• Nenhum resultado encontrado

Formação de Escritores é um curso de pós-graduação lato sensu com duração de dois anos e tem por objetivo formar escritores de literatura.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formação de Escritores é um curso de pós-graduação lato sensu com duração de dois anos e tem por objetivo formar escritores de literatura."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pós-Graduação Lato Sensu FORMAÇÃO DE ESCRITORES Coordenação: Márcia Vescovi Fortunato e Roberto Taddei

Formação de Escritores é um curso de pós-graduação lato sensu com duração de dois anos e tem por objetivo formar escritores de literatura.

Foi pensado como um MFA.
Nos Estados Unidos, programas de MFA (Master of Fine Arts) são cursos de pós-graduação com duração de 2 a 5 anos direcionados para o campo das artes (Artes Visuais, Cinema, Dança, Artes Cênicas ou Escrita Criativa). Definem-se como estudos aplicados, que visam desenvolver um alto grau de desempenho prático dos estudantes nesses campos artísticos. Diferente das oficinas de criação literária ou de escrita criativa de curta duração, essa pós-graduação, pela forma como o curso se estrutura, difere também dos estudos acadêmicos (mestrado e doutorado, por exemplo) que pretendem formar essencialmente pesquisadores.

O programa tem dois anos de duração e é composto, em sua maior parte, por disciplinas de caráter essencialmente prático. A equipe de professores é composta, em sua maioria, por escritores experientes e com título de mestre ou doutor em literatura. Além disso, o curso apresenta disciplinas que habilitam o escritor a atuar como crítico e professor.

(2)

PROGRAMA NÃO FICÇÃO 2014-2015

Recursos literários da não ficção Profa. Márcia Fortunato

O que é literatura e como se caracteriza a linguagem literária? Qual a fronteira entre ficção e não ficção? O que é autoria? Como se constrói o sentido de um texto? A disciplina coloca em pauta temas que habitam o universo do escritor e, com a ajuda de conceitos da teoria literária, da análise do discurso, da linguística, desenvolve abordagens possíveis para eles, explicitando recursos literários que instrumentalizam o escritor na atividade de escrita.

Memória

Prof. Juliano Garcia Pessanha

A disciplina pretende introduzir as questões relativas à memória, à experiência e ao testemunho, bem como as várias modalidades da escrita de si, entre elas a

autobiografia e o diário. De um lado, apresenta e busca compreender o que já foi feito por alguns escritores implicados nessa direção, de outro, acompanha e comenta a escrita nascida nos alunos ao longo das aulas.

Biografia

Profa. Josélia Aguiar

Reflete sobre o gênero biográfico, suas especificidades e desafios, como se dá a recepção de leitores e crítica, bem como o debate ético e estético que o envolve. Promove exercícios para a leitura crítica dos mais variados títulos, de modo a compreender escolhas de biógrafos e a permanência (ou não) de suas obras. Prepara os estudantes para decidir sobre o personagem a biografar, abordagem, extensão e texto. Exercita a elaboração de projetos biográficos em todas as etapas. Jornalismo Literário I

Prof. Ronaldo Bressane

A partir de técnicas do jornalismo literário a disciplina propõe caminhos para o jornalismo cultural – tendo como foco jornalismo praticado em revista, suplemento cultural, livro, blog, site. Serão discutidos e produzidos todos os formatos clássicos do jornalismo impresso, dando ênfase para os principais - perfil e reportagem -, passando também pelo ensaio, a pensata, a resenha e a crônica. A disciplina propõe-se menos expositiva e mais propositiva, com exercícios a serem feitos em casa e lidos em classe por todos os participantes.

Jornalismo Literário II Prof. Ronaldo Bressane

Aprofundando o conteúdo do primeiro módulo, o objetivo da disciplina é trabalhar a produção de textos com forte pegada literária, investigando como as técnicas da

(3)

ficção (conto, crônica, romance, poesia, HQ) podem magnificar o alcance, a

potência e a criatividade do jornalismo. A disciplina também pretende pensar como o jornalismo literário é praticado em plena crise da mídia em geral e do jornalismo em particular – no que vem sendo chamado de pós-jornalismo. Tal como o primeiro módulo, a disciplina propõe-se menos expositiva e mais propositiva com exercícios a serem feitos em casa e lidos em classe.

Ensaio

Profa. Noemi Jaffe

Nesta disciplina, pretende-se capacitar o aluno a fazer leituras críticas do gênero ensaio, além de verificar, compreender e também praticar os principais recursos característicos desta linguagem. Desde que se estabeleceu como gênero do

discurso, com Montaigne, o ensaio vem se aproximando cada vez mais dos gêneros literários, a ponto de, atualmente, ter quase se tornado uma manifestação

artística. Quais são os limites, se os há, da prática ensaística? Quais são seus objetivos e alcance? A partir da leitura, análise e produção de habilidades do gênero, o curso procura responder estas e outras questões.

