• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cargo: Assistente em Administração Lotação: Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas Campus Nova Venécia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cargo: Assistente em Administração Lotação: Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas Campus Nova Venécia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CAMPUS NOVA VENÉCIA

Rodovia Miguel Curry Carneiro, 799 – Santa Luzia – 29830-000 – Nova Venécia – ES 27 3752-4300

PROJETO FIC IFES

I – IDENTIFICAÇÃO:

I.1 - Curso Auxiliar de Pessoal Campus: Nova Venécia

Cidade em que o curso será oferecido: Nova Venécia Período de realização do Projeto: 30/06/2014 a 04/11/2014 I.2 – Dados do Coordenador do Projeto

Nome: Claudiane Souza da Cruz de Faria Data de Nascimento: 02/10/1985

CPF: 105.807.387-79 Mat. Siape: 1651851

E-mail: claudianec@ifes.edu.br Cargo: Assistente em Administração

Lotação: Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas – Campus Nova Venécia I.3 – Código do CBO: 411030

I.4 - Número total de vagas: 40 (quarenta) vagas

I.5 - Número de turmas: 01 (uma) turma

I.6 - Carga horária por turma: 160 (cento e sessenta) horas

I.7 - Número de alunos por turma: 40 (quarenta) alunos

I.8 - Título da certificação por turma: “Auxiliar de Pessoal”

I.9 - Período de realização por turma: 30/06/2014 a 04/11/2014

(2)

Noturno: 18h30min. às 21h40min., com intervalo de 20h às 20h10min. (segunda-feira; terça-feira; quarta-feira;

I.11 - Identificação de Parceria (quando houver): SEDU – SETEC/MEC – IFES

I.12 – Resumo

O projeto visa instituir um curso que propicie aos alunos conhecer e executar com competência as atividades na gestão de pessoal. Também visa à profissionalização do aluno, aumentando suas possi-bilidades de atuação profissional no mercado de trabalho.

II – Apresentação do Curso

Conhecer e acompanhar a evolução e as transformações das condições de trabalho ao longo da história são características essenciais aos profissionais que atuam na área trabalhista.

Neste curso será apresentada a preparação de processos e efetuação de cálculos para admissão de funcionários e rescisão de contratos de trabalho, bem como recolhimento de impostos a fim de manter atualizados os registros de empregados e as carteiras profissionais, além de outras rotinas específicas da área de pessoal.

Este curso tem como objetivo desenvolver habilidades para execução de rotinas auxiliares de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária, visando atender as necessidades operacionais da organização e cumprimento de obrigações legais, tais como: controle e registro de informações, cálculo de benefícios, férias e demais procedimentos relacionados à folha de pagamento de pessoal. III – JUSTIFICATIVA

Reconhecido no meio organizacional como o fator que possibilita a criação de diferencial competitivo de uma empresa para outra são os talentos que nela trabalham.

Aliadas a novos processos de gestão, estão às novas formas de contratação, que passam a desenvolver suas atividades focadas em pessoas.

Essas pessoas, que constituem os recursos, são muito importantes para que a Empresa possa atingir seus objetivos.

A empresa será tão mais eficiente quanto mais eficiente forem às pessoas que a compõem. De nada adianta a empresa dispor de ótimos recursos materiais (máquinas, equipamentos, dinheiro, etc.) e de excelentes recursos administrativos (formulários, documentos, etc.), se não possuir recursos humanos capacitados e motivados para utilizá-los.

Desta maneira a Área de Recursos Humanos é cada vez mais convidada para auxiliar em grandes decisões.

As mudanças no cenário econômico e competitivo também impulsionaram a busca pela evolução destes profissionais, tornando urgente e imprescindível sua capacitação e atualização.

Ao longo dos anos, cada vez mais empresas de médio e pequeno porte tomaram conhecimento da importância do papel da área de Pessoal, assim ela está ganhando cada vez mais espaço nas empresas modernas. Junto ao crescimento, surge a necessidade de profissionais capacitados para trabalhar no Departamento Pessoal.

Focando no mercado de trabalho, o auxiliar de Administração de Pessoal poderá trabalhar em diversos lugares, como: organizações públicas, privadas, no terceiro setor, em seu próprio negócio. Em qualquer ramo de atividade, sendo apto a analisar e exercer as funções de administração de pessoal.

Nova Venécia possui uma população de 46.020 habitantes (IBGE, Censo 2010) e, como qualquer cidade de interior, demanda de profissionais qualificados. O curso de Auxiliar de Pessoal vem ao encontro desta necessidade, possibilitando que os egressos atuem em diversos setores no mercado de trabalho.

(3)

IV - OBJETIVOS DO CURSO: IV.1 – Objetivo Geral:

Capacitar profissionais para o exercício da ocupação de Auxiliar de Pessoal, numa perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político, visando a melhoria da eficiência na administração de pessoal e de acordo com a legislação trabalhista e previdenciárias vigentes.

IV. 2 – Objetivos Específicos

• Adquirir noções de utilização de softwares de informática básicos (editores de textos e planilhas de cálculos);

• Elaborar textos para produção de documentos de comunicação empresarial;

• Conhecer a fundamentação conceitual e exemplificada para prática de atividades da rotina de departamento pessoal na empresa, desde a admissão, controle e demissão em conformidade com a legislação vigente;

• Conhecer a legislação trabalhista em vigor;

• Desenvolver habilidades de fundamentação conceitual e exemplificação para o exercício da reflexão e comportamento éticos no ambiente de trabalho;

• Realizar atividades auxiliares na área de departamento de pessoal. V - REQUISITOS PARA O INGRESSO/ACESSO

Para participação no projeto, o aluno deverá se inscrever no processo de seleção a ser lançado por edital pela SEDU divulgado no site www.educacao.es.gov.br.

O processo seletivo destina-se aos candidatos que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio regular e aos que estejam na 2ª e 3ª etapas da Educação de jovens e adultos do ensino médio, em 2013, nas escolas estaduais.

Aos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio regular ou EJA/Ensino Médio, inclusive CEEJA na rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral, conforme Art. 2º, inciso IV da Lei nº 12.513 de 26/10/2011.

Parceria também com a Prefeitura, o Sistema Nacional de Emprego – SINE com processo de seleção interna abrangendo o público-alvo do Pronatec.

VI - PERFIL DO EGRESSO

O egresso do curso “Auxiliar de Pessoal” estará capacitado para realizar atividades de apoio à administração de pessoal em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Preparar, organizar, solicitar e emitir documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organizar informações cadastrais dos empregados.

VII - COMPETÊNCIAS GERAIS DO CURSO

• Praticar atividades cotidianas que utilizam recursos de informática voltados para atividades administrativas;

• Realizar atividades auxiliares na área de departamento de pessoal; • Contribuir com a melhoria da qualidade da gestão de pessoal na empresa; • Registrar dados referentes ao cotidiano do departamento de pessoal; • Elaborar textos empresariais com coerência e organização;

(4)

VIII- METODOLOGIA APLICADA AO PROJETO

Aulas expositivas, acompanhadas de discussões em grupo, interpretação de textos, desenvolvimento de trabalhos individuais e/ou coletivos em laboratório ou sala de aula, seminários e recursos

multimídia; Elaboração de plano de ensino por cada docente para sua respectiva disciplina. IX - ORGANIZAÇÃO e MATRIZ CURRICULAR

A organização curricular do Curso Auxiliar de Pessoal do PRONATEC do Instituto Federal do Es-pírito Santo – Campus Nova Venécia está estruturado numa construção de conhecimento que articula teoria e prática, expandindo-os para que, assim, possa atuar de maneira eficaz em situações concre-tas, levando a uma compreensão mais real e global do mundo do trabalho.

Está amparada em determinações presentes no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, Lei Nº 12.513 de 26/10/2011, que assim descreve em seu “Art. 1º Fica ins-tituído o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, a ser executa-do pela União, com a finalidade de ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Parágrafo único. São objetivos do PRONATEC: I - expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação pro-fissional; II - fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; III - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da arti-culação com a educação profissional; IV - ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação e qualificação profissional.”

A formação dos alunos é vista como um processo global e complexo, no qual atitudes de conhecer, entender e atuar não são vistas como métodos dissociados. O processo ensino e aprendizagem pro-posto e as transformações sociais, no mundo do trabalho e no campo da ciência, são instrumentos te-órico-práticos capazes de orientar a tomada de decisões nos diferentes enfrentamentos da vida profis-sional. O comprometimento com a preparação de trabalhadores para a inserção no mercado de traba-lho, cuja configuração está a exigir, cada vez mais, profissionais competentes capazes de lidar com recursos, como o uso das tecnologias de informação e comunicação virtual, nos permite oferecer e adequar a criação de ambientes pedagógicos que favoreçam essa inserção, assim como o contato com várias linguagens que possibilitem diferentes formas de ler, de olhar e de interpretar uma dada reali-dade, propiciando, inclusive, a geração de novas informações e novos significados.

O curso foi organizado de modo a garantir o que determina Resolução CNE/CEB 04/99 atualizada pela Resolução CNE/CEB nº 01/2005, Resolução CNE/CEB nº 03/2008 e Resolução CNE/CEB nº 06/2012, assim como as competências profissionais que foram identificadas pelo IFES- Campus Nova Venécia.

A organização curricular do Curso Auxiliar de Pessoal está organizado de acordo com o Eixo Tecno-lógico Gestão e Negócios e estruturado em módulos articulados, com terminalidade correspondente à qualificação profissional de nível Formação Inicial Continuada, com 160h de duração.

O projeto está dividido em 6 (seis) disciplinas, conforme conteúdo e carga horária descritas abaixo: 1 – Noções de Gestão de Pessoas – 30 horas

2 – Relações Humanas e Ética – 30 horas 3 – Matemática Básica – 30 horas 4 – Redação Empresarial – 21 horas 5 – Departamento Pessoal – 49 horas

X- CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

(5)

lacunas no aprendizado, e serem observados alguns critérios: iniciativa e criatividade na elaboração dos trabalhos; Assiduidade e pontualidade nas aulas; Interação grupal;

• O docente deverá adotar pelo menos duas técnicas de avaliação, sendo uma obrigatoriamente formal – Avaliação Final, a cada final do componente curricular. As avaliações devem ter o peso total de 100 (cem) pontos.

• São considerados meios para operacionalização de avaliação: • Seminários;

• Trabalho individual e grupal; • Testes escritos e orais; • Apresentação de trabalhos; • Portfólios;

• Resenhas;

• Autoavaliação, entre outros.

• O aluno será considerado apto a qualificação e certificação desde que tenha aproveitamento em cada disciplina de 60% (sessenta por cento) e frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento).

XI - INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS • Sala de aula; • Projetor multimídia; • Quadro branco; • Pincel; • Apagador; • Material didático. XII– CERTIFICAÇÃO

Os alunos, aprovados no curso, receberão um certificado com carga horária de 160 horas, com o título “Auxiliar de Pessoal” emitido pelo IFES.

Assinatura da Supervisora do Curso Claudiane Souza da Cruz de Faria

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura: