• Nenhum resultado encontrado

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA ABEn/NACIONAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA ABEn/NACIONAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2018"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA ABEn/NACIONAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2018 05/06/2018 – Florianópolis (SC)

Reunião – Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem da ABEn Nacional com membros de DEAB/Seções e associados da ABEn com interesse em atenção básica / atenção primária à saúde.

1. CONTEXTUALIZANDO

Reunião convocada pela nova Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem da ABEn Nacional – Sheila Saint Clair Teodósio da Silva. O convite foi dirigido aos associados com interesse ou atuação em APS presente no 16º SENADEn e SINADEn, ocorridos em Florianópolis (SC), de 05 a 08 de junho de 2018. Participaram da reunião representantes das seguintes Seções: ABEn/SC (Carine, Fernanda, Mª Fernanda, Ivonete Terezinha), ABEn/RJ (Ana Katia, Sonia Acioly), ABEn/MG (Livia), ABEn/DF (Rosalina), ABEn/PE (Penha), ABEn/PI (Amalia, Jacira), ABEn/SE (Mª Pureza), ABEn/AM (Nair, Esron), ABEn/RS (Iride), ABEn/SP (Ana Ligia) e membros da Diretoria ABEn/ Nacional (Sheila Saint-Clair e Zumira).

2. CONTEÚDOS ABORDADOS

Nessa reunião foi apresentada a nova Diretora de Assuntos Profissionais da Diretoria da ABEn – Sheila Saint-Clair, que assumiu o cargo, antes ocupado per Erica Rosalba Malmann Duarte, a qual solicitou desligamento.

Nessa ocasião, foram definidas as seguintes prioridades: (1) reuniões periódicas com os componentes da comissão do departamento; (2) reunião com a organização do CBEn para discutir o SENABS/2018; (3) responder as demandas do DF sobre Prova de Títulos de especialistas em ABS; (4) Organizar a REDE nacional de enfermagem da ABS; (5) definir uma agenda política nacional para a ABS e promover um debate nacional sobre práticas e processo de trabalho de enfermagem na ABS e sobre a PNAB. Para início e continuidade dos trabalhos fora estabelecidas as seguintes estratégias: reunião via Skype com o DEAB/ABEn Nacional.

13/06/2018 – (SKYPE)

Reunião da Coordenação do Departamento de Enfermagem na Atenção Básica (DEAB) – ABEn/Nacional

1. CONTEXTUALIZANDO

Reunião convocada previamente por Edinilza Ribeiro dos Santos (membro do DEAB), a pedido Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca – Presidente da ABEn Nacional. O convite foi dirigido a todos os membros do DEAB da ABEn Nacional. Objetivos: eleger uma coordenadora e elaborar plano de trabalho de participação do DEAB na execução do 6º SENABS. Participaram da reunião: Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (Presidente da ABEn Nacional), Sheila Saint Clair da Silva Teodósio (Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem da ABEn Nacional) e membros do DEAB: Edinilza Ribeiro dos Santos (ABEn Seção/AM), Rosalina

(2)

Aratani Sudo (ABEn Seção/DF), Carine Vendrusculo (ABEn Seção/SC), Anna Maria Chiesa (ABEn Seção/SP).

2. CONTEÚDOS ABORDADOS

1 - Edinilza Ribeiro dos Santos assumiu, após ser indicada e concordar, a função de coordenadora do DEAB da ABEn Nacional.

2 – Foi definida a agenda de trabalho em função do SENABS, sendo prioridade a condução de uma Mostra de Experiências de Enfermagem em Atenção Primária à Saúde durante o evento.

Reuniões subsequentes da Coordenação do Departamento de Enfermagem na Atenção Básica (DEAB) – ABEn/Nacional 18/06/2018 – (webconf) 25/06/2018 – (webconf) 03/07/2018 – (webconf) 09/07/2018 – (webconf) 37/07/2018 – (webconf) 16/08/2018 – (webconf) 27/08/2018 – (webconf) 1. CONTEXTUALIZANDO

Essa sequência de encontros, mediados por tecnologia de comunicação (webconferência), teve por objetivo traçar metas e estratégias para condução dos trabalhos previamente definidos. Deles participaram, na medida das possibilidades de cada uma, os membros do DEAB, Rosa Godoy (Presidente da ABEn) e Sheila Saint Clair Teodósio da Silva (Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem da ABEn). Também contamos com a participação de membros da Comissão Organizadora do CBEn/SENABS, da Seção/PA (Carmem Moura, Maria Goretti).

2. CONTEÚDOS ABORDADOS

1- Elaboração do Edital IV Mostra Nacional de Experiências de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.

2 - Nome do Departamento: Atenção Básica à Saúde ou Atenção Primária à Saúde? Em vista do aprofundamento da discussão e posicionamento coletivo sobre essa questão, foi assumido o compromisso de se realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o tema (membros do DEAB). 3 - Organização e participação da Comissão avaliadora dos trabalhos submetidos à IV Mostra Nacional de Experiências de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde.

(3)

14/11/2018 – Curitiba (PR)

Reunião de Coordenadores de Departamento de Enfermagem na Atenção Básica Básica / Atenção Primária à Saúde (DEAB/DAPS)

1. CONTEXTUALIZANDO

Reunião convocada previamente pela Diretoria de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem da ABEn Nacional – Sheila Saint Clair Teodósio da Silva. O convite foi dirigido a todos os membros do DEAB da ABEn Nacional e a todos os Coordenadores dos DEAB’s /DAPS’s das Seções.

A reunião aconteceu no dia 14 de novembro de 2018, durante o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS) e 5º Colóquio Latino Americano de História da Enfermagem (CLAHEn), em Curitiba (PR), de 13 a 16 de novembro de 2018.

Sob coordenação de Sheila Saint Clair Teodósio da Silva, Diretora de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem da ABEn Nacional, participaram da reunião os membros do DEAB ABEn Nacional (Edinilza Ribeiro dos Santos, ABEn/AM; Inês Leoneza de Souza, ABEn/RJ; Sandra Rejane Soares Ferreira, ABEn/RS; Anna Maria Chiesa, ABEn/SP; Lenira Maria W. Santos de Almeida, ABEn/AL; Rosalina Aratani Sudo, ABEn/DF) e coordenadores e representantes de oito DEAB’s /DAPS’s das Seções (Wilian Dias Borges, Tatiane, Tamilis Leal, Nádidife Juliane Costa, ABEn/ PA; Joseane Arauja Franco, ABEn/ GO; Claudia Carvalho Respeita da Mota e Ana Paula de Freitas Guimarães Reibolt, ABEn/ RJ).

2. CONTEÚDOS ABORDADOS

1 - Destaques de situações relevantes da conjuntura politica e econômica do País e suas implicações para a enfermagem no campo da atenção primária à saúde.

2 - Informações sobre a organização e execução da IV Mostra de Experiências de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, realizada no 6º SENABS.

3 - Situação atual dos DEAB’s/DAPS’s das Seções e atividades desenvolvidas em 2018 (criação de DEAB’s/DAPS’s, eventos sobre APS, criação e divulgação de Boletim Informativo Eletrônico, criação de Grupos de Estudos). Em 3 Seções (AL, AM E RN), o processo de criação do DEAB está em andamento.

3. PROPOSTAS PARA 2019

1 – Os Coordenadores dos DEAB’s/DAPS’s já instituídos vão relatar relatar a experiência (até 2 páginas) sobre o processo de criação dos DEAB/DAPS e atividades desenvolvidas no período 2017/2018 e enviar coordenadora do Departamento de Enfermagem na Atenção Básica Básica da ABEn Nacional.

2 – O DEAB (ABEn/Nacional) organizará um material sobre a criação dos departamentos nas Seções, a fim de socializar (divulgar) as diferentes experiências, para estimular as Seções que ainda não criaram seus departamentos.

(4)

3 – O DEAB (ABEn/Nacional), com apoio das Seções, criará um Boletim Eletrônico do DEAB para levar informações a maior número de profissionais de Enfermagem que atuam na APS/AB/ESF.

IV MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – 6º SENABS, 13 – 16 de novembro de 2018

O 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (SENABS), realizado 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em Curitiba (PR), de 13 a 16 de novembro de 2018, promoveu a IV Mostra Nacional de Experiências em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde.

Foram inscritos 131 trabalhos. Conforme Edital de premiação, os 30 melhores trabalhos foram selecionados e apresentados de forma oral na presença de 3 avaliadoras e concorreram a certificação dos 3 melhores trabalhos da Mostra e a 2 destaques que receberam MENÇÃO HONROSA.

Igualmente importante para o êxito da IV Mostra, outros 81 trabalhos foram aprovados para exposição livre durante os três dias do evento, cujos autores tiveram a oportunidade de relatar oralmente suas experiências no dia 14/11, sendo realizadas rodas de conversa com diversos autores e profissionais que foram conhecer esses trabalhos.

As duas Experiências em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde que receberam MENÇÃO HONROSA foram:

1. Título: INTERVENÇÃO EM SALA DE CURATIVOS: ADEQUAÇÃO E GESTÃO DE MUDANÇA EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Autores: CARLA TARGINO BRUNO DOS SANTOS, VITOR HUGO SALES FERREIRA, SIMONE ALVES DA FONSECA, MARIA DENISE DE JESUS MADALENA.

2. Título: CINESUS: UMA ESTRATÉGIA DE EMPODERAMENTO DO USUÁRIO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Autores: NATALIA RODRIGUES VIEIRA, AMANDA GOMES DOS SANTOS, IVONETE APARECIDA ALVES SAMPAIO, MARIA SALETE BESSA JORGE, CÉLIDA JULIANA DE OLIVEIRA.

As três Experiências em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde que receberam DIPLOMA DE MELHOR TRABALHO foram:

3º MELHOR TRABALHO

Título: “PRÉ-NATAL E SEXUALIDADE - ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA PROMOÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR”. Autores: LUIZ CASSIMIRO DE ARAÚJO JÚNIOR, ALISSON SALATIEK FERREIRA DE FREITAS, ANA VALESKA PERDIGÃO BARROS, ANTÔNIO GEAN DE LIMA, FERNANDA FLANIA SOARES MAIA, ISADORA ARAUJO RODRIGUES.

(5)

Título: “PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS POR ESCOLARES E COMUNIDADE NA SAÚDE DA FAMÍLIA”. Autores: CLAUDIA CARVALHO RESPEITA DA MOTTA, RUTE FONTOURA CARIUS PINHEIRO, MILENA DA COSTA SANTOS, MARILDA SANTANA CEZAREO, LÚCIA DE FÁTIMA RODRIGUES, ROSANGELA DA COSTA VIEIRA.

1º MELHOR TRABALHO

Título: “TERRITORIALIZAÇÃO INTEGRADA, CONHECENDO AS NECESSIDADES DO TERRITÓRIO TORNANDO DINÂMICA A DIVISÃO DE RECURSOS”. Autor: VALDENI ALEXANDRE CICONELLO NETO.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

Neste sentido, é evidente calcular o grau de sensibilidade atribuída ao indivíduo no que diz respeito à condição de ser racional operante às práticas de seu cotidiano e, no que

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

a a imagem tem um importante papel na influência sobre o modo como o público responde à marca, ao produto e às organizações; b uma organização, marca ou produto não têm somente

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

Os objetivos específicos são: discutir a construção do trabalho do psicanalista no campo da política socioassistencial; propor uma formalização teórico-prática para este trabalho