• Nenhum resultado encontrado

São Paulo, 17 de julho, de Prezados,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "São Paulo, 17 de julho, de Prezados,"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Paulo, 17 de julho, de 2011. Prezados,

Em resposta ao processo administrativo 02/2011, recebido no dia 27/06/2011, tendo como proponente o Grupo de Trabalho da Amazônia, a Suzano Papel e Celulose vem, respeitosamente, esclarecer a situação relatada no documento. Cumpre esclarecer que a Empresa possui politicas internas que norteiam o relacionamento com suas partes interessadas, tendo, como princípio, o diálogo transparente, ativo e ético com seus stakeholders.

1. No dia 12/08/2010 participamos de uma reunião no Polo Coceira com lideranças locais e representantes de movimento social (doc 01). Neste diálogo, a Suzano apresentou uma carta de intenção por meio da qual se comprometeu (doc. 02):

(i) Manter, no prazo de 06 meses, as atividades suspensas na região do Polo Coceira, independentemente de decisão judicial.

(ii) Realizar, em parceria com uma entidade independente, estudo específico das comunidades que formam o Polo Coceira.

(iii) Participar de grupo de trabalho formado por lideranças do Polo Coceira, Suzano e Terceiro Setor.

2. Após recebermos resposta referente à carta de intenção, em conjunto com atores locais, realizamos nova reunião no dia 02/03/2011 para definirmos os próximos passos do diálogo. Neste dia, restou combinado que seria formado um grupo de trabalho e que a Suzano manteria as atividades suspensas na área em questão, independente de decisão judicial favorável, pelo prazo de 12 meses. Cumpre esclarecer que a Suzano será convidada a participar do GT que será formado.

3. Importante destacar que a Suzano continua investindo na região e desenvolvendo projetos sociais que realmente contribuem para a melhoria da qualidade de vidas das comunidades de convivência, respeitando as pessoas bem como seus valores culturais e sociais. Abaixo, síntese dos projetos implantados na Regional de Urbano Santos:

(2)

(i) Matriz de Desempenho Social

Objetivo: realizar um diagnóstico dos municípios que compõem a regional de Urbano Santos e identificar, com atores locais, temas de interesse.

Munícipios: Anapurus, Belágua, Chapadinha, Mata Roma, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo e Urbano Santos.

(ii) Projeto Agricultura Comunitária (doc 03, 04 e 05)

Objetivo: proporcionar aos pequenos produtores rurais, oficinas de organização de grupo, capacitação técnica e inserção de novas culturas visando à melhoria da produção agrícola, garantindo segurança alimentar e reduzindo a pressão sobre matas nativas.

Povoados: Moura (Anapurus), Capão (Santa Quitéria do Maranhão), São José (Chapadinha), Santana e Ingá (Urbano Santos).

Público beneficiado: 182 famílias.

(iii) Projeto Extrativismo Sustentável

Objetivo: contribuir na formação e fortalecimento das cadeias de produção à base do extrativismo vegetal, garantindo acesso às áreas de alto valor de conservação social (A.A.V.C`s), capacitando às comunidades na coleta dos frutos e preservação das espécies vegetais (bacuri, pequi, babaçu, faveira, buriti).

Munícipios: Anapurus, Chapadinha, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos.

(iv) Projeto Educar e Formar

Objetivo: implantar programas educacionais visando à melhoria da qualidade do ensino: a) Programa Se Liga: propiciar ao aluno matriculado na 1ª fase do ensino fundamental oportunidade para desenvolver habilidades relativas ao domínio da leitura e da escrita, de forma a garantir-lhe as competências básicas para continuidade do ensino.

b) Programa Acelera: oferecer ao aluno matriculado nas três primeiras séries do ensino fundamental oportunidade de desenvolver habilidades relativas à primeira fase do ensino fundamental, para que possa chegar o mais próximo possível da série correspondente à sua idade, e a continuidade na 2ª fase até a conclusão do ensino fundamental.

c) Programa Circuito Campeão: realizar capacitações dos professores da rede municipal visando à introdução de sistemas de ensino que garantem a qualidade do aprendizado, definindo habilidades a serem trabalhadas no ensino fundamental.

d) Programa Gestão Nota 10: estruturar as secretarias de educação e as unidades escolares com ênfase na gestão das quatro esferas do processo educacional e, auxiliar na adoção de melhores práticas escolares.

Munícipios: Chapadinha e Urbano Santos.

(3)

(v) Cine Tela Brasil (doc 06)

Objetivo: proporcionar para comunidade sessões de cinema investindo em lazer, diversão e garantindo acesso à cultura popular brasileira.

Munícipio: Santa Quitéria do Maranhão.

Público beneficiado: aproximadamente 2.100 pessoas.

(vi) Biblioteca Comunitária Ler é Preciso

a) Biblioteca Comunitária Maria de Nazaré Carvalho (doc 07)

Objetivo: propiciar para comunidade um espaço educacional, gerido por profissionais capacitados, que tenha como foco o incentivo à leitura, troca de conhecimento e promoção de atividades educacionais.

Povoado: Coceira (Santa Quitéria do Maranhão). Público beneficiado: 800 alunos.

b) Capacitação de professores da rede municipal (doc 08)

Objetivo: capacitar profissionalmente professores da rede municipal como promotores de leitura e auxiliar de biblioteca.

Município: Santa Quitéria do Maranhão. Público beneficiado: 30 professores.

(vii) Projeto de Inclusão Digital

Objetivo: oferecer ferramentas e formar multiplicadores qualificando-os no uso da informática, favorecendo o desenvolvimento social e educacional bem como, incentivando a busca e transmissão do conhecimento.

Munícipios: Belágua, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto e Urbano Santos.

Entidades beneficiadas: Centro Franciscano, Sindicato de Professores, APAE (Urbano Santos); Tele Centro Comunitário (São Benedito do Rio Preto), APAE (Belágua) e Centro de Defesa e Promoção dos Direitos da Cidadania (Santa Quitéria do Maranhão – doc 09).

Público abrangido: aproximadamente 1500 usuários por mês. Doação: 61 computadores.

Observação: estamos finalizando uma parceria com fornecedor local para criação de 03 tele centros de inclusão digital na zona rural, incluindo, o Polo Coceira.

(4)

4. Importante destacar que a preocupação e compromisso da Suzano são reconhecidos pelas pessoas que compõem o Polo Coceira bem como por atores regionais que acompanham de perto as ações sociais implantadas pela Empresa (doc 10). Em destaque, depoimento de José de Ribamar de Oliveira Filho, popularmente conhecido como Didi, articulador e conhecedor da realidade do Polo Coceira e das pessoas que vivem na região:

“ Hoje estamos vivendo um momento diferente no que diz respeita a Suzano e comunidades,

desde a chegada da Luciana conseguimos algo que parecia ser impossível não por nossa parte como já relato esse documento. As brigas deram lugar ao diálogo, mesmo de forma tímida conseguimos avançar bem, foram várias reuniões para se fazer entender todo o processo foram firmados acordos dentre eles. No momento está sendo estudado a formação de um grupo de trabalho a começar por Santa Quitéria por ter sido município do conflito. O problema é que até agora esse GT ainda não se reuniu para dar os primeiros passos. O fato é que a equipe social da empresa liderada pela Luciana tem se esforçado ao máximo para que a parte gentil da mesma apareça, hoje essa equipe é recebida nas comunidades e claro estreitaram uma aproximação entre movimentos sócias e empresa que antes parecia

impossível". (publicação do depoimento autorizada pelo Didi)

Aproveitamos a oportunidade para convidá-los a conhecer, com nossa equipe, a realidade da regional de Urbano Santos, as ações sociais desenvolvidas e conversarem pessoalmente com as famílias que formam o Polo Coceira.

Por fim, colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos.

________________________________ Suzano Papel e Celulose

(5)

ANEXOS

I. Documento 01: ata de reunião (em anexo) II. Documento 02: carta de intenção (abaixo) III. Documento 03: relatório da colheita (anexo)

IV. Documentos 04 e 05: fotos Agricultura Comunitária (abaixo) V. Documento 06: foto Cine Tela (abaixo)

VI. Documento 07: noticias sobre inauguração da Biblioteca Comunitária (anexo) VII. Documento 08: foto formandos Curso de Auxiliar de Biblioteca (abaixo) VIII. Documento 09: projeto Inclusão Digital (anexo)

(6)

DOCUMENTO 02

CARTA DE INTENÇÃO

Orientados pelo principio da valorização de relações de qualidade com nossas partes interessadas (poder público, entidades de classe, lideranças comunitárias), nós, da Suzano Papel e Celulose, vimos propor para vocês, que formam o Pólo Coceira, as seguintes ações:

1. No prazo de 06 meses, manteremos suspensas as atividades na região do Pólo Coceira, independentemente de decisão judicial.

2. Em parceria com uma entidade independente, realizaremos um estudo específico das comunidades que formam o Pólo Coceira e, em parceria com vocês, definiremos prioridades voltadas ao uso do solo local.

3. Criaremos um Grupo de Trabalho, formado por 08 representantes do Pólo Coceira, 03 da Suzano e 03 do Terceiro Setor, para juntos, definirmos e acompanharmos os próximos passos deste acordo.

Acreditamos na importância do diálogo e nos baseamos nele para retomar e consolidar nosso relacionamento com vocês. Sabemos que relações de confiança são construídas com o tempo e com ações e, por isto, estamos dispostos a juntos desenvolvermos um trabalho que traga benefícios a todos.

Santa Quitéria do Maranhão, 12 de agosto de 2010

_____________________________________ Ricardo Simonetti

Gerente Executivo de Operações Florestais Suzano Papel e Celulose

(7)

DOCUMENTO 04 e 05

DOCUMENTO 06

Oficina: melhoria da produtividade Campo Agrícola: povoado Capão

(8)

DOCUMENTO 08

DOCUMENTO 10

Referências

Documentos relacionados

No capítulo dois analiso as ações de formação docente promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH), tendo como

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

diversos são os fatores que corroboram para que o professor assuma a postura de rejeição ao trabalho com os alunos incluídos: despreparo profissional para trabalhar com

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar