• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO: SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S.A. GESTÃO: RIVIERA GESTORA DE RECURSOS LTDA. TIPO ANBIMA: MULTIMERCADO POR ESTRATÉGIA LIVRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRAÇÃO: SOCOPA SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S.A. GESTÃO: RIVIERA GESTORA DE RECURSOS LTDA. TIPO ANBIMA: MULTIMERCADO POR ESTRATÉGIA LIVRE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

ADMINISTRAÇÃO: SOCOPA – SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S.A. GESTÃO: RIVIERA GESTORA DE RECURSOS LTDA.

TIPO ANBIMA: MULTIMERCADO POR ESTRATÉGIA LIVRE

ESTE FORMULÁRIO FOI PREPARADO COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO ATENDIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA OS FUNDOS DE INVESTIMENTO BEM COMO DAS NORMAS EMANADAS DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. A AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO E/OU VENDA DAS COTAS DESTE FUNDO NÃO IMPLICA, POR PARTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS OU DA ANBIMA, GARANTIA DE VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DO FUNDO, DE SEU ADMINISTRADOR OU DAS DEMAIS INSTITUIÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇO.

O INVESTIMENTO DO FUNDO DE QUE TRATA ESTE FORMULÁRIO APRESENTA RISCOS PARA O INVESTIDOR. AINDA QUE A ADMINISTRADORA MANTENHA SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS, NÃO HÁ GARANTIA DE COMPLETA ELIMINAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE PERDAS PARA O FUNDO E PARA O INVESTIDOR.

ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS, PODENDO INCLUSIVE ACARRETAR PERDAS SUPERIORES AO CAPITAL APLICADO E A CONSEQUENTE OBRIGAÇÃO DO COTISTA DE APORTAR RECURSOS ADICIONAIS PARA COBRIR O PREJUÍZO DO FUNDO.

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE FORMULÁRIO ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM O REGULAMENTO DO FUNDO, MAS NÃO O SUBSTITUEM. É RECOMENDADA A LEITURA CUIDADOSA TANTO DESTE FORMULÁRIO QUANTO DO REGULAMENTO, COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS DISPOSIÇÕES RELATIVAS AO OBJETIVO E À POLÍTICA DE INVESTIMENTO DO FUNDO, BEM COMO AS DISPOSIÇÕES DO FORMULÁRIO E DO REGULAMENTO QUE TRATAM DOS FATORES DE RISCO A QUE O FUNDO ESTÁ EXPOSTO.

ESTE FUNDO NÃO CONTA COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU, AINDA, DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC.

A RENTABILIDADE OBTIDA NO PASSADO NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. OS RENDIMENTOS SERÃO TRIBUTADOS EXCLUSIVAMENTE NO RESGATE DAS COTAS.

O RESGATE DE COTAS NÃO ESTÁ SUJEITO A PRAZO DE CARÊNCIA.

O PAGAMENTO DO RESGATE SERÁ FEITO NO MESMO DIA DA DATA DA CONVERSÃO DAS COTAS. A CONVERSÃO DAS COTAS, ASSIM ENTENDIDA, A APURAÇÃO DO VALOR DA COTA PARA EFEITO DO PAGAMENTO DE RESGATE, SERÁ EFETIVADA NO 1º (PRIMEIRO) DIA ÚTIL SUBSEQUENTE, APÓS O RECEBIMENTO DO PEDIDO DE RESGATE PELA ADMINISTRADORA, DENTRO DO HORÁRIO LIMITE POR ELE ESTABELECIDO.

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO

FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RIVIERA PREVUNISUL MULTIMERCADO

(2)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RIVIERA PREVUNISUL MULTIMERCADO

CNPJ: 09.633.809/0001-25 Caro Investidor,

A Socopa Sociedade Corretora Paulistas S.A com satisfação lhe apresenta algumas informações importantes sobre o FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RIVIERA PREVUNISUL MULTIMERCADO (o “FUNDO”), de forma que você tenha segurança no momento de investir. O FUNDO foi constituído em 05/01/2009, e será regido pelo seu Regulamento, pela Instrução nº. 555, da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), publicada em 17 de dezembro de 2014, conforme alterada, e legislação complementar aplicável.

1. PÚBLICO ALVO

O FUNDO é destinado exclusivamente a investidor exclusivo, assim definidos pela Instrução da Comissão de Valores Mobiliários n° 555 de 17 de dezembro de 2014.

2. APRESENTAÇÃO DA ADMINISTRADORA E DO CUSTODIANTE

A administração, controladoria do passivo e a distribuição das cotas do FUNDO são realizadas pela SOCOPA – SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA S.A, instituição financeira, com sede na Cidade e Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355, 3º andar, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 62.285.390/0001-40, autorizada pela CVM a prestar serviços de administração de fundos de investimento, pelo Ato Declaratório da CVM n° CVM nº 1.498 de 28 de agosto de 1990, (“ADMINISTRADORA”).

A ADMINISTRADORA é uma tradicional instituição financeira que atua há mais de 40 (quarenta) anos como corretora de valores no mercado de capitais brasileiro, com uma equipe de profissionais experientes e especializados no mercado. Seu principal diferencial é o atendimento personalizado e especializado a pessoas físicas e jurídicas. Destaca-se por combinar um time de profissionais experientes, gerenciado por sócios-diretores com mais de 30 (trinta) anos de atuação no mercado, com o uso intensivo de tecnologia de ponta. Com matriz na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, mantém filiais nas cidades do Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia, bem como representações autônomas nas cidades de Santos, Presidente Prudente, Botucatu, Belo Horizonte, Pelotas e Passo Fundo.

O objetivo da Socopa – Sociedade Corretora Paulista S.A. é oferecer aos seus clientes as melhores alternativas de portfólio, desde investimentos diretos, seja através de títulos ou ações, carteiras administradas, fundos de investimento imobiliário, multimercado, em ações e em direitos creditórios e clubes de investimento, já existentes ou próprios, buscando uma fórmula sob medida para cada caso.

O Diretor responsável pela administração do Fundo, indicado pela ADMINISTRADORA, é o Sr. Daniel Doll Lemos, credenciado como Analista de Valores Mobiliários (CNPI) na CVM pela APIMEC desde 01/07/2004, e como Administrador de Valores Mobiliários na CVM por meio do Ato Declaratório CVM nº 9754, de 13 de março de 2008.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, com sede no SBS quadra 4, lotes 3 e 4, Brasília, Distrito Federal, registrada no CNPJ/MF sob o número 00.360.305/0001-04 (“CUSTODIANTE”), foi contratado pela ADMINISTRADORA, em nome do FUNDO, para prestar os serviços de custódia, controladoria de ativo (controle e processamento dos ativos financeiros integrantes da carteira do FUNDO e processamento dos títulos e valores mobiliários e demais ativos financeiros integrantes da carteira do FUNDO), bem como os serviços de tesouraria.

Desde que foi criada, em 1861, a Caixa sempre buscou ser mais que apenas um banco, mas uma instituição realmente presente na vida de milhões de brasileiros. Ela é, por exemplo, o agente responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego, institutos tão presentes na vida do trabalhador formal. Aparece ainda no momento de ajudar a população, através dos programas sociais do governo, como o Bolsa Família – que beneficia mais de 13 milhões de brasileiros, FIES e Programa Minha Casa Minha Vida.

Quando falamos que ela está presente sempre e em qualquer lugar é em qualquer lugar mesmo. Tanto é que é o único banco que tem duas agências barco – e está construindo a terceira – que levam acesso, desenvolvimento e cidadania para as populações ribeirinhas. Falando em acesso, desde 2003 a Caixa patrocina o paradesporto e possui ainda mais de 4.000 funcionários treinados em libras. É mais uma vez a Caixa reforçando o seu compromisso em ser um banco para todos os brasileiros, promovendo a inclusão e trabalhando sempre para atender com a mesma atenção e eficiência todos os cidadãos.

A Caixa é uma empresa 100% pública, e que exerce um papel fundamental no desenvolvimento urbano e da justiça social do país, vez que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda. Além disso, ela apoia inúmeras

(3)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

atividades artísticas-culturais, educacionais e desportivas, garantindo um lugar de destaque no dia a dia das pessoas, pois acredita que pode fazer o melhor pelo país e por cada um de seus habitantes.

Para seus correntistas, a Caixa busca sempre oferecer os melhores serviços e opções de crédito, ajudando-os a concretizar seus sonhos, acumulando conquistas e sucessos em parceria com o povo brasileiro. Só um banco com a tradição e conhecimento da Caixa para ser a poupança dos brasileiros há mais de 150 anos, e com muitos ainda por vir.

3. APRESENTAÇÃO DA GESTORA DO FUNDO

A gestão profissional dos ativos integrantes de sua carteira do FUNDO será prestada pela à RIVIERA GESTORA DE RECURSOS LTDA., sociedade devidamente autorizada pela CVM para o exercício profissional de administração de carteira de valores mobiliários, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 1.355, 2º andar, inscrita no CNPJ sob nº 07.611.259/0001-18, autorizada a administrar carteira de valores mobiliários pela CVM através do Ato Declaratório da CVM nº 8.547, de 11 de novembro de 2005 (“GESTORA”).

Fundada em 2008, a RIVIERA Investimentos é uma Asset independente e uma das maiores gestoras de fundos estruturados, com especialização em clientes institucionais (fundos de pensão, RPPS), além de atuação nos segmentos Private e Family Office. Contando com aproximadamente, R$ 7,0 bilhões em ativos sob gestão, a missão da empresa é gerar valor para os clientes na gestão de fundos de investimento destinados ao mercado de investidores em geral, com foco em investidores institucionais. Além disso, possui como visão prioritária ser referência no mercado institucional como uma das melhores gestoras de recursos, especializada em fundos estruturados, e ser reconhecida por sua excelência em governança corporativa. Alinhada com os princípios da boa governança dos investimentos a Riviera compartilha dos seguintes valores, (i) Desempenho para garantir confiança, segurança e rentabilidade para os clientes; (ii)Responsabilidade e transparência em cada operação; (iii) Pessoas comprometidas e estimuladas; (iv) Foco em projetos selecionados e parceria com consultores especializados; (v) Ética como fator primordial para negócios de longo prazo. A filosofia de investimento da RIVIERA está baseada em 3 pilares:

1) Disciplina: Foco na geração de valor através de investimentos baseados em profundas análises setoriais e sólidos fundamentos macroeconômicos;

2) Diligência: Direcionamento dos esforços seguindo o Princípio da Eficiência, buscando a maximização dos resultados. O princípio a ser seguido é da avaliação constante das estratégias e processos, permitindo assim um monitoramento dinâmico das variáveis que se correlacionam com as tomadas de decisões;

3) Desempenho: Melhoria constante na busca permanente em agregar valor/resultado somado à mensuração e mitigação dos riscos pertinentes ao negócio.

Nesse contexto, a Riviera Investimentos mantém total independência e conta com equipe interna e parceiros operacionais que possibilitam oferecer aos clientes desde fundos exclusivos até fundos próprios ou de terceiros, criteriosamente selecionados. A RIVIERA Investimentos está credenciada junto a importantes associações de mercado, em consonância com os princípios de melhores práticas de governança e responsabilidade dos investimentos, é aderente ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. Em relação às atividades de gestão de participações, a RIVIERA Investimentos é membro efetivo da ABVCAP e aderente ao Código ABVCAP/ ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para o Mercado de FIP e FIEE. A RIVIERA Investimentos também é signatária do PRI, “Principles of Responsable Investment” (Princípios para o Investimento Responsável), uma iniciativa desenvolvida por um grupo internacional de investidores institucionais em parceria com a ONU que reflete a crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, ambiental e social. A RIVIERA Investimentos é aderente aos códigos de ética e conduta da CVM e BM&FBOVESPA.

4. OUTROS PRESTADORES DE SERVIÇO

O serviço de auditoria independente é prestado pela ERNST & YOUNG AUDITORES INDEPENDENTES S/S, com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, n° 1830, torre1, 6° andar, CEP 04543-000, inscrita no CNPJ sob o nº 61.366.936/0001-25 (“AUDITOR INDEPENDENTE”).

5. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO

A composição da carteira do Fundo será disponibilizada aos cotistas em até 10(dez) dias contados do encerramento do mês a que se referirem.

6. LOCAL, MEIO E FORMA DE DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES RELATIVAS AO FUNDO Será disponibilizado aos cotistas:

(4)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

(a) informações sobre rentabilidade, composição da carteira, contemplando nome/classe dos ativos financeiros e percentual em relação ao patrimônio líquido do FUNDO, na sede da ADMINISTRADORA e no endereço eletrônico www.socopa.com.br no prazo de até dez dias contados do encerramento do mês a que se referirem;

(b) o valor da cota e do patrimônio líquido, diariamente para fundos com liquidez diária, ou, em periodicidade compatível com a liquidez do fundo para fundos que não ofereçam liquidez diária, desde que expressamente previsto em seu regulamento, através de qualquer meio de comunicação permitido pela legislação em vigor;

(c) as Demonstrações Contábeis do Fundo, devidamente acompanhadas do parecer do auditor independente, no prazo de até 90 (noventa) dias após o encerramento do exercício social;

(d) a Demonstração de Desempenho do Fundo nos prazos previstos na Instrução CVM 555/14, que também se encontra disponível para consulta no endereço eletrônico www.socopa.com.br.

Demais informações obrigatórias serão disponibilizadas na sede da ADMINISTRADORA, mediante solicitação.

Caso a divulgação da carteira do Fundo possa prejudicar a atuação do mesmo, a critério do GESTOR, o demonstrativo da composição da carteira poderá omitir a identificação e quantidade de suas operações e/ou posições, conforme facultado pela regulamentação em vigor.

As informações omitidas, conforme parágrafo acima, serão disponibilizadas no prazo máximo de 30 (trinta) dias, improrrogáveis, para fundos da classe “Renda Fixa Curto Prazo”, “Renda Fixa Referenciado” e “Renda Fixa Simples” e, nos demais casos, em até 90 (noventa) dias após o encerramento de cada mês, podendo esse prazo ser prorrogado uma única vez, em caráter excepcional, e com base em solicitação fundamentada submetida à aprovação da CVM, até o prazo máximo de 180 (cento e oitenta dias).

Caso a ADMINISTRADORA divulgue a terceiros informações referentes à composição da carteira, a mesma informação deve ser colocada à disposição dos cotistas na mesma periodicidade, ressalvadas as hipóteses de divulgação de informações pelo administrador aos prestadores de serviços do FUNDO, necessárias para a execução de suas atividades, bem como aos órgãos reguladores, autorreguladores e entidades de classe, quanto aos seus associados, no atendimento a solicitações legais, regulamentares e estatutárias por eles formuladas.

Será divulgado imediatamente a todos os cotistas, na forma prevista no regulamento do fundo, qualquer ato ou fato relevante relativo ao Fundo, de modo a garantir acesso a todos os cotistas às informações que possam, direta ou indiretamente, influir em suas decisões quanto à permanência no Fundo.

Caso o cotista não tenha comunicado ao administrador do Fundo a atualização de seu endereço, seja para envio de correspondência por carta ou por meio eletrônico, o administrador fica exonerado do dever de envio das informações previstas na Instrução CVM 555/14 ou no Regulamento, a partir da última correspondência que houver sido devolvida por incorreção no endereço declarado.

7. LOCAL, MEIO E FORMA DE SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES PELO COTISTA

Informações sobre o FUNDO podem ser solicitadas na sede da ADMINISTRADORA, localizada na Cidade e Estado de São Paulo, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355, 3º andar ou pelo endereço eletrônico administração.fundos@socopa.com.br. Esclarecimentos aos cotistas serão prestados por meio do Atendimento ao Cotista, conforme telefones abaixo:

3299-2001 Ouvidoria Socopa

Atendimento em dias úteis, das 8h às 18h 0800 773 2009

Central de Relacionamento Socopa 0800 729 7272

O Regulamento contendo a política de investimento do FUNDO se encontra disponível nas dependências da ADMINISTRADORA e no endereço www.socopa.com.br e no sítio eletrônico da GESTORA www.rivierainvestimentos.com.br.

(5)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

A opção pela aplicação em fundos de investimento traz consigo alguns riscos inerentes às aplicações financeiras. Mesmo que o FUNDO possua um tipo de risco preponderante, este poderá sofrer perdas decorrentes de outros riscos. Os principais riscos são:

I - Risco de Mercado: o valor dos ativos que integram a carteira do FUNDO pode aumentar ou diminuir de acordo com as flutuações de preços e cotações de mercado, podendo, em caso de queda do valor dos ativos, o patrimônio do FUNDO pode ser afetado negativamente. Referida queda pode ser temporária, não existindo, no entanto, garantia de que não se estenda por períodos longos e/ou indeterminados;

II - Risco de Crédito: consiste no risco dos emissores de ativos financeiros que integram a carteira do fundo investido, não cumprirem com suas obrigações de pagar tanto o principal como os respectivos juros de suas dívidas. Alterações na avaliação do risco de crédito do emissor podem produzir oscilações no preço de negociação dos títulos que compõem a carteira do fundo investido. O FUNDO está sujeito a risco de perda substancial de seu patrimônio líquido em caso de eventos que acarretem o não pagamento dos ativos integrantes de sua carteira, inclusive por força de intervenção, liquidação, regime de administração temporária, falência, recuperação judicial ou extrajudicial dos emissores responsáveis pelos ativos do FUNDO;

III - Risco de Liquidez: o FUNDO poderá investir, através dos fundos investidos, em ativos que apresentam baixa liquidez em função do seu prazo de vencimento ou das características específicas do mercado em que são negociados. Desta forma, existe a possibilidade do FUNDO não estar apto a efetuar pagamentos relativos ao resgate de cotas solicitado pelos cotistas nos prazos estabelecidos no regulamento ou nos montantes solicitados. A falta de liquidez pode, ainda, provocar a venda de ativos com descontos superiores àqueles observados em mercados líquidos;

IV - Risco de Concentração: a eventual concentração de investimentos em determinado(s) emissor(es), em cotas de um mesmo fundo de investimento, e em cotas de fundos de investimento administrados e/ou geridos por uma mesma pessoa jurídica pode aumentar a exposição da carteira aos riscos mencionados acima e consequentemente, aumentar a volatilidade do FUNDO. Este FUNDO poderá estar exposto à significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes;

V - Risco Sistêmico: a conjuntura econômica doméstica ou internacional pode afetar o mercado resultando em alterações nas taxas de juros e câmbio, nos preços dos papéis e nos ativos em geral. Tais variações podem afetar o desempenho do FUNDO;

VI – Risco Legal (Órgão Regulador): a eventual interferência de órgãos reguladores no mercado como o Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, podem impactar os preços dos ativos ou os resultados das posições assumidas pelo fundo investido;

VII - Risco de Derivativos: consiste no risco de distorção do preço entre o derivativo e seu ativo objeto, dentro do fundo investido, o que pode ocasionar aumento da volatilidade do FUNDO, limitar as possibilidades de retornos adicionais nas operações, não produzir os efeitos pretendidos, bem como provocar perdas aos cotistas.

VIII - Risco de Mercado Externo: O FUNDO poderá aplicar seus recursos em cotas de fundos de investimento que mantenham em carteira ativos financeiros negociados no exterior e, consequentemente, sua performance pode ser afetada por requisitos legais ou regulatórios, por exigências tributárias relativas a todos os países nos quais ele invista ou, ainda, pela variação do Real em relação a outras moedas. Os investimentos do FUNDO estarão, indiretamente, expostos a alterações nas condições política, econômica ou social nos países onde investe, o que pode afetar negativamente o valor de seus ativos. Podem ocorrer atrasos na transferência de juros, dividendos, ganhos de capital ou principal, entre países onde os fundos invistam e o Brasil, o que pode interferir na liquidez e no desempenho do FUNDO. As operações dos fundos poderão ser executadas em bolsas de valores, de mercadoria e futuros ou registradas em sistema de registro, de custódia ou de liquidação financeira de diferentes países que podem estar sujeitos a distintos níveis de regulamentação e supervisionados por autoridades locais reconhecidas, entretanto não existem garantias acerca da integridade das transações e nem, tampouco, sobre a igualdade de condições de acesso aos mercados locais.

Os Cotistas respondem por eventual patrimônio líquido negativo do FUNDO, obrigando-se, caso necessário, por consequentes aportes adicionais de recursos.

9. POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO DE RISCO

A ADMINISTRADORA se utiliza dos seguintes métodos para gerenciamento de riscos:

I - Risco de Mercado:

O acompanhamento do risco de mercado, e dos principais fatores de riscos do PREVUNISUL, é feito diariamente, utilizando-se de ferramentas estatístico-financeiras e em consonância com as melhores práticas de gerenciamento de risco disponíveis no mercado, compreendendo:

(6)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

(a) Value at Risk, VaR: baseado em modelo estatístico, paramétrico, que indica a máxima perda possível para um certo nível de confiança num horizonte de tempo determinado; e

(b) Stress Testing: baseado em simulações diárias com base em cenários previamente definidos, e considerando as posições e seus principais fatores de risco.

II - risco de crédito:

o acompanhamento do risco de crédito é feito de forma a manter o risco de inadimplemento dentro de parâmetro estabelecido para o FUNDO. O controle de risco de crédito é exercido independente da gestão do FUNDO.

III - risco de liquidez:

o acompanhamento do risco de liquidez é feito através do monitoramento do impacto de resgates potenciais do FUNDO e da carteira de títulos públicos e ativos líquidos, em volume adequado para absorver estes resgates potenciais.

IV – risco de concentração:

todos os limites de exposição a classes de ativos, instrumentos financeiros, emissores, prazos e quaisquer outros parâmetros relevantes determinados na política de investimento ou pelas normas e regulamentações aplicáveis ao FUNDO são controlados diariamente e independente da área de gestão.

Os métodos previstos tópico, utilizados pela ADMINISTRADORA para gerenciamento dos riscos a que o FUNDO se encontra sujeito, não constituem garantia contra eventuais perdas patrimoniais que possam ser incorridas pelo FUNDO. 10. POLÍTICA RELATIVA AO EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DECORRENTE DOS ATIVOS FINANCEIROS DETIDOS PELO FUNDO

A GESTORA não adota a política de exercício do direito de voto em assembleias de companhias e/ou fundos de investimento nos quais o FUNDO detenha participação.

11. TRIBUTAÇÃO APLICÁVEL AO FUNDO

De acordo com a legislação tributária os rendimentos obtidos pelos cotistas estão sujeitos à tributação pelo Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), de acordo com o prazo de permanência dos recursos aplicados no FUNDO, conforme disposto nas Leis de nºs 11.033 e 11.053/04, bem como pelo Imposto sobre Operações relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF), conforme disposto no Decreto nº. 6.306/2007.

Pode haver tratamento tributário diferente do disposto neste Artigo, de acordo com a natureza jurídica do cotista ou de acordo com a natureza da operação contratada pelo FUNDO.

A situação tributária descrita neste item, e no Regulamento do FUNDO, pode ser alterada a qualquer tempo, seja através da instituição de novos tributos, seja através de alteração das alíquotas vigentes.

Tratando-se o Cotista de Sociedade de Previdência Complementar:

I - Os rendimentos produzidos estão dispensados da retenção na fonte do Imposto de Renda, desde que as aplicações tenham sido efetuadas com recursos conforme dispõe o artigo 5º da Lei nº. 11.053/04.

II - Os resgates efetuados antes de 30 (trinta) dias da data da aplicação estão sujeitos à tributação do IOF à alíquota de 1% (um por cento) ao dia sobre o valor de resgate, limitado ao rendimento da operação, em função do prazo, de acordo com o artigo 32 e tabela anexa do Decreto nº. 6.306, de 17 de dezembro de 2.007.

A carteira do FUNDO está sujeita ao seguinte tratamento tributário: I - Imposto de Renda: não há incidência;

II - IOF: está sujeita à alíquota zero.

12. POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE COTAS

A ADMNISTRADORA não fará jus a qualquer importância pela distribuição das cotas do FUNDO. 13. HORÁRIO PARA MOVIMENTAÇÃO

As movimentações no FUNDO (aplicações e resgates) poderão ser efetuadas até às 14h00, nos dias de expediente bancário nacional.

(7)

Av. Brig. Faria Lima, 1355 ▪ 1°, 2° e 3° andares ▪ São Paulo/SP ▪ 01452-002 | Tel.: (55 11) 3299-2001 | Ouvidoria: 0800-773-2009 | www.socopa.com.br

14. REGRAS DE MOVIMENTAÇÃO

Os valores mínimos de aplicação e movimentação das cotas do FUNDO são as seguintes: Aplicação mínima inicial: R$ 1.000,00 (mil reais)

Aplicações mínimas adicionais: R$ 1.000,00 (mil reais) Valor mínimo de resgates: R$ 1.000,00 (mil reais) Saldo mínimo de permanência: R$ 1.000,00 (mil reais)

TIPO ANBIMA: “FUNDO MULTIMERCADO POR ESTRATÉGIA LIVRE”.

DESCRIÇÃO ANBIMA: O Fundo possui políticas de investimento que envolve vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial. Nesta categoria, o Fundo se baseia nas estratégias preponderantes dotadas e suportadas pelo processo de investimento adotado pela GESTORA como forma de atingir os objetivos e executar a política de investimentos do FUNDO. Nesse sentido, o FUNDO não possui obrigatoriamente o compromisso de concentração em nenhuma estratégia específica.

Atenciosamente, São Paulo, 15 de junho de 2016. SOCOPA – SOCIEDADE CORRETORA PAULISTA

Referências

Documentos relacionados

Toxicidade aquática crónica : Tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros. Persistência

2 - Este Documento não desobriga o Transportador de Produtos Perigosos a seguir as demais normas, leis e regulamentos referentes ao transporte de produtos perigosos nas

III - complementar a instrução do processo com toda a documentação prevista no art. 44, ou documentação prevista no art. 52, inciso IV, alínea “b”, no caso das

1º Esta Resolução dispõe sobre as cooperativas de crédito que tenham como objeto social principal a prestação de garantias em operações de financiamento de capital de giro

Luckesi (2004, p.3) escreve que precisamos avaliar e não examinar nossas crianças, precisamos nos vincular a um projeto pedagógico construtivo, na perspectiva do ser

Implementação da gestão ambiental por bacias, promovendo a formação comitês de usuários de recursos hídricos por bacias Promoção da preservação de manejos das

Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar o desempenho da musculatura flexora e extensora do joelho dominante de jogadores de futebol e futsal e