• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS COLÉGIO VITORELI S/C LTDA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS COLÉGIO VITORELI S/C LTDA."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS COLÉGIO VITORELI S/C LTDA.

COLÉGIO VITORELI S/C LTDA., doravante denominado simplesmente

CONTRATADA - com sede neste município de Guarulhos - Estado de São Paulo, na Rua Guaraniaçu, 47, Jardim Angélica, CEP 07260-440, inscrito no C.N.P.J. sob o nº 05.391.950/0001-08, e

CONTRATANTE (regularmente identificado no TERMO DE ADESÃO anexo ao presente contrato).

Pelo presente instrumento particular, as partes têm entre si, justo e acertado o presente CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, que se regerá pelas cláusulas que seguem:

Cláusula 1ª – O presente instrumento tem por objeto estabelecer as Condições Gerais do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. A celebração do contrato se concretizará mediante a assinatura pelas partes contratantes do documento intitulado TERMO DE ADESÃO, que fará parte integrante do presente instrumento para todos os efeitos legais, integrando e complementando o presente contrato.

Parágrafo Único - Por meio do preenchimento e assinatura do documento intitulado “TERMO DE ADESÃO”, o CONTRATANTE, ali identificado e qualificado, ADERE às cláusulas e condições do presente contrato, anuindo com todos os seus termos.

Cláusula 2ª – O presente Contrato encontra-se registrado no Ofício de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Guarulhos – Estado de São Paulo, além de estar disponibilizado no site

da CONTRATADA, no endereço eletrônico www.colegiovitoreli.com.br.

Cláusula 3ª – O presente instrumento está de acordo com o que dispõem os artigos 206, II e III e 209 da Constituição Federal e Leis 8.078/1990, 9.870/1999 e 9.394/1996, as quais foram afixadas em local de fácil visualização no estabelecimento da CONTRATADA.

Cláusula 4ª – A Escola se obriga a ministrar ensino através de aulas e demais atividades escolares, devendo o plano de estudos, programas, currículos e calendário estar em conformidade com o disposto na legislação em vigor e de acordo com o seu Plano Escolar no período de janeiro a dezembro de cada ano. Ao firmar o presente, o CONTRATANTE submete-se ao regimento escolar e às demais obrigações constantes na legislação aplicável à área de ensino e, ainda, às emanadas de outras fontes legais, desde que regulem, supletivamente a matéria, inclusive a proposta pedagógica, obrigando-se ainda a efetuar o pagamento das parcelas na forma pactuada.

Cláusula 5ª – O CONTRATANTE declara conhecer o regimento escolar (disponibilizado na secretaria da CONTRATADA) e a proposta pedagógica da ESCOLA segundo descritas na agenda do aluno.

Cláusula 6ª – As aulas serão ministradas nas salas ou locais em que a CONTRATADA indicar, tendo em vista a natureza do conteúdo e da técnica pedagógica que se fizerem necessárias.

Cláusula 7ª - O requerimento de matrícula e a celebração do contrato de prestação de serviços educacionais se aperfeiçoará pelo preenchimento e assinatura do formulário próprio fornecido pela Escola denominado “TERMO DE ADESÃO” que, desde já, fica fazendo parte integrante deste instrumento particular.

(2)

Parágrafo 1º - Somente será considerada concluída a matrícula com: I - a assinatura do Termo de Adesão,

II - o pagamento da primeira parcela da anuidade,

III - a entrega de toda a documentação necessária, tanto no que se refere aos responsáveis quanto ao aluno, e

IV - quitação de eventuais obrigações financeiras decorrentes de prestações de períodos anteriores, bem como àquelas previstas para o ato da própria matrícula.

Parágrafo 2º - No caso de novo aluno, o Contratante deverá entregar à Secretaria da CONTRATADA - no ato do requerimento de matrícula, o Histórico Escolar (Alunos a partir do 2º Ano do Ensino Fundamental) e Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (Alunos do Ensino Médio), além de declaração de quitação das mensalidades da escola de origem. Esclarece-se que:

I - A falta de documento oficial da instituição de ensino de origem que ateste a conclusão da série ensejará matrícula meramente provisória.

II - A Escola aguardará o mencionado documento de transferência até o último dia do mês de março do ano letivo contratado. Expirado tal prazo, a matrícula será cancelada e o contrato será rescindido. Caso em que não terá o CONTRATANTE direito a qualquer reembolso.

