• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA DE GUARAPUAVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREFEITURA DE GUARAPUAVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO DE 2016 194º ANO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

Art.1º. - A Prefeitura Municipal de Guarapuava, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza e coordena o Desfile Comemorativo ao 194º de Independência do Brasil. O Desfile Cívico de 7 de Setembro tem por objetivo comemorar historicamente a Independência do Brasil, datada de 7 de setembro de 1822, engrandecendo a consciência de cidadania e civismo, manifestando o amor à Pátria por meio de Parada Cívico-Escolar-Militar.

CAPÍTULO II – DA PARTICIPAÇÃO E DA INSCRIÇÃO

Art. 2º - A parada está aberta a toda sociedade civil e organizada, escolas, entidades, sindicatos, associações, Secretarias Municipais, Corporações Militares que tiverem interesse em participar, devendo para isso:

I. Efetuar a inscrição conforme as normas previstas no art. 3º deste Regulamento; II. Utilizar o Desfile, exclusivamente, para manifestação patriótica;

III. Respeitar todos os itens deste Regulamento, pois o não cumprimento implicará na exclusão da escola/entidade/sindicato/associação/ no Desfile do próximo ano.

Art. 3º - As instituições participantes do Desfile devem:

I. Entregar a Ficha de Inscrição, Termo de Responsabilidade e Histórico na Casa da Cultura - Rua Alcione Bastos 211, até o dia 15 de agosto de 2016, das 08h30min às 11h30min e 13h30min às 17h;

(2)

a) o número de participantes por Instituição Escolar não deverá ultrapassar 50 (cinquenta) pessoas, caso a Escola tenha fanfarra serão 50 (cinquenta) pessoas no Pelotão mais os integrantes da fanfarra;

III. Informar, no ato da inscrição, o número de participantes do desfile entre pelotão e Fanfarra ou Banda;

IV. Assinar o Termo de Responsabilidade;

IV. A validação da inscrição será firmada mediante a entrega da Ficha de Inscrição e Histórico da instituição ou entidade até dia 15 de agosto de 2016 na Casa da Cultura.

CAPÍTULO III - DO HISTÓRICO

Art. 4º - O Histórico da instituição participante, que será apresentado pelo locutor durante o desfile, deverá:

i. Ser escrito em fonte Arial, tamanho 16 e entrelinha 1,5; ii. Conter no máximo 15 linhas;

iii. O texto deverá considerar informações relevantes acerca da instituição/entidade, tais como: Nome da Escola, Nome do/a Diretor/a, Localização (apenas bairro), Número de alunos, lema/frase que identifica a filosofia de trabalho da Unidade;

iv. Evitar constar no resumo do histórico excesso de informações com inserção de datas, diversos nomes de pessoas, informações relativas a atividades específicas de cada Unidade e/ou fatos cotidianos, uma vez que tais dados tornam o processo de leitura delongado e acabam por gerar morosidade no fluxo de Desfile;

v. Ser apresentado em 03 (três) vias, juntamente com a Ficha de Inscrição.

Parágrafo Único - Cabe salientar que a entrega da Ficha de Inscrição e do Histórico da Instituição/Entidade não será, sob qualquer hipótese, admitida por meio eletrônico (e-mail, anexo de aplicativos de mensagens ou outros formatos de mídia), uma vez que apenas a

(3)

entrega das vias físicas desses documentos, sob registro de Protocolo, na recepção da Casa da Cultura, formaliza a inscrição da Instituição/Entidade.

CAPÍTULO IV – DO POSICIONAMENTO DAS BANDEIRAS

Art. 5º - Durante o Desfile Cívico as Entidades e Instituições participantes, quando apresentarem Símbolos Nacionais, deverão observar o que consta na Lei Federal 5.700/1971, de 01/09/1971, que “Dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências” (não consta revogação expressa dessa Lei. Consulta em:

http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%205.700-1971?OpenDocument), onde se lê:

“CAPÍTULO III - Da Apresentação dos Símbolos Nacionais SEÇÃO I - Da Bandeira Nacional

Art. 19. A Bandeira Nacional, em todas as apresentações no território nacional, ocupa lugar de honra, compreendido como uma posição:

I - Central ou a mais próxima do centro e à direita deste, quando com outras bandeiras, pavilhões ou estandartes, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes;

II - Destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formaturas ou desfiles;

Parágrafo único. Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a plateia ou de modo geral, para o público que observa o dispositivo.”

Art. 6º - Conforme exposto no caput do Artigo anterior e recorte extraído de Legislação comentada, temos a disposição que segue, como parâmetro a ser observado por todos os participantes:

(4)

Art. 7º - Os participantes que estarão portando bandeiras devem observar as seguintes orientações:

i. Usar luvas brancas;

ii. Pessoas que usem cabelos longos, mantê-los presos preferencialmente;

iii. Não estar usando bolsa ou óculos escuros (salvo em casos desse recurso se tratar de acessório auxiliar à visão do participante conforme recomendação médica) durante o Desfile Cívico;

iv. Manter o compasso de deslocamento e observar as orientações da Equipe de Organização pois esse grupo é o responsável pelo fluxo do Desfile;

v. Evitar sempre que se formem “vazios” entre as Entidades/Instituições participantes;

CAPÍTULO V - DA CONCENTRAÇÃO

Art. 8º - A concentração dos participantes se dará nas seguintes vias: Quintino Bocaiuva, Saldanha Marinho, Getúlio Vargas, Capitão Rocha, Vicente Machado, Senador Pinheiro

(5)

Machado, Rua Padre Chagas e XV de Novembro (no trecho entre as Ruas Quintino Bocaiúva e Saldanha Marinho), sendo que os participantes deverão:

i. localizar-se de acordo com a ordem sequencial estabelecida no croqui, que estará disponível, a partir do dia 03 de setembro, para download: na página de internet da Prefeitura Municipal de Guarapuava (www.guarapuava.pr.gov.br, link: Desfile de 7 de Setembro) e também, no Portal da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (https://educacaoguarapuava.wordpress.com/ na área Downloads)

ii. observar o horário limite de chegada ao local de concentração para o Desfile Cívico, respeitando o prazo máximo até as 8 horas;

Parágrafo Único: As instituições participantes que estiverem em atraso no horário de chegada nos seus locais de concentração deverão posicionar-se ao final da ordem geral do Desfile, evitando conflitos na fluidez do processo. O ato de inscrição implica em aceitação tácita desta disposição, não cabendo questionamentos durante o evento.

CAPÍTULO VI - DA DISPERSÃO

Art. 9º - A dispersão dos participantes do Desfile ocorrerá na intersecção entre as Ruas XV de Novembro e Brigadeiro Rocha, sentido Praça Cleve. As Corporações Militares seguirão pela Rua XV de Novembro até as vias de acesso à seus destacamentos, respectivamente: 26º GAC na Avenida Manoel Ribas; 5º SGBI Rua Senador Pinheiro Machado e 16º BPM Rua XV de Novembro.

Parágrafo Único: Os veículos que realizarão o transporte dos alunos das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, que participarão do Desfile, deverão permanecer estacionados nas Ruas XV de Novembro, Senador Pinheiro Machado e adjacências à Praça Cleve, favorecendo o deslocamento desses em seu retorno.

(6)

CAPÍTULO VII – DO DESFILE

Art.10º - O Desfile Cívico iniciará às 8:30 horas, impreterivelmente.

Art.11 - As instituições (Escolas Municipais) participantes deverão conduzir flâmula de identificação, que deverá ficar à frente dos seus componentes no Desfile. As demais instituições deverão portar identificação.

Art.12 - Durante o desfile deverá ser mantida uma distância, aproximada, de 07 (sete) metros entre as instituições participantes.

Art.13 - Os veículos motorizados (carros antigos//motos) e não motorizados (bicicletas) desfilarão após o Desfile Escolar (a pé).

Art.14 - Evitando comprometer a fluidez do Desfile, as evoluções de fanfarras e bandas somente poderão ser feitas na frente do palanque oficial com o tempo máximo de (dois) minutos.

Art.15 - Durante o trajeto do Desfile será vedado às instituições participantes: i. Manifestações alheias à data comemorada;

ii. Apresentação de propaganda, divulgações e panfletos;

iii. Uso de qualquer veículo motorizado ou não, juntamente com os componentes do desfile a pé, exceto as unidades militares;

iv. Realização de manobras durante o trajeto do Desfile, por veículo motorizado, que venham a colocar em risco a segurança do condutor, bem como do público que assiste ao Desfile.

(7)

Art.16 - O Palanque Oficial estará localizado à Rua XV de Novembro, em frente à Praça 9 de Dezembro.

Art.17 - Haverá uma parada obrigatória, antes do Palanque Oficial, onde membros da Comissão Organizadora liberarão a continuidade do Desfile de acordo com a leitura do Histórico, realizada pelo mestre de cerimônias (locutor). A identificação da Instituição participante deverá estar visivelmente à frente do pelotão.

CAPÍTULO VIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.18 - Cada Instituição participante é responsável pelas demandas de seus integrantes (transporte, água, primeiros socorros, atitudes comportamentais). Os condutores de veículos motorizados deverão ter cuidados especiais quanto à segurança do público presente. Os motociclistas não poderão transportar, durante o desfile, crianças menores de 7 anos de idade.

Art.19 - A organização do Desfile é de responsabilidade da Comissão Organizadora, representada pela Secretária Municipal de Educação e Cultura: Doraci Senger Luy e, por meio do Departamento de Cultura, representado por sua Diretora, Rosevera Bernardim Correa.

Art.20 – Cabe ao Departamento de Cultura atender as instituições participantes do desfile, zelando para que sejam obedecidas as normas deste Regulamento para o bom andamento do evento.

Art.21 - Em caso de chuva a Comissão Organizadora informará, pelos meios de comunicação locais, a realização, cancelamento ou transferência do Desfile.

(8)

Art.22 - Caberá ao responsável de cada Instituição participante do Desfile cumprir o Termo de Compromisso firmado no Ato da Inscrição:

§1º - Manter todos os participantes sob sua responsabilidade nos espaços destinados para concentração, de acordo com o croqui distribuído;

§2º - Reportar-se aos responsáveis pela organização para sanar dúvidas e dificuldades;

§3º - Atender a todas as orientações contidas no presente Regulamento, dando exemplo de respeito às normas, e zelando para que sua Instituição tenha uma brilhante participação, contribuindo com o sucesso coletivo do evento.

Art.23 - É vedada a distribuição de qualquer tipo de brindes pelas Instituições participantes para os espectadores, estando a Secretaria Municipal de Educação e Cultura isenta de responsabilidade em casos de transgressão ou descumprimento do caput deste artigo.

Art.24 - Casos omissos ao presente Regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora em consonância com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Informações poderão ser obtidas pelos telefones: 3621-4580 / 4581 / 4583 – Casa da Cultura.

D

ORACI

S

ENGER

L

UY

(9)

7 DE SETEMBRO DE 2016 DESFILE CÍVICO – ESCOLAR – MILITAR

FICHA DE INSCRIÇÃO

Escola/Entidade/Sindicato/Associação/Secretaria Municipal/Corporação Militar:

___________________________________________________________________________ Endereço:

___________________________________________________________________________ Interlocutor responsável para contato:

___________________________________________________________________________ Telefone(s): ________________________________________________________________ e-mail: _____________________________________________________________________ Possui fanfarra ou banda? ( ) Sim ( ) Não

TOTAL DE PARTICIPANTES: (_______) Pelotão (_______) Fanfarra

TOTAL GERAL DE PARTICIPANTES: ________________________________________________ OBSERVAÇÕES:

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Por este termo, eu, ____________________________________________________, telefone: _______________________________ responsável pela instituição acima qualificada, firmo o presente Termo, com a responsabilidade de comparecer no local de concentração, nas imediações da Rua XV de Novembro, com vistas à participação no Desfile Cívico de 7 de Setembro, com o número de participantes informado na Ficha de Inscrição, provendo a eles: água (na concentração e dispersão), assistência, segurança e demais cuidados necessários. Por ser verdade, firmo o presente Termo de Responsabilidade, para todos os fins de direito.

Guarapuava _______de _________________de 2016.

________________________________ Assinatura do Responsável

Referências

Documentos relacionados

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Com isso, a SEDUC-AM em seu DGP, com o propósito de aumentar a eficácia da aplicação da legislação voltada para os profissionais da educação, requereu do

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Assim, dividido em duas partes, este artigo reflete, num primeiro momento, sobre o fenômeno das fronteiras a partir de seus elementos constituintes, para interpretá-las como