• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 04/2018 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/1 - PÓSCOM/UFES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 04/2018 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/1 - PÓSCOM/UFES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL 04/2018 – PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2019/1 - PÓSCOM/UFES

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) torna público o Processo Seletivo de Aluno Especial para o primeiro semestre de 2019, nos termos da Resolução nº 01/2018 PÓSCOM/CAR/UFES. As inscrições serão feitas de

28/01/2019 a 08/02/2019, na Secretaria do PósCom-Ufes, no Prédio da Direção e

Pós-Graduação do Centro de Artes, 2º andar, Centro de Artes da Ufes, das 9h às 12h. Os interessados deverão adotar os seguintes procedimentos:

1. Redigir um requerimento endereçado à Coordenação do PósCom-Ufes requisitando matrícula na condição de Aluno Especial e justificando o interesse em cursar as disciplinas escolhidas.

2. Preencher formulário de inscrição (ANEXO I) e relacionar as disciplinas ofertadas para o semestre 2019/1 por ordem de preferência. A candidatura, se selecionada, será para matrícula em uma única disciplina.

3. Anexar ao requerimento cópia impressa do Currículo cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) acompanhado de todos os documentos comprobatórios, com o nome do candidato destacado. A avaliação será feita conforme tabela do ANEXO II. O/A candidato/a poderá indicar a pontuação almejada.

4. Cópia do diploma de graduação (frente e verso); ou declaração original de conclusão de curso de graduação emitida pela coordenação do curso; ou, para quem ainda não concluiu a graduação, comprovante de matrícula constando como última e única a disciplina destinada à elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); cópia do histórico escolar do curso de graduação; cópia da carteira de identidade e cópia do CPF. 5. Todos os documentos deverão ser entregues em envelope pardo, LACRADO e

identificado, na secretaria do PósCom-Ufes, em data e horário estipulados neste edital. Não serão aceitos ou incluídos documentos enviados posteriormente.

6. Serão aceitas inscrições por correspondência, desde que o material chegue à Secretaria do Programa até a data do prazo final de inscrição. O material deverá ser enviado para a secretaria do PósCom-Ufes no seguinte endereço:

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades Universidade Federal do Espírito Santo – Centro de Artes

Av. Fernando Ferrari, 514 Goiabeiras

Vitória – ES CEP 29075-910

(2)

7. O número de vagas para pessoas na condição de Alunos Especiais matriculadas em cada disciplina do Programa será definido após a confirmação de matrícula dos Alunos

Regulares, sendo limitado a 1/3 (um terço) do total de estudantes em cada disciplina.

8. Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos na Secretaria do Programa em até 30 dias após a publicação dos resultados. Os documentos não retirados serão descartados.

Disciplinas ofertadas (Ementas no ANEXO III):

Nome da Disciplina Créd. CH Dia Horário Prof. Resp.

Questões em Jornalismo 4 60 Quarta-feira 14h às 18h Ruth Reis Comunicação, Cotidiano e

Sociabilidades 4 60 Terça-feira 14h às 18h Monica Vermes Tópicos Especiais

em Comunicação e Territorialidade IV -

Media on the Move: Products and Power

4 60 Quinta-feira 8h às 12h Gabriel Menotti Virginia Crisp

OBS: A disciplina de Tópicos Especiais em Comunicação e Territorialidade IV - Media on the Move: Products and Power terá uma ou duas semanas de aulas concentradas todos os dias da semana no turno da manhã durante o mês de maio. As aulas ministradas pela professora Virginia Crisp serão em inglês.

Resultado preliminar do processo de seleção: 15 de fevereiro de 2019 no site do

PósCom-Ufes (http://comunicacaosocial.ufes.br/pos-graduacao/).

Período para interposição de recurso: 18 e 19 de fevereiro, das 9h às 12h Resultado Final: 22 de fevereiro

Matrícula: 25 e 26 de fevereiro, das 9h às 12h. Início das aulas: 11 de março de 2019.

(3)

ANEXO I

EDITAL 04/2018 PÓSCOM – PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNO ESPECIAL 2019/1

FICHA DE INSCRIÇÃO

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

CPF: Gênero: ( ) F ( ) M Data de Nascimento:

RG: Órgão Emissor: UF: Data de Emissão:

Nacionalidade: Número de Passaporte (se estrangeiro):

ENDEREÇO

Rua:

Número: Complemento: Bairro:

CEP: Cidade: UF:

Telefone: Celular: E-mail: DISCIPLINAS: Opção 1: Opção 2: DATA E ASSINATURA

Eu, , candidato(a) a Aluno(a) Especial do Mestrado em Comunicação e Territorialidades declaro que conheço o Edital de Seleção de Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e que aceito todas as condições expressas no mesmo.

Vitória, de de .

