• Nenhum resultado encontrado

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL INTERNO N 01 /2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL INTERNO N 01 /2014"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL INTERNO N° 01 /2014

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO PARA MOBILIDADE DISCENTE INTERNACIONAL

A Secretária de Relações Internacionais do CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG), Professora Maria Inês Gariglio, no uso de suas atribuições e tendo em vista o teor da Resolução CD – 037/13, de 25 de outubro de 2013, torna público este edital de Seleção de Estudantes de Graduação do CEFET-MG para a realização de intercâmbio no Exterior, em instituições estrangeiras que tenham acordo de cooperação interinstitucional com o CEFET-MG, conforme as disposições estabelecidas a seguir.

1. DO OBJETIVO

Promover o intercâmbio científico e cultural entre o CEFET-MG e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando a estudantes dos Cursos de Graduação do CEFET-MG, cuja excelência acadêmica permita sua participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Discente, uma experiência acadêmica internacional que integrará seu curriculum e Histórico Escolar.

2. DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

2.1. O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Discente é regido por acordos de cooperação entre o CEFET-MG e instituições estrangeiras, com o objetivo de criar condições para que discentes do CEFET-MG tenham oportunidades de convívio e de aprendizado em novo ambiente acadêmico, linguístico e cultural, contribuindo com sua formação intelectual, profissional e humana, bem como com o desenvolvimento de sua competência intelectual.

2.2- Os acordos de cooperação atualmente vigentes com as instituições estrangeiras, os respectivos programas, o tempo de duração do intercâmbio, cujo início será no segundo semestre do ano civil de 2014, e a proficiência linguística exigida para o programa. Estão explicitadas no Anexo I deste Edital,

3. DOS PROGRAMAS DAS UNIVERSIDADES PARCEIRAS: 3.1. Programa Acadêmico:

 O primeiro semestre é acadêmico e os estudantes deverão cursar no mínimo cinco disciplinas.  O segundo semestre é profissional e os estudantes poderão fazer estágio em empresas que

deverão remunerá-los.

Nota 1. A busca pelo estágio é de responsabilidade do estudante. 3.2. Programa de Estágio Acadêmico:

O estudante fará estágio em um dos projetos de pesquisa da UNIVERSIDADE. DE MINAS GERAIS

(2)

 O segundo semestre é profissional e os estudantes poderão fazer estágio em empresas que deverão remunerá-los.

3.4. Programa Internacional em Energia Renovável

 O programa é acadêmico e os estudantes deverão cursar no mínimo cinco disciplinas e serem aprovados em, pelo menos, três dessas disciplinas.

4. DO PÚBLICO ALVO

4.1. Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação do CEFET-MG, selecionados conforme os termos do Acordo de Cooperação estabelecido com as Universidades, como indicados no ANEXO II deste Edital.

4.3. Estudante que já participou de programa de intercâmbio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do CEFET-MG somente poderá participar novamente, caso seja classificado, se houver vagas ociosas disponíveis após a seleção dos candidatos que participarão pela primeira vez.

4.4. Estudante que estiver com trancamento total de matrícula ou respondendo a processo administrativo disciplinar na época das inscrições para o intercâmbio de que trata este Edital, não é elegível para se candidatar.

5. DAS CARACTERÍSTICAS DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL

5.1– A experiência acadêmica internacional vivida pelo estudante integrará seu Histórico Escolar; 5.2– Durante o primeiro semestre letivo do intercâmbio, os estudantes terão direito a uma Bolsa de

Intercâmbio Internacional, cujo valor será estipulado pelo CEFET-MG;

5.2.1. O estudante que, por qualquer motivo, não realizar ou não completar o intercâmbio para o qual foi selecionado, deverá restituir o valor integral do apoio recebido em uma só parcela, e no prazo de até um mês após a caracterização da não realização ou da não conclusão completa do intercâmbio.

5.2.1.1. Por não conclusão completa do intercâmbio entende-se que seja o abandono ou a desistência do Intercâmbio; ou que seja a comprovação de um desempenho inferior a 60% (sessenta por cento) do plano de trabalho do intercambista.

5.2.1.2. O estudante enquadrado no subitem 5.2.1.1 não poderá mais participar de intercâmbios de graduação patrocinados pela SRI.

5.2.1.3. Casos excepcionais ao subitem 5.2.1.1 deverão ser avaliados pela Secretária da SRI, que poderá decidir pela aplicação integral ou parcial, ou pela não aplicação do subitem 5.2.1.

