• Nenhum resultado encontrado

Manual de Uso nas Mídias Sociais O POVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Uso nas Mídias Sociais O POVO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

Manual de Uso nas Mídias

Sociais O POVO

2016

FORTALEZA

(3)

Grupo de Comunicação O POVO Portal O POVO Online

Manual de Uso das Mídias Sociais do O POVO

Membros do Comitê de Mídias Sociais:

Diretor-Geral de Jornalismo: Arlen Medina Néri Diretora-Executiva da Redação: Ana Naddaf Diretor de Mercado Leitor: Victor Chidid Diretora de Estratégia Digital: Arenusa Goulart

Editora-Executiva do O POVO Online: Maryllenne Freitas Coordenadora de Mídias Sociais: Natercia Melo

Supervisor Comercial: Fernando Diego Sioli Editora de Audiência: Juliana Matos Brito Analista de Marketing: Geórgia Queiroz Assessora de Comunicação: Joelma Leal

Produção

Conteúdo: Natercia Melo e Joelma Leal Arte e concepção: Fernando Diego Sioli

Referências

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Acesso em: http://bit.ly/embrapa1

Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) Acesso em: http://bit.ly/ibopemanual

(4)

5 5 8 8 9 9 9 10 10 10 11 11 11 13

(5)

A m de dar uma unidade ao trabalho desenvolvido nos diferentes per s do Grupo de Comunicação O POVO, o núcleo de mídias sociais apresenta uma série de orientações, que pode ser consultada, a seguir.

É essencial que o Núcleo de Mídias Sociais seja acionado desde a fase de planejamento das ações/eventos e não apenas no momento de execução.

Atualmente, o Núcleo é composto pelos analistas Fernando Diego e Natercia Melo, que podem ser contactados pelos e-mails fernandodiego@opovodigital.com e

natercia@opovodigital.com, respectivamente, e pelo telefone (85) 3255 6058.

A lista de redes sociais, em que O POVO está presente, está disponível em www.opovo.com.br/redessociais e pronto para download.

Abaixo, uma breve de nição de cada mídia social e o respectivo uso das redes pelo Grupo de Comunicação O POVO:

Facebook: Plataforma de mídia social que permite a interação entre usuários via mensagens e compartilhamento de imagens, vídeos e links, além de aplicativos diversos. Possibilita a criação de grupos de discussão, que podem ser privados ou públicos. Permite conversas em tempo real via chat.

No O POVO, temos as páginas: O POVO Online; Esportes O POVO; O POVO Mais; Empregos & Carreiras; Buchicho; Comes & Bebes; Vida& Arte; People; TV O POVO; O POVO CBN; Mucuripe FM; Acervo O POVO; Revistas O POVO; Fundação Demócrito Rocha; O POVO na Educação; O POVO Noivas; SuperCar Nordeste; O POVO Mamães & Bebês; Populares.

(6)

Twitter: Rede de microblogs no qual é possível publicar pequenos textos de até 140 caracteres (incluindo espaços e pontuação). As mensagens podem ser públicas ou restritas a uma pessoa ou a um grupo que você determinar. Os textos aparecem em forma de lista e podem ser facilmente

compartilhados pelo botão retuíte (identi cado no site como “RT” ou “retweet”).

No O POVO, temos o @opovoonline, @esportesopovo, @cotidianoopovo, @politicaopovo, @buchichoopovo, @economiaopovo, @vidaearteopovo, @carreirasopovo, @tvopovo, @mucuripefm, @opovocbn e @FDemocritoRocha.

Youtube: Site de exibição e compartilhamento gratuito de vídeos. Permite o recebimento de comentários e é possível saber quantas pessoas visualizaram os vídeos. Disponibiliza botões de compartilhamento fácil com outras mídias sociais, além do sinal para o usuário apontar se gostou ou não do conteúdo.

No O POVO, temos os per s do portal O POVO Online e da TV O POVO.

Google Plus: Rede social mantida pelo Google, que agrega seus serviços como Google Contas, Fotos, PlayStore, Youtube e Gmail. Inclui, também: Círculos (grupos de amigos), Sparks (sugestões de conteúdo), Hangouts (chat individual ou em grupo por texto ou vídeo) e Hangout's On Air (transmissões ao vivo via YouTube).

No O POVO, temos a página de notícias O POVO Online.

Instagram: Rede social de compartilhamento de fotos e vídeos de até 15 segundos. É possível aplicar ltros digitais e compartilhar o material em outras redes como Facebook e Twitter.

No O POVO, temos: @opovoonline, @opovomais, @opovonoivas, @mucuripefm, @espaco.opovo,

@futuratrends2015, @opovomamãesebebes, @vidaearteopovo, @comesebebes, @revistasopovo, @buchichoopovo e

(7)

Pinterest: Rede social de compartilhamento de imagens, em que os usuários podem gerenciar as imagens de forma

temática. O serviço lembra a prática de coleções ou álbum de gurinhas e pode ser incorporado ao Facebook ou Twitter, permitindo que o material seja compartilhado de forma simultânea.

No O POVO, temos o per l o cial do O POVO Online.

Flickr: Ferramenta online de compartilhamento gratuito de imagens. As fotos podem ser categorizadas por tags (palavras-chave). Isso ajuda na hora de buscar imagens em todo o site. Por ele é possível de nir tipos de licença, ou seja, se a foto pode ser reproduzida e de qual maneira.

No O POVO, temos o per l do O POVO Online.

Linked In: Rede social pro ssional importante para identi cação de parcerias internas e externas. O per l do usuário é usado como um currículo online. Possui grupos de discussões sobre variados assuntos e ainda permite o

compartilhamento de informações no feed de notícias.

No O POVO, temos o per l o cial do Grupo de Comunicação O POVO e sua página o cial.

*Periscope: é o aplicativo do Twitter, nele é possível fazer transmissões ao vivo via Wi-Fi e 3G para compartilhar o que você está fazendo com os seus seguidores.

No O POVO, temos o per l o cial do O POVO Online.

*Snapchat: Rede Social interativa e moderna que é

semelhante ao WhatsApp, mas que envia imagens pelo bate-papo que só duram alguns segundos, sendo 'destruídas' em seguida, ou sendo postadas na ‘’História’’, onde as mensagens

cam no ar durante 24 horas.

No O POVO, temos o per l o cial do O POVO Online.

(8)

É fundamental que o Núcleo de Mídias Sociais seja acionado antes do início da execução de eventos, ações e novos

produtos. Não é permitido criar per s redes sociais sem informar antecipadamente ao Núcleo de Mídias Sociais.

Fluxo: Ao identi car a necessidade de criar um per l, o núcleo de mídias sociais deve ser acionado. As diretorias Geral de

Jornalismo e a de Estratégia Digital serão consultadas e a partir daí é feita uma ponderação sobre a real necessidade de criar um novo per l.

Em seguida, o núcleo dará retorno se o ok será ou não dado. Caso haja concordância, a identidade visual será estudada junto com o marketing e a equipe de mídias sociais irá sugerir o

nome mais adequado a ser utilizado. Ex: @vidaearteopovo. Da mesma forma, é preciso consultar a equipe sobre a criação de hashtags. Os analistas irão sugerir a que terá maior impacto e atender às necessidades do projeto ou ação para que a

hashtag funcione corretamente e se tem realmente necessidade de uso.

Para a criação de blogs O POVO o Núcleo de Mídias Sociais avalia a inclusão de um novo blog no portfólio O POVO, o núcleo de mídias sociais aciona a equipe de desenvolvimento do O POVO Online, que será responsável pela criação, de fato. No caso de inclusão de parceiros O POVO, o processo é

realizado pelo Núcleo de Mídias Sociais.

O porquê do novo per l? Objetivo? Há público?

Há um responsável pela manutenção do per l?

O Núcleo de Mídias Sociais tem autonomia para de nir quais dias, horários e canais são ideais para obter o sucesso e objetivo alcançado.

Da mesma forma a equipe poderá adaptar o conteúdo de acordo com a linguagem da web e com imagens adequadas para o espaço de nido.

(9)

Da mesma forma a equipe poderá adaptar o conteúdo de acordo com a linguagem da web e com imagens adequadas para o espaço de nido.

Após a análise feita e a criação do novo per l, é necessário que haja um mínimo de postagem, de acordo com a mídia social. Ex: Facebook e Twitter - posts diariamente; Instagram - intervalo de, em média, um a três dias (podendo ser posts diários).

O núcleo vai orientar sobre os melhores dias e horários para o posts.

O Núcleo de Mídias Sociais precisa ter acesso a todas as contas e seus dados, incluindo login, senha e nome(s) de quem tem acesso a elas. O objetivo e monitorar e ter conhecimento sobre os responsáveis pelas páginas e per s, assim como manter o padrão de redação e estilo do O POVO.

Mesmo que empresas terceirizadas sejam contratadas para a administração dos per s, a equipe de mídias sociais deve ter acesso às informações de acesso. Ex: SuperCar Nordeste, Seminário Futura Trends, Seminário Empreender, O POVO Noivas, O POVO Mamães & Bebês.

Responder quando for algo relacionado ao Grupo como sugestão de pauta, reclamação ou serviço prestado. A orientação é não se envolver quando houver discussão por meio de comentários entre os próprios internautas,

relacionados ao conteúdo da matéria, mesmo que seja produzido pelo O POVO.

É essencial que o administrador da página seja sempre cordial e educado, independente do teor do comentário ou pergunta do leitor.

(10)

O ideal é que as imagens utilizadas sigam o seguinte padrão: 600 x 400 (para Facebook e Twitter) e 600 x 600(para Instagram e Facebook).

A adaptação é realizada por meio de programas de edição de imagens. Ex: Photoshop. Foto de capas, yers, anúncios, rótulos – mesmo quando criados pelo marketing – o Núcleo de Mídias Sociais deve ter conhecimento.

Qualquer ação relacionada a sorteio, ação cultural ou promoção deve ser comunicada ao Núcleo de Mídias Sociais, que deverá orientar acerca das restrições e mecanismos permitidos, antes do lançamento.

O Núcleo de Mídias Sociais tem autonomia para excluir per s inadequados ou que não sejam atualizados de acordo com a norma de nida.

A exclusão seguirá o seguinte uxo: a área responsável pelo per l será acionada, em seguida o comitê de mídias sociais irá de nir se haverá ou não a exclusão de nitiva. Ex: per l de

eventos que não existem mais; Blog não atualizado; Veículo que não faz mais parte do Grupo (ex: Rádios Mix , Calypso FM e Globo O POVO), O POVO Cariri (não há quem mantenha). Antes da decisão, o responsável por administrar o per l será

informado sobre a exclusão.

Tipos de Promoção Sorteio Concurso Cultural Pergunta Rápida Competição Entre Participantes

Pers O POVO Online Demais Pers

NÃO PODE NÃO PODE NÃO PODE NÃO PODE PODE PODE

(11)

É essencial que haja compartilhamento/interação de conteúdo entre os per s. Exemplo: FDR compartilha conteúdo da O POVO CBN, Blog do Eliomar, TV O POVO; Mucuripe posta em seu site conteúdo do O POVO, em vez de utilizar material de outro veículo, que não pertença ao Grupo. Ex: Mucuripe FM deve utilizar em seu site informações do O POVO Online, em vez da Folha de São Paulo, por exemplo.

Os colaboradores não devem criar qualquer per l com o nome “O POVO” direta ou indiretamente sem a permissão do Núcleo de Mídias sociais. Ex: fanpage de colunas, blogs de programas etc...

Usar as marcas do O POVO ou um de seus

veículos/produtos/serviços em grupos, per s, sejam

pro ssionais ou pessoais, sem autorização do Núcleo de Mídias Sociais.

O Grupo de Comunicação O POVO respeita a liberdade de

expressão de seus colaboradores e parceiros e espera que todos usem as mídias sociais com esponsabilidade, conscientes das oportunidades e também das consequências que seus atos podem gerar.

Comportamentos con itantes com esta norma poderão ser denunciados e encaminhados ao Comitê de Mídias Sociais. Casos de violação comprovada de direitos e regras podem gerar consequências como advertência, suspensão e até

exclusão do peril/blog. Em todas as situações será respeitado o direito de ampla defesa dos envolvidos.

Legislação e penalidades

Todos os usuários de mídias sociais do Grupo de Comunicação O POVO devem respeitar e cumprir todas as disposições deste manual. O fato de as mídias sociais permitirem que qualquer pessoa fale oque pensa na internet não dá a ela o direito de ofender, maltratar, ameaçar, violar direitos autorais, revelar segredos industriais, praticar concorrência desleal, prejudicar pessoas e instituições sem punição.

(12)

Discriminação ou preconceito na internet: crime previsto no Art. 20,§2º, da Lei 7.716/89;

Calúnia, injúria e difamação por meio que facilite o ilícito: crimes previstos nos Arts. 138, 139 , 140, respectivamente, combinados como Art. 141, Inc. III, todos do Código Penal;

Ameaça: crime previsto no Art. 147 do Código Penal;

Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio: crime previsto no Art.122 do Código Penal;

Falsa identidade: crime previsto no Art. 307 do Código Penal;

Copiar ou plagiar obras de terceiros: previsto no Art. 184 do Código Penal;

Violação de segredo pro ssional: crime previsto no Art. 154 do Código Penal;

Revelação de segredos de terceiros na internet: previsto no Art. 153 do Código Penal;

Concorrência desleal: crime previsto no Art. 195 da Lei de Propriedade Industrial (Lei n.º 9.279/96);

Responsabilidade civil dos provedores de serviço de internet que não adotam qualquer medida para remover o conteúdo indevido inserido por terceiros caso sejam previamente cienti cados: Art. 186 do Código Civil;

Responsabilidade civil dos pais pelos seus lhos menores de idade por atos ilícitos: Art. 932, Inc. I, do Código Civil;

Responsabilidade do empregador sobre seus empregados no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele, por atos ilícitos: Art. 932, Inc. III, do Código Civil;

Acesso a sites de pedo lia e pornogra a infantil: previsto na Constituição Federal de 1988, Art. 5º, XLII; Leis 7.716/1989; 9.459/1997 e 8.081/1990; e

Justa causa para rescisão do contrato de trabalho por incontinência de conduta ou mau procedimento, violação de segredo da empresa, ato lesivo da honra ou boa fama contra qualquer pessoa e/ou superiores hierárquicos: Art. 482 da CLT, alíneas "b", "g", "j" e "h".

12

Con ra a seguir exemplos de ordenamentos jurídicos que podem ser aplicados em caso de uso indevido de mídias sociais:

(13)
(14)

• O conteúdo do blog deverá estar de acordo com o tema proposto. A ideia é que o espaço seja referência na web; • O conteúdo não deve ser contra as políticas editoriais do O POVO, seja de natureza moral, política ou criminal;

• O blogueiro deverá estar disposto a manter o blog ativo pelo menos por um ano, desde a data do lançamento.

Como se inscrever para ser Parceiro O POVO? Saiba como ter seu blog ou site no O POVO Online • Somente sites ou blogs com mais de seis meses podem ser parceiros O POVO;

• O Parceiro deve ser inscrever no Canal de Parceiros

(opovo.com.br/parceiros) e esperar a avaliação da equipe dos Blogs O POVO. A avaliação levará em conta o design, o

conteúdo editorial, ortogra a e tema do site ou blog.

• Nossa equipe deverá avaliar o seu blog e, aprovado, o parceiro receberá uma mensagem por e-mail. Firmada a parceria, a

barra de parceria O POVO deverá ser inserida no topo do blog;

• No caso de desaprovação, nossa equipe explicará o motivo. Podendo o candidato repetir a inscrição e providenciar as alterações necessárias para efetuar a parceria.

Vantagens de ser blogueiro O POVO

• Visibilidade: A exposição do conteúdo dos nossos blogueiros

é uma das peças chaves para o sucesso da parceria entre O POVO e os criadores de conteúdo.

• Credibilidade: A força da marca O POVO, aliada à experiência

de 19 anos de mercados do O POVO Online, são o que molda a credibilidade dos nossos blogueiros.

• Manutenção: Nosso Núcleo de Mídias Sociais e o Setor de

Desenvolvimento cuida de todos os Blogs O POVO, incluindo design, audiência e infraestrutura.

(15)

Referências

Documentos relacionados

2.3 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE INSUMOS AGRICOLAS PARA PLANTIO DA SAFRA DE VERÃO 2012 EM 35 (trinta e cinco) ALQUEIRES NA ÁREA DA RESERVA INDIGENA E

Tanto em 2008 quanto em 2009, Indooroopilly estava significativamente (os “bigodes”não se sobrepõem) (entre 0,2 e 0,5 nos desvios-padrão - portanto cor de rosa) atrás da

Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos.

A análise dos dados meteorológicos foi dividida em três etapas a partir de um esquema de decomposição temporal-cronológica, iniciando pela série de dados de longo

Ranking: Circuito Norte Duatlo

A aplicação do teste de Dunnett que comparou os genótipos de aveias com o tratamento- controle, a água destilada, mostrou que houve interação significativa entre genótipos