• Nenhum resultado encontrado

ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS: A CONSCIENTIZAÇÃO INDIVIDUAL COM GASTOS DE ÁGUA E LUZ

Cleiton Lyra (UNICENTRO), Glederson Ferreira Ribeiro (UNICENTRO), Karen Gisele Franciosi Gelinski (Orientador), karenfgelinski@yahoo.com.br

Universidade Estadual do Centro-Oeste / Setor de Sociais Aplicadas / Guarapuava - PR

Palavras-chave: Conscientização, escassez, recursos naturais, responsabilidade.

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo conscientizar os alunos da oitava série do Colégio Professor Pedro Carli, sobre a escassez dos recursos naturais, focando os gastos individuais de água e luz. A finalidade principal é demonstrar a importância que cada um tem no processo de preservação desses recursos, para que as novas gerações possam usufruir. O tema abordado está diretamente relacionado com o convívio diário do ser humano, sendo possível citar exemplos simples para melhor entendimento. Introdução

A água é nosso principal meio de sobrevivência. Embora exista uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos, este é um recurso finito. Realmente há muita água no planeta. Porém, menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo homem.

“O voluntário é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, diversas formas, organizações ou não, de bem estar social, ou outros campos...” www.voluntariado.com.

Desta forma foi aplicado o trabalho voluntário de conscientização nas oitavas séries do ensino fundamental sobre o uso racional de água e luz, buscando formar um senso crítico sobre a situação atual.

(2)

A conscientização individual é fundamental para que possamos permanecer neste mundo desfrutando de seus recursos naturais, por um período de tempo amplo. Característica que não será efetivada se a população tiver a preocupação apenas no consumo desenfreado, esquecendo-se de que, com o passar do tempo, os recursos naturais poderão acabar e podemos passar por dificuldades consideráveis.

Materiais e Métodos

Foi realizado em um primeiro momento, levantamento bibliográfico relacionados ao assunto e estabelecida uma amostra não-aleatória (intencional), onde foram selecionadas as turmas de oitava série do matutino do Colégio Professor Pedro Carli, representando 12% do quadro total de alunos.

A realização do trabalho de conscientização foi através de aulas expositivas, com o auxilio de recursos áudio visuais, na forma de palestra, contando com a interação dos participantes para esclarecimentos de dúvidas e indagações.

Segundo Barbetta (2002) em alguns casos, a seleção de uma amostra aleatória é muito difícil, ou até mesmo impossível. Basicamente nos casos em que existe dificuldade em obter e identificar os elementos da população, faz-se uso das técnicas não-aleatórias, que procuram obter amostras que representem razoavelmente a população de onde foram extraídas, sendo por cotas ou por julgamento.

Resultados e Discussão

A implantação foi realizada no dia 20 de março de 2009 conforme o planejado nas etapas anteriores deste projeto, sendo implantado nas turmas de 8ª série do Colégio Professor Pedro Carli, no turno matutino.

Na execução foram utilizados recursos áudios-visuais juntamente com a explanação sobre o tema pelos integrantes da equipe. Os alunos foram amplamente receptivos com relação ao tema e interagiram com os palestrantes através de questionamentos diversos sobre o tema.

Abaixo, estão alguns dos assuntos explanados durante o programa de conscientização:

(3)

- Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo, são gastos 7 litros de água.

- Enquanto faz a barba, com a torneira aberta, um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba, e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.

- Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.

- A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho, o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência.

- Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.

- Deixar a mangueira aberta enquanto lava o carro, nem pensar! Se você fizer isso vai gastar 360 litros. Não lave o carro. Se for imprescindível, use apenas a água de um balde pequeno.

- Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito. Feche a cuba da pia, encha de água. Ensaboe toda a louça e enxágüe com água limpa. Se fizer assim, você vai consumir menos de 10 litros para lavar a louça.

- Procure usar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas. Não lave roupas todos os dias. Espere acumular. Você vai economizar água e energia.

- A água que fez o último enxágüe das roupas, no tanque ou na máquina pode perfeitamente ser usada para ensaboar tapetes, tênis e cobertores. Também serve para molhar plantas, lavar carro, pisos e calçadas.

- Vazamento em torneira: gotejando simplesmente consome 60 litros por dia ou 2m³ por mês, vazando filete de 1mm consome 2.000 litros por dia ou 60 m³ por mês, vazando filete de 2mm consome 4.500 litros por dia ou 130 m³ por mês, vazando filete de 6mm consome 16.500 litros por dia ou 530 m³ por mês.

