• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO PROCESSO DE BOLONHA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE CONCRETIZAÇÃO DO

PROCESSO DE BOLONHA

2006/2007

DEPARTAMENTO Biologia (DeBio)

CURSO Biologia Marinha (2º ciclo)

1. INTRODUÇÃO

Enquadramento e fundamentação do processo de adequação ou de criação do curso. (máx. 3000 caracteres)

Os oceanos cobrem cerca de 70% da superfície da Terra e providenciam bens e serviços fundamentalmente importantes para o bem-estar das populações humanas. A biodiversidade marinha constitui um importante contributo para a alimentação de populações humanas mas também uma fonte inexplorada de recursos biológicos e genéticos com potencialidades para aplicações na área da medicina, farmacêutica e biotecnologia dos materiais entre outras. O envolvimento profundo em processos biogeoquímicos e ecológicos globais tornam os ecossistemas marinhos essenciais para o funcionamento sustentado da biosfera: os oceanos são uma componente essencial do sistema de regulação do clima e dos ciclos biogeoquímicos na Terra. Do ponto de vista biológico, os mares e oceanos são os ecossistemas menos conhecidos do planeta. A exploração adequada dos recursos biológicos requer o conhecimento dos processos, biológicos e físicos, que determinam o crescimento, sucesso reprodutivo e sobrevivência das espécies alvo. A compreensão dos mecanismos responsáveis pelo sentido e magnitude das alterações climáticas requer a identificação do papel desempenhado pelos processos biológicos marinhos na sequestração ou libertação para a atmosfera do dióxido de carbono e de outros gases com efeito de estufa. As zonas costeiras são áreas de forte densidade populacional, que implicam um aumento da pressão antropogénica sobre os ecossistemas marinhos, conduzindo a um aumento das preocupações associadas à dispersão de poluentes e à degradação dos habitats nestes meios.

Com este mestrado pretende-se que o formando fique com uma compreensão aprofundada dos principais processos biológicos de produção e de degradação da matéria orgânica que decorrem nos ecossistemas marinhos, incluindo as interacções entre as diferentes componentes do ecossistema marinho, o controle físico, químico e geológico dos processos biológicos e os mecanismos de retroacção envolvidos. Pretende-se, ainda, que o formando seja capaz de reconhecer e interpretar a biodiversidade presente nos ecossistemas marinhos, as principais adaptações dos organismos à vida nestes ecossistemas, e as principais ameaças à manutenção da biodiversidade. Finalmente, o formando deverá conhecer os principais recursos vivos marinhos, nomeadamente os recursos pesqueiros, e ser capaz de aplicar modelos de avaliação e de gestão desses mesmos recursos biológicos. A Biologia Marinha tem vindo a alcançar um papel cada vez mais importante como uma das sub-áreas da Biologia com considerável relevância e importância o que levou à criação deste mestrado. O ano lectivo 2006-2007 corresponde ao primeiro ano de funcionamento deste mestrado criado através do Despacho n.º 24459/2006 (DR n.º 229, 2ª série, de 28 de Novembro de 2006) e registado no Ministério da Educação e Ensino Superior com o nº R/48/2006.

(2)

Entrada em funcionamento do 1º ano dos cursos criados. (máx. 2000 caracteres)

A oferta de 2ºs ciclos foi estabelecida para a formação especializada em domínios científicos para os quais o Departamento de Biologia possuía corpo docente qualificado, desempenho científico atestado por publicações de qualidade, integração de investigadores do laboratório associado CESAM e historial de ligação ao tecido produtivo concretizado através de estágios profissionalizantes realizados pelos alunos da licenciatura pré-Bolonha.

A criação deste mestrado foi precedida por uma análise, à escala europeia, dos principais cursos de 2º ciclo, de modo a integrá-lo nessa cultura de excelência. Para a análise comparativa, fez-se um estudo dos conteúdos e organização curricular das formações congéneres oferecidas pelas Universidades que, de acordo com o estudo do “Institute of Higher Education, Shanghai Jiao Tong University”, foram classificadas nos 15 primeiros lugares da lista das 100 melhores Universidades Europeias. As Universidades de Utrech, de Copenhaga e de ParisVI –Marie Curie oferecem mestrados na área da Biologia Marinha ou afins. Foram também analisadas Universidades do Reino Unido, Noruega e Suécia com historial em Ciências do Mar ou Biologia Marinha. As Universidades analisadas oferecem mestrados com duração de dois anos. Embora em todos os casos permaneçam aulas teóricas tradicionais, na grande maioria das disciplinas o ensino tem um cariz teórico-prático, podendo ser ministrado na forma de análise de problemas ou de estudos de casos. Foi esta a situação que se adoptou para o presente curso.

A nova estrutura dos cursos, a sua organização em ECTS e a contabilização de um total de 300 ECTS de formação superior para a obtenção do grau de mestre, faziam prever que numa primeira fase os cursos de 2º ciclo seriam procurados por candidatos detentores de pelo menos 240 ECTS de formação. Assim, o primeiro ano de funcionamento dos segundos ciclos de Bolonha foi dirigido para um público que procurava através da dissertação preencher os novos requisitos de formação em ambiente de investigação ou em ambiente profissional (como previsto no artº 20 do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março), duas vertentes nas quais o DBUA tinha já um longo registo de experiência anterior. Neste ano, todos os alunos inscritos tiveram creditação ao 1º ano, de acordo com as suas competências adquiridas em formações anteriores.

(3)

DEPARTAMENTO Biologia

CURSO Biologia Marinha (2º ciclo)

2. DEFINIÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS

Sublinhar as estratégias/fontes de informação (ex. resultados dos inquéritos sobre os ECTS das disciplinas dos cursos pré-bolonha) que estiveram presentes na definição de ECTS, nº hrs contacto, nº de hrs trabalho independente, competências, etc.(máx. 2000 caracteres)

Os mestrados, sob a responsabilidade do Departamento de Biologia, têm a seguinte estrutura comum: duração de 4 semestres, num total de 120 ECTS. No 1º ano, são oferecidos 20 ECTS em disciplinas de “Evolução Biológica e Molecular”, “Planeamento Experimental e Análise de Dados Ecológicos” e “Bioempreendedorismo”. Os 40 ECTS restantes são oferta de disciplinas específicas a cada mestrado (ver plano curricular). No 2º ano, são oferecidos 12 ECTS de disciplinas que pretendem dar aos estudantes competências complementares em trabalho laboratorial, de campo e comunicacionais (internacionalmente designadas por disciplinas de “core skills”). O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre permite que o estudante adquira uma especialização de natureza académica com recurso à actividade de investigação. Isso é conseguido, fundamentalmente, durante o último ano do ciclo de estudos, quase inteiramente dedicado à investigação científica e escrita da dissertação (46 ECTS num total de 60 ECTS).

Para a definição dos ECTS, foi tida em conta a experiência anterior de outros mestrados pré-Bolonha. Foi também utilizada informação obtida de modo informal junto de ex-alunos, já que o reduzido número de alunos neste ano não aconselhava a realização de inquéritos com resultados fiáveis.

Um dos aspectos inovadores deste mestrado é o facto de, no segundo semestre do primeiro ano de formação, se oferecer uma disciplina de Bioempreendedorismo (8 ECTS), da área da Gestão. Por outro lado, no âmbito da disciplina de Seminário, os alunos fazem uma comunicação oral no Simpósio da Pós-Graduação do Departamento de Biologia.

(4)

PLANO CURRICULAR

Horas de contacto por semestre

Unidades Curriculares (U.C.) Ano Sem.

Aula Tutorial Proj./Disser Total ECTS

Estrutura e Funcionamento dos Ecossistemas Marinhos I (*) 1 1 120 15 135 12

Planeamento Experimental e Análise de Dados Ecológicos (*) 1 1 60 15 75 6

Evolução Biológica e Molecular (*) 1 1 60 15 75 6

Opção I (qualquer área) (*) 1 1 60 15 75 6

Estrutura e Funcionamento dos Ecossistemas Marinhos II (*) 1 2 45 15 60 4

Avaliação e Conservação dos Recursos Biológicos Marinhos (*) 1 2 60 15 75 6

Bioempreendedorismo 1 2 75 15 90 8

Oceanografia Física ou Oceanografia Física Costeira (*) 1 2 60 15 75 6

Opção II (qualquer área) (*) 1 2 60 15 75 6

Seminário em Biologia Marinha I 2 1 60 15 75 6

Laboratório e Campo em Biologia Marinha (*) 2 1 60 15 75 6

Seminário em Biologia Marinha II (*) 2 2 30 15 45 2

Dissertação 2 225 225 46

(*)

Estas unidades curriculares não funcionaram em 2006-2007 uma vez que os alunos matriculados obtiveram creditação de competências às disciplinas do 1º ano curricular

(5)

DEPARTAMENTO Biologia

CURSO Biologia Marinha (2º ciclo)

3. SISTEMAS DE GARANTIA DA QUALIDADE

Resultados dos inquéritos pedagógicos semestrais que foram objecto de análise e de discussão nas Comissões de Curso, de modo a identificar os pontos fortes e fracos no sentido de gerar maior eficiência e qualidade no sistema de ensino-aprendizagem. (máx. 1500 caracteres

Neste primeiro ano de funcionamento, os alunos só frequentaram o segundo ano do mestrado (e a disciplina de Bioempreendedorismo, do 1º ano). No total, o curso funcionou com quatro alunos em 2006-2007. Deste modo, considerou-se que não estavam reunidas as condições para se implementar inquéritos aos alunos. No entanto, a Comissão Científica do Departamento de Biologia, em duas das suas reuniões, analisou o funcionamento de cada um dos semestres lectivos. Concluiu-se que a implementação do processo administrativo de funcionamento não foi fácil. Quanto ao funcionamento das disciplinas, verificou-se que nada havia a alterar. O aproveitamento escolar e respectivas classificações obtidas pelos alunos, foram bons.)

(6)
(7)

Indicadores Objectivos:

Distribuição de créditos por área científica

Créditos

Área científica Sigla

Obrigatórios Optativos Biologia B 94 Gestão GES 8 Física F 6 Qualquer área 12 Total 108 12

Novas metodologias de ensino

E-learning; ferramentas na web; etc. (máx. 1000 caracteres)

O Departamento de Biologia investiu consideravelmente na criação de espaços e aquisição de equipamentos informáticos que permitissem aos alunos um acesso mais fácil e rápido aos recursos disponibilizados, pelos responsáveis pelas unidades curriculares, na plataforma “e-Learning” da Universidade de Aveiro. Por outro lado procurou-se fomentar uma cultura de disponibilização de recursos e materiais nesta plataforma com o objectivo de dinamizar e facilitar o acesso à informação por parte dos alunos que desenvolveram os seus projectos total ou parcialmente em instituições externas à UA.

(8)

Métodos de avaliação Cod.

U.C. Designação Ano Sem.

Contí-nua Mista Final

47368 Bioempreendedorismo 1 2 X

47400 Seminário em Biologia Marinha I 2 1 X

(9)

Escolaridade e Tipos de Escolaridade (T/TP/P/Projecto/Estágio/Dissertação/OT) por semana

Horas Cód.

U.C. Designação Ano Sem T TP P Proj. Dissert. Estágio OT

47397 Estrutura e Funcionamento dos Ecossistemas Marinhos I 1 1 0 3 6 1

47390 Planeamento Experimental e Análise de Dados Ecológicos 1 1 0 2 2 1

47365 Evolução Biológica e Molecular 1 1 1 2 0 1

Opção I (Biologia) 1 1 0 2 2 1

47398 Estrutura e Funcionamento dos Ecossistemas Marinhos II 1 1 0 1 2 1

47399 Avaliação e Conservação dos Recursos Biológicos Marinhos 1 2 0 4 0 1

47368 Bioempreendedorismo 1 2 2 3 0 1

Oceanografia Física ou Oceanografia Física Costeira 1 2 3 0 1 1

Opção II (qualquer área) 1 2 0 2 2 1

47400 Seminário em Biologia Marinha I 2 1 0 2 2 1

47402 Laboratório e Campo em Biologia Marinha 2 1 0 2 2 1

47401 Seminário em Biologia Marinha II 2 2 0 2 0 1

(10)

