• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( X )

1 – IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO:

O TRATAMENTO DO GESTO PELO TANZTHEATER

NOME DO BOLSISTA:

MARINA XISTO ALMEIDA NOME DO ORIENTADOR:

PROF.ª DR.ª SAYONARA PEREIRA VIGÊNCIA:

AGOSTO DE 2012 – JULHO DE 2013 AGÊNCIA FINANCIADORA:

RUSP

2. SÚMULA DO PROJETO:

O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados dos primeiros seis meses da pesquisa iniciada oficialmente em agosto de 2012 com financiamento da bolsa RUSP e orientação da Prof.ª Dr.ª Sayonara Pereira. Serão aqui expostas as atividades realizadas desde o início dos trabalhos, as dificuldades encontradas e os próximos passos da pesquisa.

A proposta do projeto é estudar o gesto no Tanztheater, corrente de criação cênica que teve Kurt Jooss (1901-1979), fundador do departamento de dança da renomada escola alemã Folkwang Hochschule em 1928, em sua liderança. Deseja-se refletir sobre a trajetória da dança teatral alemã em seus primórdios, identificando os fomentos gerados pela pesquisa do movimento e o novo olhar sobre o corpo no início do século XX.

(2)

Pretende-se detectar influências que contribuíram na construção do pensamento do Tanztheater sobre corpo e gesto, como o estudo do movimento proposto por Rudolf Von Laban, a quebra com o clássico proposta pela intensidade da Ausdruckstanz (Dança de Expressão) e o conceito de gestus no teatro de Bertold Brecht.

Estudaremos mais atentamente os trabalhos pedagógicos e criativos realizados por Mary Wigman, expoente da Ausdruckstanz, e Kurt Jooss, tido como fundador da dança teatral alemã. A pesquisa sobre obra e vida artística dos dois artistas alemães é importante também para entender o momento histórico do país na primeira metade do século XX - entre as consequências da Primeira Guerra em seu povo e a atuação do regime nazista durante a Segunda Guerra - e sua influência sobre a arte produzida no país nesse período. Serão analisados dois solos, respectivamente coreografados por Wigman e Jooss: Dança da Bruxa (1914) e “A Morte” em A Mesa Verde (1932).

Seguindo o rastro deixado por esses mestres e seus discípulos, chegamos ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheater (LAPETT), sediado no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da USP. Parte do trabalho de pesquisa é acompanhar o processo criativo do grupo, atentando para a apropriação do gesto cotidiano pelo atordançarino e a busca pela humanização da técnica do artista da cena.

Desejamos atingir com esse trabalho um relevante entendimento sobre como a proposta coreográfica do Tanztheater tira a técnica do ballet clássico de sua forma rígida original e incorpora movimentos e gestos cotidianos a seu texto corporal, friccionando dança e teatro. Interessa-nos observar como a dança teatral alcança mundialmente grande destaque na segunda metade do século XX e primeiros momentos do XXI, influenciado fortemente o fazer artístico contemporâneo.

(3)

Agosto e setembro, os dois primeiros meses de pesquisa, foram utilizados para levantamento de material bibliográfico referente aos seguintes temas:

- o estudo do movimento proposto por Rudolf von Laban;

- a Ausdruckstanz (Dança de Expressão) e a atuação de Mary Wigman;

- a atuação do Nazismo e sua relação com a arte alemã do período.

- o trabalho de Kurt Jooss;

- o gestus de Brecht;

- o Tanztheater e sua pedagogia.

Os quatro meses que se seguiram foram de aprofundamento sobre parte do material selecionado. Procuramos conhecer as bases da dança teatral e sua relação com o momento histórico. Atentamos especialmente para a Ausdruckstanz, movimento essencial para entender a dança alemã como todo e os caminhos que esta seguiu ao longo do século XX.

A leitura histórica esteve sempre orientada para fazer ligações com o presente do Tanztheater, especialmente com a experiência de acompanhar o LAPETT (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheater) e relacionar teoria e prática. A participação no grupo se deu ao longo desde o início da pesquisa, em paralelo com a pesquisa bibliográfica. Além de observar o processo criativo, foi possível, na prática, estudar corpo e movimento. Outro ponto importante do envolvimento com o grupo foi a possibilidade de acesso a materiais como artigos e vídeos referentes ao Tanztheater, enriquecendo a pesquisa.

