• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA

UPENET/ IAUPE

1. De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação ao grau dos adjetivos, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao grau superlativo absoluto dos adjetivos destacados nas frases abaixo.

I. O segredo de Maria era sagrado.

II. Apesar de todo seu dinheiro, Pedro era uma pessoa simples. III. Gero era uma personagem notável.

IV. Pareciam ser um casal feliz.

A) I. sagratíssimo/ II. simplicícima/ III. notabilíssima/ IV. felizíssimo B) I. sacratíssimo/ II. simplíssima/ III. notabilíssima/ IV. felicíssimo C) I. sagradíssimo/ II. simplísima/ III. notabilíssima/ IV. felicíssimo D) I. sacratíssimo/ II. simplíssima/ III. notavilíssima/ IV. felicíssimo E) I. sacratíssimo/ II. simplísima/ III. notavilíssima/ IV. felíssimo

2. Texto I para responder à questão

- Sabendo que o advérbio e as locuções adverbiais expressam diferentes valores semânticos em qualquer tipo de texto, ao ler o TEXTO I, observamos que o termo “brutalmente” foi empregado como um advérbio, indicando circunstância(s) de

A) modo B) finalidade. C) causa e modo. D) afirmação e modo. E) modo e fim.

3. Partindo-se do princípio de que CRASE é o fenômeno resultante da fusão da preposição "a" e do artigo "a", assinale a alternativa cujo termo sublinhado se classifica apenas como artigo, daí justificar a inexistência desse fenômeno.

A) "Todos os estudos feitos nos anos 1990 (...) continuam a mostrar..." B) "...e aprender a não se julgarem tão severamente."

(2)

D) "A exemplo de seu ancestral, ele quer ficar sentado em uma pedra..." E) "...afirmam que a família é prioridade absoluta."

4. Analise o texto para responder à questão

- Assinale a alternativa cujo termo sublinhado tem a sílaba tônica recaindo na penúltima sílaba. A) "Não é a qualidade que consome que produz o prazer..."

B) "Destruíram a arte da contemplação..."

C) "Essa arte é mais do que admiração superficial..." D) "...mesmo sendo um exímio psiquiatra ou psicólogo..." E) "Drogas, violência, depressão, suicídio, ansiedade."

5. Na frase “ Na esquina avistei o meu carro e o que estava sendo procurado pela polícia” , o termo o é classificado como

A) artigo definido.

B) pronome pessoal do caso oblíquo. C) pronome demonstrativo.

D) pronome relativo. E) pronome possessivo.

(3)

6. Observe abaixo a tira da Mafalda.

- Sobre ela , assinale a alternativa cuja afirmativa não apresenta incorreção.

A) Na 2a. fala, o termo "por que" se classifica como uma palavra variável que exprime ideia de conformidade.

B) Na 3a fala, seria correto também escrever "por que", uma vez que se refere a um termo antecedente. C) Se o termo "por que" da 2a fala fosse colocado ao final da pergunta, seria correto escrevê-lo assim: porquê.

D) Na 2a fala, a grafia do termo "por que" está correta, por se tratar de uma frase interrogativa.

E) Em ambas as falas, os termos "por que" e "porque" se classificam como conjunção coordenativa que exprime ideia de causa.

7. Assinale a alternativa cujo pronome de tratamento está empregado incorretamente. A) As solenidades litúrgicas da Quaresma foram celebradas pelo Reverendíssimo Pe. Roberto. B) Os bailes de máscaras foram vivenciados pelos reis e rainhas, majestades do Primeiro Império. C) Zé Pereira, com você surgiu a primeira música de carnaval.

D) O Excelentíssimo jornalista José de Alencar era adepto do carnaval de batalha de flores e confetes. E) Os Excelentíssimos Governadores do Rio de Janeiro e de São Paulo fizeram um carnaval com inclusão

social.

8. Sobre pronomes, observe os quadros abaixo.

- É correto afirmar que.

(4)

B) no quadro II, inexiste a presença de pronome.

C) nos quadros III e IV, os pronomes existentes são apenas "nada" e "vocês". D) no quadro V, o termo tua se classifica como pronome pessoal oblíquo. E) em nenhum dos quadros acima, existe pronome pessoal.

9.

- Ao declarar no início do texto, "Este ano vai entrar para a história", o autor faz referência ao

A) ano passado como momentos de grandes registros e lembranças. B) ano letivo que rege o calendário escolar da rede oficial de ensino.

C) ano que está sendo vivenciado e que marcará os anais da história brasileira. D) período que compreende o surgimento da Petrobras

E) ano em que a Petrobras deverá recuar diante dos múltiplos desafios.

10. Assinale a única alternativa em que o pronome de tratamento e sua respectiva abreviatura estão adequadamente usados.

A) Vossas Majestades (V.MM.) devem olhar com mais atenção seus súditos. Vossa Excelência (V. Ex.) está convocado para a reunião.

B) Vossa Eminência (V. Em.) está cotado para substituir o papa. Vossa Majestade (V. Maj.) amanheceu feliz.

C) Vossa Meritíssima (V.M.) deve ser muito feliz. Vossa Alteza (V.Alt.) teve um pensamento feliz.

D) Sua Santidade (S.Sant.) João Paulo II está muito debilitado. Sua Magnificência (S. Mag.) deverá viajar amanhã.

E) Sua Eminência (S. Emª) foi chamado a Roma. Sua Alteza (S. A.) nomeou seus secretários.

11. Assinale a única alternativa em que os pronomes pessoais destacados indicam respectivamente ideia de posse e de modéstia por parte da pessoa que fala.

A) Foi-nos confiada uma difícil missão. Comprometo-me em assinar o contrato. B) Convido-te para o meu aniversário. Acheguem-se a mim, por favor.

C) Levaram-lhe a bolsa. Nós, falou o secretário, mandaremos água para os flagelados. D) Ela pensava consigo coisas maravilhosas. Tende convosco princípios éticos. E) Levo comigo uma coisa indescritível. "Vós sois o sal da terra".

(5)

12. Quanto ao emprego das iniciais maiúsculas e minúsculas, que alternativa abaixo apresenta termos sublinhados grafados incorretamente?

A) Luiz Gongaza, o rei do baião.

B) Chico Mendes, defensor do meio ambiente. C) Na Região Nordeste, dança-se o xote. D) Os Rios estão poluídos.

E) As terras brasileiras são férteis.

13. lise as afirmativas abaixo.

I. O termo Xote escreve-se com X; com X, escreve-se, também, xaxado. II. O termo Poluição escreve-se com Ç; com Ç, escreve-se, também, palhoça. III. O termo posso escreve-se com SS; com SS, escreve-se, também, massa.

Está(ão) correta(s) A) I e II, apenas. B) II e III, apenas. C) I e III, apenas. D) I, II e III. E) III, apenas.

14. Analisando - Em agosto, todos os habitantes de Camaragibe compartilharão ações que levam ao

crescimento pessoal e interpessoal.” Qual afirmativa é falsa?

A) O termo agosto é um exemplo do emprego da letra minúscula por ser nome de mês.

B) O termo Camaragibe é um exemplo do emprego da letra maiúscula por ser nome de cidade. C) O termo interpessoal escreve-se com SS como o termo cessão (ato de ceder).

D) termo habitantes grafa-se com H como o termo herege. E) O diminutivo plural de ações grafa-se açõesinhas. ( açõezinha)

15. No texto "Use sempre cinto de segurança", o termo em negrito está grafado com Ç. Em qual das frases abaixo, a palavra em negrito está grafada INCORRETAMENTE?

A) Motorista, dê preferência aos pedestres!

B)Motorista, ao ultrapassar motos, respeite uma distância segura! C) Motorista, não avançe o sinal!

