• Nenhum resultado encontrado

Como comprar e vender ações pela internet

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como comprar e vender ações pela internet"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Programa de Formação de Investidores

no

Mercado

de Ações

Como comprar e vender

ações pela internet

Este material é parte da apostila do curso “Como comprar e

vender ações pela internet”. Busque mais informações e

datas do curso no nosso site ou contate nosso atendimento.

(2)
(3)

É proibido transmitir, afixar, distribuir, armazenar, retransmitir, ou reproduzir, ainda que fragmentados, imagens e textos, marcas regis-tradas e qualquer outro material desta apostila, salvo quando houver consentimento prévio do titular dos direitos autorais. Todos os ma-teriais da Leandro & Stormer são protegidos por direitos autorais.

Sumário

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO AO MERCADO FINANCEIRO ... 7

A Bolsa de Valores ... 7

A função da bolsa de valores ... 7

A abertura de capital ... 8

Mercado de capitais no Brasil ... 9

CAPÍTULO 2 – ESTRUTURA BÁSICA DO MERCADO FINANCEIRO ... 10

CVM – Comissão de Valores Mobiliários ... 10

A corretora ... 11

CBLC – Companhia brasileira de liquidação e custódia ... 11

CAPÍTULO 3 – PASSO A PASSO PARA INVESTIR ... 12

Controles do Investidor ... 12

Preenchendo seu cadastro ... 14

CAPÍTULO 4 – COMPRANDO E VENDENDO AÇÕES PELA INTERNET ... 16

O Home Broker ... 16

Minha conta ... 17

LSHB ... 23

Desbravando o menu lateral ... 24

Conhecendo o Menu Superior ... 33

CAPÍTULO 5 – COMO COMPRAR E VENDER ... 34

Boleta de compra... 35 Boleta de venda ... 36 Start de venda ... 37 Start de compra ... 38 Estope de venda ... 39 Estope de compra ... 39

Criando e salvando perfil ... 40

CAPÍTULO 6 – Acessando todo o mercado financeiro ... 42

RENDA FIXA ... 42

FUNDOS DE INVESTIMENTO ... 42

PREVIDÊNCIA PRIVADA ... 43

SEGUROS ... 43

Questões para fixação ... 44

(4)

Ao fi nal da apostila, você conhece melhor nossa corretora

ofi cial, a XP Investimentos. Saiba como abrir sua conta e

desfrutar de inúmeras vantagens.

(5)

Leandro & Stormer: maior rede de traders do Brasil

O centro do nosso negócio, desde o início, é o alto nível de relacionamento, por conta da inte-ração

dinâmica e constante

entre os ins-trutores e os clientes integrantes do nosso fórum online. Por conta disso, mantemos hoje a maior rede de traders do Brasil, com mais de

72 mil

clientes cadastrados

.

Saber analisar um gráfico e traçar um cenário para o mercado, ou seja, uma avaliação se uma ação pode subir ou cair significa aumentar suas chances de ganhar na Bolsa. O estudo e estra-tégia para entender o movimento dos gráficos chama-se “Análise Técnica” ou “Análise Gráfica”. Presente no mercado desde 2002, a Leandro & Stormer é

especialista em Análise

Técnica

e conta com um conjunto de serviços e produtos de apoio ao investidor.

Programa de Formação de Traders

Oferecemos um Programa de Formação de Inves-tidores no Mercado de Ações com mais de 30 trei-namentos e workshops – organizados em níveis de Formação, Especialização e Extensão - que já atin-giu mais de

20.000 pessoas no Brasil

. Assim você se prepara para iniciar a sua atuação como investidor na Bolsa de Valores ou para tor-nar-se um trader profissional.

Treinamentos ao vivo pela Internet

Milhares de alunos participam de nossos cursos sem sair de casa. Com alta qualidade de transmissão, interatividade e ambiente amplamente testado, nossos cursos ao vivo pela Internet atraem cada vez mais alunos.

