• Nenhum resultado encontrado

Avaliac¸˜ao de M´etodos de Estimac¸˜ao de Frequˆencia Fundamental para Qualidade da Energia Aplicados em Sistemas de Distribuic¸˜ao com Gerac¸˜ao Distribu´ıda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Avaliac¸˜ao de M´etodos de Estimac¸˜ao de Frequˆencia Fundamental para Qualidade da Energia Aplicados em Sistemas de Distribuic¸˜ao com Gerac¸˜ao Distribu´ıda"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Avaliac¸˜ao de M´etodos de Estimac¸˜ao de Frequˆencia

Fundamental para Qualidade da Energia Aplicados

em Sistemas de Distribuic¸˜ao com Gerac¸˜ao

Distribu´ıda

Huilman S. Sanca *, Benemar A. Souza

, Jamile P. Nascimento *, e N´ubia S. D. Brito

* Programa de P ´os-graduac¸˜ao em Engenharia El´etrica Universidade Federal de Campina Grande – COPELE/UFCG

†Departamento de Engenharia El´etrica, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Av. Apr´ıgio Veloso, 882, Bodocong´o, 58429-900 – Campina Grande – PB – Brasil

Espac¸o

Fl´avio B. Costa

‡Escola de Ciˆencia e Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Campus Univesit´ario Lagoa Nova, 59.078-970 – Natal – RN– Brasil

Resumo—O fornecimento de energia el´etrica com qualidade de servic¸o ´e um dos t´opicos fundamentais das empresas de gerac¸ ˜ao, transmiss˜ao e distribuic¸˜ao de energia el´etrica. Para ter uma noc¸˜ao do estado das redes ´e preciso realizar o monitoramento de alguns parˆametros como tens˜ao, corrente e frequˆencia de operac¸˜ao. Neste sentido, este trabalho trata da aplicac¸˜ao e comparac¸˜ao de trˆes m´etodos de estimac¸˜ao da frequˆencia fundamental da rede: (i) detecc¸˜ao da passagem do sinal por zero (DPSZ), (ii) ajuste de pontos de um sinal senoidal (APSS) e (iii) m´etodo h´ıbrido. Estes m´etodos foram aplicados e testados no sistema de distribuic¸˜ao IEEE de 13 barras. A obtenc¸˜ao dos parˆametros foi realizada no

Real Time Digital Simulator-RTDSr e o processamento destes, para a estimac¸˜ao da frequˆencia, foram realizadas no programa Matlabr. Para a simulac¸˜ao do sistema teste foi instalada duas

fontes de gerac¸ ˜ao distribu´ıda (GD) de 30MVA de potˆencia e os casos simulados foram realizados aplicando condic¸˜oes de ilhamento em uma das fontes de GD. Estes m´etodos apresentaram bons resultados na estimac¸˜ao da frequˆencia fundamental sendo que os m´etodos APSS e H´ıbrido apresentaram os melhores resultado na estimac¸˜ao da frequˆencia.

Palavras-chaves—Estimac¸ ˜ao da frequˆencia, sistema de distribuic¸˜ao, gerac¸ ˜ao distribu´ıda, ilhamento.

I. INTRODUC¸ ˜AO

A

QUALIDADE da energia el´etrica ´e um dos requisitos que satisfazem as condic¸˜oes de regularidade, continuidade, eficiˆencia, seguranc¸a e confiabilidade na prestac¸˜ao de servic¸o por parte das concession´arias `a comunidade. Na pr´atica, muitos parˆametros devem ser monitorados para manter um alto padr˜ao

Os autores deste artigo agradecem `a Coordenac¸˜ao de Aperfeic¸oamento de Pessoal de N´ıvel Superior (CAPES) e ao Conselho Nacional de Desenvolvi-mento Cient´ıfico e Tecnol´ogico (CNPq).

Sanca, H. S., huilman.sanca@ee.ufcg.edu.br, Nascimento, J. P., ja-mile.nascimento@ee.ufcg.edu.br, Brito, N. S. D., nubia@dee.ufcg.edu.br, Souza, B. A., benemar@dee.ufcg.edu.br, Costa, F. B., flaviocosta@ect.ufrn.br

Aceito na Confer ˆencia Brasileira sobre Qualidade da Energia El ´etrica (CBQEE’2015) em Campina Grande, Brasil em Julho 07-10, 2015.

no fornecimento da energia el´etrica, destacando a tens˜ao, corrente, potˆencia e frequˆencia nominal, para os quais se exige o monitoramento em tempo real ao longo do per´ıodo di´ario de operac¸˜ao do sistema.

A medic¸˜ao da frequˆencia fundamental do sistema ´e um parˆametro importante e largamente estudado na engenharia el´etrica. Dada a sua importˆancia no contexto da qualidade de energia, muitos m´etodos de estimac¸˜ao vˆem sendo propostos ao longo dos anos, no entanto, a maioria apresenta bom desempenho apenas quando o sinal n˜ao ´e afetado por ru´ıdos ou por distorc¸˜oes harmˆonicas.

Atualmente, os sistemas de distribuic¸˜ao tˆem mudado drasti-camente com a incorporac¸˜ao de fontes de gerac¸˜ao distribu´ıda (GD) no sistema, as quais podem provocar eventos inde-sej´aveis, tais como o ilhamento, ou seja, isolamento do sistema de distribuic¸˜ao da alimentac¸˜ao principal, o que resulta na variac¸˜ao ou desvio de frequˆencia fundamental do sistema. A soluc¸˜ao usual de problemas de ilhamento ´e feita aplicando m´etodos de protec¸˜ao anti-ilhamento, os quais utilizam esque-mas de monitoramento da tens˜ao, da corrente ou da frequˆencia [1]–[3].

(2)

principal de alimentac¸˜ao durante a operac¸˜ao do sistema. O sistema foi implementado no RSCAD para simulac¸˜ao em tempo real no RTDSr. Este sistema consiste em uma rede de distribuic¸˜ao de 13 barras com tens˜ao nominal de 4,16 kV fornecido pelo IEEE e se caracteriza por ser um sistema relativamente carregado. Os m´etodo foram implementado no programa Matlabr.

II. DESVIO DE FREQUENCIA NO SISTEMA ELˆ ETRICO´

No Braasil, os sistemas el´etricos gerac¸˜ao, transmiss˜ao e distribuic¸˜ao quando interligados em um s´o sistema devem, em condic¸˜oes normais de operac¸˜ao e em regime permanente, operar dentro dos limites de frequˆencia situados entre 59,9 Hz e 60,1 Hz [14], [15]. Portanto, ´e de vital interesse evitar os problemas descritos a seguir:

A. Harmˆonicas

As distorc¸˜oes harmˆonicas s˜ao fenˆomenos associados `as deformac¸˜oes nas formas de onda das tens˜oes e correntes em relac¸˜ao `a onda senoidal da frequˆencia fundamental [14]. Os valores limites referentes `as distorc¸˜oes harmonicas s˜ao apresentados na Tabela I.

TABELAI. VALORES DE REFERˆENCIA GLOBAIS DAS DISTORC¸ ˜OES

HARMONICAS TOTAIS EM PORCENTAGEM DA TENSˆ AO FUNDAMENTAL˜

Tens˜ao nominal do Distorc¸˜ao Harmˆonica Total de Tens˜ao

Barramento DTT (%)

VN≤1kV 10

1kV < VN≤13,8kV 8 13,8kV < VN≤69kV 6 69kV < VN<230kV 3 Fonte: ANEEL, 2008

B. Desvio da frequˆencia

A medic¸˜ao do desvio da frequˆencia ´e um fator importante na qualidade da energia fornecida. No entanto, os desvios de frequˆencia geradas por harmˆonicas no sistema dever˜ao ser extintos se ultrapassarem as faixas permitidas de operac¸˜ao, conforme mostrado na Tabela II [16].

TABELAII. LIMITES PARA A AVALIAC¸ ˜AO QUALITATIVA DO

DESEMPENHO DA FREQUˆENCIA DURANTE DISTURBIOS´

Desempenho Tempo acumulado m´aximo de exposic¸˜ao a desvios de frequˆencia (seg) f >66,0Hz 0

63,5Hz < f≤66,0Hz 30,0 62,0Hz < f≤63,5Hz 150,0 60,5Hz < f≤62,0Hz 270,0 58,5Hz≤f <59,5Hz 390,0 57,5Hz≤f <58,5Hz 45,0 56,5Hz≤f <57,7Hz 15,0 f <56,5Hz 0 Fonte: ONS, 2009

III. FORMULAC¸ ˜AOMATEMATICA DA´ METODOLOGIA Neste artigo foram avaliados trˆes m´etodos de estimac¸˜ao da frequˆencia fundamental do sistema. O procedimento ado-tado consistiu em realizar uma operac¸˜ao de filtragem seguida da operac¸˜ao de obtenc¸˜ao dos fasores do sinal teste. Ao final, implementaram-se os trˆes m´etodos para estimac¸˜ao da frequˆencia do sistema: (i) DPSZ, (ii) APSS e (iii) m´etodo h´ıbrido. Estes passos s˜ao explicados com maiores detalhes a seguir:

A. Filtragem do sinal

Os dados simulados foram pr´e-condicionados usando um fil-tro Butterworth passa-baixas de terceira ordem com frequˆencia de corte de 180 Hz para rejeitar as componentes de alta frequˆencia e evitar erros de aliasing. A frequˆencia de amos-tragem utilizada na simulac¸˜ao foi definida em 20 kHz para o sinal de 60 Hz.

B. Estimac¸˜ao dos fasores do sinal

Para realizar a estimac¸˜ao dos fasores, utilizou-se um m´etodo baseado na transformada de Fourier, o full cycle discrete Fourier transform(FCDFT), de modo a se extrair o m´odulo e a fase da componente fundamental do sinal teste.

Considerando uma janela com frequˆencia fundamental com

N amostras por ciclo e com per´ıodoT0, as partes realXre e

imagin´aria Xim do fasor para o sinal s˜ao calculados via [9]:

Xre=

2

N N−1

X

k=0

xkcos

2

π

Nk

, (1)

Xim=

2

N N−1

X

k=0

xksin

2

π

Nk

, (2)

sendo ka mostra do coeficiente do filtro digital. C. Estimac¸˜ao da frequˆencia

Os m´etodos aplicados foram:

1) M´etodo DPSZ: Baseia-se na medic¸˜ao do intervalo na passagem ou cruzamento de dois sinais por zero. Isso ´e feito mediante aplicac¸˜ao de interpolac¸˜ao linear entre duas amostras consecutivas de sinais diferentes [11], mediante:

tzc=

tk−1Vk−tkVk−1

Vk−Vk−1

, (3)

sendo: k a amostra no instante depois do cruzamento por zero, k−1 a amostra que antecede o cruzamento por zero, (Vk, Vk−1), e (tk, tk−1), as tens˜oes nos instantes (k) e (k−1),

respectivamente.

Realizada a interpolac¸˜ao das amostras ´e poss´ıvel determinar a frequˆencia no instante kmediante:

fk=

1

2∗(tzcdespois−tzcantes)

, (4)

sendo:fka frequˆencia fundamental estimada emHz

determi-nada no instante k;tzcdepois o instante de tempo da amostras

logo depois do cruzamento por zero e tzcantes, o instante de

(3)

2) M´etodo APSS: Utiliza relac¸˜oes trigonom´etricas para encontrar o valor da frequˆencia fundamental [11]. Para determinac¸˜ao da frequˆencia, o m´etodo utiliza trˆes amostras consecutivas (Vk−2, Vk−1, Vk), espac¸adas em intervalos de

tempo△t. Estas relac¸˜oes foram determinadas mediante:

cos(2πf△t) =Vk−2+Vk 2Vk−1

, (5)

A frequˆencia (f) na amostragem (k) ´e obtida mediante:

fk= cos− 1

Vk−2+Vk

2Vk−1

1

2π△t. (6)

3) M´etodo H´ıbrido: Combina os m´etodos DPSZ e APSS [13] e [12]. A precis˜ao desse m´etodo DPSZ ´e afetada pela presenc¸a de harmˆonicas no sinal, para minimizar este problema ´e poss´ıvel utilizar a m´edia das frequˆencias dos trˆes ´ultimos ciclos do sinal, conforme se seguinte equac¸˜ao:

f2=

3

T2

, (7)

SendoT2 o instante de tempo calculado para os trˆes ´ultimos ciclos do sinal antes do cruzamento por zero.

Por este motivo, usa-sef1(frequˆencia obtida por DPSZ) ou f2 (frequˆencia obtida por APSS), dada por:

Se|f2−f1|< T h1,

Ent˜ao:f0=f2,

Caso contrario:f0=f1,

(8)

sendo: f0 o valor final estimado pela amostra no m´etodo de interpolac¸˜ao; T h1 um valor igual ao limite de erro m´aximo

devido aos efeitos das harmˆonicas, (8), sebdo este ´ultimo de 0,01Hz[13].

O m´etodo APSS apresenta o mesmo problema do m´etodo DPSZ. Estas condic¸˜oes s˜ao apresentados nas equac¸˜oes abaixo:

Se

f rk−1+f rk−2+f rk−3

3 −f rk

< T h2,

Ent˜ao:fk=f rk, (9)

Caso contrario:fk=f0k, (10)

Sendo:k,k−1,k−2ek−3as amostras consecutivas, f rk

o valor da frequˆencia estimada mediante o m´etodo APSS;f0k

o valor da frequˆencia estimada mediante o m´etodo DPSZ efk

a sa´ıda da frequˆencia estimada pelo m´etodo. Estudos indicam que o valor apropriado paraT h2 ´e 0.05 Hz [13].

IV. AVALIAC¸ ˜AO DOSM ´ETODOS

A. Sistema Teste

Para avaliac¸˜ao dos m´etodos apresentados, utilizou-se o sis-tema de 13 barras do IEEE [17] que est´a entre os disponi-bilizados para an´alise de redes de distribuic¸˜ao (Fig. 1). Esse sistema ´e constitu´ıdo de uma subestac¸˜ao de 115 kV que se conecta ao sistema atrav´es de um transformador abaixador 115△/4,16 Y, com tronco principal de 1,524 km, carga total de 3971 MVA e fator de potˆencia de 0,9. Apesar de ser

um sistema relativamente pequeno, ele possui algumas carac-ter´ısticas peculiares, dentre as quais, destacam-se: alimentador curto e carregado, cargas monof´asicas, linhas com n´umero de fases variadas, transformador instalado nas linhas, cargas desbalanceadas distribu´ıdas e concentradas.

650

633 634 632

645 646

675 692

671 684

611

652 680

GD 633

GD 675 CB

Fig. 1. Sistema teste de distribuic¸˜ao IEEE de 13 barras com duas fontes de GD conectadas.

Para o estudo realizado, inclu´ıram-se dois geradores nas barras 633 e 675, cujos dados s˜ao fornecidos na Tabela III [18]. Os transformadores possuem relac¸˜ao unit´aria, visando isolac¸˜ao entre o GD e o sistema. No estudo n˜ao se considerou a presenc¸a de regulador de tens˜ao.

TABELAIII. DADOS DOS GERADORES

Parˆametros Valores

Potˆencia nominal 1,1 MW

Tens˜ao nominal 4,16 kV

Resistˆencia do estator 0,00125 pu

Reatˆancia do estator 0,100 pu

Reatˆancia s´ıncrona do eixo-d 2,000 pu Reatˆancia s´ıncrona do eixo-q 1,600 pu Reatˆancia transit´oria do eixo-d 0,263 pu Reatˆancia subtransit´oria do eixo-d 0,173 pu Reatˆancia subtransit´oria do eixo-q 0,200 pu Constante de tempo transit´oria do eixo-d 1,105 pu Constante de tempo subransit´oria do eixo-d 0,035 pu Constante de tempo subransit´oria do eixo-q 0,047 pu

Constante de in´ercia 2,6 MWs/MVA

Fonte: [18]

Os eventos de ilhamento para as simulac¸˜oes foram realizadas desconectando a chave CB instalada pr´oxima `a fonte principal ou subestac¸˜ao da rede.

B. Resultados

(4)

a estimac¸˜ao da frequˆencia fornecida pelo m´etodo DPSZ est´a fora destes limites de operac¸˜ao, o que resulta em um maior erro de estimac¸˜ao.

20 40 60 80 100 120 140 160

59.5 59.7 59.9 60 60.1 60.3 60.5

Tempo (ms)

Frequência (Hz)

Método DPSZ Método APSS Método HIBRIDO Nominal

Fig. 2. Estimac¸˜ao da frequˆencia fundamental do sistema antes da desconex˜ao do GD da barra 633 para o 100% da potˆencia nominal das fontes de GD .

A Fig. 3 foi obtida a partir das simulac¸˜oes do sistema fora do regime permanente depois da desconex˜ao do gerador instalado na barra 650, ou seja, durante o evento de ilhamento. Os valores das frequˆencias nominal, APSS e H´ıbrido est˜ao fora da faixa de operac¸˜ao estabelecida pela ANEEL.

20 40 60 80 100 120 140 160

60.4 60.6 60.8 61 61.2

Tempo (ms)

Frequência (Hz)

Método DPSZ Método APSS Método HIBRIDO Nominal

Fig. 3. Estimac¸˜ao da frequˆencia fundamental do sistema despois da desconex˜ao do GD da barra 633 (evento de ilhamento) para o 100% da potˆencia nominal das fontes de GD

.

Para melhorar a visualizac¸˜ao dos resultados, foram deter-minadas os erros Quadr´atico M´edio (EQM) para determinar o erro de estimativa dos m´etodos com referˆencia ao valor real, conforme ilustrado nas Fig. 4, 5 e 6. Estes valores foram determinados para as barras 633, 675 e 650.

Na Fig. 4 apresenta-se o valor EQM para uma potˆencia de 10% da potˆencia nominal da fonte de GD instalada na barra 633 e antes do evento de ilhamento.

Na Fig. 5 apresenta-se o valor EQM para uma potencia de 100% da potˆencia nominal da fonte de GD instalada na barra 633 e antes do evento de ilhamento.

Na Fig. 6 apresenta-se o valor EQM para uma potencia de 100% da potˆencia nominal da fonte de GD instalada na barra 633 durante o evento de ilhamento. Estes valores s˜ao determinadas para as barras 633 e 675, onde foram instaladas as fontes de GD.

0 0.01 0.02 0.03 0.035

Erro quadrático Médio (

)

E

Q

M

Barra 633 Barra 675 Barra 650

APSS

DPSZ

HÍBRIDO

Fig. 4. Erro quadr´atico M´edio dos m´etodos de estimac¸˜ao de frequˆencia nas barras 633, 675, 650, para 10% da potˆencia nominal da GDantesdo ilhamento.

0 0.01 0.02 0.03

Barra 633 Barra 675 Barra 650

APSS

DPSZ

HÍBRIDO

Erro quadrático Médio (

)

E

Q

M

Fig. 5. Erro quadr´atico M´edio dos m´etodos de estimac¸˜ao de frequˆencia nas barras 633, 675, 650, para 100% da potˆencia nominal da GDantesdo ilhamento.

0 0.005

0.01 0.015

0.02 0.025

0.03 0.035

Barra 633 Barra 675 APSS

DPSZ

HÍBRIDO

Erro quadrático Médio (

)

E

Q

M

Fig. 6. Erro quadr´atico M´edio dos m´etodos de estimac¸˜ao de frequˆencia nas barras 633 e 675 para 100% da potˆencia nominal da GDduranteo evento de ilhamento.

Todas as simulac¸˜oes foram realizadas variando a potˆencia da fonte de DG instalada na barra 633.

Nas Tabelas IV, V e VI s˜ao apresentados os valores dos EQM determinados para os m´etodos avaliados. Estes valores foram determinados nas barras 633, 650 e 675 e variando a potˆencia nominal (Pn) da fonte de GD conectada na barra 633. Esta variac¸˜ao da potˆencia foi feita a partir de 10% de Pn at´e 100% de Pn do GD.

(5)

TABELAIV. ERROQUADRATICO´ M ´EDIO NA BARRA633PARA A

VARIAC¸ ˜AO DAPN DE10%-100%. ESTIMAC¸ ˜AO DA FREQUˆENCIA ANTES DO

ILHAMENTO DA FONTE DEGD.

% da Pn do GD APSSP DPSZ HIBRIDO 10% Pn 0,00244 0,03047 0,00244 30% Pn 0,00246 0,02772 0,00249 50% Pn 0,00244 0,03086 0,00245 70% Pn 0,00245 0,02952 0,00246 90% Pn 0,00248 0,02832 0,00247 100% Pn 0,00243 0,02968 0,00244

TABELAV. ERROQUADRATICO´ M ´EDIO NA BARRA675PARA A

VARIAC¸ ˜AO DAPN DE10%-100%. ESTIMAC¸ ˜AO DA FREQUˆENCIA ANTES DO

ILHAMENTO DA FONTE DEGD.

% da Pn do GD APSSP DPSZ HIBRIDO 10% Pn 0,00228 0,03054 0,00229 30% Pn 0,00227 0,02766 0,00227 50% Pn 0,00233 0,02784 0,00233 70% Pn 0,00237 0,03009 0,00237 90% Pn 0,00235 0,03087 0,00235 100% Pn 0,00233 0,02768 0,00234

TABELAVI. ERROQUADRATICO´ M ´EDIO NA BARRA650PARA A

VARIAC¸ ˜AO DAPN DE10%-100%. ESTIMAC¸ ˜AO DA FREQUˆENCIA ANTES DO

ILHAMENTO DA FONTE DEGD.

% da Pn do GD APSSP DPSZ HIBRIDO 10% Pn 0,00228 0,02768 0,00230 30% Pn 0,00228 0,02766 0,00228 50% Pn 0,00233 0,02786 0,00233 70% Pn 0,00237 0,02769 0,00237 90% Pn 0,00236 0,02833 0,00235 100% Pn 0,00233 0,02968 0,00233

Os valores estimados pelos m´etodos APSS e H´ıbrido apre-sentaram valores pr´oximos ao valor da frequˆencia nominal, o que indica que estes m´etodos podem ser muito bem aplicados para esquemas de protec¸˜ao de frequˆencia de anti-ilhamento de fontes de GD.

V. CONCLUSAO˜

Trˆes m´etodos de estimac¸˜ao de frequˆencia fundamental deno-minados de DPSZ, APSS e H´ıbrido foram avaliados. O m´etodo DPSZ apresentou maior erro na estimac¸˜ao da frequˆencia nas simulac¸˜oes, antes e durante o evento de ilhamento, para variac¸˜oes de potˆencia da fonte de gerac¸˜ao distribu´ıda. Os m´etodos APSS e H´ıbrido apresentaram resultados superiores na estimac¸˜ao da frequˆencia fundamental para as mesmas condic¸˜oes de operac¸˜ao. Todos os m´etodos foram avaliados em um sistema de 13 barras fornecido pelo IEEE, com tens˜ao de operac¸˜ao de 4,16 kV onde foram instaladas duas fontes de gerac¸˜ao s´ıncrona distribu´ıda nas barras 633 e 675. Os eventos de ilhamento foram simulados com a desconex˜ao da fonte ou subestac¸˜ao principal da rede, de modo que a variac¸˜ao da potˆencia da fonte de gerac¸˜ao distribu´ıda foi realizada na fonte instalada na barra 633. Ao final, constatou-se que os m´etodos APSS e H´ıbrido apresentaram resultados melhores, podendo serem aplicados nos esquemas de protec¸˜ao de variac¸˜ao de frequˆencia ou esquemas de protec¸˜ao de anti-ilhamento de fontes de gerac¸˜ao distribu´ıda nos sistemas de distribuic¸˜ao de

energia el´etrica, visando melhorias na qualidade, confiabilidade e seguranc¸a no fornecimento de energia el´etrica.

REFERENCIASˆ

[1] P. Mahat, Z. Chen, and B. Bak-Jensen, “A hybrid islanding detection technique using average rate of voltage change and real power shift,”

IEEE Transactions on Power Delivery, vol. 24, no. 2, pp. 764–771, Apr. 2009.

[2] J. Mulhausen, J. Schaefer, M. Mynam, A. Guzman, and M. Donolo, “Anti-islanding today, successful islanding in the future,” in63rd Annual Conference for Protective Relay Engineers, Mar. 2010, pp. 1–8. [3] A. Samui and S. R. Samantaray, “Wavelet singular entropy-based

islanding detection in distributed generation,” IEEE Transactions on Power Delivery, vol. 28, no. 1, pp. 411–418, Jan. 2013.

[4] A. K. Pradhan, A. Routray, and A. Basak, “Power system frequency estimation using least mean square technique,” IEEE Transactions on Power Delivery, vol. 20, no. 3, pp. 1812–1816, Jul. 2005.

[5] A. A. Girgis and T. L. D. Hwang, “Optimal estimation of voltage phasors and frequency deviation using linear and non-linear kalman fil-tering: Theory and limitations,”IEEE Transactions on Power Delivery, vol. 103, no. 10, pp. 2943–2951, Oct. 1984.

[6] T. Lobos, J. Rezmer, and P. Schegner, “Parameter estimation of distorted signals using prony method,”IEEE Bologna Power Tech Canference, pp. 1–5, Jun. 2003.

[7] J. A. de la O Serna, “Synchrophasor estimation using prony’s method,”

IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, vol. 62, no. 8, pp. 2119–2128, Aug. 2013.

[8] M. M. BegoviC, P. M. DjuriC, S. Dunlap, and A. G. Phadke, “Frequancy tracking in power networks in the presence of harmonics,” IEEE Transactions on Power Delivery, vol. 8, no. 2, pp. 480–486, Apr. 1993. [9] J. K. Hwang and P. N. Markham, “Power system frequency estimation by reduction of noise using three digital filters,”IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, vol. 63, no. 2, pp. 402–409, Feb. 2014.

[10] D. W. P. Thomas and M. S. Woolfson, “Evaluation of frequency tracking methods,”IEEE Transactions on Power Delivery, vol. 3, no. 3, pp. 367– 371, Jul. 2001.

[11] E. Sorrentino and R. Carvalho, “Performance of three algorithms for frequency measurement under transient conditions,” Electric Power System Research, vol. 80, pp. 1191–1196, Mar. 2010.

[12] R. A. Zadeh, A. Ghosh, G. Ledwich, and F. Zare, “Online estimation of distorted power system signal parameters,”Generation, Transmission and Distribution, IET, vol. 4, no. 6, pp. 746–755, Feb. 2010. [13] R. Aghazadeh, H. Lesani, M. Sanaye-Pasand, and B. Ganji, “New

technique for frequency and amplitude estimation of power system signals,” Generation, Transmission and Distribution, IET, vol. 152, no. 3, pp. 435–440, May. 2005.

[14] ANEEL, “Procedimentos de distribuicao de energia eletrica no sistema eletrico nacional - prodist,” Agecia Nacional de Energia Eletrica -ANEEL, pp. 1–53, Dez. 2008.

[15] ANEEL0, “Procedimentos de distribuicao de energia eletrica no sistema eletrico nacional - prodist,” Agecia Nacional de Energia Eletrica -ANEEL, pp. 1–75, Dez. 2014.

[16] ONS, “Gerenciamento dos indicadores de desempenho da rede b´asica e de seus compenentes,”Operador Nacional do Sistema El´etrico - ONS, Subm´odulo 2.8, pp. 1–30, Ago. 2009.

[17] K. W. H., “Radial distribution test feeders,”Proceedings of the IEEE Power Engineering Society Winter Meeting, 2001.

[18] M. Z. and C. M. A. K. R. L., “Dynamic simulation and stability control of three-phase power distribution system with distributed generators,”

Imagem

Fig. 1. Sistema teste de distribuic¸˜ao IEEE de 13 barras com duas fontes de GD conectadas.
Fig. 3. Estimac¸˜ao da frequˆencia fundamental do sistema despois da desconex˜ao do GD da barra 633 (evento de ilhamento) para o 100% da potˆencia nominal das fontes de GD

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

e l final de Una Política Pública : análisis del ciclo Político del Proyecto destinos indUctores Para el desarrollo tUristico regional (didtr) – b rasil ...496 María Belén

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Projetil encamisado por uma camisa pré-sulcada de latão endurecido, contendo chumbo não endurecido no seu interior, dotado de uma ponta oca. HYDRA SHOCK centro, que

15, estão representados os teores médios de safrol contido em óleo essencial obtido, no decorrer do progresso de extração, da biomassa aérea de pimenta longa procedente de cultivos

As técnicas são baseadas em descontinuidade: detecção de pontos isolados, detecção de linhas e detecção de bordas, e similaridade: limiares (Thresholding), crescimento de

Foram incluídos no estudo os portadores de cirrose hepática e carcinoma hepatocelular diagnosticado pelos critérios da EASL ( European Association for the Study of the Liver ). Após

General: Knowing the conceptual and methodological foundations of the main projective methods; Identify and understand the operational concepts of projection and distress; Identify