• Nenhum resultado encontrado

Data: * O maior deserto do mundo é o deserto do Saara, cuja área é de 9 milhões de quilômetros quadrados, tamanho equiparado ao da Europa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Data: * O maior deserto do mundo é o deserto do Saara, cuja área é de 9 milhões de quilômetros quadrados, tamanho equiparado ao da Europa."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Você sabia:

* O bioma polar é um bioma frio, em média entre os -30ºc: polo norte, -70ºc: polo sul (Antártida).

*As florestas tropicais úmidas estão localizadas na Ásia, África, América e algumas ilhas do Pacífico, mas o Brasil abriga quase metade delas.

* O maior deserto do mundo é o deserto do Saara, cuja área é de 9 milhões de quilômetros quadrados, tamanho equiparado ao da Europa.

Mãos à Obra:

Nesse bimestre o tema trabalhado foi Ecologia. Os conceitos fundamentais de ecologia, ecossistemas, população, comunidade, biosfera e biomas, cadeias e teias alimentares.

Esperamos que o aluno, ao estudar os conceitos fundamentais de ecologia, possa discutir situações reais de modificações ambientais (Biomas) que interferem também nas modificações dos organismos ao longo do tempo.

Também é essencial que a aluno perceba que, no mundo de hoje se faz necessário o conhecimento de todas as formas de vida e da importância inerente a cada uma delas.

O objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos construam uma explicação visual sobre a diferença entre os vários biomas e possam entender que as diferentes espécies estão adaptadas ao ambiente, de acordo com as condições físicas oferecidas pelo local.

Aluno (a): Nº

Disciplina: CIÊNCIAS Bimestre: 1º

Professor: KÁTIA Série: 6º Ano Turma:

Data: TRABALHO DE CIÊNCIAS

(2)

Orientações para realização do trabalho

Tema: Maquete e Seminário de Biomas

O trabalho deverá ser realizado em casa com a opção de ser individual ou em grupo de até 05 pessoas (de acordo com a disponibilidade da família).

Data de entrega: 6°A ( 23 /03 /2017); 6°B ( 21 /03/2017); 6°C ( 17 /03 /2017) Pontuação: até 10 pontos.

Método de avaliação:

A avaliação será feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, participação nas discussões e recursos visuais, buscando perceber, através desses instrumentos, qual o conhecimento que o aluno já possuía sobre os assuntos tratados, como se apropriou dos temas propostos e quais as mudanças que ocorreram na sua vida com base no conhecimento adquirido.

Recurso visual: 0 a 10 – coletiva

(3)

Primeiro contato

Quando a televisão não era tão popular nas residências, as brincadeiras das crianças envolviam correr na rua, empinar pipa ou pular corda. Em tempos de tecnologia, com a disponibilidade de videogames, desenhos animados e filmes, a diversão passou a ser, muitas vezes, olhar para a tela da TV. Entretanto, os médicos alertam sobre a importância da atividade física na vida de uma criança.

De acordo com o Dr. José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), a prática de exercícios físicos regulares fortalece a massa óssea e muscular, contribui para o aperfeiçoamento e aquisição de habilidades motoras, desenvolve a flexibilidade, ajudando na manutenção da postura e equilíbrio, além de melhorar o sistema cardiocirculatório. Mas não para por aí. “É de consenso mundial que a realização de atividades físicas

na infância ajuda a manter o peso ideal, reduzindo índices de obesidade e suas consequências, como diabetes, hipertensão e dislipidemias, por exemplo”, explica.

Além dos benefícios físicos, atividades físicas como futebol, vôlei e basquete também trazem ganhos para a socialização da criança. Esportes coletivos permitem que o jovem aprenda a trabalhar em equipe e proporciona momentos de conversa entre os participantes, o que aumenta a autoestima e o equilíbrio emocional.

Fonte: https://comunidadespsp.wordpress.com/2015/03/10/como-inserir-a-atividade-fisica-na-infancia/ TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Aluno (a): Nº

Disciplina: ED. FÍSICA Bimestre: 1º

Professor: MARIANO Série: 6º Ano Turma:

(4)

Vamos iniciar nosso Trabalho? Curiosidade:

O Handebol é um esporte que surgiu em 1919 na Alemanha, inventado pelo Professor Karl Schelenz. Hoje, temos a seleção brasileira feminina de Handebol que é campeã mundial e as atletas como Alexandra

Nascimento e Duda Amorim que já foram eleitas as melhores jogadoras do mundo.

Vamos saber um pouco mais sobre suas regras?

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES SOBRE O HANDEBOL

1- O que é a falta de 2 minutos? Com quantos 2 minutos se é expulso do jogo?

2- Em uma partida de handebol, o jogador arremessa a bola para o gol, a mesma bate na tabela de basquete e entra para o gol. O que o árbitro deve marcar?

3- Em um jogo da equipe do Ceará x Sergipe. O jogador da equipe do Ceará, quando arremessa a bola, a mesma desvia na barreira e vai para a linha de fundo. O que o árbitro deve marcar?

4- Em uma partida de Handebol jogado pelas equipes de São Paulo x Rio de Janeiro. O jogador da equipe de Rio de Janeiro, quando vai arremessar pisa na linha da área do goleiro da equipe de São Paulo. o que o arbitro deverá marcar?

5- No handebol sistema 5:1 é:

A)1 jogador na frente da barreira e 5 jogadores na barreira. B) 5 jogadores no ataque e 1 na barreira.

C) N.D.A

6. Quantos jogadores iniciam uma partida de Handebol? 7- O goleiro em uma partida de Handebol pode fazer gol?

8- Qual a duração de uma partida oficial de Handebol?

9- Desenhe o sistema de jogo 6:0 de Handebol.

(5)

Método Avaliativo:

O trabalho deverá ser respondido à caneta azul ou preta. Deverá ser feito individualmente e entregue dia:

- 6º Ano A – 20/03/2017 - 6º Ano B – 20/03/2017 - 6º Ano C – 20/03/2017 Valerá de 0-10.

(6)

Você Sabia:

Batman é uma cidade localizada no sudeste da Turquia.

No dia 18 fevereiro de 1979, no coração do deserto do Saara (Sul da Argélia) estava nevando. A Rússia é maior que Plutão.

O Edifício Copan em São Paulo é tão grande que tem o seu próprio código postal. O alfabeto havaiano tem apenas 12 letras e um símbolo.

O Camboja tem o maior alfabeto do mundo (74 letras).

As estrelas na bandeira do Brasil estão dispostas como no céu brasileiro às 20 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, momento exato da proclamação da República.

INTRODUÇÃO

Como vimos, os lugares passam por transformações, mas conservam marcas na paisagem, uma das formas de resgatarmos sua história é através do patrimônio preservado ao longo do tempo. Deste modo, toda forma de produção humana pode ser fonte de inspiração para novas ideias.

A Catedral da Sé no centro de São Paulo, por exemplo, começou a ser construída em 1913 e ficou totalmente pronta somente em 1967, os arquitetos que a projetaram se inspiraram nas antigas catedrais medievais de estilo gótico e nas catedrais renascentistas, construídas há mais de 500 anos.

Em 2013 a dupla de rock eletrônico, Daft Punk, lançou um CD com músicas inspiradas em artistas dos anos 70. Assim como a grife GUCCI, que também buscou nos anos 70, inspiração para criar sua coleção de roupas e acessórios em 2014.

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Aluno (a): Nº

Disciplina: GEOGRAFIA Bimestre: 1º

Professor: PEDRO Série: 6º Ano Turma:

(7)

Todos os dias alguém está olhando para o passado para criar coisas novas ou até mesmo recriá-las, bem como, tudo que produzimos hoje poderá ser fonte de inspiração para outras pessoas no futuro.

MÃOS À OBRA!

ORIENTAÇÕES

O presente trabalho deverá ser elaborado individualmente ou em duplas.

A UNESCO desenvolve atividades para a proteção e conservação do patrimônio natural e cultural brasileiro, incluindo-se aí os sítios declarados pela UNESCO "Patrimônio Mundial". Desta forma, elabore uma pesquisa e identifique quais são os 12 sítios do patrimônio cultural brasileiro e os 07 sítios do patrimônio natural, considerados mundiais pela UNESCO.

Escolha um dos sítios de patrimônio cultural brasileiro e faça uma pesquisa aprofundada sobre o mesmo. Pesquise imagens a respeito do patrimônio escolhido e anexe ao trabalho escrito, também podem ser

feitos desenhos.

Exigências: o trabalho deverá conter capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, anexos e bibliografia.

OBJETIVOS

Perceber as transformações provocadas pelo homem no tempo e espaço comparando a função dos espaços em diferentes épocas. Além disso, valorizar toda forma de produção cultural elaborada pela humanidade como forma de entender o processo de desenvolvimento das sociedades.

AVALIAÇÃO

Serão avaliados o empenho e dedicação do aluno, a criatividade, bem como, o conhecimento sobre o objeto e sua importância histórica e cultural.

DATA DE ENTREGA 6º A- (27/03/2017) 6º B- (27/03/2017) 6º C- (29/03/2017)

(8)

Quem faz a história?

Estudar as experiências humanas vividas ao longo do tempo é parte do trabalho do historiador.

O trabalho do historiador é bastante instigante, pois lida com temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria, ocorreram muito tempo antes do nascimento dele e sua função é interpretar acontecimentos históricos.

