• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 50 A DITADURA MILITAR: BASES ECONÔMICAS E MILAGRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 50 A DITADURA MILITAR: BASES ECONÔMICAS E MILAGRE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA - 1

o

ANO

MÓDULO 50

A DITADURA MILITAR:

BASES ECONÔMICAS

(2)

Como pode cair no enem?

(ENEM) Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol.

O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de represent-antes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa.

(Danton Jobim. Última Hora, 23/6/1970 [adaptado].)

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: — Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo?

(Rubem Braga. Última Hora, 25/6/1970 [adaptado].)

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos.

I) Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma ex-plosão de alegria popular.

II) Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.

(3)

III) À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores.

É correto apenas o que se afirma em: a) I

b) II c) III d) I e II e) II e III

(4)

Fixação

1) (ENEM) “Boicote ao militarismo”, propôs o deputado federal Márcio Moreira Alves, do

Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 2 de setembro de 1968, conclamando o povo a reagir contra a ditadura. O clima vinha tenso desde o ano anterior, com forte repressão ao movimento estudantil e à primeira greve operária do regime militar. O discurso do deputado foi a “gota d’água”. A resposta veio no dia 13 de dezembro com a promulgação do Ato Institucional no 5 (AI-5).

(Ditadura descarada. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, ano 4, nº- 39, dez. 2008 [adaptado]).

Considerando o contexto histórico e político descrito acima, o AI-5 significou: a) a restauração da democracia no Brasil na década de 60.

b) o fortalecimento do regime parlamentarista brasileiro durante o ano de 1968. c) o enfraquecimento do poder central, ao convocar eleições no ano de 1970. d) o desrespeito à Constituição vigente e aos direitos civis do país a partir de 1968. e) a responsabilização jurídica dos deputados por seus pronunciamentos a partir de 1968.

(5)

Fixação

2) (ENEM)

Ato Institucional no 5 de 13 de dezembro de 1968

Art. 10 – Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.

Art. 11 – Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.

(Disponível em: http://www.senado.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010).

O Ato Institucional no 5 é considerado por muitos autores um “golpe dentro do golpe”. Nos

artigos do AI-5 selecionados, o governo militar procurou limitar a atuação do Poder Judiciário, porque isso significava:

a) a substituição da Constituição de 1967. b) o início do processo de distensão política. c) a garantia legal para o autoritarismo dos juízes. d) a ampliação dos poderes nas mãos do Executivo.

(6)

Fixação

3) (ESPCEX) A centralização de capitais proporcionou aos conglomerados um novo poder — o

de ultrapassar as fronteiras nacionais. Dispersando as atividades produtivas pelos mais diversos países, as transnacionais aproveitam-se das diferenças entre eles para auferir maiores lucros.

(MAGNOLI & ARAÚJO, 2004, p.90).

Depois da Segunda Guerra Mundial, inúmeras áreas localizadas em países subdesenvolvi-dos receberam unidades industriais subdesenvolvi-dos países desenvolvisubdesenvolvi-dos. Esse deslocamento industrial para o Brasil, principalmente, entre 1968 e 1973, acarretou:

a) retração do mercado consumidor.

b) falência das grandes empresas estatais em face da concorrência com empresas estrangeiras. c) implementação de rígidas legislações fiscais, a fim de frear a entrada de capitais externos. d) investimentos estatais em novas infraestruturas de transporte, de comunicações e de energia. e) desconcentração geográfica da riqueza nacional, modificando o panorama de concentração que caracterizava o espaço brasileiro até então.

(7)

Fixação

4) (UERJ) Acompanhando uma tendência mundial, a partir dos anos 1970, houve uma série de mudanças na localização das atividades industriais brasileiras, como representado, por exemplo, no mapa do estado de São Paulo.

Indique duas causas para a desconcentração industrial nesse estado e duas consequências desse processo para a região metropolitana paulista.

(8)

Proposto

1) (ENEM) A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção

industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte.

(SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 [fragmento].)

Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:

a) Obsolescência dos portos. b) Estatização de empresas. c) Eliminação de incentivos fiscais. d) Ampliação de políticas protecionistas. e) Desenvolvimento dos meios de comunicação.

(9)

Proposto

2) (UFRGS) Após a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos países latino-americanos imple-mentou políticas de industrialização por substituição de importações que tiveram resultados diversos.

Considere as seguintes afirmações sobre os efeitos que a implementação dessas políticas teve no Brasil.