5.3. Os responsáveis pelas relações internacionais das universidades estrangeiras parceiras auxiliarão na indicação de acomodação para os estudantes;

5.4. Os estudantes selecionados estarão isentos do pagamento das taxas escolares nas instituições estrangeiras anfitriãs;

5.5. Os custos de ida e volta dos países do intercâmbio, bem como as despesas de permanência, as taxas de moradia estudantil, as taxas bancárias, vistos e seguro-saúde, dentre outros, serão de responsabilidade exclusiva dos estudantes selecionados para o intercâmbio.

(3)

5.5.1. O estudante selecionado deverá contratar seguro-saúde de ampla cobertura que inclua, pelo menos, assistência médico-hospitalar, cobertura dos custos de acidentes pessoais, invalidez e repatriação, apresentando comprovante da contratação à SRI.

6. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS À CANDIDATURA

Para o estudante participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Discente, ele deverá reunir, conjuntamente, os requisitos abaixo:

a) ser brasileiro ou ter cidadania brasileira;

b) estar regularmente matriculado em um dos Cursos de graduação do CEFET-MG e estar cursando as disciplinas regulares do período;

c) ter integralizado, por ocasião do início do intercâmbio, no mínimo 40% (quarenta por cento) e, no máximo de 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária total do seu curso;

d) apresentar coeficiente de rendimento escolar de no mínimo 65% (sessenta e cinco por cento) até o início do intercâmbio, calculado pelo sistema de registro escolar (SRE).

e) ter a proficiência exigida pelo programa da Instituição de interesse.

7. DA PROFICIÊNCIA

7.1. O estudante candidato à Mobilidade Internacional Discente deverá ter proficiência na língua estrangeira exigida pelo Programa da Instituição de seu interesse, conforme explicitado no Anexo I deste Edital.

7.1.1. O candidato deverá enviar o documento que comprove sua proficiência na língua estrangeira no período da inscrição, junto com os documentos listados no item 10 deste edital.

7.2. A comprovação de proficiência em língua estrangeira poderá ser através da apresentação de um dos seguintes documentos:

a) Inglês básico – certificado da escola de idiomas do estudante. b) Inglês intermediário:

 IELTS (International English Language Testing System), com classificação mínima de 5,0 pontos ou equivalente.

 TOEFL (Test of English as Foreign Language), nas modalidades:  IBT (Internet Based Test) - mínimo de 65 pontos, ou  PBT (Paper Based Test) - mínimo de 550 pontos. c) Alemão – certificado de nível A2,ou equivalente.

d) Francês básico - certificado/declaração da escola de idioma do estudante.

e) Espanhol intermediário - certificado/declaração da escola de idioma do estudante. Nota 2: Os certificados ou declarações de proficiência terão validade de dois anos.

8. DAS VAGAS

As vagas foram distribuídas entre os cursos conforme estabelecido nos termos dos acordos de cooperação com as instituições estrangeiras e constam do ANEXO II deste Edital.

9. DAS INSCRIÇÕES NO PROCESSO SELETIVO

9.1. As inscrições serão realizadas no período de 19 de março a 10 de abril de 2014, através do link

(4)

9.2. Para se inscrever, o candidato deverá, primeiramente, acessar o link acima e preencher corretamente o “Formulário de Inscrição” que estará disponibilizado no período especificado no item 9.1.

9.3. Depois de preenchido o “Formulário de Inscrição”, o candidato deverá enviar os documentos listados no item 10 deste edital, por meio eletrônico, em um único arquivo PDF, para o endereço seaicefetmg@gmail.com, até o dia 10 de abril de 2014.

9.4. Cada candidato poderá se candidatar a, no máximo, 2 (duas) instituições, sendo a primeira opção a preferencial.

9.4.1. Caso não seja classificado para a primeira opção e havendo vaga em sua segunda opção, ele será chamado para ocupar a vaga, se tiver proficiência linguística necessária ao programa para o qual está sendo chamado.

9.4.2. Se houver mais de um candidato a uma mesma vaga de segunda opção, será selecionado aquele que tiver obtido maior pontuação na primeira etapa da seleção.

10. DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

a) Cópia do documento de identidade e do CPF do candidato. b) Histórico escolar do candidato, emitido pelo SRE.

c) Atestado de proficiência na língua estrangeira necessária ao intercâmbio.

d) Comprovante de participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionados no Quadro I do item 11.2.2, caso tenha participado ou esteja participando de alguma das atividades (opcional).

e) Carta de intenções, conforme modelo disponibilizado no site da SRI, explicando as motivações acadêmicas para realizar esse estudo no exterior, assinada, necessariamente, pelo professor orientador ou pelo professor designado pela chefia do Departamento como o responsável pelo processo de internacionalização no respectivo Departamento do curso.

Nota 3: A participação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são de caráter exclusivamente classificatório.

Nota 4: Não será aceita inscrição que apresente incorreções e dados incompletos.

Nota 5: A SRI utilizará o correio eletrônico para comunicação com os candidatos, cabendo a estes a inteira responsabilidade pela indicação correta de seu endereço, atualizações e conferências durante toda sua participação no Programa de Mobilidade Internacional Discente.

11. DA SELEÇÃO

11.1. A seleção dos estudantes será feita em três etapas, todas eliminatórias e classificatórias, coordenadas pela SRI.

11.2. Primeira etapa: análise da documentação dos candidatos inscritos.

11.2.1. O número de estudantes classificados nesta etapa corresponderá a até 2,5 (duas vezes e meia) o número de vagas oferecidas no programa.

11.2.2. A classificação dos estudantes nesta etapa se dará pela ordem decrescente da pontuação obtida pela soma dos pontos adquiridos pela participação, como bolsista ou como voluntário, de uma ou mais atividades de Ensino, Pesquisa ou Extensão especificadas no Quadro 1 a seguir, com os pontos do coeficiente de rendimento.

(5)

QUADRO 1 - Pontuação das Atividades de Pesquisa e Extensão Iniciação Científica (PIBIC); Iniciação Tecnológica (PIBIT); Iniciação Tecnológica (PIBIT); Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições

(NEAC); 100

Programa de Iniciação Científica Junior - BIC JUNIOR 60

Programa Artes e Ofícios 40

Programa de Bolsa de Complementação Educacional 40

Monitoria 30

Hospedagem de Intercambistas do CEFET-MG 30

11.2.3. O resultado da primeira etapa, contendo a relação dos classificados para a segunda etapa, será divulgado no dia 16 de abril de 2014, no site www.sri.cefetmg.br.

11.2.4. O candidato poderá interpor recurso contra esse resultado até o dia 17 de abril de 2014. 11.2.5. Caso não comprove a proficiência na língua estrangeira até a data prevista para a

divulgação do resultado da primeira etapa da seleção, o candidato será sumariamente eliminado do processo seletivo, devendo ser convocado candidato classificado como excedente para preenchimento da vaga.

11.3. Segunda etapa: dinâmica de grupo e entrevista individual.

11.3.1. Os candidatos classificados na primeira etapa deverão participar de uma dinâmica de grupo e de uma entrevista individual, ambas conduzidas por Comissão Examinadora indicada pelo NAE/Campus II, que avaliará a motivação e o perfil do estudante para o intercâmbio, atribuindo-lhe um conceito A, B ou C.

11.3.2. Para se classificar nessa etapa, o estudante deverá alcançar, no mínimo, o conceito B. 11.3.2. As atividades previstas nesta etapa terão duração de até dois dias para cada grupo de

candidatos, no período de 24 a 30 de abril de 2014.

11.3.4. O calendário de realização da dinâmica de grupo bem como a escala para as entrevistas individuais serão divulgados por ocasião do resultado da primeira etapa, no site da SRI. 11.3.5. O resultado da segunda etapa, contendo a relação dos aprovados para a terceira etapa,

será divulgado até o dia 6 de maio de 2014, no site www.sri.cefetmg.br.

NOTA 6: As datas da dinâmica de grupo e da entrevista de cada candidato não serão alteradas. O candidato terá tolerância de até 10 minutos e aquele que se atrasar além desse tempo, ou que não comparecer na data e no local estipulados estará eliminado.

NOTA 7: O candidato somente terá acesso ao local de realização da dinâmica de grupo e da entrevista mediante a apresentação de um documento de identidade oficial.

11.4. Terceira Etapa: Workshop sobre a Cultura Institucional

11.4.1. Os estudantes classificados na segunda etapa deverão participar do Workshop sobre a Cultura Institucional, a ser conduzido pela SRI e pela Coordenação de Turismo, no dia 8 ou 9 de maio de 2014, em local a ser informado por ocasião do resultado da segunda etapa, no site da SRI.

(6)

11.4.3. Cada estudante será avaliado nessa etapa em relação à sua participação e frequência e à sua capacidade de divulgação do CEFET-MG no exterior, e lhe será atribuindo um conceito A, B ou C.

11.4.4. Para se classificar nessa etapa, o estudante deverá alcançar, no mínimo, o conceito B.

NOTA 8: As datas do Workshop não serão alteradas. O candidato terá tolerância de até 10 minutos e aquele que se atrasar além desse tempo, ou que não comparecer na data e no local estipulados estará eliminado.

12. DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

12.1. A classificação final dos candidatos será dada pela ordem decrescente do total de pontos obtidos na etapa 1 seguida dos conceitos obtidos nas etapas dois e três, sendo, primeiramente, os que obtiveram o conceito A nas etapas dois e/ou três, e depois daqueles que obtiveram conceito B. 12.2. O resultado final será publicado pela SRI até 9 de maio de 2014 no endereço www.sri.cefetmg.br. 13. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate, terá preferência o candidato que estiver matriculado no período mais adiantado do curso. Persistindo o empate terá preferência o candidato com o maior coeficiente de rendimento. 14. DA INSCRIÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTRANGEIRA

14.1. Os estudantes selecionados serão os únicos responsáveis por suas inscrições nas Universidades de destino, e também pela documentação e pelo cumprimento das condições necessárias à sua matrícula.

14.2. As inscrições deverão ser feitas online, através do site da universidade estrangeira para a qual o estudante foi selecionado, até a data limite de matrícula estabelecida pela respectiva Universidade.

14.3. Os estudantes selecionados para o intercâmbio terão que entregar à SRI o Termo de Compromisso preenchido e assinado, disponibilizado no site desta Secretaria, por ocasião de suas inscrições nas universidades de destino.

15. DAS NORMAS APLICÁVEIS

15.1. A SRI do CEFET-MG tem amplos poderes para orientação, realização, apuração, divulgação e fiscalização desse processo seletivo.

15.2. A inscrição dos candidatos no processo seletivo implica no conhecimento e na aceitação das normas estabelecidas por esse edital.

15.3. As vagas serão preenchidas conforme opção de Programa feita pelo candidato no Formulário de Inscrição. A ordem de classificação se dará de acordo com o item 12.1 deste edital.

15.4. Perderá o direito à vaga e à bolsa de apoio, o estudante selecionado que não cumprir os termos estipulados neste Edital.

15.5. No caso de vagas remanescentes em um dos Programas, o candidato excedente melhor classificado será chamado para preencher a vaga, independentemente de sua opção de Programa e desde que tenha a proficiência linguística exigida pelo Programa.

(7)

16. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos ou especiais serão resolvidos soberanamente pela Secretaria de Relações Internacionais do CEFET-MG.

17. DO PRAZO DE VALIDADE E PUBLICAÇÃO

Este edital entra em vigor na data de sua publicação, tendo sua validade encerrada depois de decorridos 30 dias do fim do processo seletivo de que trata. Para conhecimento de todos, determino que seja o presente Edital afixado em lugar próprio e que se dê ampla divulgação no âmbito deste Centro.

Belo Horizonte, 19 de março de 2014.

Profa. MSc Maria Inês Gariglio Secretária de Relações Internacionais

(8)

ANEXO I

Universidades conveniadas e os respectivos Programas, o tempo de efetivo de intercâmbio e a proficiência necessária para o intercâmbio.

País Universidade Programas Duração Proficiência

Alemanha

Universidades de Ciências Aplicadas de KARLSRUHE, MUNIQUE e OSTFALIA

Programa Acadêmico das Universidades de Ciências Aplicadas de KARLSRUHE, MUNIQUE e OSTFALIA

seis meses letivo + seis meses de estágio Alemão (nível A2) Programa Internacional em Energia Renovável (“International Program on Renewable Energy”) - em KARLSRUHE.

Seis meses letivo. Inglês intermediário Institute of Technology de KARLSRUHE – KIT. Programa Acadêmico do Instituto de Tecnologia de KARLSRUHE - KIT.

Seis meses letivo Alemão (nível A2)

Argentina

Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires – FAUBA

Programa Acadêmico Seis meses letivo

Inglês e espanhol intermediários

Bulgária International University

College – IUC

Programa Acadêmico + Estágio

seis meses letivo + seis meses de

estágio

Inglês intermediário

Colômbia Universidade de

Medelín Programa Acadêmico Seis meses letivo

Inglês básico e espanhol intermediário

França

Universidade Joseph Fourier, por meio do Instituto Universitário de Tecnologia 1 – IUT1

Programa de Estágio

Acadêmico quatro meses Inglês

intermediário Programa Profissional

Bachelor’s Degree in computer Networks and Telecommunications

seis meses letivo + quatro meses

de estágio

Francês básico e Inglês intermediário

Hungria Universidade Eötvös

Lorand – ELTE Programa Acadêmico Seis meses letivo

Inglês intermediário Portugal Universidade do Porto Universidade do Minho Instituto Politécnico de Bragança – IPB Instituto Politécnico de Tomar – IPT Programa Acadêmico

Seis meses letivo ou seis meses letivo

+ seis meses de estágio Inglês básico República Dominicana Universidade

Iberoamericana Programa Acadêmico Seis meses letivo

Inglês e espanhol intermediários

(9)

ANEXO II

Distribuição das vagas por curso conforme os termos dos Acordos de Cooperação com as Universidades e Institutos estrangeiros

País Universidade Bacharelados Vagas

Alemanha Universidades de Ciências Aplicadas de KARLSRUHE (Programa Internacional em Energia Renovável) Engenharia Elétrica 2 Universidades de Ciências Aplicadas de KARLSRUHE (Programa Acadêmico)

Engenharia de Computação Engenharia de Automação Industrial; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Mecatrônica; Engenharia de Produção Civil; Letras.

4

Universidades de Ciências Aplicadas de MUNIQUE (Programa Acadêmico)

Engenharia de Computação Engenharia de Automação Industrial; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Mecatrônica; Engenharia de Produção Civil.

4

Universidades de Ciências Aplicadas de OSTFALIA (Programa Acadêmico)

Engenharia de Computação Engenharia de Automação Industrial; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Mecatrônica; Engenharia de Produção Civil.

2

Instituto de Tecnologia de KARLSRUHE - KIT. (Programa Acadêmico)

Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção Civil; Química Tecnológica. 2 Argentina Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires Engenharia Ambiental 2

Bulgária Universidade College

Internacional Administração 2

Colômbia Universidade de Medelín Administração 1

França

Universidade Joseph Fourier, por meio do– IUT1 (Programa de Estágio

Acadêmico).

Engenharia de Automação Industrial, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica

4

Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica 4 Engenharia de Produção Civil 4

Química Tecnológica 2

Universidade Joseph Fourier, por meio do IUT1 (Programa Profissional

Bachelor’s Degree in computer Networks and

(10)

Portugal

Universidade do Porto

Letras 2

Engenharia de Automação Industrial e Engenharia

de Controle e Automação 2

Engenharia de Computação 1

Engenharia de Materiais 1

Engenharia Elétrica 1

Engenharia de Produção Civil 1 Engenharia Mecânica e Engenharia de Mecatrônica 2

Universidade do Minho Administração 2 Química Tecnológica 1 Engenharia de Computação 1 Engenharia de Materiais 1 Engenharia Mecânica 1

Engenharia de Produção Civil 1 Instituto Politécnico de Bragança – IPB Letras 1 Administração 1 Mecânica 1 Instituto Politécnico de Tomar – IPT Letras 1 Administração 1 Computação 1 República Dominicana Universidade

Iberoamericana Engenharia de Produção Civil

2

Referências

Documentos relacionados

Os motivos que levaram a usar o CSTNews para a anotação foram: o córpus foi utilizado para a tarefa de anotação de sentidos de substantivos (Nóbrega, 2013); ao ser

É um triste cãozinho doente, com todo o corpo ferido; gastas, as mechas brancas do pêlo; o olhar dorido e profundo, com esse lustro de lágrimas que há nos olhos das pessoas muito

1º Designar ALFREDO JORGE HOMSI NETO, Defensor Público de Entrância Final, Matrícula nº 301.050-1-X, Titular da 2ª Defensoria do Consumidor, para, sem prejuízo de suas

O  histórico  da  conservação  de  Alcatrazes,  arquipélago  parcialmente  protegido 

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

Em 19 de janeiro de 2018, o prefeito de São Paulo sancio- nou a Lei nº 16.806 que “Dispõe sobre política de proteção às mulheres em situação de vulnerabilida- de pela

NUN, por Royal Academy - colocações na Gávea. por Point Given - geração estreante em 2012. GP José Paulino Nogueira, G3. GP Estado do Rio Grande do Sul, Cristal, 3º GP Estado do

O número total de fotografias no cartão de memória é visualizado quando a impressora está no modo Tudo ou