• Nenhum resultado encontrado

ENVIO DAS TAREFAS AVALIATIVAS PENDENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENVIO DAS TAREFAS AVALIATIVAS PENDENTES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ESTUDOS DIRIGIDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – SEMANA 35

Professores (as): Beth, Camila, Cristina, João e Ivan

Turma: Todas do Ensino Médio PRAZO FINAL PARA ENTREGA: 04/12/2020

Contatos dos (as) professores (as) para dúvidas e envio de tarefas:

Turma 101- Prof. Ivan: 00163013@ufrgs.br Whats 993248562 Turma 102- Profa. Cristina: ccafruni@hotmail.com Whats 999643375 Turma 201- Profa. Camila: profcamila.ef.cap@gmail.com Whats 981459673

Turma 202- Profa. Beth: betinharibeiro@hotmail.com Whats 999003101 Turmas 301 e 302- Prof. João: jvsouza64@gmail.com Whats 996838068

ENVIO DAS TAREFAS AVALIATIVAS PENDENTES

Prezado(a) aluno(a).

Esperamos que você esteja bem e com saúde, assim como seus familiares!

Ao longo do ano de 2020 enviamos várias atividades de Educação Física com o intuito de auxiliar nossos(as) alunos(as) a atravessarem esses momentos difíceis de distanciamento social e da escola, com sugestões de atividades físicas visando a manutenção do seu bem-estar (na última página está a lista das atividades enviadas durante todo o ano). Dentre estas atividades, incluímos algumas que eram avaliativas (com obrigatoriedade de entrega), pensando também em temas que podem ou não serem abordados nas provas de Vestibular e ENEM.

É de suma importância que vocês coloquem em dia o envio das atividades avaliativas até 04/12/2020 para evitar a reprovação em Educação Física neste ano letivo!

Para colocar em dia essas pendências você poderá escolher uma das duas opções abaixo:

Opção 1 - Enviar para o e-mail ou Whats App do(a) professor responsável pela sua turma, até 04/12, IMPRETERIVELMENTE, as atividades da Semana 27

(2)

(somente para quem ficou em recuperação no primeiro semestre) e das Semanas 29, 31 e 33 (atividades avaliativas do segundo semestre). Desconsidere a(s) atividade(s) que você já tenha enviado.

Opção 2 - Enviar para o e-mail ou Whats App do(a) professor responsável pela sua turma, até 04/12 IMPRETERIVELMENTE, um trabalho criativo (pode ser um vídeo, um áudio, uma redação, uma crônica, uma simulação de entrevista, etc.) que envolva DUAS das temáticas abaixo, as quais foram abordadas nas atividades propostas pela área de Educação Física ao longo do ano:

a) Atividades físicas e seus benefícios durante a pandemia

b) Cuidados de si durante a pandemia: rotinas de horários, sono, alimentação, exercícios físicos etc.

c) Qualidade de vida

d) Relações de gênero e esportes

e) Racismo e movimentos antirracistas no meio esportivo

Nesta opção, você deverá desenvolver o melhor possível as suas ideias, apresentar o significado dos principais conceitos abordados e as fontes consultadas (referências).

Aguardamos o envio da(s) sua(s) atividades, reiterando os votos de bem-estar para você e seus familiares!

Aproveitamos para desejar a todos(as) um ótimo final de ano, desejando sucesso e muitas realizações para todos(as) em 2021!!

Atenciosamente,

(3)

Atividades realizadas durante os Estudos Dirigidos Remotos em 2020 Semana 1 - Gênero e Esporte.

Semana 2 - Alongamento e Flexibilidade.

Semana 3 - Atividades de condicionamento físico: “Queime calorias”. Semana 4 - Yoga.

Semana 6 - Melhorando a qualidade do sono.

Semana 7 - Atividades lúdicas para fazer em casa: “Vamos Brincar!”.

Semana 9 - Questionário sobre condições de acesso aos estudos e Bem-Estar. Semana 11 - Treino de Alta Intensidade: “Hiit”.