III - É de inteira responsabilidade do contratante a obtenção e entrega de quaisquer documentos referentes ao aluno.

Cláusula 8ª - Compete exclusivamente à escola CONTRATADA a orientação técnica sobre a prestação dos serviços de ensino, no que se refere à indicação de professores, escolha do material didático, fixação da carga horária, marcação do calendário escolar, orientação didático-pedagógica, além de outras providências que as atividades docentes exijam.

Cláusula 9ª - A CONTRATADA, livre de quaisquer ônus para com o(s) CONTRATANTE(S), está autorizada a utilizar-se da imagem do ALUNO para fins de divulgação de suas atividades, podendo reproduzi-la ou divulgá-la junto à Internet, jornais, "folders" e outros meios de comunicação, públicos ou privados sem qualquer ônus.

Parágrafo 1º - Em nenhuma hipótese poderá a imagem ser utilizada de maneira contrária à moral, aos bons costumes ou à ordem pública.

Parágrafo 2º – O(S) CONTRATANTE(S), autoriza(m) o repasse dos dados cadastrais ao INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, ou a qualquer órgão público, quando solicitadas informações, para fins estatísticos ou apuração de ocorrências.

Cláusula 10ª - Como contraprestação dos serviços educacionais prestados referentes ao período letivo de janeiro a dezembro de cada ano, conforme previsto na cláusula 4ª, serão devidos pelo CONTRATANTE os valores previstos no documento TERMO DE ADESÃO firmado pelos contratantes.

Parágrafo 1º – As partes se comprometem a manter o equilíbrio econômico-financeiro do Contrato, procedendo durante o período de sua vigência aos ajustes necessários para remunerar

(3)

adequadamente os serviços educacionais, em caso de haver qualquer modificação da política salarial ou econômica do Governo que crie reflexos que alterem o equilíbrio econômico-financeiro da ESCOLA.

Parágrafo 2º – Fica expressa, desde já, a anuência do CONTRATANTE à cessão pela ESCOLA a terceiros dos créditos resultantes da prestação dos serviços educacionais ora contratados.

Parágrafo 3º – A primeira parcela paga pelo CONTRATANTE, denominada matrícula, será considerada a título de sinal ou arras (art. 420, do Código Civil Brasileiro), destinado ao pagamento das despesas iniciais inerentes ao período letivo, não podendo ser passíveis de reembolso nas hipóteses de desistência, abandono ou trancamento do curso.

Parágrafo 4º — Em caso de pagamento efetuado com cheque, o mesmo será recebido em caráter pró-solvendo, somente ficando quitado o compromisso após o pagamento do cheque pela instituição financeira.

Parágrafo 5º — O vencimento das parcelas da anuidade, excluída a primeira, cujo pagamento se dará no ato da assinatura do Termo de Adesão, será mensal e consecutivo, todo dia 05 (cinco) de cada mês.

Parágrafo 6º — A suspensão ou interrupção do pagamento só ocorrerá por meio da rescisão do presente instrumento. Esta somente se dará por expressa comunicação escrita do CONTRATANTE, o qual obrigatoriamente deverá ter efetuado o pagamento de todas as parcelas e demais obrigações vencidas e vincendas no mês da solicitação.

Parágrafo 7º — É facultado a aluno (quando maior) ou ao responsável requerer a Escola à realização de avaliação com o objetivo de aceleração de seus estudos, sendo deferido o seu pedido desde que cumpra os requisitos previstos no Regimento Escolar e na legislação aplicável. Na hipótese do aluno ter deferido o seu pleito de aceleração dos estudos, não desobrigará o CONTRATANTE do pagamento do total da anuidade ora contratada.

Cláusula 11ª – Os valores da contraprestação previstos nas CLÁUSULAS anteriores e no Termo de Adesão incluem somente a prestação de serviços decorrentes da carga horária constante na proposta pedagógica.

Parágrafo 1º — Os pagamentos das mensalidades escolares seguirão o seguinte procedimento:

- Até o vencimento: somente em Bancos e preferencialmente nas Casas Lotéricas. - Após o Vencimento: no Banco Emitente ou em outro local indicado pela Escola.

- Após 30 dias do vencimento: na Tesouraria do Colégio Vitoreli ou em outro local indicado pela CONTRATADA.

Parágrafo 2º — A ESCOLA não recebe, como forma de pagamento das mensalidades, cheques de terceiros, de pessoa jurídica ou com conta bancária aberta a menos de seis meses.

Parágrafo 3º — A ESCOLA oferece, a seu exclusivo critério e dentro da sua política de negociação, o serviço de cartão de crédito/débito para recebimento das parcelas em atraso, exclusivamente. Tal serviço poderá ser cancelado a qualquer momento, sem necessidade de prévia comunicação ao CONTRATANTE.

(4)

Parágrafo 4º – Os valores da contraprestação das atividades opcionais serão fixados caso a caso pela ESCOLA.

Parágrafo 5º – Não estão incluídos neste Contrato, dentre outros, os custos concernentes à identidade estudantil, expedição da segunda via de documentos, excursões, festas, atividades extracurriculares, fornecimento de livros e apostilas cujas cobranças serão feitas caso a caso.

Parágrafo 6º – O CONTRATANTE se compromete a ressarcir à CONTRATADA de todos e quaisquer prejuízos materiais e ou morais causados em função de práticas dolosas ou culposas do aluno ou de seus responsáveis.

Parágrafo 7º – A aprovação do aluno em Processo Seletivo de Vestibular, antes da conclusão da série em que esteja matriculado, não cessa a responsabilidade financeira do CONTRATANTE perante a Escola e nem dispensa o aluno do cumprimento de suas responsabilidades pedagógicas previstas no Regimento da Escola e na Legislação Educacional correspondente.

Cláusula 12ª – Em caso de falta de pagamento das parcelas no vencimento, o valor será acrescido de multa, juros de mora e correção monetária previstos no documento Termo de Adesão, até o dia da efetivação do pagamento, além de honorários advocatícios - quando a cobrança se efetivar por profissionais ou empresas especializadas.

Cláusula 13ª – A falta do recebimento do boleto ou aviso pelo CONTRATANTE não o isenta da pontualidade no pagamento da mensalidade. Destaca-se que é facultado ao CONTRATANTE solicitar carnê anual com todas as parcelas mensais, ou ainda, até o vencimento, poderá ser retirada segunda via do boleto diretamente na Secretaria da CONTRATADA ou por meio do sítio do colégio

www.colegiovitoreli.com.br.

Parágrafo 1º - O pagamento das obrigações financeiras comprovar-se-á por meio de apresentação do recibo que individualize a dívida quitada.

Parágrafo 2º - O não comparecimento do aluno aos serviços contratados não exime o CONTRATANTE de quaisquer dos pagamentos.

Parágrafo 3º - Para as matrículas realizadas de alunos transferidos após o início das aulas, o pagamento de mensalidades se restringirá ao período equivalente aos meses restantes para o término do ano letivo.

Cláusula 14ª – Em caso de inadimplência no pagamento de qualquer das parcelas previstas no Termo de Adesão, por mais de 30 (trinta) dias, após notificação formal do CONTRATANTE, a ESCOLA poderá adotar as seguintes providências:

I. Encaminhamento dos dados cadastrais do devedor ao Serviço de Cadastro de Consumidores Inadimplentes (SPC, SERASA), Cartório de Protesto de Títulos e / ou Assessoria Jurídica, conforme art. 43, parágrafo segundo da Lei 8.078 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor) ficando o CONTRATANTE obrigado ao pagamento de todas as custas e honorários respectivos.

II. Descontinuidade da prestação dos serviços contratados com a consequente não renovação de matrícula.

Parágrafo ÚNICO – A inadimplência de qualquer obrigação contida neste instrumento por parte do CONTRATANTE assegura à CONTRATADA o direito de não renovação de matrícula no

(5)

período do ano letivo seguinte. A CONTRATADA se reserva no direito de recusar a renovação da matrícula em razão de norma prevista no regimento escolar ou por motivo de ordem disciplinar ou qualquer outro que não recomende a permanência do aluno na instituição.

Cláusula 15ª– O presente contrato não é prorrogável, vigendo apenas no período por ele delimitado, ou seja, até o final do ano letivo e poderá ser rescindido nas seguintes hipóteses:

I – pelo CONTRATANTE: a. Por desistência formal, b. Por transferência formal. II – pela CONTRATADA:

- Por desligamento nos termos do regimento escolar,

Em qualquer hipótese, fica o CONTRATANTE obrigado ao pagamento do valor referente à parcela do mês no qual se der o evento que acarretar a rescisão, além de multa no importe de 30 (trinta) por cento sobre o valor das parcelas restantes para o término do contrato e eventuais débitos existentes e seus acréscimos legais ou contratuais.

