• Nenhum resultado encontrado

8ª edição. Em parceria com a Faculdade de Farmácia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8ª edição. Em parceria com a Faculdade de Farmácia"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

8ª edição

(2)

Natureza do curso e perfil

da formação

a análise da oportunidade de lançamento de novos medicamentos no mercado, bem como a decisão sobre se o seu preço deverá ser comparticipado, era feita quase exclusivamente com base em características farmacológicas – eficácia, segurança e qualidade. Hoje em dia, as crescentes restrições orçamentais com que tanto os governos como os particulares se confrontam, têm induzido uma maior atenção ao custo de cada medicamento, procurando-se identificar os produtos que apreprocurando-sentem a melhor relação custo-eficácia. em última análise, trata-se de ponderar as características farmacológicas pelo custo da terapêutica o que obriga a juntar aos três critérios já referidos, um quarto – o económico. a adoção desta perspetiva, embora recente, levou ao rápido desenvolvimento de uma área de investigação aplicada, que exige alguma especialização. com efeito, a elaboração (e avaliação) de estudos custo-eficácia (ou custo-efetividade) da terapêutica medicamentosa pressupõe uma formação interdisciplinar conjugando disciplinas das áreas da economia, da farmacologia e da medicina, bem como alguma preparação em métodos quantitativos, o que só pode ser feito a nível da pós-Graduação.

coordeNação cieNtífica

prof. doutor carlos Gouveia pinto

PÓS-GRADUAÇÃO

2013/14

8ª edição

AVALIAÇÃO

ECONÓMICA DOS

MEDICAMENTOS

(3)

oBJetiVos e BeNefícios esperados

o curso pretende formar técnicos especialistas em “avaliação económica dos medicamentos” tendo em atenção os interesses de todos os agentes envolvidos no mercado dos medicamentos, em particular da indústria e das agências governamentais. a indústria poderá beneficiar, desde uma fase embrionária de conceção do produto até à fase de comercialização, de opiniões abalizadas sobre o valor económico e social do medicamento, enquanto que as agências governamentais poderão decidir com maior rigor sobre a admissibilidade do fármaco à lista de produtos comparticipáveis. mas os grandes beneficiados serão os consumidores e os prestadores que poderão escolher com melhor informação o produto que proporciona os maiores benefícios, dado o valor pago.

destiNatÁrios

• economistas, Gestores, Farmacêuticos e médicos; • Técnicos das administrações central e regionais

do ministério da Saúde;

• Técnicos das empresas farmacêuticas e das associações empresariais.

orGaNização e respoNsaBilidade

a tutela científica e pedagógica do curso é do instituto Superior de economia e Gestão (iSeG) da universidade de lisboa e da Faculdade de Farmácia (FF) da universidade de lisboa.

o ideFe – instituto para o desenvolvimento e estudos económicos, Financeiros e empresariais, é a entidade que organiza e administra o curso.

(4)

Plano

CurriCular

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS Epidemologia José Cabrita da Silva 30 6 Economia da Saúde Carlos Gouveia Pinto 30 6

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

avaliação Económica dos Medicamentos Michael Drummond 30 6 Tópicos de avaliação dos Medicamentos Carlos Gouveia Pinto / luís Silva Miguel 30 6

Seminário Carlos Gouveia Pinto 20 4

UNIDADE CURRICULAR CORPO DOCENTE HORAS CRÉDITOS

Bases legais e regulamentares do Medicamento José aranda da Silva 20 4 avaliação da Eficácia, Efectividade e Segurança

dos Medicamentos José augusto Morais 30 6

2º trimestre - faculdade de farmÁcia

Total

190 38

1º trimestre - iseG

(5)

ConTEÚDoS

ProGraMÁTiCoS

epidemioloGia

José cabrita da Silva

(professor catedrático

da Faculdade de Farmácia)

Noções Gerais de epidemiologia. o raciocínio epidemiológico. delineamento de um estudo

epidemiológico. o risco e a associação entre Variáveis. introdução à Farmacoepidemiologia. exposição ao medicamento e sua avaliação. ensaios clínicos. estudos de utilização de medicamentos. a latrogenia medicamentosa e a Farmacovigilância. principais fontes de informação em Farmacoepidemiologia.

BaSeS leGaiS e reGulameNTareS

do medicameNTo

José aranda da Silva

(assistente convidado

da Faculdade de Farmácia)

a regulação na área da saúde e do medicamento. os fundamentos do Sistema europeu de Supervisão e avaliação de medicamentos. evolução nos últimos anos e competências atuais. competências dos estados membros, da agência europeia do medicamento e da comissão europeia. acessibilidade ao medicamento. o sistema de comparticipação dos medicamentos e de avaliação prévia a nível hospitalar. contradições do sistema e tendências futuras.

ecoNomia da SaÚde

carlos Gouveia pinto (professor associado

com agregação do iSeG)

introdução: economia e economia da Saúde. Saúde e cuidados de Saúde. os cuidados de Saúde como Bens e Serviços económicos. a procura de Saúde e de cuidados de Saúde. a oferta de cuidados de Saúde. a equidade no Financiamento e na provisão de cuidados de Saúde. a avaliação económica de programas de Saúde. os Sistemas de Saúde e as propostas de reforma.

aValiação da eFicácia,

eFecTiVidade e SeGuraNça

doS medicameNToS

José a. Guimarães morais

(professor

catedrático da Faculdade de Farmácia)

o processo de avaliação e aprovação de novos

medicamentos: resumo histórico, legislação e Sistema de avaliação de medicamentos na europa. a avaliação da Qualidade; Garantia e Gestão de Qualidade. avaliação de eficácia e Segurança clínicas: conceitos Fundamentais de Farmacologia clínica. ensaios clínicos: tipo, condução, avaliação; metodologia Bioestatística; meta-análise. Bases clínicas do estatuto de dispensa. a avaliação de Segurança Não-clínica: documentação Farmacológica /Toxicológica. a avaliação de medicamentos Genéricos: processos de registo; patente industrial e exclusividade do licenciamento; bioequivalência. Gestão de risco. Farmacovigilância. a efectividade comparada como elemento da avaliação clínica.

1º trimestre - iseG

(6)

ConTEÚDoS ProGraMÁTiCoS (ConT.)

aValiação ecoNÓmica

doS medicameNToS

michael drummond

(professor catedrático

da universidade de York e da lSe)

introdução: porque se tem tornado a avaliação económica cada vez mais importante para a política do medicamento? o cálculo dos custos paralelamente à realização de ensaios clínicos: como é medido e valorizado o impacte de uma terapêutica medicamentosa sobre a utilização dos recursos? a articulação entre dados clínicos e económicos: como se constrói um estudo económico a partir de um estudo clínico? a valorização das consequências na avaliação económica: como determinar se os benefícios compensam os custos? os requisitos oficiais de apresentação de dados económicos: Que dados são de facto requeridos e que estratégia deve ser seguida para os obter?

TÓpicoS de aValiação

doS medicameNToS

carlos Gouveia pinto (professor associado

com agregação do iSeG)

luís Silva miguel (investigador do ciSep

do iSeG/ulisboa)

recolha e tratamento de dados para a avaliação económica. dados clínicos – Fontes de dados; análise de sobrevivência; comparações indiretas. dados económicos – diferentes tipos de custos; identificação, medição e valorização dos recursos em portugal; a medição e valorização dos custos de produtividade. a medição da qualidade de vida. a modelização em formato excel. árvores de decisão recursivas. modelos de markov. modelos de simulação individual. o tratamento da incerteza nos modelos. a disposição a pagar.

o racionamento explícito e o racionamento implícito. a escolha do limite (“threshold”) da disposição a pagar. o cálculo do benefício monetário líquido. o

desinvestimento. as orientações metodológicas para estudos de avaliação económica de medicamentos.

SemiNário

carlos Gouveia pinto (professor associado

com agregação do iSeG)

(7)

carlos Gouveia pinto

É, desde 1996, professor associado com agregação do iSeG. No iSeG lecionou a unidade curricular de economia e política da Saúde nos cursos de

licenciatura em economia e de mestrado em economia e políticas públicas. lecionou a mesma uc em cursos de mestrado noutras escolas, designadamente nas Faculdades de medicina e de Farmácia da universidade de lisboa e na Faculdade de ciências médicas da universidade Nova de lisboa. Também lecionou Farmacoeconomia no curso de mestrado em regulação e avaliação de medicamentos e produtos de Saúde da Faculdade de Farmácia de lisboa. É Técnico especialista do iNFarmed em avaliação económica no âmbito do processo de autorização prévia para a utilização de medicamentos nos hospitais. Foi coordenador de grupos de trabalho que elaboraram numerosos estudos de avaliação económica de medicamentos e outras tecnologias de Saúde apresentados ao iNFarmed para obtenção de comparticipação pelo SNS. Tem trabalhos publicados em revistas e livros editados em portugal e no estrangeiro. É co-autor da “orientações metodológicas para estudos de avaliação económica

dos medicamentos” em portugal.

José aranda da silva

primeiro presidente do iNFarmed. especialista em registo e regulamentação Farmacêutica pela ordem dos Farmacêuticos, é membro do conselho consultivo do centro europeu de controlo das doenças. Foi até recentemente membro do conselho de administração da agência europeia de avaliação de medicamentos (emea). pertenceu também ao conselho consultivo do programa de ação de medicamentos essenciais da omS. assistente convidado da Faculdade de Farmácia da universidade de lisboa, é aí regente da disciplina de Farmacologia clínica. É presentemente diretor do laboratório militar de produtos Químicos e Farmacêuticos. Tem vários livros publicados sobre problemas dos medicamentos em portugal e na união europeia, em particular no que se refere à regulamentação.

José a. Guimarães morais

professor emérito da universidade de lisboa (Faculdade de Farmácia). universidade de michigan, ann arbor, mi (college of pharmacy): master of Science em “pharmaceutics” e ph.d em Quimica Farmacêutica, equiparado ao grau de doutor em Farmácia (Biofarmácia) pela universidade de lisboa. licenciado em Farmácia pela F.F.u.l.

FFul: organização e docência nos mestrados em Farmacotecnia avançada, Farmácia comunitária, Farmácia Hospitalar, Biofarmácia e Farmacocinética avançada e regulação e avaliação de medicamentos e outros produtos de Saúde (rampS)

medicamentos e Farmacocinética clínica. FFul: prof. catedrático, com as disciplinas de “Farmacocinética e Biogalénica”, “Farmacocinética no desenvolvimento de medicamentos”, “Farmacocinética clínica”, “Farmacoterapia” e “controlo de medicamentos”. director (1996-2012)

iNFarmed: presidente da comissão de avaliação de medicamentos (1992-2010).

ema: membro do cpmp/cHmp (1987-2001); chairman of the Group of experts on pK issues, cpmp (1997 – 2000) (Ba/Be Note for Guidance). member of the pharmacokinetics Working party (pKWp) (2001-2013). iSeG/FFul: co-responsável e docente dos cursos de pós-Graduação em avaliação económica dos medicamentos. Fez cerca de 120 conferências e 160 comunicações em reuniões científicas e tem 60 publicações. orientou 11 teses de mestrado e 17 de doutoramento.

(8)

José cabrita da silva

licenciado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da universidade de lisboa (FFul), mestre em metodologia epidemiológica, estatística e operacional pela

universidade livre de Bruxelas, doutorado em Farmácia (microbiologia), com agregação (Farmacoepidemiologia) pela universidade de lisboa. professor catedrático, coordenador do departamento de Sócio-Farmácia, membro do conselho científico e presidente da assembleia de Faculdade da FFul. coordenador do curso de mestrado em Farmacoterapia e

Farmacoepidemiologia da FFul e responsável por várias disciplinas e módulos de formação pré e pós-graduada no âmbito da Saúde pública, epidemiologia e

Farmacoepidemiologia. coordenador científico da linha de investigação em Farmacoepidemiologia do imed-ul (institut for medicines and pharmaceutical Sciences – university of lisbon) da Fundação da ciência e Tecnologia FcT). orientador e co-orientador de diversos projetos de investigação no âmbito da farmacoepidemiologia e da farmácia social. orientador e co-orientador de diversos projetos de tese de doutoramento e de mestrado concluídos com sucesso. autor ou co-autor de cerca de 150 comunicações e apresentações sobre a forma de painel em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais e de cerca de 50 publicações em revistas nacionais e estrangeiras da especialidade. coordenador científico e co-autor de diversos trabalhos de consultoria na área da Farmacoepidemiologia, em particular para a indústria Farmacêutica membro da comissão diretiva da unidade de Farmacovigilância do Sul e da comissão de avaliação de medicamentos do iNFarmed, autoridade Nacional do medicamento e produtos de Saúde.

michael drummond

É professor a tempo parcial da london School of economics and political Science e professor catedrático de economia da universidade de York. o seu domínio privilegiado de investigação é a avaliação económica de terapêuticas e programas de saúde. realizou estudos de avaliação em múltiplas áreas médicas incluindo os cuidados para idosos, cuidados intensivos neonatais, programas de vacinação, serviços para pacientes com Sida, cuidados oftalmológicos e medicamentos. É autor de dois livros de texto e de mais de 350 artigos científicos sobre o tema. Foi consultor da organização mundial de Saúde e líder de um projeto da união europeia sobre metodologias de avaliação económica das

Tecnologias de Saúde. de Janeiro de 1988 até dezembro de 1991 foi membro da comissão dos medicamentos no reino unido. entre 2003 e 2012 foi presidente do painel de especialistas para a revisão das orientações metodológicas do Nice.

luís silva miguel

investigador do ciSep (centro de investigação Sobre economia portuguesa) do iSeG/ulisboa, onde tem participado na elaboração de numerosos estudos de avaliação económica de medicamentos desde 2000. É doutorado pelo iSeG/ulisboa, tendo desenvolvido uma tese sobre a avaliação da eficiência na prestação de cuidados de saúde. É docente das disciplinas de economia da Saúde e avaliação económica de medicamentos do curso de pós-Graduação em avaliação económica dos medicamentos desde 2001. Já lecionou noutras universidades, tendo sido responsável pela disciplina de política e Gestão

do medicamentos da licenciatura em Gestão de unidades de Saúde da universidade lusófona e docente

da disciplina de Farmacoeconomia do curso de mestrado em regulação e avaliação dos medicamentos e produtos de Saúde da Faculdade de Farmácia da universidade de lisboa. Tem trabalhos publicados em revistas e em livros, bem como diversas apresentações em congressos da especialidade. participou em avaliações da atual reforma dos cuidados de Saúde primários, sendo co-autor de uma análise especializada realizada no âmbito da elaboração do plano Nacional de Saúde 2012-2016.

(9)

ProPinas

as propinas do curso, no total de

3.500€

, repartem-se da seguinte forma:

Matrícula

(a pagar até uma semana após a aceitação no curso)

500€

1ª ProPina

(a pagar até 1 de Janeiro de 2014)

750€

2ª ProPina

(a pagar até 1 de março de 2014)

750€

3ª ProPina

(a pagar até 1 de maio de 2014)

750€

4ª ProPina

(a pagar até 1 de Julho de 2014)

750€

Desconto De Pronto PagaMento:

10% sobre o valor total das propinas. o valor da matricula não está abrangido pelo desconto. os descontos não são acumuláveis.

Pré-inscrição eM: www.idefe.pt

inForMaçÕes

Secretaria do ideFe

inforMaçõES

GEraiS

i

organiZação geral Do curso

o curso de pós-Graduação em avaliação económica dos medicamentos reparte-se por três trimestres, sendo que o segundo trimestre decorrerá nas instalações da Faculdade de Farmácia, em lisboa.

a avaliação de conhecimentos será feita através de uma prova escrita, com duas épocas de exame. outros elementos de avaliação complementares, como trabalhos, são considerados.

a nota mínima para obtenção do diploma do iSeG/ulisboa é de dez valores.

conDiçÕes De canDiDatura

podem candidatar-se licenciados em economia, Gestão, Farmácia ou medicina ou noutra área desde que tenham curriculum adequado. Têm preferência os candidatos que nunca tenham frequentado cursos similares, em portugal ou no estrangeiro. os candidatos poderão ser sujeitos a entrevista prévia.

calenDÁrio

(10)

Referências

Documentos relacionados

[4] Website Imprensa da Universidade de Coimbra (1).. 13 como periódicos de estudantes e folhetos; mas, também de livros de matrículas e de exames, cartas de curso, teses e

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

ajuizou AÇÃO CAUTELAR contra GLACIR GOMES, também qualificado nos autos, relatando que realizou reunião na sede da Secretaria de Saúde em 30 janeiro de 2014, tendo convidado

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo