• Nenhum resultado encontrado

1º Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional da CPA Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1º Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional da CPA Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1º Relatório Parcial de

Autoavaliação Institucional da CPA –

Comissão Própria de Avaliação da Faculdade

de Tecnologia SENAI Três Lagoas - 2015

(2)

APRESENTAÇÃO

O presente documento, Relatório Parcial de Autoavaliação da FATEC SENAI Três Lagoas, referente ao ano de 2015, constitui-se no primeiro elaborado pela Comissão Própria de Avaliação e tem, por objetivo, avaliar e planejar a IES para o melhor funcionamento quando dada a aprovação para a oferta de cursos, pois a mesma está passando pelos processos de Credenciamento e Autorização de Curso, não estando ainda em operação externa.

A FATEC SENAI Três Lagoas, deu entrada no pedido de credenciamento da IES e autorização do primeiro curso e desde então vem se organizando para obter a autorização pelo MEC.

O Relatório apresentado foi estruturado nas proposições realizadas pela Comissão Própria de Avaliação dentro dos cinco eixos apresentados no Instrumento de Avaliação Institucional Externo e tem como principal objetivo a melhoria dos processos educacionais, buscando contemplar as suas potencialidades, fragilidades e propostas de ação.

(3)

SUMÁRIO

I. PERFIL INSTITUCIONAL ... 4

1.1. Missão ... 4

1.2. Dados da Mantenedora ... 5

1.3. Dados da Mantida ... 5

II. CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CPA ... 6

2.1. Composição da CPA (Comissão Própria de Avaliação) ... 6

III. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SENAI ... 7

3.1 Avaliação de Desempenho de Estudantes ... 8

3.2 Plano de Melhorias a partir da análise do Instrumento de Avaliação Institucional Externa. ... 9

(4)

1º Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional da CPA –

Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Tecnologia

SENAI Três Lagoas - 2015

I. PERFIL INSTITUCIONAL

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI – é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, organizada e administrada pela Confederação Nacional da Indústria em âmbito nacional e pelas Federações das Indústrias em âmbito estadual. Rege-se pelo Decreto nº 494, de 10 de janeiro de 1962, e entrou em funcionamento em Mato Grosso do Sul dia 01 de fevereiro de 1949, é a mantenedora da Faculdade SENAI Três Lagoas localizada a Rua Doutor Hamilcar Congro Bastos, nº1.313, Bairro Vila Nova Três Lagoas, MS.

A FATEC SENAI Três Lagoas possui uma expressiva infraestrutura na área tecnológica, com destaque para o segmento de Produção de Celulose e Papel, é detentor de um diferencial competitivo relevante para realizar serviços educacionais, técnicos e tecnológicos, dada sua Localidade, sendo assim é fundamental no suporte e apoio ao setor produtivo. A materialização desse diferencial se manifesta em resultados que transferem para a indústria soluções para seu desenvolvimento sustentável. Atua em duas grandes linhas de negócio: a Educação Profissional e Tecnológica e em Inovação e Tecnologia.

Atualmente a FATEC SENAI Três Lagoas, se dedica a implantar a Educação Profissional Tecnológica, buscando atender às expectativas de formação superior daqueles que buscam qualificação profissional para suprir as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A sua instalação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de pessoas e organizações que atuam nas atividades do setor industrial visando ampliar e tornar mais efetiva a contribuição do SENAI-DR/MS ao desenvolvimento socioeconômico, especialmente nesta região que é estratégica, privilegiando assim, o desenvolvimento tecnológico, o estímulo ao empreendedorismo e a atenção às demandas sociais.

(5)

A atuação do Departamento Regional está referenciada pelo plano Estratégico do Sistema SENAI. A Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas, adota dessa maneira, as diretrizes estratégicas corporativas do SENAI nacional como sendo norteadoras de suas ações e razão de seus objetivos e metas a serem alcançadas.

Missão: “Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a

transferência de tecnologias industriais, contribuindo para a competitividade da Indústria Brasileira”.

Visão: “Consolidar-se como líder nacional em educação profissional e tecnológica

reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, atuando com padrão internacional de excelência.

1.2. Dados da Mantenedora

Código da Mantenedora: 2865

Razão Social: SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Categoria Administrativa: Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos Avenida Afonso Pena, nº 1.206, Bairro Amambai, CEP 79.005-901 – Campo Grande – MS

Fone (67) 3389-9000/3389-9088, Fax (67) 3324-8703 Representante Legal: Jesner Marcos Escandolhero E-mail: jesner@ms.senai.br

1.3. Dados da Mantida

Código da Mantida: 19315

Nome da Mantida: Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas “José Paulo Rimoli” Sigla: FATEC SENAI Três Lagoas “José Paulo Rimoli”

Categoria Administrativa: Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos Rua Doutor Hamilcar Congro Bastos, nº 1.313, Bairro Vila Nova, CEP 79.604-250 – Três Lagoas – MS

Fone (67) 3509-5200/3509-5209

Representante Legal: Adevaldo Vasconcelos Reginaldo E-mail: adevaldo@ms.senai.br

Pesquisador Institucional: Sidney Evangelista de Oliveira E-mail: sidney@ms.senai.br

Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos: Luciana Figueiredo Tortul

(6)

Secretária Acadêmica: Katiuscia Ilíada Schwambach Braga E-mail: Katiuscia@ms.senai.br

Bibliotecária: Kátia Proença Pereira E-mail: kpereira@ms.senai.br

II. CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CPA

2.1. Composição da CPA (Comissão Própria de Avaliação)

De acordo com o que está previsto no Art. 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, constituiu-se a Comissão Própria de Avaliação (CPA) no âmbito da Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas, sendo um órgão de natureza consultiva com atribuições para a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. A mesma está composta por representantes internos da comunidade acadêmica, como: Coordenadoria de Curso, Corpo Docente e Corpo Técnico-Administrativo.

Por ainda estar em fase de credenciamento, apresentaremos a constituição da comissão e a avaliação dos eixos que estão em processo de análise e implementação na Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas, uma vez que a IES está passando também pelo processo de Autorização de Curso, assim sendo, não está em operação externa e ainda não tem em sua composição a participação de discentes dos cursos de graduação.

Segue a composição da CPA - Comissão Própria de Avaliação da FATEC SENAI Três Lagoas:

Nome Função Representação

Katiuscia Ilíada Schwambach Braga

Secretária Acadêmica Corpo

Técnico-Administrativo

Luciana Figueiredo Tortul Coordenadora do Curso Coordenadoria do curso Mauro Sergio Silva

Arantes

Docente Corpo Docente

(7)

Sidney Evangelista de Oliveira Coordenador Pedagógico do Curso Coordenadoria de Curso/ Corpo Técnico-Administrativo

III. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SENAI

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas, entende como importante para o processo de credenciamento, assim como para os processos de autorização dos cursos tecnólogos de Nível Superior, a escuta da comunidade local e do entendimento das necessidades do mercado. Nesse sentido, aponta-se a importância do acompanhamento dos alunos em todos os cursos oferecidos na Unidade de Ensino, desde as qualificações profissionais até os cursos Técnicos de nível médio, realizando dessa maneira um constante processo de avaliação, para que sejam apontadas as necessidades e anseios da comunidade interna: alunos, professores, diretores, coordenadores, etc.

A partir do entendimento exposto, a CPA utiliza como parâmetro neste momento o SAEP- SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA utilizado nacionalmente pelo SENAI Departamento Nacional. O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), tem por objetivo verificar a eficiência, eficácia e efetividade dos cursos de educação profissional oferecidos pelo SENAI, por meio de projetos, processos e ações específicas de avaliação interna e externa.

No âmbito do SAEP, utiliza-se as avaliações descritas a seguir:

- SAEP Programa de Acompanhamento de Egressos

Tem como objetivo, estabelecer e monitorar indicadores de desempenho dos egressos no mercado de trabalho com foco na Educação Profissional e Tecnológica. Participam desse acompanhamento, alunos matriculados, concluintes, egressos e empresas usuárias, sendo estes o foco do programa. Essa avaliação estende-se aos cursos de Habilitação Técnica de nível médio; Aprendizagem Industrial básica e Aprendizagem Industrial Técnica; Qualificação Profissional e Graduação Tecnológica.