Em nenhuma hipótese a rescisão será deferida estando inadimplente o CONTRATANTE. III – O contrato poderá também ser rescindido por iniciativa da CONTRATADA com o consequente cancelamento da matrícula e expedição de transferência, caso o aluno cometa infração disciplinar que justifique nos termos do Regimento Escolar, assegurada ao CONTRATANTE ampla defesa.

Cláusula 16ª - Quando o CONTRATANTE não for pai, mãe, tutor ou detentor da guarda do menor, a rescisão contratual ou pedido de transferência deve ser solicitado em conjunto com o responsável legal. Em caso de pais separados, a solicitação deverá igualmente ser firmada por ambos. Cláusula 17ª - A ESCOLA só se responsabilizará pelos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio que tenham entrado nas dependências da Escola, nos horários de 7h às 12h40min - para os alunos do turno matutino, e, de 13h às 18h para os do turno vespertino.

Cláusula 18ª - O CONTRATANTE se declara ciente dos horários de saída das aulas, sendo certo que haverá um período de tolerância máxima de 15 minutos improrrogáveis. Eventual permanência do aluno nas dependências da CONTRATADA após tal período ensejará multa de R$20,00 por cada um dos dias em que ocorrer o atraso.

Parágrafo 1º - A taxa é cumulativa e não poderá ser compensada.

Cláusula 19ª - Sempre que o aluno, quando maior, ou o CONTRATANTE solicitar documento escolar deverá fazê-lo por escrito.

Parágrafo Único — A ESCOLA terá um prazo de até 30 (trinta) dias para fornecer a documentação de interesse do aluno, contados da data do protocolo do pedido na secretaria.

Cláusula 20ª - O CONTRATANTE declara serem seus os dados cadastrais informados no Termo de Adesão firmado por ocasião da matrícula e que está de acordo que as correspondências, quando não forem entregues em sala de aula ao próprio ALUNO, sejam enviadas para o endereço ali

(6)

informado. Em caso de alteração dos dados cadastrais, o CONTRATANTE compromete-se a fazer a comunicação por escrito à Escola, no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da mudança de domicílio, sob pena de se considerar avisado do conteúdo das referidas correspondências, inclusive avisos quanto à inclusão de dados cadastrais nos registros de inadimplentes.

Parágrafo Único – O CONTRATANTE obriga-se a informar à Escola a modalidade de guarda (unilateral ou compartilhada), no prazo de 05 (cinco) dias úteis da decisão homologatória da guarda, no caso de mudança no decorrer da vigência do presente contrato, ficando assim a Escola isenta de qualquer responsabilidade em caso de descumprimento do presente parágrafo.

Cláusula 21ª — O CONTRATANTE não poderá se eximir do pagamento das mensalidades aqui ajustadas, no caso de separação com o cônjuge, onde este por força da separação ficou obrigado pelo pagamento das prestações escolares.

Cláusula 22ª — Obriga-se o CONTRATANTE a fazer com que o aluno cumpra o Regimento Escolar, o Calendário Escolar e os horários estabelecidos pela Escola, assumindo total responsabilidade pelos problemas advindos da não observância destes.

Cláusula 23ª — O CONTRATANTE está ciente da obrigatoriedade do uso completo do uniforme escolar por parte do aluno e se compromete a adquiri-lo junto aos terceiros habilitados para confecção e comercialização da vestimenta.

Parágrafo único – o CONTRATANTE se compromete também a adquirir todo o material didático exigido pela CONTRATADA, assumindo inteira responsabilidade por qualquer fato que venha prejudicar o aluno pelo descumprimento desta obrigação.

Cláusula 24ª — A ESCOLA não se responsabiliza pela perda de objetos dos alunos, inclusive celulares ou outros objetos eletrônicos, cabendo ao aluno e aos seus responsáveis a responsabilidade por tais objetos.

Cláusula 25ª — O CONTRATANTE e o aluno declaram conhecer e estarem sujeitos às normas do Regimento Escolar, o qual será entregue ao Aluno/CONTRATANTE, quando solicitado, sendo que suas determinações integram o presente instrumento para aplicação subsidiária e em relação aos casos omissos. O CONTRATANTE e o aluno declaram ainda conhecer o Planejamento Pedagógico da Escola.

Cláusula 26ª – Em cumprimento à Lei 9.294/1996, fica proibido o fumo nas áreas internas do estabelecimento da CONTRATADA.

Cláusula 27ª - O CONTRATANTE se obriga a informar no ato da assinatura do presente contrato que o aluno é portador de necessidades especiais, nos termos dos artigos 58 e 59 da Lei 9394/96. No caso do aluno ser portador de necessidades especiais, a Escola seguirá o que determina a Lei 13.146/2015, norma que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), não cobrando do CONTRATANTE nenhum valor adicional em suas mensalidades e anuidades. Contudo, esclarece-se que há perante o Supremo Tribunal Federal apreciação de Ação Direta de Inconstitucionalidade no que se refere a custos adicionais com aluno especial em instituição de ensino privada.

Parágrafo Primeiro - Na hipótese de aquela Suprema Corte acatar a questão levantada, confirmando que os custos adicionais com aluno especial não podem ser absorvidos pela Escola Particular, a partir de então, a CONTRATADA cobrará do Contratante o valor pelos serviços adicionais prestados ao aluno.

(7)

Parágrafo Segundo – A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, cabendo à Escola a análise da necessidade ou não do atendimento individual ou especializado ao aluno com necessidade especial.

Cláusula 28ª— É de inteira e exclusiva responsabilidade do ALUNO ou do CONTRATANTE o conteúdo inserido ou disponibilizado por estes em sites ou em redes sociais tais como: blogs, twitters, facebook, msn, whatsapp, dentre outros) bem como transmissões via e-mail ou mensagens instantâneas, não havendo ingerência da Escola, por se tratar de instrumentos de propriedade exclusiva de seus idealizadores, posto que a mesma não controla o conteúdo disponibilizado em tais serviços.

Parágrafo 1º — O CONTRATANTE declara estar ciente de que a tarefa de exercer o acompanhamento e o controle da participação do aluno em sites de relacionamentos, bem como as consequências advindas desse relacionamento, é de inteira e exclusiva responsabilidade do contratante ou do responsável legal.

Parágrafo 2º — O CONTRATANTE, o aluno e o responsável legal estão cientes e concordam que - mesmo sendo o conteúdo inserido ou disponibilizado por estes em sites de relacionamentos, bem como transmissões via e-mail ou mensagens instantâneas de exclusiva responsabilidade dos mesmos, a Escola poderá tomar medidas disciplinares se achar que o comportamento no mundo digital interferiu no comportamento escolar.

Cláusula 29ª — Qualquer supressão ou tolerância por parte da ESCOLA em exigir o cumprimento de quaisquer condições ou termos contratuais, ou em exercer direito decorrente do presente contrato não consistirá renúncia a eles e não prejudicará, portanto, o direito de exigi-los ou exercê-los a qualquer tempo.

Cláusula 30ª– As partes atribuem ao contrato plena eficácia e força executiva extrajudicial. Cláusula 31ª — Para dirimir questões oriundas deste contrato, fica eleito o foro da comarca de Guarulhos / SP, com expressa renúncia das partes a qualquer outro, por mais privilegiado, que seja.

E, por estarem justos e contratados, a Escola firma o presente, nesta oportunidade, firmando-o o Contratante, por ocasião da matrícula, através do termo de adesão contratual, perante duas testemunhas, para que produza todos os efeitos legais.

GUARULHOS, 07 de Outubro de 2016.

Referências

Documentos relacionados

d) em relação ao artigo 7º, § 4º, estabelecer a possibilidade de sus- pensão do procedimento de licença ambiental, obstando a expedição de eventuais licenças ambientais,

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

A associação do presidente Fernando Collor com Paulo César Farias (PC Farias), seu tesoureiro de campanha e amigo pessoal, também foi fartamente explorada pela caricatura e

35 podendo, ainda, envolver metas quantificadas e contemplar a celebração de contratos (programa ou de gestão), interferindo, ainda, na avaliação do desempenho dos gestores

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Neste momento a vacina com a melhor perspetiva de disseminação pelos cuidados de saúde é a M.vaccae, pela sua ação como vacina terapêutica, aguardando-se a sua

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e