I) Ela acelerou a migração campo-cidade.

II) Ela favoreceu a industrialização nas regiões Sudeste e Sul. III) Ela reforçou o papel do Estado brasileiro nas políticas territoriais.

Quais estão corretas? a) Apenas I

b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II e III

(10)

Proposto

3) (UNESP) É possível afirmar através de uma visão de síntese do processo histórico da industrialização no Brasil entre 1880 a 1980, que esta foi retardatária cerca de 100 anos em relação aos centros mundiais do capitalismo.

Podemos identificar cinco fases que definem o panorama brasileiro de seu desenvolvimento industrial: 1880 a 1930, 1930 a 1955, 1956 a 1961, 1962 a 1964 e 1964 a 1980.

Leia com atenção as afirmações a seguir, identificando--as com a sua fase de desenvolvi-mento industrial.

I) Modelo de desenvolvimento associado ao capital estrangeiro, sem descentralizar a indús-tria do Sudeste de forma significativa em direção a outras regiões brasileiras; corresponde ao período de Juscelino Kubitschek, com incremento da indústria de bens de consumo duráveis e de setores básicos.

II) Modelo de política nacionalista da Era Vargas, com o desenvolvimento autônomo da base industrial demonstrado através da construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ressalta-se que, neste período, a Segunda Guerra Mundial impulsionou a industrialização. III) Período de desaceleração da economia e do processo industrial motivados pela instabilidade e tensão política no Brasil.

IV) Implantação dos principais setores da indústria de bens de consumo não duráveis ou indús-tria leve, mantendo-se a dependência brasileira em relação aos países mais indusindús-trializados. O Brasil não possuía indústrias de bens de capital ou de produção.

V) Período em que o Brasil esteve submetido a constrangimentos econômicos, financeiros e sociais devido a seu endividamento no exterior com o objetivo de atingir o crescimento econômico de 10% ao ano. Mesmo assim, não houve muitos avanços na área social. Modernização con-servadora com o Governo Militar.

(11)

A sequência das fases do desenvolvimento industrial brasileiro descritas nas afirmações é: a) IV, II, I, III, V

b) I, II, V, IV, III c) III, IV, V, I, II d) I, III, II, V, IV e) III, IV, II, V, I

(12)

Proposto

4) (FATEC) Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que:

a) esteve historicamente subordinada ao capital comercial multinacional e aos interesses dos grandes latifundiários nacionais.

b) se distinguia pela autonomia nacional nos setores de bens de produção, bens intermediários e bens de consumo nãoduráveis.

c) se localizava territorialmente sobretudo no Sul e no Sudeste, devido basicamente às políticas de descentralização industrial realizadas desde o Estado Novo.

d) esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.

e) desenvolveu as tecnologias da 2a e 3a revoluções industriais, com base nas pesquisas

(13)

Proposto

5) (UEL) A partir dos anos de 1930, o Brasil intensificou seu processo de industrialização e, assim, a indústria superou a agropecuária em termos de participação no PIB. Até os anos de 1980, o Estado atuou de forma decisiva nesse processo.

Com base nos conhecimentos sobre a participação do Estado no processo industrialização brasileira entre 1930 e 1980, é correto afirmar que o Estado brasileiro:

a) Investiu na chamada indústria de base, construiu infraestrutura nos setores de energia, transporte e comunicação e foi responsável pela criação da legislação trabalhista.

b) Priorizou o transporte ferroviário, estatizou as empresas do setor de bens de consumo, adotou legislação trabalhista mais rígida em relação àquela que vigorou Vargas.

c) Estatizou a indústria de bens de consumo duráveis, privatizou as empresas estatais de gera-ção e distribuigera-ção de energia elétrica, petróleo e gás natural e revogou a legislagera-ção trabalhista do período Vargas.

d) Incentivou, por meio de privatizações, investimentos no setor de infraestrutura de transportes, tais como estradas e hidrovias, e abriu o mercado interno à importação reduzindo barreiras alfandegárias.

e) Abriu, por meio de parcerias, o mercado interno ao investimento especulativo estrangeiro nas áreas de securidade social, telecomunicações e finanças, facilitando a remessa de recursos financeiros para o exterior.

Referências

Documentos relacionados

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O estudo teve como objetivo promover uma pesquisa frente ao desenvolvimento dos computadores no decorrer das gerações, mostrando os meios de processamentos de

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus