• Nenhum resultado encontrado

INFORMÁTICA BÁSICA (UNIDADE 2- Sistema Operacional)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMÁTICA BÁSICA (UNIDADE 2- Sistema Operacional)"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARACATU

INFORMÁTICA BÁSICA

(UNIDADE 2- Sistema Operacional)

Versão 1.0

Curso Técnico em Comercio

Curso Técnico em Eletrônica

Prof. Flávio Barbosa Pinheiro

(2)

Esta obra estar sobre a licença Creative Commons (by-nc-sa) Você tem o direito de:

Compartilhar: Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato Adaptar: Remixar, transformar, e criar a partir do material.

Desde que com fins não comerciais e contanto que atribuam crédito ao autor e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros.

(3)

Sumário

UNIDADE 2 – Sistema Operacional ... 4

Capitulo 01: Introdução ao Sistema Operacional Windows. ... 5

Capitulo 02: Tela Iniciar ... 5

2.1. Grupos de aplicativos ... 6

2.2. Menu de acesso rápido ... 6

2.3. Encontrando os aplicativos ... 7

2.4. Acesso fácil ... 8

2.5. Desligar ... 8

Capitulo 03: PAINEL DE CONTROLE ... 8

Capitula 04: Manutenção ... 11

4.1. Manutenção agendada ... 11

4.2. Verificar Erro no HD do Windows ... 12

4.3. Desfragmentar disco do PC ... 15

Capitulo 05: Gerenciador de Arquivos ... 15

5.1. Trabalhando com arquivos e pastas ... 15

5.2. Trabalhando com bibliotecas para acessar arquivos e pastas ... 16

5.3. Janelas ... 17

5.4. Exibindo e organizando arquivos e pastas ... 20

5.5. Localizando arquivos ... 21

5.6. Criando pastas ... 22

5.7. Copiando e movendo arquivos e pastas ... 22

5.8. Criando e excluindo arquivos ... 23

5.9. Abrindo um arquivo existente ... 24

(4)

UNIDADE 2 – Sistema Operacional

Sistema Operacional (SO), é um programa de controle do computador, sendo responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário – fornecendo uma maneira de acesso aos recursos do computador.

Um Sistema Operacional pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compõem o computador (processador, memória, Dispositivos de Entrada e Saída (E/S), arquivos, etc.)

A principal função do Sistema Operacional é “fornecer aos programas do usuário uma interface melhor, mais simples e mais limpa e lidar com gerenciamento dos recursos (...)” Andrew Tanenbaum.

Para alcança tal função o Sistema Operacional tem as seguinte características:

Abstração de Hardware: Máquina Virtual apresenta ao usuário uma máquina mais simples.

 S.O. é a conjunto de software que roda em modo kernel ou modo supervisor – protege o hardware da ação direta do usuário.

 Gerência e proteção dos dispositivos.

(5)

Capitulo 01: Introdução ao Sistema Operacional Windows.

Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen.

Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. A palavra Windows em português significa janelas. A sua interface gráfica é baseada no padrão WIMP, previamente desenvolvido em Xerox PARC: possui janelas que exibem informações e recebem respostas dos utilizadores através de um teclado ou de cliques do mouse. O Windows 8 é a mais nova versão do SO da Microsoft, e é também sem dúvida a que mais causa dificuldade na utilização; devido a apresentação de uma nova interface nunca vista antes em qualquer versão do Windows, a tela inicial.

O Windows 8 vem com a nova e “polêmica” interface Metro, destinada a dispositivos com telas sensíveis ao toque, mas que funciona perfeitamente com mouse e teclado.

Figura 2 - interface Metro do Windows 8

Capitulo 02: Tela Iniciar

No Windows 8 a Tela Iniciar é o ponto de partida de qualquer atividade executada com o computador. Ela pode ser comparada ao menu Iniciar conhecido, mas agora é exibida em tela inteira, podendo ser personalizada com aplicativos, amigos e fotos. Foi projetada para ser utilizada em touch, mouse e teclado.

(6)

Figura 3- Tela Iniciar do Windows 8

2.1. Grupos de aplicativos

Os aplicativos da Tela Inicial são mostrados de maneira randômica, mas se você gosta de manter as coisas sempre bem organizadas, é fácil dividi-los em grupos. Você pode arrastar "Pessoas", "E-mail", "Mensagens" e "Calendário" para o lado esquerdo, por exemplo, para formar um grupo separado de "Pessoas". Clique no ícone "menos" no canto inferior direito da tela para diminuir o zoom e arraste o novo "grupo" (ou qualquer outro) como se fosse um bloco comum.

Clique com o botão direito do mouse no bloco (enquanto estiver com o zoom diminuído) e você poderá nomear o grupo, o que - se você pretende adicionar mais 20 ou 30 aplicativos na tela inicial - torna muito mais fácil encontrar as ferramentas que você precisa.

2.2. Menu de acesso rápido

Clique com o botão direito do mouse no canto esquerdo (ou pressione junto a tecla "Windows + X") para exibir um menu em forma de texto que fornece acesso fácil para as configurações e comandos do computador: Programas e Recursos, Opções de Energia, Visualizador de Eventos, Sistema, Gerenciador de Dispositivos, Gerenciamento de Disco, Prompt de Comando, Gerenciador de Tarefas, Painel de Controle, Executar, Área de Trabalho, Pesquisar etc.

(7)

Figura 4 - Menu de acesso rápido

2.3. Encontrando os aplicativos

O menu "Win+X" é útil, mas não substitui o velho Menu Iniciar, uma vez que ele não fornece acesso aos aplicativos instalados. Para encontrá-los, pressione as teclas "Win+Q", ou clique com o botão direito em uma parte vazia da Tela Inicial (se estiver em um aparelho touch, deslize o dedo de cima para baixo na tela) e selecione "Todos os Aplicativos", para mostrar uma lista com todos os aplicativos instalados na máquina.

Navegue por entre os ladrilhos para encontrar o que procura e clique no aplicativo desejado para iniciá-lo.

Figura 6- Tela Aplicativos, mostra todos aplicativos instalados no Windows Figura 5- Tecla Win

(8)

2.4. Acesso fácil

Se tiver um aplicativo que você costuma utilizar o tempo inteiro, então não é necessário encontrá-lo via sistema de busca. É muito melhor afixá-lo na Tela Inicial, para ter acesso rápido com apenas um clique.

Comece digitando parte do nome do aplicativo. Para acessar o Painel de controle, por exemplo, digite "Painel". Clique com o botão direito no ladrilho do Painel de Controle na janela de busca de aplicativos, e clique em "Fixar na Tela Inicial".

Agora pressione a tecla Windows, deslize para a direita e você verá o ladrilho do Painel de Controle na última posição dos ladrilhos. Se você quiser facilitar o acesso, puxe e arraste o bloco para onde quiser. Pressione a tecla "Windows" para retornar para Tela Inicial.

2.5. Desligar

Para desligar o Windows 8, basta mover o cursor do mouse para a parte inferior direita da tela e clicar no ícone de "Configurações" - ou pressione "Win+I" e você verá o botão de desligar. Clique nele e selecione "Desligar" ou "Atualizar e Reiniciar".

Alguns dos truques das versões anteriores do Windows ainda se aplicam. Por exemplo, pressione "Ctrl+Alt+Del" clique no botão de desligar no canto direito e serão apresentadas as mesmas opções de "Desligar" e "Reiniciar a máquina".

Se você estiver utilizando um desktop, pressione "Alt+F4" e poderá escolher entre as opções para "Desligar", "Reiniciar", "Deslogar" ou "Trocar de usuário".

Capitulo 03: PAINEL DE CONTROLE

O Painel de controle fornece um conjunto de ferramentas administrativas com finalidades especiais que podem ser usadas para configurar o Windows, aplicativos e ambiente de serviços. O Painel de controle inclui itens padrão que podem ser usados para tarefas comuns (por exemplo, Vídeo e Adicionar hardware). Os aplicativos e os serviços instalados pelo usuário também podem inserir ícones no Painel de controle.