Como exercício de análise de solo, já que nos propusemos a comentar dois trabalhos, de Mary Wigman e Kurt Jooss, no relatório final, foram selecionados dois solos

(4)

de Momento(s) de Silêncio, primeira montagem do LAPETT, para investigar mais atentamente nesse primeiro momento da pesquisa e relacionar com o que foi estudado até o presente momento.

4. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA :

Abaixo, as primeiras referências bibliográficas selecionadas. De acordo com as necessidades da pesquisa, continuaremos em busca de novos materiais.

Livros:

- Anna Markard: The Green Table: A Dance of Death in Eight Scenes (2003);

- Ciane Fernandes: Pina Bausch e o Wuppertal Dança–Teatro: Repetição e Transformação (2007);

- Egon Vietta: A Dança na Alemanha (1956); - Eliana Caminada: História da Dança (1999);

- Paul Bourcier: História da Dança no Ocidente (1987); - Roger Cardinal: O Expressionismo (1988);

- Roger Garaudy: Dançar a Vida (1980);

- Rudolf Laban: Domínio do Movimento (1978);

- Sayonara Pereira: Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ESBOÇO: Espetáculo Cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP (2007);

- Susan Manning: Ecstasy And the Demon: The Dances of Mary Wigman (2006); - Suzanne K. Walther: The Dance Theatre of Kurt Jooss (1997);

(5)

- Ji-Yun Song: Moving Bodies and Political Movement: Dance in German Modernism (2006);

- Maria Claudia Alves Guimarães: Vestigios da Dança Expressionista no Brasil: Yanka Rudzka e Aurel von Milloss (1998);

 Artigos:

- Ji-Yun Song: Mary Wigman and German Modern Dance: A Modernist Witch? (2007);

- Kate Elswit: The Some of the Parts: Prosthesis and Function in Bertolt Brecht, Oskar Schlemmer, and Kurt Jooss (2008);

- Sayonara Pereira: Articulando Pedagogias que se Entrelaçam e se (Re)criam (2012);

- ______________: Corpos que Esboçam Memórias (2011); - ______________: Memória/Identidade (2006);

- ______________: Pensando a Dança Dançadamente: ou como falar uma linguagem mais unânime para diferentes “tribos” (2010);

- ______________: Tanztheatralidade: História-Características-Ferramentas Empregadas (2006);

- ______________: Tanztheatralidade (Re)visitada (2009);

- Robson Carlos Haderchpek: A Música, o Gestus Brechtiano e a Cultura de Rua (2006);

- ______________: O Gestus Brechtiano em Análise (2006); - Walter Benjamin: Que é teatro épico? (1994).

Boa parte do material já foi lido e analisado, o que gerou anotações a serem levadas em conta para o relatório final. Entretanto, algumas obras necessitam aprofundamento, o que ocorrerá ao longo dos próximos meses de pesquisa.

(6)

5. PRIMEIRAS ANÁLISES:

O foco dos primeiros meses de pesquisa foi entender o caminho que a dança alemã fez no início do século XX. Nesse período, entre as décadas de 1920 e 1930, a Ausdruckstanz, corrente da dança alemã que se relaciona em muitos pontos com o movimento expressionista, trouxe inovações que mais tarde influenciariam o Tanztheater e a dança contemporânea mundial.

Para compreender as inovações da Ausdruckstanz, estudamos o trabalho de dois nomes fundamentais em sua criação: Rudolf von Laban e Mary Wigman. Laban se destaca como nome caro tanto a dança quanto ao teatro por sua nova proposta de estudo do movimento, que será útil tanto para atores quanto para dançarinos. Em 1913 o coreógrafo alemão começa a desenvolver em Ascona, na Suíça, seu trabalho de prática de movimentos livres em improvisações cuja proposta é a desinibição do corpo com o objetivo de atingir a essência do indivíduo, o que lhe é precioso e verdadeiro e pode ser expresso artisticamente. Para além da proposta estética, o que Laban sugere é uma nova possibilidade de experienciar o mundo, as relações com o espaço. Esse ideal de renovação do indivíduo vem do Lebensreformbewegung, revolução cultural muito forte na época, que propunha o resgate do corpo humano prejudicado pela sociedade burguesa moderna e suas normas e valores. O movimento procurava a libertação do corpo através de dietas e exercícios baseados no movimento cotidiano.

Mary Wigman inicia seus estudos sobre movimento com o músico e pedagogo suíço Émile Jaques-Dalcroze. Com uma proposta parecida com o a de Laban, Dalcroze buscava um novo jeito de se pensar ritmo, trabalhando o corpo dentro da dança sem se preocupar com convenções como as do ballet. Entretanto, o foco de Dalcroze era a pedagogia musical, o que logo se tornou interessante a Wigman. A alemã, que aos 24 anos começara a estudar dança, procurava uma nova forma de trabalhar movimentos e expressar emoções sem que a dança fosse dependente da música ou de códigos do ballet clássico – muitas coreografias de Wigman ignoram o uso da música como trilha

(7)

para a dança e utilizam apenas percussão ou mesmo as batidas do chão no pé como som. O período que passou trabalhando com Dalcroze em Hellerau, cidade alemã importante para intelectuais e artistas experimentais da época, possibilitou que Wigman entrasse em contato com diversos artistas e obras expressionistas. É nesse período que Wigman conhece Emil Nolde, pintor expressionista que conhecera o trabalho de Laban em Munique e sugere que Wigman o procure.

Em 1914, aos 27, Mary Wigman estreia como dançarina profissional. O período com Laban em Ascona é de fundamental importância para seu trabalho e é desse encontro que a Ausdruckstanz tira força para influenciar o mundo da dança como um todo. O estudo do movimento de Laban e a forte influência do Expressionismo sobre Wigman – a valorização do impulso criativo vindo do mais íntimo e primitivo do indivíduo que se comunica de forma amplificada – iniciam uma nova forma de trabalhar o gesto na dança. Não é mais o bailarino rigidamente formado pelo ballet o grande artista, mas o dançarino que procura o caráter expressivo de sua movimentação, o sentido emocional de sua relação com o espaço.

A filosofia de uma nova relação com o mundo e a possibilidade de participação ativa em uma nova forma de expressão daquele antes considerado leigo é oportunamente abraçada pelo regime nazista na década de 1930 como manifestação de massa. Quando Laban desdobra seu estudo na dança coral e Wigman começa a trabalhar sua ideia de experiência individual do movimento não mais em solos, mas com um coletivo de dançarinos, o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães entende a dança como um ótimo veículo de propaganda. Em 1936, Mary Wigman é convidada pelo governo de Hitler a coreografar a abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim, que ocorrem muito próximas da Segunda Guerra Mundial. Mas logo, contraditoriamente, o governo nazista enxerga ambiguidade no papel da dança moderna alemã, que poderia ser tanto usada a seu favor como trazia ideais de libertação individual prejudiciais aos objetivos nazista. Assim, Mary Wigman tem seu trabalho interrompido até o fim da Segunda Guerra (salvo solos apresentados em ambientes privados para convidados) e Laban vai para a Inglaterra.

(8)

Com o fim da Guerra, o estigma do Nazismo sobre a Alemanha é uma ferida que irá influenciar fortemente os envolvidos com o nascimento do Tanztheater. A busca por uma forma de expressão universal de desvinculada da imagem de Hitler faz com a dança alemã retome princípios técnicos e filosóficos dos primórdios da Ausdruckstanz e adicione elementos do teatro, como o princípio de gestus do teatro brechtiano, para recriar a identidade artística alemã. O estudo dessa transição sofrida pela dança na Alemanha será aprofundado ao longo do segundo semestre da pesquisa, bem como o trabalho de Kurt Jooss.

No que se refere à parte da pesquisa realizada junto ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheater (LAPETT), é possível a essa altura da investigação fazer pontes entre a Ausdruckstanz enquanto fonte que mais alimentará o Tanztheater. Tanto a expressão artística focada neste projeto quanto sua antecessora colocam em primeiro plano a experiência individual daquele que atua – designado no grupo LAPETT como

atordançarino. As experiências, memórias e emoções do atordançarino são o que o

colocam no patamar de criador, pois é a partir da potência do que existe dentro do indivíduo que o movimento nasce.

A técnica não é dispensada, muito pelo contrário. O Tanztheater propõe um rigoroso e continuo estudo da técnica, mas excluindo a artificialidade. O atordançarino é orientado a trabalhar com os limites e especificidades de seu corpo para que estes trabalhem a favor de sua criação. Entretanto, o limite não é visto como uma acomodação, mas uma linha em constante movimento que possa ser ultrapassada e realocada adiante. Observamos atentamente os solos que os atoresdançarinos do LAPETT Rafael Sertori e Leticia Araujo criaram para o espetáculo Momento(s) de Silêncio. O primeiro apresenta imagens de grande força e energia que em muito lembram o trabalho de Mary Wigman. Em muitos momentos, o corpo de Sertori propõe formas que já não são de um ser humano, mas que contêm uma expressividade que transmite a angústia que explode em movimento. Ao acompanhar o processo de montagem, foi possível assistir a lapidação do solo. Por partir do impulso criativo do atordançarino e o que seu corpo tem a oferecer no momento, uma célula coreográfica criada jamais é congelada. Com o constante

(9)

aprimoramento técnico do movimento, é possível retrabalhar e dar cada vez mais propriedade ao que o atordançarino cria. Assim, o solo de Sertori manteve sua base ao longo do tempo, sem perder a essência de sua criação. Sua técnica cresceu sensivelmente, ampliando o sentido da cena.

Bem como o primeiro, o segundo solo observado sofreu modificações ao longo do processo. Dele participa um coro que passou boa parte do processo apenas compondo a cena através de sua movimentação. Hoje o coro atua também com a voz, agregando aos gestos desenhados por Araujo. A composição é bem interessante para observar a teatralidade do Tanztheater. De alguma forma, uma história é contada, mas sem pressupor uma narrativa. Como o teatro pós-dramático, a cena não atua no racional do espectador, mas nas sensações que o fluir da construção cênica pode gerar. O movimento que nos salta aos olhos não é o de um corpo individual, mas o movimento da cena, do jogo entre o corpo da atrizdançarina e o corpo do coro.

Até o presente momento da pesquisa é possível observar de que forma o cenário histórico-cultural alemão da primeira metade do século XX influenciou sua dança. A Ausdruckstanz surge como consequência da busca de renovação de valores em oposição aos valores da sociedade burguesa moderna. Por isso, sua inovação vai além da estética. Quando eleva a dança ao status de arte por si só e não arte acessória ou dependente de outras – a proposta de Wigman quando não utiliza música na maioria de suas composições reforça isso -, intui um novo pensamento sobre a experiência artística. Menos artificial e mais humano, esse pensamento se aproxima da vida – não no sentido de imitação da vida, mas de pulsar na criação o que está vivo no indivíduo.

6. DIFICULDADES ENCONTRADAS:

A grande dificuldade para o desenvolvimento da pesquisa até o presente momento é a escassez de material videográfico e textual referente ao tema. No que se refere aos vídeos, o acervo de videotecas e sites disponível no Brasil é insatisfatório. As referências à dança alemã estão muito limitadas a espetáculos de Pina Bausch. Documentários e

(10)

registros que façam referência a outros artistas igualmente importantes para a arte alemã é material raro no Brasil.

A superficialidade do material escrito em língua portuguesa e a falta de traduções de textos escritos em língua alemã são problemas que se ligam. O aprofundamento sobre a Ausdruckstanz em nossa pesquisa foi prejudicado pelo não conhecimento da língua alemã, já que nossa língua é carente de material profundo sobre dança na Alemanha – limita-se a pesquisas acadêmicas de pós-graduação e poucas estão disponíveis. Recorremos a textos em inglês, língua mais acessível. Ainda sim, nem todo material que descobrimos existir em língua inglesa está disponível no Brasil ou mesmo é possível alcançar através da Internet.

Faz-se necessário certo esforço por parte de escolas e institutos ligados à pesquisa acadêmica e cultura alemã no sentido da aquisição, organização e acesso a registros relacionados à dança. O Tanztheater, que tanto ganha espaço e influencia novos artistas em nosso país, precisa ser atenta e profundamente investigado.

7. ATIVIDADES PREVISTAS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE:

Para o próximo semestre, pretendemos focar na redação do relatório final, retomando os estudos feitos entre agosto de 2012 e janeiro de 2013, aprofundando a leitura da bibliografia selecionada. O aparato teórico levantado será associado à análise de material videográfico sobre os solos Dança da Bruxa, de Mary Wigman, e “A Morte” em A Mesa Verde, de Kurt Jooss. Buscaremos sempre focar a análise no estudo do gesto e relacioná-la com o presente do fazer artístico dentro das artes cênicas.

Nesse percurso, é importante adotar as seguintes ações:

1. Dar continuidade aos encontros com o grupo do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheater (LAPETT- ECA/USP);

2. Retomar as anotações elaboradas sobre a bibliografia já lida; 3. Finalizar a leitura crítica da bibliografia levantada;

(11)

4. Assistir continuamente os registros videográficos dos solos selecionados para a análise;

5. Análise da movimentação encontrada nos solos selecionados para a pesquisa; 6. Assistir outros materiais em vídeo referentes ao tema pesquisado;

7. Realizar a apresentação do trabalho em Congresso Científico; 8. Redigir um artigo sobre a pesquisa;

9. Redigir o relatório final da pesquisa.

8. AVALIAÇÃO DO ALUNO SOBRE O PROGRAMA DE INICIAÇÃO:

Realizar a pesquisa de Iniciação Científica tem sido de grande importância para nossa formação acadêmica e artística. A oportunidade de aprofundar o olhar sobre um tema de interesse pessoal com o auxílio e respaldo da universidade e, assim, produzir um trabalho que possua relevância para futuras pesquisas é estimulante.

Destaco o trabalho da Prof.ª Drª. Sayonara Pereira, orientadora do presente projeto, que tem se mostrado solícita na condução da pesquisa no que se refere a dúvidas e a apoio com materiais relevantes. A proximidade com que acompanha o desenvolvimento de nosso estudo é fundamental para garantir um bom desempenho ao fim da pesquisa.

Apesar das dificuldades apresentadas no item 6 (seis) deste relatório parcial, investigar um assunto ainda pouco explorado pela academia brasileira possibilita descobertas interessante e reflexões arejadas sobre o tema. Além disso, a experiência de passar ainda na graduação por todo o processo de pesquisa, que pressupõe a delimitação do objeto a ser apurado e exige constantes leituras críticas, minuciosa análise das descobertas e o exercício da redação como forma de expor uma reflexão, é um grande amadurecimento para o aluno dentro de sua área de conhecimento.

Artisticamente, a reflexão sobre o Tanztheater tem suscitado novas questões a aberto novos caminhos para nossa criação. Reconhecer a importância dessa corrente de

(12)

criação cênica e entender seus caminhos de produção ajuda-nos a construir um pensamento artístico de valorização e compreensão do humano na arte.

9. APRECIAÇÃO DO ORIENTADOR SOBRE O RELATÓRIO:

O 1º relatorio introduz, de maneira muito correta, a pesquisa que vem sendo desenvolvida, pela bolsista, apresentando e descrevendo as atividades realizadas até o presente momento; as dificuldades encontradas e as respectivas soluções propostas para cada atividade. Apresenta tambem as diretrizes que ocorreram durante os seis primeiros meses de estudos, e igualmente esclarece as novas propostas e planos para a continuidade da pesquisa.

Os Objetivos iniciais levaram a bolsista à:

- Pesquisar e Identificar os fomentos gerados pela pesquisa do movimento e o novo olhar sobre o corpo na virada do século XIX para o XX;

- Estudar o gesto e suas especificidades; - Identificar as características do Tanztheater; - Estudar a abordagem do gesto pelo Tanztheater;

- Perceber a carência de material bibliográfico e videográfico sobre o tema em questão;

- Através da análise dos solos [Dança da Bruxa e A Morte ] e da observação de processo criativo do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Tanztheater (LAPETT), discorrer sobre a apropriação do gesto pelo criador.

Além disso, a bolsista/pesquisadora empenhou-se nas suas investigações, aliando a teoria e prática, a partir da sua participação assidua no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheater (LAPETT) com sua metodica observação participante,na participação das aulas praticas para a afinação do seu instrumento: o corpo; e tambem exercendo a função de assistente técnica nas atividades desenvolvidas junto ao LAPETT.

(13)

Apartir da analise da redação do 1º relatório da bolsista tive a oportunidade de perceber a objetividade na redação do texto, escrito de uma maneira muito correta e fluente. Os dados que serão pesquisados e trazidos a tona na 2ª parte da pesquisa teorico-pratica nos fazem acreditar que a pesquisa cumprirá os objetivos propostos de forma positiva e enriquecera o mapa da pesquisa academica sobre o tema Tanztheater/ Ausdruckstanz.

