• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão COPEX Programa Institucional de Monitoria.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão COPEX Programa Institucional de Monitoria."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO Coordenação de Pesquisa e Extensão – COPEX

Programa Institucional de Monitoria Edital 26/2017

Edital para seleção de Monitores remunerados e

não remunerados do Curso de

“ODONTOLOGIA” que integrarão o Programa de Monitoria do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO para o período letivo de 2017.2 e 2018.1.

A Coordenação de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO vem por meio deste Edital tornar público aos alunos regularmente matriculados no período letivo 2017.2 interessados em participar do Programa de Monitoria, que estão abertas vagas para seleção de Monitores Remunerados e Não Remunerados, para o período de 2017.2 – 2018.1, para o curso de graduação em “ODONTOLOGIA” do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, com a finalidade de desenvolver atividades acadêmicas de incentivo à docência, em diversas disciplinas ofertadas durante o referido período letivo.

1. Definição: O Programa de Monitoria consiste na ampliação do ensino no âmbito organizacional para os cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Tem como objetivos: despertar no aluno o interesse pela carreira docente; promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes; minorar problemas crônicos de repetência, evasão e falta de motivação comum em muitas disciplinas; contribuir para a melhoria da qualidade do ensino; vivenciar estratégias de ensino superior possíveis de ampliar-se para os diferentes segmentos da sociedade.

2. Objetivos da Monitoria:

2.1. O Projeto Político Institucional e o Regimento Interno do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO estabelecem como objetivos da Monitoria:

a) Proporcionar aos alunos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, oportunidade de participar em Projeto de Monitoria que possibilitem o aprofundamento em determinada área de conhecimento;

(2)

b) Criar condições para que os alunos possam desenvolver formas de pensamento e de comportamento ao trabalho científico independente, agindo como colaborador da produção acadêmica;

c) Colaborar com os professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades técnico-didáticas;

d) Promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes;

e) Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;

f) Inserir o Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO no processo de discussão nacional acerca da melhoria de qualidade dos cursos de graduação.

3. Dos candidatos

3.1. Para candidatar-se às vagas de Monitoria, Remunerada e Não Remunerada, e submeter-se ao processo seletivo para o Programa de Monitoria, os alunos deverão obedecer aos seguintes critérios:

3.1.1 Ser aluno regularmente matriculado nos cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO e ter sido aluno da disciplina objeto desta monitoria;

3.1.2 No caso dos alunos graduados ou transferidos, que tenham cursado a disciplina em outro(a) curso / instituição, o mesmo deve comprovar por meio de histórico e ementa ter cursado a disciplina nos últimos 05(cinco) anos;

3.1.3 Comprovar por meio do Histórico Escolar, já ter integralizado a disciplina objeto da seleção ou outra cujo conteúdo programático seja equivalente ao dela, com, no mínimo, nota 7,0 (sete), em ambos os casos;

3.1.4 A condição de reprovado na disciplina objeto da monitoria ou em qualquer outra que lhe seja pré-requisito, constitui impedimento para realizar a inscrição no processo seletivo, assim como condição impeditiva para investidura na monitoria;

3.1.5 Os alunos que já foram monitores remunerados de uma determinada disciplina por um período igual ou superior a 1 (um) ano não poderão concorrer para a vaga remunerada desta mesma disciplina.

3.1.6 Caso deseje concorrer para uma determinada disciplina no qual o aluno já foi monitor remunerado, por um período igual ou superior a 1 (um) ano, este

(3)

aluno somente poderá concorrer para as vagas não remuneradas desta disciplina.

3.1.7 Os (as) candidatos (as) deverão comparecer à prova escrita, portando comprovante de inscrição emitido pelo sistema COPEX ON – LINE no ato da inscrição e um documento com foto. O comprovante de inscrição é de caráter obrigatório, o não cumprimento desse item acarretará no impedimento da realização da prova.

3.1.8. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova escrita com 30 minutos de antecedência, munidos de caneta esferográfica azul ou preta.

3.1.9. Somente será admitida a entrada de candidato na sala, na qual realizará a prova, até ás 09h00min, com tolerância máxima de 20 minutos.

3.1.10 Os itens deste edital também se aplicam aos candidatos sabatistas, exceto em se tratando de horário, local e data, estes deverão aguardar publicação no site da instituição com estas informações para realização da prova.

4. Bolsas de Monitoria.

4.1 A distribuição de disciplinas Remuneradas e Não Remuneradas está descrita no quadro do item 9 deste edital.

4.2 O Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO poderá conceder 01 (uma) bolsa de monitoria, aos alunos aprovados em primeiro lugar para as disciplinas remuneradas, constate no item 9 (nove) deste edital.

reais).

4.3 A bolsa de monitoria corresponderá ao valor de R$ 200,00 (duzentos

4.4 O benefício da bolsa terá início quando da admissão oficial do aluno no Programa de Monitoria.

4.5 O benefício da bolsa encerrar-se-á na última mensalidade do contrato subsequente aquele vigente quando da admissão do monitor.

4.6 A concessão da bolsa de monitoria terá uma duração 10 (meses), não será pago os meses de janeiro e julho (férias).

4.7 Não será permitida a acumulação do benefício da bolsa de monitoria com a bolsa de iniciação científica, bolsa de extensão e/ou com qualquer outro benefício ou desconto concedido pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO.

(4)

4.8 A bolsa de monitoria poderá ser cancelada, a qualquer tempo, pela Direção da UNILEÃO, COPEX, Professor(a) Orientador(a) ou Coordenação do Curso, em razão de desempenho insatisfatório do(a) monitor(a).

4.9 A concessão da bolsa será destinada ao aluno que concorreu para uma disciplina remunerada e for classificado em primeiro lugar.

4.10 Para este edital, não será concedido nenhum tipo de benefício aos alunos aprovados para a monitoria remunerada e não-remunerada tais como: benefício para vale-transporte, alimentação, xerox, entre outros benefícios desta mesma natureza.

5. Das Inscrições

5.1 Períodos de Inscrição: 23 de agosto a 04 de setembro 2017.

5.2. Para os alunos que concorrerão à monitoria REMUNERADA, as inscrições deverão ser feitas pelo sistema COPEX on line no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (http://copex.leaosampaio.edu.br/). Para esta modalidade os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 (dez reais), nos Núcleos Financeiros dos campi Saúde, CRAJUBAR e Lagoa Seca do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO;

5.3. Para os alunos que concorrerão a monitoria NÃO REMUNERADA, as inscrições deverão ser feitas pelo sistema COPEX on line no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (HTTP://www.leaosampaio.edu.br), não existindo para esta modalidade pagamento da taxa de inscrição;

5.4 Para os alunos que concorrerão à monitoria REMUNERADA, em hipótese alguma a taxa de inscrição será devolvida ao candidato caso a sua inscrição seja indeferida ou exista alguma irregularidade segundo o presente edital.

Seletivo.

5.5 O aluno poderá concorrer somente a uma vaga a cada Processo

5.6 Para realizar a inscrição o aluno deverá acessar site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO (http://copex.leaosampaio.edu.br/), localizar o link COPEX on line, acessá-lo, após este processo o aluno deverá:

a. Identificar-se como aluno;

b. Inserir o seu login do aluno on line ;

c. Caso seja o primeiro acesso à COPEX ONLINE, dirigir-se à COPEX do seu Campus para efetuar seu cadastro no banco de dados;

(5)

d. Após o cadastro, efetuar o primeiro login com a senha: 123456 e. Alterar a senha;

f. Retornar ao sistema com a nova senha;

g. Preencher a ficha de inscrição para o Programa de Monitoria.

6. Das Provas

6.1 As provas teóricas (primeira etapa) serão realizadas no Campus

Saúde, para todos os cursos de graduação da UNILEÃO no dia 09 de

setembro de 2017, às 09h00min.

6.2 As provas práticas, entrevistas e etc. (segunda etapa) ocorrerão no período de 18 e 19 de setembro de 2017, com horário e local divulgado no mural da COPEX nos campi Lagoa Seca, Saúde e CRAJUBAR.

7. Da Seleção

7.1 A classificação dos candidatos, até o limite do número de vagas recomendadas para cada Projeto de Monitoria, será realizada de acordo com a ordem decrescente da média ponderada (M) entre a nota obtida na(s) prova(s) de seleção (P), a nota obtida na disciplina (D) e o Coeficiente de Rendimento Escolar (C), com pesos 5, 3 e 2 respectivamente, calculada conforme a seguinte expressão: M = (Px5) + (Dx3) + (Cx2)/10 ≥ 8,0.

7.2 Eliminar-se-á o candidato que não obtiver nota (P) igual ou superior a 8,0 (oito) na(s) prova(s) de seleção mencionada(s) no parágrafo anterior.

7.2.1 não poderá concorrer a seleção de monitoria, o candidato que não possuir a nota da disciplina (D) maior ou igual a 7,0 (sete).

7.2.2 Será aprovado o candidato que conseguir, na média final da seleção de monitoria, nota mínima igual ou superior a 8,0.

7.3 Em caso de empate, classificar-se-á o candidato que obtiver a maior nota na(s) prova(s) de seleção. Persistindo o empate, será classificado o candidato que tenha obtido a maior nota na disciplina. Persistindo o empate, será classificado o candidato que tenha maior idade.

8. Divulgação do Resultado

8.1 O resultado parcial será divulgado pela COPEX no dia 13 de setembro de 2017, para disciplinas que apresentarem apenas a primeira etapa (prova teórica) e no dia 21 de setembro de 2017, para disciplinas que

(6)

apresentarem segunda etapa (prova prática, entrevista, etc.). Após a divulgação do resultado, o candidato selecionado deverá comparecer à COPEX dos campi CRAJUBAR, Saúde e Lagoa Seca, de acordo com as datas dispostas no cronograma deste edital, para entrega de 02 vias dos seguintes documentos:

1 – Termo de Compromisso do Monitor (seja Remunerado ou Não Remunerado);

2 – Dados Cadastrais; 3– Horário de Monitoria; 4 – Horário Acadêmico; 5 – Plano de Trabalho;

9. Disciplinas que estão oferecendo vagas para o período letivo 2017.2 e 2018.1.

Curso de Graduação em Odontologia

DISCIPLINA VAGAS CATEGORIA

GENÉTICA 02 NÃO REMUNERADA

FISIOLOGIA HUMANA 02 REMUNERADA

ANATOMIA HUMANA 06 REMUNERADA

ANATOMIA BUCOFACIAL 08 REMUNERADA

CIRURGIA ODONTOLÓGICA 1 06 NÃO REMUNERADA

BIOESTATÍSTICA 06 NÃO REMUNERADA

METODOLOGIA DA PESQUISA EAD 02 NÃO REMUNERADA

FARMACOLOGIA 04 REMUNERADA

IMAGENOLOGIA 02 REMUNERADA

DENTÍSTICA 05 REMUNERADA

ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL 03 REMUNERADA

BIOQUÍMICA BÁSICA 02 NÃO REMUNERADA

PRÓTESE 2 03 REMUNERADA

PRÓTESE 3 03 REMUNERADA

INTRODUÇÃO AOS MATERIAIS DENTÁRIOS 05 REMUNERADA

(7)

10. Considerações Finais

10.1. Os candidatos que forem chamados e não puderem assumir satisfatoriamente as atividades da monitoria serão imediatamente substituídos pelos seus subsequentes na classificação da listagem oficial;

10.2. As vagas de monitoria decorrentes de desistência voluntária oudispensa de monitor por desempenho insatisfatório poderão ser ocupadas obedecendo-se a ordem da listagem oficial dos candidatos aprovados, em caso de interesse do (a) professor (a) da disciplina;

10.3. Os alunos vinculados aos diversos cursos de graduação do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO poderão integrar o Programa de Monitoria na condição de monitores, inclusive na modalidade remunerada, entretanto a condição de monitor não proporciona vínculo empregatício, por tanto, não acarretará em pagamento de salário pelas atividades desenvolvidas;

10.4. A carga horária semanal a ser cumprida pelo monitor será de 08 (oito) horas relógio, durante todo o período de vigência deste edital.

10.5. O aluno se disponibilizará por 8 horas semanais, considerando a didática monitor e professor, onde semanalmente, um dos horários da monitoria, deverá coincidir com a aula da disciplina de acordo com o horário acadêmico, exceto para os cursos que funcionam em apenas um turno.

10.6 Durante a realização da semana de AV1 e AV2 o monitor deverá cumprir apenas 04 (quatro) horas de atividades de monitoria, as demais 04 (quatro) horas só deverão ser utilizadas se/quando solicitado pelo professor orientador (ex: atividades extras).

10.7 A carga horária será contabilizada através do somatório da carga horária mensal desenvolvida pelo monitor. A carga horária total do certificado não excederá 320 horas.

10.8 Não será contabilizada a carga horária dos meses de férias (janeiro e julho) e/ou dias em que não houver monitoria;

10.9 O horário das atividades de monitoria, não poderá coincidir com o das atividades curriculares do candidato;

(8)

10.10 Não será permitido ao candidato exercer mais de uma monitoria no mesmo período letivo, independente da modalidade;

10.11 Será concedido um Certificado de Monitoria, pela COPEX, apenas ao aluno que obtiver uma participação igual ou superior a 50% nas atividades e na frequência de Monitoria, equivalente a 160 horas correspondentes a cinco meses, e que tenha cumprido todas as exigências do programa.

10.12 A carga horária total da monitoria corresponderá ao quantitativo de horas cumpridas entre os meses de setembro e dezembro de 2017 e os meses de fevereiro, março, abril, maio, junho, (até o último dia de AVF), agosto e setembro de 2018.

10.12.1 Não serão computados na carga horaria total da monitoria o período após a AVF e o período de férias dos alunos.

10.13 No exercício de suas atividades de ensino (didáticas, pedagógicas) de pesquisa (científicas), de extensão (Programas, projetos, cursos, eventos, ligas acadêmicas), artísticas, culturais, gestão colegiada (centro acadêmico, representação estudantil) e afins, o monitor não poderá cobrar para ministrar aulas ou qualquer que seja a atividades descritas acima enquanto durar a sua condição de monitor (seja no seu horário de monitoria ou não) no âmbito do Centro Universitário Leão Sampaio.

10.14 Após o envio dos Relatórios, a Coordenação de Pesquisa e Extensão terá um prazo de até 90 (noventa) dias corridos para a emissão dos certificados de alunos-monitores e das certidões de professores-orientadores;

10.15 Uma vez integralizado as atividades acadêmicas curriculares (da monitoria), o aluno monitor estará automaticamente desligado da monitoria. No caso de colação de grau, o aluno deverá entregar o termo de desligamento.

10.16 O não cumprimento do estabelecido neste edital por qualquer uma das partes responsáveis (alunos-monitores, professores-orientadores, coordenadores de cursos) terá como consequência a não emissão de certificado e de certidão, pela Coordenação de Pesquisa e Extensão;

10.17 Ao inscrever-se no processo seletivo, o (a) candidato (a) reconhece e aceita as normas estabelecidas por este edital e a Política Institucional de Monitoria.

10.18 A relação final de aprovados será publicada, no site do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO, no mural da Coordenação de Pesquisa e Extensão e dos respectivos cursos.

(9)

10.19 O (a) candidato (a) que desejar interpor recursos contra os resultados parciais das provas objetivas disporá de um dia útil para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação do resultado da prova escrita, no horário das 9h às 18h, ininterruptamente.

10.20 Informações adicionais e esclarecimentos sobre o processo seletivo serão obtidos na Coordenação de Pesquisa e Extensão – COPEX, pelo telefone (88) 2101 – 1058 (Campus Saúde), (88) 2101 – 1076 (Campus Saúde), (88) 2101 1078 (Campus Lagoa Seca), (88) 2101 1020 (Campus CRAJUBAR) e ou pelo e-mail

copex@leaosampaio.edu.br;

10.21 Os casos omissos serão decididos pela Coordenação de Pesquisa e Extensão juntamente com a Pró-Reitoria Pedagógica do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO;

10.22 Este edital entra em vigor na data de sua publicação na página do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO, revogadas as disposições em contrário.

Juazeiro do Norte - CE, 23 de agosto de 2017. Prof. Jaime Romero de Sousa

(10)

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA CRONOGRAMA

23 de agosto a 04

de setembro Período de inscrição do (a) aluno (a);

09 de setembro Realização da Primeira Etapa: provas teóricas no Campus Saúde;

13 de setembro

Resultado Parcial da Primeira Etapa (teórica);

14 de setembro

Interposição e análise de Recurso da Primeira Etapa (teórica);

15 de setembro

Resultado Final da Primeira Etapa (teórica);

18 e 19 de

setembro Realização de Provas Práticas/Entrevistas (para disciplinas que apresentarem segunda etapa);

18 a 22 de

setembro disciplinas que apresentaram apenas a primeira Admissão dos candidatos aprovados em etapa; (Entrega de documentação na COPEX)

21 de setembro Resultado Parcial da Segunda Etapa (Provas práticas, entrevistas, etc.)

22 de setembro Interposição e análise de Recurso da Segunda Etapa;

25 de setembro Resultado Final da Segunda Etapa; 25 e 29 de

setembro

Admissão dos candidatos aprovados em disciplinas que apresentaram segunda etapa;

(Entrega de documentação na COPEX)

02 de outubro Início das atividades de monitoria para todos os candidatos aprovados no processo seletivo.

07 de outubro de 2017

Reunião com todos os monitores e professores coordenadores de

(11)

ANEXO

Conteúdo Programático Disciplina: Genética

Professor (a): Edinardo Fagner Ferreira Matias

Conteúdo: Introdução á Genética - Conceitos Gerais e Aplicações (Gene, Genoma,

Cromossomo, Cariótipo) - Estrutura do DNA - Processos de Replicação, Transcrição e Tradução Biotecnologia - Projeto Genoma - Clonagem e Terapia Gênica - Transgênicos Genética Do Câncer - Conceitos, Classificação E Manifestações.

Disciplina: Fisiologia Humana

Professor (a): Edinardo Fagner Ferreira Matias

Conteúdo: Fisiologia da Membrana e Sistema Muscular Sistema Excretor/Renal Sistema

Endócrino

Disciplina: Anatomia Humana

Professor (a): Flórido Sampaio Neves Peixoto

Conteúdo: Sistemas: Tegumentar, Esquelético, Articular, Muscular, Cardiovascular,

Linfático, Respiratório, Digestório, Urinário, Reprodutores e Nervoso.

Disciplina: Anatomia Bucofacial

Professor (a): Ivo Cavalcante Pita Neto

Conteúdo: Todo o Conteúdo da Disciplina de Anatomia Bucofacial

Disciplina: Cirurgia Odontológica I Professor (a): Ivo Cavalcante Pita Neto

(12)

Disciplina: Bioestatística

Professor (a): João Marcos Ferreira De Lima Silva

Conteúdo: Tipos De Variáveis, Tipos De Amostragens, Frequência Relativa E Absoluta,

Medidas De Tendência Central E Dispersão, Interpretação Dos Testes De Hipóteses E De Associação.

Disciplina: Metodologia Da Pesquisa Ead

Professor (a): João Marcos Ferreira De Lima Silva

Conteúdo: Tipos De Conhecimentos, Estudo De Revisão, Técnicas E Processo De

Fichamento, Tipos De Citação E Plágio, Estudos Longitudinais, Pesquisa Qualitativa E Quantitativa, Estudo Transversal, Estudo De Caso E Serie De Casos, Estudo De Caso-Controle E Coorte, Componentes De Um Projeto De Pesquisa E Ética Em Pesquisa.

Disciplina: Farmacologia Professor (a): Ana Luiza Aguiar

Conteúdo: Farmacocinética Farmacodinâmica Antihipertensivos Aines Glicocorticóides

Antibacterianos Benzodiazepínicos Analgésicos Opióides

Disciplina: Imagenologia

Professor (a): Thyago Leite Campos De Araújo

Conteúdo: Técnica Radiográfica Intrabucal Processamento Radiográfico Características

Radiográficas Dos Cistos E Tumores Odontogênicos Panorâmica Biossegurança Em Radiologia Odontológica

Disciplina: Dentística

Professor (a): Diala Aretha De Souza Feitosa

Conteúdo: Nomenclatura E Classificação Das Cavidades, Instrumentos Manuais E

Rotatórios, Isolamento Do Campo Operatório, Princípios Gerais Dos Preparos Cavitários, Preparo E Restauração Para Amalgama (Classe I E Classe Ii), Sistemas Adesivos, Fotoativação E Unidades Fotoativadoras, Preparo E Restauração Para Resina Composta Em Dentes Posteriores (Classes I E Ii) E Anteriores (Classes Iii E Iv).

(13)

Disciplina: Anatomia e Escultura Dental Professor (a): Mario Correia de Oliveira Neto

Conteúdo: Teórico : Unidade I:

S R Histoestrutural Dos Dentes 1.6. I O Q N S R N O S N P

Identificar Os Termos P

Generalidades Dos Dentes Permanentes: 2.1. Identificar As Partes Constituintes Da Coroa De Um Elemento Dentário 2.2. Conhecer A Nomenclatura Das Faces, Bordas E Ângulos, Na Coroa De Um Elemento Dentário 2.3. Diferenciar As Características Da Coroa Dos Elementos Dentários 2.4. Reconhecer A Divisão Da Coroa Dentária Em Diferentes Terços (Vertical E Horizontal) E A Sua Nomenclatura 2.5. Identificar Os Pontos De Maior Convexidade E De Convergência Da Coroa De Um Elemento Dentário 2.6. Conhecer A Face Oclusal Da Coroa De Um Elemento Dentário E As Suas Partes Constituintes 2.7. Diferenciar Colo Anatômico E Colo Clínico 2.8. Localizar Qualquer Estrutura Na Coroa De Um Elemento Dentário Através Dos Conhecimentos De Nomenclatura Adquiridos. 3. Anatomia De Incisivos: 3.1. Função Dos Incisivos 3.2. Generalidades Sobre Os Incisivos 3.3. Identificação Numérica Dos Incisivos 3.4. Conhecer A Morfologia Da Coroa Dos Incisivos E Identificar Todos Os Seus Acidentes Anatômicos, Convexidades E Convergências. 3.5. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Incisivos Superiores E Inferiores. 3.6. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Os Incisivos Centrais E Laterais Superiores. 3.7. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Os Incisivos Centrais E Laterais Inferiores 4. Anatomia De Caninos: 4.1. Função Dos Caninos 4.2. Generalidades Sobre Os Caninos 4.3. Identificação Numérica Dos Caninos 4.4. Conhecer A Morfologia Da Coroa Dos Caninos E Identificar Todos Os Seus Acidentes Anatômicos, Convexidades E Convergências. 4.5. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Caninos Superiores E Inferiores. Unidade 2: 5. Anatomia De Pré-Molares: 5.1. Função Dos Pré-Molares 5.2. Generalidades Sobre Os Pré-Molares 5.3. Identificação Numérica Dos Pré-Molares 5.4. Conhecer A Morfologia Da Coroa Dos Pré-Molares E Identificar Todos Os Seus Acidentes Anatômicos, Convexidades E Convergências. 5.5. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Pré-Molares Superiores E Inferiores. 5.6. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Os 1° Pré-

(14)

Molares E Os 2°Pré-Molares Superiores. 5.7. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Os 1° Pré-Molares E Os 2°Pré-Molares Inferiores. 6. Anatomia De Molares Superiores: 6.1. Função Dos Molares 6.2. Generalidades Sobre Os Molares 6.3. Identificação Numérica Dos Molares Superiores 6.4. Conhecer A Morfologia Da Coroa Dos Molares Superiores E Identificar Todos Os Seus Acidentes Anatômicos, Convexidades E Convergências. 6.5. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Os 1° Molares E Os 2°Molares Superiores. 7. Anatomia De Molares Inferiores: 7.1. Identificação Numérica Dos Molares Inferiores 7.2. Conhecer A Morfologia Da Coroa Dos Molares Inferiores E Identificar Todos Os Seus Acidentes Anatômicos, Convexidades E Convergências. 7.3. Reconhecer As Características Diferenciais Entre Os 1° Molares E Os 2°Molares Inferiores Reconhecer As Características O M S P U “ k L ” Materiais Usados Na Disciplina E Exercícios De Gotejamento: 8.1. Apresentação Do Instrumental E Material 8.2. Conhecimento Prático Da Utilização Dos Instrumentais E Materiais Utilizados Na Disciplina 8.3. Aplicação De Exercícios Sobre A Técnica Do Enceramento Progressivo 8.4. Desenvolver Habilidade Manual Na Escultura Progressiva 8.4.1. Enceramento Progressivo Do Incisivo Central Superior: Aplicar O Conhecimento Teórico Adquirido Sobre O Incisivo Central Superior Esculpindo E Reproduzindo Detalhes Anatômicos Deste Elemento Em Manequim Específico. 8.4.2. Enceramento Progressivo Do Canino Superior: Aplicar O Conhecimento Teórico Adquirido Sobre O Canino Superior, Esculpindo E Reproduzindo Detalhes Anatômicos Deste Elemento Em Manequim Específico. Unidade Ii: 8.4.3. Enceramento Progressivo Do Primeiro Pré-Molar Superior: Aplicar O Conhecimento Teórico Adquirido Sobre O 1°Pré-Molar Superior, Esculpindo E Reproduzindo Detalhes Anatômicos Deste Elemento Em Manequim Específico. 8.4.4. Enceramento Progressivo Do Primeiro Molar Superior: Aplicar O Conhecimento Teórico Adquirido Sobre O 1°Molar Superior, Esculpindo E Reproduzindo Detalhes Anatômicos Deste Elemento Em Manequim Específico.

Disciplina: Bioquímica Básica

Professor (a): Alison Honorio De Oliveira Conteúdo: Bioquímica Da Vida E Metabólica

(15)

Disciplina: Prótese 2

Professor (a): Viviane Maria Gonçalves De Figueiredo

Conteúdo: Planejamento E Execução -Introdução A Prótese Parcial Removível; -Exame

Clínico, Análise Da Oclusão, Diagnóstico E Prognóstico; Classificação Dos Arcos; Moldagem Inicial, Gesso Odontológico E Montagem Em Asa; Biomecânica Da Ppr; -Delineadores E Delineamento; -Elementos Constituintes Da Ppr; -Planejamento E Desenho; -Preparo De Boca. Da Moldagem A Instalação -Técnicas E Materiais De Moldagem Em Ppr; -Ligas Metálicas E Técnicas De Fundição; -Prova Da Infraestrutura Metálica E Relações Maxilomandibulares; -Seleção De Dentes; -Prova Estética E Funcional; -Instalação, Ajustes, Higienização E Proservação; -Prótese Removível Não Convencional

Disciplina: Prótese 3

Professor (a): Viviane Maria Gonçalves De Figueiredo

Conteúdo: Unidade 1: Planejamento Em Prótese Parcial Fixa 1.1 Introdução A Prótese

Parcial Fixa; 1.2 Exame Clínico E Radiográfico; 1.3 Patologias Oclusais; Disfunção Temporomandibular E Bruxismo; 1.4 Diagnóstico E Planejamento; 1.5 Plano De Tratamento Integrado; Unidade 2: Princípios E Preparos Para Coroa Total 2.1 Princípios Biomecânicos E Estéticos Dos Preparos Dentais; 2.2 Inter-Relação Periodontia E Prótese 2.3 Preparos Dentais Para Coroa Metalocerâmica; Unidade 3: Reconstruções Dentais Com Finalidades Protéticas 3.1 Retentores Intrarradiculares; 3.2 Coroas Temporárias; 3.3 Materiais E Técnicas De Moldagem Em Prótese Fixa; 3.4 Cerâmicas Odontológicas E Próteses Livres De Metal; Unidade 4: Relação Maxilomandibular, Asa E Estética 4.1 Posição De Trabalho: Relação Cêntrica, Oclusão Em Relação Cêntrica, Máxima Intercuspidação Habitual; 4.2 Registros Oclusais E A Importância Do Articulador Semi-Ajustável; 4.3 Seleção Da Cor; 4.4 Prova Do Coping; 4.5 Prova Estética E Funcional; Unidade 5: Cimentação, Higienização E Proservação 5.1 Cimentação E Tipos De Cimento; 5.2 Orientações De Higienização; 5.3 Proservação Da Reabilitação Oral Por Meio De Consultas De Manutenção;

(16)

Disciplina: Introdução Aos Materiais Dentários Professor (a): Natasha Muniz Fontes

Conteúdo: Produtos À Base De Hidróxido De Cálcio: Composição, Propriedades;

Mecanismo De Ação; Tipos De Hidróxido De Cálcio: Pó, Pasta, Solução, Suspensão, Cimentos; Indicações, Armazenagem E Manipulação. Cimento De Óxido De Zinco E Eugenol: Composição; Propriedades; Mecanismo De Ação; Classificação (Tipos); Indicações; Armazenagem; Manipulação; Proporcionamento Pó/Líquido, Espatulação E Aplicação. Cimento De Ionômero De Vidro: Apresentações Comerciais; Composição; Reação De Presa; Classificações De Acordo Com A Indicação E Com A Composição; Propriedades Biológicas E Físicas; O Flúor Nos Ionômeros De Vidro; Adesão Dos Ionômeros De Vidro À Estrutura Dental E Outros Substratos; Indicações; Manipulação: Armazenagem Do Material, Material E Instrumental Necessários, Condicionadores Para Esmalte/Dentina, Proporcionamento Pó/Líquido, Espatulação, Aplicação E Proteção Dos Ionômeros De Vidro; Fatores Que Interferem Nas Propriedades Dos Cimentos De Ionômero De Vidro. Amálgama De Prata: Composição, Classificação, Indicação E Contra-Indicação, Toxicidade Do Mercúrio, Apresentação Comercial, Manipulação, Trituração, Reação De Presa, Propriedades Mecânicas E Químicas (Corrosão E Creep), Propriedades Termofísicas (Coeficiente De Expansão Térmico Linear). Resina Composta: Histórico, Composição Atual, Classificação, Indicação E Contra-Indicação, Reação De Presa (Ativação Química E Física), Propriedades Mecânicas E Ópticas (Cor, Translucidez, Matiz, Croma, Valor, Fluorescência), Estrutura Molecular Do Componente Orgânico; Manipulação E Inserção Em Cavidades Artificiais. Referências Bibliográficas: Chain, M. C. Materiais Dentários. Porto Alegre: Artes Médicas, 2013. Anusavice, K. J. Phillips Materiais Dentários. 11 Ed. Rio De Janeiro: Elsevier, 2005. *P ’ M rios.

Disciplina: Periodontia I

Professor (a): Luciana Mara Peixoto Araujo

Conteúdo: Anatomia periodontal diagnóstico e tratamento das doenças periodontais exames

Referências

Documentos relacionados

UNlVERSroADE FEDERAL DO RlO GRANDE DO SuL Reitora: Prof. Wrana Maria Panizzi FACULDADE DE CIÊNCLVS ECONÔMICAS.. Diretora: Prof. Otilia Beatriz Kroeff Carrion CENTRO DE ESTUDOS

agenda de pesquisa latino-americana sobre relações internacionais e problemas e políticas de segurança é, em grande medida, defensiva, diferentes agentes (entre os quais

PERMITE A OPERAÇÃO COM UM NÚMERO VARIÁVEL DE PARÂMETROS, POIS SOMEN- PERMITE A OPERAÇÃO COM UM NÚMERO VARIÁVEL DE PARÂMETROS, POIS SOMEN- PERMITE A OPERAÇÃO COM UM

Para atingir o último objetivo específico que é analisar a moderação do jeitinho brasileiro e do direito de posse do consumidor na influência de comportamentos

O controlo remoto fica programado para a modalidade de funcionamento remoto que corresponde a: funcionamento em modalidade aquecimento e sanitário activada, funcionamento

Pipraeidea melanonota; Saíra-viúva; Fawn-breasted Tanager Tangara seledon; Saíra-sete-cores; Green-headed Tanager Tangara cyanocephala; Saíra-militar; Red-necked Tanager

Isabel Maria Leite de Antas de Oliveira, que vive (em 2011) viúva e doente num Lar no Porto. Casou em 2.5.1951 com Paulo de Melo Mexia Pinto de Mesquita, nascido em

Numa primeira fase é efectuada uma análise descritiva das variáveis relativas à incerteza da envolvente organizacional, utilidade da informação de extensão larga