• Nenhum resultado encontrado

Palavra da Direção. Outubro. Informativo do Colégio Apoio. Outubro as as S T Q Q S S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavra da Direção. Outubro. Informativo do Colégio Apoio. Outubro as as S T Q Q S S"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Outubro| 2012

Informativo do Colégio Apoio

Iniciamos Outubro, o mês mais festivo do ano, ainda em clima de vibração com a recente realização de mais uma edição dos Jogos Esportivos Internos. Constatamos, com um prazer imenso, o quanto toda a nossa comunidade está mais aberta para compreender as especificidades dos nossos Jogos INTERNOS. Ressaltamos internos, pois eles são um momento de socialização das aprendizagens realizadas nas aulas de Educação Física, como tantos outros momentos de socialização de saberes construídos em outras áreas, e nesses, TODOS os alunos devem ter o direito de participar e não só os “supostamente mais aptos”. Sendo uma atividade pedagógica para TODOS, como devem ser todas as atividades numa escola atenta ao seu papel social, enquanto instituição formadora de seres humanos éticos, os Jogos precisam ter regras mais flexíveis e construídas junto com os alunos e priorizarem o respeito às diferenças e a solidariedade, valores que são pilares do nosso Projeto Político- Pedagógico, construído por uma equipe que busca coerência entre o que prega e o que faz.

Apesar dessa forma como temos realizado os nossos jogos, distinta da convencional, jamais pretendemos incentivar nossos alunos a não serem competitivos e guerreiros na busca pelo melhor resultado, como equivocadamente alguns pais têm entendido. O que desejamos é que não se sobreponha o prazer de excluir, humilhar e destruir o outro ao verdadeiro sentido de uma competição justa: aquela que vence o que melhor se desempenha respeitando o adversário.

Acreditamos que persistindo nessa direção, estamos, de fato, contribuindo para a formação de indivíduos com atitudes mais desejáveis para lutar pelo seu bem-estar e pelo bem coletivo na busca da felicidade.

Nesta próxima semana, teremos as eleições simuladas para prefeito para os alunos do Ensino Fundamental e Classes Integradas e no dia 6/10, pela primeira vez, o Colégio será sede de uma zona eleitoral, abrindo suas portas para os eleitores.

Na semana de 8/10 a 11/10, reservaremos os dias 10/10 e 11/10 para comemorações do Dia das Crianças para a Educação Infantil e o dia 11/10, para o Ensino Fundamental. (do 1º ao 5º ano) Prestaremos homenagens a todas as nossas crianças, que enchem cada canto do colégio de alegria, esperteza e encantamento todos os dias do ano.

Já na semana seguinte deste mês tão festivo, é a vez de homenagearmos os importantes protagonistas das ações educativas que realizamos junto aos filhos de vocês: as integrantes do SOP, professores(as) e funcionários(as), profissionais que cotidianamente, no nosso convívio, revelam o seu compromisso e competência na nobre tarefa de educar. O nosso aplauso a todos eles!

No final do mês, dois marcos importantes: primeiramente, no dia 22/10, a chegada de alguns dos nossos futuros alunos, que passarão três tardes conosco, num período de convivência e adaptação à nossa cultura escolar. Já estamos nos preparando para acolhê-los com o carinho que nos é peculiar. E no dia 27/10, sairemos do colégio, num animado Passeio Ciclístico até a Praça de Casa Forte e regressaremos ao colégio para um momento de confraternização, em comemoração aos 28 anos de existência do colégio. Vão revisando ou conseguindo suas bicicletas para juntos fazermos uma grande festa. Aguardem maiores detalhes deste acontecimento marcante da nossa história.

Desejamos que todos continuem colaborando com o disciplinamento do trânsito na frente do colégio, pois a mobilização de alunos, professores e alguns familiares já começa a dar bons frutos.

Vínculos renovados... Parceria fortalecida. A confirmação de vagas dos atuais alunos foi um sucesso. Obrigada pela confiança!

Abraços A Direção

2

0

1

2

Palavra da Direção

Palavra da Direção

S T Q Q S S D

Outubro

5 12 6 13 1 8 15 7 14 26 27 28 29 30 31 2 9 16 3 10 17 18 19 20 21 22 23 24 4 11 25 mem ç o os 28 an d fu d Co ora ã d os a n ação o C gi oio 30 10) m d v rtid d olé o Ap ( / , nu i e o Pa eio lí r u i d d a gran e ss Cic stico e n n o to a d F m aa íli APOIO. Nã po ercam!

g d Homena ens especiais a to as as

S r e integrantes do OP, aos (às) p ofessor s(as)

e 1 e funcionários (as) p lo seu dia - 5/10.

e Palmas para essa grande quipe!

P ríod nvivê iae o de Co nc Ad Av iação iagnóst ( aptação e al D ica) pa fut alun AP IO ra uros os O / 0 a 4/10. 22 1 2 P t ci

Reunião de ais de odos os clos – 9/10, 2 e do da re

às 0h- M sa re n sob o tema: s au

“O bons e m s usos da Internet u t - c idados que devemos er”.

o t m

C n amos co a presença de todos. N d as 10 e / , m os os i 11 10 omen t e m t e i s me oraç s d ui a al gra na co m õe p l Di d s nç . V v / 0! e o a a Cria as i a 12 1

(2)

No mês de OUTUBRO, as mais especiais comemorações do ano encherão de alegria e carinho todos os ambientes do colégio.

Surpresas, mimos e brincadeiras estarão presentes no nosso cotidiano escolar. Aguardem! Agendem esses importantes momentos!

|Dia 03/10 Aula de campo para os Infantis 4 C e D(turno tarde) ,na Chácara Monte das Oliveiras (Aldeia Km 4,5),

relativa ao projeto interdisciplinar: “Vida no jardim:bichos e plantas”

Em breve, divulgaremos o local para onde irão os Infantis 4 da manhã para realizar em uma atividade similar a esta.

|Dias 10 e 11/10 Muita alegria e fantasia nas vivências organizadas para homenagear nossas crianças pelo seu dia (12/10).

|Dia 16/10 Bom Dia / Boa Tarde especiais em homenagem as nossas professoras e nossos(as) funcionários (as) pelo

seu dia (15/10).

|Dia 27/10 Evento comemorativo pelos 28 anos do Colégio (Aguardem convite)

|Dia 30/10 Comemorações internas dos alunos pelos 28 anos do Colégio (momentos de Bom Dia e Boa Tarde).

*Agradecemos a presença marcante de vocês na nossa reunião para a entrega das fichas avaliativas referentes a II etapa de trabalho e aguardamos,o mais breve possível,as suas importantes devolutivas.

*Teremos aula norma na última sexta-feira do mês (26/10), como compensação pela paralisação das professoras.

*Continuaremos contando com sua parceria no envio de materiais para o enriquecimento dos projetos interdisciplinares da área de Natureza e Sociedade de cada série:

Maternal/ Infantil 1 - Aprendendo mais sobre os animais. Infantil 2 - Conhecendo e descobrindo os animais marinhos. Infantil 3 - Fique por dentro do corpo!

Infantil 4 - Vida no jardim: bichos e plantas.

Infantil 1 ao Infantil 4

2

0

1

2

1º Ano, 2º Ano e 3º Ano

Outubro, para viver os encantos de ser criança! No Apoio, viveremos com alegria, com poesia e com histórias, muitas histórias, dias e “cantos” especiais com nossos(as) alunos(as).

|Dia 01/10 Bom Dia e Boa Tarde – Abertura do Mês com a apresentação do tema da Agenda.

os

|Dia 06/10 Culminância do Projeto “Gente, Bicho e Planta” – 2 anos – Aguardem convite com detalhes! Horário:

8h30 (manhã) / 10h (tarde)

|Dia 11/10 Homenagem às crianças do Ciclo 2 – Um dia diferente!

|Dia 16/10 Homenagem aos(às) professores(as) e funcionários(as) no Colégio, pelos alunos, SOP e Direção, nos

horários de entrada de cada turno.

|Dia 22/10 Bom Dia para as crianças – Dia Mundial da Alimentação (16/10)

|Dia 27/10 Evento comemorativo pelos 28 anos do Colégio – Passeio Ciclístico. Aguardem detalhes!

|Dia 30/10 Bom dia/ Boa tarde: Comemorações internas pelos 28 anos do Colégio Apoio.

Importante:

Solicitamos a todos que nos enviem a análise da avaliação do (a) seu(sua) filho(a) da II etapa de trabalho, até o dia 05/10. A contribuição de vocês é muito importante para o redimensionamento do nosso trabalho.

(3)

2

2

0

1

Outubro, mês de fortalecer as trocas, brincadeiras e o desejo de buscar o novo, pois a vida não para. “O mundo gira cada vez mais veloz. A gente espera do mundo e o mundo espera de nós, um pouco mais de parceria, respeito, solidariedade, gentileza.”

|Dia 02/10 Bom dia / Boa tarde: Apresentação eletrônica da página do mês da agenda: “Um jeito próprio de falar

(expressão da cultura de um povo)”. Participação das professoras de Língua Portuguesa, Christiana Salsa (manhã) e Luciana Freire (tarde).

|Dia 05/10 Bom dia / Boa tarde: Conversaremos sobre o Show de Talentos que teremos nas próximas semanas em

comemoração ao Dia das Crianças. Falaremos, também, sobre o que é ser um compositor, já que nesta data se comemora o seu dia.

|Dia 09/10 Bom dia/ Boa tarde: Momento especial dos(as) alunos(as) com o Show de Talentos.

|Dia 11/10 Manhã e tarde especiais em comemoração ao Dia das Crianças com muita diversão e alegria

(Show de Talentos, brincadeiras, mágica, banho de mangueira). Aguardem comunicado.

|Dia 16/10 Bom dia/ Boa tarde: Homenagem aos Professores e Funcionários pelo SOP e Direção/ Após o lanche,

momento especial dos(as) alunos(as) com o Show de Talentos.

|Dia 19/10 Bom dia/ Boa tarde: Alimentação infantil: consumo e qualidade.

|Dia 23/10 Bom dia/ Boa tarde: Momento com o professor Romero Andrade (música Sementes do Amanhã).

|Dia 27/10 Evento comemorativo pelos 28 anos do Colégio Apoio. Passeio ciclístico. Aguardem convite.

|Dia 30/10 Bom dia/ Boa tarde: Comemorações internas pelos 28 anos do Colégio Apoio.

Importante:

os

Solicitamos a todas as famílias dos 5 anos da manhã e da tarde que adquiram um exemplar do livro “Nem pensar,” do autor Marcelo Carneiro Cunha, que será trabalhado pelos alunos na III Etapa, na disciplina de Português. O livro já está à venda com Marceline, no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

4º ano e 5º ano

Outubro... Mês dos professores e de mais um aniversário do Colégio Apoio. Celebremos o nosso projeto e a nossa forma especial de fazer a diferença!

|Dia 02/10 Aula de campo das sextas séries. Projeto História e Artes- Sinagoga e Capela Dourada. Horários: 07h30

(turno da manhã) e 13h30 (turno da tarde).

|Dia 04/10 Apoio Solidário – Ciclo 4 - Trabalho voluntário na Escola Draomiro Chaves.

|Dia 09/10 Reunião dos Professores – 5ª a 8ª séries – 10h às 12h25: Turno da manhã / 16h às 18h25: Turno da tarde.

Nesse dia, as aulas encerrarão às 10h(turno da manhã) e às 16h (turno da tarde).

|Dia 11/10 Reunião de Conselheiros de turma – manhã: 12h 10às 13h (sala da 8ªB) / tarde: 18h 10 às 19h (sala da

8ª C).

|Dia 11/10 Apoio Solídário – Ciclo 5: trabalho voluntário na Pousada Casa Amarela.

|Dia 16/10 Homenagem aos Professores e Funcionários no Colégio, pelos alunos, SOP e Direção, nos horários de

entrada de cada turno.

(4)

2

2

0

1

Datas importantes para todos

|Dia 09/10 Reunião de Pais de todos os ciclos sobre o tema: “Bons e Maus usos da Internet- cuidados que devemos

ter”. Teremos uma mesa redonda composta pelos professores da UFPE, Luciano Meira e André Neves e pela nossa orientadora da área de Informática Educacional, Vancleide Jordão.

|Dia 12/10 Feriado de Nossa Senhora Aparecida

|Dia 15/10 Feriado – Dia dos Professores e Funcionários.

|Dia 27/10 Passeio Ciclístico em comemoração aos 28 anos da fundação do colégio. Concentração em frente ao

colégio às 9h. Alguns alunos e seus familiares poderão fazer o percurso: Colégio- Praça de Casa Forte- Colégio a pé. Na chegada ao colégio, teremos um momento festivo de confraternização. A presença de todos vocês ao lado dos filhos e de toda a nossa equipe dará um sentido especial a essa comemoração.

|Dia 30/10 Dia de fundação do Colégio Apoio. Homenagens dos alunos ao colégio.

Uniforme

A empresa responsável pela venda do uniforme estará no colégio, no próximo dia 05/10 , das 11h às 14h. Feira de Orgânicos

Será realizada nos dias 10/10 e 24/10 (quartas-feiras). Atividades Extras

Dança Brasílica - Lembramos o XVII Festidança de 2012, que será realizado no dia 07/10, no Parque Dona Lindu (Teatro Luís Mendonça), às 18h30.

Observação: Todas as alunas devem chegar ao teatro com 30 minutos de antecedência do início do Festival, já com sua indumentária artística, sapatilha preta e meia escolar branca.

FUTSAL – Lembramos o Festival do Colégio Lubienska (Sub 10), que acontecerá no dia 17 de outubro, das 18h às 20h30. COPA NOSSA LIGA – Segue tabela dos jogos.

Vamos torcer pelo nosso time!

Classes Integradas Manhã e Tarde

|De 01 a 08/10 Envio para as famílias dos novos projetos interdisciplinares de cada Classe Integrada e das metas

individualizadas de cada aluno(a).

|Dia 16/10 Homenagem aos Professores e Funcionários no Colégio, pelos alunos, SOP e Direção, nos horários de

entrada de cada turno.

|Dia 24/10 Reunião Noturna com os pais das Classes Integradas, Direção (Ceça Gomes) e Coordenação (Cristina

Antonino).

|Dia 27/10 Evento comemorativo pelos 28 anos do Colégio. Passeio Ciclístico, com saída do Colégio Apoio, às 9h.

DIA HORA LOCAL JOGO

18/10 (Quinta-feira) 19h GGE Apoio X São Luís 20/10 (Sábado) 8h Colégio Marista Apoio X Equipe 24/10 (Quarta-feira) 19h20 CBV (Colégio Boa Viagem) Apoio X CBV

(5)

2

2

0

1

Avisos Administrativos Reunião do Setor Administrativo

No dia 09/10, das 14h às 16h, haverá a reunião mensal do Setor Administrativo. A Secretaria e a Biblioteca não funcionarão nesse horário.

Pagamentos e compromissos

O pagamento da mensalidade de outubro deverá ser efetuado, mediante carnê, na rede bancária, até o dia 05/10, sem multa, no mesmo valor cobrado desde janeiro. A taxa de lanche mensal da Educação Infantil deverá, também, ser paga até o dia 05/10, na Secretaria.

Esperamos que os pais ainda em débito com o pagamento da taxa de materiais e eventos do II Semestre, vencido em junho e com o pagamento das mensalidades, saldem esse compromisso com o colégio, para que possamos viabilizar os nossos projetos, atendendo a satisfação de vocês.

Período de Convivência (Adaptação e Avaliação Diagnóstica) para os futuros alunos

Matrícula 2013

Agradecemos carinhosamente a participação de todos aqueles que compartilharam do formato on line, para a renovação de vínculo/2013.

Até meados de novembro, enviaremos o envelope com a documentação para conferência dos dados e assinatura pelo responsável financeiro. Toda essa documentação deverá ser entregue nos dias 20 e 21 de novembro, para validação da matrícula 2013:

- Boleto de pagamento da 1ª parcela da anuidade 2013 (O valor pago na ocasião da renovação de vínculo será deduzido desse valor)

- Contrato de prestação de serviços educacionais (duas vias) - Ficha de Dados Pessoais (para atualização dos dados e assinatura ) - Autorização de Saída (para preenchimento e assinatura)

- Requerimento de Matrícula (para assinatura)

* Nos dias 20 e 21 de novembro a secretaria funcionará em horário gigante, das 7h às 19h, sem intervalo de almoço, para recepção da documentação devidamente preenchida/ASSINADA.

Importante!

Para a nossa alegria , desde o ano passado, temos o prazer de ver um acréscimo considerável no número de visitas de novas famílias, principalmente, para as classes iniciais. Isso nos levou a reavaliar os critérios para o preenchimento de vagas.

A família que desejar trazer os irmãos em 2014 para o Infantil 1 necessitará comparecer na secretaria do colégio, até o dia 20 de dezembro de 2012, para registrar o seu pleito. Após esta data, consideraremos abertas as inscrições para novos alunos.

Os alunos candidatos às Classes do Infantil 1, Infantil 2 e Infantil 3 não precisam participar desse período de convivência e avaliação do seu nível de aprendizagem. Após a entrevista com a equipe do colégio, a matrícula será liberada. Infantil 4 a 6º ano - de 22 a 24/outubro, das 14h às 17h30min

6ª e 7ª séries - de 22 a 24/outubro, das 13h20min às 18h25min

|Classes Integradas| Período marcado pela Direção, após a entrevista, e o resultado informado pessoalmente a cada família.

|Divulgação dos Resultados| 06 de novembro, a partir das 14h.

Após o resultado, comparecer à Secretaria para receber os documentos necessários para a matrícula, que será realizada a partir do dia 07 de novembro.

Referências

Documentos relacionados

A combinação constituída pelo servo motor IC 20 e pela válvula de controle serve para o ajuste de vazões em equipamentos consumidores de gás e de ar e em tubulações do gás

Apesar de a canção ter sido composta em meados da década de 1990, o que o grupo denuncia é a espiral de violência e exclusão social que, em moto-contínuo, reproduz o modo de

5) promoção de questões societais. A análise fundamenta-se nos Princípios para a Pesqui- sa Global em Saúde, aplicados a políticas de financia- mento [10] e da abordagem de sistema

Observou-se que 20% das mulheres apresentaram um desvio da linha Espondiléia para a direita por possuírem valores do ÂLE inferior a 178,09º, sugerindo uma

Os objetivos do estudo foram comparar o perfil postural de estudantes de escolas públicas da área urbana e rural, comparar a percepção postural durante as atividades de vida

Santos (2009) num estudo com objetivo semelhante, sobre ocorrência de desvios posturais em 52 escolares com idades entre 8 e 9 anos, afirmou que apenas 10,6% dos

(2016) realizado em 143 escolares (13.26 ± 1.52 anos), 40 meninos e 103 meninas, com o objetivo de verificar a prevalência de casos sus- peitos de escoliose e sua associação

(2016) realizado em 143 escolares (13.26 ± 1.52 anos), 40 meninos e 103 meninas, com o objetivo de verificar a prevalência de casos sus- peitos de escoliose e sua associação