DEPARTAMENTO Biologia

CURSO Biologia Marinha (2º ciclo)

4. METODOLOGIA E ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS

Recolha de informação (através de inquéritos e de fóruns de discussão com os representantes dos alunos e dos docentes do curso, etc.). (máximo 1500 caracteres)

A metodologia foi informal, baseada em reuniões com os alunos e entrevistas individuais. Foram também recolhidas opiniões informais dos alunos e orientadores no período destinado à apresentação da dissertação. O objectivo dessa recolha de opinião foi o de identificar quais as consequências da alteração do tipo de público e de que forma a modificação da estrutura dos mestrados correspondia a esse perfil.

Não foram introduzidas alterações.

Desenvolvimento de boas práticas de observação do processo, nomeadamente, com recurso à realização dos inquéritos de apreciação do processo de ensino-aprendizagem. (máximo 1500 caracteres)

Não foram realizados inquéritos devido à especificidade de funcionamento deste ano lectivo.

(11)

DEPARTAMENTO Biologia

CURSO Biologia Marinha (2º ciclo)

5. MEDIDAS DE APOIO AO SUCESSO Sucesso escolar

~

Sucesso por Unidade Curricular Cod.

U.C. Designação Ano Sem.

N.º Inscritos N.º Avaliados N.º Aprovados 47368 Bioempreendedorismo 1 2 5 4 4

47400 Seminário em Biologia Marinha I 2 1 4 4 4

49952 Dissertação 2 4 1 1

Enunciar as medidas tomadas e o seu reflexo no sucesso escolar (consultar dados disponíveis nos indicadores disponibilizados pelo GAGI) (máximo 1500 caracteres)

No ano lectivo 2006-07, dos 5 alunos matriculados, 1 terminou o curso, 1 anulou a matrícula, 2 entregaram o pedido de provas no ano lectivo seguinte (2007-2008) e 1 adiou entrega da dissertação para 2008-2009. A classificação final obtida pelo aluno que concluiu o curso foi de 16 valores.

O sucesso e grau de satisfação dos estudantes face ao funcionamento do curso foi avaliado informalmente através da sua auscultação, bem como dos seus orientadores e co-orientadores, durante o período destinado à apresentação da dissertação. O objectivo dessa recolha de opinião foi o de avaliar a estrutura do curso de mestrado às características e necessidades do público alvo e ao perfil final esperado dos formados.

No primeiro ano de funcionamento do mestrado não foram implementadas regulamentos próprios, contando-se com o envolvimento dos orientadores internos na comunicação com os co-orientadores e instituições de acolhimento, de modo a promover a agilidade dos processos e o sucesso dos estudantes.

(12)

Competências extracurriculares

Evidenciar as competências transversais desenvolvidas no âmbito do curso, nomeadamente, competências de pesquisa e de seriação de informação, de trabalho em equipa, de trabalho de projecto, de exposição e defesa oral de trabalhos, de análise crítica do quotidiano político-social, etc. (máximo 1500 caracteres)

Avaliação e análise crítica

• Conhecimentos suficientes sobre planeamento experimental e análise de dados multidimensionais para, de forma autónoma, planear desenhos experimentais e programas de observação simples, bem como analisar os respectivos dados.

• Demonstrar originalidade na análise crítica das questões próprias da Biologia Marinha.

• Ser capaz de lidar com uma situação complexa e desenvolver uma opinião fundamentada, mesmo na ausência de dados completos.

Comunicação

• Ser capaz de comunicar com clareza e rigor no domínio da expressão oral, escrita e gráfica

• Ser capaz de interpretar e produzir documentos em língua portuguesa e numa língua estrangeira.

• Várias disciplinas incluem no processo de avaliação apresentações orais dos trabalhos realizados. Em particular, a disciplina de Seminário II (2º semestre do 2º ano) consiste na apresentação oral do trabalho de dissertação do aluno, servindo simultaneamente de treino para as provas públicas onde aquele trabalho será apresentado e simulação de um ambiente de simpósio (se possível, por questões de horário e de avaliação, esta apresentação é incluída no simpósio anual de pós-graduação do Departamento de Biologia da UA).