Sem os acontecimentos, o historiador não pode produzir conhecimento; sem o historiador, os acontecimentos não teriam vida.

Dizemos que acontecimentos históricos são os eventos, as opiniões, os pensamentos e os movimentos sociais que produziram efeitos e geraram mudanças, tendo ou não, por isso, importância em algum momento do passado, na vida de um grupo ou de um povo.

Os acontecimentos são "produtos" sociais "fabricados" por seres humanos que sonharam, pensaram e agiram. Cabe ao historiador analisar esses "produtos sociais" e construir sua interpretação do momento histórico que estiver pesquisando.

Veja abaixo, um exemplo de sequencias de perguntas que o historiador segue no seu trabalho:

1. Qual o documento com que vai trabalhar? 2. O que esse documento nos diz?

3. Como o diz?

TRABALHO DE HISTÓRIA

Aluno (a): Nº

Disciplina: HISTÓRIA Bimestre: 1º

Professor: RAFAEL G. SILVEIRA Série: 6º Ano Turma: Data:

(9)

4. Quem o fez? 5. Quando o fez?

6. Em nome de quem o fez? 7. Com que propósito fez?

8. Qual a relação do documento, no momento de sua produção, com a realidade mais ampla à qual o historiador quer chegar?

Neste trabalho você fará o papel de historiador, você escolhera algum membro de sua família e irá contar fatos importantes de sua história e tentar compreender como isso interferiu na sua vida. Essa pesquisa deverá conter além de entrevistas também vestígios históricos como fotos, cartas, documentos, objetos particulares, etc.

Tema

• Eu historiador

Objetivo

• Através de pesquisas aprofundar-se na sua própria história e compreender como ações de membros próximos a você influênciam na construção de quem você é. Compreender a importância da preservação da história e na manutençãoda memória.

Orientações para realização do trabalho • O trabalho deverá ser realizado individual.

• Os documentos coletados durante a pesquisa como fotografia, documentos, etc. devem ser cópias para que os originais se mantenham preservados.

• O trabalho devera ser entregue em duas partes: a entrevista devera ser gravada e entregue em cd ou dvd; e os documentos e anotações impressas com capa.

Data de entrega • 6º A – 23/03/2017 • 6º B – 23/03/2017 • 6º C – 24/03/2017

(10)

Você sabia?

A HISTÓRIA DA LÍNGUA INGLESA NO BRASIL.

O relacionamento entre Brasil e Inglaterra é tão antigo que se pode dizer que se mistura com a própria história de nosso país. A presença da cultura britânica no desenvolvimento do Brasil, no espaço, na paisagem, no conjunto da civilização do Brasil, é das que não podem ser ignoradas pelo brasileiro interessado na compreensão e na interpretação do Brasil.

O ensino formal da língua inglesa no Brasil teve início com o decreto de 22 de junho de 1809, assinado pelo Príncipe Regente de Portugal, que mandou criar uma escola de língua inglesa. Até então, o grego e o latim eram as línguas estrangeiras ensinadas na escola.

Foi também na década de 1930 que surgiram os primeiros cursos de idiomas no país, a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa foi fundada no Rio de Janeiro em 1934, e um ano depois se estabeleceu também em São Paulo. Essas fundações surgiram como uma das iniciativas do Governo Britânico de tentar restabelecer o domínio perdido para os Estados Unidos.

“ST. PATRICK’S DAY”

Neste primeiro bimestre, o aluno verá uma série de datas comemorativas, celebrações e feriados nos países de língua inglesa. Durante as aulas são comentados o que é a data e os principais símbolos. Para o trabalho, o aluno terá que aprofundar no tema e pesquisar utilizando-se de variados suportes de pesquisa como, por exemplo, livros, revistas, jornais, internet e etc.

Conhecer a história, a cultura e principais símbolos desta data que é celebrada em muitos países que falam a língua inglesa será uma das pesquisas a ser realizada para construção do seu trabalho.

Objetivo: Conhecer e respeitar o patrimônio sociocultural de outros povos e nações, fortalecendo uma cultura de paz; criar um vínculo com a língua inglesa que propicie uma aprendizagem prazerosa e, desta forma, atingir com o aluno propriedade de assuntos importantes em outras culturas.

Aluno(a): Nº TRABALHO DE LÍNGUA INGLESA

Aluno (a): Nº

Disciplina: INGLÊS Bimestre: 1º

Professor: FELIPE Série: 6º Ano C Turma:

(11)

Mãos à obra!

Você deverá pesquisar o porquê da comemoração da data, países que comemoram, principais símbolos e como é feita a celebração.