Semana 13 - Yoga

Semana 15 - Colocando em dia as tarefas de Educação Física

Semana 17 - Questionário Sobre Condições de trabalho dos alunos do EM Semana 19 - Colocando em dia as tarefas de Educação Física

Semana 21 - Autoavaliação

Semana 23 - Apresentação do currículo adaptado aos Estudos Remotos + Aula de Alongamentos

Semana 25 - Treino de Hiit

Semana 27 - Atividade de Recuperação do Primeiro Ciclo Avaliativo (até Semana 21) e Exercícios Aeróbicos

Semana 29 - Relações de Gênero e Esportes Semana 31 - Qualidade de Vida

Semana 33 - Racismo e Movimentos Anti-Racistas no Meio Esportivo Semana 35 - Atividades Pendentes do Primeiro e Segundo Semestres

(4)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

1.

Título ou conteúdo da tarefa: Indução magnética.

1. Em uma das primeiras aulas sobre magnetismo vimos que o experimento de Oersted, sobre a influência da corrente elétrica sobre a agulha de uma bússola, mostrou pela primeira vez que os efeitos magnéticos podem ser gerados por cargas elétricas em movimento. Hoje, na última aula sobre magnetismo, veremos como o ciclo se fecha com o magnetismo gerando corrente elétrica.

Como comentado acima vimos que a presença de uma carga elétrica gera um campo elétrico, porém não é o suficiente para produzir um campo magnético. Para que tenhamos um campo magnético é necessário que a fonte de campo elétrico “flua” pelo espaço, ou seja, precisamos que a posição da fonte de campo elétrico mude conforme passa o tempo.

De forma similar, um campo magnético constante não promove o surgimento de uma corrente elétrica, precisamos observar as variações do campo magnético conforme passa o tempo. Para isso é preciso compreender o conceito de fluxo magnético.

O fluxo magnético 𝜙𝐵 mede a quantidade de campo magnético (densidade de linhas de campo) que atravessam uma área 𝐴.

𝜙

𝐵

= 𝐵 . 𝐴 . cos 𝜃

O ângulo 𝜃 mede a inclinação entre o campo magnético 𝐵 e a reta 𝑛 normal a superfície 𝐴, veja a figura abaixo.

Em 1831, o físico britânico Michael Faraday percebeu que quando a área 𝐴 representa a superfície de uma espira condutora (fio condutor circular) uma diferença de potencial (chamada de força eletromotriz 𝜀) é sentida nos terminais quando ocorre uma variação do fluxo magnético 𝛥𝜙𝐵. O surgimento da força eletromotriz gera o mesmo efeito que a adição de uma bateria ao circuito, ou seja, surgirá uma corrente elétrica induzida na espira. Esse fenômeno é conhecido como indução eletromagnética (ou ainda, indução de Faraday) e a força eletromotriz produzida é igual a variação do fluxo magnético no tempo, conforme a equação abaixo.

𝜀 =

𝛥𝜙

𝐵

𝛥𝑡

=

𝛥(𝐵 . 𝐴 . cos 𝜃)

𝛥𝑡

Lei de Faraday

A equação acima mostra que a variação do fluxo magnético 𝛥𝜙𝐵 pode ser gerada por uma variação do campo magnético 𝛥𝐵 (uma mudança na quantidade de linhas de campo), uma variação da área 𝛥𝐴 (uma redução ou aumento da superfície) ou uma variação do ângulo 𝛥θ (um giro da superfície).

Aluno(a): Professor: Willian T. Prants Componente curricular: Física

(5)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

Uma força eletromotriz originada de uma variação da área é bastante rara, visto que isso implicaria na deformação do condutor. A maioria das aplicações usa a variação do campo magnético ou da inclinação da espira.

Com a lei de Faraday é possível determinar o valor da força eletromotriz induzida em um circuito e a partir daí podemos encontrar a intensidade da corrente induzida. Porém, a corrente induzida pode apresentar sentidos diferentes no condutor dependendo da variação do fluxo magnético. Para esclarecer a “preferência” no sentido da corrente induzida, em 1834 o físico russo Heinrich Lenz, baseado nos trabalhos de Faraday, propôs uma regra para a definição do sentido da corrente induzida, conhecida como Lei de Lenz.

Lenz observou que o sentido deste campo depende do aumento ou da diminuição do fluxo magnético. A lei de Lenz estabelece que o sentido do campo magnético produzido pela corrente induzida é contrário a variação do fluxo magnético. Ou seja, se o fluxo magnético aumenta, aparecerá no circuito uma corrente induzida que criará um campo magnético induzido em sentido oposto ao do campo magnético que o circuito está imerso.

Na imagem abaixo, temos um ímã Norte-Sul se aproximando de uma espira. Essa aproximação produz um aumento, durante um intervalo de tempo, do fluxo magnético através da espira. Nesta situação, o campo magnético criado pela corrente induzida surge para anular esse aumento, portanto, tem o sentido contrário do campo magnético do ímã (um imã Sul-Norte criado pela corrente induzida no sentido anti-horário).

Por outro lado, se o fluxo magnético diminui, o sentido da corrente será tal que o campo produzido por ela terá o mesmo sentido do campo magnético criado pelo ímã. Na figura abaixo, representamos agora o ímã se afastando da espira. Neste caso, o campo criado pela corrente induzida surge para impedir que ocorra redução do fluxo, logo tem o mesmo sentido do campo do ímã (um imã Norte-Sul criado pela corrente induzida no sentido horário).

Há diversas aplicações tecnológicas para a geração da força eletromotriz através de variações do campo magnético e da variação do ângulo da espira dentro da região de campo.

(6)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

• Dínamo

O dínamo é uma máquina elétrica que permite a conversão de energia mecânica em corrente elétrica contínua (ou alterada, em configurações mais complexas). Essa máquina é bastante comum e pode ser adquirida como componente para bicicletas, onde converte a energia mecânica proveniente do giro das rodas em corrente elétrica usada para alimentar as lâmpadas de sinalização.

De modo geral o dínamo funciona com um eixo preso a um sistema mecânico responsável por mantê-lo girando, o eixo pode ser anexado a um imã (fazendo variar o campo magnético) ou a uma bobina (fazendo variar o ângulo 𝜃). Em qualquer uma das configurações há uma combinação de um campo magnético gerado por um imã e uma bobina na qual emergirá uma corrente induzida. Escovas e anéis condutores capturam e direcionam essa corrente para os mais diversos usos.

• Transformador

Um transformador é um equipamento que consiste em um núcleo ferromagnético que preenche o interior de duas bobinas (conjuntos de enrolamentos com 𝑁1, 𝑁2 espiras). Pelo enrolamento primário (bobina 01) correrá uma corrente elétrica 𝑖1 devido a presença de uma diferença de potencial 𝑈1 aplicada entre os terminais. A presença da corrente elétrica no enrolamento primário gerará um fluxo magnético (campo magnético no interior do núcleo), o fluxo percorrerá todo o núcleo incluindo o interior do enrolamento secundário (bobina 02). Para que uma corrente elétrica induzida 𝑖2 apareça no enrolamento secundário devemos obter uma força eletromotriz 𝑈2 sobre o enrolamento secundário e para isso devemos observar uma variação do fluxo magnético, esse é o fator que nos obriga afirmar que a corrente elétrica 𝑖1 deverá ser uma corrente alterada.

A expressão matemática que define a relação entre as d.d.p. (𝑈1 e 𝑈2) nos dois enrolamentos (𝑁1 e 𝑁2) é escrita como:

𝑈

2

𝑈

1

=

𝑁

2

𝑁

1

A relação entre o número de enrolamentos 𝑁2/𝑁1 define a mudança na d.d.p. que surgirá no novo circuito conectado ao enrolamento secundário. Dessa forma podemos transformar uma d.d.p. de 220𝑉 em uma nova d.d.p. de 127𝑉, muito útil em instalações domésticas.

(7)

Tarefa de estudos dirigidos à distância

2. Tarefa –Faça a lista de exercícios em anexo.

3. 01 – https://youtu.be/PlD0OTDrc8c - Videoaula fluxo magnético

02 – https://youtu.be/C7oNF6Tg1qQ - Videoaula completa e longa sobre Lei de Faraday 03 – https://youtu.be/VKayc7OGKhU - Videoaula Lei de Lenz

04 – https://youtu.be/GObV4MMO0io - Videoaula Transformadores Anexo – Lista de exercícios

I – No desenho abaixo temos uma espira circular fixa e um imã em forma de barra, cujo eixo vertical é perpendicular ao plano da espira e passa pelo seu centro.

Ao se aproximar o ima da espira, observa-se a formação de um pólo ________ na parte superior da espira (A), uma força de ________ entre o imã e a espira e uma corrente elétrica induzida no sentido ___________, determinado pela lei de ____________.

