenvolvimento de aplicações que envolvam modelagem e estruturação de dados. Considerado uma ferramenta de fácil execução sendo muito utilizado por programadores (Microsoft, 2013).

Foi utilizado como base para a simulação dos dados um rebanho fictício com produção similar a média do Oeste Catarinense.

A produção é acompanhada diariamente com auxílio do Conjunto Medidor M500 (Fabricante Gimenez), este módulo mede a produção do leite de cada vaca, alerta o final da ordenha de forma precisa, através de luzes em seu painel que piscam ao final do processo. Esse conjunto foi adquirido para que os dados de produção sejam mais precisos, melhorando os resultados finais do controle leiteiro. O preço segundo, o fabricante, gira em torno de 1.700,00 reias.

(9)

Figura 1 – Medidor M500. Fabricante Gimenez.

Fonte: www.fockink.ind.br

Com as análises disponibilizadas pelo lacticínio ao produtor, foi acompanhada a CCS dos animais em lactação, para acompanhar um possível quadro de infecção intramamária. Este teste é conduzido mensalmente e o produtor recebe essas informações na nota entregue ao fim do mês pelo laticínio. Segundo Barbosa et al. (2002), a CCS tem o propósito de avaliar indiretamente a saúde da glândula mamária, onde uma contagem alta de células de defesa no leite pode indicar mastite subclínica.

Os demais dados utilizados são acompanhados pelo produtor e preenchidos no Protótipo assim que gerados.

Para a manutenção e adição dos dados no Protótipo são necessários aproximadamente 5 minutos diários, o que pode ser um ponto negativo, pois dificilmente o produtor terá a convicção que esse tempo resultará em inúmeros benefícios.

Para o desenvolvimento do Protótipo, além dos dados fornecidos pelo Laticínio, foram utilizados itens de fácil mensuração pelo produtor, mas essenciais para um controle leiteiro e reprodutivo adequado. Abaixo estes itens são relacionados, separados por grupos essenciais:

Animais

 Número do brinco: utilizados como a Chave Primária no protótipo para identificar os animais;

 Sexo;

(10)

 Raça: pelo fato da propriedade contar com animais da raça Holandês e Jersey as mesmas serão diferenciadas, já que existem diferenças nos índices zootécnicos;

 Idade ao primeiro parto: fator determinante na produtividade e rentabilidade do rebanho;

 Data do nascimento;

 Brinco da mãe; Aspectos produtivos

 Produção de leite: soma da produção da manhã e da tarde, essencial para identificar os animais de produção superior;

 Produção total do rebanho: quantidade de leite entregue mensalmente, que gera o retorno financeiro do produtor;

 Média do rebanho: produção mensal dividida pelo número de animais lactantes da propriedade.

Aspectos reprodutivos

 Data de cobertura: para estimar a provável data de parto do animal;

 Data provável de nascimento: utilizando esse índice o produtor pode tomar os devidos cuidados para que o bezerro nasça em ambiente adequado;

 Data provável de secagem: influenciada pela produção ou pela proximidade do próximo parto;

 Intervalo entre partos;

Foram gerados formulários conforme a Figura 2 para preenchimento do produtor e com os valores informados foram gerados os relatórios que demonstram os resultados do rebanho.

(11)

Figura 2 – Manutenção Cadastro de animais do Protótipo

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados são adquiridos pelos relatórios gerados pelo protótipo. Como o exemplo da Figura 3, que mostra a produção mensal de um determinado animal do rebanho.

O aconselhado é o acompanhamento da produção diária, para identificar os animais de alta produção no rebanho para um manejo nutricional adequado, pois estes são responsáveis pelo maior parte da produção e possuem uma exigência nutricional maior. Já os animais que apresentarem uma produção inferior, receberão cuidados para que sua produção aumente de acordo com seu potencial genético, caso contrário podem ser destinados ao descarte. Esse índice também será utilizado para tomada de decisão em relação a secagem do animal, pois se a produção estiver muito abaixo da média pode ser inviável continuar com essa vaca em lactação.

(12)

Figura 3 – Relatório gerado pelo Protótipo com informações produtivas mensal de um animal do rebanho.

O concentrado fornecido na hora da ordenha será baseado na produção, a fim de atender as reais necessidades do animal, evitando o que ocorre geralmente nas pequenas propriedades, de fornecer a mesma quantidade de concentrado para todos os animais do rebanho.

O intervalo entre partos avaliado no controle leiteiro e reprodutivo é o principal índice que reflete a eficiência reprodutiva do rebanho. Segundo Rabassa (2007), um período elevado de anestro pós-parto gera perdas econômicas, pois impede que um bovino atinja a meta de um parto por ano, causando uma diminuição na produção de bezerros e diminuição no número de lactações, consequentemente uma menor vida útil desse animal.

Segundo Signoretti (2013), saber o dia provável do parto é essencial, pois logo após o nascimento o bezerro tem seu ambiente bruscamente alterado, estando exposto a vida

(13)

extrauterina e precisará adaptar-se o mais rápido possível. Além disso, após o nascimento deve-se estar atento quanto à remoção das membranas fetais, muco do nariz e boca, quanto necessário. De acordo com EMBRAPA (2006), um problema de parto pode inutilizar a fêmea para reprodução, e mesmo um manejo de umbigo mal realizado ou o entupimento das vias respiratórias com secreção podem resultar em graves consequências ao animal, com prejuízos ao produtor. Fatos esses que podem ser facilmente evitados com o acompanhamento do dia provável de parto. Esse variável será avaliada através do relatório que informa os animais com parto provável no mês (Figura 4).

Figura 4 – Relatório dos animais com data provável de parto no mês

Conforme Alves (2011), os cuidados devem iniciar antes mesmo do parto, pois qualquer problema nutricional ou ambiental pode afetar o desempenho produtivo da vaca e da bezerra. Adoção de piquetes maternidade ou sala adequada para parição, estado nutricional da vaca e secagem de acordo com a proximidade do parto podem ser baseados avaliando esse índice. Segundo Signoretti (2013), a secagem preconizada é 60 dias antes do parto, fundamental para a produção de um colostro de maior qualidade e de bezerros com peso ao nascer adequado. Também nesse período pré parto pode ser adotado alimentação diferenciada, para evitar problemas de desordem metabólica na hora do parto.

A CCS do leite é normalmente as células de defesa do organismo que migram do sangue para o interior da glândula mamária para combater os agentes causadores da mastite. De modo geral, essa contagem indica quantitativamente o grau de infecção da glândula mamária (Machado et al., 2000). Esse acompanhamento permite a observação de animais com CCS alta, que pode ser sintoma de mastite subclínica.

(14)

CONCLUSÕES

A adoção de um Controle Leiteiro e Reprodutivo resulta em inúmeras vantagens ao produtor, pois com o acompanhamento dos dados produtivos é possível identificar seus melhores animais a fim de utilizá-los para próximas reproduções, além de melhorar outros índices reprodutivos como o intervalo parto/concepção.

A utilização do Controle não resulta em respostas imediatas, pois se trata de um método baseado em dados históricos e atuais, mas em médio prazo a atividade terá sua eficiência econômica e reprodutiva melhorada.

A modelagem do protótipo até certo ponto foi fácil, exigindo maior conhecimento na construção dos relatórios que serão essenciais ao controle. Contudo depois de concluído, o protótipo torna-se uma ferramenta muito prática, que mediante algumas explicações pode ser utilizada por qualquer pessoa que detenha conhecimento básico em uso de um microcomputador.

LITERATURA CITADA

ALDAY, H. Planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica. FAE v.3. Curitiba, 2000.

ALVES, N. Iniciar cuidados com a vaca e a cria antes do parto pode evitar problemas. Artigos Técnicos. Rehagro. 2011.

BARBOSA, C. et al. Relação entre contagem de células somáticas (CCS) e os resultados do “California Mastitis Test” (CMT), no diagnóstico de mastite bovina. Bioscience Journal. Uberlândia v.18. 2002.

CÔNSOLI, M. et al. Estratégias para o leite no Brasil. São Paulo. Editora Atlas. 2006.

EMBRAPA. Manejo Reprodutivo na pecuária leiteira. 2012. Disponível em: http://www.cnpgl.embrapa.br/sistemaproducao/book/export/html/29. Acesso em 20 de agosto de 2013.

EMBRAPA. Principais países produtores de leite no mundo. Disponível em: http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/informacoes/estatisticas/producao/ta. Acesso em: 18 de agosto de 2013.

GOTTSCHAL, C. S. et al. Gestão e manejo para bovinocultura de leite. Guaíba : Agropecuária, 2002. 184p.

IBGE. Comparação entre os Municípios: Santa Catarina. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/comparamun/compara. Acesso: 19 de agosto de 2013. OHI, M. et al. Princípios básicos para produção de leite bovino. Curitiba: Imprensa da UFPR,

2010. 144p.

OLIVEIRA, A. Gado de leite - vantagens do controle leiteiro e reprodutivo. Disponível em: http://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodeleite/artigos/gado-de-leite-vantagens-do-controle-leiteiro-e-reprodutivo. Acesso em: 15 de agosto de 2013.

MACHADO, P. et al. Composição do leite de tanque de rebanhos Brasileiros distribuídos segundo sua Contagem de Células Somáticas. Revista Brasileira de Zootecnia. Piracicaba v.19. 2006.

MICROSOFT. Access. Disponível em: http://office.microsoft.com/pt-br/. Acesso em: 20 de outubro de 2013.

RABASSA, V. et al. Anestro pós-parto em bovinos: Mecanismos fisiológicos e alternativas hormonais visando reduzir este período. Revista da FZVA. Uruguaiana. v.14. 2007.

(15)

SIGNORETTI, R. Práticas de manejo para correta criação de bezerras leiteiras. Consultoria Avançada em Pecuária. Coan. 2013.

SILVA, L. Confira as vantagens dos controles reprodutivo e leiteiro. Disponível em

http://www.cpt.com.br/cursos-bovinos-gadodeleite/artigos/confira-as-vantagens-dos-controles-reprodutivo-e-leiteiro. Acesso em 16 de agosto de 2013.

TESTA, V.M et al. A escolha da trajetória da produção de leite como estratégia de desenvolvimento do Oeste Catarinense. Florianopolis: SAR, 2003. 130p.

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação