• Nenhum resultado encontrado

1 OBJETIVO 2 GLOSSÁRIO DE TERMOS ESPECÍFICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 OBJETIVO 2 GLOSSÁRIO DE TERMOS ESPECÍFICOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

1 OBJETIVO

O objetivo deste anexo é a definição básica de Procedimentos para Elaboração de Serviços Topográficos para Levantamento Planialtimétrico Cadastral como subsídio à elaboração de Projetos de Engenharia visando a Elaboração dos Projetos de Engenharia para as novas linhas e ligações do Metrô da rmbh – Lotes 1 e 2.

Os serviços deverão ser realizados a fim de atender as normas técnicas pertinentes à área, como:  Recomendações para Levantamentos Relativos Estáticos – GPS, do IBGE;

 Norma ABNT NBR-13.133/1994;  Norma ABNT NBR-15.309/2005.

Caso ocorra alguma omissão neste Termo de Referência, valerão a melhor técnica corrente e as normas técnicas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

2 GLOSSÁRIO DE TERMOS ESPECÍFICOS

Acurácia: é o grau de aproximação de uma grandeza ao seu valor verdadeiro; exatidão de uma operação.

Altura Geométrica (h): é a distância de um ponto situado na superfície física (topográfica) até a superfície elipsoidal, sendo também conhecida como altitude geométrica. É a grandeza obtida diretamente pelo GNSS.

Altura Ortométrica (H): é a distância de um ponto situado na superfície física (topográfica) até a superfície geoidal (superfície equipotencial que mais se aproxima ao nível médio não perturbado dos mares, prolongado sob os continentes, também conhecido como Referência de Nível, conforme Figura 1. Está vinculada ao campo de gravidade da Terra e tem, portanto, um comportamento não definido matematicamente.

Figura 1: Relação entre as superfícies elipsoidal e geoidal.

(2)

2

Nota: Várias pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de dotar o GNSS da capacidade de proporcionar altitude ortométrica. Neste sentido o IBGE disponibiliza, em seu site, a versão MAPGEO2004, com acurácia da ordem de 0,5 m, em grande parte do território brasileiro. Para o transporte de altitude por tecnologia GNSS, a ondulação (N) deve ser obtida, a partir da interpolação do programa MAPGEO2004 ou àqueles recomendados pelo IBGE. A Fórmula utilizada para este fim é: H= h-N

Ambiguidade (N): é o número inteiro de ciclos da onda imediatamente antes do início do rastreio, em linguagem GNSS, cuja determinação requer tempo adicional de observação.

Barco: é o acessório utilizado para serviços de batimetria em cursos de água de médio e grande porte. Ecobatímetro: é o instrumento de precisão utilizado para levantamentos batimétricos, fornecendo cotas

submersas, através de ondas sonoras.

Estação Total: é o equipamento eletrônico de precisão utilizado para obtenção de distâncias, coordenadas e ângulos horizontais e verticais. É capaz de armazenar os dados, a serem posteriormente descarregados no sistema computacional, para serem operados em software topográfico ou para serem armazenados e transportados do campo para o escritório.

IBGE: é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Órgão da Administração Pública Federal, responsável pela gestão do Sistema Geodésico Brasileiro, pelo banco de dados estatísticos do território nacional, dentre outras atividades.

Laser Scanner 3D, Perfilamento a Laser ou LIDAR: método para a determinação de coordenadas tridimensionais de pontos na superfície da terra. Seu funcionamento baseia-se na utilização de um pulso de laser que é disparado na direção da superfície. Ao atingir a superfície, parte do sinal emitido é refletida na direção do sensor. O sensor mede tanto a intensidade do sinal de retorno, como também o tempo decorrido entre a emissão e a captação do retorno, que é usado para calcular a distância sensor-objeto, considerando que o pulso laser se propaga à velocidade da luz. Com base na distância entre o sensor e a superfície da terra e a orientação do raio, é determinada a posição tridimensional do local de onde o raio é refletido. Como a varredura é efetuada a partir da aeronave, junto com a superfície do terreno outros objetos acima da mesma, como a copa das árvores e telhados, são medidos. Esse tipo de sistema também é chamado de LIDAR (Light Detection And Ranging).

Marco Geodésico: é o marco de concreto, com pino de referência e placa metálica de identificação, georreferenciado ao Sistema Geodésico Brasileiro, através de receptores e técnicas GNSS de precisão. Tem como objetivo referenciar todos os serviços topográficos de levantamento, demarcação, implantação e acompanhamento de obras de engenharia em geral;

Marco Principal: é o marco geodésico centralizado em relação à área do projeto e ajustado ao Sistema Geodésico Brasileiro através do método relativo estático clássico, adotado pelo IBGE. Esse ajustamento é feito a partir dos vértices da Rede Fundamental;

Marcos Geodésicos Secundários: são marcos geodésicos ajustados ao Marco Principal através do método relativo estático clássico ou estático rápido, conforme o caso;

Multicaminho: é o recebimento de sinal vindo de vários caminhos diferentes, em linguagem GNSS. Ocorre quando o sinal transmitido pelo satélite é refletido por superfícies interferentes, fazendo com que o receptor colete tanto as ondas transmitidas diretamente pelos satélites, quanto àquelas vindas indiretamente.

Nível de Precisão: é o instrumento para execução de nivelamentos geométricos.

Precisão: é o nível de consistência entre os valores observados, sua repetibilidade ou grau de dispersão. RBMC: é a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo – Estações do IBGE, com coordenadas

conhecidas, dotadas de receptores GNSS monitorados continuamente, cujas leituras são disponibilizadas para os usuários para ajustes de seus posicionamentos.

(3)

3

Receptor GNSS de precisão: é o equipamento eletrônico de precisão geodésica que recebe os sinais emitidos pelos diversos satélites que compõem o sistema GNSS (Global Navigation Satellite System) e determina a posição espacial, fornecendo coordenadas terrestres, através de técnicas diversas.

Receptor GPS de Navegação: é o instrumento portátil ou de navegação utilizado para posicionamento e obtenção de coordenadas de precisão adequadas para diagnósticos iniciais e cadastros expeditos de pontos de interesse.

RINEX (Receiver Independent Exchange Format): é o formato utilizado para integrar dados de receptores de diferentes fabricantes.

Softwares: são os aplicativos para coleta e processamento de dados de topografia e desenvolvimento de projetos, dotados de módulos para processamento de cálculos de coordenadas, volumes de terraplenagem, projetos e elaboração de notas de serviço, possibilitando tratamento gráfico compatível e fornecimento de arquivo digital em formato definido pelo Órgão Contratante.

Teodolito: é o instrumento ótico com dispositivo para medição de ângulos horizontais e verticais, destinado à execução de serviços topográficos convencionais.

Topografia: é a ciência e arte de caracterizar graficamente o relevo de uma porção de terreno, baseado na trigonometria plana, obtida a partir do levantamento com utilização de instrumento óptico de precisão para medição angular e linear. A topografia define com precisão as medidas de área, a variação dos níveis, o alinhamento do objeto cadastrado, o eixo de locação, as seções transversais, o cadastro do objeto e permite, ainda, definir volumes em geral.

Vértices da Rede Fundamental: são aqueles que compõem a Rede Ativa RBMC/RIBaC (RIBaC – Rede INCRA de Bases Comunitárias) e as Redes Passivas GNSS homologadas pelo IBGE.

(4)

4

3 ESTUDOS TOPOGRÁFICOS A SEREM REALIZADOS

3.1 Levantamentos Complementares

Caso seja necessário levantamento complementar ao que será oferecido pela METROMINAS, poderão ser precedidos levantamentos complementares a este com equipamentos em Terra com mesmas precisões e tolerâncias descritas anteriormente.

Assim, deverão ser cadastradas todas as incidências de interesse do projeto a fim de complementar o que não pode ser realizado via Aerolevantamento, tais como:

 Confirmação de detalhamento das vias de acesso existentes, incluindo dimensões e tipos de calçadas e meios-fios;

 Confirmação de Detalhamento das divisas e muros, incluindo: tipo, comprimento, espessura, altura e estado de conservação;

 Confirmação dos elementos da via permanente da metrovia e ferrovia porventura existente (postes, altura de cabos, dimensões do lastro, eixo dos trilhos, etc.)

 Levantamento das edificações residenciais, comerciais, industriais, eclesiásticas e de serviços públicos existentes, incluindo localização, tipo, dimensões horizontais e verticais, cota do piso de entrada e estado de conservação;

 Detalhamento de poços e caixas coletoras de águas, esgotos e sistemas de drenagem, incluindo dimensões, tipos de tampa, cota de topo e fundo, diâmetro e nível das geratrizes dos tubos de entrada e saída existentes;

 Localização, tipo e dimensões de caixas de passagem e distribuição, quadros de luz e sistemas de comunicação existentes;

 Localização de dutos subterrâneos de: gás, energia elétrica e comunicação;  Localização de tanques subterrâneos de combustível;

 Identificação de ocorrências de materiais de construção e jazidas;

Ressalta-se que as informações de tais levantamentos são adicionais ao que não pode ser levantado via LIDAR, não sendo objeto de repetição do mesmo serviço anterior, e deverão ser agregadas aos arquivos resultantes do Aerolevantamento, utilizando-se sempre o mesmo sistema de coordenadas.

3.2 Resumo dos Erros e tolerâncias admissíveis e precisões mínimas

O erro admissível de fechamento da poligonal deve atender as tolerâncias relacionadas na Tabela 1.

Tabela 1: Fechamento de Poligonais e Tolerâncias

Fechamento Tolerâncias

Linear 1: 100.000

Angular 5”.n½ (Para poligonais de apoio, intermediária, auxiliar e de retorno) 6”.n½ (Para poligonais auxiliares)

10”.n½ (Para pontos secundários)

Nivelamento e = 3 mm (k)1/2

Onde:

“n” refere-se ao nº de lados da poligonal,

(5)

5

Também, devem ser observadas as boas técnicas de posicionamento e rastreio, conforme as “Recomendações para Levantamentos Relativos Estáticos – GPS” do IBGE, de modo a garantir a precisão definida na Tabela 2.

Tabela 2: Precisão dos Serviços Topográficos

Serviço Precisão

Posicionamento e rastreamento do marco principal 5 mm + 1 ppm Posicionamento e rastreamento dos marcos secundários 5 a 10 mm + 1 ppm Ajuste do georreferenciamento do marco geodésico

principal - Posicionamento Relativo Estático

MMQ(1), com precisão de 1 sigma (1σ) e Erro Médio Quadrático (RMS) <= 100 mm,

usando como injunções os ptos da Rede Fundamental

Definição dos marcos geodésicos secundários - Relativo Estático Clássico ou Relativo Estático Rápido

Receptores L1/L2

comp. da linha de base pode ser > 20 Km, atendido o nível de precisão recomendado para o marco principal (5 mm + 1 ppm)

Posicionamentos das linhas base Afastadas, pelo menos, 30 metros da diretriz determinada no estudo de traçado

Erro de fechamento das poligonais de apoio Fechamento linear – e = 1:100.000, fechamento angular – e = 5" (n)1/2

Erro de fechamento dos nivelamentos e contra

nivelamentos dos pontos de apoio Fechamento altimétrico – e = 3 mm (k)

1/2

(1) Método dos Mínimos Quadrados

3.3 Instrumental Convencional para Medição

Caso sejam necessário a utilização de Estações Totais para a implantação das poligonais de apoio, intermediárias, auxiliares e de retorno, devem ser utilizados tais aparelhos com precisões igual ou superior que a Classe 3 (alta precisão) da tabela 3 – Classificação de Estações Totais da NBR-13133.

No caso do uso de níveis automáticos ou níveis a laser para implantação das referências de nível (RN’s), estes devem ser utilizados da Classe 4 (precisão muito alta) da tabela 2 – Classificação dos Níveis da NBR 13133.

Para os demais nivelamentos podem ser empregados níveis da Classe 3 (precisão alta) com desvio padrão para 1km de duplo nivelamento de ≤3mm.

O nível deve ser aferido periodicamente em períodos estabelecidos pela METROMINAS.

3.4 Apresentação dos Serviços Contratados

Em cada uma das etapas dos serviços executados a Contratada deve apresentar Relatórios Específicos, indicando os serviços executados em cada uma das fases, acompanhados de arquivos digitais em CD-ROM e plantas correspondentes.

A empresa contratada para execução de serviço topográfico deve fornecer um relatório completo, indicando:

 A produtividade média diária, baseadas nas condicionantes específicas;  As características básicas dos serviços executados;

 Informações físicas do espaço geográfico;

(6)

6

 Os equipamentos e sistema(s) informatizado(s) utilizado(s) para execução do serviço de topografia. Devem ser apresentados:

 No Volume 1 – Relatório do Estudo, de forma sucinta;

 No Volume 2 – Memória Justificativa: devem ser apresentados todos os arquivos digitais de levantamento em DVD-ROM, nas extensões compatíveis com o software AutoCAD e com plantas na escala de 1:1000, em papel sulfite ou similar;

 Memórias de cálculo impressas e em meio digital no formato PDF (portable document file) e em planilha eletrônica formato Excel com layout de dados a ser definido pela METROMINAS.

