• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Formação Humano Cristã - FHC Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Sandson Rotterdan

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Formação Humano Cristã - FHC Ano: 2º - Ensino Médio Professor: Sandson Rotterdan"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO

Este estudo de revisão tem como objetivo uma NOVA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Neste momento, é muito importante a sua disposição para revisar, o que pressupõe esforço, método de estudo e responsabilidade.

Neste período, você deverá fazer o seu horário de estudo e cumpri-lo rigorosamente. Aqui você encontrará, também, chaves de resposta para as questões, o que orientará os seus estudos.

O seu sucesso dependerá de seu esforço!

ORIENTAÇÕES GERAIS

1) A seleção do conteúdo para esse estudo foi feita considerando a sua importância dentro da matéria

e o seu caráter de pré-requisito para a próxima etapa.

2) A bibliografia é composta por seus materiais didáticos (material disponível no site do Colégio, texto,

produções de textos e exercícios e avaliações).

ESTRATÉGIAS DE ESTUDO

1) Você deve estudar cada conteúdo proposto no roteiro, bem como os exercícios correspondentes. 2) Mantenha os seus textos à mão para consultá-los sempre que for necessário.

3) Escolha um lugar sossegado em sua casa para que nada interrompa os seus estudos. 4) Leve a sério esse horário de estudo para que este aprendizado seja bem aproveitado. 5) Reveja o seu caderno de anotações e de atividades.

CONTEÚDO

 O padroado católico e a cristianização do Novo Mundo.  O papel da Igreja Católica na manutenção da sociedade O Barroco Católico nas Minas Gerais.

 O sincretismo religioso no Brasil: as raízes indígenas, africanas e portuguesas na religiosidade brasileira.

MATERIAL

 Anotações do caderno.  Material complementar.

 Material disponível no site do Colégio/Classroom.  Avaliações e atividades.

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas

Disciplina: Formação Humano Cristã - FHC Ano: 2º - Ensino Médio

Professor: Sandson Rotterdan

Aluno(a): _______________________________________________ No: _____ Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

BLOCO 1: O padroado católico e a cristianização do Novo Mundo.

QUESTÃO 1

Efetivamente, no pensar do colonizador, conquista e evangelização se articulam intimamente. Expandir o domínio luso pressupõe divulgar a fé católica e vice-versa.

Fonte: MATOS, Henrique. Nossa História: 500 anos de presença da Igreja Católica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2005. p.47

A partir do excerto textual, EXPLIQUE a contribuição que o padroado deu para a expansão da fé católica na América Latina colonial.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

A Igreja Católica exerceu papel essencial na organização da sociedade colonial brasileira. Isso deve-se ao fato de que

a) a Igreja possuía muitas riquezas em ouro.

b) havia muitos seguidores dispostos a ajudar financeiramente. c) havia um chefe religioso muito rico que comandava tudo. d) o Estado Português e a Igreja tinham fortes vínculos. e) criou muitas cidades e distribuía as terras entre os colonos.

QUESTÃO 3

Fundamentalmente, cristandade indica a utopia de construir uma sociedade integralmente cristã, ou seja, a religião deve penetrar todos os segmentos da vida tanto do cidadão quanto da coletividade.

Na perspectiva teológica então em vigor, seria a realização do Reino de Deus.

Fonte: MATOS, Henrique. Nossa História: 500 anos de presença da Igreja Católica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2005. p.97.

EXPLIQUE em que medida o padroado reflete a mentalidade de cristandade.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

(3)

BLOCO 2: Papel da Igreja Católica na manutenção da sociedade.

QUESTÃO 4

Pero Vaz de Caminha, embora não fosse o escrivão oficial da expedição cabralina, nos deixou um documento de singular importância sobre o "descobrimento" do Brasil...No fundo, Caminha narra uma descoberta maior para os lusos: a da alteridade, isto é, do reconhecimento de outra humanidade, de uma cultura não ocidental, até então praticamente desconhecida. Sua carta é, sobretudo, o relato das diferenças. Portugal [e a religião cristã!] é o centro do mundo.

Fonte: MATOS, Henrique Cristiano José. Nossa história: 500 anos da Igreja Católica no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2001, p. 32.

Apesar da descoberta da alteridade, persistiu o eurocentrismo ou lusocentrismo. Do ponto de vista da religião, esse eurocentrismo é favorecido por uma

a) catequese renovada, que valorizava os saberes e culturas indígenas. b) catequese inculturada, que considera o eurocentrismo como um valor.

c) catequese aculturadora, que desconsiderava a cultura e religiosidade indígena. d) aceitação dos rituais dos pajés, mas substituindo as divindades pelos santos. e) aceitação das religiosidades indígenas, adaptando-as à mentalidade cristã.

QUESTÃO 5

“As relações entre Igreja Católica e Estado foram estreitas no Brasil tanto na Colônia quanto no Império, pois, além de garantir a disciplina social dentro de certos limites, a Igreja também executava tarefas administrativas que hoje são atribuições do Estado, como o registro de nascimentos, mortes e casamentos. Contribuiu ainda a Igreja com a manutenção de hospitais, principalmente as Santas Casas. Em contrapartida, o Estado nomeava bispos e párocos, além de conceder licenças à construção de novas igrejas.”

Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm>

A partir do texto acima, DELIMITE o papel da Igreja Católica na manutenção da sociedade colonial. ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

BLOCO 3: O barroco em Minas Gerais

QUESTÃO 6

(UEL)

LEIA o texto e RESPONDA à questão:

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Desenvolve-se no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, – recebe influências tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Em Minas Gerais, a expressão estética tanto deverá corresponder às solicitações dos elementos transpostos como dos elementos locais espontâneos. Isso vai se verificar tanto em relação aos fatores estruturais, como no que diz respeito às ideias, aos conhecimentos e valores.

(4)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o barroco mineiro, considere as afirmativas a seguir:

I) Nascido da herança europeia, o barroco mineiro é uma arte que traz em si o diálogo entre sua

origem e um novo contexto, caracterizando-se como um meio de expressão ao mesmo tempo barroco e mineiro.

II) O aspecto social contemporâneo à chegada do barroco a Minas contribuiu para que sua

organização fosse caótica e para que as características desse movimento acabassem contrastando com a vida mineira.

III) Posto em contato com o clima de efervescência cultural e com as descobertas no campo estético de

Minas, o barroco mineiro rompeu com a ideia do barroco universal e se destacou pela ambivalência.

IV) Os elementos transpostos pelos colonizadores apresentavam em suas raízes algumas semelhanças

com o universo mineiro, mas o poder instituído pela Academia Nacional de Belas Artes encaminhou o movimento para rumos distintos.

ASSINALE a alternativa correta:

a) somente as afirmativas I e II são corretas. b) somente as afirmativas I e III são corretas. c) somente as afirmativas II e IV são corretas. d) somente as afirmativas I, III e IV são corretas. e) somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

BLOCO 4: Sincretismo Religioso.

QUESTÃO 7

Pelo fato de reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do Centro-Sul do Brasil e São Jorge, na Bahia.

(Fonte: Umbanda, suas entidades e orixás, p. 52)

O fato do Orixá Oxóssi ser identificado com a figura de São Sebastião ou São Jorge foi

a) um equívoco por parte dos negros católicos, visto que é impossível cultuar duas realidades tão

diferentes.

b) uma estratégia adotada pelos negros escravizados para poder continuar cultuando suas entidades. c) uma estratégia do clero católico para fazer com que os negros continuassem como escravos no

Brasil.

d) uma medida tomada pelos senhores de engenho para evitar que seus escravos cultuassem os

orixás.

QUESTÃO 8

As convicções religiosas dos escravos eram, entretanto, colocadas a duras provas quando de sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados obrigatoriamente “para a salvação de sua alma” e deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus mestres. lemanjá, mãe de numerosos outros orixás, foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das águas, foi comparada a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria.

(5)

EXPLIQUE o fato de o sincretismo religioso no Brasil Colônia ter sido uma estratégia utilizada pelos

negros escravizados parapreservar as crenças e a sua relação com o sagrado.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

QUESTÃO 9

Por meio da conciliação com os princípios e práticas católicas, a tentativa de preservação dos princípios e práticas religiosas indígenas e africanas resultaram em manifestações sincréticas que nasceram em solo brasileiro, sendo únicas no mundo e existentes até os dias de hoje. No processo de formação da nacionalidade brasileira, o que em demografia representa a miscigenação, traduz-se no campo religioso como sincretismo.

EXPLIQUE, a afirmação do texto, de que o Brasil é um país religiosamente sincrético.