Figura 7 – Para desligar o Windows 8 use o atalho "Win+I"

(9)

Principais Recursos Painel de Controle:

a) Conexões de Rede: Você pode usar Conexões de rede para configurar a conectividade entre o seu computador e a Internet, uma rede ou outro computador. A opção Conexões de rede permite que você defina as configurações para acessar funções ou recursos de rede locais ou remotos.

b) Configuração de Rede: Como o próprio nome já diz, com essa ferramenta você configura a Rede Local de seu computador. Configurar o Firewall do Windows, configurar uma conexão remota, entre outras coisas.

c) Configuração de Rede sem Fio: Esta ferramenta o ajuda a configurar uma rede sem fio com segurança na qual todos os seus computadores e dispositivos se conectam por um ponto de acesso sem fio.

d) Contas de Usuário: Com as contas de usuário, é possível personalizar a apar6encia do Windows e da área de trabalho para cada usuário do computador. Ter suas próprias lista de favoritos da Web e sites visitados recentemente. Ajudar a proteger as configurações importantes do computador. Ter sua própria pasta Meus Documentos e usar uma senha para ajudar a manter seus arquivos particulares. Fazer logon mais rápido e alternar rapidamente entre os usuários sem fechar os programas.

e) Controladores de Jogos: Adicione, remova ou configure controladores de jogos no seu Computador, como Joysticks.

f) Data e hora: Ajuste a data e a hora do seu computador por essa ferramenta, esta ferramenta também se torna acessível dando dois cliques no relógio da barra de tarefas do menu iniciar.

g) Dispositivos de Mídia Portáteis – Esta ferramenta exibe os dispositivos de mídia portáteis de seu computador, o que vem a ser esses dispositivos? São aparelhos como PEN-Drives, MP3 Players, Câmera Digital com suporte a MP3, e outros.

h) Fala: Essa ferramenta configura o dispositivo de fala e texto de seu computador, caso estejam instalados. Você pode configurar a velocidade de pronuncia e algumas outras opções de conversação.

i) Ferramentas Administrativas: Essa opção te fornece diversas opções de acessibilidade do Windows, tais como velocidade de animação do menu iniciar, e outras também, tome cuidado ao mexer nessa ferramenta, aqui você pode desconfigurar muita coisa do Windows, causando até mesmo o travamento do computador.

(10)

j) Firewall do Windows: Esta ferramenta configura o sistema de defesa do seu computador, em conexões da Internet. O Firewall do Windows, ajuda a proteger seu computador evitando que pessoas desconhecidas acessem seu computador ou pela Internet, ou por uma Rede local.

k) Fontes: Aqui você encontra todas as fontes (estilos de letras) instaladas no seu computador, podendo adicionar ou remover algumas se desejar.

l) Impressoras e aparelhos de fax: Aqui você poderá adicionar uma nova impressora, ou aparelho de fax ao seu comutador, também poderá configurar os aparelhos para que funcionem melhor, alterando algumas configurações padrões dos Hardwares, como modo de impressão normal para Rascunho, tamanho do papel padrão da impressora, e outras opções também importantes.

m) Mouse: Essa ferramenta permite que você configure o mouse do seu computador, assim como a velocidade do ponteiro, sensibilidade, velocidade do duplo-clique, e outras opções mais avançadas do mouse.

n) Opções da Internet: Em Opções da Internet, você poderá configurar a Página inicial da WEB, poderá configurar se você deseja ou não o aparecimento de janelas pop-up, que são propagandas da Internet, pode limpar Histórico de navegação da Internet, Cookies, e outras opções mais avançadas como controladores JAVA, e etc.... Ferramenta muito útil para melhorar o desempenho e segurança do computador na rede WEB.

o) Opções de Acessibilidade: Aqui você pode alterar algumas configurações do computador, tais como, inverter o botão do mouse de Destro para Canhoto, exibir Teclado Virtual na tela caso você esteja com o Teclado quebrado, você pode acionar a movimentação do Mouse através do teclado também por essa ferramenta.

p) Opções de Energia: Se você é uma pessoa que está sempre se ausentando à frente do computador, então aqui pode estar uma ferramenta muito útil para você, pois você pode configurar o computador para desligar o monitor automaticamente após alguns minutos ocioso, ou até mesmo configurar para desativar o computador por completo, caso o tempo de ausência for muito grande.

q) Opções de Pasta: Essa ferramenta serve para você alterar a forma em que as pastas são exibidas no computador, assim como a exibição do modo clássico, com painel de acesso rápido a opções mais utilizadas, poderá adicionar imagens ao plano de fundo da pasta.

r) Opções regionais de Idioma: É nessa opção que você altera o idioma de entrada do seu teclado, para saber qual é o idioma de entrada do seu teclado, consulte o manual do

(11)

mesmo, você pode alterar configurações como, estilo de moeda, Fuso-Horário, e outras opções importantes para um melhor desempenho do seu computador.

s) Scanners e Câmeras: aqui você pode instalar ou remover Scanner (digitalizador de imagens), e câmeras Digitais do seu computador, também oferece as ferramentas de configuração dos mesmos dispositivos, desde que estejam instalados em seu computador.

t) Sistema: Exibe informações de Hardwares instalados, Gerenciador de Dispositivos, Aplicativos em Execução, também pode ser utilizada para acionar o Firewall, e atualizações automáticas do sistema.

u) Sons e Dispositivos de áudio: Aqui você poderá estar efetuando algumas alterações no sistema de Sons do computador, poderá adicionar barulhos, ou eventos de som quando minimizar uma janela, ou até mesmo ao esvaziar a lixeira, poderá alterar o Som que o computador faz ao iniciar, e ao finalizar, entre outras opções básicas.

v) Tarefas Agendadas: Essa ferramenta é muito utilizada no caso de adicionar alguma ferramenta para ser executada em segundo plano, ou para não esquecer de que em tais dias devo verificar meu computador com o antivírus, ou até mesmo para abrir algum aplicativo em certo horário programado. Muito útil para agendar execução automática de Antivírus e manter o computador protegido.

w) Teclado: Personalize as configurações do teclado, tais como a taxa de intermitência do cursor, e taxa de repetição de caracteres.

x) Opções de Vídeo: Também pode ser acessado clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho (desktop) e clicando em propriedades. Com essa ferramenta você poderá alterar plano de fundo da área de trabalho, alterar a Proteção de Tela do computador, e algumas outras opções de vídeo como resolução da tela e quantidade de cores a ser exibida no vídeo.

Capitula 04: Manutenção

O sistema operacional Windows, oferece algumas ferramentas de manutenção preventiva e corretiva. Listaremos, abaixo as principais ferramentas de manutenção.

4.1. Manutenção agendada

Um recurso interessante que o Windows 8 oferece e que é pouco conhecido é a execução de tarefas de manutenção. O sistema é configurado para realizar automaticamente tarefas como varreduras de segurança, atualizações diversas e diagnósticos dos mais variados tipos.

(12)

O SO está configurado para executar tais verificações às 3 horas da manhã, mas nem sempre o seu computador está ligado neste horário. Por isso, é possível que as tarefas de manutenção fiquem muito tempo sem serem rodados no PC.

Para resolver isso, você pode modificar os parâmetros de horário para a execução dos recursos de segurança. Para isso, é preciso acessar a Central de Ações do sistema, que pode ser encontrada no Painel de controle do Windows 8, na opção “Sistema e Segurança”.

Figura 9 - Alterando o horário de Manutenção do Windows 8

Na tela da Central, clique no item “Manutenção” e, em seguida, selecione o link “Alterar configurações de manutenção”. Agora é só escolher o melhor horário para que as tarefas de segurança sejam executadas automaticamente no seu computador.

4.2. Verificar Erro no HD do Windows

Estava usando o computador normalmente e apareceu um erro dizendo que o disco rígido possui problemas? O HD está fazendo barulho estranho? Quando acontecer qualquer coisa esquisita com o HD do computador, a primeira coisa que você precisa fazer é realizar backup dos seus dados salvos, para não perder tudo de uma hora para outra. Em seguida será preciso verificar erro no HD do Windows e tentar recuperar os setores defeituosos.

Como Verificar Erro no HD do Windows

(13)

Clique com o botão direito do mouse em cima do HD que quer verificar e selecione “Propriedades”.

Clique na aba “Ferramentas” e dentro de “Verificação de erros” clique em “Verificar agora…”.

(14)

Na janela “Verificar Disco OS (C)” selecione os dois quadradinhos “Corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente” e “Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los”. Clique em “Iniciar”.

Caso tenha selecionado um disco rígido que esteja em uso, como o que tem o Windows instalado, aparecerá a mensagem solicitando o agendamento da verificação do disco para quando você reiniciar o computador. Clique em “Agendar verificação de discos”.

(15)

4.3. Desfragmentar disco do PC

Computadores com Windows podem ficar lentos com o tempo. Porém, há muitas razões para esse problema, e uma delas é, certamente, a fragmentação de arquivos no disco.

Em todo PC com Windows há uma ferramenta de desfragmentação de disco, que permite rearranjar os arquivos no seu devido lugar. Acesse Meu Computador através do Windows explore.

Com o botão, auxiliar do mouse dê um clique no seu HD, escolha a opção propriedades.

Escolha a aba ferramentas. Opção Otimizar.

Capitulo 05: Gerenciador de Arquivos

Windows Explorer (literalmente do inglês "Explorador do Windows", nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.

O nome do aplicativo foi alterado para "Gerenciador de Arquivos" no Windows 8.x.

5.1. Trabalhando com arquivos e pastas

Arquivo é um item que contém informações como texto, imagens ou música. Quando aberto, o arquivo pode ser muito parecido com um documento de texto ou com uma imagem que você poderia encontrar na mesa. Em seu computador, os arquivos são

(16)

representados por ícones1; isso facilita o reconhecimento de um tipo de arquivo bastando olhar para o respectivo ícone. Veja a seguir alguns ícones de arquivo comuns:

Pasta é um contêiner que serve para armazenar arquivos. Se você costumava ter várias pilhas de papéis sobre sua mesa, provavelmente era quase impossível encontrar algum arquivo específico quando precisava dele. É por isso que as pessoas costumam armazenar os arquivos em papel em pastas dentro de um fichário. As pastas no computador funcionam exatamente da mesma forma. Veja a seguir alguns ícones de pasta comuns:

Figura 10 - Uma pasta vazia (à esquerda); uma pasta contendo arquivos (à direita)

As pastas também podem ser armazenadas em outras pastas. A pasta dentro de uma pasta é chamada subpasta. Você pode criar quantas subpastas quiser, e cada uma pode armazenar qualquer quantidade de arquivos e subpastas adicionais.

5.2. Trabalhando com bibliotecas para acessar arquivos e pastas

Quando se trata de se organizar, não é necessário começar do zero. Você pode usar as bibliotecas, um novo recurso desta versão do Windows, para acessar seus arquivos e pastas, e organizá-los de formas diferentes.

O Windows, traz quatro bibliotecas padrão:

1 A palavra ícone vem do Grego "eikon" e significa imagem. Em informática ícone são pequenos elementos

(17)

A) Biblioteca Documentos: Use essa biblioteca para organizar documentos de processamento de texto, planilhas, apresentações e outros arquivos relacionados a texto. Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Documentos são armazenados na pasta Meus Documentos.

B) Biblioteca Imagens: Use essa biblioteca para organizar suas imagens digitais, sejam elas obtidas da câmera, do scanner ou de e-mails recebidos de outras pessoas. Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Imagens são armazenados na pasta Minhas Imagens.

C) Biblioteca Músicas: Use essa biblioteca para organizar sua música digital, como músicas que você cópia de um CD ou baixa da Internet. Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Músicas são armazenados na pasta Minhas Músicas.

D) Biblioteca Vídeos: Use essa biblioteca para organizar seus vídeos, como clipes da câmera digital ou da filmadora, ou arquivos de vídeo baixados da Internet. Por padrão, os arquivos movidos, copiados ou salvos na biblioteca Vídeos são armazenados na pasta Meus Vídeos.

5.3. Janelas

Quando você abrir uma pasta ou biblioteca, você a verá em uma janela. As várias partes dessa janela foram projetadas para facilitar a navegação no Windows e o trabalho com arquivos, pastas e bibliotecas. Veja a seguir uma janela típica e cada uma de suas partes:

(18)

Parte da janela Função

Painel de navegação Use o painel de navegação para acessar bibliotecas, pastas, pesquisas salvas e até mesmo discos rígidos inteiros. Use a seção Favoritos para abrir as pastas e pesquisas mais utilizadas. Na seção Bibliotecas, é possível acessar suas bibliotecas. Você também pode expandir Computador para procurar pastas e subpastas.

(19)

Botões Voltar e Avançar Use os botões Voltar e Avançar para navegar para outras pastas ou bibliotecas que você já tenha aberto, sem fechar, na janela atual. Esses botões funcionam juntamente com a barra de endereços. Depois de usar a barra de endereços para alterar pastas, por exemplo, você pode usar o botão Voltar para retornar à pasta anterior.

Barra de ferramentas Use a barra de ferramentas para executar tarefas comuns, como alterar a aparência de arquivos e pastas, gravar arquivos em um CD ou iniciar uma apresentação de slides de imagens digitais. Os botões da barra de ferramentas mudam para mostrar apenas as tarefas que são relevantes. Por exemplo, se você clicar em um arquivo de imagem, a barra de ferramentas mostrará botões diferentes daqueles que mostraria se você clicasse em um arquivo de música.

Barra de endereços Use a barra de endereços para navegar para uma pasta

ou biblioteca diferente ou voltar à anterior.

Painel da biblioteca O painel da biblioteca é exibido apenas quando você

está em uma biblioteca (como a biblioteca Documentos). Use o painel da biblioteca para personalizar a biblioteca ou organizar os arquivos por propriedades distintas.

Títulos de coluna Use os títulos de coluna para alterar a forma como os

itens na lista de arquivos são organizados. Por exemplo, você pode clicar no lado esquerdo do cabeçalho da coluna para alterar a ordem em que os arquivos e as pastas são exibidos ou pode clicar no lado direito para filtrar os arquivos de maneiras diversas. (Observe que os títulos de coluna só estão disponíveis no modo de exibição Detalhes.

Lista de arquivos É aqui que o conteúdo da pasta ou biblioteca atual é

exibido. Se você digitar na caixa de pesquisa para

localizar um arquivo, somente os arquivos

correspondentes ao seu modo de exibição atual (incluindo arquivos em subpastas) serão exibidos.

Caixa de pesquisa Digite uma palavra ou frase na caixa de pesquisa para

procurar um item na pasta ou biblioteca atual. A pesquisa é iniciada assim que você começa a digitar; portanto, quando você digita "B", por exemplo, todos os arquivos cujos nomes começam com a letra B aparecem na lista de arquivos.

Painel de detalhes Use o painel de detalhes para ver as propriedades mais

comuns associadas ao arquivo selecionado. As propriedades do arquivo são informações sobre um

(20)

arquivos, como autor, a data que fez a última alteração no arquivo e quaisquer marcas descritivas que você tenha adicionado ao arquivo.

Painel de visualização Use o painel de visualização para ver o conteúdo da

maioria dos arquivos. Se você selecionar uma mensagem de e-mail, um arquivo de texto ou uma imagem, por exemplo, poderá ver seu conteúdo sem abri-lo em um programa. Caso não esteja vendo o painel de visualização, clique no botão Painel de visualização na barra de ferramentas para ativá-lo.

5.4. Exibindo e organizando arquivos e pastas

Quando você abre uma pasta ou biblioteca, pode alterar a aparência dos arquivos na janela. Por exemplo, talvez você prefira ícones maiores (ou menores) ou uma exibição que lhe permita ver tipos diferentes de informações sobre cada arquivo. Para fazer esses tipos de alterações, use o botão Modos de Exibição na barra de ferramentas.