A alternativa que preenche corretamente (e na ordem) as lacunas da afirmação é: a) sul, atração, anti-horário, Lenz.

b) norte, repulsão, horário, Faraday. c) sul, atração, horário, Faraday. d) norte, repulsão, anti-horário, Lenz. e) sul, atração, anti-horário, Faraday

II – Observe atentamente a figura abaixo, ela mostra uma espira circular condutora imersa num campo magnético 𝐵, perpendicular e entrando no plano da folha.

Sabendo que módulo do campo 𝐵 está aumentando com o tempo, assinale a afirmativa correta. a) Existe uma corrente induzida na espira, no sentido anti-horário.

b) Existe uma corrente induzida na espira, no sentido horário.

c) Não existe nenhuma corrente na espira, pois ela não está conectada a uma pilha. d) Existiria corrente na espira, se o campo magnético 𝐵 fosse constante no tempo.

e) Existiria corrente na espira, se o campo magnético 𝐵 fosse substituído por um campo elétrico E, constante no tempo.

III – Queremos obter uma tensão de 120𝑉, para isso ligamos aos terminais de uma bateria de 12𝑉 o enrolamento primário de 400 espiras de um transformador cujo secundário tinha 4000 espiras. A voltagem desejada não apareceu no secundário, porque: (mostre os cálculos) a) o número de espiras do secundário deveria ser 120.

b) o número de espiras do primário deveria ser 120 e do secundário, 12. c) os papéis do primário e do secundário foram trocados.

d) a bateria não tem energia suficiente para a transformação. e) o transformador não funciona com corrente contínua.

(8)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

A ECONOMIA MUNDIAL

1- A atividade: Compreender a situação da economia mundial dentro do contexto pandêmico que vivenciamos em 2020. Dúvidas sobre a mesma devem ser encaminhadas para o e-mail disponível no cabeçalho.

2- A tarefa: Ler os trechos extraídos do texto “Recuperação da economia mundial é mais forte que o esperado e desigual entre setores” (Paulo Mansur Levy in Carta de Conjuntura 49, 12/11/2020 – IPEA) e realizar as atividades solicitadas disponíveis no link.

Link: https://forms.gle/ThVRH5Xom8KhJzof8

Texto Completo da atividade disponível em:

https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/conjuntura/201112_economia_mundial_2.pdf

3- Conteúdo:

Fragmentos do texto: Recuperação da economia mundial é mais forte que o esperado e desigual entre setores

Sumário

A economia mundial registrou forte recuperação no terceiro trimestre, com os PIBs mostrando variações expressivas, sem, contudo, retornarem aos níveis pré-pandemia. Mesmo onde a recuperação é forte, no entanto, o ritmo entre setores é bem desigual: a indústria tem se expandido a um ritmo bem mais forte que os serviços.

A recuperação mais forte que a esperada levou o Fundo Monetário Internacional (FMI), em seu último relatório – Panorama da Economia Mundial (World Economy Outlook – WEO) de outubro – a rever para menos, em 0,8 ponto percentual (p.p.), a previsão de queda da economia mundial em 2020, para -4,4%, enquanto a previsão de crescimento em 2021, de 5,2%, caiu apenas ligeiramente em relação às projeções de junho. O comércio internacional tem mostrado forte recuperação desde abril, sem, contudo, ter retornado aos níveis pré-Covid-19. Os preços de Aluno(a): Professor(a): Ana Clara Componente curricular: Geografia

Turma: 301 e 302 Data: semana de 30 de novembro a 04 de dezembro

(9)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

commodities no mercado internacional reagiram a partir de abril, depois da forte queda no primeiro trimestre do ano, mas perderam fôlego desde setembro.

Os indicadores de alta frequência mostram que na Europa a atividade econômica começa a sentir os efeitos da nova onda de contágios que atingiu o continente. Esse efeito é maior nos serviços, enquanto a indústria sustenta a expansão, conforme os dados de Índice de Gerentes de Compra (Purchasing Managers’ Index – PMI) de outubro. No mercado de trabalho americano, as contratações líquidas somaram 638 mil em outubro, semelhante a setembro e menos da metade do registrado em julho-agosto. A taxa de desemprego, porém, se mantém em queda, tendo atingido 6,9% em outubro. A inflação está em queda na Área do Euro e na China, mas acelerou ligeiramente nos Estados Unidos. As medidas de núcleo mostram tendências semelhantes às dos índices cheios, porém bem menos acentuadas.

As perspectivas de crescimento forte da economia mundial em 2021 se apoiam na hipótese de continuidade das atuais políticas expansionistas, tanto a fiscal quanto a monetária. Nos Estados Unidos, o Congresso chegou a um impasse quanto a um novo pacote fiscal para impedir uma queda abrupta da atividade econômica com o fim das medidas de estímulo. Espera-se que, passada a eleição presidencial, as discussões nesse sentido sejam retomadas. Na União Europeia, em contrapartida, foi aprovado recentemente um novo pacote vultoso visando garantir a retomada da economia e a sustentação da demanda, mesmo com a retomada de algumas medidas de distanciamento social em decorrência do aumento do número de novos casos. (Carta de Conjuntura | 49 | Nota 16 | 4˚ trimestre de 2020 – p. 1-2)

Bom trabalho! Bj da Sora

(10)

Bom Trabalho!

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

TAREFA DA SEMANA 35: VÍDEO-MINUTO, RESENHA OU PODCAST-MINUTO 1. ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA:

Considerando o texto literário (conto) que escolheste para ler na Semana 33, atenta para as instruções a seguir a fim de realizar a tarefa da Semana 35.

2. TAREFA:

a) LER OU RELER o conto escolhido.

b) SOCIALIZAR a leitura desse conto via e-mail, considerando os seguintes

aspectos apontados anteriormente em relação:

(1) ao enredo; (2) às personagens; (3) à temática;

(4) à atualidade da narrativa (se for um texto de uma época distante da nossa,

por que a história e/ou a temática ainda são atuais, por exemplo); e

(5) a quaisquer outros aspectos que chamaram a tua atenção durante a leitura.

A socialização, considerando, PELO MENOS, um dos os aspectos apontados em (1),

(2), (3), (4) e (5), deverá ocorrer da seguinte maneira:

• gravação de vídeo-minuto: o vídeo, em formato MP4, não poderá exceder a 60 segundos (1 minuto); OU

• gravação de

podcast

-minuto: o

podcast

não poderá exceder a 60 segundos (1 minuto); OU

• escritura de resenha: o texto não poderá exceder o limite de uma página e deverá conter, exceto o título, ATÉ 400 palavras, considerando todos os aspectos já estudados a respeito da estrutura do parágrafo. Não há número mínimo de palavras.

c) ENVIAR por e-mail, como tarefa a ser realizada para Semana 35, item “b” para terceiro2020litportcapufrgs@gmail.com

3. MATERIAIS DE CONSULTA PARA REALIZAR A TAREFA (VÍDEOS, PÁGINAS DO LIVRO DIDÁTICO, PÁGINAS WEB, OUTROS RECURSOS AOS QUAIS OS/AS ESTUDANTES POSSAM TER ACESSO EM CASA):

a) Qualquer material de consulta que o(a) estudante puder acessar, tais como:

livros, sites etc.

Aluno(a):

Professor(a): Adauto Locatelli Taufer

Componente curricular: LITERATURA E LÍNGUA PORTUGUESA Turma: Data:

(11)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

31.

Atividade de Matemática - SEMANA 35 Olá meus queridos!

Estamos nos encaminhando para o final do ano letivo e preciso encerrar nossas Atividades. Reservei essa semana para receber as atividades e recuperações atrasadas.

O prazo de entrega de atividades e recuperações atrasadas se encerra no dia 08/12 (terça-feira). Essa é a data limite, não tem como ser estendida!

Confira o que deve ser entregue:

• Para quem não entregou todas as Atividades do 1º semestre ou entregou de modo não satisfatório: Recuperação do 1º semestre (inclusive a Questão 4, sem a qual a atividade não será considerada entregue) – enviada por e-mail para quem precisava fazer;

• Para quem não entregou TODAS as Atividades das Semanas 19, 21, 23 e 25 ou entregou de modo não satisfatório: Recuperação de Análise Combinatória e Probabilidade – que foi enviada por e-mail para quem precisava fazer;

• Todas as Atividades das semanas 27, 29, 31 e 33 - que estão disponíveis no site do CAp, TODOS precisam fazer.

Caso estejam em dúvida se estão em dia comigo ou não, ou queiram apenas me dar um “oi” é só me enviar um e-mail ou Messenger .

DEVOLUÇÃO:

Atividades com resoluções dos exercícios BEM detalhadas e organizadas.

Respostas Semana 33: 01) d 02) a) 12 cm b) 5√3 cm c) √69 cm d) 360 cm2 02) e) 150√3 𝑐𝑚2 f) 30(12 + 5√3) 𝑐𝑚2 g) 150(√23) 𝑐𝑚3 03) 32 3 𝑑𝑚 3

Aluno(a): Professora: Simone Dias Cruz Componente curricular: MATEMÁTICA

(12)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Tarefa: Leitura e resenha de livro

Eixo temático: Temas interdisciplinares em livros indicados pelas Ciências Humanas –

Seminário dos Livros das Humanas

Apresentação da tarefa:

A tarefa 35 solicita que você finalize a leitura e escreva a resenha do livro sorteado no início do ano em aula presencial, para o Seminário dos Livros das Humanas.

Para quem não conseguiu o livro físico, tem a opção de livros em PDFs, enviados entre julho e agosto. Caso necessite de reenvio, entre em contato.

Caso você já tenha concluído a leitura, use o tempo para escrever e/ou aperfeiçoar sua resenha. Se a resenha já está pronta, a envie para a professora ou o professor que indicou o livro.

Esta orientação será repetida na próxima e última tarefa de Sociologia do ano letivo, a tarefa nº 37.

Orientações detalhadas de formatação, modelo de resenha foram enviados por email dia 21/11. Se precisar de reenvio ou outros esclarecimentos, entre em contato, por email ou whats.

1. Orientações para a realização da tarefa: 2. Tarefa:

- Ler ou finalizar a leitura do livro sorteado. - Escrever uma resenha sobre o livro.

3. Material de consulta: Livro físico ou em PDF.

Aluno(a): Professora: Kelly Correa da Silva Componente curricular: Sociologia

(13)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Atividade de Tópicos Especiais III - SEMANA 35 Olá meus queridos!

Estamos nos encaminhando para o final do ano letivo e preciso encerrar nossas Atividades. Reservei essa semana para receber as atividades e recuperações atrasadas.

O prazo de entrega de atividades e recuperações atrasadas se encerra no dia 08/12 (terça-feira). Essa é a data limite, não tem como ser estendida!

Confira o que deve ser entregue:

• Para quem não entregou todas as Atividades do 1º semestre ou entregou de modo não satisfatório: Recuperação do 1º semestre (inclusive a Questão 4, sem a qual a atividade não será considerada entregue) – enviada por e-mail para quem precisava fazer;

• Para quem não entregou TODAS as Atividades das Semanas 19, 21, 23 e 25 ou entregou de modo não satisfatório: Recuperação de Análise Combinatória e Probabilidade – que foi enviada por e-mail para quem precisava fazer;

• Todas as Atividades das semanas 27, 29, 31 e 33 - que estão disponíveis no site do CAp, TODOS precisam fazer.

Caso estejam em dúvida se estão em dia comigo ou não, ou queiram apenas me dar um “oi” é só me enviar um e-mail ou Messenger .

DEVOLUÇÃO:

Atividades não entregues com resoluções dos exercícios detalhadas e organizadas.

Aluno(a): Profª: Simone Dias Cruz Componente curricular: Tópicos Especiais III Turma: Data: E-mail da professora: simone.cruz@ufrgs.br

Referências

Documentos relacionados

joseluis2711@yahool.com ;.. Visto que, a escola vem desempenhando um papel para os professores de aprender a ensinar relembrando que essa prática não só se ver na graduação, mas

CRONOGRAMA PARA 3ª ETAPA - PROVA DIDÁTICA COM LOCAL E SALA

Quando totalmente suspensa sobre a água, a altura da doca deve ser maior que a área de contato da defensa mais qualquer movimento permitido pelas correntes. Uma corrente elevada

The work to be       presented was based on updating the disaster of the database by the year 2014, supplementing       existing data from the 1991­2010 period to the middle region

O Projeto 'TERRAS ALTAS DE PORTUGAL" visa a melhoria da competitividade das regiões do Norte (Bragança e Vila Real) e Centro (Guarda e Castelo Branco), através de

Uma simples espira em um campo magnético uniforme... Intensidade do campo magnético do

• Utilizar um modelo de Programação por Metas Binária-Mista para avaliar o problema de orçamento de capital.. Segundo Bertrand e Fransoo (2002), a pesquisa pode

A fem induzida numa espira, que gira com velocidade angular constante num campo magnético uniforme, estabelece na espira uma corrente elétrica que varia periodicamente