• Nenhum resultado encontrado

DELIBERAÇÃO NORMATIVA N 30/CG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DELIBERAÇÃO NORMATIVA N 30/CG"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DELIBERAÇÃO NORMATIVA N° 30/CG

A Presidente da Comissão de Gradu ação aprova a s re gras do p rocesso de retifica ção de matrícu la na EEL, co nforme aprovado na 152º sessão da Comissão de Grad uação.

Regras Ge rais

1 - As so licitaçõ es de va gas em turmas e d iscipl in as no pro cesso d e RETIFICAÇÃO, a cada semestre, d evem se r feitas p or re que rimento n o Sistema Jup iterW eb até a data lim ite estabelecida pelo Calendá rio da USP. A justificativa pa ra os ped idos de vagas no Sistema Jupite rW eb deve ser apenas: Pedido d e Reti fica ção de Matr ícula (ou similar), pois a CG n ão analisa esta ju stificativa. A análise d a CG é feita conforme o crité rio do ite m 5 desta norma.

2 – Somente os alunos que não conseguirem fazer o requerimento via Jupite rW eb deve m fazê -lo no Serviço de Apo io e Infraestrutu ra da Assistência Técnica Acadêmica da EEL (antiga DTA), mediante formulário espec ífico, e xp licitando:

A – a razão de não ter conseguido no JupiterW eb ,

B – a(s) disciplina(s), turma(s) e horário(s) solicitado (s)

3 - Não será ace ita solicita ção de troca de tu rma na mesma disciplina na qual o aluno já o bteve va ga nas etapas de interação , exceto pa ra casos compro vados de re pro vação oco rrida após término da ú ltima intera ção.

4 – Na retificação é permitido o cancelamento de uma vaga já obtida na s intera ções, desde que não se ja para a troca de tu rma, conforme já disposto no item 3. A solicitação de cancelam ento de ve ser entregue no Serviço d e Apoio e Infraestru tura da Ass istência Técnica Acadêmica da EEL (antiga DTA), até a data limite estabele cid a p elo Ca lendário da USP.

(2)

Critério de Classificação

5 – Os alunos serão classificados para ocupação de vagas remanescentes das inte raçõe s, p ara cada uma d as tu rmas e disciplinas, por o rdem decrescente de prioridade:

A – dos cursos para os quais as vagas foram abertas na primeira intera ção e

B – média ponderada geral (incluindo reprovações).

6 – Quando o resultado da retificação for divulgado, um aluno classificado só será e fetivame nte matric ulad o se: (i) - tiver todos os re quisito s necessário s e (ii) - não hou ve r conflito de horário com discip lina para a qual já ha via obtido va ga nas interações.

Conflito de Horário

7 - Alunos que solicita rem va gas em turmas e discip lina s em horá rio coincidente com matrícu las já ap ro va das nas intera ções devem comparece r pessoalmente ao b alcão do Se rviço d e Apoio e Infraestrutura (antiga DTA), para solicita r o can celamento da matrícula já obtida, no máximo, a té a sexta-feira da primeira semana de aula de cada semes tre letivo. Ca so não o façam, a solicitaçã o de matrícula na retificação se rá can celada.

Inscrição a penas em uma turma de uma mesma disciplina

8 – Só é permitida a inscrição, no processo de retificação, em apenas uma turma por disciplin a. Os a lunos que se in scre verem em mais de uma tu rma de uma mesma discip lina terão a in scrição cance lada em todas as turm as para qual tenha se inscrito .

Vaga Extra a pós Retificaçã o

9 – Só têm direito a uma vaga extra após a retificação, os alunos que ficaram como e xcedentes, devido a turma lotada, desde que cu mpridos o s segu inte s re quisitos:

(3)

A – Uma vaga extra é função do percentual de evolução do aluno no curso e da cadeia de requisito s que uma disciplina possui na se quência d e seu curso.

B – Um aluno terá direito a uma vaga extra numa determinada disciplina do seu curso, após a retificação, somente se tive r sido apro vad o em um número mín imo de créditos de seu curso até o se mestre ante rio r. Este número mínimo de créditos se rá ca lcu lado da segu inte m aneira:

Número Mínimo de Créd itos Obtidos = Evo lução Mínima do Curso x

Número To tal de Crédito s Aula Obrigató rios e Optativa s

do Curso

C – A Evolução Mínima do Curso é função do Fator Requisito do Curso e do número de d iscip lina s comp rometidos na maio r ca deia de re qu isitos na sequência do cu rso , ou seja:

Evo lução Mínima d o Curso = 100 – [ FRC x (NDCD + 1) ]

Na qual FRC é o Fator Re quisito do Curso e NDCD é número de disciplinas comp ro metidas da maior cadeia de re qu isitos na se quência de cada curso.

D – O Fator Requisito de Curso é 10% para os cursos de Engenharia Ambiental, Engen haria Bio qu ím ica, Engenharia Física, Engenha ria de Materiais e En ge nharia Qu ímica (Diu rno) e 8,33% para os cu rsos de Engenharia de Produção, Engenha ria Industria l Qu ímica e Engenharia Química (Notu rno).

E – Somente para as disciplinas nas quais é ofer ecida apenas uma turma por ano, a Evo lução Mínima do Curso de ve se r calculada da segu in te maneira:

(4)

Evo lução Mínima d o Curso = 100 – [ FRC x (NDCD + 2) ]

F – Compete a Coordenação de cada curso divulgar para seus alunos, uma lista gem com e xemplos d o Nú mero Mín imo de Créd itos Obtido s que darão direito a uma va ga e xtra após a retifica ção.

G - Pa ra e xercer o direito a uma va ga e xtra , os aluno s nesta situa ção devem efetuar o pedido de va ga no período máximo de 3 dias uteis após o resultado da retificaç ão, no Ba lcão do Serviço de Apoio e Infraestrutura (antiga DTA), pe lo formulário “Pedido de Matrícula em Vaga Extra” (Anexo I).

10 – Não existem vagas extras para disciplinas experimentais.

Preenchime nto de Vaga Existe nte a pós a Retificação

11 - Some nte a lunos que so licitaram vaga s na retifica ção em uma determinada discip lina e turma, e qu e não a obtiveram , podem fazer no vo pedido de va ga p ara a mesma disciplina em turmas e m que ainda hou ver va ga s, re speitados os se guinte s parâ metros:

A – Nas turmas em que o número de novos pedidos for menor que o número de vaga s remanescentes, a matrícu la se rá automática.

B – Nas turmas em que o número de novos pedidos for maior que o número de va ga s remanescentes, o crité rio de cla ssifica ção a ser usado se rá a média po nderada do aluno, com reprova ções , até o semestre ante rio r ao d a retifica ção.

C – Os alunos que não conseguirem vagas em função do critério adotado no item B não terão uma nova po ssib ilidade e ficarão sem cursar a disciplina pretend id a.

D – Alunos na situação prevista no caput deste item devem efetuar o pedido de sua va ga no período má ximo de 3 dias úteis após o a d ivu lgação do resu ltado da re tificação, no Ba lcã o do Se rviço de Apoio e Infraestrutu ra

(5)

(antiga DTA), pelo formulário “Pedido de Remanejamento p ara Turma com Vaga” (Anexo II).

Pedido de Vaga Excepcional à CG a pós Re tificação

12 – Um aluno só pode pedir uma vaga excepcional, após a retificação, desde que:

I - tenha solicitado va ga na retifica ção, e não tenha obtido, e também não esteja apto pa ra u ma va ga conforme itens 9 e 11 da presente no rma.

II – faça consistente justificativa para tal pedido.

13 – A CG só analisará pedidos de vaga em casos excepcionais desde que com parecer fa voráve l e de vidamente justificado emitido pelo Coordena dor do Curso, ou por p rofessor designado por ele.

14 – Um aluno não poderá trancar matrícula de disciplina para qual tenha obtido va ga e xcepcional.

Lorena/SP, 08 de o utubro de 2015.

Profª. Drª. Dio vana Aparecida dos San tos Napoleão Presidente da Com issão de Graduaçã o

(6)

ANEXO I: PEDIDO DE MATRICULA EM VAGA EXTRA

1 - Este formulário destina -se exclusivamente a solicitação de uma vaga extra para alunos que não conseguiram vaga na turm a pretendida na retificação e

possuem o núm ero m ínim o de créditos obtido s durante o curso que lhe assegura um a vaga.

2 – Deve ser preenchido um formulário por disciplina e entregue no Serviço de Apoio e Infraestrutura (antiga DTA).

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

N o m e : N º U S P :

C u r s o :

DISCIPLINA PARA A QUAL SOLICITA VAGA EXTRA

Código Nome

TURMA NA QUAL SOLICITOU VAGA NA RETIFICAÇÃO E NÃO

OBTEVE

Turma J úpiter Dia da Sema na Horário

Lorena, _ de ____ de _____ ________________________________

Assinatu ra do alun o

_________________________________________________

____

CAMPOS DESTINADOS A DTA / CG

Número de Cré ditos

Obtidos pelo aluno Curs o

Número de Cré ditos Mínimos Necessários

AUTORIZADO NÃO AUTORIZADO

Lorena, ___de ___ de ________ ________________________ Escola de En genha ria de Lorena

(7)

ANEXO II: PEDIDO DE REM ANEJ AMENTO P AR A TURM AS COM V AG AS

1 - Este formulário destina-se exclusivamente a solicitação de matrícula para

alunos que não conseguiram vaga na turm a pretendida na retificação e desejam um a vaga disponível em outra turm a da m esm a disciplina.

2 – Deve ser preenchido um formulário por disciplina e entregu e no Serviço de Apoio e Infraestrutura (antiga DTA).

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

N o m e : N º U S P :

C u r s o :

DISCIPLINA PARA A QUAL SOLICITA VAGA EXISTENTE

Código Nome

TURMA NA QUAL NÃO OBTEVE

VAGA:

TURMA PARA QUAL SOLICITA VAGA EXISTENTE

Turma J úpiter Dia da Sema na Horário

Lorena, _ de _____ ___________ de _____ __________ ______________ Assinatu ra do alun o

_________________________________________________

CAMPOS DESTINADOS A DTA / CG

CR (se necessário) Classificaçã o (se necessário)

AUTORIZADO NÃO AUTORIZADO

Lorena, _____ de _ _________ de _____ ________________

Referências

Documentos relacionados

Em relação ao programa educativo para que ele seja eficaz, os jovens devem ser chamados para tomar a palavra juntamente com os profissionais da saúde, comunicação e

Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações

24.4 Na hipótese de ocorrência de qualquer Evento de Liquidação Antecipada, a Administradora, imediatamente, (a) suspenderá o pagamento da amortização das Quotas;

CONDICIONADORES DE AR RACK PARA COMPUTADOR MESA PARA ESCRITÓRIO CADEIRAS FIXAS MÁQUINA DE ESCREVER ESTANTES EM MADEIRA MEDIDOR DE DISTÂNCIA IMPRESSORAS COFRE. MESA

Custas pela cabeça de casal, fixando-se a taxa de justiça em 1,5 (uma e meia) UCs, nos termos do art. Notifique e emita nova guia para pagamento da multa».. reclamação de bens, que,

Na falta de dados toxicológicos experimentais sobre o próprio produto, os eventuais perigos do produto para a saúde foram avaliados com base nas propriedades das

Os livros da biblioteca virtual aparecerão com um cadeado sobreposto ao ícone online..

A Figura 136 apresenta a duração média declarada nas viagens em bicicleta terminadas em cada concelho; a maior parte destas viagens é de curta duração (até 10 minutos)