___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

GABARITO

BLOCO 1: O padroado católico e a cristianização do Novo Mundo. QUESTÃO 1

O padroado dava aos reis de Portugal e Espanha o papel de proteger a Igreja. Com isso, eles assumiam uma missão messiânica. Expandir a fé católica significava, por isso, expandir o reino.

QUESTÃO 2

a) a igreja possuía muitas riquezas em ouro.

b) havia muitos seguidores dispostos a ajudar financeiramente. c) havia um chefe religioso muito rico que comandava tudo.

d) o Estado português e a igreja tinham fortes vínculos.

e) criou muitas cidades e distribuía as terras para os colonos. QUESTÃO 3

O padroado coloca a Igreja sob a proteção dos monarcas espanhol e português. Proteger a Igreja significava tornar a sociedade cristã, em um modelo europeu. Nesse sentido, o padroado é compreendido como uma manifestação da mentalidade de cristandade, pois há união entre Igreja e Estado e a sociedade é, toda ela, cristianizada.

(6)

BLOCO 2: Papel da Igreja Católica na manutenção da sociedade. QUESTÃO 4

a) catequese renovada, que valorizava os saberes e culturas indígenas. b) catequese inculturada, que considera o eurocentrismo como um valor.

c) catequese aculturadora, que desconsiderava a cultura e religiosidade indígena.

d) aceitação dos rituais dos pajés, mas substituindo as divindades pelos santos. e) aceitação das religiosidades indígenas, adaptando-as à mentalidade cristã.

QUESTÃO 5

A Igreja Católica assumia um papel que deveria ser do Estado, devido à penetração que ela tinha na sociedade e pelo fato de ela estar sob a tutela do monarca. Assim, a Igreja, exercia serviços de cartório, de educação e prestação de serviços de saúde. Ela também sacralizava o poder do Rei e legitimava seu poder, mantendo as estruturas sociais.

BLOCO 3: O barroco em Minas Gerais. QUESTÃO 6 (UEL)

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e III são corretas.

c) Somente as afirmativas II e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

BLOCO 4: Sincretismo Religioso. QUESTÃO 7

a) um equívoco por parte dos negros católicos, visto que é impossível cultuar duas realidades tão

diferentes.

b) uma estratégia adotada pelos negros escravizados para poder continuar cultuando suas entidades.

c) uma estratégia do clero católico para fazer com que os negros continuassem como escravos no

Brasil.

d) uma medida tomada pelos senhores de engenho para evitar que seus escravos cultuassem os

orixás.

QUESTÃO 8

O sincretismo foi uma estratégia porque, com ele, os negros cultuavam os seus orixás quando cultuavam os santos católicos. Dessa maneira, preservavam sua identidade cultural.

QUESTÃO 9

O Brasil é religiosamente sincrético devido ao seu passado colonial. Os negros e índios foram obrigados, para manter a sua identidade cultural, a sincretizar seus orixás e os espíritos da floresta, com os santos católicos. Como houve miscigenação, essa cultura sincrética foi, também, transmitida pelos antepassados às gerações.

Referências

Documentos relacionados

Ementa: Estudo das principais características da arquitetura e do urbanismo vigentes no Brasil a partir do período colonial até a contemporaneidade, através das obras, teorias

• a assistência de enfermagem prescrita aos pacientes subme- tidos a cirurgia para o tratamento do megacólon chagásico foi abrangente e privilegiou os cuidados higiênicos gerais,

CASUÍSTICA E MÉTODOS: Sessenta pacientes com hipótese diagnóstica de apendicite aguda foram submetidos à abordagem videolaparoscópica com introdução de um trocarte de 10mm na

Este método permite selecionar, simultaneamente, através dos três atributos mencionados e apresenta as seguintes vantagens: (i) considera os efeitos genotípicos

Se as operações do utilizador gerarem pó, fumos, gases, vapor ou névoa, usar vedantes no processo, utilizar exaustor local, ou outro controle de engenharia para manter a exposição do

Na qualidade de Responsável pelo Espaço Cultural e pela execução do Plano de Trabalho, venho, por meio desta, solicitar a inscrição junto ao processo de

Paciente masculino com 23 anos com cardiopatia congênita e nefropatia há 15 anos em diálise. Ele não tinha sintomas respiratórios , exceto

Entretanto, quando dividimos pacientes com diabetes em controle de doença bom ou mau (HbA1C inferior e superior a 8 mg/dL, respectivamente), o primeiro grupo se comportou como