(4)

ANEXO II

TABELA PARA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

Grupo I – Títulos Acadêmicos:

Titulação Acadêmica Até 2,0 pontos Pontuação

Certificado de Pós-Graduação stricto sensu 1,0 ponto/curso semestre

Certificado de Pós-Graduação lato sensu 0,7 ponto/curso

Certificado de Graduação 0,3 ponto/curso

Grupo II – Atividades Ligadas ao Ensino e Extensão:

Atividades Até 3,0 pontos Pontução

Exercício do Magistério no Ensino Superior. 1,0 ponto/ano Exercício do Magistério na Educação Básica. 0,5 ponto/ano Professor de Ensino não formal (ou comprovante de que

ministrou cursos, conferências, mesas redondas) na área/subárea da seleção. (0,2 ponto cada)

0,3 ponto por trabalho

Participação como membro efetivo de banca examinadora

de trabalho final de graduação. 0,3 ponto por trabalho Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação

em grupo PET ou atividade de extensão.

0,5 ponto por semestre Estágio em área afim da seleção. 0,2 ponto por ano.

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural:

Atividades Até 6,0 pontos Pontuação

Autoria de livro na área do PósCom-Ufes 5,0 pontos por livro Autoria de livro em outra área 2,5 pontos por livro Organização de livro na área do PósCom-Ufes 2,0 pontos por livro Organização de livro em outra área 1,0 ponto por livro

(5)

Artigo completo publicado em periódico científico

especializado e com corpo de árbitros. 3,0 pontos por artigo Trabalho científico apresentado em congresso e publicado

na íntegra em anais. 1,5 ponto por trabalho

Trabalho científico apresentado em congresso com resumo

publicado em revista ou anais. 0,2 ponto por trabalho Relatório técnico de pesquisa publicado. 0,5 ponto por relatório Trabalhos técnicos e artísticos especializados (1 ponto cada) até 5 pontos pelo

conjunto Atividade profissional na área da Comunicação (1

ponto/ano)

até 5 pontos pelo conjunto

Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais (1 ponto cada)

até 4 pontos pelo conjunto

Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados (1 ponto cada)

até 4 pontos pelo conjunto

Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos (1 ponto cada)

até 4 pontos pelo conjunto

Artigos especializados publicados na imprensa (0,5 ponto cada)

até 2 pontos pelo conjunto

Participação em congressos e seminários (0,2 ponto cada) até 2 pontos pelo conjunto

(6)

ANEXO III

EMENTA DAS DISCIPLINAS

QUESTÕES EM JORNALISMO: Tendências do Jornalismo. Aspectos conceituais e epistemológicos. Práticas jornalísticas. Jornalismo e tecnologia. Modelos organização e produção. Jornalismo em suas diversas territorialidades.

MEDIA ON THE MOVE: PRODUCTS AND POWER: The study of media on its material/immaterial

properties. How media in both physical and virtual forms are enabled or prevented from moving around the globe. Introduction on theory that engages with the processes that are central to the wider media ecology. How power within the media is invariably in the hands of distributors/publishers and not, as is commonly assumed, artists/creators. Explode the myth that media increasingly exists in virtual form by examining the continued existence of physical formats, the environment impacts of the technologies that enable smart phones, flat screen TVs and cloud services to exist as well as the problems associated with archiving media content in both virtual and physical forms. The media archaeology, infrastructure studies and distribution studies to examine how media moves around the globe so that it might then be viewed, collected, archived and/or repurposed. Film and television will be a particular focus for the module and examples will also be drawn from across the games, music and arts industries to reflect the increasingly converged media environment.

COMUNICAÇÃO, COTIDIANO E SOCIABILIDADES: Literatura, música, artes e comunicação na

cidade moderna e contemporânea. Processos comunicacionais, sociedade e constituição cultural do sujeito contemporâneo. Elementos formadores fundamentais dos contextos e dos espaços geradores das narrativas do cotidiano e do imaginário contemporâneo. Crítica, arte e cultura na sociedade atual. A cidade como território de produção e reprodução de transformações culturais globais. Comunicação e sensibilidades culturais locais. Dispositivos de memória e narrativas midiáticas do espaço local/regional/global. A sociabilidades em territórios informacionais.

Referências

Documentos relacionados

Para que a contação de histórias pudesse ser pensada em termos pedagógicos, utilizamos como base metodológica a abordagem de Ensino de Línguas Baseada em Tarefas (ELBT).

TA: tratamento avançado: técnicas de remoção e/ou inativação de constituintes refratários aos processos convencionais de tratamento, os quais podem conferir à água

PARA OS CANDIDATOS PORTADORES DE DIPLOMA: Diploma de graduação devidamente registrado ou validado pelo MEC (cópia autenticada) ou declaração de conclusão curso de

d) cópia (frente e verso), legível e sem rasura do diploma do curso de graduação ou de certidão de conclusão de curso, expedidos por estabelecimento oficial

Os trabalhos inerentes a esta ´area de aplicac¸˜ao focam classificac¸˜ao de esp´ecies florestais [5, 7, 11], con- siderando geralmente a formulac¸˜ao do problema focada

Cópia do diploma do Curso de Graduação (frente e verso) ou Certidão de Conclusão de Curso, acompanhado do Histórico Acadêmico, de acordo com a classe e os

Criado no século XVIII, o Parque da Luz (originalmente chamado Jardim da Luz) é o mais antigo Jardim Botânico da cidade de São Paulo e possui cerca de 113 mil m

Secretaria das Pós-Graduações do IB - Instituto de Ciências Biológicas, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Bloco E - Térreo - Asa Norte – Brasília/DF –