• Nenhum resultado encontrado

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRAVES E POSSIBILIDADES

MARINALVA ALVES DA SILVA VIVEIROS

ORIENTADOR

PROFESSOR: ANTONIO FERNANDO VIEIRA NEY

MATÕES / MA MAR/2009

(2)

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRÓ – REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRAVES E POSSIBILIDADES

MARINALVA ALVES DA SILVA VIVEIROS

Trabalho monográfico apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em supervisão escolar.

MATÕES / MA MAR/2009

(3)

A DEUS

“Tantas são as maravilhas que Deus criou para

nós. Em sua misericórdia e bondade, ele nos concede riquezas e graças que começam na vida terrena e perduram por toda a eternidade. “A ti, senhor, agradeço pela proteção e amor! Concedei – me serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos mudar, coragem para aquelas que podemos, sabedoria para distinguir uma das outras”.

(4)

A VIDA

Se você mesmo não conseguir ser aquilo que deseja, não poderá querer que os outros se transformem e sejam aquilo que você espera exigir a perfeição do próximo é mais fácil do que tentar corrigir os seus próprios erros. “Seja uma boa semente, pois só assim você produzirá bons frutos”.

(5)

Ao meu pai, Moacir Alves da Silva. Neste momento, alguém que gostaria que estivesse comigo, está ausente. Mas a lembrança da sua presença e o som da sua voz sopra suave em minha memória. Ele se foi num adeus, mas está aqui presente, lembrado e eterno. “Quem planta boas sementes na sua passagem por esta vida, será sempre lembrado. Diferente daquele que nada fazendo pelo seu próximo, quando morre, é substituído por outro e não há quem dele se lembre.”

(6)

Ao meu esposo Izael e meus filhos Ydnei, Ywrciara e Ywsnara.

Obrigada pela compreensão, companheirismo e afeto a mim atribuídos. Saibam: aquele que luta por seus ideais tem sempre Deus ao seu lado. O pai que está nos céus, exerce sua misericórdia com todo aquele que for corajoso.

(7)

A minha madrinha Sônia Maria Ribeiro

Amigos e Livros

Devemos buscar amigos como buscamos livros. Acertar na procura. Não exija que sejam muitos, mas que sejam bons. Não exija que tenham boa profissão, mas, sim, bom coração. E triste a pessoa que não pode buscar livros por não saber lê-

-los, mas é ainda mais triste aquele (a) que não pode buscar amigos por não saber conquistá-los.

É triste a estante vazia por falta de livros, mas é ainda mais triste o ser humano oprimido por falta de amigos.

Os livros nos tiram da turbulência da alma, nos fazem refletir sobre grandes acontecimentos, mas o amigo converte tormentas e tempestades em chuvas de sentimentos.

Não podemos chamar de rica a pessoa que não tem livros, mas podemos afirmar que é mendigo, aquele (a) que não tem amigos.

(8)

RESUMO

O presente documento tem como propósito mostrar a Educação a Distancia – EAD: entraves ou possibilidades. Uma vertente reflexiva sobre a metodologia aplicada e os entraves encontrados, junto à aplicabilidade da mesma e a necessidade desta modalidade de ensino no atual contexto educacional. Versa segundo a legislação legal, sobre a educação à distância no Brasil o que regulamenta e organiza esse modelo de educação, procurando demonstrar a eficácia da mesma, junto ao mundo globalizado que vivemos.

A aplicabilidade da mesma no Brasil e em especial no município Matões é uma experiência que deu certo, pois trata de um processo que não elitisa a educação, democratizando a educação de um modo geral.

(9)

METODOLOGIA

Para a realização deste trabalho de pesquisa adotei como procedimentos metodológicos os seguintes:

• Pesquisa de campo

• Pesquisa Bibliográfica

• Aplicação de questionários

• Análise de dados

• Análise de programas existentes de formação em E a D no município.

• Elaboração da monografia

• Defesa da monografia

Os procedimentos supracitados foram desenvolvidos obedecendo a fases as quais se interdependem e forma um todo. A pesquisa de campo foi aplicada para o conhecimento preciso da metodologia de ensino EAD no município de matões-MA. Concomitantemente fez-se o estudo bibliográfico a partir de um referencia orientada na formação e outras pesquisadas. Essa fase foi imprescindível para a diretriz do estudo.

Para ter precisão de como se processa o âmbito escolar essa modalidade de ensino, assim como detectar o nível de desempenho e interesse dos alunos, aplicou-se questionários os quais foram analisados e tabulados.

Em continuidade e aprofundamento do tema em estudo, pesquisou-se sobre todos os programas de formação em EaD existentes no município, como Tele Salas, UESPI etc.

Após pesquisa e analises elaborou-se o estudo monográfico que será apresentado a uma mesa examinadora, objetivando conclusão do curso.

(10)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 11

CAPÍTULO I – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – O QUE É 13

1.1. CARACTERÍSTICA DO PROCESSO DE ENSINO EM EAD 14

CAPÍTULO II – FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ASPECTOS LEGAIS DA EAD 15

CAPÍTULO III – EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EAD 17

3.1 – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNICÍPIO DE

MATÕES-MA 19

3.2 – ENTRAVES E POSSIBILIDADES DA EAD – REFLEXOS DE OPINIÃO 22

3.2.1 – POSSIBILIDADES 24

3.2.2 – ENTRAVES 25

CAPÍTULO IV – PESQUISA DE CAMPO EM MATÕES E ANÁLISE DE CRÍTICA

DOS DADOS 26

CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30

(11)

INTRODUÇÃO

Está sendo a Educação a Distância realmente aceita socialmente como se objetiva?

Sobre o que questiona, pode se dizer que a globalização é um dos elementos que alavanca com a necessidade de educação permanente dos adultos, sendo possível que cursos à distância incorporem as mídias viabilizadas pelo uso de informática redes de informação e satélites.

Nesse contexto a aprendizagem, portanto, pode resultar de em processo gerado “de fora para dentro’’ ou de processo gerado “de dentro para fora”.

É como afirma Paulo Freire em “Pedagogia do oprimido, afirma que ninguém educa ninguém’’, embora crescente que ninguém se educa sozinho, (1993).

Atualmente com as ferramentas tecnológicas que temos à disposição, o tema “distância” só é levado em conta quando temos que nos deslocar fisicamente. Porém nas comunicações tudo é muito próximo, não existe uma diferença entre uma pessoa que reside ao nosso lado e aquela que vive a milhões de quilômetros.

A Educação a Distância está se desenvolvendo intensamente no contexto mundial, isso ocorre porque esta é uma das opções de metodologia da política educacional do trabalho educativo, cujo tendência foi discutida nas reuniões internacionais que ocorrem nos anos 90, como a “Conferência de Educação para todos”, em Jantiem na Tailândia, que expressou consensos para a educação municipal, principalmente para os países em desenvolvimento como o Brasil.

Este trabalho, portanto teve como objetivo central a realização de um estudo pautado em pesquisa de campo e bibliográfica sobre Educação à Distância, abordando os entraves ou possibilidades dessa modalidade de ensino e analisar as propostas de educação inicial e continuada no contexto de E a D, possibilitando uma reflexão sobre suas contribuições para a melhoria do processo de ensino – aprendizagem, tendo um olhar especial sobre as necessidades sociais vigentes. Traçar um paralelo sobre os entraves e possibilidades existentes na Educação à Distância, no sentido de questionar sobre seu nível de relevância para a Educação Contemporânea.

(12)

E foi em virtude da grande necessidade de investigação e aprofundamento de conhecimentos voltados para a modalidade da Educação à Distância, que representa hoje no Brasil um novo caminho para a educação inicial e continuada, sentiu – se a necessidade de pesquisar sobre os Entraves ou possibilidades que a mesma vem enfrentando para a formação cidadã de professores e alunos no município de Matões – (MA).

Um projeto de Educação a Distância tem a finalidade precípua de garantir o acesso democrático ao conhecimento e atender às demandas da população nos diferentes níveis de ensino utilizando um modelo misto de educação, ou seja, presencial e semi presencial, pois é de interesse de curso a distância a formação integral do aluno, levando em consideração a disponibilidade de tempo e espaço.

(13)

CAPÍTULO I

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – O QUE É?

Educação a Distância (E a D) é uma modalidade no Campo da Educação que oferece a possibilidade de se criar novos ambientes de aprendizagem. Dessa forma ela assume novos valores, diferentes dos modelos tradicionais.

Transgredindo a relação espaço / tempo escolar, condicionada pela nova tecnologia, a E a D surge como uma possibilidade de repensar processos educativos, veiculados em novos meios de comunicação, não fundamentados em modelos tradicionais. Assim, o eixo da discussão sobre educação a distância se desloca, passando a ser a mediatização técnica da mensagem educacional e não mais a distância física entre o “sujeito aprendeste” e o “sistema ensinante” (Carmo, 1998; Trindade, 1990).

A proposta da E a D pode implicar um novo estilo de pedagogia que favorece as aprendizagens, podendo ser também interativa e favorece a aprendizagem coletiva em rede.

A concepção, a fabricação e o uso pedagógico de materiais didáticos geram novos desafios para os atores envolvidos nestes processos de criação, independentemente das formas de uso: O fato de que esses materiais possam vir a ser utilizados por estudantes em grupo, com professor em situação presencial, ou a distância por um estudante solitário, em qualquer lugar e em qualquer tempo, só aumenta a complexidade desses desafios.

Na modalidade a distância o papel do professor muda. Ele é o animador da inteligência e em incentivador da aprendizagem pensamento. Dessa forma, o ensino não se encontra centrado no professo e a aprendizagem possa a ser centrada no aluno;

“...Cada problema, para ser solucionado, precisa ser entendido com idéias diferentes daquelas que o criaram” Einteim in Buarque.

(14)

1.1. CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE ENSINO EM E a D

Na E a D, a organização do “espaço” pedagógico muda, pois as “aulas” que antes estruturavam o processo de aprendizagem passam a ser as unidades propostas mais abordagens de mediação pedagógica e no material didático. Ainda que elas estejam organizadas em certa ordem, o aluno não está físico (presencial) para um ambiente “mediado” possibilita ao aluno flexibilidade para estudar, não necessariamente de forma linear, porém, mais de acordo com as suas próprias necessidades, ritmos e estilo pessoal de leitura e aprendizagem.

Por outro lado, a possibilidade de um estudo mais independente impõe um desafio ao aluno de E a D, o da responsabilidade e da autonomia do estudo que se baseia na atividade de saber como aprender, tanto ou mais do que na seleção do conteúdo que se aprende. Estas são qualidades mais do que desejáveis no aluno de E a D que precisa saber promover com seu próprio estudo, as conquistas inerentes a sua auto formação. Este processo poderá compensar e mesmo superar o tipo de formação mediada por encontros presenciais.

A E a D torna o aluno o agente da sua aprendizagem, para tanto, ele precisa desenvolver habilidades e atitudes para o estudo a distância. Tal modalidade gera a transição da educação centrada no ensinar para, a educação centrada na aprendizagem. O gerenciamento do tempo em função da aprendizagem é organizado pelo próprio aluno, pela sua responsabilidade, ao contrario da educação presencial, onde o conteúdo X tempo é administrado pelo professor.

Uma outra característica inerente da E a D, é que não há controle de freqüência sendo o controle focado nas avaliações e produtividade do aluno.

Mesmo que admitamos que a educação possa ser decorrente do ensino, a aprendizagem continua sendo algo que se possa dentro da pessoa.

Ainda que, por si só, a educação não assegure a Justiça Social, nem a erradicação da violência, o respeito ao meio ambiente, o fim das discriminações sociais e outros objetivos humanistas que hoje se colocam para as sociedades, ela é, sem duvida, parte indispensável do esforço para tornar as sociedades mais igualitárias, solidárias e integradas. (MELLO,1997,P.43)

(15)

CAPÍTULO II

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E ASPECTOS LEGAIS DA EAD

A expansão da educação a distância ocorreu nos documentos oficiais brasileiros, a LDB (Lei de Diretrizes e Base para Educação Nacional) e os Planos Decenais de Educação com a promulgação da Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

A Educação a Distância é expressa conforme o exposto na LDB 9394/96:

Art. 80 – O poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino e educação continuada.

1ª – A educação à distância, organizada com abertura e regimes especiais, será oferecidos por instituições especificamente credenciadas pela União.

2ª – A União regulamentará os requisitos de diploma relativos a cursos de educação à distância.

3ª – As normas para produção controle e avaliação de programas de educação a distância e a autorização para sua implementação, caberão aos respectivos sistemas de ensino, podendo haver cooperação e integração entre os diferentes sistemas.

4ª – A educação a distância gozará de tratamento diferenciado, que incluirá:

I – Custos de transmissão reduzidos em canais comerciais de radiodifusão sonora e de sons e iguais.

II – Concessão de canais com finalidades exclusivamente educativas;

Levando em conta a legislação legal tida no exposto, bases legais de educação a distância no Brasil foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional _ LDB ( Lei Nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996), pelo Decreto Nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, (publicado no D.O.U de 11/02/98 Decreto N° 2.561, de 27 de abril de 1998 publicado no D.O.U de 28/04/98 e pela portaria ministerial Nº 301, de 07 de abril de 1998 publicada no D.O.U de 09/04/98.

(16)

III – Reserva de tempo mínimo, sem ônus para o poder público, pelos concessionários de canais comerciais.

Conforme a fundamentação legal exposta vê se que essa modalidade de ensino é um meio viável e favorável às diversas necessidades sociais dos educandos, principalmente por entender que cabe à educação atender a essas necessidades.

Nas medidas e instrumentos de implementação no item oito sistema nacional de Educação a Distância, há ênfase ao desenvolvimento de programas de formação e educação continuada para descentes e docentes de todos os níveis de ensino, bem como a implementação de ações na pesquisa e no desenvolvimento para o uso de novas tecnologias.

O último dos documentos, que discute as diretrizes e bases para a educação a distância, denominado Plano Nacional de Educação, foi divulgado no início de 2001. Todas as fundamentações legais referentes à educação a distância são propiciais à sua expansão, portanto o incentivo político tem por objetivo a universalização de oportunidades educacionais e a melhoria dos níveis educacionais, além do atendimento às exigências do mercado produtivo e competitivo que exige um nível de qualificação de mão – de – obra.

As políticas educativas tornam a educação a distância como um processo de democratização do ensino, portanto, essa representação é ressaltada pelos orientadores na medida em que respondem que a educação a distância significa a democratização do ensino e também uma modalidade de trabalho educativo diferenciada para o futuro.

(17)

CAPÍTULO III

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EAD

A E a D não é algo novo e hoje ela passa a ser vista como processo Educativo capaz de mostra e avaliar o aluno através dos meios tecnológicos com uma aprendizagem compromissada e veiculada pelos meios de comunicação que o aluno necessita para sua experiência como aluno e como cidadão atualmente.

No século XVIII, um jornal da cidade de Boston, nos EUA, redigia uma mensagem de um professor que havia mudado de endereço e avisara aos interessados sobre o envio de lições ligada à taquigrafia, assim ficando o primeiro curso por correspondência. Hoje no Brasil são vários os cursos a distância que antes, eram transmitido pelos correios, rádios, e TV, hoje já se encontram ligados à internet, software, em fim, facilita a cada dia esse modelo educacional.

Costuma – se pensar que não existe professor na E a D, mas ele existe sim! No entanto ao invés de estar frente a frente com o aluno ele se faz presente no material didático recebido e estudado.

Segundo o professor Gandin (1997)

“As experiências não vêm de se ter vivido muito, mas de se ter refletido intensamente o que se e fez e sobre as coisas que aconteceram”.

E com essa visão que acredita – se estar contribuindo com o processo de evolução da Educação. Entendendo o ensino a distância como uma alternativa de aprendizagem capaz de fazer face ao desafio da atualização permanente, sem que o profissional tenha necessariamente que se afastar de seu trabalho, surge então a grande procura por cursos deste tipo, fazendo assim, com que as Universidades passassem a investir nesta nova tendência da

Educação.

Através da E a D pode se observar que os meios tecnológicos vêm cada vez mais se transformando em tecnologias mais sofisticadas capazes de transformar a mentalidade dos educandos, fazendo-os entender que a aprendizagem se processa não somente por contato físico, mas também virtual e através dos guias de estudo.

(18)

A aprendizagem é um processo contínuo uma vez que o conhecimento gera a necessidade de mais conhecimento.

(19)

3.1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

A história da educação formal no país tem seus fundamentos a partir de um ensino cujos objetivos foram, quase sempre, o privilegio a determinados segmentos da população. ROMANELLI (1978), em um dos estudos mais significativos acerca da história da educação brasileira, aponta o caráter elitista da mesma.

“A forma como foi feita a colonização em terras brasileiras e, mais, a evolução da distribuição social, do controle político, aliados ao uso de modelos importados de cultura, condicionaram a evolução da educação escolar no Brasil. A necessidade de manter os desnivéis sociais teve, desde então, na educação escolar um instrumento de reforço das desigualdades. Neste sentido, a função da escola foi a de ajudar a manter privilégios de classe, apresentado se ela mesma como uma forma de privilégio, quando se utilizou mecanismo de seleção escolar...Ao mesmo tempo esta escola deu à classe dominante a oportunidade de ilustrar-se.A escola,se manteve insuficiente e precária, em todos os níveis,chegando apenas a uma minoria que nela procurava uma forma de conquistar ou manter seu “status”. (ROMANELLI, 1978, P.23 – 24).

No Brasil especificamente, a educação a distância tem como um dos principais objetivos democratizar o acesso à educação, além disso, proporcionar a uma grande quantidade de alunos os conhecimentos e os níveis de ensino necessário à atualização, ao conhecimento e à melhoria de atitudes no trabalho, alem do aumento nos índices de qualificação educacional da população.

A Educação a Distância no Brasil surge neste cenário como uma tendência principalmente radiofônica de atender à formação dos trabalhadores, tanto os da cidade como os da zona rural, tendenciando aos arranjos clientelistas da democratização do ensino, da elite industrial e política, evitando que a população rural emigrasse para o meio urbano.

No Brasil os cursos por correspondência apareceram por volta de 1940, o nome dessas primeiras instituições, que tiveram experiência de relativo sucesso, foram Instituto Radio Monitor e Instituto Universal Brasileiro. E mesmo apesar dos meios de comunicação permitirem atualmente novas formas e técnicas de Educação a Distância, o meio mais utilizado continua sendo o impresso.

(20)

Na educação formal, os principais exemplos de sucesso usando esta metodologia E a D, são: curso supletivo de primeiro e 2º grau da Secretaria de Educação do Ceará e da TV educativa do Maranhão e aperfeiçoamento para professores alfabetizadores do Rio de Janeiro.

É mister colocarmos a ciência e a tecnologia a serviço da humanidade para que se consolide o sonho de liberdade e, principalmente no tocante à educação que é um dos caminhos para o sucesso profissional e pessoal.

A ciência e o conhecimento devem ser conquistas da sociedade; A E a D proporciona uma destas conquistas, uma vez que tende a atender as individualidades de sua clientela.

Vale ressaltar que uma nova modalidade de ensino a nível de 3ª grau necessita de empenho por parte de todas que fazem o processo direta ou indiretamente.

E Rogers com estudos dos componentes da Educação a Distância, afirma: “O homem educado é aquele que aprendeu como aprender, como adaptar – se ou gerar mudanças, ou seja, transformar.”

Acredita – se, outrossim, que a Educação a Distância vem favorecer a fixação dos futuros profissionais nos municípios de origem ou em seu entorno. De acordo com o censo de 2002, os índices de docentes sem habilitação que atendem ao Ensino Fundamental no Maranhão, ainda são bastante expressivos, notando – se que essas taxas são mais acentuadas no que diz respeita às redes municipais de ensino, nas quais, de um total de 46: 424 professores 17.799 ou seja 38,32%, não são habilitado. Do total de professor em exercício, no ensino Fundamental, 38% encontra – se qualificado somente em nível médio.

Do ponto de vista pessoal são inegáveis os benefícios da Educação a Distância, uma vez que favorece a auto-aprendizagem e conseqüente autonomia dos alunos, através das tecnologias da comunicação, facultando, portanto, o “aprender a aprender”, fundamental na denominada sociedade do conhecimento em que se movem os cidadãos de hoje.

A E a D, no município de Matões – Ma não é um fato novo e isolado somente a essa comunidade, pois desde o ano 2001 vem se experimentando essa prática em nosso município com o programa de “Telessala”; E no ano de 2004 veio surtir um efeito mais positivo, quando a UEMA, implantou um núcleo de educação à distância, com um curso preparatório para a formação de tutores. Com essa iniciativa surgiu então o NEAD, que no inicio de 2005 pôde então, está assistindo, nesse município, cerca de 70 professores da rede municipal. Com o

(21)

surgimento da oferta de tecnologias rápidas e seguras garantiu – se a eficácia do ensino a distância, cobrindo demandas que a educação formal não consegue atender. Os professores que participam da modalidade, vivem um momento novo na história da Educação no município, pois começaram a se familiarizar com os novos meios tecnológicos na sala de aula via satélite. Com isso, podemos dizer então que em tratando da Educação a Distância outra questão preocupante é o fato dessa nova estratégia ser utilizado como um dos canais centrais para os programas de formação. A critica reside no risco de utilizar a educação a distância como a principal estratégia pedagógica no nível da formação inicial. Surge, então, a modificação do texto original para explicitar que a formação inicial se dará preferencialmente com ensino presencial conjugado com o uso de recursos e tecnológicos da educação à distância.

Ainda nesta vertente, a E a D em Matões – MA, se processa em duas turmas, as quais são assistidas por dois tutores que realizam encontros semanais onde ocorrem as aulas via satélite e as presenciais com o tutor.

(22)

3.2. ENTRAVES E POSSIBILIDADES DA EAD – REFLEXOS DE OPINIÃO

Será que estamos nos distanciando da época em que a aprendizagem só era possível numa sala de aula e na presença do professor?

Atualmente, com as ferramentas tecnológicas que temos à disposição, o tema“distância”só é levado em conta quando temos que nos deslocar fisicamente.

Essa metodologia de ensino – aprendizagem, procura a fundamentação na construção de competências, onde o objetivo, não é somente o passa e repassa, quantidades de conteúdos, mas prepará– los para a vida em sociedade.

Conforme Gelpi (Gelpi 1988) no mundo globalizado um dos principais papéis destinados à educação consiste no permanente aperfeiçoamento das pessoas, numa dimensão ética e solidária, para a construção da sociedade, resultante da participação responsável dos indivíduos e das comunidades.

Neste cenário emerge a Educação a Distância, carregando intrinsecamente a possibilidades e limites na perspectiva de democratizar o conhecimento com qualidade e compromisso, a fim de tornar – se um instrumento a mais no processo de construção e instauração do exercício democrático, onde todos possam ser cidadãos e usufruírem dos bens gerados pela humanidade, sejam eles, econômicos, políticos, culturais ou educacionais.

Dentre essas possibilidades podemos ter como vantagens: integração de mídia, redução dos custos de deslocamentos, valorização da aprendizagem do e desenvolvimento de novas habilidades. Na verdade, é o fator externo mais fundamental da aprendizagem do aluno, onde segundo Paulo Freire “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”.

Josette Jolibert em uma citação reflexiva resume a essência da E a D,: “É na medida em que se vive num meio sobre o qual é possível agir, discutir, decidir, realizar, avaliar junto com os outros que são criados as condições mais favoráveis ao aprendizado”.

No processo de Universalização e democratização do ensino, especialmente no Brasil, onde os déficits educativos e as desigualdades regionais são tão elevadas, os desafios

(23)

educacionais existentes podem ter, na Educação a Distância, um instrumento colaborador para a tão sonhada universalização do saber sistematizado.

Percebe – se também que a educação a distância pode de forma significativa contribuir para a ampliação do acesso a graus mais elevados de ensino, como é o caso do curso superior. E em especial para a formação de professores que ainda é vista como um obstáculo para a garantia de um ensino de qualidade.

Vale lembrar que a modalidade de Educação a Distância, como qualquer outra modalidade de ensino, tem suas limitações impostas por sua peculiaridade, por isso faz – se necessário elencar suas possibilidades e consequentemente seus entraves:

(24)

3.2.1. POSSIBILIDADES

• Rompe as barreiras geográficas imposta pela dimensão do Brasil, do Nordeste, do Maranhão e de Matões.

• Amplia a capacidade de atender a um maior número de pessoas;

• Facilita o acesso das camadas menos favorecidas a graus mais elevada de ensino e do saber, por se tratar de uma modalidade de ensino que exige um baixo custo.

• Oferecer condições para o professor conciliar estudos e trabalhos;

• Incentiva a pesquisa como atividade política do cotidiano.

• Liberta o aluno da presença do professor, tornando – o cada vez mais autônomo rumo a construção do conhecimento;

• Incentiva o manuseio de novas tecnologias como computadores, internet, TV, DVD, CD – ROM, vídeo conferencia.

• Acredita na Teoria construtivista da aprendizagem.

• Conta com um planejamento minucioso de todo o processo, por se tratar de uma metodologia vinculada a um meio de comunicação com o tempo predeterminado.

• Acredita na auto – avaliação como instrumento de analise e critica do processo de aprendizagem;

• Colaborar para a realidade profissional e pessoal de muitos professores, por possibilitar a oportunidade de ter a Universidade no lugar onde reside, incluindo – o no restrito grupo de pessoas com o terceiro grau.

• Colaborar para o alcance das metas do plano nacional de Educação no tocante a formação de professores para atuação na Educação básica.

(25)

3.2.2. ENTRAVES

• Desvalorização por se tratar de uma modalidade de ensino a distância e pelo descrédito de outro programa que não funcionam; (como é o caso das tele salas no Maranhão).

• Pouca Interatividade com os professores, em alguns casos pela dificuldade de acesso as novas tecnologias da comunicação,

• Falta de recursos financeiros da maioria dos professores para investirem em material de apoio para a aprendizagem;

• Formação do tutor deficiente, por se tratar de um profissional com formação interdisciplinar ou transdisciplinar.

• Pouca continuidade e aprimoramento desta modalidade de ensino;

• Ausência do Kit multimídia, para os alunos e professores.

• Sistema de avaliação complexa pela incomunicabilidade entre tutor e professor da área.

Após analise comparativa dos entraves e possibilidades da E a D, percebe-se que embora hoje vários obstáculos como sistema de avaliação complexa pela incomunicabilidade entre tutor e professor da área, há mais aspectos positivos que devem ser preponderantes, como “colabora para a realização profissional e pessoal de muitos professores, por possibilitar...”.

(26)

CAPÍTULO IV

PESQUISA DE CAMPO EM MATÕES-MA E ANÁLISE CRÍTICA DOS DADOS

Para a realização deste trabalho monográfico utilizou – se a pesquisa de campo e bibliográfica, onde foi consultados as principais idéias sobre a Temática, em estudo por meio de materiais impressos e através da pesquisa da pesquisa de campo, aplicada por meio de instrumentos como questionários, investigativos interessada aos alunos cursistas do curso de formação de professor em nível superior da Universidade Estadual do Maranhão no município de Matões – MA. Vale ressaltar que essa pesquisa adotou uma amostragem equivalente a um erro amostral de 2% para mais ou para menos:

A clientela investigada constitui – se na sua maioria de professor da rede municipal que atuam na zona Rural e Urbana do município, muitos com mais de 10 anos de magistério o que de certa forma facilita um pouco a compreensão da temática estudada. A esses alunos que foram questionados sobre o que levou a fazer um curso a distância, e uma maioria esmagadora afirmaram que foi a falta de opção, fato que merece destaque uma vez que muitos cursistas ainda não se identificaram com o curso tornando assim aulas chatas e monótonas e sem significados.

Outro ponto interessante e incoerente foi quando foram questionados sobre quando tinham despertado o interesse pela metodologia em EAD, e mais uma vez a grande maioria confirmou que foi logo no início.Daí conclui-se por meio do contraste entre a primeira e a segunda questão,que embora muitos estão cursando por falta de opção mas de certa forma acharam a metodologia interessante.Eles também afirmaram que a metodologia aplicada no NEAD é inovadora.Outro ponto de grande relevância foi o questionamento sobre o papel do professor que para muitos o mesmo é substituído pelo tutor,numa análise mais aprofundada deste lado,demonstra que os alunos,na sua maioria ainda não compreenderam o verdadeiro papel do tutor e nem do Aparato Tecnológico,demonstrando ainda resquícios dos conceitos aplicados e gerados pela Revolução Industrial e pelas Telessalas no Maranhão.É de salutar importância enfocar também que a maioria dos entrevistados confirmaram como função do tutor a de mediar o processo de ensino(professor) aprendizagem(aluno).

(27)

No tocante aos conteúdos dos fascículos 75% mencionaram que são condizentes as suas necessidades quanto à referência bibliográfica, ao mesmo tempo em que afirmaram que uma das maiores dificuldades encontradas na aplicabilidade desta metodologia em EAD na cidade de Matões é justamente o acesso à biblioteca. Eles também foram consultados sobre como são ministradas as aulas, e afirmaram ser por via satélite. Os cursistas foram questionados sobre os aspectos favoráveis dessa modalidade de ensino e foram enfáticos em mencionar que estão satisfeitos, pois segundo os mesmos esta metodologia de ensino satisfaz as exigências progressivas do atual contexto social.

Com isso conclui-se que os programas de educação a distância no Brasil, especialmente no caso do sistema telepresencial, estão priorizando alunos que já estejam no mercado de trabalho porque é uma forma de atualizá-los e qualificá-los com conteúdos básicos que possibilitem enquadrá-los em uma perspectiva de formação continuada e permanente.

(28)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao longo deste estudo monográfico sobre a EAD, com um olhar especial em sua aplicação no município de Matões-MA, percebeu-se que essa modalidade de ensino apresenta-se hoje como um modelo de educação que possibilita a inovação dos procedimentos de ensino, o desenvolvimento de uma educação extra-escolar que se utiliza dos diversos meios eletrônicos de comunicação,possibilitando o acesso de novos públicos em locais distantes e dispersos geograficamente.

Educação a distância não é um “fast-food” em que o aluno se serve de algo pronto.É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo, de forma presencial e virtual.Com isso acredita-se hoje que o processo de construção do conhecimento é melhor desenvolvido quando conectamos, juntamos, acessamos o objeto de todos os pontos de vista, por todos os caminhos,integrando-os de forma mais rica possível.

Conclui-se ainda (segundo alguns pensamentos) que os problemas de hoje vêm das “soluções” de ontem. Assim como também, construir conhecimento hoje significa compreender todas as dimensões da realidade, captando e expressando essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.

Pois, no entanto os educadores desse município acreditam na mudança e na melhoria profissional, através principalmente dessas ferramentas tecnológicas, que surgiram para inovar a prática pedagógica da atualidade, fazendo com que a qualidade e as renovações cheguem a cada instante nas experiências de cada um, que dela faz parte.

Entretanto “A educação a distância recebe hoje ênfase por parecer algo inovador, mas na verdade existe desde o início das civilizações egípcias, gregas e romanas. Desenvolveu – se pelo avanço dos meios de comunicação, especificamente no último século, passado pela radio que foi disponibilizado no inicio do século 20, logo após pelo aparelho de TV, no final de década de 40; em seguida pelo computador e, recentemente pela internet que apesar de ter sido criada em 1969, só nos últimos anos, quando foi aberta para uso comercial, teve sua grande difusão.”

(29)

Falar de educação no Brasil é falar de valores culturais que fazem parte do nosso dia – a – dia, sendo também um meio de ascensão social. No entanto, alem da informação faz – se necessário o cultivo da consciência critica, capaz de selecionar informação para organizar o conhecimento cientifico e filosófico. É mister colocarmos a ciência e a tecnologia a serviço da humanidade para que se consolide o sonho de liberdade e principalmente no tocante à educação que é um dos caminhos para o sucesso profissional e pessoal.

Vê – se, portanto que esse ideal de crescimento e formação pessoal está intrínseco também nas mentes dos profissionais da educação – professores – com um olhar especial àqueles que acreditaram nessa modalidade de ensino, que inicialmente foi deveras criticada, mas que mostrou ser algo positivo e oportuno para a formação profissional de muitos professores que não podiam se deslocar de suas residências para realizarem estudos em outros municípios; realidade esta não somente de Matões, mas de inúmeros estados do Brasil. Assim, constatamos que a E a D tem contribuído para a melhoria educacional brasileira nos grandes e pequenos centros; e certamente os alunos são alvo de processo ensino aprendizagem serão melhor oportunizados de seus direitos, pois quando o professor está qualificado, trabalha melhor.

(30)

BIBLIOGRAFIA

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas, SP, autores associados, 1999.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez 1995.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Democratização da Educação: Ensino a distância como alternativa.

MARTINS, Francimary Macedo. Educação a Distância – São Luis: UEMA – NEAD, 2006.

MELLO, Mirian Coeli Dutra. In BALLALAI, Roberto. Testemunhos de aluno professores comunidades série cooperação técnica e cultural. CEN, Niterói. 1991.

MORAN, José Manoel. Mudanças na comunicação pessoal: gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica, São Paulo: Paulianas 1998

PRETI, Oreste (org.) Educação a Distância. Inícios e Indícios de um percurso. Cuiabá.

ROGERS, Carl. Liberdade para aprender em nossa década. Portanto alegre: Arte Médicas 1986.

(31)

Referências

Documentos relacionados

Assim, observando-se os Regimentos do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal temos que a melhor interpretação é a de que os embargos de declaração no

Embora a seleção de mutações de protease não tenha sido observada em indivíduos não submetidos a tratamento anterior com terapia antirretroviral (TARV) no estudo APV30002 e

Durante o tempo em que Moisés conduziu os filhos de Israel pelo Durante o tempo em que Moisés conduziu os filhos de Israel pelo ddes eser ertto, o, a a ggra rand nde e fo forç

Conforme apresentado inicialmente, o presente artigo teve como objetivo principal discutir algumas questões que tecem as estreitas e complexas relações entre

• Os saches de Fosfina, dos absorventes e o pó residual, desativados e secos, deverão ser enviados para o local de recebimento de embalagens, indicado na Nota Fiscal de Venda em

EXECUTOR: Serviço de Estatística e Computação

João Cândido de Oliveira, Nº 115, Cidade Jardim, Goiânia – GO, CEP: 74423-115 www.anhanguera.edu.br Administração ou Ciências Contábeis (Ver requisitos mínimos) Análise e

Na análise geral, observando o P-valor, demonstrou-se que as variáveis Despesa Geral, Renda per capita, Produto Interno Bruto, Despesa per capita, Desempenho Verde das Despesas,