• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR II CAMILA BROCHADO DA COSTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM ESTÁGIO CURRICULAR II CAMILA BROCHADO DA COSTA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM

ESTÁGIO CURRICULAR II

CAMILA BROCHADO DA COSTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE TRONCO

PORTO ALEGRE 2014

(2)

CAMILA BROCHADO DA COSTA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE TRONCO

Professora Orientadora: Erica Rosalba Mallmann Duarte Enfermeira Orientadora: Rejane Malaggi

PORTO ALEGRE 2014

Relatório apresentado à disciplina de Estágio Curricular II do 9º semestre de Enfermagem/UFRGS para avaliação das atividades realizadas durante o período de estágio na Unidade Básica de Saúde Tronco.

(3)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO... 3

2 DESENVOLVIMENTO... 5

3 CONCLUSÃO... 11

(4)

1. INTRODUÇÃO

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Tronco atende a população com o princípio de dar a primeira assistência ao paciente da sua localidade. É um local que realiza atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia.

A UBS é a primeira porta de entrada do cliente ao Sistema Único de Saúde. Os profissionais de nível médio realizam o primeiro atendimento ao paciente através da triagem realizada no guichê de informações, a fim de direcionar o atendimento ao profissional correspondente.

A UBS realiza o atendimento durante o período que compreende do inicio da manhã até o final da tarde, durante os dias úteis da semana. Porém em período de campanha a o nível nacional ou estadual realiza atividades nos finais de semana, sendo em ocasiões excepcionais.

O objetivo de uma UBS é oferecer atendimento a todo o cidadão que esteja cadastrado na área de assistência do posto para poder solucionar se possível, à sua necessidade, dar continuidade ao atendimento à saúde ou direcionar a demanda a outros níveis de atendimento em saúde. A partir do atendimento realizado pode-se observar a necessidade e então realizar o devido direcionamento se não for possível atender nas dependências UBS.

A UBS Tronco constitui-se de uma equipe de profissionais composta por dois médicos clínicos geral, duas ginecologistas, duas pediatras, uma enfermeira, duas auxiliares de enfermagem, e três técnicas de enfermagem. A equipe também é composta por uma auxiliar de serviços gerais respeitando assim os princípios de coleta seletiva dos materiais perfulocontantes, resíduos com material biológico, material reciclável e restos orgânicos. O porteiro abre e fecha o posto de saúde, e reveza com outro funcionário no horário de almoço.

A enfermagem é exercida privativamente por profissionais legalmente habilitados pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e pelo conselho federal de enfermagem (COFEN) sob a Lei nº 7.498 de junho de 1986. A lei que regulamenta o exercício da prestação de serviços de enfermagem e expõem quais são as determinadas atividades conforme a categoria

(5)

profissional, e também como são compostas as três categorias: auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e o enfermeiro (Conselho Federal de Enfermagem, 1986).

A gestão da UBS por um profissional de nível superior, no caso da UBS TRONCO é feita por uma médica, a qual coordena toda a equipe de profissionais. Mas as decisões são realizadas em conjunto com a Enfermeira.

O serviço administrativo é realizado por uma técnica de enfermagem que se encarrega de realizar todos os encaminhamentos de consulta e exames no banco de dados da rede pública de saúde.

Os acadêmicos de enfermagem atuam sob supervisão de um profissional legalmente habilitado, ou seja, a Enfermeira da UBS, realizando assistência para os cuidados à clínica da condição de saúde do indivíduo. O local de estágio foi escolhido a fim de poder conhecer como é a rotina diária de uma UBS que atende diferentes classes sócias.

(6)

2. DESENVOLVIMENTO

Os pacientes ao chegarem à UBS são atendidos na recepção localizada na entrada do posto. Após a triagem das informações e da necessidade do paciente os técnicos de enfermagem realizam os devidos encaminhamentos:

 Cadastramento da área de abrangência de atendimento do posto sob a entrega de cópias de documentos comprobatórios (RG, certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, conta da luz/água em seu nome ou documento escrito pelo indivíduo que consta que consta o nome da conta de luz/água que diga que determinada pessoa reside no endereço);

 Registro de marcação de consultas;

 Registro de presença nas consultas;

 Entrega de encaminhamento de consulta ou exames para determinadas especialidades;

 Entrega de resultados de exames citopatológicos e outros;

 Entrega de fármacos observando sempre a receita do medicamento prescrito e a data para que não receba subdose ou além da quantidade de fármacos prescritos. E realiza-se o registro de data a carimbo de entrega;

 Entrega de kits para pacientes diabéticos ( glicosímetro, lancetas e fitas);

Na sala de triagem realizam-se procedimentos como:

 Verificação de pressão arterial;

 Verificação de glicemia capilar;

 Teste rápido de gravidez;

(7)

 Registro de informações para o programa de assistência Bolsa Família (índice de massa corporal);

 Realização de nebulização;

Na sala de procedimentos injetáveis realiza-se:

 Injeções intramusculares como anticoncepcionais;

 Sondagem vesical de alívio e demora;

 Registro das atividades realizadas na sala;

 Avaliação de feridas operatório e/ou ferimentos que requerem acompanhamento no cuidados;

 Curativos;

Na sala de imunobiológicos realiza-se:

 Vacinas em todos os pacientes: intramuscular; subcutâneas, via oral;

 Armazenamento de vacinas imunobiológicos;

 Armazenamento do histórico de vacinas dos pacientes;

 Registro do estoque por vacina utilizada; Na sala de consulta ginecológica:

 Há material para realização e registro de exames citopatológicos (CP);

 Consulta de pré-natal à gestante;

 Consulta ginecológica;

 Teste Rápido de Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida (HIV), Sífilis, Hepatite B e C;

(8)

 Acolhimento do paciente com escuta qualificada;

 Acolhimento em saúde mental adulto e infantil para o encaminhamento do caso à área de psicologia do Postão da Cruzeiro;

 Verificação de sinais vitais (caso o paciente apresente histórico de doença pregressa ou atual que tenha necessidade de verificação);

 Registro do atendimento no prontuário por meio do registro na evolução e conduta descritas;

 Registro de pacientes que são encaminhados para realizar teste de escarro para verificação de presença/ausência de tuberculose e o posterior tratamento diretamente observado (TDO).

O enfermeiro exerce atividade de gestor da equipe de enfermagem, planejando, organizando e coordenando a execução dos serviços que prestam assistência de enfermagem nas unidades de saúde (Conselho Federal de Enfermagem, 1986).

O acolhimento ou consulta de enfermagem é uma atribuição do Enfermeiro, o qual se realiza o atendimento aos pacientes de forma individual mantendo a privacidade das informações por ele recebidas. No acolhimento o paciente verbaliza a sua queixa/questionamento em relação à saúde, informando os sinais e sintomas que está apresentando. Estas informações são registradas por meio da evolução registrada no prontuário do paciente. A partir das informações recebidas o Enfermeiro verifica os sinais e realiza o encaminhamento adequado, como marcação de consulta com os clínicos gerais, pediatras ou ginecologistas da UBS. Conforme for os sinais identificados e/ou sintomas relatados também são prescritos medicamentos aos pacientes, respeitando a legislação de prescrição de enfermagem. Também se disponibiliza encaminhamento de exames laboratoriais ou de imagem, sempre orientado aos pacientes a importância do retorno à UBS para

(9)

verificação dos resultados para dar continuidade ao tratamento ou conclusão do caso.

A enfermagem por meio da educação e saúde realiza orientações à população a fim de promover hábitos saudáveis como prevenção de danos à saúde. Os cuidados e as orientações são realizados e registrados em cada prontuário da cada família correspondente.

As visitas domiciliares são realizadas com o objetivo de confirmar endereço; conhecer a local em que vive que a população que o posto atende; realizar acompanhamento clínico de saúde de paciente impossibilitados a deslocamentos; realização de curativos em lesões que requerem cuidados específicos.

As atividades que são propostas no Programa de Saúde na Escola (PSE) são realizadas pela Enfermeira da UBS, em conjunto com o apoio da direção da Escola. Os métodos de prevenção e cuidados à saúde são demonstrados através de palestra e ilustratrações a fim de orientar os jovens em relação condições de saúde saudáveis e métodos de cuidados como, por exemplo, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). Também identificar possíveis casos de agressões no âmbito da escola, com ajuda dos profissionais educadores, ou problemas familiares que esteja ou não refletindo nas relações interpessoais da escola ou desempenho escolar.

Também são realizados grupos terapêuticos como, por exemplo, Grupo de Tabagismo. Este grupo tem como objetivo de contribuir para que o tabagista para de fumar de forma gradual e efetiva. No grupo foram distribuídos Livretos do Ministério da Saúde os quais são descritas maneiras de condução do grupo. No primeiro aborda-se sobre por que se fume e como isso afeta a saúde; no segundo sobre como serão os primeiros dias se fumar; no terceiro como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar; no quarto quais foram os benefícios obtidos após para de fumar. Os grupos foram realizados inicialmente semanalmente e após quinzenal. Em cada dia de reunião os participantes foram dispostos em círculos e realizou-se a apresentação de cada um para que haja melhor interação entre eles e a equipe de profissionais que conduziam as reuniões. Foram aplicadas metodologias de dinâmicas de grupos a fim de

(10)

melhorar a auto-estima e de compartilhar sentimentos e frustrações de cada um. No entanto, foi proporcionado que cada um pudesse expor sua opinião em ralação à forma de enfrentamento de determinada situação, e também em forma de sugestão ao outro colega.

O teste rápido de DST’s é realizado por profissionais de ensino superior, como por exemplo, enfermeiro e médicos. Antes da coleta de material é solicitado o preenchimento do documento de autorização de realização do exame. Neste momento ocorre à educação em saúde sobre as DST’, informa-se quais são as doenças que informa-serão verificadas no teste rápido, também quais são os métodos de prevenção, e também é informado quais são as doenças que não tem cura.

O acolhimento em saúde mental é realizado pela enfermeira, e tem como objetivo registrar o histórico pregresso e atual da situação de saúde mental em que o indivíduo que se encontra para encaminhá-lo para o atendimento psicológico de acordo com a gravidade do caso.

A solicitação de insumos é realizada pela enfermeira após a verificação da quantidade e necessidade mínima de estoque. Os dados referentes ao pedido de material são enviados por e-mail com a finalidade de ter mais agilidade e registro de envio do pedido.

As solicitações de imunobiológicos são realizadas de acordo com a verificação da quantidade em estoque. O prazo de validade de cada imunobiológico é constantemente observado para que após a abertura seja utilizado o máximo possível respeitando o período de abertura. Cada imunobiológico que é aberto recebe uma etiqueta que contém a data e horário de abertura de lote utilizado. Cada indivíduo que é vacinado recebe ou traz a carteirinha para registro da vacinação. São informados possíveis eventos adversos e o orientado direcionar-se a uma unidade de saúde caso ocorra. Em casos de reação à vacina é realizado o preenchimento do formulário de eventos adversos e enviando ao Centro de Referência de Imunobiológicos, como a descrição de sinais e sintomas, lote, via de administração, data da administração, solicitando assim resposta de conduta a ser tomada a partir deste evento adverso. Após é comunicado ao paciente ou ao seu responsável

(11)

a resposta sobre este evento e informa-se qual a conduta a ser tomada adiante.

Mensalmente são realizadas reuniões de equipe para que sejam expostos pontos positivos e negativos a fim de melhora o fluxo de atendimento aos pacientes aspectos, e que possam melhorar as relações interpessoais dos profissionais, desde que todos respeitem as normas que são estabelecidas. O registro das informações é registrado em ata a qual é assinada por todos os presentes. Também são repassadas informações sobre palestras à equipe para que todos fiquem atualizados sobre as novidades repassadas pela gerência.

Quando algum componente da equipe de enfermagem se ausenta, seja por motivo de férias, seja por motivo de saúde, ou outro motivo o enfermeiro reorganiza junto com a equipe uma melhor forma de dimensionar o atendimento à população.

(12)

3 CONCLUSÃO

As atividades na UBS Tronco proporcionaram-me vivências únicas, durante o período de estágio curricular, porque pude observar o papel do enfermeiro e sua atuação mediante as diferentes situações e demandas dos pacientes. Também se observou a importância da interação entre toda a equipe multidisciplinar que presta assistência aos pacientes, para que os cuidados sejam unidirecionais, entendendo o quanto é importante conhecer a população que o profissional atende.

Ao final do estágio no UBS Tronco pude desenvolver as atividades como enfermeira da unidade, mediante o acompanhamento e auxílio da enfermeira orientadora. À medida que fui adaptando-me a rotina, quanto à avaliação dos pacientes durante o acolhimento, fui identificando melhor quais os encaminhamentos realizados de acordo com cada necessidade. As atividades diárias referentes ao processo de enfermagem são realizadas a fim de obter o cuidado continuado prestado pela equipe de enfermagem. A receptividade que tive por parte da equipe de enfermagem possibilitou que as atividades fossem, aos poucos, realizadas por mim, com maior segurança.

A partir da convivência diária com a equipe de enfermagem pude observar o quanto cada paciente demanda de tempo e manejo interpessoal. Pude também conhecer algumas características de cada profissional de enfermagem, observando-os como é a interação interpessoal dos profissionais. Portanto, a vivência às quais me foram proporcionadas, a partir do estágio UBS Tronco me permitiu obter uma visão mais ampla do papel do (a) enfermeiro (a) na área de saúde pública na atenção básica. Observei o quanto o enfermeiro (a) tem de conhecer a área de abrangência de atendimento à população com objetivo de identificar as possíveis causas e efeitos das situações que esta população vive para assim poder entender e melhor abordar formas de orientação e prevenção de determinada população.

(13)

REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências: Lei nº 7498 de 25 de jun. de 1986. Brasília, 1986. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html>. Acesso em: 12 de out. 2014.

Referências

Documentos relacionados

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

na Albânia], Shtepia Botuse 55, Tiranë 2007, 265-271.. 163 ser clérigo era uma profissão como as restantes, que a fé era apenas uma política e nada mais do que isso e deitou

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da