O trabalho deverá ser feito individual, e realizado em casa com o a auxilio dos pais. Para a realização da pesquisa o aluno poderá retirar informações de sites ou em livros. “Será necessário citar as fontes de pesquisa”. O trabalho deverá ser manuscrito em papel almaço ou impresso.

A Capa deverá conter as principais informações em maior destaque e centralizado o título do trabalho “ST. PATRICK’S DAY” na capa também deverá escrever “Name” (nome) e “Grade” (série).

METODO DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de uma análise dos trabalhos, serão avaliados os seguintes critérios: Apresentação visual e estética: 0 a 10

Conteúdo abordado: 0 a 10

(12)

Curiosidade:

Recompensa cheia de números

Em 2000, o Clay Mathematics Institute anunciou que pagaria o prêmio de US$ 1 milhão a cada matemático que fosse capaz de resolver os chamados “problemas do milênio”: sete problemas bolados durante vários séculos e que nunca haviam sido resolvidos.

Ninguém nega que o prêmio é bom, mas isso não significa que ele sairia tão facilmente. Demorou dez anos para a fundação desembolsar o primeiro dos sete pagamentos, feito ao russo Grigori Perelman, que resolveu a chamada “conjectura de Poincaré”, uma série de cálculos abstratos envolvendo esferas tridimensionais. Ele rejeitou o pagamento e, até agora, ainda é o único a riscar um problema da lista.

Vamos começar?

Caro aluno,

Você deverá montar dupla e confeccionar em papel cartão ou cartolina 10 cartelas, (Folha A4). Sendo cinco cartelas com números romanos e cinco cartelas com a definição da escolha dos números romanos em números indo arábico (nosso sistema).

Avaliação: Será avaliada a confecção das cartelas e, a explicação em sala da escolha dos números e sua definição. Após apresentação de todos, haverá jogo da memória.

Pontuação: 0 a 10 pontos.

Data de Entrega:

6ºA, 6ºB e 6ºC – semana do dia 20/03/2017 a 24/03/2017, não serão aceitos após a data final. TRABALHO DE MATEMÁTICA

Aluno (a): Nº

Disciplina: MATEMÁTICA Bimestre: 1º

Professor: GISLEINE Série: 6º Ano Turma:

(13)

1° BIMESTRE – 6 ANO

“Atualmente, o português é a língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal. O português também é falado em pequenas comunidades, reflexão de povoamentos portugueses datados do século XVI, como é o caso de Zanzibar (na Tanzânia, costa oriental da África); Macau (ex-possessão portuguesa encravada na China); Goa, Diu, Damão (na Índia) e Málaca (na Malásia)”

Neste bimestre iniciamos nossos estudos sobre a língua portuguesa e suas muitas possibilidades de comunicação. Dentro desta vertente, os seguintes tópicos foram abordados:

• Apresentação pessoal,

• Mímica

• Entonação e texto escrito

• Diferenças entre língua e palavras.

Foi aprendido, portanto, que nos comunicamos por diferentes maneiras com a língua portuguesa, que é nossa língua mãe, mas existe uma pergunta que não podemos deixar de fazer ...

Como surgiu a língua portuguesa?

TRABALHO DE PORTUGUÊS

Aluno (a): Nº

Disciplina: PORTUGUÊS Bimestre:1º

Professor: ALINY HORVATH/ ALINE CAMPOS Série: 6º Ano Turma: Data:

(14)

O objetivo deste trabalho é o conhecimento da origem do nosso maior instrumento de comunicação, nossa língua. Despertar o olhar científico, aproveitando e explorando a curiosidade, e aprender a forma a construção de conhecimentos.

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO

O trabalho poderá ser feito individual ou em grupos de no máximo 4 alunos, deverá ser feito em casa com o a auxilio dos pais. Para a realização da pesquisa o(s) aluno(s) poderá(ão) retirar informações de sites ou em livros. O trabalho deverá ser manuscrito, a tinta azul ou preta, em papel almaço poderá conter figuras, e a capa poderá ser impressa.

Valerá: 10 pontos.

METODO DE AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de uma análise dos trabalhos, serão avaliados os seguintes critérios: Apresentação visual e estética: 0 a 10

Conteúdo abordado: 0 a 10 DATA DE ENTREGA

6º A- 31/03/2017 6º B- 31/03/2017 6º C- 22/03/2017

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

TABELA 7 – Produção de massa fresca e seca das plantas de almeirão, cultivadas sob três e quatro linhas por canteiro, em cultivo solteiro e consorciado, na

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada, por acadêmicas do 5º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de

A citada lei prevê regras regulando o regime jurídico dos órgãos colegiais (art. A contribuição que o direito espanhol pode fornecer à realidade jurídica brasileira

Results suggest that the anthocyanin-based PSP extract is nutritious besides serving as a natural colorant, which is a positive implication for the wide use of purple sweet potato