- Os vazamentos são grandes vilões. É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidade nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente.

(4)

- Uma torneira que fica gotejando durante um mês representa um desperdício de 2 metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades de uma pessoa por 14 dias.

- Quando você for viajar, feche o registro do cavalete de entrada d’água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência. Evite lavar calçadas e carros várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins. (Fonte: Sanepar)

- Troque suas lâmpadas por fluorescentes compactas. Elas são mais econômicas.

- Junte a maior quantidade de roupas possíveis e passe-as de uma só vez evitando, assim, ligar o ferro várias vezes.

- Não durma deixando a TV ligada. Use o timer. Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo.

- Ao comprar eletrodoméstico, dê preferências aos que possuem o selo PROCEL; eles são mais econômicos.

- PROCEL: É o Programa de Conservação de Energia Elétrica que, através do seu selo, comprova a eficiência energética de um eletrodoméstico. Os níveis de eficiência energética, dos aparelhos são classificados pelo Inmetro em categorias que vão de "A" a "G". O selo Procel é o reconhecimento pela categoria A. (Fonte: Força e Luz)

Os resultados alcançados foram satisfatórios, primeiramente pela recepção do diretor e dos professores, que se dispuseram ajudar no que fosse preciso, agendando horário para as palestras, assim como colocando a disposição os recursos físicos que a instituição possui. Os professores e a pedagoga da instituição auxiliaram na execução do trabalho, para que o mesmo ocorresse dentro do planejado, dando orientações pedagógicas.

Os alunos demonstraram interesse no assunto abordado, portando-se de maneira adequada, realizando perguntas e dando exemplos do portando-seu dia a dia e de sua família, contribuindo assim para que o resultado alcançado estivesse dentro da expectativa, tanto dos palestrantes e do diretor, quanto dos professores.

Conclusões

O trabalho de responsabilidade social foi de grande valia para a formação acadêmica agregando valores e mostrando a realidade dos fatos atuais que ocorrem dentro e fora das organizações, públicas ou privadas.

(5)

A conscientização deve estar dentro do planejamento estratégico de todas as empresas, pois, a sociedade exige ações para combater a destruição causada pelas mesmas, no meio ambiente.

Os objetivos propostos foram alcançados com êxito, sendo que o tema abordado está diretamente relacionado com a vivência diária do ser humano. Assim, foi possível citar exemplos simples relacionando com fatos que podem ocorrer futuramente, como a preocupação em faltar água para a sobrevivência, caso a consciência individual não se altere num futuro próximo.

Agradecimentos

Ao diretor e professores do Colégio Estadual Professor Pedro Carli que abriram as portas para a realização do trabalho, apoiando e valorizando a aplicação do mesmo.

Referências

Barbetta, Pedro Alberto. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Editora da UFSC, SC, 1994.

www.sanepar.com.br acesso em 13/08/2009.

http://www.gruporede.com.br/oeste acesso em 13/08/2009.

www.voluntariado.com/a que é voluntariado.htm acesso em 15/06/2009.

Referências

Documentos relacionados

(1996) estudando o comportamento dos componentes do balanço de radiação em uma cultura de amendoim sob diferentes tratamentos de irrigação, observaram que, em parcelas mais

Segundo a Lei da Água (Lei n.º 58/2005, de 29 de Dezembro), os recursos hídricos envolvem as águas superficiais (águas interiores incluindo águas territoriais e excluindo águas

A proposta deste mini-curso parte de uma premissa: a de que os poderes locais no Império Português, representados pelas Câmaras Municipais, exerciam uma dupla função:

Explicitaremos o que é o Programa Bolsa Família e qual a sua correlação com os direitos humanos, como esse programa de transferência de renda se originou em meio a um sistema

acetato de retinol, betacaroteno, ácido ascórbico, ergocalciferol, acetato de racealfatocoferol, nitrato de tiamina, riboflavina, nicotinamida, cloridrato de

6 “Uppsala Conflict Data Program (UCDP) é um projeto de coleta de dados sobre conflitos armados internos e externos criado na Universidade de Uppsala, na

Para isso, são abordados, ao todo, seis grupos de recursos: petróleo, gás natural, minerais metálicos e elementos terras raras, no campo dos recursos não renováveis; e

Os outros crit´ erios de discrimina¸c˜ ao baseados nas estat´ısticas que avaliam a qualidade ao ajuste (com excess˜ ao do crit´ erio AD2R) apresentam comportamentos similares e s˜