(8)

Nesta avaliação são aplicados formulários específicos, realizados em fases distintas do processo escolar. As fases 0 e 1 ocorrem na Unidade de ensino, sendo:

_Fase 0 - Caracterização dos Alunos – avalia o perfil dos alunos que entram nos

cursos do SENAI. Deve ser realizada uma sensibilização 15 dias após o início das aulas, distribuindo os formulários aos alunos para a interlocutora da unidade preenchê-lo no Sistema.

_Fase 1 - Inserção no Programa – avalia o perfil dos concluintes de curso, seu nível

de satisfação com o SENAI e as expectativas profissionais em relação ao ingresso e permanência no mercado de trabalho. Os formulários deverão ser distribuídos 15 dias antes do término dos cursos e digitados no sistema SAPES logo após.

Em continuidade ao processo de avaliação e acompanhamento dos egressos,

ocorrem as fases 2 e 3, que são efetivadas por empresa externa contratada pelo SENAI-DR/MS, sendo:

_Fase 2 - Acompanhamento do Egresso – um ano pós-curso (Aprendizagem

Industrial básica e Aprendizagem Industrial Técnica, Qualificação Profissional, Habilitação Profissional Técnica e Graduação Tecnológica), avalia se suas expectativas em relação ao SENAI foram satisfeitas, se o curso lhes garantiu trabalho e renda e promoção social.

_Fase 3 – Avaliação da Empresa – avalia a satisfação das empresas usuárias, em

relação à educação profissional e a outros serviços oferecidos pela instituição, a adequação do perfil de ex-alunos às necessidades das empresas, o reconhecimento da qualidade e a confiança depositada no trabalho do SENAI. Sendo realizada simultaneamente à FASE 2.

3.1 Avaliação de Desempenho de Estudantes

Avaliação de natureza externa em larga escala, baseada em matrizes de referências, com uso de critérios onde o desempenho dos alunos é uma das dimensões avaliadas que se transforma em indicador. Participam dessa avaliação alunos concluintes (último semestre ou módulo), de cursos técnicos, que tiverem cursado, no mínimo, 80% da carga horária.

(9)

Participam também docentes e gestores (gerentes ou diretores das Unidades) que atuam ou atuaram no curso, atualmente vinculados à Unidade, não importando o regime de contratação, respondendo questionário a respeito do curso que está sendo avaliado. Estabelece níveis de que os resultados das provas, com conceitos: Abaixo do básico (até 350 pontos), Básico (de 350 a 450 pontos), Adequado (de 450 a 650 pontos), Avançado (acima de 650 pontos), para tanto o SENAI tem uma diretriz que até 2018, tenhamos elevado para os níveis “adequado” ou “avançado”, no mínimo, 75% dos concluintes na avaliação de desempenho de estudantes.

Utiliza-se então, desses processos de avaliação como norteadores para o processo de implantação do Ensino Superior, ainda que neste momento a FATEC SENAI Três Lagoas não tenha os acadêmicos dos cursos almejados, a CPA tem como base para suas ações, além dos instrumentos de avaliação específico para o ensino Superior, os requisitos legais e normativos, tem por meio dos cursos em andamento e de todo processo de ensino aprendizagem que acontece em suas unidades uma visão do todo, proporcionando a Comissão, as proposições necessárias para melhorias.

3.2 Plano de Melhorias a partir da análise do Instrumento de Avaliação Institucional Externa.

Tendo em vista que a Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas, ainda está em processo de credenciamento e autorização de funcionamento, e considerando que a CPA (Comissão Própria de Avaliação) tem como objetivo subsidiar e auxiliar a gestão institucional em sua dimensão política, social, acadêmica e administrativa para promover os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas, estamos, neste período que antecede ao funcionamento da IES, focando nos ajustes para o melhor funcionamento da mesma.

Assim, visando a Autorização do Curso de Tecnologia em Processos Químicos e o credenciamento da IES, utilizamos neste relatório de autoavaliação, a análise dos eixos que compõem o Instrumento de Avaliação Institucional Externa, que subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica presencial, apontando questões referentes aos eixos que nas

(10)

considerações da CPA estão em processo de implementação ou com necessidade de melhoria, portanto exigem ações específicas e que são dispostas abaixo como metas de trabalho:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional e Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional.

 Revisão do PPC (Projeto Pedagógico de Curso de Tecnologia em Processos Químicos), considerando a inserção da Educação das Relações Étnico Raciais e questões temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes;

 Revisão do PPC (Projeto Pedagógico de Curso) considerando as questões ambientais visando atender de forma integral a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e o Decreto Nº 4.281 de 25 de junho de 2002, integrando a educação ambiental às disciplinas do curso de modo transversal, contínuo e permanente;

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas.

 Executar a revisão do PDI, visando garantir atividades voltadas para a cooperação, intercâmbio e programas com finalidades de internacionalização.  Implementar o regulamento do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso TCC e associar ao desenvolvimento do Projeto Integrador, prática incentivada pela Unidades Operacionais SENAI-DR/MS, uma vez que proporciona melhor interação do aluno ao mercado de trabalho;

 Instituir o Programa de Apoio aos Discentes, principalmente no que se refere a concessão de bolsas, ouvidoria “Fale Conosco” e os mecanismos de transparência institucional;

 Implementar o Colegiado de Curso quando regulamentado/institucionalizado.

Eixo 4 – Políticas de Gestão.

 Implementar Políticas de capacitação docente e técnicos-administrativos, por meio de palestras, workshop, conferências e capacitações pedagógicas.

Eixo 5 – Infraestrutura Física.

(11)

 Aprimorar o espaço existente para os Docentes, visando cumprir a recomendação de existência de gabinetes de trabalho individuais aos mesmos em tempo integral;

 Implementar o projeto de acessibilidade à internet, velocidade, política de atualização de equipamentos e softwares e de adequação dos espaços físicos; visando atender os aspectos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação e plano de atualização.  Preservar os espaços físicos e mobiliário da biblioteca, a fim de acomodar as aquisições de periódicos especializados, indexados e correntes impressos e/ou virtuais (digitais), bem como receber o corpo discente em consonância com os aspectos de limpeza, iluminação, ventilação, segurança e acessibilidade.

 Exigir maior articulação do setor de compras SENAI DR/MS, a respeito do processo de aquisição e catalogação de livros para compor o acervo que atenda a bibliografia básica e complementar do Curso de Tecnologia em Processos Químicos em processo de autorização;

(12)

IV – CONSIDERAÇÕES FINAIS

As ações relacionadas neste relatório são apontadas no contexto do PDI – Plano de desenvolvimento Institucional, visando as necessidades de regulamentação da IES para fins de Credenciamento. Desta forma, são muitos os desafios, porém, ressaltamos que estamos empenhados na implementação de todos os processos inerentes a FATEC SENAI Três Lagoas, garantindo a total observância e aplicação do que é de direito conforme os parâmetros regulatórios previstos pelo Ministério da Educação.

Considera-se com este relatório, a busca de um ambiente adequado em meio a produção acadêmica, o que é entendida pela Comissão própria de Avaliação como meta a ser conquistada e mantida, através do trabalho e empenho de todos os que compõe a IES.

Referências

Documentos relacionados

Ao observarmos, especificamente, o quantitativo dos dados da tabela 9, relacionados às ações de responsabilidade social, recursos para bolsas de estudo, identificamos um

Sobre a questão da prática de pesquisa na instituição quanto à oferta de recursos evidenciada na tabela (28), percebe-se um número expressivo de docentes que aprovam as

Em relação aos programas de Assistência Estudantil no que diz respeito ao auxílio refeição, 43% apontaram qualidade alta, 31% que atende a necessidade e 26% que não atende

Por outro lado, destacaram-se aspectos que não satisfazem os anseios da comunidade da UFPR, a exemplo da integração entre graduação e pós-graduação, Programas

Institucional, que tem por objetivo apoiar o trabalho da CPA, coordenar, supervisionar e implementar a avaliação institucional de forma integrada em todos os níveis, elaborando

implicará para o PROMITENTE COMPRADOR a obrigação de indemnização pelos prejuízos causados, sendo que estes, à falta de outra indicação por parte do PROMITENTE VENDEDOR, se

Quando utilizar este documento em outro contexto, você deve dar crédito ao autor (ou autores), à Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP e ao acervo original, da

Unidade Curricular/ Course unit Área científica/ Scientific Field Horas de trabalho/ Workload Horas de Contacto / Contact hours ECTS Observações /Notes. Questões