Autonomia e parceria na aprendizagem

• Ter autonomia para o trabalho individual e capacidade de lidar com outras pessoas.

• Organizar, dinamizar e empenhar-se em trabalho de equipa.

• Planificar o trabalho e identificar os recursos e conhecimentos necessários para o executar.

(13)

Inserção na vida activa

Referir a existência de iniciativas que promovam a aproximação entre a universidade e o tecido empresarial e social, por ex., a promoção de estágios, de projectos com parceiros empresariais ou institucionais, palestras com convidados do mundo empresarial, feiras de emprego, etc. (máximo 1500 caracteres)

A organização curricular do 2º ciclo inclui disciplinas de pendor marcadamente experimental (de campo e laboratorial), disciplinas de seminário em ambos os semestres e a disciplina de dissertação. Este tipo de estrutura permite que o estudante possa, facilmente e se assim o entender, desenvolver parte do seu trabalho fora da Universidade de Aveiro. Permite-se, desta forma, que o aluno circule por outros cenários de formação que não exclusivamente o da Universidade de Aveiro, designadamente, por outros organismos de investigação nacionais ou mesmo Universidades ou centros de investigação estrangeiros.

No primeiro ano de funcionamento do curso, alguns alunos optaram por desenvolver as suas actividades de dissertação fora da Universidade de Aveiro. Dois alunos realizaram o trabalho de dissertação na Universidade do Minho, com co-orientação interna de docentes do Departamento de Biologia.

(14)

DEPARTAMENTO Biologia

CURSO Biologia Marinha (2º ciclo)

6. ANÁLISE DOS RESULTADOS Recomendações. (máximo 1500 caracteres)

Um dos quatro alunos de 2006-2007 concluiu o curso no primeiro ano do funcionamento do Mestrado em Biologia Marinha. Aos três alunos que continuaram em situação de matrícula regular, foi mantido e reforçado o apoio dos orientadores e co-orientadores da Universidade de Aveiro, no sentido de identificar e obviar constrangimentos no desenvolvimento dos trabalhos de dissertação. Para as situações de adiamento da entrega de dissertação foram identificadas sobretudo razões relacionadas com dificuldade na compatibilização de actividades profissionais já desenvolvidas à data da inscrição no curso (actividade docente em estabelecimento de ensino secundário) ou actividades remuneradas de iniciação à investigação (BICs) encetadas durante o primeiro ano. Estas situações podem persistir no tempo e tornam relevante o acompanhamento próximo que deve ser dispensados aos estudantes, durante os trabalhos de dissertação. Desses três alunos, dois apresentaram o trabalho de dissertação no ano de 2007-2008 e o terceiro efectuou uma nova matrícula para 2008-2009.

(15)

DEPARTAMENTO Biologia

CURSO Biologia Marinha (2º ciclo)

7. CONCLUSÕES

(máximo 1500 caracteres)

O primeiro ano de funcionamento do curso de 2º ciclo em Biologia Marinha não permitiu a leccionação efectiva de todas as suas unidades curriculares. Esta situação resultou do facto de todos os alunos inscritos estarem, à luz do processo de Bolonha, em condições de usufruírem da creditação de competências obtidas anteriormente nas licenciaturas em formato pré-Bolonha. As creditações traduziram-se na obrigatoriedade de frequência de apenas uma unidade curricular do primeiro ano (Bioempreendedorismo).

É previsível o aumento do número de alunos que, nos próximos anos, tenham que frequentar todas as unidades curriculares do plano de estudos, na sequência da implementação do modelo de Bolonha nos cursos de 1º ciclo da Universidade de Aveiro e de outros de estabelecimentos de ensino universitário e do aumento da captação de estudantes de estabelecimentos de ensino politécnico.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O algoritmo do filtro de Kalman pode ser usado para estimar os estados e a saída de um sistema dinâmico em situações, nas quais as variáveis não estão disponíveis a todo o momento

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

(2014); Galloza (2017) , conjuntamente as recomendações descritas pelo ACSM (2014) sugeridas aos idosos para um programa de exercício físico que comprovaram os benefícios