• Nenhum resultado encontrado

CURRICULUM VITAE ANA LUÍSA DE OLIVEIRA SÁ TEIXEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURRICULUM VITAE ANA LUÍSA DE OLIVEIRA SÁ TEIXEIRA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CURRICULUM VITAE

ANA LUÍSA DE OLIVEIRA SÁ TEIXEIRA

INFORMAÇÃO PESSOAL

Estado Civil Solteira

Nacionalidade Portuguesa

Data de Nascimento 20 de Março de 1981

Naturalidade Caldas da Rainha

Bilhete de Identidade 11933240

Número de Identificação Fiscal 219759898

Carta de Condução SE–169814

Telemóvel 965 672 072

Morada Rua 25 de Abril, nº 5

Brejos do Assa 2950 – 057 Palmela

E-mail teixeirana@gmail.com

Carteira Profissional 22.5784.158

Certificado de Aptidão Profissional EDF 444607/2007 DL

Psicologia Clínica

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Universidade Independente

– 2001 a 2006, Licenciatura em Psicologia, variante Psicologia da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade Independente, Lisboa, com média final de 14 valores.

– 2005/2006, Tese Final de Licenciatura, “Conteúdo de Significações de Processos de Doença em Pacientes com Doença de Crohn”, tendo obtido a classificação de 19 valores.

Hospital de Santa Maria

– Setembro 2004/2005, Estágio Académico na Unidade de Apoio Psiquiátrico e Psicológico à Consulta de Doenças Inflamatórias Crónicas do Intestino e Hepatite/C do Hospital de Santa Maria, sob supervisão do Dr. David Pires Barreira, tendo obtido a classificação de 16 valores (250 horas).

(2)

ACTIVIDADE CLÍNICA

Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT)

– Setembro 2008/…, Estágio Profissional Voluntário na Equipa de Tratamento de Setúbal, Centro de Respostas Integradas da Península de Setúbal (CRI), sob supervisão da Dra. Dione Padre-Santo e Dra. Anabela Almeida.

– Actividades Clínicas desenvolvidas:

Consulta de Psicologia:

Avaliação Clínica e Acompanhamento Psicoterapêutico (Fase de Observação).

Consulta Médica:

Avaliação Clínica e Plano Terapêutico (Observação).

Programa de Tratamento de Substituição:

Cloridrato de Metadona e Cloridrato de Buprenorfina (Observação).

Reuniões Clínicas:

Reuniões e Sessões de Supervisão Clínica com o Dr. Nuno Miguel e Dra. Dione Padre-Santo.

Actividade Clínica Privada

– Maio 2008/…, Psicóloga Clínica da Clisetis – Policlínica Médica e Psicológica de Setúbal, Lda. – Setembro 2007/…, Psicóloga Clínica do Centro de Enfermagem do Miradouro, Lda.

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

– Junho 2007/…, Estágio Profissional Voluntário no Serviço de Psicoterapia Comportamental e Consulta de Sexologia do Hospital Júlio de Matos, sob supervisão da Prof. Doutora Catarina Soares, Mestre José Pacheco e Dra. Iris Monteiro.

– Actividades Clínicas desenvolvidas:

Hospital de Dia:

Intervenção Psicoterapêutica e Psicoterapia de Apoio nas Perturbações de Ansiedade, nas Perturbações de Humor e nas Perturbações de Personalidade.

Consulta Externa:

Intervenção Psicoterapêutica e Psicoterapia de Apoio nas Perturbações de Ansiedade, nas Perturbações de Humor e nas Perturbações de Personalidade; Terapias de Grupo (Co-terapeuta do Grupo de Pânico/Agorafobia).

Consulta de Sexologia e Aconselhamento Conjugal:

Avaliação Clínica e Intervenção Terapêutica de Disfunções Sexuais; Avaliação Clínica e Acompanhamento Psicoterapêutico na Transexualidade (Assistente); Terapias de Grupo (Co-terapeuta do Grupo de Transexualidade).

(3)

Serviço de Psicoterapia Comportamental:

Intervenção Psicoterapêutica e Psicoterapia de Apoio nas Perturbações de Ansiedade, nas Perturbações de Humor e nas Perturbações de Personalidade; Terapias de Grupo (Co-terapeuta do Grupo da Depressão e do Grupo de Aptidões Sociais); Programa Psico-Educacional de Intervenção na Insónia (Assistente).

Supervisão Clínica:

Sessões de Supervisão Clínica com a Prof. Doutora Catarina Soares.

Serviço de Psiquiatria:

Participação em Sessões Clínicas e Seminários no âmbito do Internato Médico.

Hospital de Santa Maria

– Janeiro 2007, Estágio Profissional Voluntário no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, Consulta Externa de Sexologia do Hospital de Santa Maria, sob a supervisão do Prof. Doutor Rui Xavier Vieira (150 horas).

– Actividades Clínicas desenvolvidas:

Consulta de Sexologia:

Intervenção Psiquiátrica e Psicológica de Disfunções Sexuais (Assistente); Avaliação Clínica e Acompanhamento Psicoterapêutico na Transexualidade (Assistente); Avaliação Clínica, Apoio e Acompanhamento Psicológico.

Serviço de Psiquiatria:

Participação em Sessões Clínicas organizadas pela Prof. Doutora Maria Luísa Figueira e pelo Prof. Doutor Daniel Sampaio.

Associação ABRAÇO

– Junho 2006/2008, Psicóloga Clínica Voluntária da Associação ABRAÇO, Delegação de Setúbal, responsável por Avaliação Clínica, Intervenção Psicoterapêutica e Psicoterapia de Apoio, durante o período de 2006 a 2008.

EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA

“FAÚMA”

– Junho 2008/…, voluntariado ao serviço da Associação de Amigos e Familiares dos Utentes do Hospital Júlio de Matos (FAÚMA).

Associação ABRAÇO

– Junho 2006/2008, voluntariado ao serviço da ABRAÇO, Associação de Apoio a Pessoas com VIH/SIDA, durante o período de 2006 a 2008.

PARTICIPAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES DA ÁREA DA PSICOLOGIA

(4)

A.P.O.P.

– Membro da Associação Pró-Ordem dos Psicólogos.

FORMAÇÃO

Feelgood Portugal, Centro de Formação e Bem-estar

– Setembro 2008/…, Formadora no Curso de Formação Profissional – “Massagem Geral, Auxiliar de Fisioterapia, Recuperação, Desporto e Estética”, Módulo “Psicologia na Saúde”, realizado pela Feelgood Portugal, Centro de Formação e Bem-Estar, Setúbal.

PÓS-GRADUAÇÃO

Formação Pós-Graduada em Terapias Comportamentais e Cognitivas

– 2008/…, Formação Pós-Graduada em Aconselhamento e Psicoterapia Comportamental e Cognitiva pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC), Lisboa.

Formação Pós-Graduada em Terapia Sexual

– 2008, Formação Pós-Graduada em Terapia Sexual pelo RR MindCenter, Porto (100 horas).

Formação Pós-Graduada em Medicina Sexual

– 2007, Frequência da Formação Pós-Graduada de Introdução à Medicina Sexual pelo Instituto de Educação Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa (48 horas).

Formação Pós-Graduada em Intervenção Psicológica em Contextos de Saúde e Doença

– 2006, Frequência da Formação Pós-Graduada em Intervenção Psicológica em Contextos de Saúde e Doença pela Universidade Internacional de Lisboa, Lisboa (50 horas).

Formação Pós-Graduada em Tratamento Psicológico e Farmacológico da Depressão

– 2006, Frequência da Formação Pós-Graduada em Tratamento Psicológico e Farmacológico da Depressão pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Departamento de Psicologia, Lisboa (30 horas).

CURSOS DE FORMAÇÃO

Alcoologia

– 2008, Curso de Formação “Problemas Ligados ao Álcool”, promovido pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), Equipa de Tratamento de Setúbal, Setúbal (6 horas).

Psicofisiologia do Sexo

– 2008, Workshop “The Psychophysiology of Sex”, Prof. Doutor Erick Janssen, The Kinsey Institute (Indiana University, EUA), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra (3 horas).

(5)

Gestão do Risco de Suicídio

– 2008, Workshop “Gestão do Risco de Suicídio”, Prof. Doutor Stan Kutcher, integrado no VIII Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia “Prevenir e Comunicar”, pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia e Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Hotel Villa Rica, Lisboa (3 horas).

Prostituição e Serviços Sexuais

– 2008, Curso de Formação em Prostituição e Serviços Sexuais, promovido pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, Lisboa (7 horas).

Treino de Aptidões Sociais

– 2007, Curso de Formação em Treino de Aptidões Sociais, promovido pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC), Lisboa (32 horas).

Abuso e Dependência de Substâncias

– 2007, Curso de Formação em Abuso e Dependência de Substâncias, realizado pelo Departamento de Formação Permanente (DFP) do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e em colaboração com o Centro Regional de Alcoologia do Sul (CRAS), ISPA e CRAS, Lisboa (30 horas).

Sexologia, Disfunções Sexuais e Terapia Sexual

– 2007/…, Supervisão Clínica em Terapia Sexual com a Dra. Iris Monteiro.

Doenças Infecciosas – VIH/SIDA

– 2007, Curso de Formação em Nutrição em VIH/SIDA “Alimentação é Tratamento”, realizado pela Liga Portuguesa Contra a Sida, Lisboa (4 horas).

Investigação Qualitativa em Psicologia da Saúde – Grounded Theory

– 2006, Workshop “Investigação Qualitativa em Psicologia da Saúde – Grounded Theory”, integrado no 6º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde “Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida”, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde – SPPS, Universidade do Algarve, Faro (2 horas).

Intervenção com Pais em Psicologia Pediátrica: Perspectiva Desenvolvimentista

– 2006, Workshop “A Intervenção com Pais em Psicologia Pediátrica: Perspectiva Desenvolvimentista”, integrado no 6º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde “Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida”, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde – SPPS, Universidade do Algarve, Faro (2 horas).

Depressão no Jovem Adulto – Contributos da Psicometria

– 2006, Workshop “A Depressão no Jovem Adulto – Contributos da Psicometria”, integrado no 6º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde “Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida”, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde – SPPS, Universidade do Algarve, Faro (2 horas).

Formação Pedagógica de Formadores

– 2005, Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, realizado pelo CeFIPsi – Centro de Formação e Investigação em Psicologia, Lisboa (96 horas).

(6)

Terapia Cognitivo-Comportamental

– 2005, Curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, realizado pelo Serviço de Psicoterapia Comportamental do Hospital Júlio de Matos, Lisboa (30 horas).

Toxicodependências

– 2003, Curso de Formação “Toxicodependências e Prevenção em Meio Familiar”, realizado pela Federação Portuguesa de Instituições Sociais Afectas à Prevenção das Toxicodependências, Universidade Independente, Lisboa (16 horas).

CONGRESSOS, SIMPÓSIOS & CONFERÊNCIAS

– 2008, Seminário Pedagógico “A Gestão da Riqueza Intercultural no Contexto Formativo”, pelo Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Auditório Centro Cultural Casapiano, Lisboa.

– 2008, Conferência “In the heat of the moment: The effects of mood and sexual

excitation/inhibition on sexual interest, arousal, and risk taking”, Prof. Doutor Erick Janssen,

The Kinsey Institute (Indiana University, EUA), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Coimbra.

– 2008, 10º Aniversário Sexualidade em Linha, pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) e Associação para o Planeamento da Família (APF), IPJ, Lisboa.

– 2008, VIII Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia “Prevenir e Comunicar”, pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia e Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Hotel Villa Rica, Lisboa.

– 2008, Conferência de Encerramento da Formação Pós-Graduada em Medicina Sexual

“Paixão, Amor e Sexo”, Dr. Francisco Allen Gomes, pela Faculdade de Ciências Médicas da

Universidade Nova de Lisboa e Universidade Lusófona, Auditório Agostinho da Silva, Lisboa. – 2008, V Encontro de Psicogeriatria Cuidados de Saúde Primários HJM “Ideias na

Demência”, Hospital Júlio de Matos, Lisboa.

– 2007, Seminário “Psicofarmacologia II – Antidepressivos”, Dra. Inês Cunha, pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital Júlio de Matos, Internato Médico, Lisboa.

– 2007, I Seminário sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, realizado pela Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade Fernando Pessoa, Porto.

– 2007, Conferência “Nas Causas do Suicídio de Halbwachs: Variabilidade e Elos de Origem

e Memória”, pelo Círculo de Apoio e Estudos em Suicidologia (CAES), Hospital Júlio de Matos,

Lisboa.

– 2007, XI Reunião sobre Infecção por VIH/SIDA, pela GlaxoSmithKline, Centro de Congressos do Estoril, Estoril.

– 2007, Seminário “O Suicídio dos Nossos Doentes”, Dr. António Fonte, pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital Júlio de Matos, Internato Médico, Lisboa.

– 2007, Ciclo de Apontamentos Sobre Saúde Mental em Lisboa “Transculturalidade e Saúde

Mental”, pelo Departamento de Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, Auditório do

Centro de Informação Urbana de Lisboa, Lisboa.

– 2007, Colóquio “Centenário Barahona Fernandes (1907-1992)”, organizado pela Revista de Psiquiatria do HJM, Hospital Júlio de Matos, Lisboa.

(7)

– 2007, Congresso “Saúde & Sexo”, organizado pelo Departamento de Saúde Reprodutiva e Sida (DSRS) da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), Fundação Eng. António de Almeida, Porto.

– 2007, Conferência “Novo Kit do Programa Troca de Seringas”, pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Lisboa.

– 2007, Debate “Sigilo Médico na Infecção VIH”, pela Núcleo de Estudos VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna – NEVIH/SPMI, Ordem dos Médicos, Lisboa.

– 2007, 3as Jornadas de Reflexão Sobre a Educação dos Jovens em Portugal, pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” – FPCCS, Auditório Municipal Charlot, Setúbal. – 2007, Conferência “Tratamento Hospitalar da SIDA”, Prof. Doutor Francisco Antunes, pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, INFARMED, Lisboa.

– 2007, Seminário “Prevenção da Infecção pelo VIH/SIDA e Sexualidade(s)”, Prof. Doutor Miguel Castanho e Prof. Doutor Daniel Sampaio, Delegação Regional de Santarém do Instituto Português da Juventude, Santarém.

– 2007, Seminário “Insights sobre o Insight”, pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Internato Médico, Lisboa.

– 2007, Seminário “Melancolia e Depressão Psicótica”, Dr. Carlos Góis, pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Internato Médico, Lisboa.

– 2007, Sessão Clínica “História Clínica”, Dra. Marta Rego, pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Internato Médico, Lisboa.

– 2007, Ias Jornadas de Cuidados Continuados no Doente VIH/SIDA, pela Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida – APECS, Auditório GlaxoSmithKline, Lisboa.

– 2007, Seminário “Incapacidade Civil”, Dr. Arlindo Ralas, pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria, Internato Médico, Lisboa.

– 2007, Debate “Transexualidade: A Transição em Portugal”, pela Associação ILGA Portugal,

Centro Comunitário Gay e Lésbico de Lisboa, Lisboa.

– 2006, Jornadas da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento “Depressão:

Prevenção, Diagnóstico e Tratamento”, Hospital Júlio de Matos, Lisboa.

– 2006, Conferência “Aplicações do Biofeedback à Psicologia da Saúde e à Medicina

Comportamental”, Prof. Doutor Enrique Fernandez-Abascal, Universidade Lusófona de Lisboa,

Lisboa.

– 2006, 6º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde “Saúde, Bem-Estar e Qualidade de

Vida”, pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde – SPPS, Universidade do Algarve,

Faro.

– 2005, Conferência “A Abordagem Centrada no Cliente para o Indivíduo com Demência”, Prof. Doutora Dawn Brooker e Paul Edwards, pela Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer – APFADA, Videoteca de Lisboa, Lisboa.

– 2005, Conferência “Metodologia de Investigação em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos

(8)

– 2005, “SIMPÓSIO Sobre as Cousas do Sono – faltas, excessos e outros fenómenos do sono”, promovido pelo CETCCS – Centro de Estudos de Terapia Cognitivo Comportamental e Sexologia, Hospital Júlio de Matos, Lisboa.

– 2005, Conferência “Psico-Oncologia: Conceitos e Práticas Contemporâneas”, Prof. Dr. Zeev Rosberger, Universidade Independente, Lisboa.

– 2004, Conferência “O Admirável Cérebro Novo”, Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas, “Ciência na Almedina”, Atrium Saldanha, Lisboa.

– 2003, Conferência “Psicologia nas Forças Policiais” pelo Centro de Divulgação e Investigação em Psicologia do Núcleo da Associação Académica da Universidade Independente, Lisboa.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Línguas

– Conhecimentos de Inglês e Espanhol.

Informática

– Conhecimentos de informática na óptica do utilizador, em ambiente Windows (MS Office). – Conhecimentos de Internet.

Referências

Documentos relacionados

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

Não obstante a CONTRATADA ser a única e exclusiva responsável pela plena e regular execução do objeto deste contrato, a CONTRATANTE reserva-se no direito de, sem que de

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Cercado de todos êstes privilégios — contra os quais tanto clamava o Governador Manuel da Cunha Menezes, em ofício para Martinho de Melo e Castro — e de indiscutível prestígio