Toda vez que você clicar do lado esquerdo do botão Modos de Exibição, ele vai alterar a exibição dos arquivos e das pastas entre cinco ciclos diferentes de modos de exibição: Ícones Grandes, Lista, um modo de exibição chamado Detalhes, que mostra várias colunas de informações sobre o arquivo, um modo de exibição de ícones menores chamado Lado a Lado e um modo de exibição chamado Conteúdo, que mostra parte do conteúdo do arquivo.

Se você clicar na seta do lado direito do botão Modos de Exibição, terá mais opções. Mova o controle deslizante para cima ou para baixo para ajustar o tamanho dos ícones das pastas e dos arquivos. Você pode ver os ícones alterando de tamanho enquanto move o controle deslizante.

(21)

Figura 11-As opções do botão Modos de Exibição

5.5. Localizando arquivos

Dependendo da quantidade de arquivos que você tem e de como eles estão organizados, localizar um arquivo pode significar procurar em centenas de arquivos e subpastas; uma tarefa nada simples. Para poupar tempo e esforço, use a caixa de pesquisa para localizar o arquivo.

Figura 12 - A caixa de pesquisa

A caixa de pesquisa está localizada na parte superior de cada janela. Para localizar um arquivo, abra a pasta ou biblioteca mais provável como ponto de partida para sua pesquisa, clique na caixa de pesquisa e comece a digitar. A caixa de pesquisa filtra o modo de exibição atual com base no texto que você digita. Os arquivos serão exibidos como resultados da pesquisa se o termo de pesquisa corresponder ao nome do arquivo, a marcas e a outras propriedades do arquivo ou até mesmo à parte do texto de um documento.

Se você estiver pesquisando um arquivo com base em uma propriedade (como o tipo do arquivo), poderá refinar a pesquisa antes de começar a digitar; basta clicar na caixa de pesquisa e depois em uma das propriedades exibidas abaixo dessa caixa. Isso adiciona um filtro de pesquisa (como "tipo") ao seu texto de pesquisa, apresentando assim resultados mais precisos.

(22)

Caso não esteja vendo o arquivo que está procurando, você poderá alterar todo o escopo de uma pesquisa clicando em uma das opções na parte inferior dos resultados da pesquisa. Por exemplo, se você pesquisar um arquivo na biblioteca Documentos, mas não conseguir encontrá-lo, poderá clicar em Bibliotecas para expandir a pesquisa às demais bibliotecas.

5.6. Criando pastas

Abra a o local onde você deseja criar a pasta (Uma biblioteca ou uma pasta, por exemplo) clique em uma parte em branca da janela, com o botão auxiliar do mouse (por padrão o botão auxiliar do mouse é o botão direito), escolha a opção novo > pasta.

Figura 13 - Criando uma nova pasta

5.7. Copiando e movendo arquivos e pastas

É possível também alterar o local onde os arquivos ficam armazenados no computador. Talvez você queira mover arquivos para uma pasta diferente, por exemplo, ou copiá-los para uma mídia removível (como CDs ou cartões de memória) para compartilhar com outra pessoa. A maioria das pessoas cópia e move arquivos usando um método chamado arrastar e soltar. Comece abrindo a pasta que contém o arquivo ou a pasta que deseja mover. Depois, em uma janela diferente, abra a pasta para onde deseja mover o item. Posicione as janelas lado a lado na área de trabalho para ver o conteúdo de ambas.

(23)

Figura 14- Para copiar ou mover um arquivo, arraste-o de uma janela para outra

Ao usar o método arrastar e soltar, note que algumas vezes o arquivo ou a pasta é copiado e, outras vezes, ele é movido. Se você estiver arrastando um item entre duas pastas que estão no mesmo disco rígido, os itens serão movidos para que duas cópias do mesmo arquivo ou pasta não sejam criadas no mesmo local. Se você arrastar o item para uma pasta que esteja em um local diferente (como um local de rede) ou para uma mídia removível como um CD e, em seguida, o item é copiado.

5.8. Criando e excluindo arquivos

O modo mais comum de criar novos arquivos é usando um programa. Por exemplo, você pode criar um documento de texto em um programa de processamento de texto ou um arquivo de filme em um programa de edição de vídeos.

Alguns programas criam um arquivo no momento em que são abertos. Quando você abre o WordPad, por exemplo, ele é iniciado com uma página em branco. Isso representa um arquivo vazio (e não salvo). Comece a digitar e quando estiver pronto para salvar o trabalho, clique no botão Salvar . Na caixa de diálogo exibida, digite um nome de arquivo que o ajudará a localizar o arquivo novamente no futuro e clique em Salvar.

Por padrão, a maioria dos programas salva arquivos em pastas comuns, como Meus Documentos e Minhas Imagens, o que facilita a localização dos arquivos na próxima vez.

Quando você não precisar mais de um arquivo, poderá removê-lo do computador para ganhar espaço e impedir que o computador fique cheio de arquivos indesejados. Para excluir um arquivo, abra a respectiva pasta ou biblioteca e selecione o arquivo. Pressione Delete no teclado e, na caixa de diálogo Excluir Arquivo, clique em Sim.

(24)

Quando você exclui um arquivo, ele é armazenado temporariamente na Lixeira. Pense nela como uma rede de segurança que lhe permite recuperar pastas ou arquivos excluídos por engano. De vez em quando, você deve esvaziar a Lixeira para recuperar o espaço usado pelos arquivos indesejados no disco rígido.

5.9. Abrindo um arquivo existente

Para abrir um arquivo, clique duas vezes nele. Em geral, o arquivo é aberto no programa que você usou para criá-lo ou alterá-lo. Por exemplo, um arquivo de texto será aberto no seu programa de processamento de texto.

Mas nem sempre é o caso. O clique duplo em um arquivo de imagem, por exemplo, costuma abrir um visualizador de imagens. Para alterar a imagem, você precisa usar um programa diferente. Clique com o botão direito do mouse no arquivo, clique em Abrir com e clique no nome do programa que deseja usar.

Capitulo 06: NOVOS ATALHOS

Os atalhos de teclado são combinações de duas ou mais teclas que você pode usar para executar uma tarefa que normalmente exigiria um mouse ou outro dispositivo apontador. Atalhos de teclado podem facilitar o seu trabalho com o PC, permitindo que você poupe tempo e esforços ao trabalhar com o Windows e outros aplicativos.

A maioria dos aplicativos também fornece teclas de aceleração que facilitam o trabalho com menus e outros comandos.

Uma nova interface do Windows consequentemente significa novos atalhos. Se você é uma daquelas pessoas que realiza mil tarefas ao mesmo tempo, estes atalhos podem te ajudar e muito.

Dentre eles, destaquem-se:

“Windows + Q” -> para pesquisar diretamente em seus aplicativos; “Windows + I” -> para abrir diretamente o painel de configurações; “Windows + F” -> pesquisar diretamente os seus arquivos;

“Windows + Z” -> ver as ações disponíveis dentro de um Windows 8 app; “Windows + R” -> para abrir a janela “executar”.

Confira a lista completa dos novos atalhos no site da Microsoft:

Referências

Documentos relacionados

–Nível inferior oferece serviços (o que o nível faz) para o nível imediatamente superior. –Uma interface especifica como acessar os serviços de

• Suponha que dois segmentos são transmitidos, e que haja perda apenas do reconhecimento para o primeiro segmento. • Caso 1: o reconhecimento para o segundo segmento chega antes do

• Camada física e de enlace do modelo OSI rede.. OSI x IEEE x TCP/IP: Padrão

• O receptor utiliza os bits enviados e divide pelo gerador para verifica se os bits estão

quando M nós querem transmitir, cada um pode enviar na velocidade média de transmissão R/M.

d) prevenção de colisões, que diminui consideravelmente o tempo desperdiçado quando ocorrem colisões. e) Nenhuma das

d) é um protocolo que fica na fronteira entre as camadas de enlace e de rede, não se adequando perfeitamente no modelo de camadas. e) Nenhuma das

Após todas as evoluções e variações propostas para o padrão Ethernet (IEE 802.3) original, uma única. característica permanece inalterada, e