Roteiro

Prof. Ricardo Prado

O objetivo da disciplina é apresentar as diretrizes fundamentais para a preparação de argumento e para a escrita de roteiro em filmes não-ficcionais, da circunscrição do tema a ser documentado, passando pelos processos de pesquisa e tratamento de fontes primárias e secundárias, até a formatação do roteiro. Exercícios práticos de técnica de roteirização serão acompanhados de debates sobre diversos gêneros e formatos de documentários, com exibição prévia de alguns filmes para análise em sala de aula.

Crônica

Prof. Chico Mattoso

Um gênero híbrido pede uma abordagem abrangente. O curso traçará um

panorama histórico da crônica, com foco na produção nacional. Também fará uma reflexão sobre sua evolução, procurando diferenciá-la de outros gêneros como o conto, a reportagem e a canção popular. Questões de linguagem, tom e estilo receberão atenção especial. Os alunos serão estimulados a produzir crônicas, que serão analisadas e discutidas em classe.

Crítica de arte: a literatura e algumas de suas fronteiras artísticas Prof.: Bruno Zeni

A disciplina apresenta um panorama das relações entre a literatura e outras áreas como a fotografia, o cinema, a pintura, o jornalismo e a crítica (literária e de arte). A partir de momentos históricos de encontro entre a literatura e as artes, sobretudo nos séculos XIX e XX, as aulas discutem a produção literária e crítica de escritores e artistas que estabeleceram intersecção entre essas áreas e mantiveram diálogo entre teoria e investigação artística, ficção e não ficção, literatura e crítica. Os alunos serão estimulados a praticar textos literários, de não ficção e de crítica inspirados nos diálogos artísticos vistos nas aulas.

(4)

O escritor como professor Profª. Márcia Fortunato

Orienta os estudantes a ocupar o lugar de docentes no desenvolvimento de projetos de oficinas de criação literária. Para fundamentar essa prática, discute métodos e procedimentos didáticos que podem esclarecer como planejar e desenvolver atividades docentes, como conduzir a interação com os alunos e avaliar suas produções.

Oficinas Avançadas de Criação Literária (4 módulos) Profs. Roberto Taddei, Ronaldo Bressane e Bruno Zeni

Orientam a produção do trabalho final (TCC) dos estudantes durante todo o segundo ano. Arquitetada para dar suporte ao estudante para a realização do trabalho mais importante do curso, essas Oficinas também desenvolvem o exercício profissional, estimulando a prática da escrita e a autonomia para proceder à

pesquisa, ao planejamento, à revisão, à avaliação e à reescrita de seus textos. Durante essas Oficinas, os múltiplos olhares, dos colegas e do professor, promovem uma crítica atenta aos textos apresentados, respeitando princípios e propostas manifestos no projeto de cada autor. Baseado no modelo de Oficinas de Escrita de Iowa, esse exercício possibilita ao estudante aprender, na prática, como aliar conteúdo e forma para ajustar seus textos aos gêneros, às suas intenções e valores estéticos que fundamentam seu projeto.

(5)

EQUIPE

Márcia Fortunato Coordenadora

Licenciada em Letras, Doutora na área de Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da USP com a tese “Autoria e Aprendizagem da Escrita”. Trabalho docente e de pesquisa voltado para o aperfeiçoamento da leitura e escrita de estudantes do Ensino Superior. Experiência com formação de professores em disciplinas que abordam os Procedimentos de Autoria, as Metodologias de Ensino da Escrita e o Texto, nas modalidades oral e escrita, sob a perspectiva da Teotia Literária, da Análise do Discurso e da Linguística Textual.

Roberto Taddei Coordenador

Escritor e jornalista. Mestre em Escrita Criativa pela Columbia University, de Nova York, onde também cursou o programa Writer as a Teacher, criado pelo escritor Alan Ziegler. Ministrou cursos de criação literária para estudantes de graduação e pós-graduação em Nova York (Columbia University) e em São Paulo (Academia Internacional de Cinema, B_arco e Sesc). Colaborou com a Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo. Foi editor-chefe do Portal

Estadão.com.br. Autor do romance “Terminália – Da fronteira não se vê o fim”, a ser lançado pela editora Prumo em novembro de 2013.

Josélia Aguiar

Jornalista especializada em livros, atuou em jornais diários, revistas culturais e blogs. Lança Jorge Amado – uma biografia, a primeira biografia do autor baiano em meio século, pelo selo Três Estrelas, do grupo Folha, no segundo semestre. É Mestre e doutoranda em História na USP. Ingressou em 1997 na Folha de S.Paulo, onde foi repórter, redatora, colunista de livros e correspondente baseada em Londres para toda a Europa. Editou "EntreLivros", revista de livros e literatura que circulou entre 2005 e 2008. Contribui com reportagens e resenhas para revistas e suplementos de todo país.

Noemi Jaffe

Doutora em Literatura Brasileira pela USP, com tese sobre a poesia de Antonio Cicero. Escritora, professora de literatura há cerca de 30 anos e crítica literária da Ilustrada (Folha de S.Paulo) e do Valor Econômico. Professora na Casa do Saber - SP. Finalista dos Prêmios Portugal Telecom e Zaffari & Bourbon. Autora dos livros Todas as coisas pequenas (Hedra, 2005), Quando nada está acontecendo (Martins Fontes, 2011), A Verdadeira História do Alfabeto (Cia. das Letras, 2012) e O que os cegos estão sonhando? (Ed. 34, 2012), entre outros.

(6)

Escritor e ensaísta. Publicou a trilogia Sabedoria do nunca (1999), Ignorância do sempre (2000), Certeza do agora (2002) além de Instabilidade perpétua (2009), todos publicados pela Ateliê Editorial. Sua obra transita por diferentes gêneros como aforismo, poesia em prosa, conto, ensaio filosófico, auto e heterotanatografia, em estreito diálogo com a literatura, a filosofia e a psicanálise.Vencedor do prêmio Nascente, promovido pela Abril e USP, nas categorias poesia e ficção, é Mestre em Psicologia pela PUC-SP. Doutorando em Filosofia na USP, onde graduou-se.

Ronaldo Bressane

Escritor, jornalista, editor e roteirista nascido em São Paulo há 43 anos, publicou,

entre outros, Céu de Lúcifer (contos, Azougue), O Impostor (poesia, Ciência do Acidente) e Essa História Está Diferente (org. contos, Companhia das Letras). Freelancer, colabora regularmente na grande imprensa, em especial Folha de S.Paulo, Piauí e revistas customizadas, bem como em seu

blog, ronaldobressane.com. Escreveu o roteiro da graphic novel V.I.S.H.N.U. (Cia das Letras), lançada em 2012 e indicada a três prêmios HQMix

Ricardo Prado

Jornalista, roteirista e escritor. Foi redator-chefe das revistas de educação Carta na Escola e Carta Fundamental e editor especial da revista Nova Escola. Também trabalhou como jornalista nas

revistasSuperinteressante, Capricho, Náutica e Horizonte Geográfico, além de ter sido Coordenador de Comunicação Estratégica da Fundação Abrinq e coorganizador da série de livros para professores Como Eu Ensino, da Editora Melhoramentos. Formado em Comunicação Social pela USP, é autor de dois livros de ficção: A Fala do Céu (romance, Editora Global, 2011) e Uma Cor Só Minha (livro infantil, Editora Moderna. 2011).

Chico Mattoso

Escritor, tradutor e roteirista. Formado em Letras pela USP, é Mestre em Escrita Dramática pela Northwestern University (EUA), onde também atuou como professor. Foi editor da revista

literária Ácaro e é co-autor de Cabras – Caderno de Viagem (Unisol, 1999) e Parati para mim (Planeta, 2003). Seu primeiro romance, Longe de Ramiro (Ed. 34, 2007), foi finalista do prêmio Jabuti. É também autor de Nunca vai embora (Companhia das Letras, 2011). Em 2012 foi

eleito pela revista inglesa Granta um dos vinte "melhores jovens escritores brasileiros".

Bruno Zeni

Escritor e Doutor em Letras pela USP. Desenvolve pesquisa sobre a literatura urbana, a ficção em São Paulo e o escritor João Antônio. É autor do romance Corpo a corpo com o concreto (Azougue Editorial, 2009), dos poemas em prosa de O fluxo silencioso das máquinas (Ateliê Editorial, 2002) e do livro-reportagem Sobrevivente André du Rap (Labortexto Editorial, 2002), este último em parceria com José André

(7)

de Araújo. Como crítico literário, colabora com o Guia de Livros da Folha de São Paulo e com a revista CULT. Atualmente é editor-assistente da editora 3 Estrelas (Publifolha).

Referências

Documentos relacionados

Diante disso nos surgem duas explicações principais, sendo a primeira a hipótese de ter havido a marcação de algum antígeno nuclear que não o transportador GLUT-1 pela

Outra classificação dos miomas submucosos é a classificação STEPW, que não só classifica o mioma em relação ao útero, mas também identifica o grau de dificuldade da cirurgia e

This study showed that the Brazilian European Health Literacy survey, HLS-EU-BR, could differentiate the health literacy levels of a diversified sample of higher education (university

As participantes não tiveram benefícios diretos, no entanto, suas entrevistas contribuíram para o melhor conhecimento do significado da dor do parto, o que pode

TcMICU2 está localizada na mitocôndria, assim como demonstrado na co-localização com anticorpo contra os canais aniônicos dependentes de voltagem (VDAC), que

No Quadro 21 apresenta-se a oportunidade de melhoria do Processo de gestão e melhoria contínua, ao nível do Princípio 10 da Qualidade - «Melhoria contínua», que se deve