(6)

Loja virtual especializada

Além dos treinamentos, nossa equipe desen-volve novos produtos em vídeo e livros, apre-sentando conteúdo inédito ou de alta densi-dade técnica, tratando de táticas operacionais e setups de trade. Na nossa loja virtual ofere-cemos mais de

30 livros e DVD’s

.

www.leandrostormer.com.br

5.000 visitantes diários

Mais de cinco mil pessoas online todos os dias, acompanhando nossos instrutores e compar-tilhando informações sobre o mercado. Além disso, contamos com milhares de seguidores no

Twitter e no Facebook.

Geração de conteúdos

Você conhece o Farol LS? Farol LS é um informativo enviado

dia-riamente aos clientes, feito pelo Leandro, que conta com:

Análise do mercado e comentário de fechamento do pregão;

Destaques do dia no mercado;

Programação para o dia seguinte;

Solicite o recebimento na página inicial

do nosso site: www.leandrostormer.com.br.

A experiência com a Internet e com as redes sociais transformou a Leandro & Stormer numa grande usina de desenvolvimento de novos conteúdos. Nosso Centro de Estudos em Análise Técnica reúne experientes e reno-mados profissionais do mercado e compartilha conteúdos com milhares de traders.

(7)

7

Introdução ao mercado

financeiro

Capítulo 1

A Bolsa de Valores

A bolsa de valores é o local onde se negociam ações de empresas de capital aberto, além de outros instrumentos financeiros, como derivativos e opções de ações.

Tendo o intuito de oferecer um ambiente transparente e líquido, a padronização dos negócios, a fiscalização e auditoria são vitais para garantir a segurança do investidor dentro da bolsa.

Antigamente em pregão viva voz, hoje em pregões completamente eletrônicos, através das ferramentas denominadas Home Broker, os investidores compram e vendem seus ativos.

No caso brasileiro, a BM&F Bovespa S/A – Bolsa de Mercadorias e Futuros é a principal bolsa.

A função da bolsa de valores

A principal função da uma bolsa de valores é oferecer um ambiente adequado para a negocia-ção de valores mobiliários através de corretoras de valores.

É nesse local que as empresas levantam capital para investir em seus negócios e expandir suas atividades através da venda de ações.

Uma vez investindo em ações, o indivíduo participa mutuamente da lucratividade da compa-nhia, sendo uma alocação racional do capital na economia, beneficiando vários setores e resul-tando num crescimento economicamente mais forte.

Outra função da bolsa de valores é servir como principal canal de aquisições e/ou fusões das companhias. Essa é a forma mais simples e comum de uma empresa crescer. Quando estas fusões e/ou aquisições são feitas em bolsa, a negociação é mais transparente e permite maior valorização da companhia, pois assim há necessidade de mais informações a serem divulgadas.

Com milhões de pessoas tendo a oportunidade de adquirir ações das companhias abertas e consequentemente de serem sócias de negócios lucrativos, o mercado de capitais ajuda a

(8)

aumen-8

Como comprar e vender ações pela internet — Leandro & Stormer

tar a distribuição de renda do país. Através da valorização das ações ou através dos proventos distribuídos, os participantes podem compartilhar dos negócios bem-sucedidos dos administra-dores das companhias.

Na bolsa de valores, os preços dos ativos financeiros oscilam de acordo com a expectativa dos participantes do mercado. Se estes esperam uma recessão ou crise financeira, as ações tendem a refletir essa expectativa antecipadamente. No sentido inverso, se o mercado em si espera uma me-lhora econômica ou estabilidade futura, o mercado de ações tende a valorizar-se antecipadamente. Deste modo os índices de ações são um bom termômetro das tendências da economia. Essa lógica é abordada com mais profundidade no nosso treinamento Análise Técnica para Traders.

A abertura de capital

As empresas abrem seu capital através da venda de ações. Essas ações, nada mais são do que uma fração deste capital.

Figura 1

Quando compramos uma ação, nos tornamos sócios daquele negócio, financiamos a em-presa, que investirá no país gerando crescimento e renda. A empresa diversifica o risco do seu negócio na pulverização da sociedade e assim tem a obrigação de dividir a lucratividade através dos proventos, dividendos e juros sobre o capital próprio.

(9)

9

Figura 2

Mercado de capitais no Brasil

O mercado de capitais no país ainda está em processo embrionário. Apenas 0,3% da popula-ção brasileira investe em ações. Muito diferente de países desenvolvidos, onde esse percentual chega a 50%.

Com a ascensão e a estabilidade econômica do Brasil, as classes menos favorecidas que antes tinham como objetivo comprar bens de consumo, num futuro próximo tendem a buscar bens de serviço e investimentos.

A tendência de baixa das taxas de juros torna desinteressantes investimentos tradicionais em renda fixa e fundos referenciados. Assim, investir na bolsa configurou-se o melhor cenário para crescimento de capital.

(10)

10

Como comprar e vender ações pela internet — Leandro & Stormer

Estrutura básica do mercado

financeiro

Capítulo 2

O primeiro passo antes de começar a investir em ações é conhecer a estrutura do mercado de capitais. Precisamos conhecer algumas figuras importantes no funcionamento do jogo.

Figura 3

CVM – Comissão de Valores Mobiliários

A CVM é quem fiscaliza, desenvolve e assegura o funcionamento transparente do mercado de valores mobiliários brasileiro. Coíbe práticas ilegais, inspeciona e disciplina a atividade dos participantes. É o xerife da bolsa.

(11)

11

A corretora

A corretora é a intermediadora e representante do investidor na bolsa. Você não pode comprar e vender ações diretamente na Bovespa. Necessitará da figura da corretora como intermediadora. Com os recursos depositados na corretora, o investidor decide o que comprar/vender. Após a de-cisão e a emissão da ordem correspondente, a corretora envia a ordem para a bolsa e esta executa.

CBLC – Companhia brasileira de

liquidação e custódia

Para facilitar o processo de negociação das ações em bolsa de valores, é necessário que elas estejam custodiadas em uma central. A CBLC é uma organização supervisionada pela CVM, cujo objetivo principal é assegurar à bolsa de valores um serviço de liquidação isento e confiá-vel; sendo ela, a CBLC quem guarda e custodia os ativos dos investidores.

(12)

12

Como comprar e vender ações pela internet — Leandro & Stormer

Passo a passo para investir

Capítulo 3

Controles do Investidor

Para o seu controle e segurança, toda operação em bolsa pode ser acompanhada instantanea-mente, em tempo real. É possível controlar suas operações através de diversos meios.

Figura 4

Nota de corretagem:

Nota fiscal do investidor. Consta preço de compra/venda, despesas envolvidas,

data, quantidade, podendo ser acessada a qualquer momento.

(13)

13

Figura 5

Figura 6

Aviso de negociações de ações (ANA):

Documento enviado pela Bovespa quinzenalmente, com suas operações do período.

Extrato CBLC:

Documento enviado men-salmente pela CBLC.

(14)

14

Como comprar e vender ações pela internet — Leandro & Stormer

Preenchendo seu cadastro

Você necessita preencher uma ficha cadastral para ter acesso a diversas vantagens através da LS: s ,3(" s ,3 s ,3 s !LAVANCAGEM s 0OSSIBILIDADE

DADOS BÁSICOS

Nome completo.

Campo obrigatório: Deve constar o nome do cliente conforme o documento de identidade. CPF: Campo obrigatório. O usuário deve usar apenas números.

E-mail: Campo obrigatório. O e-mail informado deve apresentar compatibilidade com o

nome do cliente. Através deste endereço, o cliente receberá as notas de corretagem, oportunida-des e informações estratégicas.

Telefone: Campo obrigatório. Digitar os números, não se esquecendo de acrescentar o

códi-go de área. Informando o celular como telefone principal, possibilita o recebimento de ligações do seu assessor de investimentos e mensagens de texto com conteúdo exclusivo para clientes XP Investimentos.

Como conheceu a XP: Campo obrigatório. Indique como você conheceu a XP.

DADOS PESSOAIS

Escolha seu plano: É obrigatória a marcação de uma das três opções: Plano Private; Plano

Express; ou Plano Universitário.

Como gostaria de ser atendido? É obrigatória a marcação de uma das três opções: Gostaria que a XP me indicasse um Assessor de Investimento; Conheço um escritório; Conheço um As-sessor de Investimento e gostaria de ser atendido por ele.

Campos obrigatórios: CEP / Logradouro / Número / Cidade / Estado / Profissão / Estado

civil / Tipo de documento / Órgão emissor / Número / Naturalidade / Nacionalidade.

Data de nascimento: Campo obrigatório. O usuário deve usar apenas números com a

se-guinte formatação: 22/05/1975.

Nome do cônjuge: Campo obrigatório. Deve constar o nome do cônjuge do cliente

confor-me o docuconfor-mento de identidade.

Data de emissão: Campo obrigatório. O usuário deve usar apenas números com a seguinte

(15)

15

Nome do pai: Campo obrigatório. Deve constar o nome do pai do cliente conforme o

docu-mento de identidade.

Nome da mãe: Campo obrigatório. Deve constar o nome da mãe do cliente conforme o

do-cumento de identidade.

Endereço para correspondência: O usuário deve escolher uma das duas opções – Residencial

ou Comercial. Para receber correspondências no endereço comercial, o cliente deve enviar com-provante do endereço em nome próprio. Não serão aceitos comcom-provantes em nome da empresa.

DADOS FINANCEIROS

Alguns dos campos são obrigatórios e devem ser preenchidos apenas com números. São eles: Salário / Pró-labore / Outros Rendimentos / Bens Móveis / Aplicações Financeiras / Bens Imóveis / Agência / Conta.

Banco: Campo obrigatório. Escolha o banco que você possui conta.

Tipo de conta: Campo obrigatório. Escolha entre Conta Corrente e Conta Investimento. Inserir conta: Possibilidade de o cliente adicionar outra conta.

Conta Conjunta: Para a comprovação dos dados da conta conjunta, será necessário enviar

uma cópia do cheque da conta ou dos cartões de crédito.

Considerações do Cliente: É importante assinalar as duas formas de transmissão, verbal e

escrita, para atender a todas as necessidades pessoais. Nesta declaração, você precisa optar pela forma que deseja transmitir suas ordens ao assessor. São verbais as ordens recebidas pessoal-mente, telefone ou qualquer sistema de voz. São escritas as ordens recebidas por carta, meio eletrônico, mensagem instantânea, etc.

São consideradas pessoas vinculadas: Administradores, empregados, operadores,

agen-tes autônomos, sócios, acionistas e sociedades controladas direta ou indiretamente pela correto-ra, pessoas jurídicas, excetuadas as instituições financeiras e as instituições a elas equiparadas, cônjuge/companheiro, filhos menores e parentes até 2º grau, prepostos ou profissionais que mantenham com a corretora contrato de prestação de serviços diretamente relacionados à ati-vidade de intermediação.

Para Representante Legal: O cliente deverá enviar a procuração disponibilizada ao término

do cadastro no modelo determinado pela XP, e formalizada por instrumento público em cartório. !PØS que lhe permitirão acesso ao LSHB.

Referências

Documentos relacionados

O ganho acadêmico se dá, através da utilização do estudo econométrico e da previsão de demanda de passageiros, pela estimação dos impactos ambientais futuros no que tange a

Apesar da ES se apresentar como alternativa a todos aqueles que desejam uma nova forma de se relacionar, a prioridade do estado em garantir acesso é para os cidadãos que vivem

-A prosa propiamente literaria aparece máis tarde (finais do s. XV puxo fin a este emprego do galego. A nosa literatura medieval non se coñece ata finais do século XIX..

Teores de compostos fenólicos solúveis totais nos caules e folhas de araçazeiro, encontrados nos diferentes níveis de sombreamento, testados pelo teste de Duncan a 5%...

As empresas segurarão seus empregados em apólice de seguro de vida em grupo, gratuitamente, em importância não inferior a R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) no caso de

Não utilizar informações confidenciais privilegiadas para fins pessoais, tais como, comprar ou vender ações da empresa ou de seus clientes com base em tais informações, nem

Dados técnicos Données techniques Dati tecnici Datos técnicos Technical data pt, fr .... 4200 1006 3800 VG4.460 DP 60H VG4.610

O ensino começa do todo para as partes (processo analítico) e não das partes para o todo (processo sintético), pois segundo Steiner as crianças não entendem intimamente o