D) Motorista, não estacione em fila dupla! E) Motorista, respeite a faixa do pedestre!

16. Quanto ao uso das iniciais maiúsculas e minúsculas, qual alternativa abaixo apresenta palavra(s) sublinhada(s) grafada(s) CORRETAMENTE?

A) Em Arcoverde, o guarda de trânsito aplica Multas aos motoristas que desobedecem às leis. B) Os Motoristas imprudentes são autuados diariamente, na cidade de Arcoverde.

C) No dia 25 de julho, dia de são cristóvão, comemora-se o Dia do Motorista.

D) Todo motorista de arcoverde tem papel importante no trânsito, por isso deve respeitar as leis. E) Todo condutor de veículo deve conhecer o Código de Trânsito.

17. Em "...cada pessoa expressa a solidariedade...". o termo sublinhado é grafado com SS. Que alternativa abaixo será preenchida pelo termo constante do parênteses que esteja grafado de forma CORRETA?

(6)

A) paz será conquistada, quando o homem for mais ________________ com o seu próximo.

(compromisado)

B) Através do trabalho, o homem tem _____________ a uma convivência positiva com o seu semelhante.

(aceço)

C) O trabalho em _______________ não é aconselhável. (exceso)

D) Um grande ___________ será dado, quando qualquer atividade praticada pelo homem for respeitada.

(paso)

E) Seja qual for a atividade praticada pelo homem, ela terá ________________ na vida de todos.

(repercussão)

18. Assinale a alternativa em que a ortografia das palavras destacadas está CORRETA.

A) Quando ela apareceu com a mexa desfeita, ele fez um muchocho, provocando uma gargalhada geral. B) O pedájio foi cobrado, porque a sugidade dos carros era grande, provocando furor na cidade. C) O projeto é exeqüível, porém a ojeriza do diretor descarta nosso plano, falou Joaquim Pedro. D) O hereje dirigiu-se ao monje para ofendê-lo, mas perdeu: o religioso já não estava ali. E) Era prazeiroso estar naquele ambiente, porque se podia extravazar à vontade.

19. Classifique as palavras conforme o que se pede. Use o código indicado.

- Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA. A) I-A, II-B, III-A, IV-B, V-A.

B) I-B, II-A, III-B, IV-A, V-B. C) I-A, II-A, III-B, IV-B, V-A. D) I-B, II-B, III-A, IV-A, V-A. E) I-A, II-A, III-B, IV-A, V-A.

Referências

Documentos relacionados

Em inglês, os adjetivos possuem três graus de comparação: grau normal (beautiful), grau comparativo (as beautiful as, more beautiful than) e grau superlativo (the most

Ricardo Pessa de Oliveira Universidade de Évora CIDEHUS 1 Resumo : No presente texto pretende estudar-se a alimentação ministrada aos doentes internados no hospital da Misericórdia

A subtração, no primeiro sentido, abre, apenas abre, a possibilidade da constituição, isto é, da afi rmação do novo; mas é preciso saber que é, fi nalmente, a afi rmação do

Não li nem a Derrida nem a Deleuze Não domino nem inglês nem francês Talvez não tenha uma linguagem própria Não me mantenho em forma ultimamente Não tenho filhos. Não

vi) Plano para cumprimento dos requisitos de divulgação previstos no Aviso do Banco de Portugal nº 10/2007, relativos à utilização de modelos internos para cálculo de requisitos

Coral Familiar 10:00am-00:00pm 187.1 155 Gp Lady Hamilton Spa Relax 10:00am-08:00pm 382.4 1.45 Gp Lady Hamilton Das Crianças Water Park Crianças 10:00am-06:00pm 800 0.4 Gp

Certas pessoas não pensam.. 8) Una as frases num só período por meio de pronomes relativos. A rua vai dar numa praça. O boneco veio do Nordeste. Este amigo eu não via há muito

Em relação ao grau, os adjetivos podem ser flexionados no grau comparativo ou no grau superlativo... Flexão de