10. APRECIAÇÃO DO ORIENTADOR SOBRE O DESEMPENHO DO BOLSISTA:

Percebemos um especial empenho da bolsista nas suas investigações , aliando a teoria e prática, e especialmente na sua observação-participação assidua junto ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheater (LAPETT-ECA/USP). Julgamos como muito significativa a sua participação das aulas praticas , e laboratórios para a afinação do seu instrumento: o corpo; e tambem exercendo a função de assistente técnica nas atividades desenvolvidas junto ao LAPETT.

Reconhecemos uma maior objetividade no pensamento oral da bolsista,na redação do seu texto escrito, e na sua inteligencia corporal que começa a despertar a partir do esforço investido.

A jovem pesquisadora tem concentração e seriedade no trabalho , se interessa pela pesquisa e aplicação dos novos saberes, e pretende difundi-los de forma teorico-pratica.

A seguir listamos algumas atividades que a bolsista participou ao longo do semestre relacionadas a sua pesquisa:

01.A Bolsista assistiu diferentes Espetáculos de Teatro e Dança apresentados em São Paulo.

02. Participou ativamente do Forum a Formação do Artista Teatral -1º Movimento - e 2º Movimento ECA-CAC-USP- (agosto/outubro 2012).

(14)

03. Integra como pesquisadora/assistente tecnica o LAPETT-Laboratorio de Pesquisa e Estudos em Tanztheater - ECA/USP sob a minha orientação, com reuniões 2X por semana, com atividades teorico-praticas; e sempre que necessárias reuniões individuais./

04.Participou ativamente da Semana de Licenciatura-CAC/ECA-USP / novembro-2012

05. Participou como assistentente tecnica das atividades do Espetáculo Cênico

Momento(s) de Silêncio – com Direção Geral/Coreografia :Sayonara Pereira . A seguir a

especificação das participações:

I.Momento(s) de Silêncio - Teatro da Faculdade de Medicina da USP (junho-2012)

II. Momento(s) de Silêncio - Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP - Campinas (setembro-2012).

III. Momento(s) de Silêncio - recebeu o Prêmio para MELHOR ATUAÇÂO DE GRUPO - no 20º Programa Nascente - Preceu/USP. (setembro-2012).

IV. Momento(s) de Silêncio – Auditorio do CAC-ECA/USP- Forum a Formação do Artista Teatral - 2º Movimento ECA-CAC-USP-outubro-2012

V. Momento(s) de Silêncio – Auditorio do CAC-ECA/USP-outubro-2012 IV. Momento(s) de Silêncio –Teatro Sergio Cardoso –São Paulo- dezembro

06. A bolsista participou do “I SUMMER ACADEMY-LAPETT-CAC-ECA-USP” evento promovido pelo LAPETT, dirigido por Sayonara Pereira, que contou a participação das docentes convidadas: Ana Terra Rodriguez Costas, Nadya Moretto, Luiza Banov, Vanessa Macedo, Paula Carrara e Morena Nascimento ministrando diferentes oficinas teórico-praticas, na área das poéticas corporais e vocais, no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013. O objetivo do evento foi estabelecer uma ligação entre a pratica cênica, dentro e fora da universidade.

(15)

11. RENOVAÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

( X )SIM ( )NÃO

Referências

Documentos relacionados

Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da suplementação com vitamina C sobre os parâmetros de desempenho (ganho de peso, sobrevivência, taxa de crescimento

Desenvolvidos na Primeira Grande Guerra como uma tentativa de varar as defesas e ultrapassar as trincheiras, rompendo com a longa e custosa guerra estática, os carros

(i) A partir da Data de Integralização até a próxima Data de Aniversário, e entre as demais Datas de Aniversário, até a Data de Aniversário do mês imediatamente posterior ao mês

O baixo nível de Literacia em Saúde Mental (LSM) é um fator determinante para a ausência de comportamentos de procura de ajuda. O conceito de LSM apresentado

Do ponto de vista institucional, um serviço de Cuidados Paliativos, insere no hospital, não um mero local para tratar uma intercorrência de um paciente terminal ou se esperar a

Quando empregada a classificação tomográfica de Sanders para as fraturas intra-articulares desviadas de calcâneo, verificou- -se que a fratura mais presente era a do tipo 3 (46,66%)

Depois do grande sucesso através do livro "Casamento Blindado", os professores do programa "The Love school" exibido na Rede Record e também do programa "A Escola

6.2 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem NFCM (Nota Final Candidato Mestrado) ou NFCD (Nota Final Candidato Doutorado) igual ou superior a 7,0