O desenho compatível com o software AutoCAD deverá ser entregue com suas camadas (layers), bem como cores, atributos de desenho e outras padronizações de acordo com o padrão a ser definido pela METROMINAS.

4 CRONOGRAMA DE SERVIÇOS

O levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, independente da sua finalidade, deve ter, no mínimo, as seguintes fases:

 Vistoria no campo;

 Reconhecimento e verificação das condições dos marcos das poligonais e RN’s que servirão de apoio para os levantamentos;

 Planejamento, seleção de métodos e aparelhagem;

 Coleta de dados e informações juntos aos órgãos públicos e/ou concessionárias em relação às interferências como redes elétricas, telefonia, galerias de rede e de águas pluviais e de esgoto, etc.;  Levantamento planialtimétrico da situação de interesse, de seções e detalhes

 Cálculos;  Desenhos;

 Relatórios técnicos;

 Outras documentações pertinentes.

5 OUTRAS ORIENTAÇÕES

5.1 Controle de Qualidade

A fim de suprimir falhas que eventualmente ocorram nos levantamentos e estudos, a Contratada deve dispor de mecanismos gerenciais para controlar a qualidade de seus serviços ao longo das etapas, cumprindo o cronograma de tal forma que as medições correspondentes não fiquem retidas.

5.2 Entendimentos preliminares com o Contratante

Antes do início dos serviços, o Profissional responsável pela coordenação dos trabalhos de campo da Empresa contratada, obrigatoriamente, deverá se apresentar na METROMINAS para nivelar entendimentos quanto ao desenvolvimento dos trabalhos e da distribuição das tarefas a executar; bem como, apresentar os equipamentos a serem utilizados juntamente com a listagem dos respectivos números de série, laudos de calibração e aferição emitidos por empresa especializada e licenciada, quando, então, tais equipamentos

(7)

7

serão avaliados em relação ao estado de conservação e de funcionamento pela Fiscalização da METROMINAS. Os laudos de aferição e calibração dos equipamentos deverão ter data inferior a seis meses a data de apresentação à fiscalização da METROMINAS.

5.3 Identificação e cadastramento em outros órgãos e empresas

A Contratada deverá providenciar cartões de identificações para uso de todos os seus técnicos responsáveis por frentes de serviços, bem como sua equipe de campo deverá estar devidamente uniformizada.

Qualquer tipo de cadastro para adentrar em área operacional atualmente sob a responsabilidade da CBTU, das atuais concessionárias ferroviárias ou em terrenos particulares, deverá ser realizada pela empresa com a observância da METROMINAS. Tal cadastro deverá ser mantido atualizado, principalmente quanto a admissões e demissões devido às características de segurança que necessitam ser observadas.

Deverá ser elaborado e submetido à aprovação o programa de execução dos serviços, identificando dias, horários e locais em que serão realizados os serviços – principalmente quanto às áreas operacionais. A programação aprovada junto a METROMINAS, CBTU ou concessionárias ferroviárias, por escrito e através da Fiscalização do contrato, deverá ser cumprida rigorosamente e, mesmo em seu cumprimento, o início e término de cada etapa definida deverá ser previamente comunicada, por escrito, com a antecedência mínima necessária para fins de emissão de “Autorização de Acesso” informando as atividades em desenvolvimento nas áreas operacionais para segurança das equipes da Contratada.

Da mesma forma deverá ser procedido também no caso de terrenos públicos e privados, contactando previamente os responsáveis pelas áreas a fim de evitar atrasos ou incidentes indesejados.

O cumprimento dos termos da “Autorização de Acesso” é primordial, e a Contratada se responsabilizará por qualquer ocorrência que vier a acontecer, em virtude de negligência e/ou não cumprimento das medidas de segurança operacional da METROMINAS.

5.4 Minimização de impactos e segurança

A fim de minimizar transtornos com a população, a Contratada deverá também deverá apresentar a METROMINAS um plano de minimização de impactos na circulação e trânsito que possivelmente podem ser causados pelos serviços, devendo obrigatoriamente avisar às Prefeituras Municipais sobre o serviço a ser realizado.

Caberá também a contratada a observância de todos os parâmetros de segurança e saúde ocupacional dos seus funcionários necessários para a realização dos serviços, cabendo a Contratada obrigatoriamente relatar à METROMINAS todo e qualquer incidente, quase acidente, acidente relacionados à segurança do trabalho bem como eventuais ocorrências que afetem a segurança e o bom desenvolvimento dos trabalhos.

6 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO E PAGAMENTOS

A medição será apurada com base nas quantidades de serviços especificados neste Termo de Referência, executados no período e aplicados os preços unitários contratuais.

Será medido somente o previsto no Termo de Referência, não sendo medidos serviços não solicitados previamente ou em áreas não autorizadas previamente pela Fiscalização da METROMINAS.

Serão efetuadas as respectivas medições mediante requerimento apresentado a METROMINAS pela Contratada. Em toda medição, a Contratada deverá apresentar os elementos demonstrativos de acordo com o modelo que será fornecido pela Fiscalização.

(8)

8

6.1 Medições

A medição será efetuada pela área efetivamente levantada conforme especificação de unidades contidas na Planilha orçamentária. Os serviços serão medidos somente após a aprovação, pela fiscalização da METROMINAS dos produtos técnicos, também especificados nesta Planilha.

Os produtos serão analisados pela Fiscalização da METROMINAS, que emitirá PARECER TÉCNICO conclusivo: “APROVADO” ou “NÃO APROVADO”. Os produtos considerados APROVADOS serão considerados prontos para medição; aqueles NÃO APROVADOS deverão ser revisados, nos termos definidos no PARECER da fiscalização, e reemitidos para análise final.

As medições constarão de Folha-Resumo, contendo a relação de serviços, quantidades, unidades, preços unitários, parciais e acumulados.

Será medido somente o previsto neste Termo de Referência, não sendo medidos serviços não solicitados previamente ou em áreas não solicitadas.

7 ENTREGA E RECEBIMENTO DO SERVIÇO

A METROMINAS receberá o serviço contratado em duas etapas: a provisória e a definitiva.

Quando o objeto previsto neste Termo de Referência ficar inteiramente concluído, a CONTRATADA solicitará a METROMINAS a lavratura do TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO. A METROMINAS disporá de 20 (vinte) dias uteis para proceder às análises e vistorias necessárias e lavrar o referido termo.

O TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO só será lavrado após a CONTRATADA executar as correções necessárias do serviço, em decorrência da execução prevista neste Termo de Referência.

Os serviços executados pela CONTRATADA que não satisfizerem as condições de recebimento serão recusados pela Fiscalização da METROMINAS. Os serviços com restrições devem ser corrigidos, ou refeitos, dentro do prazo de conclusão fixado no Termo de Contrato.

A critério da METROMINAS, desde que o prazo contratual se torne insuficiente, poderá ser concedido novo prazo para a recomposição do serviço rejeitado. Se este novo prazo não for cumprido, a CONTRATADA poderá sofrer as sanções previstas.

Decorridos, no máximo, 20 (vinte) dias uteis a contar da data do RECEBIMENTO PROVISÓRIO, os serviços e projetos serão novamente inspecionados para fins de aceitação definitiva. Nessa ocasião, será lavrado o TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO, desde que tenham sido cumpridas as exigências da Fiscalização da METROMINAS. Para ser lavrado o TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO, a CONTRATADA apresentará a METROMINAS, a Certidão Negativa de Débito (CND) fornecida pelo INSS e a impressão final dos trabalhos e entrega final dos mesmos em meio digital.

Referências

Documentos relacionados

2018 2019 2020 49% 10% 9% 4% 4% 4% 4% 3% 3% 12% Tecnologia Financeiro e Seguros Saúde Logística Imobiliário e Construção Energia Indústria Alimentos e Bebidas Distribuição e

“Dos Crimes Contra a Fé Pública – Da Falsidade Documental – Falsidade Ideológica: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou

1 - Holerites/contracheques dos três últimos meses anteriores à data da inscrição ou Declaração do empregador informando renda bruta, no caso de trabalhador doméstico que

de Tributação e Finanças.. diminuiria a desigualdade de renda existente no país. Aduziu ainda que mesmo que houvesse um destino específico, a arrecadação seria pífia, pois o

A trilha pode representar um momento fora do cotidiano urbano, de contato com a natureza, de uma atividade prazerosa em que naquele momento a pessoa está imersa, com o

§ 1º. O consentimento será dispensado em relação à criança ou adolescente cujos pais sejam desconhecidos ou tenham sido destituídos do poder familiar. Em se tratando de

Especificação da graxa:

Eu criei um verdadeiro guia para perder barriga e ganhar músculos ultra definidos, destinado para pessoas que não querem perder muito tempo sabendo os motivos para